quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Silves | BILHETES PARA APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA CULTURAL DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL E CONCERTO COM PAULO DE CARVALHO

 Dia 02 de dezembro, o Teatro Mascarenhas Gregório em Silves será palco da cerimónia de abertura das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, onde será feita a apresentação pública do Programa Cultural que assinala o 50º aniversário da Revolução dos Cravos, seguida do concerto de Paulo de Carvalho e Agir como convidado especial.
De entrada gratuita, daremos a conhecer os palcos e aos diversos equipamentos do concelho que receberão ABRIL PRESENTE, LIBERDADE SEMPRE com mais de 60 atividades no campo artístico da poesia, da escrita, do teatro, das artes visuais e performativas, da expressão plástica, entre outras.
Os bilhetes poderão ser levantados no Teatro Mascarenhas Gregório, uma hora antes do espetáculo (a partir das 20h), sendo limitada a entrega de um bilhete por pessoa.
O telefone 282 440 800 (chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos para mais informações. 

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

Câmara de Águeda assinala Dia Internacional da Cidade Educadora

 Crianças visitaram exposição no Centro de Artes e participaram numa oficina criativa
A Câmara Municipal de Águeda dinamizou, hoje, uma ação pedagógica e criativa com um grupo de crianças do Pré-escolar da IPSS Bela Vista C. Educação Integrada, no Centro de Artes de Águeda, que assinalou o Dia Internacional da Cidade Educadora.
Num momento de descontração e boa disposição, as crianças, ávidas por conhecer o mundo que as rodeia, percorreram por entre os tecidos e peças artísticas de Regina Frank (que tem a exposição “The HeArt is Present” patente no Espaço Expositivo do CAA até dia 24 de março de 2024) e seguidamente colocaram “mãos à obra” e construíram a sua própria obra de arte, através de uma oficina onde se privilegiou a utilização de materiais têxteis, fios e marcadores.
Esta ação, que decorreu no âmbito do MALA – Projeto Educativo e Cultural do Município de Águeda, colocou em prática o tema deste ano da Associação Internacional de Cidades Educadoras: “Cultura, fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora”.
As crianças deixaram-se invadir pelas texturas e cores da exposição, questionaram sobre o que significavam as peças artísticas de Regina Frank e depois, na oficina, fizeram o que lhes está na alma: deram asas à imaginação, pegaram nos tecidos e construíram pedaços artísticos cheios de originalidade e criatividade.
“Esta iniciativa é mais uma evidência do nosso compromisso, como Cidade Educadora, em promover o acesso à cultura, como fazemos ao longo do ano nas várias atividades que desenvolvemos, quer no Centro de Artes, quer na Biblioteca Municipal”, começou por dizer Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, salientando que a promoção e dinamização cultural, com acesso para todos e para todo o tipo de públicos, é uma medida estratégica do Município e que celebra as diversas culturas e manifestações culturais presentes no nosso território.
Certo de que a cultura e a arte têm “um papel fundamental na inclusão e crescimento pessoal dos cidadãos”, o Município de Águeda aposta em proporcionar “igualdade de oportunidades na educação artística e cultural”, disse ainda Marlene Gaio.
De referir que, ainda neste contexto das atividades que assinalam o Dia Internacional das Cidades Educadoras, as crianças do pré-escolar da rede privada e pública do concelho foram desafiadas a elaborar trabalhos artísticos sobre Águeda como um concelho que promove o direito à cultura.
Estes trabalhos, que foram realizados em contexto de sala de aula, vão ser expostos no Foyer do CAA, no próximo dia 4 de dezembro, antes do espetáculo “Filmes da Terra do Pai Natal”, marcado para as 10h30. As crianças vão deixar os seus trabalhos expostos e seguirão para o auditório onde vão assistir a este espetáculo infantil.
Marlene Gaio concluiu que estes trabalhos são “memórias e testemunhos que nos valorizam e diferenciam enquanto comunidade e cidade educadora”.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Condicionamentos de trânsito no início do mês de dezembro. Boas Festas em Aveiro, São Silvestre e rotunda das “Pontes”

 Amanhã, dia 1 de dezembro, terá lugar a abertura do programa do Boas Festas em Aveiro com a realização de várias atividades a partir das 17h30, prolongando-se até ao início da noite, na zona da Fonte Nova.

Assim, e devido à realização de diversas atividades ao longo da tarde desta sexta-feira, o trânsito estará cortado, no Cais da Fonte Nova, no período compreendido entre as 18h30 e as 20h30.

Corrida São Silvestre Cidade de Aveiro
No dia seguinte, sábado, 02 de dezembro, realiza-se mais uma edição da corrida São Silvestre Cidade de Aveiro, que integra uma caminhada de 5 km e uma corrida de 10 km, o que obriga ao condicionamento de trânsito em vários dos arruamentos centrais da Cidade, entre as 16h30 e as 20h00, com sublinhado especial para a interdição à circulação automóvel, do Cais da Fonte Nova entre as 8h00 e 21h30.

