ompromissos assumidos com os Aveirenses com um balanço muito positivo.
sábado, 30 de setembro de 2023
Aliança com Aveiro: 10 Anos de Vitória da ALIANÇA COM AVEIRO A 29SET2013
ompromissos assumidos com os Aveirenses com um balanço muito positivo.
Passadiços do Paiva reeleitos “Melhor Atração de Turismo de Aventura da Europa” nos World Travel Awards 2023
sexta-feira, 29 de setembro de 2023
Águeda | Projeto intermunicipal quer mudar hábitos e mentalidades no desporto
Gabinete de Comunicação e Imagem | |
Ana Sofia Pinheiro |
Porto de Mós | 𝐑𝐚𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐚 𝐈𝐬𝐚𝐛𝐞𝐥 𝐠𝐮𝐢𝐚 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐧𝐨 𝐂𝐚𝐬𝐭𝐞𝐥𝐨
Outono CulturArte com cinema, teatro, música e dança em Reguengos de Monsaraz
Estudo piloto sobre a relevância clínica das plaquetas como biomarcadores não invasivos é o vencedor da 5.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo
Celorico da Beira | XV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP| Carrapichana
Com a cobertura do programa Aqui Portugal da RTP1, vai ter lugar nos próximos dias 21 a 22 de outubro, o XV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP, na freguesia de Carrapichana, concelho de Celorico da Beira.
O evento é coorganizado pelo município de Celorico da Beira e a Estrelacoop, com o apoio de diversas entidades, entre as quais, a Junta de Freguesia da Carrapichana, a Licrase, a Ancose, a Serraovinos, a Confraria do Borrego, o IPG, o Instituto de Gouveia- Escola Profissional, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia e o Projeto Terras de Transumância.
A XVª edição do Festival do Borrego Serra da Estrela DOP apresenta algumas inovações, entre os quais uma mostra de ovelhas da raça Serra da Estrela e do cão Serra da Estrela, fiel guardião do rebanho, que pretendem testemunhar um conceito mais alargado e abrangente de afirmação e valorização do Borrego Serra da Estrela DOP e do território onde é produzido, bem como, a defesa e consolidação do lugar cimeiro que ocupa na fileira do borrego português.
Assim, para a prossecução deste objetivo, diversas entidades, instituições, associações e empresas congregaram esforços para levar a cabo esta ação promocional do Borrego Serra da Estrela DOP, na freguesia de Carrapichana, espaço com grande peso e tradição, há largos anos, na comercialização do borrego na região;
Outra das inovações deste ano prende-se com o alargamento da Semana Gastronómica do Borrego Serra da Estrela DOP aos restaurantes de toda a Região Demarcada de Queijo Serra da Estrela, iniciativa que decorrerá de 21 a 29 de outubro, com o propósito de defender, afirmar, valorizar e divulgar um produto endógeno de excelência e um dos mais emblemáticos da região da Serra da Estrela;
Durante os dois dias do Festival, o Borrego Serra da Estrela é o rei da festa e o mote para visitar a Capital do Queijo Serra da Estrela e deslumbrar-se com a beleza do seu património natural, cultural e arquitetónico mas, sobretudo a oportunidade para se deliciar e render ao sabor, cheiro, maciez e tenrura inigualáveis desta carne que entroniza a rica gastronomia celoricense. Confecionado no recinto da feira, com mestria pelas mãos dos Chef’’s Rui Cerveira, António Batista, Paulo Cardoso e da Sandra MasterChef, o comensal será aliciado com verdadeiros manjares dos desuses que irão certamente, dificultar a escolha da forma como quer o degustar .
O Festival do Borrego é indissociável de festa para o palato aliada à cultura e tradição, onde a alegria e animação serão uma constante, com diversos atrações para todos os gostos, a saber: animação de rua, cantares tradicionais, música popular, concertinas, concerto, Dj, oficinas, livecooking com degustação, provas de vinho, “Caminhada Rota do Borrego”, tasquinhas, feira de artesanato e produtos da terra, leilão de borregos Serra da Estrela e o IIº Encontro de Pastores da Serra da Estrela, entre outras
O certame encerra no domingo com chave de ouro: o programa “Aqui Portugal” da RTP1, emitido em direto da Carrapichana, que levará além fronteiras as vastas potencialidades de Celorico da Beira, mormente, o património arquitetónico, paisagístico, cultural e, obviamente, o gastronómico, onde o queijo e o borrego, pela excelência da sua qualidade, ocupam lugar de destaque no cardápio celoricense.
