quinta-feira, 31 de agosto de 2023
Torres Vedras | 6ª Edição Prémio CNS | Candidaturas abertas até 30 de novembro
Barcelos | Melhores notas CNA IPCA: entraram no IPCA como primeira opção
Programação de setembro do Teatro Aveirense com duas estreias; Skate Park de Aveiro recebe Etapa do Inter-Regional Norte; 3.º Encontro de Bandas Filarmónicas este sábado
ESTARREJA | Monda do arroz realiza-se no domingo, numa ação aberta ao público
Cantanhede | Eventos decorrem este fim-de-semana. Gastronomia e cultura em plano de destaque na Cordinhã, Tocha e Febres
|
Proença-a-Nova | Festival da Tigelada nos restaurantes renova sucesso
No rescaldo do Festival Gastronómico da Tigelada de 2023, que decorreu nos restaurantes aderentes entre 11 e 27 de agosto, o balanço feito é de um renovado sucesso. Durante a edição deste ano voltou a existir uma forte procura pela tigelada seja em doses individuais, seja em caçoulo para levar, principalmente por parte de turistas que vêm a Proença-a-Nova para degustar a tigelada que já todos conhecem. Na generalidade, os agentes económicos consideram uma boa aposta da autarquia em promover este doce típico e que foi uma das sobremesas que venderam mais. Para a realização do Festival da Tigelada, a autarquia ofereceu aos restaurantes aderentes caçoulos personalizados para a venda e exibição deste doce típico do concelho. A 13 de agosto, a tigelada também esteve à venda nos Quintais nas Praças do Pinhal que decorreu no Parque Urbano Comendador João Martins e que rapidamente esgotou.
A tigelada de Proença-a-Nova é hoje uma marca consolidada do concelho de Proença-a-Nova. A aposta do Município de Proença-a-Nova tem sido a promoção daquela que é considerada a rainha da doçaria do concelho e que promove igualmente o território e outras atividades económicas a ela associadas. Para além de promover a tigelada, estamos também a divulgar outros produtos que são fundamentais para a confeção daquele que é o doce mais típico do concelho, nomeadamente o mel, leite de cabra e o limão, que lhe dá o seu sabor tão característico, e que são fileiras que queremos crescentes na economia municipal. Além disso, a tigelada é indissociável dos usos e costumes do passado: não era um doce de ricos ou pobres, pois quando não se tinha um dos ingredientes pedia-se à vizinha, trocava-se, por exemplo, os ovos por outro produto ou usavam-se ingredientes alternativos como a abóbora ou água na vez do leite.
Atualmente, a maioria dos restaurantes tem a tigelada nas suas ementas durante todo o ano e um dos pontos de venda é a marca Proença-a-Nova Origem, em que pode encomendar para levantar em Proença-a-Nova ou na loja o Sítio Certo, no Mercado de Benfica, em Lisboa.
MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA “DIA DO MUNICÍPIO” COM HOMENAGEM A ATLETAS DO CONCELHO
quarta-feira, 30 de agosto de 2023
SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBEU ASSOCIAÇÃO DE PATINAGEM DE COIMBRA
Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Associação de Solidariedade
Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, acompanhada por Mariana Veloso, coordenadora técnica da Secção de Patinagem Artística, recebeu ao final da tarde do passado dia 29 de agosto, 3 elementos da Direcção da Associação de Patinagem de Coimbra.
Claudio Machado, Presidente da referida Associação, Gustavo Sousa, Presidente Adjunto e Ivone Martins, Vice-Presidente, com os pelouros administrativos e financeiros, recentemente eleitos para gerir os destinos da patinagem na região, para além da apresentação formal de cumprimentos, pretenderam com a visita efectuada, conhecer mais pormenorizadamente o trabalho que tem sido desenvolvido pela Sociedade Columbófila, bem como conhecer a disponibilidade da sua Direcção Geral, para continuar a apoiar a modalidade no concelho e implementar outras variantes da patinagem.
