LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Marinha Grande | CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA REABILITADA

 A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, foi alvo de reabilitação pelo Município da Marinha Grande, através de uma intervenção que representou um investimento superior a 70 mil euros.
Os trabalhos realizados visaram assegurar a adequada preservação material do património museológico e suprir patologias que decorreram da natural degradação dos materiais originais que constituem as fachadas, coberturas e cantarias do edifício residencial do núcleo da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira.
Foi feita a repintura global de fachadas e muros exteriores, a revisão integral do revestimento de cobertura, a limpeza de cantarias e argamassas de reconstituição, a revisão de caixilharias exteriores com exposição direta ao mar, a repintura interior, a revisão da iluminação, entre outras ações.
A Casa-Museu, da autoria do arquiteto Raul Lino, foi oferecida, em 1902, pelo pai de Afonso Lopes Vieira como prenda de casamento, tendo sido a sua residência durante as estações mais quentes do ano. Atualmente, constitui-se um espaço museológico e cultural de referência concelhia, localizado sobre o areal da praia defronte do Atlântico, no coração de S. Pedro de Moel.

Este imóvel com caráter excecional é invocado por razões históricas próximas pela população residente e turística, tendo uma localização estratégica.

Joaquim Carlos às 15:51 Nenhum comentário:
Compartilhar

Águeda é Natal atrai milhares de pessoas ao concelho

 Evento é uma das apostas municipais na dinamização do concelho e uma referência nacional
 
Águeda despede-se do Natal com um balanço “muito positivo”, com o evento, que decorreu durante cerca de dois meses, a atrair atenções, seja pelos milhares de visitantes que encheram as ruas ou pelo impacto mediático, através da imprensa local, regional e nacional ou ainda pelas redes sociais.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, apontou a importância que este evento assume não só na dinâmica e promoção do concelho, mas em primeiro plano como incentivo
ao comércio local, que tem nesta época uma das suas principais fontes de receita.
“Águeda é cada vez mais conhecida como uma cidade colorida e que marca pela irreverência, pela capacidade constante de surpreender e por proporcionar a quem nos visita experiências autênticas, diferentes e mágicas. Foi isso mesmo que aconteceu de novembro a janeiro com o Águeda é Natal e com todas as atividades que promovemos”, disse.
 
A beleza das iluminações e decorações natalícias, que surpreendem a cada ano, com os guarda-chuvas em grande destaque, são das imagens mais instagramáveis e que percorrem o mundo, “promovendo Águeda, o Natal, as nossas gentes e cultura além-fronteiras”, reforçou Edson Santos.
 
Reconhecida como a cidade do Natal, com o Menor e Maior Pai Natal do Mundo como dois grandes ícones deste evento – e que por si só cativam o interesse dos visitantes –, Águeda cria todos os anos um cartaz diversificado de atividades, que engloba as áreas cultural, desportiva e lúdica, proporcionando uma oferta de iniciativas para vários públicos e em diferentes espaços municipais.
 
Entre as muitas atividades que decorreram ao longo destes quase dois meses de evento, destaque para a Parada de Natal, que envolveu mais de 20 figuras do imaginário infantil a percorrerem as ruas da cidade, a animação inusitada dos Mimo’s Dixie Band ou os “Gnomos no Parque” que fizeram das suas tropelias no Parque Municipal de Alta Vila.
 
Este parque, bem no centro da cidade, foi uma das novidades do Águeda é Natal deste ano, com o espaço a ter vários pontos de iluminações e decorações natalícias que atraíram a atenção dos visitantes, bem como várias atividades lúdicas e de animação.
 
As várias ruas da cidade iluminadas e decoradas com os famosos guarda-chuvas e outros motivos natalícios, o Mercadinho de Natal, as várias atividades lúdicas e culturais que decorreram no Centro de Artes de Águeda ou na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, sem esquecer o desporto, com a caminhada de Natal, entre muitas outras atividades, marcaram o calendário deste evento.
 
As preocupações ambientais e de eficiência energética são premissas estratégicas para o Município de Águeda desde há muitos anos e que são evidentes pela adoção de várias medidas que promovem essas boas práticas por todo o concelho. Em linha com este pressuposto, no Natal, as iluminações e decorações usadas tiveram recurso a tecnologia LED e as luzes estiveram ligadas em horário reduzido, contribuindo para um evento cada vez mais sustentável e amigo do ambiente.
 
