LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

segunda-feira, 1 de maio de 2023

SOCIEDADE COLUMBÓFILA VOLTA A RECEBER BENS DO GRUPO “OS MOSQUETEIROS”


A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, recebeu muito recente mais um conjunto muito significativo de diversos bens, para o projecto que desenvolve em Cabo Verde.
Os Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, voltaram, assim, a reconhecer o trabalho desenvolvido pela Associação sediada na cidade de Cantanhede, doando mais uma vez, um vasto conjunto de caixilharia, portas exteriores e interiores, produtos de higiene e tintas, provenientes dos seus ramos de negócio e que se destinam ao apetrechamento e recuperação de algumas habitações de famílias carenciadas, da cidade do Tarrafal de Santiago, em Cabo Verde, bem como apoiar a quadra do natal que se avizinha na Câmara Municipal daquele concelho.

A parceria estabelecida entre a Sociedade Columbófila e o Grupo Os Mosqueteiros, que decorre já há alguns anos, tem permitido de uma forma diferenciadora, continuar a cooperar com algumas instituições de Cabo Verde, nomeadamente autarquias e Associações de base local, que no terreno conseguem com estes apoios, acudir às necessidades das famílias mais vulneráveis e necessitadas das cidades da Praia e do Tarrafal.

Para além do Projecto de Cooperação . de Partida !, estes bens tem possibilitado à Sociedade Columbófila, alargar a sua base de apoio no trabalho de âmbito social que vem desenvolvendo junto das famílias que acompanha e mais necessitadas do concelho,

Para além destes envios, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com estes apoios, tem também “acudido” às necessidades de outras instituições de referência no acolhimento de crianças e jovens, no distrito, doando parte dos bens recebidos.

O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, será na sua esmagadora maioria, encaminhado para os Municípios do Tarrafal e S. Domingos.

Esta nova parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vinha mantendo nos últimos anos com a Sociedade Columbófila, permitindo através da responsabilidade social da empresa, aprofundar ainda mais a colaboração já existente, entre as duas entidades.
Joaquim Carlos às 23:57 Nenhum comentário:
Compartilhar

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ALCANÇOU SUBIDA AO CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO DE BASQUETEBOL


A equipa senior feminina da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Columbófila Cantanhedense, que se encontra a disputar a 2ª Fase – Norte B, do LVI - Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Basquetebol, ao vencer a equipa do Académico, centenário e histórico clube da cidade do Porto, por 59 X 57, conquistou antes de realizar a última jornada do referido campeonato, o 1.º lugar no grupo B da 2ª fase da zona norte da 2ª divisão nacional, garantindo assim, uma das vagas de promoção à 1ª divisão, na época 2023/2024.

Após jogar a última jornada desta 2ª fase, que se vai realizar igualmente, na cidade de Cantanhede, no próximo dia 6 de maio, defrontando a equipa da UTAD – Universidade de Trás dos Montes e Alto Douro, a equipa sénior, disputará dois jogos com o 1º classificado do Grupo A da zona norte, para decidir quem irá jogar a final do Campeonato Nacional da 2ª divisão, com o vencedor dos jogos disputados entre os primeiros classificados do grupo A e B da zona sul.


Joaquim Carlos às 23:55 Nenhum comentário:
Compartilhar

PERIGO DE INCÊNDIO RURAL - MEDIDAS PREVENTIVAS

 1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para as próximas 48 horas, prevê-se tempo quente e seco, destacando-se os seguintes aspetos: 

− Valores de humidade relativa inferiores a 20/30% no interior Norte e Centro e na região Sul, com fraca recuperação noturna; 

− Vento do quadrante leste, rodando para o quadrante oeste durante a tarde do dia 2 e tornando-se de sul/sudoeste, a partir do fim do dia 2. No dia 03, vento temporariamente forte de sul/sudoeste, com rajadas até 75 km/h, no interior Norte e Centro, em especial ao início da tarde; 

− Agravamento do risco de incêndio para nível máximo na região do Algarve e, em especial, no interior Norte e Centro, nos dias 2 e 3 de maio. Informação meteorológica mais detalhada em: www.ipma.pt  

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS 

Aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, especialmente no interior Norte e Centro e Região Sul. 

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor: 

− É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520; 

− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520; 

− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito. 

− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas. 

− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período. 

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível em https://www.ipma.pt/pt/index.html, www.icnf.pt, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

ANEPC | Divisão de Comunicação e Sensibilização

Joaquim Carlos às 23:51 Nenhum comentário:
Compartilhar

Cantanhede | Imóvel está cedido à Associação Vespa Clube Paperinos. Antiga escola primária dos Olhos da Fervença vai ser reabilitada

 

O edifício da antiga escola primária dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, vai ser requalificada no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários efetuada pela Associação Vespa Clube Paperinos - a quem está cedido o imóvel -, ao aviso de concurso “Renovação de aldeias” integrado no DLBC/Rural LEADER AD ELO (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), que financia pequenos projetos de investimento na preservação e conservação do património local e na renovação de aldeias.

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esteve na antiga escola, para a entrega simbólica do contrato relativo ao projeto de recuperação do edifício e destacou a disponibilidade do movimento associativo do concelho para participar na recuperação e dinamização do património municipal.
“A requalificação destes imóveis é importante para as comunidades, não apenas pelo significado afetivo, mas também por permitir-lhes manter atividades e tradições que de outra forma seria quase impossível”, destacou a autarca, que elogiou a dinâmica dos dirigentes da Associação Vespa Clube Paperinos, a quem está entregue o edifício no âmbito de um protocolo tripartido com o Município de Cantanhede e a Junta de Freguesia de Cadima.
No futuro, é intenção da Associação Vespa Clube Paperinos criar um abrigo de apoio aos vespistas que participam em encontros de norte a sul do país.
Financiada a 80% por fundos comunitários, a intervenção tem um custo global de 24.565,62 € e visa dotar o edifício de melhores condições de conforto, com a colocação de nova caixilharia, substituição do piso em areia por piso em pavet e recuo do muro de vedação frontal, contribuindo dessa forma para um melhor ordenamento público da rua.

Paulo Cardantas

Joaquim Carlos às 23:40 Nenhum comentário:
Compartilhar

Enterramentos infantis e muralha da Idade do Ferro descobertos em Conímbriga

Arqueólogos trabalhavam nas sondagens das Ruínas Romanas de Conímbriga, que seriam só de suporte a um projeto de conservação da muralha, quando descobriram “algumas surpresas”.
Sondagens que seriam só de suporte a um projeto de conservação da muralha de Conímbriga acabaram por revelar algumas surpresas, como parte de um muro que se supunha existir antes da ocupação romana e enterramentos infantis, uma raridade.
As quatro escavações junto à muralha romana que delimita Conímbriga, no concelho de Condeixa-a-Nova, avançaram no início de março, cumprindo um desígnio muito específico - diagnóstico de locais onde se pretendia executar poços de drenagem numa empreitada de estabilização daquele património.
Os locais escolhidos até já tinham sido parcialmente sondados no passado, mas em Conímbriga, onde apenas 17% de toda a sua área se encontra escavada, a margem para a surpresa acaba por ser sempre grande.
Quando fizemos a primeira visita, vi que não iria ser uma coisa tão linear como estaríamos a pensar. E a verdade é que não foi", contou à agência Lusa João Perpétuo, arqueólogo da empresa responsável pela execução das sondagens.

Parte de muralha da Idade do Ferro foi descoberta
Num dos locais, os arqueólogos encontraram uma parte de uma muralha da Idade do Ferro, prévia à ocupação romana de Conímbriga, confirmando aquilo que já se supunha existir, mas que nunca tinha sido encontrado, notou Virgílio Correia, arqueólogo do Museu de Conímbriga que dirigiu as escavações, juntamente com o diretor do espaço, Vítor Dias.
O diretor do Museu de Conímbriga olha para as escavações e comenta: "Isto está melhor do que a encomenda". Vítor Dias confessou que há 15 dias "não tinha expectativas tão altas".
Não tínhamos prova da muralha, mas acreditávamos que existia", acrescentou Virgílio Correia.

