LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

quinta-feira, 16 de março de 2023

Aveiro | Reunião de Câmara – 16 de março de 2023

 
Apresentamos por este meio informação sobre a deliberação da Reunião Extraordinária do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 16 de março de 2023, nos Paços do Concelho.
Aprovada a Revisão do Plano Pormenor do Centro – Fonte Nova, com mais área verde e valorização da História de Aveiro
O Executivo Municipal deliberou aprovar a versão final da Revisão do Plano de Pormenor (PP) do Centro (zona da Fonte Nova), que acolheu vários dos contributos positivos recebidos durante o período de discussão pública (10 de fevereiro a 01 de março) e a ponderação dos pareceres formais das oito entidades consultadas.
A versão final da Revisão do PP do Centro, assente nos pressupostos da revisão do Plano Diretor Municipal (2019), nomeadamente da relação entre o Homem, a Natureza, a História e o Futuro, consubstancia uma visão de futuro, alicerçada nos novos paradigmas de desenho urbano e de fruição do espaço para residentes e visitantes.
Com esta nova versão do PP Centro a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) faz um investimento claro nas zonas dedicadas aos espaços verdes, que aumentam a sua área em 4,9%, comparativamente ao Plano em vigor. Para isto a CMA deixa de edificar uma área global de 17.544 m2, definida originalmente e a que correspondiam 98 fogos de habitação e uma área comercial considerável.
Destes 17.544 m2 que estavam destinados a construção, 14.873 m2 acomodavam 80 fogos na envolvente ao antigo barreiro da Fábrica Jerónimo Pereira Campos, onde agora fica definida a implementação do Centro Interpretativo de História Natural de Aveiro e um espaço verde de características únicas.
A redução dos restantes 2.671 m2, localizados a poente, vão aumentar e valorizar a localização em frente urbana de forma significativa a área verde definido, opção que decorreu da ponderação da Discussão Pública, reduzindo a cércea de um dos edifícios e retirando um imóvel com 18 fogos e usos comerciais previstos no atual PP do Centro.
O resultado final da proposta de plano oferece à Cidade um lugar mais qualificado, que assegura melhor a sustentabilidade do ambiente urbano, dotando-o de múltiplos usos e funções potenciadoras da fixação de população. O novo PP do Centro com a sua valorização em termos patrimoniais e culturais, dará um contributo muito importante para estimular a visita e fruição da zona.
O processo segue para discussão e votação final em sede de Assembleia Municipal de Aveiro.

Discussão Pública com nove participações
Do período de Discussão Pública foram recebidas nove participações abordando várias matérias, relativas à mobilidade, estacionamento e dotação do espaço público, assim como questões objetivas sobre propostas de ocupação de parcelas específicas.
A CMA regista com agrado e agradece os contributos recebidos e a pertinência das questões colocadas. O PP do Centro foi um processo que decorreu de forma aberta e participada e que dispôs, da parte da Câmara, de uma disponibilidade permanente para as interações com todos, de acordo com a interpretação e opção política que realizamos do Poder Local: uma gestão de proximidade, na procura da definição de soluções com a viabilidade e qualidade urbana.

As principais alterações: o que muda no PP do Centro?

Mais 4,9% de área verde;
Redução de 17.544 m2 de área construtiva, cedida ao espaço verde público de usufruto para residentes e visitantes;

Criação do Centro Interpretativo de História Natural de Aveiro, com funções de:

  1. Valorização e imortalização da história das antigas fábricas de cerâmica de Aveiro;
  2. Dar a conhecer a particularidade biológica, geológica, geomorfológica, paleontológica e de registo fóssil do loca
Valorização da antiga Capela de São Tomás de Aquino (séc. XIX);
Definição dos critérios de localização e distribuição das zonas de habitação e das atividades turísticas, comerciais e de serviços;
Viabilização financeira da intervenção urbana.
Joaquim Carlos às 19:39 Nenhum comentário:
Compartilhar

Aveiro | “Os Poderes Locais e Regionais devem ter primazia na regulamentação do Alojamento Local”, Ribau Esteves

 

Comité das Regiões Europeu aprova por unanimidade parecer que pede o aumento da transparência e livre acesso a informação sobre o Alojamento Local e a entrega aos Poderes Locais e Regionais das funções de monitorização e regulação

Na sua Reunião Plenária desta quarta-feira, o Comité das Regiões (CdR), onde participa como membro efetivo o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, aprovou por unanimidade um parecer que pede o aumento da transparência e livre acesso a informação crítica, para combater atividades ilegais no Alojamento Local (AL) e garantir a disponibilidade de habitação a preços acessíveis para as comunidades locais, com a monitorização e a regulação das Autoridades Locais e Regionais dos Estados-Membros da União Europeia.

A falta de clareza e transparência levou até agora um número significativo de Cidades e Regiões da União Europeia (EU) a implementar medidas unilaterais (como é caso de Portugal), para monitorizar e limitar a atividade de serviços de AL. O parecer do CdR saúda, assim, a proposta de regulamento da Comissão Europeia que visa aumentar a transparência sobre o arrendamento de alojamentos de curta duração, melhorando a recolha e partilha de dados.

Em declarações proferidas à saída da Sessão Plenária do CdR, Ribau Esteves disse que “em Aveiro, como em toda a União Europeia, o turismo é um setor estratégico representando mais de 10% do produto interno bruto dos 27 e empregando cerca 26 milhões de pessoas, contribuindo de forma indelével para as economias locais e para o desenvolvimento de áreas urbanas, mas especialmente de territórios rurais”, começou por dizer.

“É por isso muito sensato que os poderes locais e regionais tenham primazia na decisão de regulamentar o AL, porque se é certo que em alguns locais há uma necessidade de limitar o seu crescimento, noutros locais, como é o caso do Município de Aveiro, esta tipologia de arrendamento de curta duração tem dado um contributo fundamental para o crescimento económico, criação do empresas, aumento do emprego, aumento da relevância da operação turística Municipal e Regional”, concluiu.

