quarta-feira, 31 de maio de 2023

Professores avançam com greve aos exames do 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ano e às avaliações

Em conferência de imprensa, a Fenprof e outras oito estruturas sindicais do setor da educação (ASPL, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU) anunciaram esta quarta-feira novas ações de luta, que se seguirão à greve e manifestação nacional de dia 6 de junho. Para já, esperam-se greves aos exames nacionais e às avaliações.
“Vamos entregar os pré-avisos das greves às avaliações e aos exames finais do ensino básico e secundário, a partir do 9.ºano e incluindo o 10.º, 11.º e 12.º anos”, adianta à Executive Digest José Feliciano Costa, secretário-geral-adjunto da Fenprof.
Sobre a greve às avaliações, a Fenprof sublinha que “a bola está do lado do Governo” para travar o protesto.
Em conferência de imprensa, os sindicatos deixaram ainda a promessa de manter a luta no próximo ano letivo, se os problemas se mantiverem.
“As organizações sindicais aqui hoje reunidas decidiram avançar com greve aos exames e greve às avaliações finais. E mais, também decidiram que, se mesmo assim chegarmos ao final do ano letivo e os problemas se mantiverem, no início do próximo ano letivo, os professores cá estarão para continuar a sua luta”, revelou o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, citado pela Lusa.
“Na nossa mão estava decidirmos entre apresentar ou não os pré-avisos de greve, que estão apresentados ou vão ainda ser apresentados dentro dos prazos legalmente estabelecidos. A partir daqui, a responsabilidade é toda do Ministério da Educação até à véspera do início de qualquer uma das greves, sejam exames ou avaliações”, referiu.
A greve aos exames já tinha sido antecipada como uma possibilidade pelo líder da Fenprof, Mário Nogueira, caso falhassem os acordos para recuperação do tempo de serviço.
Mário Nogueira recordou esta quarta-feira, na conferência de imprensa que foi mantida “uma posição aberta nas reuniões negociais e em relação a matéria do tempo de serviço”, e que no dia 13 de março foi entregue ao ministro da Educação João Costa “uma proposta concreta para recuperação faseada do tempo de serviço”, que não teve resposta por parte da tutela.
“Era uma proposta que previa que todos os professores ficassem dispensados de vagas para o 5º e 7º escalões, mas também que, por opção dos professores, professores pudessem aproveitar este tempo para a aposentação, através da despenalização da aposentação antecipada ou majoração da pensão”, indicou o sindicalista.
“Da parte do ME, ao roubo de tempo de serviço, juntam-se outros roubos: de proteção na doença, com o desumano regime de mobilidade por doença [incapacitante]; de estabilidade para milhares de docentes desterrados a centenas de quilómetros da sua área de residência; de exercício do direito à greve, sendo cúmplice de procedimentos disciplinares instaurados por alguns diretores contra professores que fizeram greve… porém, os professores não deixarão que atentem contra a sua dignidade e que procurem minar as suas capacidade e a necessidade de luta em defesa da Profissão e da Escola Pública”, acusa a Fenprof em comunicado, dizendo que o ministério liderado por João Costa continua a manifestar “intransigência e desrespeito”.
A Fenprof lamenta que a tutela não manifeste abertura para “se chegar a um entendimento que permita normalizar a vida nas escolas no final do ano letivo e no início do próximo”.
Por isso, agora os professores não veem outra hipótese senão continuarem a luta que dura praticamente desde início do ano letivo.
Pedro Zagacho Gonçalves/Executive Digest

Governo cria programa para acesso universal a bombas de insulina

Bombas de última geração para as 15 mil pessoas com diabetes tipo 1 com indicação para estes sistemas.

