LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Crónica Postal | A NOVA ORDEM INTERNACIONAL


Com o desenrolar da invasão russa da Ucrânia, regista-se uma aceleração da definição de quem está com quem.
Nitidamente, começam a surgir sinais inequívocas de como vamos viver no futuro mundo global: dois blocos, um liderado pela China e outro pelos Estados Unidos. A China tem no seu bloco como país de referência a Rússia. Os EUA tem na sua órbita a União Europeia e os aliados da NATO, tendo na Ásia três aliados tradicionais de referência: Japão, Coreia do Sul e Austrália.
Há uma diferença substancial entre os dois novos blocos, em perspetiva de uma nova “guerra fria”: de um lado, países com regimes ditatoriais; do outro lado, as democracias tradicionais. A história diz-nos que as ditaduras não duram para sempre. Com os novos meios comunicacionais globais cada vez é mais difícil controlar todo um povo.
Mas, as democracias também estão ameaçadas por não estarem a saber introduzir modelos de governo que obtenham a aprovação inequívoca dos seus cidadãos. Cresce um sentimento de desconfiança e descrédito. É preciso fazer algo para inverter esse sentimento. Mas ainda não sabemos como o fazer.
O que, também, nos deve alertar é a elevada dependência dos países que constituem a União Europeia dos fornecimentos dos países do bloco China-Rússia. A dependência do gás russo fez e faz estragos à nossa economia. E estamos cada vez mais dependentes dos fornecimentos chineses.
Vamos conseguir ter boas relações com gregos e troianos? A União Europeia tem dado sinais de pretender isso. Terá capacidade para ser uma terceira potencia?

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa

DESTAQUE
“Vamos conseguir ter boas relações com gregos e troianos? A União Europeia tem dado sinais de pretender isso”

Joaquim Carlos às 21:54 Nenhum comentário:
Compartilhar

GRUPO HUMANITÁRIO DOS DADORES DE SANGUE DA COVILHÃ COM SEDE RENOVADA.


O Município da Covilhã vai inaugurar no dia 25 de abril, as renovadas instalações do Grupo Humanitário dos Dadores de Sangue da Covilhã. As obras de requalificação incluíram a criação de um novo espaço para reuniões de direção, foram criadas duas casas de banho, incluindo uma para dadores com mobilidade reduzida.
A profunda intervenção incluiu melhoramentos na luminosidade e na acústica do espaço e a criação de uma “copa” para que os dadores possam realizar uma pequena refeição depois da dádiva.

A requalificação das instalações era uma antiga aspiração do Grupo Humanitário dos Dadores de Sangue, para o Presidente da Câmara da Covilhã “esta requalificação da sede representa uma homenagem da autarquia ao trabalho meritório do Grupo Humanitário dos Dadores de Sangue”. Vítor Pereira sublinha ainda que, “são instituições como esta que fazem a diferença numa sociedade solidária “.

A inauguração do novo espaço está prevista para o dia 25 de abril às 16h.

Joaquim Carlos às 19:52 Nenhum comentário:
Compartilhar

Figueiró dos Vinhos | Câmara aprova novo protocolo de Apoio à Infância

Um novo Protocolo de Parceria para a Implementação e Acompanhamento do Núcleo da Garantia para a Infância de Figueiró dos Vinhos foi aprovado, hoje, em Reunião de Câmara.
A proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Abreu, surge no âmbito do Plano Nacional da Garantia para a Infância 2022-2033 e da, consequente, criação de uma Garantia Europeia para a Infância.

A constituição de Núcleos Locais da Garantia para a Infância (NLGPI), apoiados pelos Conselhos Locais de Ação Social, atua como um instrumento eficaz na aplicação de medidas de intervenção a nível local e de proximidade, tendo em conta as particularidades específicas de cada território e as necessidades próprias das suas crianças, jovens e respetivas famílias.

Neste sentido, a implementação de um Núcleo deste género em Figueiró dos Vinhos, permitirá responder mais e melhor às vulnerabilidades das crianças e dos jovens do concelho, e das suas famílias, através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, simultaneamente promotora da coesão e do desenvolvimento social e potenciadora de uma efetiva integração social.

O protocolo aprovado será, assim, celebrado entre a Coordenação Nacional da Garantia para a Infância e o Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Figueiró dos Vinhos, uma parceria alargada com uma planificação estratégica local e diversificada focada nos mais jovens, e com o objetivo último de contribuir para a erradicação da pobreza e da exclusão social, promovendo, igualmente, o desenvolvimento social no concelho.

Joaquim Carlos às 19:49 Nenhum comentário:
Compartilhar

Águeda | Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor completa 5 anos de atividade

 Estrutura ajuda os agricultores do concelho e presta apoio em várias áreas relacionadas com a atividade agrícola
Em cinco anos de atividade, o Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor (GMAA) prestou apoio a meio milhar de agricultores de todo o concelho, ajudou na legalização de 78 novas explorações agrícolas e já captou para o concelho mais de 500 mil euros, entre subsídios e apoios ao investimento. No seguimento desta preocupação e apoio aos agricultores, o Município integra, desde a última semana, o manifesto europeu “Missão Solos”, assinado no Dia Mundial da Terra (21 de abril), que tem como objetivo o desenvolvimento de ações protetoras dos solos.
Com este serviço, o Município disponibiliza um apoio especializado e direcionado aos agricultores e às explorações agro-pecuárias do concelho, que têm acesso, de forma prática, a um conjunto de ferramentas de suporte à sua atividade, impulsionando o setor.
Para além de ser um “agente” simplificador de processos burocráticos, o GMAA é uma ajuda na cativação de apoios e fundos comunitários para os agricultores. Para o seu funcionamento, este gabinete colabora com a Confederação Nacional da Agricultura, com base num protocolo firmado entre as duas entidades, que permitiu ao GMAA ser parceiro do IFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P.), podendo submeter, através deste organismo, candidaturas aos subsídios agrícolas anuais, bem como proceder à legalização de explorações agrícolas e pecuárias e ainda o controlo da movimentação de animais pecuários.