O percurso da Corrida São Silvestre de Aveiro seguirá pelas seguintes vias, com corte total de trânsito:

• Cais da Fonte Nova – Frente ao Centro de Congressos de Aveiro;

• Av. Congressos da Oposição Democrática;

• Av. 5 de Outubro;

• Rua Batalhão de Caçadores 10;

• Rua do Clube dos Galitos;

• Rua da Liberdade;

• Rua de José Rabumda;

• Rua Belém do Pará;

• Rua Gustavo Ferreira Pinto Bastos;

• Rua Capitão Souza Pizarro;

• Av. Santa Joana;

• Av. 25 de Abril;

• Av. de Bourges;

• Av. Francisco Sá Carneiro;

. Rua Manuel J. Braga Alves (paralela)

Corte de trânsito total na rotunda das “Pontes”

No quadro da fase final da obra de Requalificação do Largo do Rossio, inicia-se no próximo dia 04 de dezembro, segunda-feira, uma nova fase da intervenção na Rotunda da Praça General Humberto Delgado / “Pontes”, que vai obrigar ao corte integral de trânsito no seu atravessamento, até ao próximo dia 22 de dezembro.

O acesso ao Bairro da Beira Mar continuará a ser permitido a veículos ligeiros, através da ligação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho / Rua Viana do Castelo à Rua José Estêvão.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Águeda | Câmara adquire terrenos na zona do Cabeço do Vouga

 Aquisição permite ter condições para recuperar troço danificado da estrada da Pedreira e para avaliar potencial da área arqueológica

A Câmara Municipal de Águeda adquiriu cinco terrenos, na zona do Cabeço do Vouga, na União de Freguesias da Trofa, Segadães e Lamas do Vouga, numa área total de cerca de 16.600 metros quadrados, desde a Estrada da Pedreira até à estação arqueológica.

“Esta aquisição visa, por um lado, termos condições para retificar o perfil da Estrada da Pedreira e recuperar esta via e, por outro, fazer um estudo mais conclusivo acerca de eventuais estruturas de potencial arqueológico existentes na zona do Cabeço do Vouga”, esclareceu Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Refira-se que a zona da Estrada da Pedreira, que liga Carvalhal da Portela a Lamas do Vouga e que sofreu uma derrocada no último Inverno, vai ser alterada, com a retificação do perfil da via, afastando um pouco a estrada da zona de maior perigo de derrocada.

A solução técnica definida pelo Município implica a eliminação de uma curva, do lado direito, no sentido Lamas do Vouga/Carvalhal da Portela, afastando, assim, a estrada daquela zona onde ocorreu a derrocada.

Para a realização desta obra, o Município de Águeda conseguiu, recentemente, garantir um financiamento do Estado de até 222.600 euros, ao abrigo das medidas de apoio à administração local, por parte da área governativa da Coesão Territorial, para a reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos públicos municipais de suporte às populações destruídos pelas cheias e inundações.


*Ana Sofia Pinheiro

Gabinete de Comunicação e Imagem  



**Foto: Troço da Estrada da Pedreira vai ser reparado

Porto de Mós | Festival do Bacalhau , Azeite e Broa 2023

 De 8 a 25 de dezembro, o Município de Porto de Mós promove a 3ª edição do Festival Gastronómico do Bacalhau, Azeite e Broa, com o objetivo de divulgar a gastronomia e restauração locais. Esta iniciativa terá lugar entre os dias 8 e 25 de dezembro de 2023, nos restaurantes aderentes.
Ingredientes típicos da quadra natalícia, o bacalhau, o azeite e a broa são, também, iguarias que fazem parte da gastronomia portuguesa e da cultura local, com especial destaque para o azeite, produzido localmente e da broa, cuja farinha foi durante séculos, moída nos moinhos de vento, na serra.
 
Hoje, os restaurantes locais honram a história, os costumes e as tradições deste território, com um traço de contemporaneidade!
 
A edição de 2023 conta, assim, com a participação de 17 restaurantes de todo o concelho, com uma mostra variada de pratos.
 
 
Evento inserido no programa do Natal Encantado.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | CÂMARA APROVA ORÇAMENTO MUNICIPAL PARA 2024

 A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, por maioria, no dia 30 de novembro, os documentos previsionais para o ano 2024, incluindo as Grandes Opções do Plano, Mapa de Pessoal e Orçamento, que serão submetidos posteriormente à apreciação e votação da Assembleia Municipal.

O Orçamento para 2024 proposto pela Câmara tem o valor de 36.734.682€. O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, salienta que “no Orçamento Municipal 2024 está refletida uma estratégia de promoção da melhoria das condições de vida dos munícipes, tendo em vista o desenvolvimento sustentável do concelho, assente num conjunto de atividades, projetos e ações que serão executadas pelos serviços municipais”.