Este parecer do Comité das Regiões, acontece numa altura em que o Governo do País apresentou o pacote de medidas “Mais Habitação”, que, em contraciclo com aquilo que o CdR aprovou, vem limitar de forma indiscriminada no território nacional a possibilidade de licenciar novas unidades de AL.

“Para a CMA esta medida deve ser revista, não pode ser implementada de forma cega e geral, para que seja possível evitar o desaparecimento de milhares de empresas e empregos, com um impacto económico devastador e incalculado, em nome da resolução do problema da habitação, sem que os dados comprovem minimamente a eficácia dessas medidas”, concluiu Ribau Esteves.


II – Ribau Esteves apela à promoção das realizações da União Europeia e ao cuidado na gestão política das Eleições do Parlamento Europeu 2024 para garantir a governabilidade das Instituições da União Europeia

Na sua intervenção na Reunião Preparatória do PPE do CdR, Ribau Esteves defendeu “o aumento da capacidade de realizar e de intervir do Comité das Regiões ao nível da União Europeia e de cada um dos Estados-Membros, como um contributo relevante para a boa informação e promoção do notável trabalho da União Europeia em prol do desenvolvimento e da qualidade de vida dos Cidadãos Europeus”.

Ribau Esteves relacionou essa ideia com a nota de que “é necessário trabalhar a esse nível da informação e da promoção das realizações da União Europeia, também para que as Eleições ao Parlamento Europeu de 2024, sejam um exercício político de fortalecimento da União e de combate aos extremismos nacionalistas em crescimento em vários Estados-Membros, e que se reveste de um grave perigo para a governabilidade da União Europeia nos próximos anos”.

Joaquim Carlos às 19:35 Nenhum comentário:
Compartilhar

Estudo do Núcleo do Centro da LPCC evidencia satisfação das mulheres com o Rastreio de Cancro da Mama

 O estudo foi desenvolvido pelo NRC.LPCC em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – em particular, pelo investigador responsável pelo estudo, Prof. Doutor Bruno de Sousa -, envolvendo, ao todo, 21 investigadores, nomeadamente da Universidade de Coimbra, do NRC.LPCC, da Universidade de Göttingen (Alemanha) e da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
Esta análise avaliou, de um modo geral, a perceção quanto à participação das utentes no Programa de Rastreio de Cancro da Mama, concluindo, entre outros aspetos, que:
- Mais de 20% das mulheres tem uma perceção inadequada da importância dos exames de saúde;
- Maioria das mulheres não perceciona grandes barreiras à participação no programa de rastreio;
- Uma percentagem ainda significativa de mulheres (43,3%) parece não reconhecer os benefícios da mamografia ao nível da realização de tratamentos menos invasivos caso seja descoberto um nódulo;
- A grande maioria das mulheres que participaram no programa de rastreio parece não manifestar consequências negativas a nível emocional e comportamental após a convocatória e desde a realização da mamografia até ao conhecimento do resultado;
- Ter a certeza de um resultado negativo, quer na mamografia quer na consulta de aferição, traz uma maior sensação de segurança e permite que as participantes se sintam mais relaxadas;
- Cerca de 1/3 das mulheres considera que o medo de descobrir algo de errado pode ser uma barreira à participação no rastreio;
- 99,7% das mulheres diz-se satisfeita, de um modo geral, com a participação no programa de rastreio.
O cancro da mama é um problema de saúde pública com elevada incidência e taxa de mortalidade, sobretudo na mulher. Em Portugal, estima-se que em 2020 tenham sido diagnosticados cerca de 7.000 novos casos e 1.800 mortes provocadas por este tipo de cancro (Globocan, 2023).
A prevenção secundária destaca-se como a principal arma na redução da mortalidade por cancro da mama, seja numa perspetiva individual - de deteção precoce -, seja numa perspetiva coletiva - o rastreio populacional. O principal objetivo do rastreio consiste em reduzir a mortalidade por cancro da mama, podendo ser definido como a aplicação de um teste para identificar precocemente a doença assintomática.
Perante este panorama, o NRC.LPCC realizou este estudo que avaliou a perceção quanto à participação das utentes no Rastreio de Cancro da Mama, considerando uma amostra de mulheres que participaram neste Programa realizado pelo NRC.LPCC, de março de 2020 a novembro de 2021, um processo de recolha de dados que, segundo um dos investigadores e, também, psicólogo clínico do NRC.LPCC, Dr. Tiago Paredes, “revelou-se muito difícil uma vez que foi feito em tempo de pandemia”.
Já à margem da sessão, em declarações à Comunicação Social, o presidente do NRC.LPCC, professor Vítor Rodrigues, frisa que, apesar dos números apresentados não serem maus, há um caminho a percorrer que passa, nomeadamente, “pela sensibilização, no sentido destas mulheres terem cada vez menos medo. Há ainda aquela ideia de «eu não tenho nada, portanto, não preciso», há algum desleixo e é preciso ter, cada vez mais, uma cultura da saúde e não uma cultura da doença. O benefício é diagnosticar mais cedo, mas o problema é que se for para tratar da saúde não queremos saber muito, mas se é para tratar a doença é para o dia anterior. É quase um «pecado» não aproveitar algo que é fornecido gratuitamente”, conclui.
A secretária-geral da Direção do NRC.LPCC, Dra. Natália Amaral, aproveitou, ainda, para realçar que “todas as mulheres convocadas para a consulta de aferição são abordadas, previamente, por um psicólogo do NRC.LPCC, uma ação que pode diminuir o medo do rastreio evidenciado por algumas mulheres”.
 

