segunda-feira, 9 de janeiro de 2023
Castelo de Paiva | XXIII Encontro de Cantares das Janeiras contou com 10 grupos participantes. Iniciativa continua a ser um sucesso cultural
Agrupamento de Escuteiros de Proença-a-Nova celebrou 60 anos de existência
O Agrupamento 157 de Escuteiros de Proença-a-Nova celebrou 60 anos de existência no dia 8 de janeiro. Presentes na cerimónia, que no total envolveu mais de uma centena de pessoas, estiveram o presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo e João Manso, que fizeram questão de entregar pequenas recordações aos responsáveis do grupo.
Escrito na placa entregue ao Agrupamento de Escuteiros local pode ler-se o agradecimento do Executivo Municipal pelo serviço prestado: “envolvendo os jovens nos seu processo de formação, contribuindo para que sejam adultos interventivos, solidários e responsáveis. Reconheço o trabalho desenvolvido e agradeço a todos quantos ao longo destes 60 anos contribuíram para que o concelho mantenha vivo o Agrupamento 157”.
“O regresso à atividade normal e o crescente número de escuteiros (mais 11 que no ano anterior)” são apontados como os principais motivos de incentivo a continuar o trabalho realizado até aqui, explica Eduardo Miguel, chefe do agrupamento local de escuteiros. À data, o Agrupamento de Escuteiros de Proença-a-Nova conta com 54 participantes, dos 6 aos 66 anos de idade.
A comemoração, com o desígnio “Escutismo: Festa, 60 anos”, teve início com a reunião do Concelho Regional no Auditório Municipal de Proença-a-Nova, liderada pelo chefe regional da área de Portalegre e Castelo Branco, José Gomes, tendo sido seguida pela celebração de missa na Igreja Matriz, dirigida pelo bispo da diocese Antonino Dias.
Na reta final a família escutista e convidados dirigiram-se até ao Seminário do Preciosíssimo Sangue, onde decorreu o convívio, com direito a almoço entre todos os presentes, bem como entrega de recordações aos responsáveis pelo grupo.
Mundial 2030: Ronaldo recebe 400 milhões para promover candidatura saudita
Homem detido na Gafanha da Encarnação por “posse ilegal de arma e tráfico”
- 1.230 doses de haxixe;
- Uma arma de fogo;
- 51 munições;
- 1.465 euros em numerário.
BERNARDO CARDOSO NADADOR DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE INTEGROU ELITE DE ÁGUAS ABERTAS
A cidade de Rio Maior recebeu nos dias 6, 7 e 8 de janeiro a primeira concertação da época de águas abertas, com a presença dos melhores nadadores nacionais da disciplina, selecionados pela Federação Portuguesa de Natação, integrando esta convocatória Bernardo Cardoso nadador da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
No final dos trabalhos desta primeira concentração, Daniel Viegas, diretor técnico nacional para as águas abertas, referiu que foram chamados para este estágio «os melhores nadadores nacionais das águas abertas assim como mais alguns dos nadadores de natação pura que mostraram aspetos positivos para a disciplina».
O técnico revelou também, que o objetivo desta concentração foi “criar o espírito de grupo das águas abertas, virado para o elevado volume de treino, referindo que o departamento técnico da Federação, pretende também promover junto de nadadores e treinadores presentes «a filosofia de rigor, assim como o elevado grau de exigência que é o padrão exigido a um nadador para as águas abertas».
Destaque, entre os 23 selecionados, para a presença dos olímpicos Angélica André (FC Porto) e Tiago Campos (CN Rio Maior) e os internacionais Mafalda Rosa (CN Rio Maior), Diogo Cardoso (Sporting) e Mariana Mendes (Sporting).
A época será marcada pelo Campeonato Nacional de Águas Abertas de Longa Distancia, a 25 de fevereiro, nas piscinas de Coimbra e o Campeonato Nacional de Águas Abertas Primavera a 13 e 14 de maio, na Aldeia do Mato, Abrantes.
No plano internacional os nadadores portugueses terão como grande objetivo o Mundial de Fukuoka (Japão) que decorre de 15 a 20 de julho e o europeu de juniores em Itália de 15 a 17 de setembro.
O enquadramento técnico desta concentração, foi assegurado pelos técnicos Daniel Viegas (FPN), Pedro Faia (GDNFAMA), Rui Fonseca (CNAC) e Nuno Ricardo (CNRM).
Cantanhede | SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECORDA ALBERTO ABRANTES
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, deliberou regressar ao formato inicial, promovendo a já habitual homenagem ao seu Presidente Honorário, Alberto Abrantes, para perpetuar a sua memória.
Embora traduzindo-se numa pequena, mas singela homenagem, na passagem do décimo segundo aniversário do falecimento do Presidente Alberto Abrantes, a Direcção Geral da Associação sediada na cidade de Cantanhede, pretende voltar a reunir um conjunto de amigos, familiares e associados, possibilitando associarem-se pessoalmente a esta homenagem.
Alberto Abrantes, que dedicou à Columbófila, mais de 40 anos da sua vida, muitos na qualidade de presidente da direcção, sendo nos dias de hoje um dos maiores vultos da história da Sociedade Columbófila e dos que mais contribuiu para o progresso associativo no concelho de Cantanhede.