Tendo em conta que no Posto de Turismo estava a decorrer a exposição do Menor Pai Natal do Mundo e que atrai milhares de pessoas, o Município instalou um balcão informativo avançado na Rua Luís de Camões, onde foi prestado todo o apoio aos milhares de visitantes. Neste balcão, para além da informação oral e a possibilidade de recolha de brochuras descritivas do evento, os turistas podiam aceder a todo o mapa do evento através de um QRCode, uma forma sustentável e ecológica de divulgar o evento e que permitiu à população ter o evento disponível no telemóvel de forma prática e acessível.
 
Estes e outros motivos cativaram a atenção de milhares de pessoas que se deslocaram de vários pontos do país para virem a Águeda conhecer ou rever todo o ambiente que por estes dias se vive na cidade. Uma imagem de magia e encanto que atraiu também a atenção de diversos órgãos de comunicação social, tanto locais como nacionais e até internacionais. Entre eles, particular destaque para a Rádio Televisão de Espanha (TVE 1) e para a RTP que escolheu Águeda para a gravação dos separadores de Natal do canal público de televisão.

Joaquim Carlos às 15:48 Nenhum comentário:
Compartilhar

Promovidas por associação de Cadima Sessões de Aqua Yoga nas Piscinas Municipais de Cantanhede

A Associação Recreativa e Cultural de Santo Amaro da Quintã, da freguesia de Cadima, está a promover sessões de Aqua Yoga nas Piscinas Municipais de Cantanhede.

Trata-se de uma nova modalidade que associa a prática milenar do yoga, com posturas e alongamentos, às propriedades terapêuticas do meio aquático. Dentro de água o corpo fica mais leve, aliviando o peso e carga dos músculos e articulações e permitindo um maior alongamento e relaxamento. Produz benefícios imediatos para pessoas de qualquer idade ou condição física, inclusive grávidas.

As sessões decorrem duas vezes por mês, aos sábados, pelas 17h30, sob orientação da professora Célia Oliveira, do estúdio “Yogaqui Yogacolá”.

A próxima sessão decore no próximo sábado, 21 de janeiro, estando já confirmadas para o primeiro trimestre do ano as datas de 11 e 25 de fevereiro e 11 e 25 de março.

Os interessados podem inscrever-se nas páginas da "Yogaqui Yogacolá" nas redes sociais - facebook e instagram.

De referir que as Piscinas Municipais acolhem outras atividades em meio aquático como a natação para bebés e hidroginástica para grávidas. O equipamento desportivo, que este ano assinala o 20.º aniversário, é utilizado por diversas entidades e prevê alguns benefícios em diversos serviços para os residentes no concelho de Cantanhede.


Joaquim Carlos às 15:46 Nenhum comentário:
Compartilhar

Dia 21 de janeiro, às 10h00, na Sala Porsche da Universidade Católica no Porto. Católica Porto Business School promove Masterclass sobre Fashion Management com CEO da Worten

 Miguel Mota Freitas, atual CEO da Worten e do Iberian Sports Retail Group, é o orador convidado da próxima MasterClass a decorrer no âmbito da Pós-Graduação em Fashion Management. O evento vai realizar-se em formato presencial, na Sala Porsche da Católica Porto Business School, no próximo dia 21 de janeiro, às 10h00.
“O nosso convidado tem um percurso fortíssimo de liderança na área da moda e retalho especializado, tendo contribuído decisivamente para o arranque de um retalhista de desporto que hoje é referência para todos os portugueses - e espanhóis - e para o desenvolvimento da ZIPPY, que hoje será uma das marcas portuguesas mais Internacionais”, refere Nuno Malheiro, diretor da Pós-Graduação em Fashion Management da Católica Porto Business School.
Na Masterclass agendada para 21 de janeiro, Miguel Mota Freitas irá debater o conceito de Market Place e a revolução que trouxe ao setor do comércio eletrónico, mostrando o caso específico da Worten.

Para mais informações consulte:
https://catolicabs.porto.ucp.pt/pt-pt/eventos/masterclass-pos-graduacao-em-fashion-management-8986

Joaquim Carlos às 15:44 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | MUNICÍPIO REABILITA REDE VIÁRIA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande está a realizar trabalhos de pavimentação na Estrada da Garcia, no âmbito da empreitada de conservação e reabilitação da rede viária em diversas ruas no concelho, que implica um investimento de cerca de 135 mil euros.
O objetivo fundamental da intervenção é o de melhorar as condições de circulação viária nas estradas, através da conservação dos pavimentos existentes, aplicando sobre estes uma camada de betão betuminoso, com função de regularização e desgaste. Prevê-se o corte e a remoção do pavimento nas zonas afetadas e a posterior reposição com materiais adequados.