Joaquim Carlos às 19:32 Nenhum comentário:
Compartilhar

IPO de Coimbra no Programa Qualifica AP

 O IPO de Coimbra, com a colaboração do Centro Qualifica AP da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) irá implementar, pela primeira vez, o Programa Qualifica AP dos trabalhadores do IPO de Coimbra.
Com um total de 48 participantes, este programa é vocacionado para a qualificação dos trabalhadores em exercício de funções na Administração Pública, permitindo obter uma qualificação escolar e/ou profissional, através de percursos de Educação e Formação de Adultos e/ou de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação das Competências adquiridas ao longo da vida, potenciando o desenvolvimento dos seus percursos profissionais
As formações serão ministradas por profissionais do Centro Qualifica AP da CCDRC, de fevereiro a setembro de 2023, nas instalações do IPO de Coimbra, em horário pós-laboral.

Joaquim Carlos às 19:31 Nenhum comentário:
Compartilhar

No próximo fim-de-semana. Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede propõe mais cinco espetáculos

 

O XXIII Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede prossegue no próximo fim-de-semana (18 e 19 de março), com mais cinco grupos a subir ao palco.

A Bombarda – Companhia de Teatro apresenta sábado, a partir das 21h30, no Largo das Árvores, em Vila Nova de Outil, a peça “Aventuras e Desventuras da 1.ª Volta ao Mundo”, adaptada de “Primer viaje alrededor del globo” de Antonio Pigafetta, que retrata a circum-navegação de Fernão de Magalhães.

À mesma hora, no auditório do Centro Paroquial S. Pedro, o Grupo de Teatro São Pedro apresenta “Cantanhede a rir. É o melhor remédio”, uma revista à portuguesa com 13 sketches, com a assinatura de Maria Dulce Sancho e Sónia Silva.

Já o Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Associação Musical da Pocariça atua na sede, às 21h30, com a peça “4.48 Psicose”, de Sarah Kane, que retrata a agonia de uma mulher e o seu combate.

O ciclo de espetáculos deste sábado termina com a comédia de Carlos Borges, “O Marido de Duas Mulheres”, pelo Grupo de Teatro Renascer do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira, que atua no Salão Paroquial da Sanguinheira, às 21h30.

No domingo, 19 de março, pelas 15h00, o Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas, apresenta na sua sede, na Varziela, “O regresso da revista”, uma peça de teatro de revista em que se faz uma abordagem satírica e divertida a vários acontecimentos nacionais e internacionais.

Paulo Cardantas

Joaquim Carlos às 19:29 Nenhum comentário:
Compartilhar

Iº ENCONTRO DE BOCCIA SÉNIOR NA MARINHA GRANDE

 Realizou-se esta quinta-feira, 16 de março de 2023, o Iº Encontro de Boccia Sénior, na Associação Cultural e Recreativa (ACR) da Comeira, na Marinha Grande.

Trata-se de uma iniciativa do Projeto Insaniam, do Rotary Club da Marinha Grande, desenvolvida em parceria com a Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG) e com o apoio da ACR da Comeira, que se destina à população sénior do concelho e que conta com entrada livre.
O presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, esteve presente no encontro e agradeceu às entidades envolvidas, bem como a todos os participantes. “É bom perceber que querem estar aqui connosco, que querem partilhar este momento, onde vemos juntar-se tanta gente para poder viver um desafio como este, que é a questão de trabalhar e prevenir a demência. O tempo aqui passado é um tempo que dá alegria, satisfação e prazer”, declarou o presidente, anunciando também que passará a ocorrer este evento todas as quintas-feiras, naquela coletividade.

A presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa, e o presidente da ACR Comeira também marcaram presença. A sessão teve início com uma demonstração do jogo de Boccia, seguindo-se a participação do público.

O Boccia é um desporto inclusivo que permite a vários públicos, de todas as faixas etárias e condições físicas e mentais, a sua prática. Contribui para a promoção de um envelhecimento ativo, que poderá prevenir o aparecimento de problemas de saúde, como é o caso das demências.
O Projecto Insaniam tem como objetivos a promoção, através da estimulação cognitiva, de uma resposta não farmacológica para o tratamento das demências e ainda apoiar os cuidadores e familiares dos doentes com informação e boas práticas para doentes com esta tipologia.

Joaquim Carlos às 19:27 Nenhum comentário:
Compartilhar

Justiça para Tod@s esclarece dúvidas sobre Justiça e Direito

 Durante o mês de março, o projeto Justiça para Tod@s publica uma coleção de vídeos com respostas a algumas questões sobre justiça e direito.
O que são direitos? Pode um crime não ser crime? O que é a lei? E porque lhe devemos obedecer? Estas são algumas das respostas que serão respondidas na série de vídeos lançados em março, no âmbito do projeto Justiça para Tod@s. As respostas são dadas por advogada(o)s da Abreu Advogados, que é parceira da Forum Estudante na dinamização deste projeto.
Os primeiros quatro episódios desta série já estão disponíveis em www.justicaparatodos.net . Serão lançados mais quatro episódios dia 20 de março e mais quatro episódios dia 27 de março, data a partir da qual toda a série estará inteiramente disponível para consulta e utilização de todos.
Para além de explicar, em termos simples, muitas definições básicas do mundo da Justiça, a iniciativa procura dar resposta a algumas das dúvidas e mitos que habitualmente existem nesta área. Como tal, serão também respondidas questões como “porque deve existir sempre direito à defesa?” ou “porque não há pena de morte ou prisão perpétua em Portugal?”. 
Este conjunto de vídeos enquadra-se nos objetivos gerais do projeto Justiça para Tod@s, que procura “’promover os valores democráticos através da educação para a Justiça e para os Direitos Humanos”. Através da simulação de um julgamento e respetiva preparação, o projeto procura desconstruir algumas ideias erradas do que é a justiça, explicando como ela funciona em Portugal, numa lógica de cidadania informada e consciente. 