O Governo criou um programa para tratamento com bombas de insulina de última geração para as 15 mil pessoas com diabetes tipo 1 com indicação para estes sistemas e que devem começar a receber os aparelhos ainda este ano.
Segundo um despacho assinado pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a que a Lusa teve acesso, a criação deste programa de acesso universal, que será aplicado até 2026, resulta do trabalho desenvolvido por um grupo constituído em novembro do ano passado e que estimou a existência de cerca de 30.000 pessoas afetadas pela doença em Portugal, assumindo que metade tem indicação para tratamento por sistemas automáticos de perfusão.
Em declarações à agência Lusa, o ministro da Saúde explicou que se trata “de um programa de grande dimensão”, sublinhando: "O que fazemos com este despacho, na sequência da proposta do grupo de trabalho, é reconhecer que o tratamento mais adequado nos nossos dias é a disponibilização deste sistema de administração automática de insulina”.
“Fazendo jus àquilo que são os valores de solidariedade que presidem ao SNS [Serviço Nacional de Saúde] nós queremos promover o acesso equitativo, isto é, todas as pessoas que tenham indicação clínica e que tenham motivação terão acesso a este sistema”, acrescentou.
Reconhecendo que um programa desta dimensão “não é suscetível de ser feito de um dia para o outro”, Manuel Pizarro lembrou as implicações financeiras e orçamentais, assim como a necessidade de ter “uma estrutura montada para a colocação de um número muito elevado de dispositivos”, assim como para educar os doentes e seus familiares.
Nos últimos 12 anos, foram colocadas 4.710 bombas de perfusão subcutânea de insulina.
Neste momento existem 28 centros de tratamento reconhecidos: 27 dos quais em hospitais do SNS e um 28.º na Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, também com financiamento Público.
Admitindo a possibilidade de mais centros de tratamento no futuro – “se tal se justificar” -, o governante explicou que uma das tarefas que a Direção Executiva do SNS (DE-SNS) - que coordenará o programa - vai ter é “avaliar as necessidades destes centros de tratamento”: “Nós estamos a colocar sobre os centros de tratamento uma exigência muito superior àquela que existia até este momento”.
O governante lembrou que esta tecnologia “melhora os resultados do tratamento da diabetes”, pois diminui o número de complicações agudas, reduzindo igualmente o número de complicações crónicas, além de favorecer a tranquilidade das pessoas e seus familiares (parte destes doentes são crianças).
O despacho determina que o novo programa vai funcionar sob orientação da DE-SNS, com o envolvimento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e demais organismos competentes, estabelecendo um prazo de 120 dias para a sua operacionalização.
Quanto às prioridades na colocação destes dispositivos de última geração, define que a DGS, em colaboração com a DE-SNS e “recorrendo aos pareceres éticos que se revelem adequados”, deve clarificar bem as regras.
“Têm que ser bem aferidas, com todas as preocupações éticas, porque nós temos que atender, por um lado, às crianças e aos jovens e às suas necessidades aumentadas em matéria de saúde, mas tudo isto tem de ser feito de forma absolutamente transparente, para que não haja dúvida nenhuma de que nos próximos 3,5 anos vamos fazer a cobertura universal das pessoas com diabetes mellitus tipo I”, afirmou.
No ano passado, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) adquiriu 337 destes dispositivos automáticos.
Questionado sobre o custo desta operação, o governante respondeu: “é um programa com muito ambicioso que vai ter também uma componente de negociação com os fornecedores”.
“Não há nenhuma boa razão para que o custo unitário, quando imaginamos comprar cerca de 15.000 dispositivos, seja igual ao custo unitário quando estávamos a comprar 500, ou 600 ou 700 dispositivos por ano”, acrescentou.
O acesso aos sistemas híbridos de perfusão sub-cutanea contínua de insulina é o tema de uma petição que vai estar em debate na sessão plenária de quinta-feira na Assembleia da República.
A diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crónica, causada pela destruição das células produtoras de insulina no pâncreas e afeta nomeadamente crianças e jovens, obrigando ao tratamento com insulina durante toda a vida.

RR/lusa

Onde vão estar os radares da PSP em junho

 
AÇORES
01/jun/23 15H45 Av. Natália Correia – Ponta Delgada
02/jun/23 15H45 Av. Alberto I Príncipe do Mónaco – Ponta Delgada
04/jun/23 07H45 Rua de São Gonçalo – Ponta Delgada
05/jun/23 15H45 ER de Feteiras – Ponta Delgada
06/jun/23 08H00 ER S. José, Freguesia da Fonte do Bastardo – Praia da Vitória
21/jun/23 08H00 Estrada 25 de Abril, Freguesia de Santa Cruz – Praia da Vitória
22/jun/23 08H00 ER Caminho da Cidade, Freguesia de Porto Judeu – Angra do Heroísmo

