terça-feira, 3 de janeiro de 2023
Marinha Grande | MÚSICA E TEATRO INFANTIL NA PROGRAMAÇÃO DO TEATRO STEPHENS
Jovem detida por tráfico com ecstasy e haxixe em Arganil
- 14 doses de haxixe;
- 18 doses ecstasy;
- 17 doses de MDMA.
Único município da região a ser distinguido desde a primeira edição do projeto. Cantanhede volta a ser “Autarquia Familiarmente Responsável”
Cantanhede voltou a ser distinguida este ano como “Autarquia Familiarmente Responsável” nos termos dos critérios do respetivo observatório criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas para “dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias”.
Em 2022, o número de municípios que receberam o galardão pela adoção de tais práticas aumentou para 95, integrando Cantanhede o restrito lote dos que têm vindo a ser reconhecidos a esse nível desde a primeira edição do projeto, sendo aliás o único da região de Coimbra nessa situação.
“O Município de Cantanhede é uma referência nesta área”, considera Helena Teodósio, aludindo ao facto de a Câmara Municipal a que preside “ter visto reconhecido em 14 anos consecutivos os resultados do trabalho desenvolvido no âmbito da políticas pró-família que tem vindo a adotar”.
O estatuto de “Autarquia Familiarmente Responsável” atribuído à autarquia cantanhedense resulta de medidas já implementadas, entre as quais o Incentivo à Natalidade, que este ano reforçou a comparticipação a atribuir às famílias pelo nascimento do primeiro filho, aumentando-a para os 750 euros, 1.000 euros pelo nascimento do segundo filho, 1.250 euros pelo terceiro e 1.500 euros pelo quarto e seguintes, desde que com a mesma filiação.
Outra medida valorizada pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis diz respeito à introdução do designado IMI Familiar, traduzido numa redução deste imposto para os agregados familiares beneficiários, designadamente em 20 euros para os que têm com um dependente ao seu encargo, 40 euros para os que têm dois dependentes e 70 euros para as que têm três ou mais dependentes.
Por outro lado, o Município de Cantanhede suporta financeiramente a tarifa social praticada pela INOVA-EM às famílias numerosas, transferindo para a empresa municipal o valor que esta deixa de receber por cobrar pela água um preço bastante inferior àquele que consta no tarifário normal.
Além disso, a autarquia cantanhedense desenvolve outros programas de intervenção social orientados para as famílias mais vulneráveis, seja através de apoios pecuniários no âmbito de programas de apoio específicos, seja através de medidas favoráveis à minimização dos encargos a diversos níveis. Entre estas destaca-se a que estão a ser empreendidas no âmbito do Banco de Recursos Colmeia, do Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídios às Famílias em Situação de Extrema Carência Económica do Concelho de Cantanhede, do Cartão Abem (para acesso a medicamentos de forma gratuita) e do Banco de Voluntariado, sem esquecer as ações de intervenção social em parceria com entidades locais e regionais, nomeadamente a CPCJ de Cantanhede, o CLDS Cantanhede 4G, o VirtuALL, o Banco de Leite e o CuidiN.
Noutra vertente, o Município de Cantanhede tem estado também particularmente empenhado no reforço das condições favoráveis à compatibilização da vida e a familiar dos seus colaboradores, sempre que tal seja possível e esteja enquadrado na legislação em vigor.
À edição deste ano do projeto “Autarquia Familiarmente Responsável” aderiram 145 autarquias e 95 vão receber a bandeira verde, o que representa um aumento de 13% face à edição anterior. A cerimónia de entrega das respetivas insígnias realiza-se no dia 26 de janeiro, em Coimbra.
Vai acontecer no espaço do Auditório Municipal. Câmara de Castelo de Paiva vai promover XXIII Encontro de Cantares das Janeiras
TRADIÇÕES DAS ALDEIAS DE MONTANHA DESCEM À CIDADE DA COVILHÃ
Proença-a-Nova | Zonas de Caça Municipais apoiadas em mais de 9 mil euros
Duas das 6 zonas de caça municipais de Proença-a-Nova receberam mais de 9 mil euros, resultantes da aprovação de 5 candidaturas ao Programa de Apoio ao Ordenamento e à Gestão de Zonas de Caça 2022, inserido no Fundo Florestal Permanente.
Este montante representa a soma dos valores que as associações de Vale da Mua, Moitas, Clube Pinheiro Bravo de Vale de Água, Associações de Caçadores de São Pedro do Esteval e Clube de Caçadores do concelho de Proença-a-Nova receberam no âmbito das respetivas candidaturas, cuja taxa máxima de financiamento é de 100%, sob a forma de subsídio não reembolsável.
O Programa de Apoio ao Ordenamento e à Gestão de Zonas de Caça 2022 tem como objetivo apoiar e promover o ordenamento e a gestão dos terrenos inseridos em zona de caça, nomeadamente a instalação de campos de alimentação e comedouros; bebedouros; morouços; limpezas de matos e limpeza de pontos de água; cercas de contenção de caça maior instaladas com objetivos sanitários; repovoamentos com espécies cinegéticas; outras ações de melhoria de habitats.