Joaquim Carlos às 19:24 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA PROMOVE TERTÚLIA SOBRE A MULHER

 O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, realiza a tertúlia “Para ti, Maria”, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher 2023, no dia 25 de março (sábado), pelas 15h00, cuja participação é gratuita.
A tertúlia terá a moderação do psicólogo João Lázaro e a atuação do Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro. Com esta iniciativa, o Município da Marinha Grande, através do Museu Joaquim Correia, pretende promover um encontro descontraído entre os participantes, para conversas sobre as diferentes fases da vida da Mulher, com as suas angústias e encantos próprios.

No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, o Museu Joaquim Correia convida a comunidade a partilhar com a audiência testemunhos da vivência no feminino, sejam eles dificuldades, desafios, conquistas ou sonhos.

Joaquim Carlos às 19:23 Nenhum comentário:
Compartilhar

Leiria | AGRUPAMENTO DE VIEIRA DE LEIRIA EM 3º LUGAR NO CONCURSO INTERMUNICIPAL DE IDEIAS PARA 3º CICLO

 O Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, classificou-se em 3.º lugar na Final Intermunicipal do Concurso de Ideias 2023, para o 3.º ciclo, com o Projeto IDOCARE, das alunas Ângela Campos e Bruna Lemos, que decorreu no dia 15 de março, na Casa Municipal da Cultura de Pedrogão Grande.
O Concurso Intermunicipal de Ideias tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo, que devem pressupor uma preocupação com o impacto que os projetos podem ter para a Região de Leiria.
Concorrem alunos que frequentam, no ano letivo de 2022/2023, o 3.º Ciclo ou o Ensino Secundário e/ou Profissional das escolas do território da Região de Leiria, organizados em equipas, acompanhados por um professor/formador responsável pelo projeto.

Nesta 8.ª edição do concurso, para o 3.º ciclo, participaram 10 grupos de alunos pertencentes a cada um dos concelhos da CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, um finalista por cada município, na edição mais participada até hoje. Estiveram envolvidos mais de 1350 alunos, com o apoio de cerca de 60 professores, em 20 escolas da Região de Leiria.

A classificação da Final do Concurso Intermunicipal de Ideias foi a seguinte:
1.º lugar - Projeto BETTER BRAIN, dos alunos Afonso Oliveira, Augusto Salgueiro e Tomás Bastos, do Agrupamento de Escolas da Batalha
2.º lugar - Projeto HOME MEMORY, das alunas Nayara Dias e Lara Conde, da Escola de Avelar, em Ansião
3.º lugar - Projeto IDOCARE, das alunas Ângela Campos e Bruna Lemos, do Agrupamento de Escolas da Vieira de Leiria, com coordenação do docente José Soares.

As alunas tinham sido apuradas na final municipal, que decorreu no dia 16 de fevereiro, na Casa da Cultura Teatro Stehens, que apurou os projetos representantes do concelho para o 3.º ciclo e ensino secundário / profissional.

Para representar o ensino secundário / profissional foi eleito o projeto “ERPAG”, dos alunos Ana Beatriz Silva​, Miguel Costa​ e Ruben Encarnação​, do CENFIM, orientados pelo professor Carlos Santos, que irão representar o concelho da Marinha Grande, no dia 17 de março, na Final do Concurso Intermunicipal, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere.

No concelho da Marinha Grande foram apresentados 3 projetos para o 3.º ciclo e 8 projetos para o ensino secundário e profissional.

Para a avaliação dos projetos concorrentes na fase final municipal, no dia 16 de fevereiro, foi constituído um júri composto pela Vereadora da educação da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro; pelo Presidente da OPEN - Conselho de Administração da OPEN- Associação para Oportunidades Específicas de Negócio, Hugo Ferreira e pela Diretora-Adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria, Constança Maria Mendes.



Joaquim Carlos às 19:21 Nenhum comentário:
Compartilhar

No âmbito de um protocolo com o Instituto Politécnico de Coimbra. Cantanhede acolhe Pós-Graduação em Comunicação Estratégica para as Autarquias

 

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) apresentou esta quarta-feira, 15 de março, em Cantanhede, a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica para as Autarquias, que vai decorrer nas instalações da Cantanhede Creative School, antiga escola primária Conde Ferreira.

Este curso vem materializar o protocolo de colaboração celebrado em agosto de 2022 entre a instituição de ensino superior e a Câmara Municipal, com vista à instalação de um polo de ensino superior em Cantanhede focado na área das artes e da criatividade.

A sessão de acolhimento da referida Pós-Graduação, que será coordenada e ministrada pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), contou com a presença da presidente e do vice-presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio e Pedro Cardoso, respetivamente, do pró-presidente do IPC, Carlos Veiga, e do presidente da ESEC, Rui Antunes, para além de outros responsáveis da instituição de ensino superior.

Para Helena Teodósio, “esta pós-graduação abre uma nova janela no projeto educativo do Município, com a feliz coincidência de proporcionar aos formandos as ferramentas fundamentais para uma boa comunicação das autarquias locais”.

A presidente da autarquia cantanhedense espera que “este seja o ponto de partida para uma parceria profícua com uma instituição de ensino superior de prestígio, como é o caso do Instituto Politécnico de Coimbra”.

Na sequência das palavras de boas-vindas pelo presidente da ESEC, Rui Antunes, na abertura da sessão de acolhimento aos alunos, o vice-presidente com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, felicitou, por seu lado, os alunos “pela escolha de uma formação desafiante”, desejando “os maiores sucessos para esta pós-graduação”. “Registo com agrado a qualidade do painel de docentes que vão marcar este percurso formativo, o que associado à ESEC, fica garantida a chancela de qualidade. O que é tanto mais importante quanto este curso de pós-graduação marca o início desta aposta de uma escola que se constituirá como um polo do Instituto Politécnico, Cantanhede Creative School, criada com o objetivo de promover a oferta de um vasto leque de possibilidades formativas em variadas áreas”, sustentou.