AVEIRO
01/jun/23 13H45 Av. Agras do Norte – Aveiro
02/jun/23 09H30 Av. 32 – Espinho
05/jun/23 07H45 Av. da Universidade – Aveiro
06/jun/23 13H45 Rua da Cega – Aveiro
07/jun/23 07H45 Av. Europa – Aveiro
13/jun/23 07H45  Av. Europa – Aveiro
14/jun/23 09H30 Rua Dr. Eduardo Vaz – Santa Maria da Feira
21/jun/23 09H30 EN 109 – Ovar
26/jun/23 13H45 Av. da Universidade – Aveiro
28/jun/23 09H30 Rua do Vale – São João da Madeira

BEJA*
* Não há datas previstas
BRAGA
12/jun/23 08H30 Circular Urbana de Guimarães – Guimarães
13/jun/23 08H00 Circular de Barcelos – Barcelos
13/jun/23 10H00 Frei Bartolomeu dos Mártires – Braga
26/jun/23 09H00 Variante Famalicão – EN 14 – Vila Nova de Famalicão
28/jun/23 14H00 Circular de Barcelos – Barcelos
29/jun/23 15H00 Av. António Macedo – Braga

BRAGANÇA
15/jun/23 08H00 Av. Olímpio Guedes de Andrade – Mirandela
16/jun/23 08H00 Av. das Cantarias – Bragança
26/jun/23 08H00 EN 15 – Mirandela
28/jun/23 16H00 Av. Abade de Baçal – Bragança

CASTELO BRANCO
07/jun/23 10H00 Chão de S. André – Castelo Branco
20/jun/23 08H00 Av. Dia de Portugal – Castelo Branco

COIMBRA
05/jun/23 08H30 Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz
06/jun/23 09H30 Via Augusto Vaz Serra – Coimbra
10/jun/23 09H00 IC 2 – Banhos Secos (Sul/Norte) – Coimbra
13/jun/23 08H30 AV. Dr. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
27/jun/23 09H30 Rua da Boucinha/Vale Figueira – Coimbra
28/jun/23 08H30 Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz
30/jun/23 09H30 Estrada da Beira – Coimbra

ÉVORA
06/jun/23 15H30 Av. Lino de Carvalho – Évora
08/jun/23 15H00 Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz
13/jun/23 16H00 EN 114, Av. Túlio Espanca – Évora
20/jun/23 10H00 EN 18 ao Gil – Estremoz
28/jun/23 15H00 Av. Santo António – Estremoz
30/jun/23 16H00 EN 18 Bairro do Frei Aleixo – Évora

FARO
12/jun/23 09H30 Av. 5 de Outubro – Olhão
13/jun/23 09H00 Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
13/jun/23 09H00 Av. V6 – Portimão
21/jun/23 09H00  Av. V2 – Portimão
23/jun/23 09H00 Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
26/jun/23 09H30 Av. Heróis 1808 – Olhão
28/jun/23 09H00 Av. V6 – Portimão

GUARDA
03/jun/23 09H00 Rua da Treija – Guarda
11/jun/23 09H00 Av. Francisco Sá Carneiro – Guarda
15/jun/23 09H00 Av. Cónego Álvaro Quintal da Cunha – Guarda
22/jun/23 09H00 Estrada Municipal 577 – Guarda

LEIRIA
12/jun/23 14H00 EN 242 – Leiria
14/jun/23 09H00 Av. Nogent-Sur-Marne – Nazaré
20/jun/23 09H00 EN 242 – Marinha Grande
28/jun/23 09H00 Rua Costa Veiga – Alcobaça

LISBOA
05/jun/23 08H00 Estrada dos Salgados – Amadora
05/jun/23 14H00 IC 2 – Santa Iria de Azóia
07/jun/23 09H00 Av. da Marginal – Cascais
14/jun/23 09H00 Av. Nicolau Breyner – Loures
14/jun/23 14H00 Rua Almirante Gago Coutinho – Ramada
16/jun/23 21H00 Av. da República – Lisboa
20/jun/23 20H30 EN 10 (Alhandra/Alverca) – Alhandra
22/jun/23 14H00 IP 7 – Lisboa
26/jun/23 09H00 Av. de Lisboa – Casal de Cambra
28/jun/23 08H30 Av. da República (Poente/Nascente) – Oeiras
28/jun/23 13H30 EN 249-3 (Norte/Sul) – Porto Salvo