Joaquim Carlos às 12:34 Nenhum comentário:
Compartilhar

MARCHA DOS NAMORADOS EM SILVES A 12 DE FEVEREIRO

 O Município de Silves volta a promover a Marcha dos Namorados, através do sector de desporto, edição de 2023, que integrará o programa da 7ª Mostra Silves Capital da Laranja. 
O evento, que terá lugar a 12 de fevereiro,  tem como local de concentração e partida, a zona da FISSUL e hora de início marcada para as 10h00.
Tendo em conta a sua condição física e preferência, cada participante é convidado a escolher um de dois percursos apresentados: um de 4,5 km, com grau de dificuldade baixo, e outro de 10,5km, com grau de dificuldade médio, que terá uma pequena variante (+700m) para os mais corajosos. Os percursos terminam junto ao edifício da FISSUL, local onde decorrerá a 7.ª Mostra Silves Capital da Laranja.
As inscrições estão abertas devendo ser efetuadas em: https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9668&ver=18552)ou junto do sector de Desporto (localizado no complexo das Piscinas Municipais de Silves), através do telefone 282 440 270, do endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt, bem como nas Juntas de Freguesia do Concelho, onde os interessados também poderão inscrever-se para reservar o seu lugar nos autocarros que a CMS irá disponibilizar neste dia (lugares limitados). Estas poderão, também, ser efetuadas no próprio dia, no local, até meia hora antes do início da atividade.
Relembramos que a autarquia continua a desenvolver a campanha “Lixo Zero 0 – ambiente 100”, uma iniciativa que pretende sensibilizar todos os participantes para a necessidade de redução do lixo e diminuição da pegada ambiental. Neste sentido, é pedido a cada participante que traga a sua garrafa/cantil para que, durante a prova a organização possa enchê-la.
A Marcha dos Namorados integra o Calendário Regional de Marcha e Corrida do Algarve 2022-2023, numa parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, Programa Nacional de Marcha e Corrida, Plano Nacional de Ética no Desporto, Plano Nacional de Desporto para Todos e com o apoio do Agrupamento de Escolas de Silves, das Frutas Martinho, Bombeiros Voluntários de Silves, GNR - Destacamento Territorial de Silves, Associação Socorros Mútuos João de Deus e Instituto Piaget de Silves.

Joaquim Carlos às 12:32 Nenhum comentário:
Compartilhar

O QUESTIONÁRIO


A decisão de fazer uma prévia análise de cada candidato a governante parece uma evolução positiva. Confrontados com muitos casos de novos governantes que, afinal, carregavam situações que colocavam em dúvida a ética e, por vezes, a própria legalidade. O escrutínio prévio de futuros governantes vai ajudar a evitar muitos desses casos, que prejudicam a imagem do governo e da própria democracia.

Aliás, isso já é feito para o cargo de comissários europeus. Os candidatos apresentam-se perante o Parlamento Europeu, que tem que aprovar a nomeação. Modelos semelhantes são já usados em vários países europeus.

Um sistema de fiscalização prévia do candidato ao exercício de certas funções, com o preenchimento de um questionário, que permita perceber se o nome escolhido não tem impedimentos ou incompatibilidades para assumir o cargo, antes do mesmo ser apresentado ao Presidente da República. É assim que vai passar a ser feito.

A intenção é ganhar “maior confiança dos cidadãos na política e nas instituições”.

Esta decisão surge depois de vários episódios que obrigaram à demissão de membros de governo. Cujos casos criaram desconfiança dos cidadãos nas instituições e, assim, na própria democracia. A confiança dos cidadãos nas instituições democráticas é essencial para uma boa relação de respeito e credibilidade entre governados e governantes. Muito se tem que fazer para que os políticos não sejam olhados com tanta desconfiança.

Este é um passo. Muitos outros tem que ser dados para recuperar essa confiança nos políticos e na política.