A Pós-Graduação em Comunicação Estratégica para as Autarquias decorre até julho próximo, com 9 sessões presenciais e a restante formação em formato online, e pretende dotar os formandos de ferramentas para estruturar, planear e atuar nas diferentes valências da comunicação autárquica. Deste modo, será dada especial relevância a técnicas e instrumentos que capacitem os municípios para uma escuta atenta das suas populações e respetivas necessidades para uma maior, e melhor, participação cidadã.

Este curso decorre ao abrigo da candidatura do IPC à medida “Impulso Adultos”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, à qual a Câmara de Cantanhede aderiu, e que apoia a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de curta duração no ensino superior, de nível inicial e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, assim como a formação ao longo da vida.





Joaquim Carlos às 19:18 Nenhum comentário:
Compartilhar

Silves | CANDIDATURAS À UNIVERSIDADE ABERTA DECORREM ATÉ 2 DE MAIO

Encontra-se a decorrer até ao dia 2 de maio, a 1ª fase do Acesso Específico e do Acesso para Maiores de 23 Anos à Universidade Aberta (UAb) – Universidade Pública Portuguesa de Ensino a Distância e Elearning.
Saiba como candidatar-se em:  https://candidaturas.uab.pt/cssnet/page
Para mais informações, contactar: Elsa Vieira – Coordenadora de CLA Universidade Aberta, Centro Local de Aprendizagem de Silves, Telemóvel: (+351) 915676338, email:cla.silves@uab.pt; elsa.vieira@uab.pt 

 

Joaquim Carlos às 19:16 Nenhum comentário:
Compartilhar

Subida de preços? “Quem mais lucra é o Governo”, acusa oposição


No Parlamento, a oposição pede medidas para mitigar aumento dos preços e acusa Governo de inação.

No Parlamento, a Direita criticou as medidas do Governo para fazer face à especulação, enquanto a Esquerda pediu um travão mais efetivo à escalada dos preços.
O PCP sublinha que "não podem ser sempre os mesmos a pagar" e admite que os preços subiram em todos os campos, à exceção dos salários, pensões e reformas.
A Iniciativa Liberal seguiu uma argumentação mais critica, apontando o dedo ao PCP e aos "comunistas do BE, do Chega e alguns do PS". Carlos Guimarães Pinto deixou uma questão aos partidos:
Como é que iriam fixar preços, que centenas e milhares de produtos?"
Perante as críticas, o Chega partiu à defensiva e frisou que "não somos comunistas, nem queremos fixar preços".
Nós não somos é os betos da linha, que não sabem o que é comprar arroz, comprar massa, comprar comida”, esclareceu André Ventura.
Joaquim Miranda Sarmento do PSD avança que "quem mais lucra com a subida dos preços" é o Governo, "na enorme arrecadação da receita fiscal".
"Não é moral que o Governo esteja a ganhar dinheiro com aumentos dos preços, à custa do esbulho fiscal dos portugueses".
Em resposta, Carlos Pereira do PS espera que o PSD "no meio desta inflação terrível" venha dizer aos portugueses o que pretende fazer.
Pedro Filipe Soares, do BE, entende que o Governo traz um "selo", que só parece querer ser de passar o selo da "estupidez às pessoas".
Contudo, o secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, entende que o Governo "está a agir no terreno", e dá o exemplo das fiscalizações levadas a acabo pela ASAE.

SIC Notícias
Joaquim Carlos às 19:13 Nenhum comentário:
Compartilhar

Lagarde quer redução dos apoios governamentais a famílias e empresas

O principal objetivo é reduzir a inflação. Lagarde defende que é "importante começar rapidamente a reduzir essas medidas de forma concertada" para evitar "aumentar as pressões inflacionistas a médio prazo". Esta quinta-feira, o BCE o decidiu subir as suas taxas de juro em 50 pontos base.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, apelou esta quinta-feira aos Governos da zona euro para começarem "rapidamente" a reduzir os apoios orçamentais às famílias e às empresas, para travar a inflação.
É importante começar rapidamente a reduzir essas medidas de forma concertada", quando "os preços da energia baixam", para evitar "aumentar as pressões inflacionistas a médio prazo", declarou Lagarde, em conferência de imprensa, após a reunião de política monetária do BCE.
O BCE decidiu subir as suas taxas de juro em 50 pontos base, apesar da agitação que se vive no setor bancário.
A instituição justificou a decisão com a sua determinação em assegurar "um retorno atempado da inflação ao objetivo de 2% a médio prazo". Christine Lagarde diz que, nesta altura, é impossível prever a trajetória das taxas, mas acredita que a inflação vai continuar elevada.
A presidente do Banco Central Europeu disse que as próximas decisões sobre taxas de juro dependem dos dados económicos e financeiros, porque aumentou a incerteza com a tensão nos mercados financeiros. Lagarde considerou, no entanto, que há caminho a percorrer.
O Banco Central Europeu garante que a situação na banca está resiliente. Lagarde afirma que a instituição tem acompanhado de perto as tensões no setor financeiro e está preparada para agir "conforme necessário para preservar a estabilidade dos preços".
Estamos a acompanhar de perto a tensão nos mercados e estamos prontos a agir", insistiu Lagarde, após a agitação que atingiu os mercados nos últimos dias após o colapso do norte-americano Silicon Valley Bank (SVB) e das preocupações na Europa com o Credit Suisse.
Lagarde considera que o setor bancário “está atualmente numa posição muito mais sólida do que em 2008”.
A economia da zona euro estagnou no quarto trimestre de 2022, evitando a contração que era esperada. No entanto, a procura caiu bastante", segundo Lagarde.
Em 2023, a zona euro deverá registar uma inflação menos elevada e um crescimento mais forte do que o previsto, num contexto de acalmia nos preços da energia.
A inflação deve ficar em 5,3% em 2023, contra os 6,3% previstos no final de dezembro, depois descerá para 2,9% em 2024 e para 2,1% em 2025, de acordo com as novas previsões da instituição.
Em relação ao crescimento na zona euro, prevê-se que seja de 1% este ano, quando se apontava para 0,5% na anterior previsão. Para 2024 e 2025 é antecipada uma expansão de 1,6%.
Mas, as novas projeções macroeconómicas do BCE "foram finalizadas no início de março, antes do recente surgimento de tensões nos mercados financeiros. Assim, essas tensões implicam uma incerteza adicional em torno das projeções de referência para a inflação e o crescimento", considerou a própria instituição no comunicado divulgado após a reunião desta quinta-feira.

