sábado, 13 de maio de 2023
PRESIDENTE DO PSD VISITOU MARINHA GRANDE
Marinha Grande | PALESTRA COM O PROF. JOSÉ PACHECO NOVAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO
Rovanperä cada vez mais líder no Vodafone Rally de Portugal
Rovanperä fecha primeiro dia do Vodafone Rally de Portugal na frente
Oito pessoas detidas por violência doméstica em uma semana
Entre os dias 5 e 11 de maio, em todo o território nacional
- 206 por condução sob o efeito do álcool;
- 148 por condução sem habilitação legal;
- 55 por tráfico de estupefacientes;
- 26 por furto e roubo;
- Oito por violência doméstica;
- 224 doses de cocaína;
- 1 315 doses de haxixe;
- 97 doses de liamba;
- 41 doses de heroína;
- 64 comprimidos de MDMA;
- 29 comprimidos de anfetaminas;
- Nove selos de LSD;
- Sete pés de canábis;
- 32 armas de fogo;
- Sete armas brancas ou proibidas;
- 1922 munições de diversos calibres;
- 301 quilos de metais não preciosos;
- Dez veículos;
- 1 410 excessos de velocidade;
- 720 por falta de inspeção periódica obrigatória;
- 365 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
- 352 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
- 244 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
- 432 relacionadas com tacógrafos;
- 274 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
- 231 por falta de seguro de responsabilidade civil.
Espetáculo Musical e Jantar às Cegas proporcionam experiências sensoriais em Anadia
Câmara de Pombal investe 800 mil euros em Parque Verde do Louriçal
Papa “muito triste” com a aprovação da eutanásia, no dia da celebração das aparições em Fátima
PODE A PALAVRA DITA TORNAR-SE UMA COMPETIÇÃO POÉTICA? | POETRY SLAM VOLTA A TORRES VEDRAS
Proença-a-Nova deixa marca na Mata Nacional do Bussaco
Proença-a-Nova | Dez empresas distinguidas com o galardão PME Líder no concelho
Proença-a-Nova | “As cores da Biodiversidade” em destaque no BiodivSummit
Agrária de Coimbra dinamiza várias atividades no âmbito da 3.ª Semana sobre Espécies Invasoras
Em concreto, a ESAC participa nesta ação concertada sobre espécies exóticas invasoras, uma das principais causas de ameaça à biodiversidade a nível global e com impactes significativos em termos ambientais, socioeconómicos e de saúde pública, promovendo e colaborando, entre outras, nas seguintes iniciativas:
- 13 de maio, 10h00 – Remoção de Plantas invasoras na Charca de Noé (Ação de controlo); A Charca de Noé é uma Arca de Noé para plantas aquáticas raras e ameaçadas. Mas para conservar a valiosa coleção botânica lá existente é necessário um esforço constante de remoção das plantas invasoras que colonizam a charca e as suas margens. Nesta atividade os participantes podem acompanhar e participar no processo, ficando a conhecer melhor estas espécies invasoras e como as controlar, mas também ficarão a conhecer as raridades botânicas que ali vivem e como as salvar | Local: Charca de Noé da Figueira da Foz, Jardim do Bairro da Borloteira, Figueira da Foz; Link para inscrições: https://forms.gle/
4MXfeA1QGxMERqYe7; - 15 de maio, das 10h00 às 12h00 – Alternativas para o Controlo Sustentável de Plantas Invasoras (Ação de sensibilização/Formação; Inicialmente serão abordados conceitos gerais como ecossistema, biodiversidade, plantas autóctones, exóticas e invasoras. Seguidamente, promover-se-á uma discussão entre os alunos, para que percebam porque é que as espécies de plantas invasoras são um problema para os ecossistemas. Por fim, serão interpretados os resultados de uma experiência realizada com espécies invasoras, seguida durante três semanas pelos próprios alunos, que tem como objetivo encontrar alternativas mais sustentáveis para controlar as espécies invasoras | Local: Escola Básica e Secundária José Falcão, Miranda do Corvo;
- 19 de maio, das 9h00 às 12h30 – Aula dedicada à identificação de espécies de plantas invasoras; Aula de Biologia II, da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental da ESAC | Local: ESAC, Laboratório F1 – Manipulação 2;
§ 13 a 20 maio – 3.ª Maratona Nacional de Monitorização de “Trichi” [Trichilogaster acaciaelongifoliae (agente de controlo biológico que forma galhas em acácia-de-espigas)]; As galhas do agente de controlo biológico "Trichi") já são visíveis em praticamente toda a costa litoral do país, e nalguns pontos mais interiores. Os cidadãos são desafiados a participar na maratona de monitorização deste agente para saber onde ele já chegou. Para tal, no caso de verem estas galhas, é pedido que registem a localização na App BioDiversity4All/iNaturalist ou na App Epicollect5, projeto "REGISTO DE TRICHILOGASTER ACACIAELONGIFOLIAE"– Local: Por todo o país.
A SEI 2023 é um evento promovido pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras - Rede InvECO, associada à SPECO, pela plataforma INVASORAS.PT (de que a ESAC faz parte) e pelos projetos ibéricos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA, realizado em estreita colaboração com as entidades/associações/grupos informais promotores de cada atividade.
A totalidade das atividades a serem desenvolvidas no contexto da 3.ª Semana sobre Espécies Invasoras, que neste momento já são mais de 190, são bastante diversificadas e ocorrem tanto no formato presencial como online, estão disponíveis em https://www.speco.pt/pt/
Portalegre | Montargil reúne 26 dadores de sangue
Bem perto da sempre agradável albufeira de Montargil, teve lugar mais uma colheita, desta feita da responsabilidade da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP), da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA e dos motards daquela localidade do concelho de Ponte de Sor.
O local da iniciativa foi o centro de saúde de Montargil, para onde se encaminharam 26 voluntários. Destes, 17 eram mulheres e, como tal, formaram uma considerável maioria (65,4 %). Mais uma vez, o sexo feminino abraçou de modo particular esta causa de voluntariado.
Dois dos presentes não puderam levar a doação avante, por razões de saúde. Como tal, em Montargil foram devidamente acondicionadas 24 unidades de sangue total — que irão contribuir para o tratamento de alguns doentes.
Também a destacar as cinco presenças de pessoas que se estrearam a doar sangue — duas mulheres e três homens.
03 de junho em Santo António das Areias
Podem-nos encontrar, assim esperamos, a 03 de junho na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão). E no dia de São João, 24 de junho, contamos estar no centro de saúde de Nisa. Sábados de manhã são quando acontecem as nossas brigadas.
Dar sangue é ser bom companheiro! Visite: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/
JR