No dia 14 de janeiro, sábado, pelas 20h30 será celebrada missa por intenção da sua alma, na Igreja Matriz de Cantanhede, estando agendado para o dia seguinte, Domingo, no Cemitério Municipal, pelas 10h30, uma romagem de saudade à sepultura do Presidente Honorário Alberto Abrantes, onde para além de uma evocação à sua pessoa, será colocada uma coroa de flores.
A Direcção Geral da Associação da cidade de Cantanhede em colaboração com a sua Secção de Columbofilia e também para homenagear Alberto Abrantes, instituiu um Troféu, (Taça de Honra), que será disputado pelos associados concorrentes na Campanha Desportiva que se avizinha.
Falecido prematuramente na madrugada de 15 de janeiro de 2011, nos HUC, Alberto Abrantes de 63 anos de idade, é hoje recordado com muita saudade na Sociedade Columbófila, sendo o seu “legado” um verdadeiro tesouro daquela Colectividade e a sua atitude em vida, um exemplo para os mais jovens da sua dedicação pelo próximo.
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, convida todos os associados e amigos a associarem-se a esta homenagem ao Presidente Honorário Alberto Abrantes.
Marinha Grande | QUESTIONÁRIO SOBRE SAÚDE MENTAL À POPULAÇÃO
Programa Formação + Próxima é o promovido pelo Turismo de Portugal. Cantanhede acolhe quatro ações de capacitação na área do Turismo
Cantanhede vai ser palco em janeiro e fevereiro de quatro formações gratuitas, no âmbito do programa Formação + Próxima, medida promovida pelo Turismo de Portugal com a finalidade de capacitar colaboradores do setor turístico de uma forma mais próxima e com conteúdos adaptados às exigências e necessidades do futuro.
Capacitar as empresas na “arte da hospitalidade”, descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais e captar talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo são os objetivos destas ações.
Dirigido a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais, este programa pretende contribuir para um maior conhecimento das autarquias e dos seus agentes, através de processos de upskilling e reskilling que contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios.
Este ciclo de ações de capacitação inicia já a 16 de janeiro com o tema “Vinhos tranquilos da Região da Bairrada – os brancos, os roses e os tintos”, que decorrerá entre as 15h30 e 18h30 no Centro Social e Paroquial de São Pedro. O formador é Paulo Vale.
Segue-se uma ação sobre “Enogastronomia - Harmonizações Perfeitas”, nos dias 19, 24 e 26 janeiro, no mesmo horário e no mesmo local, com Paulo Pechorro.
A terceira formação é dedicada aos “Espumantes da Região da Bairrada: da produção à prova”, a 30 de janeiro, das 15h30 às 18h30, também no Centro Social e Paroquial de São Pedro.
“Marketing Digital: Como Promover o Seu Negócio Online” é o tema da última ação e decorre nos dias 9, 10, 16 e 17 fevereiro, das 18h30 às 21h30, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Os interessados em participar nestas ações deverão, em primeiro lugar, registar-se em https://academiadigital.turismodeportugal.pt/ e inscrever-se, no catálogo disponível, através dos respetivos links.
Combustíveis mais baratos esta semana
BTT TÁBUA 2023 - Inscrições Abertas
O MEIO MILHÃO DA ALEXANDRA
A democracia sai fragilizada sempre que um governante se envolve em dúvidas sobre a legalidade, transparência ou ética. Aplica-se nos casos a máxima de que à mulher de César não basta ser séria, tem de parecer.
Os danos à democracia, que é o mesmo que dizer, os danos na confiança dos cidadãos no sistema de governo democrático, se não podem ser evitados, tem que ser imediatamente reparados. A demissão dos cargos é o mínimo exigido.
Bem sabemos que a condenação na praça pública não deve significar a diminuição do direito de defesa. Mas, no exercício de cargos públicos, sobretudo no governo do país, a alta responsabilidade obriga a outra atitude.
Nem sempre os governantes apresentam a demissão ou são demitidos quando confrontados com dúvidas no exercício de funções públicas. O que deve ser condenado.
O caso da demitida (pelo ministro das Finanças) secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, por ter recebido meio milhão de euros de indemnização da TAP, onde era administradora (por suposta incompatibilidade com a presidente deste órgão), é um motivo para analisarmos essa atitude que deve ser comum a quem exerce cargos de governo.
Neste caso, a decisão dos nossos governantes correspondeu ao que se deve esperar. Não só foi demitida a governante em causa, como se demitiram o ministro (Pedro Nuno Santos) e o secretário de Estado (Hugo Santos Mendes) com a tutela da TAP. Apesar de não terem participado na decisão da referida e escandalosa indemnização, decidiram demitir-se.
Será de justiça elogiar a atitude, que eleva o prestígio da instituição Governo de Portugal.
EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional
Silves | Dia 21 de janeiro. “O LEÃO QUE TEMOS CÁ DENTRO” É OBRA EM DESTAQUE NA PRÓXIMA SESSÃO DA “HORA DO CONTO”
Ética e Deontologia Profissional em foco na Agrária de Coimbra
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe amanhã, dia 10 de janeiro, às 11h00, na sala D3.08, a palestra "Ética e Deontologia Profissional”.
A palestra é realizada no âmbito da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental e tem como palestrante o Engenheiro Técnico Luís Filipe Silva, Presidente do Colégio Regional de Especialidade de Engenharia Agrária da Ordem dos Engenheiros Técnicos.
TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO RECEBE ESPETÁCULO ALGO DE MAC BETH