MADEIRA
06/jun/23 14H00 Água de Pena – Machico
09/jun/23 18H00 VR 1 (Este/Oeste) – Câmara de Lobos
15/jun/23 08H30 VR1 – Gaula (Este/Oeste) – Santa Cruz

PORTALEGRE
02/jun/23 09H00 Av. de Badajoz – Elvas
05/jun/23 10H00 Av. da Extremadura Espanhola – Portalegre
07/jun/23 09H00 Av. do Dia de Portugal 10 Junho 2013 – Elvas
14/jun/23 08H00 EN 246 – Portalegre
19/jun/23 09H00 Av. do Dia de Portugal 10 Junho 2013 – Elvas
30/jun/23 14H30 Av. da Extremadura Espanhola – Portalegre

PORTO
01/jun/23 13H00 EN 14 (Sul/Norte) – Matosinhos
06/jun/23 08H00 Av. Marechal Gomes da Costa 612 – Porto
07/jun/23 13H00 Est. Circunvalação 9389 – Porto
15/jun/23 13H00 VRI (Sul/Norte) – Matosinhos
16/jun/23 08H00 Av. Dr. Antunes Guimarães – Matosinhos
21/jun/23 08H00 Av. Eng. Duarte Pacheco c/ R. Padre Américo – Valongo
23/jun/23 13H00 Av. da Boavista 3641 – Porto
27/jun/23 13H00 Av. Calouste Gulbenkian – Matosinhos
29/jun/23 08H00 Av. 25 de Abril (descendente) – Porto
30/jun/23 13H00 Via Eng. Edgar Cardoso (Sul/Norte) – Vila Nova de Gaia

SANTARÉM
13/jun/23 08H00 Av. do Bom Amor – Torres Novas
15/jun/23 08H00 Rua Dr. Joaquim Francisco Alves – Ourém
20/jun/23 08H00 Av. D. Manuel I – Abrantes
21/jun/23 08H00 EN 110 – Alvito – Tomar

SETÚBAL
01/jun/23 08H30 EN 10 – Setúbal
02/jun/23 10H00 Av. Garcia da Orta – Montijo
06/jun/23 10H00 Av. Arsenal do Alfeite (Corroios/Almada) – Almada
27/jun/23 08H30 EN 11.1 Baixa da Banheira – Barreiro
30/jun/23 09H30 Av. do Mar, Corroios – Seixal

VIANA DO CASTELO
01/jun/23 21H00 R. da Linha do Vale do Lima – Viana do Castelo
09/jun/23 20H30 Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima
20/jun/23 21H00 Av. 25 de Abril – Viana do Castelo
27/jun/23 10H00 Estrada da Papanata – Viana do Castelo

VILA REAL
05/jun/23 08H30 R. D. António de Medeiros – Chaves
05/jun/23 17H00 Av. da Unesco – Vila Real
14/jun/23 08H30 R. Rainha D. Mafalda – Chaves
15/jun/23 09H00 Rua Vasco Sameiro – Vila Real
21/jun/23 14H00 Av. Bracara Augusta – Chaves
22/jun/23 13H00 Av. da Europa – Vila Real

VISEU
05/jun/23 08H00 Av. D. Afonso Henriques – Viseu
05/jun/23 10H00 Av. D. Egas Moniz – Lamego
16/jun/23 08H00 Av. Europa – Viseu
19/jun/23 08H00 Estrada de Nelas – Viseu
23/jun/23 08H00 Av. Defensores do Douro – Lamego
28/jun/23 08H00 Av. Cidade Salamanca – Viseu

Homem detido em Penela por violência doméstica

 

Militares da GNR de Penela, no dia 27 de maio, detiveram um homem de 77 anos, por violência doméstica, naquele concelho.
Após uma denúncia de violência doméstica, os militares deslocaram-se de imediato ao local da ocorrência, onde foi possível apurar que o agressor infligiu maus-tratos físicos e psicológico à vitima, sua companheira de 64 anos.
Durante as diligências, o suspeito deu continuidade às ameaças, motivo pelo qual foi detido. Foi, ainda, possível apreender cinco armas e diversas munições.
O agressor foi detido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Condeixa-a-Nova .
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletivaSe precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
· No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;
· Via telefónica, através do número de telefone112;
·  No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
·Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
· Na aplicação SMS Segurançadirecionada a pessoas surdas em 

UCC de Monforte assinala Dia Nacional de Luta contra a Obesidade

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Monforte assinalou o Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, que este ano se comemorou no dia 20 de maio, com uma ação de promoção para a Saúde e prevenção da Doença, na Universidade Sénior de Monforte, no passado dia 18 de maio.
A ação “A brincar também se aprende”, um teatro de fantoches, contou com a participação dos alunos da Universidade Sénior de Monforte e foi dirigida aos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Monforte, num total de 165 crianças.

