quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
WSL World Tour - Teresa Bonvalot confirmada nas etapas do Havai
Sindicato ameaça cortar eletricidade a milionários e deputados em França
SIC regista tentativa de burla no MB WAY
Portalegre | 27 dadores de sangue em Nisa
Cantanhede | Obra foi financiada pela Câmara Municipal. Parque infantil dá nova vida à zona de recreio da Lagoa dos Coadiçais
Várias dezenas de crianças e jovens participaram no encontro organizado para assinalar a abertura do novo parque infantil criado na área de lazer contígua à Lagoa dos Coadiçais, na localidade de Lagoa, freguesia de Febres.
O acontecimento registou a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Raquel Grilo, presidente da Junta de Freguesia de Febres, e José Soares, diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria. No encontro estiveram ainda Carlos Sérgio Negrão, vereador da autarquia cantanhedense, e Paulo Pessoa, tesoureiro da Junta de Freguesia de Febres.
Na ocasião, o vice-presidente do executivo camarário referiu-se ao novo equipamento coletivo “como um fator que se espera que traga mais vida a uma zona tão convidativa da freguesia de Febres, pois trata-se de um espaço natural com bastante potencial turístico e que fica agora mais valorizado”. Segundo Pedro Cardoso, “o investimento realizado insere-se na estratégia municipal de qualificação dos espaços públicos, neste caso com a instalação de uma valência equipada para proporcionar recreio ativo às crianças em condições de segurança, uma valência que manifestamente fazia falta a esta zona”.
O autarca salientou que “o novo parque infantil reforça a atratividade do parque de lazer da Lagoa dos Coadiçais, uma vez que mobiliza os pais e os avós a acompanharem os seus netos, podendo assim usufruírem em conjunto de um local calmo e aprazível, em contato direto com a natureza”.
Já a presidente da Junta de Freguesia de Febres, Raquel Grilo, manifestou-se bastante satisfeita com o resultado do investimento da Câmara Municipal, o que agradeceu, tendo enaltecido “a parceria que permitiu dotar este espaço natural de eleição com uma mais-valia muito importante para as crianças e para as famílias. O que espero é que seja visitado e desfrutado por todos”, sublinhou.
A obra realizada ascendeu a mais de dezassete mil euros e foi financiada pelo Município de Cantanhede, no âmbito de um acordo com a Junta de Freguesia de Febres. Os trabalhos envolveram a execução de uma caixa de areia com cerca de 30 cm de altura e a instalação de equipamentos recreativos, todos devidamente certificados.
“Uma aventura para igualdade”: Estrutura de Atendimento “ Cataventos “ Promove Teatro em Castelo de Paiva
No âmbito da programação das actividades a desenvolver no corrente ano, a Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica“ Cataventos “, vai promover, na tarde do próximo Sábado, dia 21, pelas 14:30, no espaço do Centro Pastoral de Sobrado, uma peça de teatro denominada “ Uma Aventura pela Igualdade “.
Esta iniciativa cultural, realizada em parceria com a CIM do Tâmega e Sousa e o gabinete local da Rede Social, será apresentada pela Associação Social de Silveirinhos, e vai ajudar a perceber a importância de valorizar a igualdade, numa sociedade que se deseja mais justa, onde homens e mulheres possam gozar das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as área
A iniciativa tem entrada gratuita e a Rede Social de Castelo de Paiva convida a população a assistir a esta actividade cultural.
Carlos Oliveira
Proença-a-Nova | Técnicos do Município de Loulé visitam a Cozinha Partilhada de Montes da Senhora
A Cozinha partilhada da Cooperativa dos Montes da Senhora tem-se revelado um modelo para criar outros espaços idênticos como incubadora de pequenos projetos agroalimentares. A título de exemplo, este mês de janeiro, quatro técnicos da Câmara Municipal de Loulé visitaram a Cozinha Partilhada com o objetivo de conhecerem melhor este equipamento de gestão municipal.
A Cozinha Partilhada tem atualmente 11 produtores ativos em várias áreas: produção de chocolates, compotas, licores, transformação frutos secos e outros frutos de casca rija, e pastelaria. No ano de 2022 as instalações da cozinha partilhada foram requisitadas por 450 horas e usada por seis dos utilizadores desta unidade agroindustrial.
Com o objetivo de alavancar pequenos projetos locais existentes relacionados com a produção de produtos regionais, a cozinha partilhada da Cooperativa dos Montes da Senhora encontra-se a funcionar desde 2016 e está totalmente equipada, incluindo mobiliário, armário frigorífico e de congelação, fogão industrial a gás, máquina de embalamento a vácuo, abatedor de temperatura para congelação rápida, varinha mágica industrial, banho-maria, balança e espaço para escritório e sala de reuniões.
Os interessados em utilizar este equipamento deverão contactar o Município através do Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário (gapemp@cm-proencanova.pt).
Associação Nacional de Assembleias Municipais associa-se à luta contra o Cancro porque “à partida vale (quase) tudo”
O Cinema Português de Curta-Metragem volta a integrar os finalistas às nomeações dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
RECESSAP apresenta na FITUR o II Congresso Europeu da Semana Santa
REQUALIFICAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE SB MESSINES ORIGINA CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO A PARTIR DE 23 DE JANEIRO
II ENCONTRO: CANTANHEDE - HISTÓRIA, ARTE E PATRIMÓNIO
Propostas de Comunicação Na sequência do I Encontro Cantanhede - História, Arte e Património, o Círculo Português de Estudos Humanísticos, a Universidade Aberta e a Câmara Municipal de Cantanhede organizam, em colaboração e parceria com o Grupo de Investigação Arte, História e Património do CHAM - Centro de Humanidades da FCSH da Universidade Nova de Lisboa / Universidade dos Açores, com a FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e com o Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar, nos dias 31 de Março e 1 de Abril de 2023, um II Encontro, que procurará reunir o contributo de investigadores e interessados e que se orientará pelas seguintes linhas:
1.
O II Encontro centrar-se-á em torno das seguintes áreas temáticas:
Os
Meneses, senhores e condes de Cantanhede e marqueses de Marialva;
Biografias;
Património
edificado;
Culto
e devoções locais;
Contributos
para a história das freguesias do Concelho de Cantanhede;
O
antigo Concelho de Ançã. 2. Cumprindo o objetivo de, em cada
Encontro, se vir a dar, sucessivamente, relevo a um dos antigos
concelhos que hoje integram o de Cantanhede, um dos dias
realizar-se-á em Ançã e versará sobre esta vila. 3. Os estudiosos
e interessados em participar devem enviar, até ao dia 31 de janeiro,
para o mail IIEncontroCantanhede@hotmail.com
, o tema e o respetivo resumo (máximo de 3500 caracteres não
incluindo espaços), acompanhado de uma breve nota biográfica. Após
apreciação do Conselho Científico, os autores serão devidamente
notificados até ao dia 15 de fevereiro. 4. O programa definitivo e a
coletânea dos resumos das comunicações ficarão disponíveis até
1 de março. 5. Em cada Encontro serão disponibilizados os textos do
anterior que tenham sido previamente entregues pelos seus autores.
Saiba mais sobre o evento em:
https://sites.uab.pt/ii-encontro-catanhede/
Para qualquer esclarecimento: IIEncontroCantanhede@hotmail.com
Presidente do Instituto Piaget nomeado Conselheiro Institucional da EUCED
Bloco promove sessão aberta "RUMO AO I FÓRUM LGBTQI+" em Coimbra
Silves | CONTRATO PARA REINÍCIO DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DA FEITORIA FENÍCIA JÁ FOI ASSINADO
Estudantes da ESAC promovem recolha de resíduos elétricos e eletrónicos
António Chainho estreia o novo espetáculo no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz
Centro de Valorização de Eleitos Locais da ANAM coloca em debate importância do Revisor Oficial de Contas no Município
- A atividade do Revisor Oficial de Contas (ROC) como apoio aos eleitos locais e a realidade contabilística e financeira do Município são dois dos temas que serão abordados nesta sessão dedicado ao papel do ROC no Município.
- O encontro está marcado para amanhã, dia 19 de janeiro, através da plataforma Zoom, pelas 17:30.
- Inscrições online disponíveis através do CVEL.