terça-feira, 14 de fevereiro de 2023
EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões e ANJE juntaram jovens da região para iniciativa sobre Programa Erasmus+
A realizar no espaço do CICL. ESTUDANTES DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE APRESENTAM EXPOSIÇÃO EM CASTELO DE PAIVA
Marinha Grande | DUAS MIL CRIANÇAS PARTICIPAM NO DESFILE DE CARNAVAL ESCOLAR
Porto de Mós | Fernando Rosas – ‘48 Anos de ditadura: os mecanismos de sobrevivência do regime'
Proença-a-Nova | Máquinas florestais autónomas mais perto de trabalhar no território
A ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra e o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta juntaram-se à Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul para acrescentar valências a um equipamento florestal adquirido por esta entidade para trabalhar nos municípios da sua área de intervenção: Proença-a-Nova, Oleiros, Vila de Rei e Mação (Sertã já dispõe de equipamento idêntico) em limpezas florestais, manutenção de caminhos, corta-fogos ou gerir os combustíveis em torno das habitações e dos aglomerados populacionais.
Na prática estão a ser acrescentadas novas valências à máquina que, quando concluídas, permitirão o seu funcionamento sem a presença de um operador. “O que instalámos é um sistema sensorial composto por três tipos diferentes de perceção: temos câmaras em toda a volta do dispositivo, sensores térmicos e sensor laser”, explica Carlos Viegas, da ADAI. Estes sensores permitirão que a máquina se adapte ao terreno que está a limpar, evitando obstáculos e avaliando a cada momento o terreno em que está a operar. É ainda capaz de identificar a presença de seres vivos através dos sensores térmicos.
O objetivo é dotar a máquina de inteligência e de funcionamento autónomo, através da sua pré-programação: “ao colocarmos este tipo de automatismos não estamos a dizer que vamos tirar completamente as pessoas do terreno, elas vão ser sempre necessárias, o que podemos é maximizar a sua capacidade de trabalho”, acrescenta Carlos Viegas. Esta é uma forma, por exemplo, de responder à falta de mão de obra neste sector. “A nível internacional estamos na linha da frente neste tipo de tecnologias”, acrescenta. Alfredo Dias, do SerQ e Universidade de Coimbra, acrescenta que em cada demonstração que for feita vão sendo apresentadas novas funcionalidades que ainda estão a ser desenvolvidas e melhoradas. Na sua perspetiva, “nós só poderemos contribuir para resolver o problema dos incêndios com recurso à tecnologia porque com recurso à força humana temos uma batalha muito difícil e com muitas derrotas pelo caminho”.
O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, destaca a colaboração entre entidades que permite que o conhecimento circule das universidades para o terreno, neste caso no problema dos incêndios rurais que continuará a aumentar, até pelas alterações climáticas que “vão traduzindo eventos mais gravosos e recorrentes, com ciclos cada vez mais curtos”. As faixas de interrupção de combustível e a limpeza em redor dos aglomerados populacionais são fundamentais nesta estratégia. Este equipamento poderá agora ser utilizado nestes casos, na utilização conjunta que for feita em articulação com os outros municípios em função da “priorização da sua atividade”.
A demonstração deste equipamento foi realizada no dia 10 de fevereiro junto ao Aeródromo Municipal e contou com a presença das várias entidades envolvidas neste projeto Forest 4 Future, financiado pelo Centro 202, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, dos presidentes das Uniões e Juntas de Freguesia do concelho e ainda de público ligado a este sector de atividade.
Proença-a-Nova | Semana das Profissões destaca Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas
O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova promoveu a Semana das Profissões entre os dias 6 e 10 de fevereiro, realizando atividades específicas de informação escolar e profissional e potencializando a articulação entre a escola e o futuro do mercado de trabalho. Para além de envolver os alunos dos cursos profissionais, a iniciativa teve como objetivo promover o ensino profissional existente no Agrupamento, nomeadamente os cursos de gestão de equipamentos informáticos – em funcionamento o primeiro ano, de informática - instalação e gestão de redes e de restaurante/bar, estes dois no segundo ano. No último dia da iniciativa, Jorge Santos, coordenador dos cursos profissionais do Agrupamento, destacou o empenho dos alunos – “porque fizeram um trabalho extraordinário” -, e a ligação destes cursos ao território: “estamos a apostar porque temos iminente que a informática e a restauração para o território onde nós estamos são as áreas que neste momento têm mais procura. Proença-a-Nova não pensa em áreas que não façam sentido”, referiu.