Esta atividade abordou vários temas relacionados com hábitos de vida saudáveis e contou com a colaboração de duas alunas de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre.

ULSNA

UCC de Ponte de Sor/Montargil promove literacia em saúde

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte de Sor/Montargil, juntamente com a Higienista Oral e a Nutricionista do Centro de Saúde de Ponte de Sor, dinamizou várias sessões dirigidas às turmas do 7º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor.
O objetivo destas sessões foi promover a saúde dos jovens através da apresentação de conceitos relacionados com higiene oral, importância da escovagem dos dentes, alimentação saudável e sedentarismo.

Estas ações foram inseridas no mês do Coração e das Doenças Cardiovasculares, durante os dias 10 e 17 de maio.

ULSNA


UCC Ammaya participa na Feira da Saúde do Agrupamento de Escolas José Régio

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Ammaya participou na Feira da Saúde, que se realizou no Agrupamento de Escolas José Régio, na semana de 17 a 21 de Abril.
A temática abordada foi a Alimentação Saudável, com o objetivo de sensibilizar as crianças e jovens para a importância de uma alimentação saudável, consciencializar sobre os riscos de uma alimentação não saudável e identificar alimentos saudáveis e alimentos não saudáveis, com sugestões de receitas de lanches saudáveis e oferta de ementas ilustrativas.

As atividades foram direcionadas para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo das Escolas do Atalaião e Assentos, e para alunos do 7º ano da Escola José Régio, e contaram com a presença de Enfermeiras e Nutricionista da UCC Ammaya e dois estudantes do 4º ano de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre.

ULSNA

RUA DAS CARAVELAS, RUA DR. ZEFERINO PEREIRA, RUA ÁLVARO GOMES E AV. GENERAL HUMBERTO DELGADO, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFREM CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO NO DIA 01 DE JUNHO

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de ações de limpeza e desobstrução da rede pública de saneamento de águas residuais, a circulação encontra-se condicionada na Rua das Caravelas, Rua Dr. Zeferino Pereira, Rua Álvaro Gomes e Av. General Humberto Delgado, em Armação de Pêra, no dia 01 de junho, entre as 07h00 e a 18h00. As ruas não serão afetadas simultaneamente.
Esta intervenção tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de saneamento de águas residuais, no sentido de proteção da saúde pública e bem-estar das populações.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

Caminhada “Todos por Todos” realiza-se em Aveiro a 1 de julho


Aveiro junta-se aos restantes concelhos e localidades aderentes da região Centro já confirmados para acolher a iniciativa “Todos por Todos”.
“Todos Por Todos” é o lema da iniciativa do voluntariado comunitário a decorrer em toda a região Centro. Aveiro, através do Grupo de Voluntariado Comunitário (GVC) deste concelho da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC), associa-se à iniciativa promovendo uma caminhada solidária a 1 de julho, com concentração na Junta de Freguesia de Aradas pelas 9h30.

A ação decorre no âmbito do voluntariado comunitário ativo e próximo das comunidades locais deste Núcleo e visa contribuir para a promoção da Educação para a Saúde e de um estilo de vida saudável na luta contra o cancro, assim como para a divulgação das iniciativas e dos serviços de apoio ao doente oncológico e familiares promovidos pela LPCC.NRC.

As inscrições para a caminhada solidária podem ser feitas na Junta de Freguesia de Aradas, que apoia esta ação, sendo que todos os participantes inscritos terão direito a água, fruta e uma t-shirt alusiva à iniciativa.

Nádia Moura

Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta

Para voluntários/as que queiram ajudar a promover a natureza e a sustentabilidade ambiental.

Estão a decorrer as inscrições para jovens voluntários/as no âmbito da edição 2023 do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas». As atividades decorrem ao longo do ano, até novembro.
São destinatários/do programa jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, que podem inscrever-se até cinco dias antes da data de início de cada projeto.

