quarta-feira, 1 de março de 2023
BOLETIM INFOADASCA EDIÇÃO Nº. 31 PARA MARAÇO 2023
Em Mortágua: Biblioteca Municipal participa no aniversário da Biblioteca Branquinho da Fonseca
A Biblioteca Municipal de Cantanhede teve oportunidade, ontem, dia 28 de fevereiro, de se associar às comemorações do 19º aniversário da Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca, em Mortágua.
Através de um convite formulado por aquele equipamento cultural beirão às dezanove bibliotecas que integram a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, as diversas instituições culturais têm assim oportunidade até ao próximo dia 3 de março, de assinalarem em conjunto a efeméride e proporcionar uma grande festa em torno dos livros e da leitura.
Sob a mote O livro une pessoas, reforça laços e promove pontes entre os Municípios da nossa região, mais de 150 crianças dos Jardins de Infância locais tiveram assim oportunidade de assistir, ontem, à leitura animada de diversas obras proporcionadas pelas Bibliotecas de Cantanhede, Vila Nova de Poiares, Condeixa, Coimbra e Figueira da Foz.
Com uma equipa composta por três técnicas, a Biblioteca Cantanhede efetuou a animação do conto “Sopa de Nada”, da autoria de Darabuc, pseudónimo do escritor espanhol Gonzalo García Rodríguez, e da ilustradora iraniana, Rashin Kheiriyeh. A “Sopa de nada” é uma fábula que se inspira numa antiga receita, a da Sopa de pedra, um conto popular que, tal como acontece frequentemente com os contos de origem tradicional, apresenta diferentes versões consoante o país onde é contado. Nesta história infantil são destacados vários os aspetos, com natural destaque para a importância da partilha e da solidariedade, para além de salientar que em situações de necessidade e dificuldades, muitas vezes só é preciso um pouco de engenho e imaginação.
Os outros contos animados neste primeiro dia de comemorações foram “As preocupações do Billy, “O lobo que tinha medo da sua sombra”, “Corre, corre cabacinha” e “O som das lengalengas”, que foram animados por técnicas das Bibliotecas Municipais de Vila Nova de Poiares, Condeixa-a-Nova, Coimbra e Figueira da Foz, respetivamente.
Recordando o colapso da Ponte Hintze Ribeiro. AFVTER ASSINALA NO SÁBADO 22º ANIVERSÁRIO DA TRAGÉDIA
Laboratório Vivo para a Descarbonização de Évora - LVPdE PARCEIROS APRESENTAM ATIVIDADES E PLANEIAM FUTURO
Decorreu no dia 27/02/2023, no Espaço Ambiente, situado na Mata do Jardim Público de Évora, uma sessão de apresentação das atividades desenvolvidas no âmbito do LVpDE, que incluiu a inauguração do “Zoom Operativo”, um espaço tecnologicamente apetrechado e adaptado para interação com a comunidade
O Laboratório Vivo para a Descarbonização de Évora é um Projeto liderado pelo Município de Évora, que tem como foco o centro histórico da Cidade e que visa a implementação e demonstração de soluções tecnológicas inovadoras ligadas aos setores dos transportes e mobilidade, da promoção da eficiência energética e do espaço urbano eficiente.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, também responsável pelo Pelouro do Ambiente, participou na sessão, cabendo-lhe referir a importância do LVpDE no âmbito da estratégia de defesa do ambiente e proteção contra os efeitos nocivos das alterações climáticas, que tem vindo a ser levada à prática pelo Município de Évora, e que se encontra consubstanciada no desenvolvimento de vários programas e projetos, dos quais destacou, entre outros, o POCITYF – Positive Energy CITY Transformation Frameworkfacebook e o Projeto Life Água da Prata.
Salientou ainda Alexandre Varela a excelente cooperação institucional que tem permitido unir e concertar meios, conhecimento e competências nas mais diversas áreas, conduzindo a excelentes resultados em torno do objetivo comum de fazer de Évora uma cidade inteligente, eficiente e inovadora em soluções ambientais que garantam já hoje e no futuro, melhor saúde e qualidade de vida para os residentes e visitantes.
Para além da Câmara Municipal de Évora, as entidades parceiras – ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo); LOGISTEMA (Consultores de Logística); DALOOP (Soluções de Mobilidade); Universidade de Évora; ALTICE (Telecomunicações); DECSIS (Sistemas de Informação); CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) – apresentaram informação sobre o trabalho que têm vindo a desenvolver no âmbito do LVpDE relacionado com as respetivas áreas de atividade, bem como o que cada uma delas tem programado para o futuro.
Das atividades apresentadas, destacam-se:
- A criação de um “Zoom Operativo do Cidadão”, espaço interativo desenvolvido pela ADRAL, dotado de meios tecnológicos que foi criado para interação com a comunidade com o objetivo de divulgar os resultados obtidos através da implementação do LVpDE. Assinalando a respetiva inauguração, o espaço recebeu a visita de uma turma do 6º ano de escolaridade da Escola Manuel Ferreira Patrício, que assistiu a uma aula sobre a qualidade ambiental, com temas associados à mobilidade e eficiência energética adaptados ao seu nível de ensino.
-A instalação de um “poste inteligente” de iluminação pública, que tem a particularidade de estar equipado com uma access-point Wi-Fi, um sensor de qualidade do ar e uma câmara de monitorização da mobilidade pedonal, esta em conformidade com as normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados. A informação recolhida é enviada, através de rede de fibra ótica, para o centro de monitorização e gestão do LVpDE.
