segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023
Abusos sexuais na Igreja: “Castração química de pedófilos é uma medida eficaz”, defende André Ventura
“SÃO 100 ANOS DE CARNAVAL” MARCA O RITMO DO CENTENÁRIO DO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS
“O meu cérebro é maior do que o teu! – Happychemistry e a paz dos sexos”
Desenvolvida metodologia mais rápida para o diagnóstico genético de doença rara que pode levar à cegueira
Estudo revela que adolescentes querem tecnologia interativa nos museus
MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE DINAMIZOU WORKSHOPS DE FORMAÇÃO PARA ASSOCIAÇÕES
SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIU NO IV MEETING INTERNACIONAL CIDADE DE LEIRIA
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na IV edição do Meeting Cidade de Leiria.
A competição destinada ao escalão de Infantis contou com a participação de 220 atletas em representação de 30 clubes nacionais e contou ainda com a presença de 15 atletas em representação da Federacion Extremena de Natation.
A competição decorreu no passado fim de semana no Complexo Municipal de piscinas de Leiria.
A prova com eliminatórias de manhã e finais no período da tarde, contou com uma comitiva de 7 atletas da SCC, Afonso Oliveira, Santiago Pereira, Francisco Sousa, Filipa Loisas, Leonor Silva, Maria Fernandes e Laura Monteiro.
Com a participação em várias finais por parte de alguns atletas, o maior destaque vai para a conquista do pódio de Filipa Loisas que obteve o bronze nos 100 Mariposa.
COLUMBÓFILA PARTICIPOU NO ARENA LISBON INTERNACIONAL MEETING COM SEIS NADADORES
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede esteve presente na edição do 2023 do ARENA LISBON INTERNACIONAL MEETING, competição considerada a mais competitiva de sempre.
Com uma participação internacional de elevada qualidade onde sobressai o nome do ucraniano recordista mundial dos 50 mariposa, Andriy Govorov, a este meeting decorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro, no complexo olímpico do Jamor e contou com a presença de cerca de 200 atletas estrangeiros, 50 atletas Ingleses, 45 de Espanha, 45 da Suíça, 17 de França, 15 de Itália, 10 da Roménia, 5 da Irlanda, 1 de Angola e aos quais se juntaram 572 atletas nacionais num total de 750 participantes.
A comitiva da Sociedade Columbófila, composta por Martim Pascoal, Guilherme Cardoso, Anastácia Protolyuk, Leonor Cavaleiro, João Lucas e Martim Silva participou em cerca de 20 provas individuais.
A participação neste competição revelou-se de extrema importância para avaliar o rendimento desportivo neste momento, permitindo assim preparar com mais rigor a prova mais importantes do período de inverno o OPEN de PORTUGAL que se realizará no Funchal na ultima semana de Março.
SEIS CADETES DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE PARTICIPARAM NA SEGUNDA JORNADA DO PRIMEIRO MERGULHO
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na 2ª jornada do 1º mergulho.
A competição organizada pela Associação de Natação de Coimbra teve 150 jovens a competir em representação de 10 clubes.
As piscinas municipais de Miranda do Corvo receberam no passado dia 12 de fevereiro os jovens atletas, sendo que para a sua grande maioria foi a primeira experiência em competições de natação.
A coletividade de Cantanhede participou no evento com 6 jovens cadetes que estiverem em bom plano apresentando já uma grande evolução relativamente a 1ª jornada que se realizou no passado mês de dezembro.
CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 18 – MASCULINOS 4ª FASE – 2ª DIVISÃO - SÉRIE G
SOCIEDADE COLUMBÓFILA ORGANIZOU TORNEIO DE MINIBASQUETE
Numa organização da Secção de Basquetebol, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, realizou-se no passado dia 11 de fevereiro, na cidade de Cantanhede, no pavilhão Marialvas, o convívio de Minis 10, no qual participaram as equipas da Associação Académica de Coimbra, Ginásio Clube Figueirense, Clube Desportivo Lousanense, Olivais Futebol Clube Sampaense Basket e a equipa organizadora a Sociedade Columbófila.