Os números demonstram a importância e sucesso desta aposta estratégica do Município. Nestes 5 anos, cerca de meio milhar de munícipes beneficiaram dos serviços do GMAA, caracterizados sobretudo por pequenos agricultores que procuraram apoio na resolução de variadas situações relacionadas com as suas atividades.
Através do iDigital, uma plataforma do IFAP onde se efetuam as ações de legalização das explorações, as candidaturas aos apoios anuais e as guias de movimentações de animais, o GMAA submeteu, nestes cinco anos, um total de 247 formulários IB (Identificação do Beneficiário), que é o ponto de partida para registar/legalizar uma nova exploração agrícola e/ou pecuária. Entre estes formulários, 78 foram para novas explorações.
Foram feitos 547 atendimentos em sala de parcelário e realizadas 242 candidaturas a apoios agrícolas anuais, onde foram captados cerca de 500 mil euros.
O GMAA tratou de mais de 2.000 guias de movimentação e realizou ainda várias outras ações diversas não mensuráveis, nomeadamente o registo e identificação de animais, as declarações de existência de animais ou pedidos de cartão de gasóleo. Ainda que não quantificáveis, este é um trabalho importante e facilitador para os criadores de animais e agricultores do concelho.
Foram também protocoladas ações de formação financiadas com outras entidades, na área da aplicação de produtos fitofarmacêuticos e condução de tratores, envolvendo já mais de 100 formandos capacitados nestas áreas. O terceira edição da formação para condução de tratores iniciará a 5 de maio e já há inscrições para uma nova edição.
De referir que, no âmbito do PDR2020, respeitante a projetos de beneficiação de regadio tradicional, foi executado o projeto do Raivo, num investimento de 115 mil euros, que beneficiou 12 hectares de terreno de cultivo agrícola e 56 agricultores, e está em fase de execução o projeto de Soutelo, que comporta um investimento de 127 mil euros, para uma área de sete hectares.
Criado em abril de 2018, o GMAA visa impulsionar o setor agro-pecuário, dando condições aos munícipes para desenvolverem a sua atividade, nomeadamente no que respeita ao esclarecimento de dúvidas sobre alterações da legislação que os agricultores por vezes têm dificuldade em interpretar. Neste gabinete são ainda feitas outras solicitações, como o resgate de subsídios agrícolas de pessoas falecidas para os herdeiros, os pedidos de pareces à CCDRC por ocupações de áreas REN e o levantamento de prejuízos agrícolas causados por tempestades.
O GMAA, que disponibiliza o Cartão de Gasóleo Agrícola, apoia os agricultores na sua interação com as diversas entidades do Estado, como o IFAP (Instituto do Financiamento da Agricultura e Pescas), DRAPC (Direção Regional da Agricultura e Pescas do Centro), DGAV (Direção-Geral da Alimentação e Veterinária) etc., para além de ajudar nos processos de pedidos de Estatuto de Agricultura Familiar ou Estatuto de Jovem Empresário Rural.
 
Adesão à “Missão Solos” da UE
No seguimento desta preocupação em promover uma boa ocupação do solos e gerar valor às famílias, o Município aderiu à “Missão Solos”, um manifesto europeu desenvolvido no âmbito da proteção dos solos e das atividades com eles relacionadas, para além da exploração agrícola.
Este manifesto, lançado pela Comissão Europeia a 18 de abril, em colaboração com o Grupo de Trabalho sobre Bioeconomia do European Regions Research & Innovation Network (ERRIN), contou com a adesão imediata do Município de Águeda, procurando ser um primeiro passo para trabalhar localmente em prol da concretização dos seus objetivos estratégicos: desenvolver um programa de investigação e inovação na área das ciências sociais; criar uma rede de laboratórios vivos de conhecimento e demonstração de soluções; criação de um quadro harmonizado para a monitorização do solo e consciencializar os cidadãos sobre o valor do solo.
A meta é, até 2030, criar 100 laboratórios vivos e estruturas de referência para liderar a transição para solos saudáveis, fornecendo alimentos seguros, água potável, biodiversidade e vários outros serviços ecossistémicos importantes.
A UE pretende, com a criação desta rede europeia, de que o Município de Águeda faz parte, combater a percentagem de solos insalubres devido a práticas insustentáveis, à pressão populacional crescente e a mudanças nos padrões de consumo, que tornam os solos cada vez mais vulneráveis a eventos climáticos extremos.
 
5 anos do GMAA em números
- 500 agricultores;
- 547 atendimentos em sala de parcelário;
- 247 formulários de Identificação de Beneficiários;
- 78 novas explorações agrícolas e/ou pecuárias;
- 242 candidaturas apoios agrícolas;
- 500 mil euros de apoio às explorações;
- 2.000 guias de movimentação;
- 100 formandos capacitados.