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional 


Joaquim Carlos às 12:31 Nenhum comentário:
Compartilhar

Detida mulher que abandonou recém-nascido em caixote do lixo na Mealhada


Mulher de 33 anos ficou em prisão preventiva.
A Polícia Judiciária de Aveiro deteve, esta terça-feira, uma mulher suspeita de homicílio de um recém-nascido.
O caso remonta a julho de 2022, altura em que a mulher, de 33 anos, terá abandonado o recém-nascido dentro de um contentor do lixo, na Mealhada. Na altura, noticiou-se, terá sido a mãe, que deu entrada num hospital devido a uma hemorragia, que indicou o local onde estava o recém-nascido.
Em comunicado, a PJ adianta que a mulher foi detida "no cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público" da região.
"Os indícios colhidos até ao momento pela investigação apontam no sentido de, na sequência de uma gravidez indesejada, a suspeita ter tido um parto sem assistência, abandonando o recém-nascido dentro de um contentor do lixo", é dito.
A deitida foi presente às autoridades para interrogatório e ficou em prisão preventiva.

RR
Joaquim Carlos às 12:24 Nenhum comentário:
Compartilhar

Barómetro de Riscos Allianz 2023: Ameaças cibernéticas e lucros cessantes no topo enquanto os riscos econômicos e energéticos sobem

 

.Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS) publica sua 12ª pesquisa anual dos principais riscos empresariais em todo o mundo, de acordo com o feedback de mais de 2.700 entrevistados
.As catástrofes naturais e a mudança climática caem no ranking à medida que as empresas priorizam as preocupações macroeconômicas urgentes como inflação, crise energética e uma possível recessão
.O surto pandêmico despenca na lista de preocupações, já que as restrições relacionadas à Covid-19 foram em grande parte eliminadas 
.Na Península Ibérica, os riscos cibernéticos são também a principal preocupação das empresas, no entanto, Espanha e Portugal diferem no que se refere a outros riscos, como lucros cessantes, crise energética e desenvolvimentos macroeconómicos.
Madrid - 17 de janeiro de 2023 Este ano apresenta tanto estabilidade quanto mudança no  Barómetro de Riscos Allianz 2023. Incidentes cibernéticos e lucros cessantes classificam-se como as maiores preocupações para as companhias ao redor do mundo pelo segundo ano consecutivo (ambos com 34% de todas as respostas). Entretanto, são os desenvolvimentos macroeconômicos como por exemplo a inflação, a volatilidade dos mercados financeiros e uma recessão iminente, bem como o impacto da crise energética que são os riscos com maior subida na lista deste ano, à medida que as consequências econômicas e políticas de um mundo pós-Covid e a guerra da Ucrânia se instalam.
Tais preocupações urgentes exigem uma ação imediata das empresas, explicando porque tanto as catástrofes naturais quanto as mudanças climáticas caíram no ranking, assim como o surto pandêmico, uma vez que as vacinas trouxeram um fim aos bloqueios e restrições. Os riscos e a violência política são outra nova entrada no top 10 global, enquanto a escassez de mão-de-obra qualificada sobe para o número 8. As mudanças na legislação e regulamentação continuam sendo um risco-chave, ao passo que Incêndio/explosão cai para o nono posto. Veja aqui os rankings global e por país.
Ciberameaças continuam a crescer em Espanha e Portugal
O ponto comum das classificações espanhola e portuguesa, e a tendência global, é a ameaça contínua de incidentes cibernéticos. Em primeiro lugar, em ambos os países (50% das respostas em Espanha e 59% em Portugal), este tipo de risco tem como principal causa identificada no relatório o vazamento de dados (53% das respostas totais), seguindo-se os ataques de ransomware, com metade do total de respostas.
De acordo com um estudo da empresa de privacidade e segurança cibernética Surfshark, no terceiro trimestre de 2022 a Espanha foi o 5º país com mais violações de dados do mundo, com quase 4 milhões de usuários com dados violados em apenas 3 meses. Portugal ficou em nono lugar no ranking. No total, o relatório constatou que 108,9 milhões de contas foram invadidas no período, em todo o mundo, um aumento de 70% em relação ao trimestre anterior.
À medida que avançamos nos rankings separadamente para Espanha e Portugal, vemos que as ameaças mudam, segundo os entrevistados. Primeiro vamos avaliar as outras duas ameaças que compõem os 3 principais riscos do ano na Espanha:
Dos 66 entrevistados, 45% listaram os Lucros cessantes – BI como o segundo risco mais importante em 2023. Conforme observado, os riscos de BI estão intimamente relacionados às ameaças cibernéticas. Especialistas em seguros e riscos de todo o país que participaram da pesquisa apontam para uma preocupação crescente com a interrupção de negócios, especialmente cadeias de suprimentos, e as consequências de um ataque cibernético na operação de uma empresa.
Uma possível recessão global pode ser outra fonte provável de interrupção em 2023, com a possibilidade de falência e insolvência de fornecedores, o que é uma preocupação particular para empresas com fornecedores críticos limitados ou limitados. De acordo com a Allianz Trade, as insolvências empresariais globais podem aumentar significativamente em 2023: +19%.
Incêndio/explosão fecha o top 3 em Espanha com 27% de respostas, um aumento significativo face a 2022 quando este risco estava na 7ª posição. A principal razão para esse aumento é a relação intrínseca e o impacto que os incêndios têm com o risco de BI e interrupções na cadeia de suprimentos, especialmente em regiões onde as empresas dependem de terceiros para componentes críticos.