Lurdes Silva, após historiar um pouco os contactos desenvolvidos para implementar a modalidade na sua Associação e no concelho de Cantanhede, referiu que é desígnio da sua Direcção, continuar a apoiar e a investir, no sentido de a curto prazo consolidar definitivamente esta modalidade artística na Sociedade Columbófila.
Coube a Mariana Veloso, abordar as questões técnicas, referindo o trabalho que tem sido desenvolvido e a forma como tem sido ultrapassada algumas dificuldades de crescimento da secção, referindo-se por último à necessidade de se vir a ultrapassar algumas questões burocráticas, no seio da entidade que coordena a patinagem na região centro.
No final da reunião, os responsáveis pelas duas Associações, foram unanimes em considerar a necessidade da continuidade da colaboração, no sentido de engrandecer a modalidade.
Cantanhede | Iniciativa juntou representantes de partidos com assento no Parlamento. Importância da cultura política dos jovens esteve em debate
Os jovens estão cada vez mais afastados da política? Quais os entraves a uma maior participação destes nos processos de decisão? Estas foram apenas duas das várias questões levantadas no decorrer do debate sobre a cultura política dos jovens, que decorreu esta terça-feira, 29 de agosto, no âmbito do Cantanhede Young People Summer 2023.
Com dezenas de jovens presentes no auditório da Biblioteca Municipal, o debate juntou representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia da República que, de acordo com a sua matriz ideológica, deram a sua perspetiva sobre a participação dos jovens na atividade política, que não se restringe à militância partidária.
Nesta reflexão participaram Daniel Costa (BE), Sofia Loureiro (JSD), Manuel Ferreira (Iniciativa Liberal), Rita Matias (Chega), Tiago Bolhão (JS) e Ricardo Ferraz (JCP). A moderação do debate esteve a cargo de Carlos Lima, um dos elementos da equipa de projeto. O mote para duas horas de troca de ideias foi dado pelo vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, que considerou o debate da “maior relevância, interesse e oportunidade”.
“Entendo que a política beneficia muito com a participação dos jovens, não só porque são o futuro, mas porque têm um contributo imprescindível para dar”, destacou o autarca, garantindo que a sua presença na sessão “representa a disponibilidade institucional para ouvir, para dar vez e voz aos jovens, para gerar mais espaços de participação política”.
“No futuro, queremos cidadãos mais interventivos, críticos, participativos, dispostos a arregaçar as mangas, para construir uma sociedade mais justa, mais desenvolvida, mais humana e mais solidária. E estas iniciativas ajudam a preparar as gerações mais novas”, concluiu.
No período que se seguiu, os representantes partidários convergiram num ponto: os jovens não são estimulados à participação cívica e política e, nalguns casos, são mesmo desencorajados a seguir esse caminho. Ainda assim, consideram errada a ideia de que esta geração esteja cada vez mais afastada da política. A título de exemplo referiram a crescente participação em movimentos cívicos, envolvimento no associativismo, e as várias causas que abraçam como as ligadas ao ambiente e aos direitos humanos.
Os jovens representantes dos partidos políticos reconheceram, igualmente, a necessidade de se promover uma cultura política nas salas de aula, o que a par de uma informação mais transparente sobre a importância de uma participação cívica ativa, poderá resultar numa geração mais interventiva e interessada em causas transversais à sociedade.
Tiago Vinagreiro, coordenado do projeto Cantanhede Young People Summer 2023, terminou a sessão enaltecendo a presença de todos os que se disponibilizaram a participar no debate.
Paulo Cardantas
Promover cultura de empreendedorismo e inovação tecnológica. Católica lidera projeto Deep Tech que vai converter desperdício alimentar em oportunidades de negócio
Famílias estimam um agravamento de 20% nos custos associados à educação no regresso às aulas
- Os portugueses preveem gastar, em média, 632€, mais 107€ em comparação com 2022.