Além do javali, existem no concelho espécies como a perdiz, coelho e lebre. Por lei todos os caçadores têm acesso às zonas de caça municipais (ZCM), cabendo às entidades gestoras garantir a igualdade de oportunidades a todos os interessados. O Município colabora com as entidades gestoras na divulgação das condições de candidatura, disponibilizando os planos anuais de exploração das seis ZCM: Alvito da Beira, Cortiçada, Sobreira Formosa, Vale d'Água e Vergão.
Além de iniciativas promovidas pontualmente por associações e clubes locais, alguns eventos reúnem de forma articulada várias das zonas de caça. É o caso da Largada de perdizes, faisões e patos, que já conquistou lugar cativo no calendário de eventos do Município e que em 2023 se realiza a 21 de janeiro, no Campo de Tiro Nave à Metade. As inscrições estão a decorrer até dia 16 de janeiro na Câmara Municipal.
PAPERA 2023: Candidaturas abertas até 31de janeiro
A edição 2023 do Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro - PAPERA 2023 está a decorrer, com o período de candidaturas aberto até 31 de janeiro.
Com um orçamento global de 40.000€, o PAPERA 2023 tem como principal objetivo a estruturação de plataformas de diálogo e de parceria com as Associações sem fins lucrativos dos 11 Municípios da Região de Aveiro, contribuindo para a realização de ações que promovam o fortalecimento e a valorização das Associações da Região e o dinamismo das Comunidades.
Em 2023, reiteramos a aposta neste Programa de Parceria com o Tecido Associativo da Região.
Destinado a todas as Associações sem fins lucrativos as candidaturas podem ser efetuadas a nível individual ou em grupo, pretendendo-se apoiar, na parceria institucional e no financiamento de projetos que contribuam para a dinâmica da Região de Aveiro, para a capacidade de iniciativa das Associações, bem como para a capacidade de estabelecer parcerias e desenvolver trabalhos conjuntos com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Embaixada do Brasil em Lisboa: PELÉ - informação
SAINT DOMINIC' S GOSPEL CHOIR FECHA ESPETÁCULOS DO SILVES ALEGRIA DO NATAL
Portugal eleito o melhor país do mundo para mudar de vida
“NATAL ACTIVO É DIVERTIDO” DEU VIDA À PAUSA ESCOLAR DAS FÉRIAS DO NATAL
Foram muitas as crianças que aderiram ao desafio proposto, nesta quadra do Natal, pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que através do grupo coordenador e de alguns técnicos, proporcionou um programa de ocupação dos seus tempos livres em período de pausa escolar, com a promoção de diversas actividades lúdicas com forte componente no lazer.
Embora não descurando as actividades físicas e os jogos colectivos o programa teve grande incidência na realização de algumas tarefas que permitiu às crianças que participaram neste projecto, manipular um conjunto de materiais, que lhes possibilitou em diversas situações, realizar alguns jogos educativos e de integração.
Aproveitando o programa levado a cabo pelo Municipio de Cantanhede e pela União de Freguesias de Cantanhede Pocariça, nesta quadra natalícia, as crianças participantes, sempre que as condições climatéricas o permitiram, participaram com regularidade nas referidas actividades.
Para além da prática destas actividades as crianças participantes tiveram oportunidade de se divertirem, praticando algumas modalidades desportivas, com destaque para o minibasquete, futebol, jogos tradicionais, entre outras.
Num plano mais divertido as crianças, nesta quadra festiva, tiveram oportunidade de participar em algumas “oficinas”, nas quais potenciaram a sua criatividade, nomeadamente colocando à “prova” os seus dotes culinários.
SOCIEDADE COLUMBÓFILA PREPARA A PRÓXIMA ÉPOCA DA PATINAGEM ARTÍSTICA
Após o início das actividades do ensino da patinagem artística no seio da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense que ocorreu em 15 de outubro de 2022, a Direcção Geral liderada pela Presidente Lurdes Silva que estava acompanhada pela vice presidente Magda Silva, reuniu ao fim da tarde, no passado dia 27 de dezembro na sua sede social, com a Professora Mariana Veloso, responsável técnica pelo trabalho já realizado.
Esta reunião teve como principal objectivo, avaliar o trabalho desenvolvido anteriormente, e planificar o que vai ser colocado em prática neste ano de 2023.
Perspetivando-se um crescimento gradual do número de praticantes nas aulas de aprendizagem da modalidade, tudo se conjuga para que no arranque dos trabalhos, para além dos “primeiros passos”, venha a concretizar-se a realização de um trabalho mais específico e de grande exigência na área do treino de competição, nomeadamente com um conjunto de atletas, de grau competitivo avançado, que irão ao longo do ano competir nas variantes de patinagem artística individual (Patinagem Livre), em pares (Pares Artísticos) e em Show e Precisão (Quarteto e Grupo Pequeno), em campeonatos nacionais e em provas internacionais, embora nesta variante, a participação será apenas, em Show e Precisão.
Qualquer informação estará disponível, nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila ou através dos telefones 231423186 e 963784373.
BANDA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA SILVENSE APRESENTA CONCERTO DE ANO NOVO NO SILVES ALEGRIA DO NATAL
CANDIDATURAS AOS PROGRAMAS DE APOIO À REABILITAÇÃO URBANA DE SILVES, SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES, ALCANTARILHA, ALGOZ E SÃO MARCOS DA SERRA DECORREM ATÉ AO FINAL DE MARÇO