Ana Sofia Pinheiro

 

Joaquim Carlos às 19:47 Nenhum comentário:
Compartilhar

Câmara de Águeda atribui mais de 110 mil euros de apoio ao arrendamento

 Valor anual corresponde ao apoio prestado a 55 agregados familiares do concelho em dificuldades financeiras e que contam com este incentivo do Município

A Câmara de Águeda presta um apoio ao arrendamento a 55 agregados familiares do concelho que passam, no momento, por uma situação de dificuldade ou constrangimento financeiro e que se traduz num investimento do Município superior a 110 mil euros. Os protocolos de apoio ao arrendamento foram assinados, sexta-feira, nos Paços do Concelho.
A atribuição do subsídio varia por agregado familiar e oscila entre os 750 e 3.570 euros anuais, uma variação que é justificada pelo cálculo da taxa de esforço mensal do agregado, em função do seu rendimento mensal (soma de todos os rendimentos, descontando o valor das despesas fixas e variáveis).
“Esta é uma boa prática em termos de políticas de habitação que temos adotado e que cumpre vários objetivos, desde logo o apoio à população que vive em dificuldades, aliviando uma ‘carga’ substancial do seu orçamento, e, por outro, um incentivo para que os proprietários disponibilizem as suas casas no mercado de arrendamento”, declarou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, sublinhando que, desta forma, a Autarquia dinamiza o parque habitacional existente no concelho.
Tendo em conta as dificuldades financeiras de muitas famílias, “o mais certo era alguns proprietários não colocarem as suas casas no mercado de arrendamento por receio de incumprimento do pagamento da renda. Com este protocolo, uma parte significativa da renda fica garantida”, refere o Edil.
Este modelo de apoio ao arrendamento é, frisa Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social, “o mais justo, prático e adequado”, em detrimento da construção de habitação social, por exemplo, “que pode ser entendida como uma medida de marginalização e segregação social”. Com o apoio a ser prestado desta forma, a distribuição das famílias fica corretamente inserida no parque habitacional do concelho, para além de ser um incentivo para os proprietários, que melhoram as suas casas e as disponibilizam, com segurança, no mercado de arrendamento.
O apoio agora concedido refere-se à primeira fase das candidaturas, efetuadas até 31 de dezembro e a segunda fase terminará a 31 de maio, sendo que as vítimas de violência doméstica e/ou catástrofes (derrocadas, incêndios ou inundações) poderão fazer a sua candidatura em qualquer altura do ano.
O apoio concedido terminará a 31 de dezembro e os interessados em beneficiar deste subsídio devem apresentar novas candidaturas para o ano civil de 2024, até ao dia 31 de dezembro deste ano.

 

Joaquim Carlos às 19:45 Nenhum comentário:
Compartilhar

Reguengos de Monsaraz vai receber três espetáculos da Bienal Internacional de Marionetas de Évora

 A BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, que vai realizar-se de 6 a 11 de junho, programou três espetáculos para Reguengos de Monsaraz. O anúncio do programa da BIME decorreu no dia 21 de abril na Biblioteca Pública de Évora com a presença de Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, onde foi referida a decisão da organização, o Centro Dramático de Évora (CENDREV), de descentralizar esta iniciativa para outras localidades do distrito de Évora.
 
Marta Prates refere que “estou muito feliz por conseguirmos levar esta bienal tão importante para Reguengos de Monsaraz, juntando-se às nossas propostas da autarquia para a concretização de um programa cultural diversificado no concelho”. A autarca considera que “a aposta na cultura é uma das prioridades deste executivo municipal e pretendemos mostrar aos nossos munícipes todas as artes”.
 
No dia 9 de junho, Reguengos de Monsaraz vai receber o espetáculo de Alex Barti, macedónio radicado na Dinamarca que viaja pela Europa com o seu inseparável Mister Barti, uma marioneta suspensa por dezenas de fios que a conseguem fazer mudar a expressão do rosto para mostrar raiva, alegria ou prazer. No dia seguinte realiza-se o espetáculo com o espanhol Néstor Navarro, encenador e dramaturgo da companhia de marionetas La Puntual, de Barcelona.

No dia 11 de junho, a companhia brasileira Anima Sonho, fundada em 1984, vai atuar em Reguengos de Monsaraz. Esta companhia tem apresentado espetáculos de marionetas e fantoches manipulados no palco por dois atores em países como o Japão, Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha e Itália.
 
A edição deste ano da BIME vai ter 27 companhias de 10 países que vão realizar um total de 72 espetáculos em Évora, Reguengos de Monsaraz e Arraiolos.
 
 Carlos Manuel Barão
 

Joaquim Carlos às 19:43 Nenhum comentário:
Compartilhar

Proença-a-Nova | Livro do Prémio Literário Pedro da Fonseca apresentado em dia de aniversário da Biblioteca

 
O livro com os textos vencedores do Prémio Literário Pedro da Fonseca vai ser apresentado no próximo sábado, dia 29 de abril, às 16h00, coincidindo com o 28º aniversário da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova. Dedicado ao tema da resina, e com edição da Alma Azul, o livro contém os textos de Joana Guedes, “À Vida e À Morte”, que venceu na categoria de conto; de Luís Aguiar, “O Sabor do Sol e da Resina”, vencedor na categoria de poesia; e ainda as menções honrosas de Nuno de Sousa, “O Ciclo” (categoria de conto); e de João Rasteiro, “Resina” (poesia). À semelhança das anteriores edições, as ilustrações do livro são da responsabilidade de Catarina Alves. Na quarta edição deste concurso literário, o júri foi composto por António Borges, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas; Elsa Ligeiro, editora da Alma Azul; Inês Cardoso, diretora do Jornal de Notícias; Isabel Bessa Garcia, em representação do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova; e também pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo.
Paralelamente a esta apresentação do livro, e para assinalar os 28 anos da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, o Município promove, em conjunto com a Alma Azul, o Festival de Língua Portuguesa - A Língua Toda. Estas sessões literárias vão percorrer os polos da Biblioteca de Atalaias (no dia 27 de abril, às 14h30), Sobreira Formosa e Montes da Senhora (dia 28, respetivamente às 16h00 e às 18h00). Também a Bibliomóvel vai levar esta iniciativa no seu percurso no dia 27 de abril durante a manhã. Estas sessões de divulgação da Língua Portuguesa são feitas através dos autores Eugénio de Andrade, Natália Correia e Eduardo Lourenço, os três nascidos em 1923, numa celebração do centenário do seu nascimento. Haverá ainda a partilha da “Declaração de Amor à Língua Portuguesa”, escrita pela brasileira (nascida na Ucrânia) Clarice Lispector.
Todas estas iniciativas têm entrada livre e os participantes recebem o livro “A Língua Toda”, no caso das sessões literárias, e o da quarta edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, no caso da sessão de apresentação do dia 29 de abril.