- O custo da educação é considerado uma fonte de stress para 27% dos encarregados de educação: 32% no ensino privado vs 27% no ensino público.
- 55% dos encarregados de educação afirmam não ter poupanças destinadas a fins educativos, +16% face a 2022.
SUNSET JOVEM | PARQUE VERDE DO NABÃO | ANSIÃO | 16 SETEMBRO | 18H30.
Águeda | Ponte de Cambra em obras de reabilitação
Nova temporada CTE: a mesma paixão / Do fado ao flamenco, do jazz à opera, descubra aqui toda a AME - Agenda Municipal de Estarreja
terça-feira, 29 de agosto de 2023
EQUIPA SENIOR FEMININA DE BASQUETEBOL DA ASSSCC/FLATLANTIC QUE VAI PARTICIPAR NO CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO JÁ CONHECE EQUIPAS E CALENDÁRIO DE JOGOS
Com o arranque dos trabalhos agendados para o próximo dia 3 de setembro, no Pavilhão Marialvas, na cidade de Cantanhede, a equipa sénior feminina da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que vai disputar na época desportiva 2023/2024, a Zona Norte, do LVIII Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, já conhece o calendário de jogos que vai realizar e as equipas que irá defrontar, nomeadamente o Maia Basket Clube, Associação Desportiva de Vagos, Clip Teams, Clube Propaganda de Natação, Olivais Futebol Clube, Associação Desportiva Sanjoanense e Sporting Clube de Coimbrões.
Com data prevista para que a primeira jornada se realize no dia 22 de outubro, a equipa da Sociedade Columbófila, que esta época irá identificar-se com a denominação ASSSCC/FLATLANTIC, receberá pelas 21h00, a equipa do Maia Basket Clube, deslocando-se a 29 de outubro ao reduto do Coimbrões, recebendo a 4 de novembro, pelas 21h00, a formação de Vagos, e na semana seguinte, no dia 11 de novembro, voltará a jogar em Cantanhede, recebendo a Sanjoanense, igualmente pelas 21h00 e no dia 19 de novembro, desloca-se ao Pavilhão Municipal de Ermesinde, para cumprir a 5ª jornada, defrontando a equipa do Clube de Propaganda de Natação, recebendo no feriado 1 de Dezembro, pelas 16h30 o Clip Teams, deslocando-se à cidade de Coimbra, para defrontar a equipa do Olivais, no dia 3, terminando com a realização deste jogo a primeira volta deste campeonato nacional.
A segunda volta, inicia-se a 9 de dezembro, com a deslocação da equipa ASSSCC/FLATLANTIC, ao Pavilhão Municipal Nortecoope na cidade da Maia, recebendo a 16, a equipa do Coimbrões na cidade de Cantanhede, pelas 21h00.
O Campeonato será interrompido nessa data, à 9ª jornada e em plena quadra natalícia, sendo retomado a 7 de janeiro, com a deslocação da equipa ASSSCC/FLATLANTIC, à Vila de Vagos para defrontar a formação Vaguense, pelas 16h30, voltando na semana seguinte, no dia 13, a deslocar-se a S. João da Madeira, para no Pavilhão Municipal Paulo Pinto, defrontar a formação local, cumprindo a 13ª jornada.
No dia 20 de janeiro, recebe em Cantanhede, pelas 21h00, a equipa sub. 22, do Clube Propaganda de Natação, deslocando-se a 28 à cidade do Porto, para defrontar, a equipa do Clip Teams no seu pavilhão.
Para terminar o LVIII Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, a formação da cidade de Cantanhede, recebe na qualidade de visitado, no dia 4 de fevereiro, a equipa do Olivais Futebol Clube, pelas 15h00.
Para além da participação neste Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a ASSSCC/FLATLANTIC, irá igualmente participar na Taça de Portugal.