LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Aveiro | Requalificação do Rossio - Nova rede de saneamento em construção e desativação da velha Estação Elevatória

 
Integrada na obra de Requalificação do Largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado (rotunda das pontes) está em curso a primeira fase de construção da nova rede de saneamento na Rua João Mendonça, pela empresa AdRA – Águas da Região de Aveiro, que ligará à nova estação elevatória que será instalada no edifício cave do Rossio.
A intervenção está a ser executada com recurso ao sistema de perfuração dirigida, uma técnica inovadora que permite a instalação de tubagem sem abertura de vala e a execução dos trabalhos sem necessidade de corte total de circulação, garantindo a boa compatibilização da obra com as dinâmicas comerciais e turísticas existentes no local.
Com este investimento está dado mais um passo para a desativação da velha estação elevatória existente no ilhéu da passadeira junto à Praça Joaquim de Melo Freitas, melhorando assim a qualidade urbana do espaço.
A segunda fase da intervenção será o atravessamento em direção à Praça José Rabumba, enterrando, por baixo do canal, uma nova rede que ligará ao sistema de saneamento já existente, permitindo assim a eliminação da tubagem à vista, que hoje existe na Praça General Humberto Delgado (rotunda das “Pontes”). Esta obra será executada com recurso à mesma técnica de perfuração dirigida, pelo que não existirão condicionamentos à navegação marítimo-turística nem de gestão dos níveis de água no interior dos canais urbanos.
A obra de requalificação do Rossio prossegue a bom ritmo, construindo um novo espaço público polivalente, tipo "praça-central", qualificado para a realização dos mais variados eventos, novos circuitos automóveis e um parque de estacionamento subterrâneo, libertando assim toda a superfície para circulação pedonal, lazer, cultura e recreio, assim como para novos espaços verdes (com parque infantil) e estrutura arbórea.

Imagem: Litoral Centro


Joaquim Carlos às 16:08 Nenhum comentário:
Compartilhar

Figueiró dos Vinhos recebeu 9.ª Edição do BUPi Envolve

 Figueiró dos Vinhos recebeu, durante a tarde de ontem, a 9.ª edição do BUPi Envolve.
O evento realizou-se no Museu e Centro de Artes do concelho e contou com a presença da Coordenadora da eBupi (Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado), Carla Mendonça, e do Presidente de Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu.
O programa da sessão contemplou intervenções de técnicos da eBUPi que apresentaram o balanço do projeto, as principais novidades SIG e os procedimentos relacionados com as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem.
BUPi Envolve acontece desde 2021 visando, continuamente, capacitar os Técnicos Habilitados para os novos desafios que a identificação destas áreas prioritárias de atuação representa para o projeto BUPi.

Joaquim Carlos às 16:05 Nenhum comentário:
Compartilhar

Júpiter


Júpiter ocupou desde sempre um lugar de destaque ao longo da história da humanidade. Muito antes de sabermos o que eram as estrelas e planetas já os nossos antepassados o reconheciam no céu. Imaginemos uma tribo de caçadores recolectores há alguns milénios, numa noite de Verão. Junto a um rio largo e manso esse pequeno grupo de mulheres e homens junta-se em comunidade para ouvir as histórias dos mais velhos. São enredos místicos em que a natureza, os animais e os corpos celestes se relacionam de forma mágica e confortante. E eles apontam com o dedo para intrigantes pontos luminosos. Um deles é Júpiter.
Muitos séculos depois, na mitologia romana, este planeta não perdeu a sua importância. Aliás, Júpiter é o rei dos deuses do Olimpo e o avô dos fundadores de Roma, Rómulo e Remo.

Façamos, agora, outro salto no calendário até 1610. Estamos em Pádua e numa das ruas o silêncio da noite é interrompido pelo som do alaúde. Este instrumento é dedilhado por um professor da Universidade. Natural de Pisa, esse intelectual sentia enorme prazer na música e aproveitava para passar o tempo tocando as melodias da sua terra natal, recordando o seu pai, virtuoso músico. Este podia ser apenas um docente como outro qualquer. No entanto as suas descobertas torná-lo-iam famoso e iriam contribuir para repensar o lugar do homem no universo.

Nessa noite ele pousou o instrumento e pegou no seu cannocchiale, que significa literalmente “canhão óculo”.

A abóbada estava límpida, pelo que era o momento certo para experimentar novamente este novo instrumento. Com ele

Galileu já tinha observado a Lua. Desta vez apontou o telescópio para Júpiter. Para sua surpresa viu quatro novos corpos celestes ao redor do maior planeta do sistema solar.