Como desafios a concretizar, Aurélio Ferreira destaca “sustentabilidade (transição ecológica e digital, natural), educação, ação social, infraestruturas (agua, saneamento e resíduos), mobilidade e habitação. Como prioridades orçamentais são enumerados “educação, saneamento e águas, ação social, habitação social, requalificação da rede viária, investimento forte em projetos de infraestruturas, urbanismo e licenciamentos”.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Rota do Românico promove exposições em Amarante e Felgueiras


As exposições itinerantes da Rota do Românico “Pedra a Pedra” e “Uma experiência fundada na História” podem ser apreciadas pelo público em Amarante e Felgueiras durante o mês de dezembro.
A exposição de fotografia “Pedra a Pedra”, de Egídio Santos, é inaugurada no próximo sábado, 2, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante, e aí permanecerá até 30 de dezembro, de segunda a sábado, entre as 9h30-12h30 e as 14h-18h. Esta exposição reúne 30 imagens do património cultural, móvel e imóvel, da Rota do Românico, localizado nos 12 municípios dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega.
A mostra de pintura “Rota do Românico, uma experiência fundada na História”, de António M. Silva, constituída por 58 aguarelas, uma por cada monumento da atual Rota do Românico, estará patente, entre 4 e 29 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Felgueiras, de segunda a sexta, entre as 9h-18h, e ao sábado, 14h30-18h30.
A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A PAVIMENTAÇÃO DE ARRUAMENTO NO SÍTIO DA DOBRA

 O Município de Silves concluiu recentemente a pavimentação de arruamento no sítio da Dobra, na freguesia de Silves. O investimento ascendeu a 42 mil euros.
A intervenção enquadra-se na estratégia mais geral de reabilitação e requalificação das acessibilidades, com a finalidade de melhorar os níveis de bem-estar, segurança e mobilidade das populações.

 

Alvaiázere | Concretizar obra com ambição e rigor!


O Orçamento para o ano 2024 mantém por base o cumprimento das regras de equilíbrio orçamental, reforçando o rigor, a ambição, realismo e transparência que têm caracterizado a gestão do executivo que lidero. Tal tem permitido alcançar vários resultados financeiros de excelência reportados no anuário financeiro dos municípios portugueses e em diversos estudos.
Cumprido meio mandato autárquico, foi possível atingir mais de metade das medidas inicialmente propostas e implementar outras ,fruto da necessidade de adequação à realidade, bem como acompanhar, executar e otimizar obras iniciadas no mandato do executivo anterior, assegurando desta forma o compromisso assumido com os alvaiazerenses. O foco nas pessoas foi, é e sempre
será o nosso desafio diário! Alcançou-se uma gestão autárquica próxima e atenta tanto aos problemas diários como aos estruturais do concelho e dos alvaiazerenses.
Alvaiázere é hoje um concelho mais atrativo, dinâmico e sustentável. Um concelho de referência nacional no investimento realizado na área da educação. Alvaiázere é o concelho das Terras de Sicó e da Região de Leiria que mais investe na educação dos seus jovens. Pretende-se manter esta opção, fazendo de Alvaiázere um território com condições únicas no país para se estudar.
Um concelho onde os alvaiazerenses têm oportunidades e os de fora identificam em nós potencialidades. Por isso, cada investimento para divulgar o território gera retorno. A estratégia definida para os eventos do concelho é para continuar! Todos os que estão contra os eventos que promovem, geram riqueza e atraem milhares de visitantes a Alvaiázere estão contra o progresso de Alvaiázere.
Manter-se-á a proatividade e apoio ao desenvolvimento das Freguesias e das Associações, enquanto eixo estratégico primordial que nos mobiliza diariamente em prol de Alvaiázere como um território de referência no país.
Vimos o esforço de preparação de projetos estruturais para o concelho reconhecidos através da aprovação de cerca de 1 milhão de euros em candidaturas submetidas e aprovadas desde o início do mandato. A candidatura do Bairro Comercial Digital dos Cabaços alcançou o primeiro lugar anível nacional. O sucesso na busca de financiamento para os nossos projetos é fundamental para o desenvolvimento de Alvaiázere e estamos a alcançá-lo como nunca antes Alvaiázere conseguiu.
Perspetiva-se que em 2024 todas estas candidaturas sejam materializadas, muitas outras passadas à fase de projeto, e várias ideias estruturadas para um futuro melhor.
O momento de elaboração do orçamento municipal permite, assim, refletir sobre os resultados alcançados com o projetado em orçamentos transatos e simultaneamente inovar alavancando novas ideias e projetos futuros.
Concluídas as obras em curso do mandato anterior, paralelamente, encerram-se, também, as fases de projeto de muitas das intenções de obra deste executivo. As várias obrigações legais de contração pública, assim como as que estão associadas a cada projeto implicam
análises detalhadas que originam hiatos de tempo indesejáveis para todos.
Assim, o Orçamento Municipal para 2024 permitirá concretizar obra com ambição e rigor!
Incluindo todas as perspetivas de financiamento presentes no documento apresentado este ascende a mais de 20 milhões de euros.
Pretende-se a reabilitação sustentável e modernização por todas as freguesias do concelho!
O nosso compromisso é de cumprir este Orçamento com todos, contando com os responsáveis eleitos da Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia, colaboradores do Município e cidadãos em geral.