Durante a Semana das Profissões realizaram-se atividades como a 2ª edição do concurso de pastelaria, em que participaram a ETPZP - Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal e a Escola Tecnológica e Profissional do Sicó; jogos internet segura e robótica; workshops sobre utilização avançada de correio eletrónico, montagem de um computador ou sobre que computador escolher na hora de comprar um novo; três workshops técnicos alusivos à vertente da informática, tendo como destinatários os alunos do 8º ano; apresentação de cidadania digital e segurança na internet, que decorreu na EB da Sobreira Formosa; “Internet - afinal como é que funciona?”, que contou com a presença de docentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Tecnologia”; “Chandeleur en musique”, que consiste na preparação, confeção e organização de um serviço alusivo a uma tradição francesa de comer crepes; ou o colóquio “fake news”, dinamizado pela jornalista Lídia Barata, do jornal “Reconquista”, entre outras.
Decorreu ainda um colóquio com antigos alunos do Agrupamento, nomeadamente Gabriela Ribeiro (curso profissional de técnico de comércio); Ana Marques (curso profissional de técnico de animador sociocultural); Pedro Mendonça (curso profissional de técnico de gestão e programação de equipamentos informáticos) e Hugo Catarino (curso profissional de tecnologias e informática), que resultou numa conversa aberta sobre muitas das dúvidas e alguns dos mitos que se debatem nos dias de hoje sobre o ensino profissional.
Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta da ULSNA recebe viatura eléctrica
Sessão sobre a importância da atividade física em Gavião
O serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro de Saúde de Gavião realizou, no passado dia 2 de fevereiro, uma apresentação às turmas do 10º e 12º ano do Agrupamento de Escolas do Gavião sobre o tema “A atividade física como promotora do bem-estar físico e mental”.
“A prevenção de quedas nos idosos” em Alter do Chão
Ação sobre prevenção da gravidez na adolescência na Escola Secundária de Ponte de Sor
X TORNEIO CIDADE DE CANTANHEDE E VII TORNEIO JOAQUIM PADILHA JÁ TEM DATAS PARA A SUA REALIZAÇÃO
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com a colaboração da Direcção Geral, agendou a realização do X - Torneio Cidade de Cantanhede, para a tarde do próximo dia 3 de junho, sábado.
A referida competição, que este ano assinala a 10ª edição, terá lugar no Complexo de Piscinas Municipais da cidade de Cantanhede, contando para o efeito, com o alto patrocínio do Município de Cantanhede, que nos últimos anos se tem afirmado como um parceiro de grande relevo.
O Torneio é dirigido aos nadadores dos escalões de Infantis, juniores e seniores, dos clubes convidados, sendo no final atribuído aos clubes que atinjam os 3 lugares do pódio, troféus e prémios monetários, sendo igualmente entregue um troféu a todos os restantes clubes participantes nesta competição.
Para o dia seguinte, 4 de junho, domingo, com início pelas 9h30, está agendada a realização do VII – Torneio Joaquim Padilha, destinado a homenagear uma das figuras de maior referencia na natação regional, no mesmo local e dirigido em exclusivo ao escalão de cadetes, sendo igualmente premiados os 3 primeiros clubes classificados no fim da competição.
16 Eco-Escolas do concelho viram reconhecido o seu desempenho. Escola Técnico Profissional e Escola Básica Cantanhede-Sul hastearam a Bandeira Verde
CONSTITUÍDO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA DA MARINHA GRANDE
RUA DA PORTA DA AZÓIA, EM SILVES, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 20 DE FEVEREIRO, ENTRE AS 14H00 E AS 16H00
Alvaiázere | Reviver uma época em autocolantes: anos 80 - exposição temporária
A presente exposição temporária, patente ao público no Museu Municipal de Alvaiázere, e intitulada “Reviver uma época em autocolantes: anos 80”, pretende ser uma mostra que retrata a “época de ouro” dos autocolantes.
Nesta mostra figuram 205 autocolantes de concelhos do distrito de Leiria e de Santarém. Além dos autocolantes de Alvaiázere, também estão representados os concelhos de Figueiró dos Vinhos, Pombal, Ansião, Tomar, Ourém e Ferreira do Zêzere.
Esta exposição apresenta-se como um autêntico regresso ao passado e às memórias de um objeto tão simples e acessível que, no entanto, marcou uma geração.
Pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 11h e as 17h; e aos fins-de-semana, das 11h às 13h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.