A rara descoberta
Mas para o arqueólogo a "grande surpresa" centra-se nos seis enterramentos infantis encontrados, da altura da ocupação romana, "muito raros em todo o Império".
"Haverá duas ou três dezenas" de enterramentos infantis identificados em toda a zona de influência do Império Romano, sublinhou.
Em Conímbriga, foram encontrados restos mortais de quatro bebés num dos locais de sondagens e outros dois noutro local de escavação.
Os enterramentos infantis são sempre uma surpresa, porque a prática de enterramentos infantis, para os romanos, é uma coisa muito complexa. Do ponto de vista jurídico, uma criança não era uma pessoa e, então, há todo o tipo de práticas estranhas. Havia muitas que eram deitadas para um monte de entulho. Não estava nada à espera", contextualizou Virgílio Correia.
As crianças deverão ter entre semanas a menos de um ano de idade e, face ao local onde foram encontradas, acredita-se que poderão ter sido enterradas quando aquela zona era uma espécie de estaleiro de obra, quando se avançava para a construção da muralha romana junto ao anfiteatro, que seria demolido.
Relativamente aos poucos enterramentos infantis que se conhecem no mundo romano, conhecem-se em situações estranhas, como crianças enterradas nos jardins de casas de Pompeia, ou entre entulhos de material que se estragava de um centro de produção de cerâmicas no sul de França", avançou Virgílio Correia.
Crianças terão sido enterradas “com poucos cuidados”
No caso de Conímbriga, as crianças não estavam misturadas com entulho, mas terão sido enterradas com "poucos cuidados".
Nota-se que os enterramentos estavam em fossa simples - um covacho aberto na terra e a criança ali foi depositada, eventualmente embrulhada num pequeno pano, que não apareceu qualquer espólio associado ao enterramento", acrescentou João Perpétuo.

Outra “excecional” descoberta
Outra descoberta que entusiasmou a equipa é um pequeno tinteiro do tempo da ocupação romana que serviria para molhar a pena com que se escrevia.
"É uma coisa excecional, que aqui parece que se perde algures e vai dar ao entulho do anfiteatro", constatou Virgílio Correia, antevendo que a peça possa acabar exposta no museu.
As sondagens foram feitas junto à muralha romana, na zona que faria fronteira com o anfiteatro, que foi demolido para dar lugar àquela estrutura defensiva.

Os vestígios do século III ou IV antes de Cristo
Nas quatro escavações, encontram-se vestígios do século III ou IV antes de Cristo até à época medieval (séculos IX ou X depois de Cristo). Até o carvão e sementes carbonizadas encontradas serão posteriormente estudados.
Nada se desperdiça, notou Vítor Dias, referindo que esses elementos poderão ajudar a identificar a dieta em diferentes momentos da ocupação de Conímbriga, bem como a fauna e flora do local e as suas mudanças ao longo dos tempos.
Há vinte ou trinta anos, ninguém ligaria ao carvão encontrado e hoje haverá certamente elementos que não são recolhidos pela equipa por ainda não haver tecnologias que lhes chamem a atenção para os mesmos.
A evolução das técnicas associadas ao estudo dos vestígios arqueológicos torna ainda mais importante o facto de haver uma reserva arqueológica em Conímbriga, um espaço à espera que o futuro e outros olhares possam desvendar um pouco mais a história do local, com recurso a outros equipamentos que ainda estarão por inventar, aclarou Vítor Dias.
É como uma biblioteca em casa, com muitos livros, e alguém pergunta se já li todos. Não li, mas estão lá para consultar. É a mesma coisa com esta reserva", frisa Virgílio Correia.

SIC Notícias

Joaquim Carlos às 19:10 Nenhum comentário:
Compartilhar

Portalegre | Equipa da VMER/ULSNA realiza formação sobre Suporte Básico de Vida no Agrupamento de Escolas José Régio

 A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) realizou, no passado dia 20 de abril, uma formação sobre Suporte Básico de Vida (SBV) no Agrupamento de Escolas José Régio, em Portalegre.
Esta formação teve como objetivo capacitar os estudantes e professores para a identificação de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, e como atuar nesta situação, nomeadamente através de chamada imediata para o 112 e início das manobras de suporte básico de vida.

Durante a formação, após uma introdução teórica, os alunos tiveram a oportunidade de adquirir competências práticas, praticando em manequins as manobras de suporte básico de vida e de desobstrução da via aérea. Desta forma, caso se deparem com uma situação destas, estarão aptos a prestar o socorro adequado, com a possibilidade de salvar a vida de alguém.