SIC Notícias

Joaquim Carlos às 19:10 Nenhum comentário:
Compartilhar

Derrocada na Madeira faz três feridos

Três pessoas ficaram feridas na sequência de uma derrocada na Fajã das Galinhas, em Câmara de Lobos, na Madeira.
A notícia foi avançada pelo DN Madeira e confirmada à TSF, por fonte dos bombeiros da Câmara de Lobos.
O alerta foi dado às 7h30. As vítimas são dois homens e uma mulher que estavam numa paragem de autocarro quando foram atingidos por detritos da derrocada. Foram transportadas para o hospital do Funchal.
Em declarações ao DN Madeira e TSF Madeira, o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, afirmou que três famílias, num total de nove pessoas, foram realojadas "por precaução".
Os serviços municipais de proteção civil e a Polícia de Segurança Pública estão no local a avaliar a situação.

Guilherme de Sousa / TSF


Joaquim Carlos às 14:43 Nenhum comentário:
Compartilhar

Avião da SATA obrigado a interromper descolagem porque viatura se atravessou na pista nas Lajes

 

Piloto de um Dash 400 teve de travar abruptamente quando já tinha iniciado o processo de descolagem.
Um avião Dash 400 da SATA Air Açores teve de interromper a descolagem no aeroporto das Lajes esta terça-feira porque uma viatura se atravessou na pista.
O piloto do voo SP 407 que fez a ligação entre a ilha Terceira, nas Lajes e a ilha de São Miguel, Ponta Delgada, teve de travar abruptamente depois quando já tinha iniciado o processo de descolagem, conformou a TSF.
Fonte da companhia aérea açoriana, citada pelo jornal Açoriano Oriental, acrescenta que foi solicitada a interrupção da descolagem ao comandante do voo da SATA Air Açores.
Tratou-se de uma ordem da torre de controle, tendo em conta que não estavam reunidas condições para dar seguimento ao procedimento habitual".
"A interrupção surgiu na fase inicial da corrida, o que não constituiu qualquer percalço para os passageiros ou tripulantes", acrescenta a mesma fonte.

Carolina Rico / TSF
Imagem: Wikipedia
Joaquim Carlos às 14:42 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marca idem aspas da APPACDM Coimbra quer vender 10 vezes mais nos próximos cinco anos

A idem aspas é uma jovem marca da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) Coimbra com produtos que vão da olaria às compotas, passando por biscoitos e um leque variado de artesanato. A idem aspas aposta na qualidade e criatividade, garantindo sempre produtos únicos e com uma marca de humanidade.
No último Natal, a empresa Bluepharma adquiriu 350 presépios idem aspas, demonstrando não apenas as preocupações sociais desta empresa, mas também a valia dos produtos da marca. O coordenador do projeto idem aspas na APPACDM Coimbra, José Júlio, acredita tanto nas propostas desta etiqueta que estabeleceu como objetivo chegar a 30 mil euros de faturação nos próximos cinco anos, o que significa multiplicar por 10 um valor inicial de 3 mil euros. Esta ambição passa também por vender os produtos da marca para além das fronteiras dos concelhos do distrito de Coimbra.
“Idem significa igual e as aspas querem dizer especial”, explica Helena Albuquerque, presidente da APPACDM Coimbra, sobre a escolha da designação da marca. “O objetivo da idem aspas é angariar fundos para potenciar a nossa qualidade de atendimento; além disso, as pessoas que produzem estes produtos únicos são remuneradas proporcionalmente ao trabalho que desenvolvem”, descreve.
A este respeito, José Júlio acrescenta: “Para as famílias também é muito importante verificarem que os seus familiares levam para casa algum dinheiro fruto do seu trabalho.” Como destaca Helena Albuquerque, “o trabalho é a melhor forma de inclusão e realização pessoal”. “Produzir alguma coisa válida cria-nos autoestima e faz-nos sentir parte da sociedade”, reflete.
José Júlio anuncia que a idem aspas terá, em breve, um ponto de vendas físico, na Casa de Chá do Jardim da Sereia, em Coimbra. É ainda possível comprar os produtos da marca através das respetivas páginas no Facebook e Instagram, do e-mail idemaspas@appacdmcoimbra.pt ou nos Centros de Atividades Ocupacionais da APPACDM de Coimbra, em Arganil, Montemor-o-Velho, São Silvestre e Tocha.
Nos próximos dias 18 a 21 de março será possível conhecer e adquirir alguns dos produtos idem aspas em exposição no Alma Shopping, no piso 1, junto ao parque infantil. Nos dias 20 e 21, durante a manhã, estarão presentes alguns clientes da APPACDM Coimbra a desenvolver ateliers de costura, desenho e pins/ímanes.
Joaquim Carlos às 11:56 Nenhum comentário:
Compartilhar

Círculo de Coimbra “elegeu” 6 deputados para a Assembleia da República. Cantanhede recebeu sessão distrital do Parlamento dos Jovens

 

Cantanhede foi palco da sessão distrital do Círculo de Coimbra do programa Parlamento dos Jovens para os alunos do ensino básico, tendo reunido no Centro Paroquial de S. Pedro 69 jovens de 23 estabelecimentos de ensino do distrito de Coimbra.