Ao contrário do ranking espanhol, que aponta para os riscos mais tradicionais da indústria, quando olhamos para os 3 principais riscos que ameaçam as empresas em Portugal, verificamos uma maior relação com a atual conjuntura mundial:
Para 44% dos 39 respondentes, os desenvolvimentos macroeconômicos, como a inflação, são o segundo motivo mais preocupante para as empresas. Esse risco subiu 4 posições em relação ao ranking do ano passado, demonstrando que a atual conjuntura econômica mundial e a alta inflação nos países da União Européia é um risco que vai manter os empresários acordados este ano. Segundo a Allianz Research, a situação atual é caracterizada por uma peculiaridade: as três grandes regiões econômicas mundiais - Estados Unidos, China e Europa - estão em crise ao mesmo tempo, embora por motivos diferentes.
Fechando o top 3, temos a crise energética com 36%. Este é um novo risco no Barómetro, que entrou este ano devido à guerra em curso na Ucrânia e ao seu impacto direto no abastecimento de energia de grande parte da Europa. A crise de energia atinge os 10 maiores riscos pela primeira vez, enquanto o mundo enfrenta custos crescentes de combustível, interrupções no fornecimento, inflação e os efeitos da invasão da Ucrânia pela Rússia.
  O Barómetro de Riscos Allianz é um ranking anual de risco empresarial compilado pela seguradora Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), juntamente com outras entidades do Grupo Allianz, que incorpora a visão de 2.712 especialistas em gestão de risco em 94 países e territórios, incluindo CEOs, gerentes de risco, corretores e especialistas em seguros.
O CEO da AGCS, Joachim Mueller, comenta sobre as conclusões: "Pelo segundo ano consecutivo, o Barómetro de Riscos Allianz mostra que as empresas estão mais preocupadas com o aumento dos riscos cibernéticos e a interrupção nos negócios. Ao mesmo tempo, elas veem a inflação, uma recessão iminente e a crise energética como ameaças imediatas aos seus negócios. As empresas - na Europa e nos EUA em particular - preocupam-se com a atual "permacrise" resultante das consequências da pandemia e do impacto econômico e político da guerra na Ucrânia. É um teste para a resiliência de cada empresa.
A notícia positiva é que, como seguradora, vemos uma melhoria contínua nesta área entre muitos de nossos clientes, particularmente no sentido de tornar as cadeias de abastecimento mais à prova de falhas, na melhoria de um plano de continuidade dos negócios e no fortalecimento dos controles cibernéticos. A tomada de medidas para construir resiliência e de-risk está agora no foco das companhias, dados os eventos dos últimos anos".
 O sobe e desce dos riscos
A crise energética é o maior ascensor do Barómetro de Riscos Allianz aparecendo pela primeira vez em 4º lugar (22%). Algumas indústrias, tais como química, fertilizantes, vidro e fabricação de alumínio, podem depender de uma única fonte de energia - o gás russo, no caso de muitos países europeus - e, portanto, são vulneráveis à interrupção do fornecimento de energia ou ao aumento de preços.
Impulsionado por 2022 sendo mais um ano de tumultos com conflitos e agitação civil dominando as notícias, os riscos e violência política é uma nova entrada no top 10 (13%). Além da guerra, as empresas também estão preocupadas com a crescente perturbação causada por greves, motins e atividades de tumulto civil à medida que a crise do custo de vida se agrava em muitos países.
Apesar da queda no ranking, as catástrofes naturais (19%) e as mudanças climáticas (17%) continuam sendo grandes preocupações para as empresas. Em um ano que incluiu o Furacão Ian, uma das tempestades mais poderosas registradas nos EUA, ondas de calor que quebraram recordes, secas e tempestades de inverno em todo o mundo, e mais de 100 bilhões de dólares de perdas seguradas, eles ainda estão entre os sete maiores riscos globais.
 Sobre Allianz Global Corporate & Specialty
A Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS) é uma seguradora corporativa líder global e uma unidade de negócios chave do Grupo Allianz. Fornecemos consultoria de risco, soluções de seguros Property-Casualty e transferência alternativa de risco para um amplo espectro de riscos comerciais, corporativos e especiais em nove linhas de negócios dedicadas e seis hubs regionais.
Nossos clientes são tão diversos quanto os negócios podem ser, desde empresas da Fortune Global 500 até pequenas empresas. Entre eles estão não apenas as maiores marcas de consumo do mundo, instituições financeiras, empresas de tecnologia, as indústrias globais de aviação e transporte marítimo, mas também operadoras de satélite ou produções cinematográficas de Hollywood. Todos buscam a AGCS para soluções inteligentes e programas globais para seus maiores e mais complexos riscos em um ambiente de negócios multinacional dinâmico e nos confiam para oferecer uma experiência excepcional em sinistros.
Em todo o mundo, a AGCS opera com equipes próprias em mais de 30 países e por meio da rede e parceiros do Grupo Allianz em mais de 200 países e territórios, empregando cerca de 4.250 pessoas. Como uma das maiores unidades de Property-Casualty do Grupo Allianz, somos respaldados por classificações financeiras fortes e estáveis. Em 2021, a AGCS gerou um total de € 9,5 bilhões de prêmios brutos globalmente.
Para mais informações acesse www.agcs.allianz.com ou siga nossos perfis no Twitter @AGCS_Insurance e LinkedIn.
Joaquim Carlos às 10:00 Nenhum comentário:
Compartilhar