Tratou-se de um convívio que se pautou, por um ambiente de grande festa, que contou com muita diversão e energia dos pequenos atletas, assinalando também, o primeiro convivo desta época, neste escalão, que contou com muitos pais e familiares, que aplaudiram as crianças participantes.
ASSOCIAÇÃO DE PATINAGEM DE COIMBRA REALIZA 1º TREINO DA SELECÇÃO REGIONAL EM CANTANHEDE
Com a colaboração do Municipio de Cantanhede e da Secção de Patinagem da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, a Associação de Patinagem de Coimbra, vai concentrar na cidade de Cantanhede, no dia 18 de fevereiro, sábado, cerca de 60 patinadores, convocados para participarem no primeiro treino da Selecção Regional de Patinagem Artística, integrado no Plano de Atividades daquela Associação para 2023, que contempla ainda, que as referidas Seleções Regionais passem a ter atividade ao longo de toda a época desportiva, de forma a potenciar a preparação dos seus atletas para os compromissos Inter associativos.
Os trabalhos desta concentração, terão o seu início, no Pavilhão Marialvas, pelas 09h00 e terminarão cerca das 19h00, estando em treino os patinadores dos escalões de infantis, iniciados, cadetes, juvenis juniores e seniores, que serão acompanhados, pelos seus treinadores, convidados a estarem presentes na zona técnica do treino da Seleção Regional.
Neste treino de observação, para além do treino de patinagem artística, serão igualmente efectuadas sessões motivacionais a cargo da Psicóloga das Seleções e atividades formativas para dinamização do convívio e partilha entre todos os participantes.
Em complemento destas actividades e tendo em conta os trabalhos desenvolvidos pela Sociedade Columbófila na implementação da patinagem artística no concelho de Cantanhede, a Associação de Patinagem de Coimbra, entre as 13h00 e as 14h30 e as 18h00 e as 19h30, vai igualmente promover actividades de patinagem, aberta a todas as pessoas interessadas, proporcionando desta forma os primeiros contactos com a modalidade.
Barcelos | SEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO Como dizer “não” à violência no namoro?
- 23.2% dos/as estudantes afirmam já ter sido culpados/as, criticados/as, insultados/as, difamados/as ou acusados/as sem razão, e 20.5% afirmam já ter sofrido e praticado estes mesmos atos;
- 19.3% relatam que já foram alvo de controlo na sua forma de vestir, penteado ou imagem, locais frequentados ou amizades ou companhias;
- 16% afirmam que as suas coisas pessoais já foram mexidas sem autorização (e.g., conta de e-mail, perfil das redes sociais, bolsos do casaco, telemóvel, carteira, agenda);
- 15.7% afirmam já ter sido ameaçados/as verbalmente ou através de comportamentos que causem medo (e.g., gritando, partindo objetos, rasgando a roupa);
- 12.6% relatam que já foram impedidos/as de trabalhar, estudar ou sair sozinhos/as;
- 9.4% reportam que já foram fisicamente magoados/as, empurrados/as, pontapeados/as, esbofeteados/as ou alvo de murros ou cabeçada
Ana Reis
Ciclo de Primavera dos ISP Dialogues arranca a 22 de fevereiro na UCP-Porto. Católica organiza aulas abertas que estimulam pensamento crítico e uma visão global do direito internacional e europeu
Tempos Cruzados nas freguesias do concelho de Reguengos de Monsaraz
Magnatas russos redescobrem o futebol do Brasil e chegam para comprar
Expulsos do mercado europeu, devido ás sansões russas devido à guerra na Ucrânia, os investidores russos parecem estar a rumar ao mercado do futebol brasileiro.
A notícia foi avançada pelo blogue do jornalista desportivo Rafael Reis, no portal UOL. De acordo com esta fonte, pelo menos quatro clubes das duas primeiras divisões brasileiras receberam nas últimas semanas representantes de investidores do país liderado por Vladimir Putin, interessados na compra das suas SAF (Sociedades Anónimas do Futebol).
