sexta-feira, 31 de março de 2023
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Cantanhede | Nos Agrupamentos de Escolas do concelho. Biblioteca Municipal realiza atividades na Semana da Leitura
A Biblioteca Municipal de Cantanhede participou ativamente na Semana da Leitura, que este ano decorreu entre 27 e 31 de março, com a realização um conjunto de iniciativas de promoção do livro e da leitura.
Com organização a cargo deste equipamento cultural, a Semana da Leitura é uma iniciativa que integra o Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas e se destina a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas e em outros espaços que se disponham a colaborar. Desde que se iniciou esta ação, em 2007, as bibliotecas escolares do concelho associaram-se e constituíram-se como as grandes impulsionadoras nas escolas.
Das diversas iniciativas, destaca-se a visita guiada aos seus serviços, que se realizou ontem, dia 30, na qual participaram 125 crianças do Jardim de Infância do Centro Escolar de Cantanhede, em que os pequenos visitantes tiveram oportunidade de observar in loco como funciona a Biblioteca Municipal, as suas valências e a importância da leitura.
No passado dia 29, estiveram presentes na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Cadima, em duas sessões, mais de sete dezenas de crianças para assistir à leitura dos contos “O nabo gigante”, de Alexis Tolstoi e “Grisela”, de Anke de Vries.
A convite da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gândara Mar, uma equipa constituída por técnicos da Biblioteca Municipal efetuou, a 27 de março, na Escola EB 2/3 e Secundária, João Garcia Bacelar, na Tocha, uma Leitura a 3 Vozes do conto “A viúva e o papagaio”, de Virgínia Woolf. Assistiram à sessão mais meia centena de alunos do 5º ano, obra de leitura obrigatória na disciplina de Língua Portuguesa nesse nível de ensino.
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Proença-a-Nova | Alunos do ensino secundário recebem orientação escolar e profissional
Os alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova participaram em duas iniciativas de aconselhamento e orientação escolar e profissional, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) 2.0 desenvolvido pelo Município de Proença-a-Nova, em conjunto com o Agrupamento de Escolas, a 22 e 23 de março.
Com o objetivo de prestar informação, aconselhamento e orientação escolar e profissional, a 22 de março, a Associação Inspiring Future, em cooperação com o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas, proporcionou quatro workshops, no âmbito da ação 1.11 Lab ProFuture do PIICIE 2.0.
Na primeira sessão, "Acesso ao Ensino Superior”, através de uma linguagem simples e dinâmica, foram apresentados aos alunos do 12.ºA e 12.ºB, os 10 passos para a candidatura ao Ensino Superior, preparando-os assim para a próxima etapa da sua vida académica. De seguida, os mesmos alunos participaram no workshop "Mercado de Trabalho: Como sobreviver de salto alto e gravata?", durante o qual foram alertados para a necessidade de desenvolverem competências de natureza técnica e comportamental, que lhes possam dar vantagem em contexto laboral, que se tem vindo a revelar cada vez mais competitivo.
Ainda durante o período da manhã, os alunos do 11.ºA e 11.ºB participaram no workshop “Procura de Informação: Procurar ou Desesperar?”, durante o qual foi reforçada a importância de desenvolverem competências de espírito crítico no momento de pesquisa de informação, explicando-lhes como poderão recolher informação e, ao mesmo tempo, como tratar e priorizar os dados recolhidos.
No último workshop do dia “Conhecimento do Mercado de Trabalho: Faz-te à vida” direcionado aos alunos dos Cursos Profissionais (1.º ano CP TGEI e 2.º ano CP TIGR/TRB), foi reforçada a importância de desenvolverem competências de autoconhecimento (valores, objetivos, etc.), sendo esta preparação pessoal essencial para enfrentarem o mercado de trabalho.
A 23 de março, os alunos do 12.º A e 12.º B rumaram à capital para conhecerem a maior feira de educação, formação e empregabilidade do nosso país. A visita de estudo à Futurália apresenta múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas, procurando facilitar o acesso à informação e apoiar os jovens nos seus processos de tomada de decisão relativamente ao seu futuro pessoal e profissional. Para além de contar com a presença de várias Instituições de Ensino Superior (Universidades e Institutos Politécnicos) e de várias organizações/empresas nacionais e internacionais, com a dinamização de workshops e da partilha de experiências, teve ainda uma componente lúdica associada (atividades e atuações artísticas).
Estas iniciativas estão enquadradas na medida 1.11 Lab ProFuture do projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, ambos cofinanciados pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).
Proença-a-Nova | Páscoa a Queimar apresenta programa desportivo para as férias escolares
Aproveitando a pausa escolar da Páscoa, o Grupo de Desporto do Município de Proença-a-Nova preparou mais uma edição do programa Páscoa a Queimar.