Adiada atividade de Plogging na Escola Superior Agrária de Coimbra


A atividade de plogging na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), agendada para hoje, das 9h00 às 12h00, devido às condições meteorológicas, foi adiada para o próximo dia 24 de janeiro, no mesmo horário.

Nesta medida, a organização do evento irá manter as inscrições abertas. Os interessados em participar na atividade e que ainda não se tenham inscrito devem fazê-lo através do link https://bit.ly/PloggingESAC2023 ou enviar e-mail para acaoplogging2023@gmail.com.
Recorde-se que esta atividade, aberta à comunidade, é organizada pelos alunos do 1º ano da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental, no âmbito da disciplina de Introdução à Proteção Ambiental, apoiada pela Associação de Estudantes da ESAC e seu Núcleo de Ambiente, e enquadra-se nas atividades desenvolvidas no contexto do programa EcoCampus.

O ponto de encontro para início da atividade é no expositor aviário, junto da Loja da Agrária.
Joaquim Carlos às 09:53 Nenhum comentário:
Compartilhar

Águeda | Maria Melo apresenta livro e exibe trabalhos artísticos em Valongo do Vouga

Artista natural da freguesia de Valongo do Vouga apresentou livro no dia do seu aniversário
               
O livro “Cruzes Canhoto”, da artista aguedense Maria Melo, foi apresentado no sábado, na Casa dos Rios, em Valongo do Vouga, num espaço onde estiveram também expostos alguns dos trabalhos artísticos da autora.
“Estas pinturas e os trabalhos que aqui estão lembram-me as raízes e quando falamos de Maria Melo Sereno e de Valongo do Vouga estamos a falar precisamente de raízes, das que se traduzem na ligação à nossa terra”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, aproveitando o momento para agradecer, mais uma vez, a Maria Melo por ter doado o seu espólio ao Município.

O Edil enalteceu esta “ligação bonita” que a artista tem com a terra onde nasceu, disponibilizando a Casa dos Rios e outros espaços do Município – que é “herdeiro da sua arte” – para que possa continuar a expor.
 
Maria Melo, natural de Valongo do Vouga, escolheu o dia do seu aniversário (celebrou no sábado 75 anos) e a Casa dos Rios, que tem um espaço com o nome de sua mãe, Sala Maria do Carmo, para apresentar este livro que representa a superação e o ultrapassar de dificuldades. O título do livro de desenhos e palavra é o resultado dos trabalhos que Maria Melo realizou com a mão esquerda, por ter o braço direito imobilizado durante um ano na sequência de um acidente.
 