A formação em suporte básico de vida é útil a todos os cidadãos, e não apenas a profissionais de saúde, permitindo assim uma primeira abordagem adequada até à chegada de ajuda diferenciada.

ULSNA


Joaquim Carlos às 18:55 Nenhum comentário:
Compartilhar

55 futuros guardas doam sangue em Portalegre

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) e a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA estiveram presentes, inseridos numa brigada, nas instalações do Centro de Formação de Portalegre da GNR. Esta colheita visou os futuros guardas que estão a terminar o curso na cidade de Régio.
Nesta iniciativa, tão louvável, foram angariadas nada mais nada menos do que 57 unidades de sangue total. Registe-se a presença de seis mulheres.
Estrearam-se a doar sangue 46 futuros guardas (ou seja 80,7 % dos envolvidos). Em termos de inscrições no Registo Português de Dadores de Medula Óssea foram concretizadas sete.
Recorde-se que, desde o início deste século, a ADBSP tem a honra de manter cordial parceria com o Centro de Formação de Portalegre da GNR. Através deste intermédio milhares de soldados têm abraçado a causa, realizando a doação de sempre bem-vindas unidades de sangue, bem como inscrições no Registo Português de Dadores de Medula Óssea. A grande maioria faz o seu batismo neste gesto generoso ‒ e sem o qual nunca poderiam funcionar os serviços de saúde especializados. Esta cooperação decorre vulgarmente no serviço de sangue do hospital de Portalegre, para onde rumam muitos soldados várias vezes por semana.
Dar sangue é indispensável. Visite: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR
Joaquim Carlos às 18:53 Nenhum comentário:
Compartilhar

Governo corta apoio no imposto sobre os combustíveis e anula descida semanal dos preços

O Ministério das Finanças explica que esta revisão acontece porque o preço de referência já está abaixo daquele que justificou as medidas.
O corte no apoio do Governo ao ISP anulou a descida semanal dos preços dos combustíveis. Para os consumidores, os apoios deveriam manter-se, mas o constante carrossel de preços já não apanha ninguém de surpresa.

Ao todo, a descida no preço do gasóleo deveria cifrar-se nos 4,5 cêntimos, mas a revisão fiscal faz com que a descida seja apenas de 1,5 cêntimos. O combustível mais utilizado em Portugal passa a custar em média 1,45 euros no caso do gasóleo simples.

Na gasolina, o preço até pode aumentar perto de meio cêntimo para 1,67 euros. Números que, apesar de estarem em queda, são consideráveis na hora de atestar.

A generalidade dos consumidores acredita que seria mais benéfico manter o apoio que até agora o Estado manteve sobre os produtos petrolíferos, mas segundo o Ministério das Finanças, esta revisão acontece porque o preço de referência já está abaixo daquele que justificou as medidas.

Segundo o Ministério das Finanças, a redução da carga fiscal passará a ser de 30 cêntimos por litro de gasóleo e de 31,6 cêntimos por litro de gasolina em maio. Ou seja, uma redução de 2,8 cêntimos no caso do gasóleo e de 2,4 cêntimos na gasolina. Alterações que anulam está semana a baixa de preço face aos mercados.

Tendo em conta os valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). É preciso recuar a setembro de 2021 para encontrar um preço mais baixo por litro de gasoleo.

Depois do gasóleo e da gasolina atingirem recordes de preços e de consumo no primeiro trimestre de 2023, os portugueses esperam que o peso dos combustíveis no orçamento familiar possa ser mais leve de agora em diante.

SIC Notícias
Joaquim Carlos às 18:49 Nenhum comentário:
Compartilhar

Sopas e sabores de uma Gândara que ninguém dispensa!

A Comissão de Festas em honra de N. Sra do Carmo - Portomar e Cabeço 2023. vai realizar o Festival de Sopas, como parte da fase preparatória das suas Festas.
O certame acontece a partir do meio dia do dia 14 de Maio, na Praça do Peixe, em Portomar.
Muitos e variados tipos de sopas serão confeccionados para quem desejar apreciar seus sabores inconfundíveis.
A animação estará a cargo dos "Tangerina não é clementina"
Pode fazer a sua reserva de bilhetes junto da Comissão de Festas.
O valor? Muito pouco para tanto sabor: somente “5 Carmos” por pessoa.

Fonte: Mira Online


Joaquim Carlos às 18:45 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.