Aulas de hidroginástica e Aquafit base, torneios de miniténis, badminton, ténis de mesa e basquetebol, Passeio de BTT e Jogos Aquáticos são as propostas do programa Páscoa a Queimar que arranca na próxima segunda-feira, dia 3 de abril.
A primeira proposta é um torneio de miniténis destinada a crianças dos 6 aos 14 anos, no dia 3, seguindo no dia 5 o Jogo do 31 (basquetebol)), o torneio de badminton e de ténis de mesa, a 10 e 11, respetivamente, destinados a maiores de 6 anos. A 12 de abril irá acontecer um passeio de BTT entre Proença-a-Nova e a Aldeia Ruiva para maiores de 10 anos. Para terminar este programa, os Jogos Aquáticos prometem horas de diversão dentro de água no dia 13.
Estão ainda disponíveis aulas de hidroginástica e aquafitbase (a 4 e 13 de abril) e aulas de hidro sénior (a 5 e 11 de abril), que são uma ótima oportunidade para experimentar estas atividades para quem nunca contactou com as estas modalidades.
Todas as atividades são gratuitas e, com exceção das aulas de hidroginástica e hidro sénior, necessitam de inscrição obrigatória até ao dia útil anterior e que pode ser feita online através deste link. As atividades realizam-se com um mínimo de 4 participantes e é obrigatório trazer um par de ténis limpos para os torneios que acontecem no pavilhão municipal e fato de banho, touca e chinelos para os jogos aquáticos que se realizam na piscina municipal. No caso das aulas de aquafit base, estão limitadas a 8 participantes.
https://forms.gle/p32LFF6TVhTKY9Xu8
Cantanhede | Integrado no projeto Tardes Comunitárias- Biblioteca Municipal promove sessão com Manuel Cidalino Madaleno
Mais de seis dezenas de pessoas assistiram, ontem, dia 29 de março, à sessão das Tardes Comunitárias dedicada ao tema “Curiosidades da história de Cantanhede: a evolução do centro urbano”. Promovida pela Biblioteca Municipal, a iniciativa que acolheu bastante interesse junto do público presente, contou com a apresentação de Manuel Cidalino Madaleno, professor e autor de uma vasta obra literária relacionada com a história gandaresa e bairradina.
O escritor abordou várias questões relacionadas com a evolução do centro urbano da outrora vila de Cantanhede ao longo dos séculos, recorrendo para o efeito a factos históricos e a registos fotográficos antigos.
Manuel Cidalino aproveitou, ainda, a ocasião para partilhar um conjunto de aspetos relevantes da realidade sociocultural do vasto território do concelho de Cantanhede, a partir de um aturado trabalho de pesquisa e recolha de informação em publicações da imprensa local e em outras fontes que reportam a um período temporal que vai desde antes do século 19, até finais do século 20.
Nascido em Febres, em 1953, Manuel Cidalino Cruz Madaleno concluiu o curso da Escola do Magistério Primário de Coimbra em 1972. Obteve, posteriormente, o Diploma Superior de Estudos Franceses e os graus de Licenciatura e de Mestrado em Ciências da Educação, na Universidade de Lille (em cujo Departamento de Educação Permanente lecionou), bem como a Licenciatura na variante de Português-Francês. Traduziu várias obras para a língua portuguesa, colaborando em revistas e jornais editados em Portugal e na França.
Manuel Cidalino Madaleno é autor do ensaio Educação ou Armadilha Pedagógica? (2006), de um extenso Contributo para a História do Território da Primitiva Freguesia de Febres e 10 volumes da Coleção Construir a Memória da Região de Cantanhede.
Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt .
O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.
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Balanço da Campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”
- A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente e provoca um aumento no tempo de reação a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l.
- A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação;
- O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.
Durante as operações das Forças de Segurança, realizadas entre os dias 27 e 30 de março, foram fiscalizados presencialmente em Portugal 43.212 veículos, tendo sido registado um total de 11.306 infrações, das quais 793 relativas ao uso indevido do telemóvel durante a condução.
| Número de veículos fiscalizados | Total de Infrações | Infrações Telemóvel | |
GNR | 24 954 | 7 224 | 613 | |
PSP | Portugal | 18 258 | 4 082 | 180 |
Continente | 16 773 | 3 683 | 173 | |
Total Portugal | 43 212 | 11 306 | 793 | |
Total Continente | 41 727 | 10 907 | 786 |
As 3 vítimas mortais, todas do sexo masculino, tinham idades entre 19 e 54 anos.
Os 3 acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro e Lisboa.
Todos estes acidentes foram despistes, envolvendo 3 veículos ligeiros, e, num dos casos, com subsequente colisão com um velocípede. Um dos despistes ocorreu numa estrada municipal e os outros dois em arruamentos.
Relativamente ao período homólogo de 2022, verificaram-se mais 190 acidentes, mais 2 vítimas mortais, menos 11 feridos graves e mais 5 feridos leves.