*Gabinete de Comunicação

No próximo dia 4 de dezembro, no Museu da Pedra. Cantanhede acolhe seminário sobre “Liderar em Ciência”

 
“Liderar em Ciência: Processos e Dinâmicas de Cocriação na Era Global e Digital” é o tema do seminário que decorre na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, no Museu da Pedra, em Cantanhede.
Destinado a investigadores, docentes, educadores, responsáveis políticos e demais profissionais, a sessão é organizada pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb), pelo Centro Local de Aprendizagem da UAb em Cantanhede e pela delegação regional de Coimbra da Uab e conta com o apoio do Município de Cantanhede e do Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira-Mar.
O seminário constituirá um momento privilegiado para reunir os líderes dos grupos de investigação do Centro de Estudos Globais, juntamente com investigadores e docentes, tendo como objetivo refletir e definir estratégias inovadoras para a produção científica no atual mundo digital e global.
Serão realizadas duas conferências, uma sobre a transdisciplinaridade na investigação, que será proferida por Jillian Student, da Universidade de Wageningen; e outra sobre a inteligência artificial, que terá como orador Arnaldo Santos, da Universidade Aberta.
Além da reitora da Universidade Aberta, Carla Padrel de Oliveira, marcam presença no seminário a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e o diretor do Centro de Estudos Globais, José Eduardo Franco.
O seminário “Liderar em Ciência: Processos e Dinâmicas de Cocriação na Era Global e Digital” está incluído no FOLEG 2023 - encontro anual de formação do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb), destinado aos membros do colégio de coordenadores do CEG-UAb.
Além do seminário, aberto a todos os interessados, serão desenvolvidas, nos dias 3 e 4 de dezembro, oficinas de trabalho sobre o desenvolvimento de competências de liderança e a colaboração em equipa. Uma das oficinas será desenvolvida com o apoio da Escola Técnico Profissional de Cantanhede.
Esta será uma oportunidade para pensar os caminhos da investigação como resposta aos desafios do século XXI, segundo uma abordagem transdisciplinar, global e de proximidade com a comunidade local.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Câmara Municipal entregou 40 mil euros em subsídios. Mérito desportivo vale apoio financeiro a oito associações do concelho

 
O Município de Cantanhede entregou esta quarta-feira, 29 de novembro, os subsídios que premeiam os resultados desportivos obtidos por atletas e equipas federadas em provas oficiais, das associação desportivas do concelho. No total, foram entregues 40 mil euros, mais 10 mil euros face a 2022, a oito associações desportivas.
Estes subsídios constam do subprograma 4 do Regulamento de Apoio às Associações Desportivas, que prevê a sua atribuição de acordo com a pontuação obtida pelo conjunto de todas as modalidades desportivas federadas de cada associação desportiva.
Para a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, “com as excelentes performances individuais e coletivas, as associações desportivas do concelho estão a promover Cantanhede de uma forma positiva”.
Este apoio, que consta do regulamento municipal do desporto, constitui um estímulo, mas é também o reconhecimento, por parte da Câmara, do papel relevante das instituições desportivas do concelho, que além da vertente de competição, desenvolvem uma atividade decisiva na promoção da atividade física”, enfatiza.
Entre os desempenhos que contribuíram para a atribuição dos subsídios estão a participação em provas europeias, assim como títulos de campeão nacional e distrital. Foi ainda reconhecido pelo Município de Cantanhede a presença nas seleções nacionais de diversas modalidades.
As associações desportivas distinguidas foram a União Recreativa de Cadima, Academia CantanhedeGym, Associação Desportiva Cantanhede Cycling, Clube de Futebol “Os Marialvas”, Ançã Futebol Clube, Gira Sol, Clube de Voleibol da Tocha e Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
De referir que já este ano, no âmbito do Regulamento de Apoio às Associações Desportivas, a autarquia entregou a 28 associações desportivas um apoio global de cerca de 120 mil euros.
A par deste montante, são investidos 600 mil euros em manutenção de instalações desportivas, 100 mil euros em apoio financeiro para eventos desportivos e 150 mil euros em despesas de capital de apoio às associações.
De referir, por outro lado, as obras recentemente concluídas em Febres, com a colocação de um relvado sintético de futebol de 11 no parque desportivo, cujo investimento ascendeu a 400 mil euros, ou a intervenção em curso no Complexo Desportivo de Cantanhede, orçada em mais de 3,2 milhões de euros.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

MUNICÍPIO DE SILVES CELEBRA PROTOCOLO DE RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO COM A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SILVES

 Decorreu no dia 22 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a assinatura do Protocolo de Rendimento Social de Inserção de Silves (RSI) com a Santa Casa da Misericórdia de Silves. Representados na assinatura pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma e o Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Silves, António Guerreiro.
Este protocolo, dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Silves em parceria com o Município de Silves, compreende ações de acompanhamento dos beneficiários do RSI, nomeadamente a elaboração de diagnóstico e relatório social, a negociação e elaboração do contrato de inserção, bem como a sua execução, acompanhamento e avaliação e visa dar cumprimento à Transferência de Competências para as autarquias locais em matéria de ação social, determinadas pelo Decreto-Lei n.º55/2020 a partir do dia 1 de Abril de 2022.

 

15 de dezembro | 14h00 às 17h00 | Presencial e On-line. Agrária de Coimbra promove 6.º Seminário “Gestão de Espécies Invasoras”