- A caraterização da situação atual no que diz respeito a mobilidade inerente às necessidades de abastecimento logístico no Centro Histórico de Évora, com apresentação de propostas de solução ambientalmente mais limpas, funcionais e enquadradas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora;
- A instalação de sensores (75 de estacionamento e 10 de contagem de viaturas) para monitorização de fluxos de circulação rodoviária e de estacionamento em locais estratégicos, com desenvolvimento de plataforma digital de suporte para monitorização e gestão de dados.
-A remodelação da iluminação pública, com substituição das luminárias tradicionais por outras mais eficientes dotadas de tecnologia LED e ligadas a sistemas de telegestão, proporcionando ganhos energéticos significativos, com poupança de energia na ordem dos 70%. Para acompanhar a apresentação de atividades esteve presente Ana Salgueiro, Consultora do Fundo Ambiental, entidade que no âmbito da Secretaria Geral do Ambiente, tem como função a coordenação da atribuição de apoios públicos na área do ambiente e ação climática. Refira-se que o Fundo Ambiental é responsável por 49,4% do financiamento do Projeto, no montante de 350.000,00 €, sendo o restante suportado pela Câmara Municipal de Évora e pelas entidades parceiras. O LVpDE, para além do que já foi desenvolvido, aposta no objetivo de dar continuidade ao trabalho de enriquecimento do seu laboratório, dotando-o de meios cada vez mais completos e tecnologicamente evoluídos, em condições de apoiar empresas, instituições de ensino e investigação, autarquias e outras organizações que necessitem destes dados tecnológicos como ferramenta de trabalho. Toda a informação está acessível em https://www.evoralab.pt/
Marinha Grande | PROGRAMAÇÃO DO TEATRO STEPHENS PARA MARÇO
Candidaturas abertas: Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo no valor de 15 mil euros. Candidaturas de 1 de março a 31 de maio de 2023
ANIET lança plataforma inovadora de gestão de pedreiras
MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE AÇÃO DE DESBARATIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO EM MARÇO E ABRIL
MOITA VAI SER CENÁRIO DE EVACUAÇÃO DE UMA SIMULAÇÃO DE INCÊNDIO RURAL
No próximo fim-de-semana: Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede percorre mais quatro freguesias
O XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede prossegue este fim-de-semana, desta feita com espetáculos agendados para as freguesias da Cordinhã, Cantanhede, Cadima e Ançã.
No sábado, 4 de março, a partir das 21h30, o Salão de Instrução e Recreio da Cordinhã acolhe duas peças pela Resistência Teatro Produções da Associação Cultural e Recreativa de Cordinhã, ambas com a assinatura de Manuel Tomé. “A Venda” é um drama baseado em acontecimentos mundiais tais como penas de morte, violação dos direitos humanos, opressão e luta pela liberdade; já a comédia “Eles & Elas” relata um conjunto de mal-entendidos que leva dois casais a um restaurante de encontros românticos.
À mesma hora, mas no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, o Ekos - Grupo de Teatro da Associação Orfeão Vox Caeli apresenta “Anjo sem asas”, uma adaptação da obra com o mesmo nome de Olga Resi. Nesta estreia no Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, o grupo relata a história de uma mulher que perdeu o marido no mar e ao procurar pelo corpo dele encontra um desconhecido por quem se apaixona.
Na sede do Clube União Vilanovense, também pelas 21h30, o Grupo de Teatro da Associação Cultural e Desportiva do Casal apresenta o drama “Cancro, Fé e Humor”, a comédia “Divisão Impossível” e o momento musical “Cortar na Casaca”, todos de Manuel Silva Barreto.
No drama, retrata-se a fé e o bom humor enquanto ferramentas para ultrapassar um grave problema de saúde; a comédia centra-se nos desentendimentos na divisão de heranças, uma realidade ainda atual na nossa sociedade; por último, o momento musical mostra, através da sátira e do bom humor, o dia a dia das localidades da freguesia de Cadima, bem como da sociedade portuguesa em geral.
Para domingo, 5 de março, a partir das 15h30, está agendado para a Quinta da Sobreira Quinhentista de Ançã o espetáculo “Segue a Vida – Teatro Concerto”, pelo Grupo de Teatro Novo Rumo – Teatro de Amadores de Ançã.
Trata-se de um projeto de parceria entre o Novo Rumo e os músicos António Silva e Nuno Castelhano, que mergulha no universo de uma mulher, que podia ser uma só canção e ao mesmo tempo todas as que lá são ilustradas, como quadros vivos e pulsantes, ao canto da voz e guitarra.
Cantanhede promove mostra de vinhos rosés produzidos na região
No próximo Domingo ao final da tarde. ESPECTÁCULO DE TEATRO COMUNITÁRIO REALIZA-SE NO CAVALETE DO FÔJO
Covilhã | MESTRE DO REALISMO EM EXPOSIÇÃO
JSD Alvaiázere elege órgãos sob o lema de Concretizar Alvaiázere
Marinha Grande | GRUPO DE INTERAJUDA PARA CUIDADORES DE CRIANÇAS COM PERTURBAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
Marinha Grande | PASSEIOS PEDESTRES FORAM RETOMADOS COM PERCURSO NA FREGUESIA DA MOITA
LIVRO “ESCRITA DA ALMA – MENSAGENS INTUITIVAS” É APRESENTADO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES