terça-feira, 4 de abril de 2023
TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS CELEBROU 100 ANOS DE PORTAS ABERTAS
PATINADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NOS TESTES DE INICIAÇÃO E ESPECIALIDADES 3º OPEN DA ASSOCIAÇÃO PATINAGEM DE COIMBRA
CAMPEONATO NACIONAL DE SHOW E PRECISÃO
Numa organização da Federação de Patinagem de Portugal, em parceria com a Associação de Patinagem do Porto, decorreu no passado dia 1 e 2 de abril, no Pavilhão da Rota dos Móveis, na cidade de Paredes, o Campeonato Nacional de Show e Precisão, no qual participam 84 grupos, num total de 834 atletas.
Participaram nesta prova, André Mendes, Dara Marques, Eduardo Cunha e Maria Filipa Fernandes, atletas da Secção de Patinagem da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, integrando a Equipa SAY YES, alcançando no final da competição, o trio Dara Marques, Eduardo Cunha e M.ª Filipa Fernandes, o 1º Lugar Precisão Júnior - "WEST SIDE STORY".
O patinador André Abrantes pela segunda vez consecutiva, alcançou o 1º Lugar Show - Grupos Pequenos - "SAY NO" e o 1º Lugar Precisão Sénior - "WEDNESDAY".
Cantanhede | Até ao próximo dia 29 de abril. Mostra de arte sacra patente na Biblioteca Municipal
Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 29 de abril, a mostra Irmandades de Enxofães e Murtede. A importância da preservação do seu legado no enriquecimento da história do concelho.
Na sua intervenção Pedro Cardoso manifestou reconhecimento “pelo magnífico trabalho de recuperação e inventariação por parte do Dr. Rodrigues Costa” e, também, “pela oportunidade deste rico património religioso das Irmandades de Enxofães e de Murtede ser resgatado do esquecimento e poder ser mostrado publicamente na Biblioteca Municipal”.
Por outro lado, Fernando Rodrigues Costa, curador da mostra, alertou para “a necessidade das várias entidades locais procederem ao levantamento deste património existente no concelho, à sua inventariação para memória futura” para além de que “esta será a forma mais adequada de preservar este espólio único e insubstituível”.
Para além de dar a conhecer o espólio das Irmandades outrora existentes em Enxofães e Murtede, particularmente a do Santíssimo Sacramento (Murtede) e a de Nossa Senhora do Terço (Enxofães), a mostra pretende alertar para a necessidade da inventariação, preservação e divulgação do muito espólio histórico, religioso e laico, existente nesta e noutras freguesias do concelho de Cantanhede.
Recorde-se que as irmandades eram associações de fiéis constituídas com a finalidade de praticarem obras de piedade ou caridade e de promoverem o culto público. Genericamente, foram fundamentais para reforçar os elos da solidariedade humana e da fraternidade cristã, principalmente em situações de fome, de doença, de pobreza ou de cativeiro; bem como o enterramento dos mortos e as orações pela sua alma.
A origem das confrarias situa-se, no continente europeu, durante a baixa Idade Média. Em Portugal, as primeiras associações deste tipo surgiram no século XIV, instituídas, normalmente, em igrejas paroquiais, caracterizando-se por serem, na sua essência, um movimento laical.
A Irmandade ou Confraria do Santíssimo constituiu ao longo de cerca de dois séculos e meio, uma instituição bem representativa da vitalidade e determinação das gentes de Murtede. A constituição da confraria verificou-se em outubro de 1755 e a sua extinção em fevereiro de 1995.
A Irmandade de Nossa Senhora do Terço, de Enxofães, constituiu-se em 1875 e teve a sua extinção em 1 de janeiro de 1999.
“Páscoa com ciência” na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Proença-a-Nova | Cunqueiros acolheu encontro da Encomendação das Almas
Mais de 70 «encomendadoras de almas» reuniram-se na aldeia de Cunqueiros, na noite de 31 de março, cumprindo uma das tradições da época da Quaresma que se repete apenas em algumas localidades do concelho. João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, deu as boas vindas a todos os presentes, recordando da importância de manter algumas das tradições do concelho vivas, promovendo-se o encontro entre os vários grupos que, nas suas localidades, ainda realizam este ritual durante a Quaresma. Depois de realizado em Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, este encontro tem circulado pelas aldeias de origem dos grupos, uma forma de valorização das tradições e dos próprios locais.
Aos grupos de Cunqueiros, Corgas, Chão do Galego, Atalaias, Vergão e Galisteu juntou-se o grupo convidado de Proença-a-Velha, de Idanha-a-Nova, em que as mulheres rezaram cobertas pelo xaile, ouvindo-se apenas as suas vozes. Cantaram ainda uma música a Nossa Senhora da Granja, já com xailes coloridos, que normalmente se entoa no Sábado de Aleluia. No largo em frente à Associação Recreativa e Cultural de Cunqueiros, os sete grupos foram dispostos em círculo e à vez encomendaram as almas, entoando rezos e cânticos - que misturam tradições cristãs e pagãs e em que intercedem pelas almas que estão no Purgatório.