Joaquim Carlos às 19:41 Nenhum comentário:
Compartilhar

Proença-a-Nova | Já estão disponíveis mapas com áreas críticas a limpar junto aos aglomerados populacionais

 
Carregal, Catraia Cimeira e Lameira na Freguesia de Montes da Senhora; Cimadas Fundeiras, Corujeira, Espinho Grande, Labrunhal Fundeiro, Montinho, Proença-a-Nova e Vale Porco, na União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral; e ainda Sobreira Formosa e Vale Salgueiro, na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira: nestas localidades, a GNR identificou 14 áreas críticas que estão em infração ao Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, na sua atual redação (nove em habitações isoladas e cinco em aglomerados populacionais). 
Na página do Município de Proença-a-Nova, acessível aqui, é possível consultar o mapa de cada uma destas localidades que identificam as áreas em incumprimento com um ponto vermelho. Adicionalmente, foram ainda identificadas 11 infrações junto a estradas e 9 junto a linhas elétricas, totalizando as 33 infrações.
Até ao fim deste mês de abril, os/as proprietários/as devem realizar as limpezas conforme determina a lei, ou seja, numa faixa de 50 metros à volta das casas e de 100 metros à volta dos aglomerados populacionais. Ainda que a legislação seja válida para todos os terrenos nesta localização, as áreas agora identificadas serão fiscalizadas pelas forças de segurança dentro dos prazos fixados na legislação em vigor.
Recorde-se que desde 2020 a GNR tem promovido esta campanha de sensibilização junto dos/as proprietários/as florestais para que regularizem atempadamente as situações em incumprimento para evitar coimas. Nesse ano, foram identificadas no concelho 101 situações irregulares: 57 em redor de aglomerados populacionais e 44 em edificações isoladas. Em 2021, os números reduziram para 93 infrações críticas e em 2022 para 24.
As 14 situações identificadas este ano nas localidades, excluindo estradas e linhas elétricas, mostram que as ações de sensibilização que as diversas entidades, incluindo o Município, têm promovido sobre a obrigatoriedade de limpeza, bem como os projetos implementados de reconversão de áreas florestais em áreas agrícolas em algumas aldeias do concelho, têm dado os seus frutos, contribuindo para uma maior cultura de segurança e de prevenção.

Joaquim Carlos às 19:39 Nenhum comentário:
Compartilhar

Lula da Silva condecora António Costa com Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco

Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco é o grau mais alto dessa ordem atribuído a chefes de Estado e de Governo.
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, condecorou o primeiro-ministro português, António Costa, com a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, que é o grau mais alto dessa ordem atribuído a chefes de Estado e de Governo.
Este ato do Presidente do Brasil aconteceu no sábado à tarde, durante a 13º Cimeira Luso Brasileira, que se realizou no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
As imagens de António Costa a ser agraciado por Lula da Silva constam de um vídeo divulgado esta segunda-feira de madrugada na conta oficial do chefe de Estado brasileiro da rede social Twitter, no qual se faz um rápido balanço do primeiro dia de visita de Estado a Portugal.
13 acordos e retomada de relações. Assim foi nosso primeiro dia em Portugal. Amanhã tem mais! Boa noite. 🇧🇷🇵🇹
🎥: Audiovisual/PR pic.twitter.com/xHQiLm8zTI
— Lula (@LulaOficial) April 24, 2023
Na 13ª Cimeira Luso Brasileira, os governos de Portugal e do Brasil assinaram 13 instrumentos jurídicos de cooperação bilateral, acordos que abrangem áreas como a educação, justiça, saúde, economia e cultura.
No final da cimeira, o primeiro-ministro saudou a "nova vontade" do Brasil, com o Presidente Lula, em participar na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e considerou que se está perante "um virar de página" nas relações bilaterais.

SIC Notícias

Joaquim Carlos às 19:36 Nenhum comentário:
Compartilhar

Cantanhede, 12 de abril de 2023. VELHA GUARDA - CONCERTO DE APRESENTAÇÃO

 

A banda Velha Guarda apresenta-se pela primeira vez em concerto no Pavilhão Multiusos de Febres, Cantanhede, no dia 30 de abril de 2023, pelas 22:00 h. VELHA GUARDA - CONCERTO DE APRESENTAÇÃO Constituída por músicos que integraram grupos com forte implantação nas festas regionais nos anos 80 e 90 (Tara Chic, Mega, Meidin, Subjeção, KGB, RX, etc.), e apresentando um alinhamento pop/rock característico dessa época, a Velha Guarda abre um novo caminho no panorama atual do mesmo mercado, recuperando essa estética revivalista que tanto impacto teve. 

