quarta-feira, 24 de maio de 2023
O oxigénio e a explosão da evolução da vida na Terra
Castelo de Paiva | “Concerto das três Bandas “ é a novidade da iniciativa. XVI Feira Social de Castelo de Paiva no fim de semana no Cais de Midões
Castelo de Paiva volta animar-se no próximo fim de semana, com a realização da XVI Feira Social, uma iniciativa que, no âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Social, é promovida pela Câmara Municipal, com a colaboração das IPSS Locais – Instituições Particulares de Solidariedade Social e que tem como objectivo dar a conhecer o trabalho realizado pelas diversas entidades que, no território concelhio, trabalham na área social, assim como as dinâmicas de parceria que vão sendo criadas e fortalecidas durante a sua actividade.
O evento deste ano, que junta todas as IPSS existentes no concelho, tem lugar no espaço do Cais de Midões, território da Raiva, e apresenta uma organização enquadrada num modelo diferente, obviamente envolvendo todos os parceiros da Rede Social para a concretização de uma jornada social que ao longo de três dias, naquela zona ribeirinha do Douro, vai potenciar uma intervenção em diversas áreas de actividade, abrangendo crianças e jovens, seniores e cidadãos portadores de deficiência e outras parcerias.
Num tempo em que o gabinete local da Rede Social contabiliza mais de uma quinzena de anos de existência, com um trabalho notável, no âmbito do apoio e da solidariedade social junto da comunidade paivense, o presidente da edilidade, José Rocha evidencia o desejo de que este certame, este ano apresentado num local atractivo e formato diferente, volte a ser um êxito e que todos possam partilhar uma convivência saudável e feliz, manifestando depois, a vontade da Câmara Municipal, como entidade parceira, continuar a trabalhar em conjugação de esforços e recursos, para colmatar dificuldades, para minimizar e combater eficazmente a pobreza e a exclusão social e, ir ao encontro das pessoas mais necessitadas, considerando que, entender a responsabilidade social e apostar na valorização da condição humana é um dever de todos, enquanto cidadãos.
A feira arranca na Sexta Feira, dia 26 de Maio com uma Sessão de Abertura está agendada para as 15 horas, e contará com a presença do presidente da CM, José Rocha, e do director do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, seguindo-se uma actuação da Academia de Música de Castelo de Paiva, e a assinatura do protocolo “ Aldeias de Portugal “, com palestra alusiva ao “ Douro, o Xisto e a História “, registando-se uma exibição da Academia de Dança de Castelo de Paiva PT Dance, acontecendo depois, o habitual périplo pelos espaços das IPSS e instituições e entidades presentes no certame.
Durante a noite está também marcada uma representação teatral do Grupo Cénico de Bairros, sendo que, ao nível da animação musical, está confirmada a participação musical da Colectivo Capela e Festa Total .
O programa para Sábado, dia 27, inicia-se com uma Caminhada Micas na aldeia de Midões, havendo missa e procissão na Capela de S. José, sendo que, às 12h30 horas realiza-se mais uma edição do Festival das Sopas com a participação de 6 entidades, animado com o Grupo de Cantares da ACUP, e durante a tarde, regista-se a apresentação do livro “ Aos que vieram, depois de nós “, com musica pela diferença e inclusão pela cultura, com a participação da Academia de Musica de Castelo de Paiva, Universidade sénior de Castelo de Paiva, Jardins de Infância de Sá e Oliveira do Arda, Rancho Infantil do CS do Couto Mineiro do Pejão, Projectos Micas e RIIA, bem como uma apresentação de Taekwondo e Rancho Folclórico da Nossa Senhora das Amoras.
Ás 21 horas acontece o momento alto desta edição da Feira Social, com um concerto musical espectacular com a presença das três filarmónicas do concelho ( Bairros, Fornos e Mineiros do Pejão ), sendo que, o programa da noite será preenchido com a realização da sexta edição do Concurso “ Got Talent Castelo de Paiva 2023 “, cujo objectivo principal é potenciar a descoberta de novos talentos nas mais diversas áreas artísticas, sendo que, ao organizar este concurso, a Rede Social de Castelo de Paiva procura novos valores, gente que se possa distinguir nas mais diversas áreas artísticas e culturais, propondo-se também, dá-los a conhecer no concelho.