Em debate esteve a “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?”, com o propósito de aprovar o projeto de recomendação do Círculo e eleger os jovens deputados e a respetiva porta-voz à sessão nacional.

A sessão proporcionou aos jovens deputados a vivência de uma sessão parlamentar, com uma metodologia de semelhante à da Assembleia da República.

O debate na generalidade permitiu a cada escola a apresentação e o esclarecimento das medidas que integram o projeto de recomendação aprovado na respetiva sessão escolar. Depois de aprovado o projeto-base, debateram-se e votaram-se as propostas apresentadas à Mesa, com o objetivo de enriquecer o projeto de recomendação, que representará, na sessão nacional, todas as escolas participantes do Círculo.

Para além da presidente da Assembleia do Parlamento dos Jovens, a jovem Diana Lopes (Escola Secundária Infanta D. Maria, de Coimbra) que conduziu os trabalhos ao longo de todo o dia, a sessão de abertura contou ainda com a presença da deputada à Assembleia da República Carla Castro, da delegada regional da Educação Cristina Oliveira, do vice-presidente do Município de Cantanhede Pedro Cardoso, e de Paula Candeias, em representação do IPDJ.

Ao intervir na sessão de abertura, Pedro Cardoso sublinhou “a importância desta iniciativa para incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, pelo debate democrático, respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, no fundo um verdadeiro exercício de cidadania. Para além de Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, proporciona a experiência de participação em processos eleitorais”.

O autarca considerou muito positivo ver os jovens a “procurar resolver questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo”, para fazer ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

“É também uma oportunidade para desenvolver as capacidades e competências de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria”, concluiu.

Após a discussão da problemática da “Saúde mental nos jovens. Que Desafios? Que Respostas?”, com base no trabalho prévio de investigação que os alunos realizaram nas respetivas escolas, seguiu-se a apresentação e debate dos projetos de recomendação e a votação final das recomendações que os deputados do círculo de Coimbra irão propor à Assembleia da República.

Foi ainda votado o tema a propor ao Parlamento na próxima edição do programa (2023/2024), tendo sido escolhido as alterações climáticas.

A terminar, decorreu a eleição dos 6 deputados efetivos das 3 escolas que vão representar o Círculo de Coimbra na sessão nacional. São eles: Francisca Maria Fonseca Agreira e Paulo Santos Salgado (Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra), Mariana Rodrigues Simões, também eleita porta-voz do grupo distrital na Assembleia da República e Patrícia Sofia Almeida (Escola Básica Martim de Freitas, Coimbra), e Sofia Ferreiro Pires e Sofia Inês Lavrador Castelhano (Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, Mira).

Como suplentes foram eleitas as escolas Centro Educativo dos Olivais e a Escola Básica Marquês de Marialva, Cantanhede.

Nesta sessão distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, o Município de Cantanhede esteve representado pelas alunas Leonor Sarges Guerra Balbis Reis, Lara Sofia Recacho Faim e Helena Vigário Girão (Escola Básica Marquês de Marialva, de Cantanhede), Adriana da Silva Pessoa, Juliana Oliveira Pires e Laura Matias Mendes (Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, da Tocha).





Joaquim Carlos às 11:36 Nenhum comentário:
Compartilhar

PROJECTOS “ENCERRADA, MAS DE PORTA ABERTA” E “COOPERAÇÃO . DE PARTIDA!” RECEBERAM CONTRIBUTO SOLIDÁRIO DO GRUPO DE CATEQUISTAS DO TOJEIRO

 

No âmbito do projeto solidário “Fechada, mas de Porta Aberta!”, e do “Projecto de Cooperação . de Partida!”, com a colaboração do Grupo de Catequistas da Capela do Tojeiro, da Freguesia de Arazede, por iniciativa de Inês Sousa, que no âmbito do Curso Profissional de Desporto do Agrupamento de Escolas de Montemor- O - Velho, estagiou na nossa Associação, as catequistas durante a última quadra de natal, procederam à recolha de bens, nomeadamente vestuário, calçado, produtos alimentares, brinquedos e livros, entre outros, ações que decorreram no dia de Natal, no dia 31 de dezembro, na Capela do Tojeiro, repetindo esta acção solidária no dia 07 de Janeiro, no mesmo local.

No acto da entrega dos bens, que ocorreu recentemente na sede da Sociedade Columbófila, Inês Sousa e Filipa Soraia, referiram que era um motivo de grande satisfação, doar estes bens aos projectos solidários da Sociedade Columbófila, expressando a disponibilidade, de continuar a contribuir, para as referidas acções.

Dora Santos, aproveitou o momento, para em representação da Direcção Geral expressar o seu reconhecimento pelo contributo do grupo de catequistas, e das famílias que se quiseram associar a esta iniciativa solidária, referindo que este valioso contributo, vai certamente atenuar muitas das dificuldades vividas pelas famílias que a Associação apoia diariamente, no âmbito do Projecto Solidário “Fechada, mas de Porta Aberta”, bem como o Projecto de Cooperação . de Partida que a Sociedade Columbófila desenvolve em Cabo Verde.

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, agradece reconhecidamente às pessoas envolvidas e em particular a todas as pessoas, que contribuíram e que venham a contribuir para o sucesso desta iniciativa.

Joaquim Carlos às 11:34 Nenhum comentário:
Compartilhar

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 17 DE MARÇO NA URBANIZAÇÃO MONTES MOURINHOS, VALE LOUSAS E ESTRADA DO QUINTÃO ENTRE AS 07H00 E AS 11H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução da campanha de higienização do reservatório de água, o fornecimento de água será interrompido na Urbanização Montes Mourinhos, Vale Lousas e Estrada do Quintão, na freguesia de Armação de Pêra, entre as 07h00 e as 11h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Joaquim Carlos às 11:26 Nenhum comentário:
Compartilhar

Filme sobre o Caminho da Geira exibido em 16 festivais de três continentes

 

O documentário filmado no Caminho da Geira e dos Arrieiros, intitulado “O Meu Caminho”, do realizador Pedro Gil Vasconcelos, já foi exibido em 16 festivais na Europa, América e Ásia.