O concerto terá entrada livre, e será gravado em audio e vídeo. Informações e contactos de imprensa:

bandadavelhaguarda@gmail.com 

 917 289 244 facebook.com/bandadavelhaguarda 

Joaquim Carlos às 13:36 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | TERTÚLIA SOBRE AFONSO LOPES VIEIRA NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia realiza a Tertúlia “A poesia de Afonso Lopes Vieira”, no próximo sábado, 29 de abril de 2023, pelas 15h00, numa organização do Município da Marinha Grande e da Associação Cultural e Recreativa da Comeira, cuja entrada é gratuita.
A tertúlia terá a participação de Cristina Nobre, Adélio Amaro e o grupo “Poesia ao Serão” e a atuação poético-musical do Projeto Casa-Nau.
Padrinho, amigo, patrono, Afonso Lopes Vieira sempre foi uma referência para Joaquim Correia. Através da escultura (estatuária, retrato, medalhística), Joaquim Correia homenageou esta figura ímpar da literatura regional. No entanto, a poesia de Afonso Lopes Vieira é ainda muito desconhecida dos seus conterrâneos. Numa tertúlia entre apaixonados pela Poesia, Afonso Lopes Vieira é o poeta cuja palavra é chamada à ribalta.

Joaquim Carlos às 13:32 Nenhum comentário:
Compartilhar

“Águeda Bike 4 Kids” volta a “pedalar” nas escolas

 Quarta edição do projeto pedagógico municipal arranca a 6 de maio e decorre até 24 de junho. As inscrições estão abertas
A Câmara Municipal de Águeda promove a 4.ª edição do “Águeda Bike 4 Kids”, um projeto pedagógico que tem como objetivo ensinar as crianças entre os 4 e os 12 anos a andar de bicicleta ou a melhorarem as suas competências. Esta iniciativa arranca a 6 de maio, prolongando-se até ao dia 24 de junho e as inscrições estão abertas.
Com este projeto, que iniciou no ano 2020, no âmbito do programa municipal “Pedal in Águeda”, “procuramos, por um lado, sensibilizar os mais novos para os benefícios da atividade física e para a mobilidade sustentável, ao mesmo tempo que proporcionamos a oportunidade dos mais novos aprenderem a andar e a utilizar a bicicleta de forma segura e consciente”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, lembrando que nesta ação são ensinadas as regras básicas de como se movimentar de bicicleta no espaço urbano.
O “Águeda Bike 4 Kids”, que concretiza um dos objetivos estratégicos do Município, nomeadamente no que se refere à promoção da mobilidade suave e aumentar o número de praticantes de atividade física, tem se revelado um sucesso a cada edição, com as vagas disponíveis a serem esgotadas. Este ano, o limite de inscrições foi alargado para 50 crianças.
“É desde pequenos que começamos a trabalhar as questões de sensibilização, motivando a alteração de hábitos ambientalmente mais sustentáveis e conscientes e este programa é uma forma muito eficaz de promover essa mudança de paradigma”, defendeu ainda Edson Santos, lembrando que os praticantes podem, neste projeto, desenvolver aptidões mais competitivas ou meramente lúdicas, aproveitando os trilhos espalhados pelo concelho.
No “Águeda Bike 4 Kids” serão dadas sete aulas, sempre aos sábados de manhã, nos meses de maio (6, 13, 20 e 27) e junho (3, 17 e 24), que estão divididas em três níveis, da seguinte forma: crianças que não sabem andar de bicicleta (nível 1); crianças que sabem andar mas necessitam de mais competências (nível 2); e crianças que sabem andar bem e que querem praticar as modalidades (ciclismo ou BTT – nível 3).
Deste modo, as crianças que estejam nos níveis 1 e 2 vão ter aulas na Escola Básica Fernando Caldeira, enquanto que as do nível 3, terão a sua formação específica e prática de BTT no Águeda Bike Park.
As aulas iniciarão com uma exposição pedagógica sobre as componentes da bicicleta e ainda sobre as regras de segurança rodoviária, que decorrerá na EB Fernando Caldeira para todos os níveis de formação. As aulas para as crianças do nível 3 transitarão para o Águeda Bike Park após esta formação inicial comum.
Para 24 de junho, data final da formação, as crianças de todos os níveis juntar-se-ão para um passeio urbano de bicicleta, em que todos os alunos poderão aplicar, em contexto real, as competências aprendidas. Neste passeio pela cidade, é incentivada a participação dos pais ou outros familiares que se queiram associar.
Refira-se que o Águeda Bike 4 Kids conta com a parceria do Clube Desportivo Águeda Bike Friends (BTT). Com vagas limitadas até 50 crianças, as inscrições estão disponíveis através do link https://forms.gle/9umVqcXgUv3F93BP9.
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail desporto@cm-agueda.pt

Joaquim Carlos às 13:30 Nenhum comentário:
Compartilhar

Estreia da peça "A Toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça".

 
A peça de teatro "A Toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça" estreia no próximo dia 29 de abril em Viseu.
A "A Toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça" é um espetáculo de teatro para famílias, que aborda de forma particularmente cómica um habitual tabu social. É através dos excrementos de diferentes personagens animais, aqui abordados com toques de alegria e mistério, que se alavanca o conhecimento do mundo, explorando o tema da natureza, o reino animal e os seus comportamentos.
O tema central da narrativa, sempre aludido, mas nunca concretizado, acompanha a personagem principal, uma toupeira, que nos convida também a nós para uma viagem pela natureza do nosso corpo.
A peça é para maiores de 3 anos e estará em cena no CAFAF, no Instituto Politécnico de Viseu, no dia 29 de abril, com sessões às 15h00 e às 17h00, com entrada gratuita, sujeita a inscrição através do link.
A coordenação é de José Abrantes, com encenação de Alexandre Sampaio e interpretação de Beatriz Fonseca e José Abrantes. A dramaturgia é de Maria João Macário. As máscaras estiveram a cargo de Carina Alexandre e a cenografia de José Abrantes, quanto o aderecismo é da responsabilidade de Alexandre Sampaio e Mara Maravilha e os figurinos de Alexandre Sampaio. A sonoplastia tem a assinatura de Luís Carvalheiro e a operação de som e luz será realizada por Laura Costa e Maria Fonseca. As costuras são de Conceição Sampaio e o apoio à produção e frente de sala será garantida por Ana Carvalho. As oficinas foram asseguradas por Alexandre Sampaio.
A peça tem o apoio à criação de projetos de intervenção artística por parte do Instituto Politécnico de Viseu.