Entre estes negócios um deles destaca-se entre os demais, o Londrina, nono colocado na última Série B, que já terá recebido uma proposta russa na casa de 80 milhões de reais (14 milhões de euros) para assumir a gestão do seu departamento de futebol. Metade desse valor ficará com o clube e a outra metade irá para a SM Sports, empresa do agente Sérgio Malucelli que é dona do centro de treino utilizado pela equipa.
Além deste grupo que deseja comprar este clube, cujos integrantes têm sido mantidos em sigilo pelos envolvidos na negociação, há pelo menos mais um fundo da Rússia a prosperar com negócios no futebol brasileiro. Esses dois investidores não são novos no mundo do futebol, já tinham dinheiro em equipas do seu país de origem e querem uma expansão. O blogue avança que o plano A era assumir o comando de equipas em mercados do primeiro escalão europeu, mas, como encontraram as portas fechadas, acabaram por fazer uma mudança de rota e acabar no Brasil.
Recorde-se que assim que Vladimir Putin decidiu invadir a Ucrânia, vários empresários como Roman Abramovich, na altura dono do Chelsea, foram sancionados pelos países onde se localizavam esses negócios, neste caso o Reino Unido. O Brasil, é neste momento um país neutro ao conflito e com uma grande cultura de futebol, logo tornou-se um alvo evidente para este tipo de investidores.
Lembra-se que quando começou a guerra Abramovich viu as suas contas bloqueadas no Reino Unido e foi obrigado pelo governo britânico a vender o clube ao norte-americano Todd Boehly por ser um “apoiante da guerra”, algo que não irá acontecer em terras de Vera Cruz.
Sublinha-se que dos 20 clubes participantes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro deste ano, quatro tem os seus departamentos de futebol a ser geridos por investidores estrangeiros. O Botafogo, treinado pelo português Luís Castro, está nas mãos do norte-americano John Textor, o Bahia também treinado pelo português Renato Paiva faz parte do grupo City ligado ao Manchester City, o Vasco da Gama no Rio de Janeiro, pertence ao fundo 777 Partners e o Bragantino faz parte do grande universo Red Bull.
Beatriz Cavaca/Executive Digest
Abusos sexuais na Igreja: as conclusões da comissão independente
MUNICÍPIO E LNEC AVALIAM PERDAS DE ÁGUA NO CONCELHO DA MARINHA GRANDE
“A Sustentabilidade e o Futuro de Aveiro 2030” abre ciclo de conferências do PSD Aveiro
Ana Rita Cavaco, José Pina e Sofia Gaio são os convidados deste primeiro colóquio, a 25 de fevereiro, pelas 15h30, no ATLAS Aveiro
O PSD/ Aveiro abre no próximo sábado, dia 25 de fevereiro, pelas 15h30, no ATLAS Aveiro, o seu ciclo de conferências sob o tema “A Sustentabilidade e o Futuro de Aveiro 2030” e que contará com a presença e a participação de Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, José Pina, Coordenador da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 e Sofia Gaio, Responsável pela estratégia de marketing da “Oeiras Valley” e perita internacional para as áreas da Comunicação, Ciência e Ensino Superior.
O encerramento da primeira conferência do PSD Aveiro estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.
No anúncio da conferência, Simão Santana, Presidente do PSD Aveiro, relembrou que “no início do nosso mandato (março, 2022) um dos compromissos fundamentais que assumimos com os militantes do PSD e com os Aveirenses foi o de abrir o Partido em Aveiro à sociedade civil”, lembrando que “este é um colóquio organizado pelo PSD Aveiro, mas onde queremos que todos participem. Olhar para futuro, planear e projetar os próximos anos do Município e da Cidade de Aveiro tem de contar com o contributo de todos. O papel de um Partido como o PSD é traduzir os desafios e dificuldades em oportunidades para todos e com a cooperação de todos”, afirmou.