A associação anfitriã ofereceu a todos os grupos e ao vice-presidente uma pedra em xisto com uma pintura executada por João Pereira.
Proença-a-Nova | Pedala ou caminha por uma causa arranca a 10 de abril
Quem não conseguir pedalar pode caminhar na edição deste ano desta iniciativa solidária, promovida pelo Município em parceria com o Intermaché Contact de Proença-a-Nova: o Pedala por uma causa em 2023 denomina-se de “Pedala ou caminha por uma causa”.
Assim, entre 10 e 14 de abril, por cada 10 quilómetros pedalados na bicicleta estática ou por cada 1 quilómetro percorrido a andar na passadeira instalada neste estabelecimento comercial, o Intermarché Contact irá doar um quilo de alimentos ao banco solidário do Município. A iniciativa acontece durante estes cinco dias entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 15h e as 19h.
Para incentivar a participação de todos serão atribuídos prémios para quem fizer a maior distância em 10 minutos a andar ou a pedalar, na categoria de masculinos e femininos.
Recorde-se que na última iniciativa do “Pedala por uma causa”, os 2.122 quilómetros pedalados foram transformados em 212 quilos de alimentos doados pelo Intermarché Contact e que o Banco Solidário entregou a pessoas carenciadas do concelho.
Proença-a-Nova | BioAromas LIIS apresentou projeto em Colóquio Nacional de Horticultura
Evento decorreu em Baguim do Monte
A equipa BioAromas LIIS - Laboratório de Integração e Inovação Social – esteve presente no 2º Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, em Baguim do Monte. O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) realizou-se no Auditório da LIPOR e decorreu entre os dias 30 e 31 de março.
Com presença permanente do CCVFloresta e BioAromas LIIS neste colóquio, ao segundo dia os jovens / adultos integrantes desta iniciativa visitaram o espaço, onde, numa breve apresentação, caracterizaram em linhas gerais os pilares que sustentam o projeto, as atividades frequentemente realizadas no dia-a-dia e como estas potenciam uma melhoria social e bem-estar de todos os participantes.
Esta edição do evento, sob o lema “A Horticultura Muda Vidas”, contou com os mais diversos projetos de cariz social, oriundos de todos os pontos do país, e também por esse motivo, de diversas tipologias e características, sendo apresentados programas de instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior, entre outras.
Segundo a organização, a realização deste Colóquio “a partilha de experiências e de processos inovadores, procurando responder aos atuais desafios sociais, ambientais e económicos tanto a nível local como nacional”, apresentando-se como uma excelente forma de dar a conhecer projetos únicos e diferenciadores nas comunidades.
Ao segundo dia de conferência, também João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, esteve presente, integrado na mesa redonda sobre 'Responsabilidade Social - O papel dos Municípios', que ditou o encerramento deste colóquio. Fizeram também parte da mesa redonda, José Franco, da Câmara Municipal do Porto, Marisa Moreira, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Zulimar Hernández, do (Instituto Politécnico de Bragança, bem como a moderadora Cecília Delgado, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da NOVA FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Depois do sucesso da 1ª edição em outubro de 2016 no Estoril, a APH voltou a organizar este evento, que teve como principal objetivo voltar a reunir e promover projetos de caráter social e terapêutico que mudam vidas através da horticultura.
Pianista Gerardo Rodrigues - Concerto único no CCC-Caldas da Raínha
Porto de Mós | Central das Artes: Conferência “O mundo dividido entre as autocracias e democracias' – Alm. Gouveia e Melo
Marinha Grande | Inauguração do Polidesportivo de Casal de Malta e protocolo com Comité Olímpico de Portugal
IGREJA MATRIZ DE ALCANTARILHA RECEBE ORQUESTRA DO ALGARVE
Anacom multa MEO em quase 2,5 milhões de euros
Fisco alerta para nova mensagem fraudulenta
Candidaturas abertas – 31 de março a 15 de maio Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID)
Marinha Grande | "CUIDA-ME E CUIDA-TE"
Para assistir, dia 13 de abril, às 09h00, na Universidade Católica no Porto, A relação entre as especialidades de enfermagem e o desenvolvimento sustentável em debate na Católica
ObservaRia - Estarreja Birdwatching Fair está de volta de 13 a 16 de abril
Câmara de Águeda firma protocolo com Turismo de Portugal para formar profissionais
Estratégia Integrada e Plano de Ação da Região de Aveiro apresentada em Águeda
“UM ESCRITOR DE INQUIETAÇÕES” EM EXPOSIÇÃO NA MARINHA GRANDE
25 dadores de sangue em Alter