Sabemos agora que o que Galileu observou foram quatro enormes luas de Júpiter, mais tarde intituladas de Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Afinal a Terra não era o único planeta com satélites em seu redor! Não éramos, perceberíamos de forma definitiva mais tarde, únicos e muito menos o centro do universo.

Desde esses dias do século XVIII, a astronomia evoluiu muito e permitiu-nos desvendar alguns dos maiores enigmas do cosmos. Mas há ainda muito por descobrir. E este nosso vizinho gigante ainda tem segredos por desvendar e muito para inspirar. Já no século XX, Gustav Holst, ainda que com inspirações astrológicas, compôs uma obra sinfónica imperdível em que cada planeta tem uma música. A melodia dedicada a Júpiter é absolutamente majestosa. Mais recentemente a NASA enviou para o planeta a sonda espacial Juno que a 8 de Abril deste ano completou 50 órbitas em seu redor. Para comemorar esse feito no site da NASA é possível descarregar 50 imagens fascinantes recolhidas pela Juno e que incluem fotografias da Terra, de Júpiter e das suas luas. Descubra mais e seja um “explorador espacial” através do site https://www.missionjuno.swri.edu/

Luís Monteiro
Joaquim Carlos às 14:19 Nenhum comentário:
Compartilhar

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ AO DIA 5 DE MAIO. ESTÁ ABERTO CONCURSO DE IDEIAS PARA MASCOTE DA FEIRA DO VINHO VERDE

 Está aberto, até dia 5 de Maio, o concurso de ideias para a criação da mascote representativa da 24ª edição Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva, agendada para 30 de Junho a 2 de Julho.   
Nesta actividade criativa, apresentada em jeito de concurso, e promovida pela Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, podem participar os alunos dos dois Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva, assim como toda a comunidade Paivense, podendo habilitar-se os participantes a ganhar fantásticos prémios.

Para concorrer, podem consultar toda a informação e regulamento em www.acipaiva.pt ou através do email acicpaiva@gmail.com

Joaquim Carlos às 14:15 Nenhum comentário:
Compartilhar

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A OBRA DE REPAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA DA ANTIGA ALICOOP/LIMITE DO CONCELHO DE LAGOA

 O Município de Silves concluiu recentemente a empreitada de repavimentação da estrada que liga o local da antiga Alicoop até ao limite do concelho de Silves, na freguesia de Silves, sítio dos Urzais, numa extensão de 4,5 km. O valor da obra ascendeu a 550 mil euros.
 
Trata-se de uma obra de natureza estruturante, cuja estrada liga dois concelhos, com registo de forte fluxo rodoviário, que se enquadra na estratégia mais geral de reabilitação gradual da rede viária em todo o concelho de Silves.

Joaquim Carlos às 14:14 Nenhum comentário:
Compartilhar

Conheça a nova carta de Primavera/Verão do Dona Maria by The Lodge Porto Hotel

 
A gastronomia tradicional portuguesa reinventada é a protagonista da nova carta de primavera/verão do restaurante Dona Maria
Com a chegada do bom tempo não há nada melhor do que sabores bem tradicionais e refrescantes, criados com produtos locais. O restaurante Dona Maria, inserido no The Lodge Porto Hotel, situado em Vila Nova de Gaia apostou na criação de novos pratos, criando um menu exclusivo, criativo, e que reflete na perfeição os melhores sabores da comida tradicional portuguesa, mas com um toque e ingredientes bem frescos.
O chef João Vieira, responsável pela cozinha do Dona Maria, conta com um vasto currículo na cozinha e é o autor desta nova experiência gastronómica. Para a criação da nova carta o chef quis manter-se fiel ao estilo do hotel e ao mesmo tempo produzir algo original, único e sem perder a essência da raiz portuguesa. Tal como o próprio refere: “Na cozinha do Dona Maria, eu pego em pratos emblemáticos da zona ou da região, pratos esses que as pessoas identificam ao virem ao Norte, e dou-lhes a minha interpretação. Exemplo disso é uma sopa com uma francesinha e sobremesas com vinhos, em barricas. Temos ainda uma outra camada, que tem a ver com a época do ano, a Primavera e o Verão, que pede pratos mais leves, mas não esquecendo a gastronomia daqui”.
 
O menu da nova carta começa nas entradas com especial destaque para a empada de perdiz de Vila Nova de Foz Côa com salada de erva-benta e lavanda; a sopa cremosa de tomate coração de boi assado com a sua francesinha e ainda o Lírio dos Açores com citrinos, abóbora confitada, funcho, gengibre e alecrim.
 