Instituto Pedro Nunes no TOP 10 das melhores incubadoras do Mundo
WSL World Tour - Teresa Bonvalot despede-se do Havai com 17.º posto
Foto: Teresa Bonvalot (Crédito: WSL)
Havai
(13/02/2023) – Teresa
Bonvalot concluiu, esta segunda-feira, a participação na segunda
etapa do Circuito Mundial de Surf da World Surf League com um 17.º
posto final, depois de não ter passado qualquer ronda em Sunset
Beach. Após
ter conseguido o 9.º posto em Pipeline, a campeã nacional
despediu-se do Havai com uma derrota nas repescagens.
Teresa
esteve na água em duas ocasiões no dia inaugural da etapa havaiana,
mas em nenhuma delas se conseguiu encontrar com o mar. A surfista
portuguesa esteve em ação logo no primeiro heat do campeonato, onde
foi derrotada pela australiana Molly Picklum e pela brasileira
Tatiana Weston-Webb, não conseguindo mais que 0,67 pontos.
A
campeã nacional voltou à água na ronda de repescagem, onde
enfrentou a havaiana Gabriela Bryan e a norte-americana Caroline
Marks. Teresa não conseguiu melhorar a performance anterior e acabou
eliminada, com um score de 0,77 pontos.
Teresa Bonvalot
regressa, agora, a Portugal, onde no início de Março acontece a
terceira etapa do circuito mundial de 2023. A surfista portuguesa
ainda não tem a presença garantida em Peniche, mas poderá
beneficiar do estatuto de primeira suplente, caso alguma das
surfistas atualmente lesionadas não recupere a tempo.
CONSULTA PÚBLICA DAS PROPOSTAS DE ATRIBUIÇÃO DE NOVA TOPONIMIA NAS FREGUESIAS DE SILVES E DE ALCANTARILHA DECORRE ATÉ 13 DE MARÇO
Alunos do secundário são “Engenheiros Químicos por um dia” na Universidade de Coimbra
O Departamento de
Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Universidade de Coimbra (FCTUC) vai receber, na próxima quinta e
sexta-feira (16 e 17 de fevereiro), diversos alunos do ensino
secundário que terão a oportunidade de ser “Engenheiros Químicos
por um dia”.
Vestidos a rigor,
vão poder colocar as “mãos na massa” em pleno laboratório e,
desta forma, experienciar um dia da vida de um engenheiro químico,
profissão que envolve muita engenharia e tecnologia de ponta. Nesta
ação as experiências a realizar pelos alunos serão devidamente
ajustadas, tanto quanto possível, ao nível de conhecimento que
trazem, estando alinhadas em temas muito diversos.
Sendo
“Engenheiros Químicos por um dia”, os estudantes podem
desenvolver baterias ou células fotovoltaicas; preparar
nanomateriais para fins médicos ou ambientais; construir
biossensores ou materiais para pensos; produzir materiais poliméricos
biodegradáveis; descontaminar águas; entre outras atividades
científicas. Todas estas tarefas serão devidamente acompanhadas por
cerca de 50 investigadores, que integram os grupos/centro de
investigação associados ao DEQ, nomeadamente o BioMark@UC, o Centro
de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos
Produtos da Floresta (CIEPQPF) e o Polymer
Synthesis & Characterization
(PolySyc).
De acordo com os
docentes do DEQ, Luísa Durães e Jorge Pereira, «esta
ação pretende, sobretudo, dar a conhecer aos alunos a realidade da
investigação e do conhecimento na área da Engenharia Química,
desmitificando as dificuldades e os receios que os estudantes possam
sentir quando se coloca a possibilidade de enveredar pelo ramo das
ciências e da tecnologia.
«Certos
do sucesso do evento, continuamos a motivar os alunos do nosso país
para uma aprendizagem focada no mundo das Ciências, da Engenharia e
da Tecnologia, num sentimento de missão cumprida ao ver o brilho no
olhar dos nossos jovens, em sinal de “Eureka”»,
garante a docente Goreti Sales.
A atividade
“Engenheiro Químico por um dia” surgiu na sequência de um
desafio do Externato Ribadouro, no Porto, que manifestou interesse em
dar a conhecer aos seus alunos a realidade experimental da
investigação no ensino superior. Numa convergência imediata entre
este interesse do Externato e a vontade da Universidade de Coimbra em
fazer chegar o conhecimento científico e tecnológico aos alunos do
ensino secundário, estabeleceu-se há um ano um protocolo de
colaboração.
Neste âmbito, o
DEQ já recebeu a visita de cerca de duas centenas de alunos do
secundário, que vivenciaram este dia como um engenheiro químico,
tendo ficado «altamente
motivados a saber mais sobre os trabalhos que experienciaram»,
concluem.
Sara
Machado
Assessora
de Imprensa
Universidade
de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia
Câmara de Águeda promove partilha de boas práticas com parceiros europeus do Projeto DIRTT