Joaquim Carlos às 13:29 Nenhum comentário:
Compartilhar

Cantanhede | Atividades decorrem no RÓMULO – Centro Ciência Viva. Universidade de Coimbra estimula o gosto pela ciência a alunos do 4.º ano do concelho de Cantanhede

 

As turmas do 4.º ano de escolaridade dos estabelecimentos de ensino público de Cantanhede, num total de 245 alunos, desenvolveram atividades, ao longo do presente ano letivo, no RÓMULO – Centro Ciência Viva, um dos mais modernos centros de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica e que integra a Rede Nacional de Centros Ciência Viva.

Instalado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, este centro desenvolve desde 2008 diversas atividades de divulgação científica e do acesso à informação com as mais variadas temáticas e recebe visitas de escolas básicas e secundárias de todo o país.

No caso de Cantanhede, esta parceria com a Câmara Municipal, decorre no âmbito do projeto Escola Ciência Viva, que valoriza e apoia a escola formal na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento da cultura científica e tecnológica, bem como proporciona aos participantes um contacto mais próximo com a ciência.

Para Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, “este desafio constituiu uma excelente oportunidade para estimular o gosto pela Ciência e alargar os horizontes da cultura científica dos mais novos”.
“O ensino experimental das ciências é essencial para despertar as crianças para a vida, para a cidadania, e fomentar o prazer de aprender, tão importante na educação das gerações mais novas, com todas as vantagens que ele oferece ao nível da observação, apreensão de conhecimentos e do desenvolvimento de competências tão importantes como a autonomia, o poder de argumentação, o espírito crítico e o sentido de responsabilidade e de entreajuda”, complementou.
O autarca aproveitou uma visita ao Centro para elogiar o trabalho da equipa pedagógica do RÓMULO, no âmbito do projeto Escola Ciência Viva, e a “excelente parceria com o Município de Cantanhede” no desenvolvimento destas sessões diárias com os alunos do 4.º ano das escolas do concelho.
“A avaliação do projeto, por parte de todos os envolvidos, é determinante para a sua continuidade”, referiu o autarca, felicitando a diretora do RÓMULO - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Constança Providência, assim como Helena Arede e Joana Pancas, responsáveis pela dinamização das atividades, pelo êxito deste projeto e a forma como está a decorrer também neste ano letivo.
As atividades do RÓMULO decorrem não só em contexto de sala de aula, mas também em ambiente de laboratório, e inclui visitas a museus.



Joaquim Carlos às 13:26 Nenhum comentário:
Compartilhar

Portugueses deixam o Sudão. Países apressam retirada de cidadãos de Cartum

Vários países apressaram, nas últimas horas, a retirada dos seus cidadãos do Sudão. A maioria das evacuações, que abrangem portugueses, está a acontecer por via aérea, mas algumas pessoas estão também a abandonar o país por via marítima e terrestre.
Pelo menos 21 cidadãos portugueses já foram retirados das zonas de conflito no Sudão. Um, que está no sul do país, vai manter-se por vontade própria, revelou esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Os cidadãos portugueses estão a caminho das fronteiras de Port Sudan e do Egito. “Ainda não estão todos fora do país, mas estão todos fora de zonas de maior perigo”, acrescentou João Gomes Cravinho.