A programação de Domingo, dia 29, ultimo dia desta jornada social, é dedicada à Feira Agrícola Especial, com Aula de Zumba e Caminhada Aldeias de Portugal ( Midões e Gondarém ), com actuação da Academia PT Dance e Rancho Folclórico São Tiago a Rufar, para além da realização de vária actividades de diversão e entretenimento, nomeadamente a disponibilidade de diversos insufláveis, jogos, e distribuição de pipocas e algodão doce.
Carlos Oliveira
Mais de 2.100 pessoas aguardam vaga na Rede de Cuidados Continuados Integrados
Região de Aveiro: Até sempre moliceiro José Rebesso
Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
RECESSAP promove intercâmbio para jovens europeus
Aula aberta | Dança para Pessoas com Doença de Parkinson | 3 junho
O MUNICÍPIO DA COVILHÃ A IMPLEMENTA O PROGRAMA “ALDEIAS SEGURAS PESSOAS SEGURAS” EM VÁRIAS ALDEIAS DO CONCELHO DA COVILHÃ.
Silves | “RECIFE DO ALGARVE - PEDRA DO VALADO: UM TESOURO ESCONDIDO A PROTEGER” É APRESENTADO NO 24.º FESTIVAL DA CALDEIRADA E DO MAR
Silves | PREVISÃO DE CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS MOTIVA ADIAMENTO DE JAZZ NAS ADEGAS COM MANOUCHE STATION
Cantanhede | Comunidade local juntou-se à iniciativa da Associação de Pais. Escola Básica 1 de Murtede acolheu Mercadinho
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 1 de Murtede dinamizou um Mercadinho que envolveu todos os alunos deste estabelecimento de ensino. O evento fez as delícias da comunidade escolar e não só, proporcionando um dia diferente, repleto de movimento e alegria.
A população local associou-se à iniciativa - oferecendo os produtos que estiveram à venda -, assim como diversas empresas e familiares das crianças que frequentam o estabelecimento de ensino. À disposição estiveram deliciosos produtos produzidos localmente, designadamente frutas, pão, sobremesas, bolinhos, salgados e produtos hortícolas da época.O presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Maia, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, marcaram presença na iniciativa, participando nalgumas dinâmicas desenvolvidas pelos alunos, sempre com a supervisão dos professores.Pedro Cardoso, que tutela o pelouro da Educação, referiu a propósito que “estas iniciativas são uma boa estratégia facilitadora da aprendizagem, para quem está numa altura do seu desenvolvimento e em que o brincar e o aprender-fazendo tem um papel crucial”.
Ainda de acordo com o autarca, estes eventos “constituem mais uma oportunidade de aprendizagem para os mais novos, que de maneira dinâmica e interativa vão aplicando conhecimentos de diferentes áreas, treinando competências e estimulando a criatividade que o contato com o mundo real e imaginário desperta”.
Sérgio Maia, por outro lado, destacou “a importância do envolvimento de toda a comunidade educativa: a comunidade escolar, os pais, familiares, população em geral, autarquias, empresas, lojas e restauração”.
O presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 de Murtede, Hugo Melo, fez um balanço muito positivo da iniciativa e realçou a elevada participação.
A organização do Mercadinho esteve a cargo dos pais das crianças, contando com a colaboração de mães de antigos alunos da escola, assim como avós, imprescindíveis na confeção das pizzas e dos pães em forno a lenha.
Entre as instituições que colaboraram estiveram o Cantinho da Ofélia - Escapães, Padaria 5 de Outubro - Cantanhede, Padaria Trigal - Mealhada, Restaurante Júlia Duarte - Murtede, Restaurante Rei dos Leitões - Mealhada, Lojinha da Aurora – Murtede, Loja do Lúcio - Murtede e DeBastos Publicidade - Pampilhosa.e o CDCM – Centro Desportivo e Cultural de Murtede.
Fernando Medina e Duarte Cordeiro suspeitos de corrupção e prevaricação
Fernando Daniel encanta São João de Figueiró dos Vinhos
Instituto Piaget promove 3º Congresso Internacional em Saúde e Bem-estar