Venha deliciar-se com o nosso Borrego Serra da Estrela. Estamos à sua espera na Carrapichana!
Prazeres Portugal
Porto de Mós | A Hora dos SuperQuinas, projeto piloto chega a Porto de Mós
Aberta 3.ª fase de candidaturas para CTeSP da ESAC
Câmara de Águeda integra rede solidária do medicamento
Gabinete de Comunicação e Imagem | |
Ana Sofia Pinheiro |
quinta-feira, 28 de setembro de 2023
Cantanhede | Instituições de Solidariedade Social de Ourentã, Pocariça e Tocha. Seniores do concelho visitam exposição na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal recebeu esta semana três grupos de seniores da ACAP – Associação Cívica dos Amigos da Pocariça, da Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha e do Centro Social e Polivalente de Ourentã, que aproveitaram para efetuar visitas guiadas à exposição Trajes de Ofícios Antigos - Bonecos vestidos por Isolete Pereira, que está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede até ao dia 30 de setembro.
Recorde-se que na mostra estão expostos 35 bonecos vestidos pela artesã Isolete Pereira, cujos trajes são representativos do vestuário usado em antigas profissões existentes no concelho e vários outros objetos relacionados com esses ofícios.
Barcelos | Cursos Breves Gratuitos no IPCA
MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A EMPREITADA DE REQUALIFICAÇÃO URBANA NA VILA DE PÊRA
Cantanhede | Valores dos impostos municipais aprovados por maioria. Assembleia Municipal aprova proposta de manutenção das taxas de IMI e Derrama
A Câmara Municipal de Cantanhede decidiu manter também a taxa fixa de IMI em 0,38% para 2024, o que, relativamente à taxa máxima de 0,45% admitida por lei, representa menos 15,6% no valor a pagar pelos proprietários de prédios urbanos.
“Ao mantermos estes benefícios para as famílias mais sobrecarregadas, estamos a abdicar de uma receita no valor de 79 mil euros”, referiu a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, adiantando que se a taxa máxima fosse aplicada, isso significaria mais 1,35 milhões de euros de receita. “Todavia, o nosso objetivo é minimizar o impacto que tem nos rendimentos dos nossos munícipes, cada vez mais pressionados com o custo de vida”, justificou.
A progressiva diminuição das receitas, o aumento dos encargos inerentes à crescente assunção de competências transferidas da Administração Central, sem esquecer o autofinanciamento que permita obter fundos comunitários para novos projetos, são alguns dos argumentos que justificam “a prudência necessária na fixação dos valores dos impostos municipal”.
O mesmo princípio foi aplicado em relação à Derrama [imposto municipal que incide sobre o lucro tributável das empresas], que isenta as empresas com um volume de negócios que, no ano anterior, não ultrapasse 150.000 euros. Ficam assim dispensados do pagamento desta taxa sobre o lucro tributável sujeito e não isento do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) os agentes económicos que não superem o referido valor de faturação, mantendo-se a taxa em 1,5% para as restantes.
Paulo Cardantas
GABINETE DE COMUNICAÇÃO
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo
Estarreja | “A Ria e os novos desafios do Turismo Sustentável" Tertúlia
SOCIEDADE COLUMBÓFILA E FLATLANTIC – SEASTAINABLE FLATFISH VILLAGE RUBRICARAM ACORDO DE PATROCINIO PARA EQUIPA SENIOR FEMININA DE BASQUETEBOL
Rota do Românico e Município de Celorico de Basto promovem visita guiada noturna ao Castelo de Arnoia
Cantanhede | Prémios Europeus do Património Cultural. Projeto de salvaguarda da Arte Xávega distinguido em Veneza
GABINETE DE COMUNICAÇÃO