“Naturalmente que até estarem todos fora do país e estarem todos em território nacional, continuaremos a apoiar e acompanhar”.
No Sudão estão 22 cidadãos nacionais. No entanto, o Governo português “não exclui a possibilidade de aparecer mais algum”.
“Desses 22, 21 quiseram sair e são esses que estamos agora a apoiar e acompanhar a sua saída”.
A retirada dos 21 portugueses foi feita pela missão espanhola, “que retirou uma pessoa que já está em Madrid”. Os restantes foram retirados com o” apoio francês e num comboio das Nações Unidas”.
“Há um conjunto de meios de retirada, que estão agora em curso”.
João Cravinho considera que, enquanto os cidadãos portugueses não estiverem em território nacional, não se pode falar de sucesso.
“A nossa expectativa é positiva, mas continuamos a trabalhar com intensidade e com cuidado. A segurança é, evidentemente, a primeira prioridade. Depois disso vem a questão logística de como tirá-los, em particular do Djibuti, que é onde a maior parte irá estar. Alguns no Egito. Mas essa é uma componente logística sem a preocupação da segurança”.
O Governo ainda não decidiu a forma como os portugueses retirados do Sudão chegarão a Portugal. “Se envia um meio da Força Aérea Portuguesa ou se chegam em aviões aliados para sítios mais próximos”.
A Itália anunciou a retirada de 136 pessoas da capital do Sudão, Cartum  para Djibuti, numa operação coordenada pelo Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros.
"[Os] 105 cidadãos italianos e 31 estrangeiros, incluindo australianos, gregos, britânicos e suecos, foram transferidos para Djibuti", informou o Governo italiano em comunicado, no domingo à noite.
A operação foi realizada "em colaboração com outros países europeus e aliados", tendo sido criada "uma ponte aérea internacional autorizada a chegar à base militar em Djibuti".Para já, o embaixador da União Europeia mantém-se no Sudão, mas deixou a capital, Cartum, avançou Josep Borrel, alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.
A Espanha anunciou, também no domingo à noite, que conseguiu retirar para Djibuti, por via aérea, cerca de uma centena de pessoas do Sudão, incluindo portugueses, no âmbito do movimento de saída de cidadãos estrangeiros e pessoal diplomático.
Além de espanhóis, entre os passageiros italianos, polacos, irlandeses, mexicanos, venezuelanos, colombianos e argentinos, bem como sudaneses, detalharam fontes do Ministério espanhol da Defesa.
Além dos retirados na operação, um grupo de espanhóis decidiu, voluntariamente, permanecer no Sudão ou abandoná-lo por outros meios, enquanto outros conseguiram deixar o país já antes da implementação deste dispositivo. Na operação, acrescentou o Ministério da Defesa espanhol, estiveram envolvidos cerca de 200 militares.
O avião espanhol "voa com mais de 30 espanhóis e outros 70 cidadãos europeus e latino-americanos retirados de Cartum, capital do Sudão, com destino ao Djibuti, após uma operação coordenada pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação e da Defesa", especificou o Governo de Espanha.
A Alemanha revelou que esta segunda-feira chegaram a Berlim a bordo de um Airbus 321, mais de 300 pessoas retiradas do Sudão, que fizeram escala na base de Al Azrak, na Jordânia.
Todo o pessoal da embaixada da Suécia na capital sudanesa foi também retirado para Djibuti. Os aviões militares suecos vão manter as pontes aéreas para a retirada de cidadãos estrangeiros enquanto a segurança o permitir.
Também a Dinamarca anunciou a retirada de 15 cidadãos.
As autoridades da Indonésia anunciaram também o início de uma operação de retirada de mais de 800 cidadãos retidos no Sudão.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros indonésio revelou que 538 pessoas partiram de Cartum no domingo de manhã, de autocarro, para a cidade costeira de Port Sudan, de onde partirão de barco para Jeddah, na Arábia Saudita, de acordo com um comunicado.
O chefe da diplomacia de Jacarta acrescentou que ainda estão 289 indonésios no Sudão, a maioria estudantes, que vão ser retirados numa segunda fase. Para isso, o exército indonésio preparou um avião Boeing 737, que poderá sair, ao início da tarde, de uma base militar, disse o comandante-chefe Yudo Margono, em comunicado.
Desde 15 de abril que se registam violentos combates no Sudão, num conflito que opõe forças do general Abdel Fattah al-Burhane, líder de facto do país desde o golpe de 2021, e um ex-adjunto que se tornou um rival, o general Mohamed Hamdan Dagalo, que comanda o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês).
O balanço provisório dos confrontos indica que há mais de 420 mortos e 3.700 feridos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
RTP c/ agências

Joaquim Carlos às 12:23 Nenhum comentário:
Compartilhar

Preços dos combustíveis descem esta semana

Os combustíveis ficam mais baratos a partir de hoje. Destaque também para o preço do GPL, que também desce.
São menos 5 cêntimos por litro na gasolina e menos 3 cêntimos no gasóleo. Em preços médios, o diesel deve passar a ser vendido a 1,46 euros e a gasolina desce para 1,66 euros.
Os preços finais ao consumidor variam sempre entre marcas e postos de abastecimento.
O preço do GPL também desce: 3 cêntimos por litro.

SIC Notícias


Joaquim Carlos às 12:00 Nenhum comentário:
Compartilhar

Atraso no concurso de professores pode afetar arranque do próximo ano letivo

O decreto-lei sobre o novo regime de gestão e recrutamento de professores foi aprovado na semana passada. O novo diploma ainda não foi promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa.

O atraso no concurso de colocação de professores pode afetar o arranque do próximo ano letivo. Em declarações ao Diário de Notícias (DN), os diretores de escolas públicas mostraram-se preocupados.
Começa a ser preocupante que se aguarde por um diploma que pode atrasar o arranque do próximo ano letivo, pois atrasando uma fase do concurso todas as restantes terão de atrasar também", afirma ao DN, Arlindo Ferreira, diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, em Póvoa de Varzim, e autor do blogue "ArLindo".

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas (ANDAEP), alerta para a complexidade do processo e considera que o Presidente da República tem "em mãos um dossiê muito sensível".
Os profissionais alertam que a colocação tardia de docentes deslocados pode não dar tempo para encontrarem alojamento.
O decreto-lei sobre o novo regime de gestão e recrutamento de professores foi aprovado na semana passada.
O novo diploma ainda não foi promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa.

SIC Notícias

Joaquim Carlos às 11:58 Nenhum comentário:
Compartilhar

Festival MOCHILA regressa ao Algarve de 5 a 14 de maio

A edição deste ano do Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens decorre em Faro, Lagos e Loulé, com uma programação para todas as idades. Teatro Praga, LAMA Teatro, B Fachada e Noiserv são alguns dos nomes que integram a 3.ª edição do MOCHILA.

O MOCHILA — Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens, organizado pela companhia LAMA Teatro, está de volta para a sua 3ª edição, de 5 a 14 de maio. Pela primeira vez, o Festival decorre em 3 cidades algarvias - Faro, que acolheu as duas primeiras edições, Lagos e Loulé.
Com uma programação composta por teatro, música, novo circo e instalação, o MOCHILA decorre em diversos espaços culturais dos três concelhos, e também ao ar livre, com um total de 17 propostas artísticas dedicadas a crianças e jovens, dez das quais de entrada livre.
Nesta edição, o MOCHILA reforça a sua dimensão internacional, com três espetáculos de artistas e companhias estrangeiras: On Air, do italiano Andrea Fidelio, um "One Man Show" recheado de humor e destinado a todas as idades, que irá abrir a edição deste ano do Festival, com apresentações ao ar livre em Faro e na Ilha da Culatra; e dois espetáculos de companhias espanholas, também apresentados ao ar livre: A La Fresca, da Companhia Anna Confetti, destinado a maiores de 6 anos, e Full House, do Eléctrico 28, para todas as idades.
Da programação deste ano, fazem ainda parte diversos artistas e companhias de teatro portuguesas de relevo, como Teatro Praga (com o espetáculo Hamlet sou eu), teatromosca (com Odeio a minha irmã), Giacomo Scalisi (com Não), Mákina de Cena (com Viagem ao centro da terra) e LAMA Teatro (com Carripana e três espetáculos apresentados em estreia nacional, no âmbito do Projeto ESTOJO - Laboratório Pedagógico do LAMA Teatro, desenvolvido com a comunidade residente na região do Algarve).
Na música, será possível assistir a um concerto para crianças de B Fachada em Loulé; ao concerto Mais Alto!, criado pelos músicos Afonso Cabral, Francisca Cortesão, Inês Sousa e Sérgio Nascimento, apresentado em Faro; e também a uma instalação sonora para todas as idades, concebida pelo músico Noiserv para o espaço público, em Faro - Uma aventura no jardim da Alameda. Também no Jardim da Alameda, miúdos e graúdos poderão participar no Baile no Jardim, um verdadeiro baile ao ar livre, coordenado por Filipa Rodriguez.
O MOCHILA vai ainda ocupar diversas ruas da cidade de Faro, com pequenas performances desenvolvidas pelo Gang das Mochilas, ao longo do período em que decorre o Festival, num projeto que envolve jovens em idade escolar. Com o objetivo de promover o diálogo à volta de diversas questões que envolvem os jovens, o Festival promove também o debate Se fosses tu a mandar o que mudarias... na escola?, com a participação de Inês Rosa, Nádia Torres, Joana Franco, Luís Campião e Teresa Aleixo, e moderação de João de Brito.
Destinado a crianças e jovens de todas as idades, o Festival MOCHILA realiza-se desde 2021 e tem como principais objetivos a promoção da descentralização da oferta cultural; a democratização do acesso a uma programação artística multidisciplinar de qualidade, desenvolvida por companhias e artistas nacionais e internacionais de referência; e a capacitação do público e das comunidades para o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o mundo
contemporâneo.

Joaquim Carlos às 11:57 Nenhum comentário:
Compartilhar

Vencedores da 8.ª Mostra de Vinhos de Grada

A 8.ª Mostra de Vinhos se realizou no dia 23 de Abril, no Centro Cultural de Grada, premiou 6 produtores de vinho da freguesia de Vila Nova de Monsarros. Em vinhos brancos, o 1.º lugar foi atribuído a Paulo Diniz Lebre, o 2.º a Augusto Ferreira Sousa e o 3.º a Fernando Fernandes Melo. Nos vinhos tintos, António Arlindo Costa Rolo conquistar o 1.º lugar, seguido dos produtores José Mariz Amorim (2.º lugar) e João Santos (3.º lugar).
Os vinhos apresentados nesta sessão – 29 tintos e 9 brancos – foram avaliados às cegas por José Manuel Carvalho (produtor e provador), Cristóvão Moreira (enólogo), Francisco Batel Marques (proprietário, vitivinicultor e engarrafador da Quinta dos Abibes), Jorge Sampaio (presidente da direção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal) e Tiago Rodrigues (elemento da equipa de enologia da marca Luís Pato). Este especializado e conceituado júri, presidido por José Manuel Carvalho, mostrou-se positivamente surpreendido com a qualidade dos vinhos apresentados.
Basílio Carvalho, presidente da direção da Associação Recreativa de Grada (ARG), fez um “balanço muito positivo” da 8.ª Mostra de Vinhos, e destacou a importância de eventos como este para a valorização dos produtos endógenos, que se distinguem pela diversidade e excelência.
Organizada pela ARG, a 8.ª Mostra de Vinhos contou com a participação de 25 produtores e com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros, da Pavigrés Cerâmicas, S.A., da Anadil – Comércio Geral e Importação, S.A., do restaurante Pedro dos Leitões, da Quinta dos Abibes, da Padaria Vila Nova e da TIPANADIA – Artes Gráficas.

 

Joaquim Carlos às 11:55 Nenhum comentário:
Compartilhar

Portalegre | 25 dadores de sangue em Sousel

A vila que se projetou como a capital do borrego recebeu, com entusiasmo, mais uma iniciativa conjunta da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) e da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA.
Até ao centro de saúde de Sousel, fizeram caminho 25 voluntários. O sexo feminino mostrou forte dinamismo nesta colheita: 14 dos presentes eram mulheres (56 %).
Por motivos clínicos, um dos intervenientes não pode concretizar a doação. Mas sempre foram duas dúzias de unidades de sangue que com satisfação foram recolhidas em Sousel.
Duas mulheres doaram sangue pela primeira vez na vida, o que é de se enfatizar. Duas, também, foram as inscrições no Registo Português de Dadores de Medula Óssea. Afinal há sempre alguém que pode necessitar de um pouco de nós!

A Câmara Municipal de Sousel apoiou a realização do retemperante almoço e que foi servido na escolinha.
06 de maio em Montargil
Como se sabe, nas manhãs de sábado realizam-se as nossas brigadas. Temos encontro marcado no 12.º aniversário dos motards de Montargil (Ponte de Sor) a 06 de maio e no centro de saúde. Já a 03 de junho contamos estar na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão).
Doar sangue é especial. Assim como visitar: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR
Joaquim Carlos às 09:11 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.