Inovação, Cultura e Saúde no centro do desenvolvimento do Município
Para este primeiro momento de pensamento e debate sobre o futuro do Município, o PSD Aveiro decidiu abordar os temas da Inovação, da Cultura e da Saúde, considerando serem áreas fundamentais para a sustentabilidade e desenvolvimento da sociedade aveirense, portuguesa e europeia, no início da terceira década do século XXI.
“Habitualmente associamos a palavra sustentabilidade às questões relacionadas com o Ambiente e as alterações climáticas. Também por aí quisemos passar uma mensagem diferente, mas igualmente importante: a sustentabilidade das nossas sociedades, a sua capacidade para se regenerarem e manterem-se coesas é essencial. É esta aptidão que vai permitir-nos trabalhar como sociedade para termos melhor ambiente, melhor economia, melhor coesão social e mais qualidade de vida”, concluiu Simão Santana.
Esta é a primeira de várias atividades que a Comissão Política do PSD/ Aveiro vai levar a cabo ao longo do ano de 2023, apostados que estamos em continuar o nosso trabalho de escuta e proximidade junto dos Aveirenses, com foco e atenção política para temas fundamentais na vida das pessoas.
Programa:
15.30h Abertura
Simão Santana, Presidente PSD Aveiro
15.45h A Cultura na Sociedade Aveirense
José Pina, Coordenador da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027
16.00h Estratégias Europeias e Mundiais de Sustentabilidade
Sofia Gaio, Perita Internacional de Comunicação, Ciência e Ensino Superior
16.15h A Saúde no horizonte 2030
Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros
16.30h Debate
Abertura à participação do público
16.50h Coffee-Break
17.00h Encerramento
José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD
Aluno da Universidade de Coimbra vence competição internacional de simulação
Arthur Jorge Correa, aluno do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) venceu a “Student Simulation Competition”, da empresa americana Simio, que envolveu a participação de milhares estudantes de todo o mundo.
No âmbito desta competição internacional, o aluno do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do DEM desenvolveu um trabalho na área da logística desportiva, mais concretamente ligado à avaliação das operações e da logística durante um jogo de futebol. «O objetivo era simular as operações num estádio de futebol com capacidade para cinco mil pessoas, que tinha muitos problemas, por exemplo, longas filas de espera e, por consequência, a baixa satisfação dos adeptos e também baixos níveis de lucros, porque com longas filas os adeptos acabavam por desistir de utilizar os serviços disponíveis», começa por explicar Arthur Jorge Correa.
De forma a resolver estes problemas, o estudante construiu um modelo base, que reflete a situação atual do sistema, implementando medidas para melhorar as operações, os lucros e a satisfação dos adeptos, através do software de simulação da Simio. «Uma das melhorias implementadas foi uma fila de espera rápida na entrada do estádio, porque, por exemplo, os adeptos podiam trazer bolsa ou não, e o modelo atual considerava que os adeptos sem bolsa tinham que esperar a revista dos adeptos com bolsa. Assim, implementei uma fila para os adeptos que não trazem mochila e passam diretamente para a entrada do estádio», descreve o aluno do DEM.
«Também considerei a opção de voluntários nas lojas e nos bares do estádio, o que permitiria uma redução de custos, filas rápidas também nos bares para adeptos que só queriam comprar bebidas, e, ainda, um ajuste na capacidade, porque muitos serviços não tinham pessoal para atender todo a procura», acrescenta.
Para Arthur Jorge Correa, que venceu um prémio de 2500 dólares, ter participado e ganho esta competição «é fundamental para o currículo, mas é também importante no sentido de gerar competição e claro, aprender mais sobre simulação, pois é uma área em que gostaria de trabalhar no futuro».
A empresa Simio foi criada para fornecer soluções de ponta na área do design, emulação e agendamento de sistemas complexos. Com sede na Pensilvânia, esta empresa norte-americana dedica-se a fornecer um conjunto possível de ferramentas de simulação e programação de produção. A rede global de parceiros da Simio abrange todo o mundo, com representação em mais de 28 países.
Mais informações sobre esta competição internacional aqui.
Sara Machado
Câmara de Águeda acolhe encontro sobre mobilidade elétrica