Depois das entradas, seguem-se os sabores típicos da comida de tacho tradicional portuguesa onde um dos protagonistas é o arroz malandrinho de tamboril e gambas, uma escolha bem tradicional mas reconfortante, e ainda o coelho à caçador albardo com couve e nozes, servido com arroz de miúdos e vinho tinto. Já nas opções de peixe, a estrela da nova carta é a Pescada à Poveira,  uma interpretação do chef João Vieira, que apesar de ser tipíca do norte é apresentada numa versão original e bem fiel ao estilo do hotel.
 
Diretamente do campo para as opções de carne, o Lombo de porco preto corado com vieiras e esparregado de nabiças com sabores alentejanos é a opção ideal para apreciadores de pratos mais elaborados que promete surpeender até os paladares mais exigentes. Para o momento final, e porque o que é doce nunca amargou, um verdadeiro tributo à primavera com suspiros de verão: uma sobremesa floral, com aromas de jasmim, lavanda, sardinheira (tudo mousses), com suspiros de verão. Esta sobremesa tem a sua própria mise en scène que promete despertar todos os sentidos do cliente. Outra estrela da nova carta doce é a barrica de touriga nacional com notas de ameixa e cassis, também ela inspirada no hotel, onde o chef replicou em ponto pequeno uma barrica onde é servida a sobremesa e inspirada também na escada de acesso ao foyer, que é o interior de uma gigantesca pipa desconstruída.

FOTOS PRATOS NOVA CARTA
FOTOS THE LODGE PORTO HOTEL
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Joaquim Carlos às 14:13 Nenhum comentário:
Compartilhar

Grupo Zanguizarra nas comemorações do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz

 O grupo Zanguizarra vai atuar no espetáculo comemorativo do 49.º aniversário do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz. Este grupo vai apresentar o espetáculo “A proximidade e o lado contrário”, no dia 24 de abril, às 21h30, no auditório municipal, onde vai ouvir-se a música popular portuguesa numa fusão com a música lusófona, com marcas tanto do universo rural português como das culturas brasileira e africana.

Os ritmos e ambientes do repertório do grupo Zanguizarra, tais como a morna ou a bossa nova, recuperam as influências que a música portuguesa foi recebendo de vários cantos do mundo. Este projeto nasceu em 2013 e é composto por António Candeias (guitarra clássica e voz), António Valente (cavaquinho brasileiro, percussões e voz) Andreia do Carmo (voz), Paulo Parreira (contrabaixo, baixo elétrico e voz), Paulo Silva (acordeão e voz), Manuel Candeias (bateria e voz) e Henrique Leitão (guitarra portuguesa e voz).
O programa organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz continua no dia 25 de abril, pelas 9h30, com a cerimónia de Içar das Bandeiras do Município, de Portugal e da União Europeia nos Paços do Concelho. Nesta cerimónia, a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense vai interpretar os Hinos do Município, de Portugal e da União Europeia, seguindo-se uma arruada pelas principais ruas da cidade.
 
A Cerimónia do Dia do Combatente para homenagear os soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial decorre às 10h no Largo dos Combatentes. À mesma hora parte de S. Pedro do Corval a 45.ª Estafeta dos Cravos, que vai passar pelas 10h45 na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz.
 
A Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa do 49.º Aniversário do 25 de Abril realiza-se às 11h na Praça da Liberdade e a fechar o programa, no mesmo local, pelas 17h, decorre a atuação do grupo Amigos do Guadiana.
 
 Carlos Manuel Barão

Joaquim Carlos às 14:10 Nenhum comentário:
Compartilhar

Apreendidas mais de 110 toneladas de pescado impróprio para consumo na Gafanha

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro apreendeu 110,428 quilos de pescado congelado na localidade da Gafanha da Nazaré, na passada quinta-feira.
Numa ação de fiscalização, os militares da Guarda detetaram numa câmara de congelamento de uma empresa, diversas espécies de pescado armazenadas fora do prazo de validade e que aparentavam não estar em condições de consumo por deterioração da sua composição e qualidade.
No decurso das diligências policiais foi contactada a Direção Geral Veterinária de Aveiro que efetuou a recolha de amostras para análise, tendo o pescado sido apreendido.
Na ação foi identificado o representante legal da empresa, um homem de 68 anos.