“Ao trabalhar com a mão esquerda, começo a associar o meu traço ao da minha mãe. Ela fez-me oito desenhos, dos quais três estão neste livro, que tem este nome precisamente por pintar com a mão esquerda”, sublinhou Maria Melo, convidando os interessados a olharem para as páginas do livro e a “lerem os desenhos”.
 
Sobre mais este momento de apresentação do livro e de exposição dos seus trabalhos neste espaço “lindo” da freguesia de Valongo do Vouga e concelho de Águeda, onde tem sido “tão bem acolhida, com imenso carinho e amor”, declarou a sua “imensa gratidão”, agradecendo ainda a disponibilidade demonstrada em poder expor em outros espaços. “Sempre que me derem oportunidade, tenho sempre muito para apresentar”, disse, acrescentando que por detrás de uma exposição – como a criada propositadamente para este evento – “há um divertimento enorme”.
 
O sentir irrequieto, o auto desafio constante e o estar a pensar sempre em novos projetos são características de Maria Melo que foram enaltecidas nesta cerimónia.
 
Filipe Falcão, Presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, aproveitou o momento para agradecer a disponibilidade e sentido de entrega de Maria Melo à arte e à freguesia, bem como para apontar este como um exemplo de atividades que podem decorrer na Casa dos Rios, neste “espaço nobre de Valongo do Vouga”.
 
Nesta ocasião, foi ainda prestada uma homenagem póstuma a Manuel Borges de Oliveira, pelo seu particular contributo para a aquisição dos terrenos do Parque da Boiça.

De referir ainda que a sessão foi iniciada com um momento musical com a atuação do guitarrista Vasco Grãos.

 

Joaquim Carlos às 09:51 Nenhum comentário:
Compartilhar

Frio e neve em Portugal continental: temperaturas podem chegar aos -5ºC

Hoje é o dia da semana em que está prevista uma maior queda de neve que poderá atingir uma altura superior aos dez centímetros.
Durante os próximos dias, os termómetros deverão continuar a descer em todo o país. Algumas regiões poderão chegar às temperaturas negativas. Hoje é o dia da semana em que está prevista uma maior queda de neve que poderá atingir uma altura superior aos dez centímetros.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera adianta que há sete distritos do Norte sob aviso vermelho devido à agitação marítima.
A depressão Fien é responsável pelo agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, prevendo-se frio, chuva e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão Fien, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo", descreve o IPMA, num comunicado publicado na sua página da Internet.
O IPMA prevê a queda de neve acima dos 800/1.100 metros de altitude no Norte e Centro do país e a intensificação do vento, com rajadas que em algumas regiões poderão atingir os 120 quilómetros por hora.
A temperatura tambémirá “descer significativamente” entre terça e quinta-feira, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5 graus Celsius, sendo entre -5 C a 0º no interior Norte e Centro e entre 5 C e 8ºC no litoral da região Sul.
Os distritos de Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Viana do Castelo, Vila Real, Guarda, Porto, Viseu e Bragança estão sob aviso amarelo por causa da queda de neve acima de 800/1.000 metros, descendo a quota para os 500/700 metros entre as 06:00 de terça-feira e as 03:00 de quarta-feira.
Sete distritos do Norte e do Centro sob aviso vermelho devido à agitação marítima
Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão passar de aviso laranja para vermelho a partir desta terça-feira à noite devido à agitação marítima até às 06:00 de quarta-feira.
Ondas de noroeste com 7 a 7,5 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 12 a 14 metros”, segundo o IPMA.
Os distritos de Faro, Setúbal e Beja estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima forte até às 18:00 de terça-feira passando depois a aviso laranja até às 00:00 de quinta-feira.
Sob aviso laranja estão ainda os distritos de Castelo Branco e da Guarda devido à previsão de vento de oeste com rajadas até aos 120 quilómetros por hora nas terras altas.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa do vento forte, prevendo-se rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas.
Por causa do estado do tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pediu no sábado à população para que adote medidas preventivas para se defender da "descida significativa da temperatura", acompanhada de precipitação no Minho e Douro Litoral e neve nas terras altas.

SIC Notícias

Joaquim Carlos às 09:48 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.