Trata-se de mais uma edição com enfoque numa problemática que representa uma das principais ameaças à biodiversidade, da qual dependemos, mas a que muitos cidadãos permanecem alheios. Em Portugal o desafio continua a ser gigantesco, com muitas espécies invasoras a causar problemas graves em termos ambientais, económicos e até de saúde pública, sendo que neste seminário vão ser apresentados vários projetos e iniciativas que, em ambientes e contextos distintos, pretendem contribuir para minimizar o problema em causa.
Para este seminário, promovido no âmbito da Unidade Curricular de Gestão de Espécies Invasoras dos Mestrados em Recursos Florestais e em Desenvolvimento Sustentável, estão convidados oito especialistas, que proferem as comunicações “A problemática do percevejo asiático (Halyomorpha halys) em Portugal”, “Situação das aves exóticas nidificantes em Portugal ”, “Exemplo de controlo de háquea-picante em área florestal”, “Controlo natural em ação: desafios e conquistas na gestão da acácia-de-espigas”, “A gestão de invasoras nas faixas de proteção de infraestruturas de transporte de energia”, “Vemo-nos no Monte: ação comunitária para o controlo de plantas invasoras”, “LIFE Predator – prevenir, detetar e combater a propagação de siluro” e “Lançamento do manual «Gestão da acácia-mimosa e da háquea-picante»”.
O seminário conta ainda com a abertura do coordenador do Mestrado em Recursos Florestais, David Rodrigues e o encerramento da professora responsável pela Unidade Curricular de Gestão de Espécies Invasoras, Hélia Marchante.
Os interessados em participar devem inscrever-se em tinyurl.com/6GestaoInv, até 13 de dezembroPara mais informações devem contactar para o e-mail hmarchante@esac.pt.
 
Anexo: Programa do seminário
Isabel Silva

Dia de Reis Venha ver em Santa Maria da Feira - João Baião Com a Comedia Feliz Aniversário.

 “Feliz Aniversário” encenado por João Baião e Frederico Corado"
“Comédia de enorme sucesso internacional", da autoria de Marc Camoletti, que esteve em cena durante seis anos no West End de Londres e na Broadway em Nova Iorque, antes de ser representada pelos palcos de todo o mundo.  Este hilariante espetáculo, vencedor de vários prémios internacionais, chega agora aos palcos nacionais pela mão de João Baião acompanhado pelo talento de Cristina Oliveira, Fernando Gomes, Heitor Lourenço, Susana Cacela e Joana França.
Na sua elegante casa de campo, Bernardo, aproveitando a oportunidade de a sua mulher estar fora, programa passar um fantástico fim de semana com a sua linda e elegante amante que comemora o seu aniversário.
Tudo está bem planeado, nada pode dar errado.... Até que… em cima da hora a sua mulher decide não ir embora. Tudo pode piorar? Sim, na verdade, mas levaria muito tempo para explicar aqui. Basta dizer que as complicações, equívocos e artifícios aumentam a uma velocidade vertiginosa para uma inevitável noite de grande diversão e de muitas gargalhadas.”

Europarque  - Santa Maria da Feira
6 Janeiro 21,30H

Valor dos Bilhetes

1ª Plateia Central - 25€
2º Plateia Central  - 22 €
1º Plateia Lateral Impar / par 22 Euros
2º Plateia Lateral Impar / par 18 Euros

Descontos Especiais
Grupo de + 30 pessoas - 10%+ 1 cvt
Grupo de + 50 pessoas -10%+ 2 cvt
 
Faça já a sua reserva 
 968 102 092

Enviado por Júlia Pereira

CONTINENTE ABRE NOVA LOJA NA GAFANHA DA NAZARÉ

 Gafanha da Nazaré tem, a partir de hoje, um novo Continente Bom Dia, com 1700 m2 e uma loja Wells. A loja, com 50 colaboradores, funciona, diariamente, das 8h00 às 21h00, e segue a expansão das lojas de proximidade da MC, de abertura em localidades e bairros urbanos. Os clientes podem ainda usufruir de 136 lugares de estacionamento (60 dos quais cobertos) e dois postos de carregamento para veículos elétricos.
Imagem Continente Bom Dia Gafanha da Nazaré
 
A inauguração do espaço é assinalada com uma campanha de 10% de desconto em Cartão Continente, em toda a loja, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, e que acumula com as promoções em vigor.
A abertura da nova loja da Gafanha da Nazaré representa a missão que guia o Continente há mais de 37 anos, de oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis às famílias. A aposta na proximidade com os nossos clientes é uma prioridade, colocando-os sempre no centro do negócio, proporcionando-lhes a melhor proposta de valor e experiência da marca” explica o Diretor de Loja, Patrício Gonçalves, na empresa há 13 anos.
A nova loja disponibiliza uma gama com milhares de produtos, que inclui os de marca própria Continente e as marcas que compõem habitualmente o cabaz das escolhas dos portugueses e tem o novo serviço de atendimento self check-out (6 caixas), que permite aceder com carrinhos de compras. Esta abertura reforça a aposta da insígnia no concelho de Ílhavo, que fica a contar com três lojas Continente.
 
Para assinalar a chegada à região, a Missão Continente ofereceu carrinhos de compras recheados de bens essenciais às instituições apadrinhadas pela nova loja: Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo, Re-food 4 Good (Núcleo de Aveiro) e Gaticão (Associação dos Amigos dos Animais Abandonados). Estas instituições vão ser permanentemente apoiadas pela Missão Continente, através dos excedentes alimentares diários da nova loja Continente Bom Dia Gafanha da Nazaré.
 
No Continente Bom Dia Gafanha da Nazaré, os consumidores podem também utilizar sacos reutilizáveis na compra de fruta, legumes ou padaria, como também caixas reutilizáveis em charcutaria e take away. Destaque ainda para os produtos frescos e da época sempre disponíveis, desde as frutas e legumes, à padaria, talho e peixaria que a loja disponibiliza, com produtos nacionais.
 