A recetividade ao filme, rodado há dois anos, “tem sido muito boa e a opinião generalizada é de que as paisagens são belíssimas”, afirma o realizador, que já recebeu seis prémios, três menções honrosas, foi escolhido para seis seleções oficiais e uma vez semi-finalista.

O realizador, natural do Porto, adianta que “não previa os resultados que o documentário despertou, embora “tivesse consciência de ter um produto interessante e capaz de despertar interesse”, como aconteceu até agora em Portugal, Alemanha, Butão, Canadá, Coreia, Espanha, EUA, França, Grã-Bretanha, Índia, Irão, Itália, Japão e Turquia.

“É possível” que ainda seja exibido noutros festivais, aguardando Pedro Gil Vasconcelos por “resultados e convites” para apresentar “O Meu Caminho”, que foi produzido pela Completa Mente, com edição de Marcos Nunes (Cia Films) e apoio de Jorge Medeiros (VideoContacto).

O filme culminou um projeto que acalentava há algum tempo. “Tinha planeado um documentário sobre o Caminho de Santiago, mas não estava a conseguir reunir as condições para o produzir”, recorda, destacando o papel de Adriano Carneiro, seu “companheiro de viagem e protagonista do documentário”.

“Em 2021 decidi retomar o projeto e redimensioná-lo, adaptá-lo a novas formas de produção. A evolução que os telemóveis trouxeram permitiu-me abordar o filme numa perspetiva atual, de baixo impacto e com custos extremamente controlados”, explica Pedro Gil Vasconcelos, licenciado em cinema e audiovisuais pela Escola Superior Artística do Porto.

“Entendi que este teria de ser um projeto com um orçamento muito limitado. Optei pelo baixo impacto de emissões de carbono na produção e daí ter usado transportes públicos e toda a fase de rodagem ter sido a pé. E também por usar o meu telemóvel de todos os dias. Depois foi, mais do que tudo, um exercício de escrita e de imaginação”, adianta.

Quanto Caminho da Geira e dos Arrieiros, tem acompanhado a sua crescente notoriedade: “tenho estado atento e sobretudo preocupado. Entendo que este caminho deve ser preservado e não cair na massificação. A presença de peregrinos, em números comparáveis com outros caminhos, será um risco para o Parque Nacional da Peneda Gerês”, refere o realizador.

Os dados revelados recentemente pela comissão instaladora da Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros indicam que foi percorrido em 2022 por menos de três peregrinos por dia, em média, e um total de três mil nos últimos seis anos.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem. Nos últimos seis anos foi percorrido por peregrinos de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.

Este itinerário foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021), e foi um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

O percurso tem 240 quilómetros e destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.




Joaquim Carlos às 11:24 Nenhum comentário:
Compartilhar

Instituto Piaget de Silves comemora 20 anos

 O Instituto Piaget de Silves, um dos quatro polos académicos que integram atualmente o Instituto Piaget em Portugal, comemora na próxima semana o seu 20º aniversário e as celebrações associadas a este marco têm início já esta sexta-feira, dia 17 de março. 
Durante uma semana, suceder-se-ão várias iniciativas, que culminarão no dia 24 com o evento comemorativo dos 20 anos. Um dia que contará com o envolvimento e participação de toda a comunidade académica, antigos alunos, entidades oficiais, representantes das Ordens Profissionais e parceiros estratégicos.
 
Nas últimas duas décadas, a Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve, baseada em Silves, tem contribuído para a formação de profissionais de excelência, sendo simultaneamente uma fonte de conhecimento e um pilar no apoio ao desenvolvimento da comunidade em que se insere.
 
O mote das celebrações será centrado nos diplomados que a Escola formou nestes 20 anos e que projetaram a instituição para fora dos seus muros.
A criação do Campus Académico de Silves, em 2002, marcou a extensão da atividade do Instituto Piaget a todas as regiões do país. Uma decisão que permitiu alargar o propósito original de contribuir para o desenvolvimento humano e social através da criação e consolidação de unidades que implementam projetos de educação, de investigação e de intervenção comunitária, assentes na liberdade científica, pedagógica e criativa, na proximidade, nos valores humanos fundamentais e no trabalho em rede.
 
Atualmente, a Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve ministra cursos de licenciatura, pós-graduação e cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) no âmbito do Ensino Superior Politécnico, em áreas como a Enfermagem, Fisioterapia, Osteopatia, Gerontologia e Serviço Familiar e Comunitário, entre outras.
 
Do ponto de vista formal, integra o designado Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul, a par da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget (também sediada em Almada), todas pertencentes à mesma entidade instituidora, que é o Instituto Piaget.
 
Eis o programa completo das comemorações dos 20 anos:
 
17 março |21h30 – X ALGARVITUNAS – Noite de Serenatas (Teatro Mascarenhas Gregório, Silves)
18 março |21h30 – X ALGARVITUNAS – Encontro de Tunas (Auditório do Instituto Piaget)
20 março |11h30 – Atividade Hot Spot Erasmus+ (Campus Académico de Silves)
20 março |14h30 – Bênção da Escola, pelo Reverendo Padre Rafael Rocha (Campus Académico de Silves)
22 março |21h30 – Arraial Académico (Campus Académico de Silves)
24 março |09h00 – Aniversário do Instituto Piaget de Silves: “20 Anos a Formar Profissionais de Excelência”
 
Luís Fonseca

Joaquim Carlos às 11:21 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.