Joaquim Carlos às 14:06 Nenhum comentário:
Compartilhar

Câmara de Anadia aprova Relatório e Contas de 2022

 

O Relatório e Contas referentes ao ano de 2022 foram aprovados, por maioria, com o voto contra do vereador do Partido Socialista, esta quinta-feira, 13 de abril, pelo executivo municipal de Anadia. O documento apresenta uma elevada taxa de execução orçamental, bem como um excelente grau de execução das Grandes Opções do Plano (GOP). De sublinhar ainda os indicadores bastante sólidos que o Município de Anadia continua a evidenciar.
A execução financeira das Grandes Opções do Plano é de 86,08%, inferior em valor, mas superior em percentagem de execução aos valores do ano 2021 que se situou em 84,22%. De salientar os elevados montantes comprometidos nas funções sociais e económicas, mostrando a preocupação do executivo em continuar a dar resposta a duas importantes áreas para o bem-estar das populações.
No que respeita ao Orçamento, apresenta um grau de execução de 91,58% (receita) e de 90% (despesa), demonstrativo do não empolamento dos orçamentos apresentados, tendo-se registado um acréscimo em relação aos dois últimos anos.
O saldo de gerência a transitar do ano de 2022 registou um decréscimo em relação ao ano de 2021, situando-se nos 1,050965 milhões de euros, dos quais 0,451319 milhões de euros correspondem ao saldo de operações orçamentais.
Requalificação do Centro Cultural de Anadia; continuação das obras de requalificação e remodelação do Quartel da GNR de Anadia; lançamento da empreitada para a requalificação e remodelação do Centro de Saúde de Anadia; apoios financeiros para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia; continuação das obras de requalificação da Escola 1º CEB da Moita; lançamento do concurso para a empreitada para a construção de 33 habitações, no âmbito da Estratégia Local de Habitação; melhoria de infraestruturas básicas, ao nível da execução de extensões e/ou prolongamentos de rede de saneamento, remodelação das redes de abastecimento de água nas freguesias; execução do projeto municipal Anadia Valoriza + Biorresíduos; inauguração e início do funcionamento do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Anadia; início da empreitada para a requalificação ambiental e paisagística da zona do Monte Crasto; e transferências financeiras para as Juntas de Freguesia, foram algumas das prioridades concretizadas, de acordo com a estratégia definida para o mandato em curso do executivo municipal.
Os documentos vão agora ser submetidos à Assembleia Municipal de Anadia para discussão e aprovação, em sessão que deverá acontecer até ao final do mês de abril.
Joaquim Carlos às 14:02 Nenhum comentário:
Compartilhar

Proença-a-Nova | Investigação sobre experiências de escolarização já está disponível em livro

 

O Município de Proença-a-Nova e o Instituto de Educação de Lisboa assinaram, a 30 de novembro de 2016, um protocolo para o desenvolvimento do projeto “Memórias Resgatadas: Percursos de Escolarização, Identidades e Dinâmicas Educativas Locais” com o objetivo de realizar trabalhos académicos sobre o Ensino no concelho de Proença-a-Nova, com base em testemunhos recolhidos junto da comunidade. Mais de seis anos depois, e com organização de Ana Isabel Madeira, Helena Cabeleira e Justino Magalhães, é publicado o livro “Memórias Resgatadas, Identidade (Re)Construídas – Experiências de Escolarização, Património e Dinâmicas Educativas Locais” que teve como ponto de partida a falta de investigação sobre a Escola em contexto rural, envolvendo o Pinhal Interior Sul (concelhos de Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Mação), alargando e muito o âmbito inicial do projeto.

Estruturado em três capítulos – “História e memória da educação em meio rural”, “Património e lugares de cultura na região do Pinhal Interior Sul” e “Educação e comunidades educativas em territórios de baixa densidade” -, o livro é o resultado de um intenso trabalho de campo nos cinco municípios com entrevistas presenciais a antigos/as alunos/as, professores/as e outros/as intervenientes que teve vários contratempos, nomeadamente os incêndios florestais e as suas consequências para a população, bem como o início da pandemia. “Contámos com a voz dos mais velhos para exprimir a sua narrativa articulada à nossa problemática e aos objetivos últimos do projeto. Esta narrativa é a matéria-prima da nossa investigação”, referem os/as investigadores/as.
Nesse sentido, na perspetiva do projeto, há toda uma nova dimensão que se abriu com este trabalho. “Ao colocar os mais velhos no centro da nossa investigação, estamos a ir além da recolha de testemunhos orais de uma forma ‘passiva’. Estamos, ao invés, a promover o papel dos seniores como agentes e autores da sua própria história e memória, e como parceiros ativos e co-laboradores no desenvolvimento do projeto. Estamos a introduzir mudanças ao nível da estereotipia dos mais velhos, a combater o mito e a imagem do idoso como um peso ou um fardo social, estamos a divulgar relatos de homens e mulheres que contribuíram para o Portugal de hoje, com as suas preocupações e análises”.
No âmbito da realização do Seminário Internacional Apheleia 2023, que decorreu Auditório do Centro Cultura Elvino Pereira, em Mação, foi feita a apresentação das conclusões do projeto MRIR, que contribuiu para o exercício de uma cidadania ativa e para a construção de processos de aprendizagem ao longo da vida, apoiado na exploração da memória e do património histórico local relacionados com a educação, o ensino e a escola nas regiões do interior, como ajuda no combate ao êxodo rural. O vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Manso, foi outro dos intervenientes do painel.

Joaquim Carlos às 10:56 Nenhum comentário:
Compartilhar

Câmara de Vagos alerta: Proceda à limpeza dos seus terrenos

 No âmbito do Sistema Nacional De Defesa da Floresta Contra Incêndios, a Câmara Municipal de Vagos informa que, até dia 30 de abril de 2023, é obrigatório, nos termos do n.º 3, art.º 15º, do Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, na sua atual redação, salvo disposições em contrário, decorrentes da publicação do Despacho referido no n.º 12 do artigo 49 do Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, proceder à implementação das faixas de gestão de combustível.
Se é proprietário, arrendatário, usufrutuário ou uma entidade que, a qualquer título, detenha terrenos confinantes a edifícios que estejam a ser utilizados para habitação ou atividades económicas são obrigados a proceder à gestão de combustível, numa faixa de largura não inferior a 50m, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, caso esta faixa abranja territórios florestais e uma faixa de largura não inferior a 10m, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, caso esta faixa abranja territórios agrícolas.
Na envolvente das áreas edificadas, quando confinante com territórios florestais, assegurar a gestão de combustível numa faixa envolvente com largura padrão de 100 m a partir da interface de áreas edificada.
Como implementar:

  • As árvores e arbustos têm que estar a mais de 5 metros dos edifícios.
  • As copas das árvores têm que distanciar entre si 10 metros para Pinheiro bravo e Eucalipto; nas restantes espécies 4 metros.
  • Proibido a acumulação de substâncias combustíveis (lenha, madeira, sobrantes de exploração florestal ou agrícola)
Joaquim Carlos às 10:53 Nenhum comentário:
Compartilhar

Exposição “Correspondência Surrealistas”

Inaugurada no dia 29 de março, a exposição “Correspondências Surrealistas…” está patente ao público até ao dia 30 de abril, no Museu Nacional Ferroviário.
No ano do centenário de nascimento de Mário Cesariny (1923-2006), uma figura inquestionável do Surrealismo Nacional, considerado “o expoente máximo desta corrente”, expomos parte da sua obra gráfica,  bem como de  Ana Hatherly, Cruzeiro Seixas, Maria Helena Vieira da Silva, Eurico Gonçalves, Carlos Calvet, António Domingues, António Areal e Jorge Camacho.
A exposição, constituída por trinta e quatro serigrafias da coleção da Fundação Cupertino de Miranda,  é uma oportunidade para apreciar um dos movimentos mais interessantes e intrigantes da História da Arte, e para descobrir e explorar um mundo fascinante.
Esta exposição está integrada na programação na  Semana do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento  e conta com a cedência de obras da Fundação Cupertino de Miranda , com o apoio do Município do Entroncamento  e a colaboração da Fundação Museu Nacional Ferroviário.

Joaquim Carlos às 10:47 Nenhum comentário:
Compartilhar

Associação Académica de Coimbra vai criar gabinete de apoio a vítimas de assédio

O objetivo da criação deste gabinete, para além do “facilitamento do contacto direto com os estudantes”, é “a resolução célere das diversas queixas” que sejam feiras. A AAC compromete-se a encaminhar “às entidades competentes os casos em que se mostre necessário”.
A Associação Académica de Coimbra (AAC) vai criar um gabinete de apoio destinado aos estudantes que sejam vítimas de assédio.
O objetivo será concentrar numa única estrutura todas as queixas de assédio moral, virtual ou sexual, bem como de todas as formas de discriminação perante as minorias.
O apoio será prestado através de três vertentes: “um número de telemóvel direto, um formulário de denúncias (com a possibilidade das mesmas serem anónimas) no website oficial da Associação Académica de Coimbra e um gabinete de atendimento presencial, com horário por definir”, explica a AAC em comunicado.
Consideramos que com a existência das 3 vertentes de contacto vai ser possível abranger o maior número de estudantes possível.”
Com esta iniciativa, a Associação Académica de Coimbra pretende conseguir a “resolução célere das diversas queixas” e compromete-se a encaminhar os casos denunciados para as entidades competentes.

SIC Notícias

Joaquim Carlos às 10:45 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.