Na vertente ambiental há a destacar os painéis solares fotovoltaicos na cobertura e no parque de estacionamento, e que representa cerca de 45% do consumo total da loja, garantindo a sua autossuficiência num período superior a 8 horas num dia de boa radiação solar. A loja dispõe também de lâmpadas de baixo consumo, 100% LED, para iluminação e equipamentos de controlo e redução de consumos excessivos de água.
 
Existem neste momento mais de 150 lojas Continente Bom Dia em Portugal, onde trabalham mais de 7000 pessoas.
 
Até ao final de 2023, o Continente vai investir um total de 35 milhões de euros na abertura de 16 lojas de proximidade, que representam a criação de 512 postos de trabalho e ocupam uma área total de vendas de 18 000 m2.
 
Paredes, Coruche, Largo do Rato, Arroios, Vila Pouca de Aguiar, Gafanha de Nazaré, Alcácer do Sal, Arganil, Bolhão (Porto), Fajões, Oliveira de Frades, São Pedro da Cova, Alcanena, Leça da Palmeira, Pousada de Saramagos e Pevidém são as localizações das novas lojas.

Loja Continente Bom Dia Gafanha da Nazaré
Morada: Travessa D. Duarte, 3830-743 Gafanha Da Nazaré.
Horário: Segunda a domingo, das 8h00 às 21h00

Enviado por Isabel Carriço





Opinião: A História de Portugal sob ataque na Faculdade de Direito de Lisboa

 Os alunos da faculdade de direito de Lisboa deliberaram a extinção da "sala museu" dedicada ao professor Marcelo Caetano que foi a maior referência do "direito administrativo" em toda a História de Portugal.
O erro, a meu ver, da decisão destes alunos, com uma petição na internet de apenas 550 assinaturas, é não terem a maturidade suficiente para distinguirem o percurso académico, o contributo académico de uma personalidade académica determinante do seu percurso político. 

Quando nos dias que correm exige-se ao presidente da república atual que seja menos comentador/professor e mais chefe de estado, vemos na faculdade de direito extinguir uma memória histórica pelo facto destes alunos de direito misturarem tudo e acharem que um ex-chefe de estado não merece ser reconhecido como professor mesmo sendo uma das maiores referências do direito.

Marcelo Caetano como professor deixou-nos uma obra vasta e formou outros grandes vultos do direito administrativo como Diogo Freitas do Amaral, fundador da democracia entre muitos outros juristas bem conhecidos da nossa praça...e este papel de grande contributo para alguns alicerces jurídicos que ainda vigoram e sustentam a democracia, não deverá ser esquecido.

Não vou aqui apreciar o seu papel de político pois um ditador é um ditador e o seu papel como chefe de estado é de condenar, mas no ano em que comemoramos 50 anos do 25 de abril , seria de reconhecer a este Homem, o facto do 25 de abril ter decorrido sem derramamento de sangue e sem que o poder caísse na rua. 

A nossa distância temporal do 25 de abril deveria dar-nos uma clarividência daquilo que correu mal e daquilo que correu bem mas vivemos num tempo em que a esquerda continua apaixonadamente a viver a expetativa que a revolução aconteça amanhã e a agir como Estaline agiu relativamente à História apagando e aniquilando o fundador do seu partido, Trostky...

Paulo Freitas do Amaral 
Professor de História 


Cantanhede | Única autarquia reconhecida na região de Coimbra. Câmara distinguida pelo IEPF como Entidade Empregadora Inclusiva

 

O Município de Cantanhede recebeu do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), esta terça-feira, 28 de novembro, o estatuto de Entidade Empregadora Inclusiva, numa sessão realizada no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

Coube à vereadora da Ação Social, Célia Simões, receber esta insígnia, que promove o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência ou incapacidade.
O Município de Cantanhede renova, assim, o estatuto de Entidade Empregadora Inclusiva no âmbito do Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, estatuto esse que não foi atribuído a mais nenhuma autarquia da região de Coimbra.

Subjacente a esta distinção está a avaliação de parâmetros específicos, designadamente no recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional, na manutenção e retoma do emprego, nas acessibilidades, bem como no serviço e na relação com a comunidade. Desta forma, o Município de Cantanhede reconhece os seus trabalhadores com deficiência ou incapacidade como pessoas únicas na sua diversidade, destacando-se pelo seu envolvimento na promoção da empregabilidade e da não discriminação.
Recorde-se que aquando da divulgação deste reconhecimento, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, destacou a importância de as entidades públicas em geral, incluindo as autarquias locais, assumiram “um papel fulcral no apoio, acolhimento e integração de pessoas com deficiência ou incapacidade”.
Trata-se de pôr em prática os mais básicos conceitos de cidadania”, sublinhou, adiantando que “os serviços da autarquia ganham com esta integração, uma vez que tem profissionais únicos, competentes e motivados nas suas tarefas”.
A adaptação das condições de trabalho, integração das equipas ou definição das suas tarefas e reorganização dos processos de trabalho dos colaboradores que apresentavam deficiências ou incapacidades, com o recurso à utilização de equipamentos e softwares que permitem adaptações para os utilizadores com limitações motoras, assim como espaços de trabalho e de utilização geral acessíveis para as pessoas com mobilidade reduzida foram alguns dos parâmetros considerados.
Foram ainda tidos em conta os protocolos que a autarquia mantém com múltiplas entidades que visam a possibilidade de facultar a aproximação da pessoa com deficiência ou incapacidade a atividades ocupacionais promotoras de hábitos e rotinas de trabalho, possibilitando-lhes oportunidades de vida num ambiente protegido e inclusivo, bem como o desenvolvimento das suas competências pessoais e profissionais.
Outro aspeto relevante é o envolvimento do Município em parcerias e projetos locais estabelecidos com entidades públicas, privadas e com a sociedade civil, que visam o desenvolvimento de abordagens e práticas inclusivas de trabalho e de vivências na comunidade, resultando no que é um dever das entidades na promoção de uma sociedade mais justa e equitativa, acessível para todas as pessoas.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo




quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Centro Hospitalar do Baixo Vouga Aveiro, 2° Círculo de Reflexão

 O Grupo de Trabalho de Humanização do Serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar do Baixo Vouga Aveiro, está a organizar o 2° Círculo de Reflexão subordinado ao tema "Suicídio e comportamentos autolesivos", que se realiza no próximo dia 11 de Dezembro pelas 16h:30 na Sala Diatosta do CHBV, Aveiro.
O 2° Círculo de Reflexão é um projeto desenvolvido em parceria com o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHBV, Aveiro e terá a duração de 3h, que tem por objetivo criar um momento de partilha de experiências e conhecimentos envolvendo profissionais de saúde, utentes e seus familiares.

Pelo grupo,
Maria Morais 
Enfermeira do Serviço de Urgência Geral 


Águeda vence Prémio Nacional de Turismo. Município foi distinguido pelo turismo autêntico que apresenta, através do - Art Festival

 Águeda é a grande vencedora do Prémio Nacional de Turismo, com o AgitÁgueda, na categoria turismo autêntico.
“É com muita satisfação que recebemos este galardão que reconhece Águeda como um destino turístico autêntico e que premeia o caminho que fizemos até aqui”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acreditando que todos os aguedenses se revêem neste prémio com orgulho.
O Município de Águeda foi distinguido na categoria de turismo autêntico, entre mais de 750 candidatos. A cerimónia decorreu, há momentos, no Forte de Crismina, em Cascais, e contou com a presença, entre outras individualidades, de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, e de dezenas de municípios e operadores turísticos.
“Este prémio distingue, mais uma vez, Águeda, através do AgitÁgueda, como um destino de excelência, que proporciona experiências autênticas”, declarou ainda Edson Santos, sublinhando que tal como o AgitÁgueda e o Águeda é Natal (que está a decorrer até dia 7 de janeiro) estes eventos promovem "o nosso território e afirmam Águeda na região, no país e no mundo".
O AgitÁgueda – Art Festival voltará a surpreender de 6 a 28 de julho de 2024.
O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa do Expresso e BPI, que vai na 5.ª edição e que atribuiu prémios a projetos e destinos turísticos nas seguintes categorias: Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável.

*Ana Sofia Pinheiro
Gabinete de Comunicação e Imagem

Município lança novo site dedicado às Rotas de Proença


A natureza é o pano de fundo para qualquer roteiro em Proença-a-Nova seja a pé, de carro ou de bicicleta em que verbos de ação como passear, caminhar ou pedalar convidam a explorar o território de várias formas. 
Com o objetivo simplificar a procura pelos percursos de natureza existentes no concelho, o Município de Proença-a-Nova vai lançar um novo site denominado Rotas de Proença que irá reunir todos os percursos pedestres, percursos de BTT e percursos para veículos motorizados.
Este novo site, que estará online a partir do dia 17 de dezembro, é uma das muitas iniciativas que o Município de Proença-a-Nova tem promovido de modo a aumentar a atratividade do concelho em várias áreas de interesse, dotando-o de condições para ser um destino turístico de excelência, substancialmente nas áreas do turismo de, e na, natureza associados aos recursos naturais de qualidade ambiental e com forte pendor identitário da região.
Assim, de forma descomplicada, qualquer pessoa que entre no novo site pode selecionar o tipo de percurso, distância e tipo (pedestre, BTT ou motorizado). Cada percurso tem disponível uma ficha técnica com a descrição da rota, o grau de dificuldade, a distância, a duração estimada e a possibilidade de descarregar o ficheiro para gps.
Os percursos pedestres do concelho, marcados segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, oferecem diferentes atrativos para quem se queira fazer ao caminho. Sete dos percursos são de pequena rota e um deles é a Grande Rota da Cortiçada - GR39, com mais de 130 quilómetros, aos quais se juntam ainda seis trilhos pedestres também sinalizados. Os «betetistas» ou praticantes de BTT têm no concelho de Proença-a-Nova condições ímpares para a prática desta atividade, principalmente na vertente de lazer. Estão disponíveis três percursos marcados para a prática de BTT, divididos por grau de dificuldade e na Serra das Talhadas estão disponíveis seis pistas de enduro, de uso livre e gratuito, com quatro graus de dificuldade (fácil, acessível, difícil e muito difícil), num total de 14 quilómetros. A Rota das Memórias é uma rota inclusiva e permite que todos, sem exceção, a possam percorrer num veículo.
Com o objetivo de criar uma comunidade de entusiastas de turismo de natureza foi também criado um grupo no Facebook denominado de Rotas de Proença, ao qual qualquer pessoa pode aderir para partilhar fotos com o hashtag #visitproenca, comentar ou simplesmente tirar dúvidas sobre as rotas.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos


Aveiro | Nova Agrovouga regressa em 2024 para mais 10 dias de promoção da agricultura

 Ao longo da última semana (17 a 26 de novembro), Aveiro esteve no epicentro do agronegócio e da promoção do que melhor se produz na zona centro do País, na valorização dos produtos locais e serviços do ecossistema do setor primário da agricultura.
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o evento cimentou a sua posição de maior feira agrícola e pecuária da Região, este ano numa versão alargada de dez dias, que se confirmou com uma aposta ganha e que iremos manter em 2024, ano em que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura.
A 4.ª edição da Nova Agrovouga, que decorreu entre os dias 17 e 26 de novembro, levou ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro milhares de pessoas, com destaque as cerca das 2.500 crianças dos vários estabelecimentos de ensino do Município que, de 20 a 24 de novembro, descobriram os encantos da Quinta Pedagógica, do arborismo e da floresta e do ciclo do leite, também no quadro da promoção da nossa raça bovina autóctone, a Marinhoa.
Na Nova Agrovouga houve ainda tempo para que miúdos e graúdos descobrissem os encantos da tecnologia aliada à agricultura e do mundo equestre, com sessões de batismos a cavalo e workshops da nobre arte de ferrador.
A gastronomia e os produtos distintivos da Região estiveram em destaque na edição 2023 da Nova AGROVOUGA, desde a carne Marinhoa ao leitão, vinhos e espumantes da Região da Bairrada, dos produtos do Mar e da Ria de Aveiro, sem esquecer – claro está – os invitáveis Ovos Moles de Aveiro.
Conferências: do Agronegócio à Floresta
A componente técnica foi uma das novidades da Nova Agrovouga 2023, com debates e conferências sobre o futuro do agronegócio, com a integração das novas tecnologias com recurso a satélites e à inteligência artificial, bem como, à necessidade de apostar no marketing para promover os produtos da terra.
A floresta teve, igualmente, um importante destaque com o lançamento do Clube de Produtores Florestais, por parte de uma das mais prestigiadas empresas da nossa região, a “The Navigator Company”. Este novo Clube de Produtores representa uma das iniciativas mais inovadoras dirigidas aos produtores de floresta em Portugal e que fundamentalmente dará acesso a programas de coinvestimento entre os produtores e a “Navigator”, assim como irá facultar fontes de conhecimento, no que diz respeito a todas as práticas florestais, potenciando custos de produção sustentáveis para todos os intervenientes.
O Clube de Produtores visa apoiar na modernização dos equipamentos e na qualificação dos recursos humanos, disponibilizando benefícios exclusivos, sobre os desafios que se colocam a uma importante área económica da Região, tendo Aveiro a felicidade de ter no seu território uma unidade industrial, em Cacia, e um centro de investigação de excelência, em Eixo.
Os desafios do setor agropecuário e a necessária adaptação às novas exigências ambientais foram debatidas no dia 22 de novembro, com a realização do Seminário sobre a gestão dos efluentes pecuários nas explorações de leite, o qual contou com fundamentais representantes da Proleite, Lacticpoop, Fenelac e Confagri.
Raça Marinhoa e sector Equestre deram vida à Agrovouga
A Raça Marinhoa realizou o seu XXVI Concurso Nacional, no dia 26 de novembro, com a presença de dezenas de animais em exposição e respetivos criadores, verdadeiros guardiões de uma espécie autóctone fantástica da região centro, tendo este ano sido convidada a raça Minhota para participar na exposição de bovinos.
O setor equestre teve o maior destaque e participação de sempre nas edições da Nova Agrovouga, com a presença de mais de 18 criadores, vincado por um programa bastante rico e diversificado e por uma forte adesão por parte do público. Destaque para a realização da Supertaça de Horseball, o concurso de modelo e andamentos, o concurso regional de atrelagem, a taça de equitação de trabalho, espetáculos equestres e o Concurso de Saltos, que se realizou de 24 a 26 de novembro.
O turismo equestre: passado, presente e futuro, foi tema de debate no dia 23 de novembro, com a presença de cerca de 200 participantes, o qual contou com a participação de um conjunto de oradores de excelência, que demonstraram o potencial de crescimento desta área, sendo um produto já com grande expressão ao nível do turismo em Portugal. Aproveitando a presença de vários Autarcas do país, realizou-se nesse mesmo dia, uma reunião de trabalho da futura Associação de Cidades e Vilas Equestres, com o objetivo de potenciar e divulgar o que de melhor se faz em Portugal no setor do turismo equestre.

A animação foi uma constante ao longo dos dias do evento, com espetáculos musicais, espetáculos de showcooking, com provas de queijos comentadas, apresentação do livro da Raça Marinhoa e com a presença de várias Confrarias Gastronómicas da Região.
Um agradecimento a todos os expositores e parceiros que tornaram possível a edição deste ano da Nova Agrovouga, ficando desde já marcado o regresso em 2024, numa edição especial, que decorrerá de 15 a 24 de novembro.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro