JOSÉ ROCHA QUER ATRAIR MAIS VISITANTES AO CONCELHO
A exemplo do que aconteceu recentemente na FIL, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu na passada sexta-feira, os seus principais eventos de Verão e mostrou as suas potencialidades nos mais diversos domínios, numa alargada acção promocional, que teve lugar no espaço do renovado Mercado do Bolhão, no Porto, numa iniciativa que foi um rotundo sucesso e que se estendeu durante todo o dia, e que contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial, bem como a presença do presidente da CM do Porto, Rui Moreira e Miguel Guedes, dos Blind Zero.
Neste dia, em que a Marinha Portuguesa comemorava o seu aniversário na cidade invicta, com actuações também neste espaço icónico da cidade, e sob o lema “Castelo de Paiva Convida”, o Município paivense mostrou-se ao Mundo, apresentou-se como destino turístico, no cenário privilegiado de quem visita este histórico espaço comercial, evidenciando as suas grandes festas e eventos como a Bienal de Cultura, as grandiosas Festas de S. João, e a Feira do Vinho Verde Gastronomia e Artesanato, um certame emblemático que já é uma referencia nacional, para além daquilo que de melhor tem o território paivense, a sua beleza paisagística, as suas potencialidades turísticas, os seus rios e os desportos de águas bravas, a sua afamada gastronomia, a sua doçaria tradicional, o seu artesanato, os seus vinhos verdes e espumantes de excelência, tudo numa apresentação que foi considerada um sucesso no espaço do Mercado do Bolhão, no centro da cidade do Porto.
Esta acção, que contou com a presença do presidente José Rocha e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, António Novais, entre outros autarcas e convidados, visou promover os principais eventos de Verão do município paivense nomeadamente aqueles passíveis de conseguir maior afluência, e desta forma, potenciar o concelho enquanto destino turístico, enquanto que, paralelamente, pretende-se promover aquilo que o concelho tem de melhor e que pode fazer as delicias dos visitantes, como a boa gastronomia, os afamados vinhos verdes, o fumeiro regional e a tão conhecida doçaria tradicional.
Na abertura da iniciativa, a Vereadora do pelouro do Turismo, Liliana Vieira, destacou a importância do evento e agradeceu a oportunidade de marcar presença num espaço tão atractivo e conhecido do Porto, evidenciando a necessidade de Castelo de Paiva se mostrar e dar a conhecer as suas enormes potencialidades, os seus projectos e ambições turísticas, considerando que o sector do turismo é essencial para ajudar a alavancar a economia local e projectar o concelho, acreditando que, depois desta acção de divulgação no centro da cidade do Porto, pejada de turistas de todo o mundo, mais visitantes terão vontade e o desejo de vir conhecer Castelo de Paiva e os seus grandes eventos de Verão.
A CM de Castelo de Paiva volta a apostar forte nos festejos de S. João, na Bienal da Cultura e na Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, como captadores de público, eventos repletos de interesse e recheados da muita animação musical, da mais contemporânea até àquela de raízes vincadamente populares, o melhor do nosso artesanato, gastronomia e dos excelentes vinhos verdes da Sub Região de Paiva, eventos que por si só, são uma montra de uma terra que sabe receber bem e que tem muito para oferecer.
No âmbito da programação para este dia de “ Payva no Bolhão “, registou-se a presença do conceituado chef de cozinha Renato Cunha, que com mestria e grande poder de comunicação, orientou duas sessões de “ showcooking “, dedicados a dois pratos emblemáticos da cozinha paivense, bem como garantida foi a presença do experiente e reconhecido enólogo Jorge Sousa Pinto, que abordou as qualidades dos vinhos verdes da Sub Região de Paiva, para além da presença de estátuas vivas, animação musical e outras participações orientadas para a divulgação e promoção das potencialidades turísticas do município.
Depois de um brinde boas-vindas, com vinho verde e doçaria local, e a intervenção de responsáveis municipais, aconteceu durante a manhã, o primeiro “ showcooking” dedicado à carne arouquesa com o tradicional Bife à Romaria, harmonizado com a variedade de vinhos de Paiva, e degustação em prato, seguindo-se ao início da tarde, uma prova de produtos regionais de Castelo de Paiva, sendo que, a meio da tarde houve novo registo de “ showcooking” com o chef Renato Cunha, desta vez dedicado às trutas de escabeche associado ao tema peixe do rio, com sugestões vitícolas por parte do enólogo Jorge Sousa Pinto.
Para o edil paivense José Rocha, esta iniciativa apresentou-se como uma mais uma oportunidade de excelência de mostrar Castelo de Paiva com aquilo que de melhor tem o concelho, uma espécie de “ welcome center ” do município, com exposição e prova dos renomado vinhos verdes desta terra duriense, orientando a acção para a componente da gastronomia local, doçaria tradicional, bem como a oferta hoteleira disponível nesta terra do Vale do Paiva, evidenciando que o município tem muitas outras potencialidades turísticas que importa promover e dar a conhecer, mostrando-se orgulhoso por esta acção promocional ser um sucesso e muito participada, desta vez num espaço icónico de atractividade da urbe portuense, muito bem situado e com forte impacto, que cativou as pessoas que circulavam pelo Mercado, a ter o desejo de vir conhecer Castelo de Paiva.
Considerando o sector do turismo essencial para ajudar a projectar ainda mais o concelho, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva já se manifestou agradecido às varias entidades parceiras que colaboraram para a realização deste evento, e mostra-se orgulhoso com a concretização da iniciativa, que serviu, mais uma vez, para realçar as potencialidades, os encantos do território e a sua beleza paisagística, ao mesmo tempo, anunciar os grandes eventos promovidos pelo Município, que são já uma referencia na região, evidenciando a necessidade de permanentemente divulgar este território duriense como um destino singular, para onde é possível escapar com o intuito de viver experiências únicas e inolvidáveis.
Carlos Oliveira