sexta-feira, 14 de abril de 2023
Aveiro | Requalificação do Rossio - Nova rede de saneamento em construção e desativação da velha Estação Elevatória
Figueiró dos Vinhos recebeu 9.ª Edição do BUPi Envolve
Júpiter
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ AO DIA 5 DE MAIO. ESTÁ ABERTO CONCURSO DE IDEIAS PARA MASCOTE DA FEIRA DO VINHO VERDE
MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A OBRA DE REPAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA DA ANTIGA ALICOOP/LIMITE DO CONCELHO DE LAGOA
Conheça a nova carta de Primavera/Verão do Dona Maria by The Lodge Porto Hotel
A gastronomia tradicional portuguesa reinventada é a protagonista da nova carta de primavera/verão do restaurante Dona Maria
Com a chegada do bom tempo não há nada melhor do que sabores bem tradicionais e refrescantes, criados com produtos locais. O restaurante Dona Maria, inserido no The Lodge Porto Hotel, situado em Vila Nova de Gaia apostou na criação de novos pratos, criando um menu exclusivo, criativo, e que reflete na perfeição os melhores sabores da comida tradicional portuguesa, mas com um toque e ingredientes bem frescos.
Grupo Zanguizarra nas comemorações do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz
Apreendidas mais de 110 toneladas de pescado impróprio para consumo na Gafanha
Câmara de Anadia aprova Relatório e Contas de 2022
O Relatório e Contas referentes ao ano de 2022 foram aprovados, por maioria, com o voto contra do vereador do Partido Socialista, esta quinta-feira, 13 de abril, pelo executivo municipal de Anadia. O documento apresenta uma elevada taxa de execução orçamental, bem como um excelente grau de execução das Grandes Opções do Plano (GOP). De sublinhar ainda os indicadores bastante sólidos que o Município de Anadia continua a evidenciar. A execução financeira das Grandes Opções do Plano é de 86,08%, inferior em valor, mas superior em percentagem de execução aos valores do ano 2021 que se situou em 84,22%. De salientar os elevados montantes comprometidos nas funções sociais e económicas, mostrando a preocupação do executivo em continuar a dar resposta a duas importantes áreas para o bem-estar das populações. No que respeita ao Orçamento, apresenta um grau de execução de 91,58% (receita) e de 90% (despesa), demonstrativo do não empolamento dos orçamentos apresentados, tendo-se registado um acréscimo em relação aos dois últimos anos. O saldo de gerência a transitar do ano de 2022 registou um decréscimo em relação ao ano de 2021, situando-se nos 1,050965 milhões de euros, dos quais 0,451319 milhões de euros correspondem ao saldo de operações orçamentais. Requalificação do Centro Cultural de Anadia; continuação das obras de requalificação e remodelação do Quartel da GNR de Anadia; lançamento da empreitada para a requalificação e remodelação do Centro de Saúde de Anadia; apoios financeiros para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia; continuação das obras de requalificação da Escola 1º CEB da Moita; lançamento do concurso para a empreitada para a construção de 33 habitações, no âmbito da Estratégia Local de Habitação; melhoria de infraestruturas básicas, ao nível da execução de extensões e/ou prolongamentos de rede de saneamento, remodelação das redes de abastecimento de água nas freguesias; execução do projeto municipal Anadia Valoriza + Biorresíduos; inauguração e início do funcionamento do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Anadia; início da empreitada para a requalificação ambiental e paisagística da zona do Monte Crasto; e transferências financeiras para as Juntas de Freguesia, foram algumas das prioridades concretizadas, de acordo com a estratégia definida para o mandato em curso do executivo municipal. Os documentos vão agora ser submetidos à Assembleia Municipal de Anadia para discussão e aprovação, em sessão que deverá acontecer até ao final do mês de abril. |
Proença-a-Nova | Investigação sobre experiências de escolarização já está disponível em livro
O Município de Proença-a-Nova e o Instituto de Educação de Lisboa assinaram, a 30 de novembro de 2016, um protocolo para o desenvolvimento do projeto “Memórias Resgatadas: Percursos de Escolarização, Identidades e Dinâmicas Educativas Locais” com o objetivo de realizar trabalhos académicos sobre o Ensino no concelho de Proença-a-Nova, com base em testemunhos recolhidos junto da comunidade. Mais de seis anos depois, e com organização de Ana Isabel Madeira, Helena Cabeleira e Justino Magalhães, é publicado o livro “Memórias Resgatadas, Identidade (Re)Construídas – Experiências de Escolarização, Património e Dinâmicas Educativas Locais” que teve como ponto de partida a falta de investigação sobre a Escola em contexto rural, envolvendo o Pinhal Interior Sul (concelhos de Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Mação), alargando e muito o âmbito inicial do projeto.
Estruturado em três capítulos – “História e memória da educação em meio rural”, “Património e lugares de cultura na região do Pinhal Interior Sul” e “Educação e comunidades educativas em territórios de baixa densidade” -, o livro é o resultado de um intenso trabalho de campo nos cinco municípios com entrevistas presenciais a antigos/as alunos/as, professores/as e outros/as intervenientes que teve vários contratempos, nomeadamente os incêndios florestais e as suas consequências para a população, bem como o início da pandemia. “Contámos com a voz dos mais velhos para exprimir a sua narrativa articulada à nossa problemática e aos objetivos últimos do projeto. Esta narrativa é a matéria-prima da nossa investigação”, referem os/as investigadores/as.Nesse sentido, na perspetiva do projeto, há toda uma nova dimensão que se abriu com este trabalho. “Ao colocar os mais velhos no centro da nossa investigação, estamos a ir além da recolha de testemunhos orais de uma forma ‘passiva’. Estamos, ao invés, a promover o papel dos seniores como agentes e autores da sua própria história e memória, e como parceiros ativos e co-laboradores no desenvolvimento do projeto. Estamos a introduzir mudanças ao nível da estereotipia dos mais velhos, a combater o mito e a imagem do idoso como um peso ou um fardo social, estamos a divulgar relatos de homens e mulheres que contribuíram para o Portugal de hoje, com as suas preocupações e análises”.
No âmbito da realização do Seminário Internacional Apheleia 2023, que decorreu Auditório do Centro Cultura Elvino Pereira, em Mação, foi feita a apresentação das conclusões do projeto MRIR, que contribuiu para o exercício de uma cidadania ativa e para a construção de processos de aprendizagem ao longo da vida, apoiado na exploração da memória e do património histórico local relacionados com a educação, o ensino e a escola nas regiões do interior, como ajuda no combate ao êxodo rural. O vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Manso, foi outro dos intervenientes do painel.
Câmara de Vagos alerta: Proceda à limpeza dos seus terrenos
- As árvores e arbustos têm que estar a mais de 5 metros dos edifícios.
- As copas das árvores têm que distanciar entre si 10 metros para Pinheiro bravo e Eucalipto; nas restantes espécies 4 metros.
- Proibido a acumulação de substâncias combustíveis (lenha, madeira, sobrantes de exploração florestal ou agrícola)