As atividades a desenvolver assentam na seguinte tipologia:

  • Sensibilização da população para a adoção de práticas que promovam a economia circular, nomeadamente, reciclagem, reutilização, gestão ambiental, prevenção do desperdício alimentar e consumo sustentável; bem como para a proteção do litoral, em contexto de alterações climáticas e incentivando à monitorização das zonas costeiras, alertando designadamente para temas como resíduos, erosão costeira, ocupação das frentes marinhas e preservação dos ecossistemas dunares;
  • Sensibilização da população para a importância da participação pública nos processos de decisão ambiental; bem como para o papel das florestas na qualidade do ar e para a importância das árvores como barreira natural ao ruído;
  • Monitorização de rios e ribeiros como forma de recuperação das linhas de água, com vista à preservação dos recursos hídricos;
  • Sensibilização da comunidade para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas;
  • Inventariação e monitorização de espécies animais e vegetais em risco;
  • Inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água;
  • Recuperação de caminhos de pé-posto;
  • Limpeza e manutenção de parques de lazer;
  • Vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação;
  • Vigilância fixa nos postos de vigia;
  • Inventariação de áreas necessitadas de limpeza;
  • Apoio logístico aos centros de recuperação de animais selvagens;
  • Sensibilização de comunidades e população alvo para disseminação das mensagens de campanhas de prevenção de incêndios, como o uso correto do fogo, promoção de compostagem ou destruição dos sobrantes por métodos mecânicos e consciencialização do perigo de incêndios, por uso de maquinaria em dias quentes e secos;
  • Inventariação e monitorização de áreas florestais ardidas;
  • Atividades de reflorestação;
  • Atividades de controlo de espécies invasoras;
  • Outras atividades integradas nos objetivos do Programa que constem em regulamento.
  • Para além de viverem uma experiência única, os voluntários têm direito:
  • Informação sobre voluntariado e formação especifica para o desempenho das tarefas;
  • Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil e;
  • Ressarcimento de despesas.
  • São parceiros do IPDJ para a execução do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Comissões distritais e municipais de proteção civil.
Para mais informações / inscrições:


Proença-a-Nova | Festival da Cereja regista vendas de mais de 900 kg

 
Em dois dias de festival da cereja e do limão realizado no fim de semana de 27 e 28 de maio, os 8 produtores presentes no certame venderam mais de 900 quilos de cereja. Apesar de este ano estar a ser marcado pela quebra de produção, estes números atestam que a cereja é uma marca consolidada no território.


João Manso, Vice-presidente da Câmara Municipal, frisou “mais uma edição que encerrou com sucesso na divulgação dos nossos produtos endógenos, enaltecendo ainda “o trabalho das associações, artesãos e produtores que estiveram presentes para demonstrar o melhor que se faz no nosso concelho”.
Vários artesãos e produtores locais também marcaram presença, reforçando a oferta de produtos endógenos deste certame. A música a cargo dos Cantadores do Alentejo, do Jorge Gonçalves Trio e de Carlos Agostinho, aos quais se juntaram o Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Samora Correia e o Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno. Houve ainda espaço para a terapia das cerejas que esteva a cargo do projeto Arquê Teatro de Rua e que animaram quem passava pelo recinto.
Integrada no programa também decorreram os VI Jogos Interassociações, nos quais da associação anfitriã, a Liga dos Amigos dos Montes da Senhora, foi a grande vencedora, e o 193º Passeio Pedestre - Montes de Cereja que contou com mais de 100 participantes.

Andreia Gonçalves

Com representantes de 17 países e responsáveis da UNESCO. Cantanhede acolheu reunião europeia do CIOFF®

 
Cantanhede foi palco entre 25 e 29 de maio de um importante evento do Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais (CIOFF®), o CIOFF® South European Sector Meeting, que reuniu no nosso país o Conselho Executivo do CIOFF® Mundial, representantes da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, delegados Internacionais dos diversos países que constituem o Setor CIOFF® da Europa do Sul - Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, França, Grécia, Itália, Montenegro, Macedónia do Norte, Portugal, Sérvia, Espanha, Suíça, Albânia, Chipre (parte Norte) e Viti (Kosovo) –, assim como representantes de outras instituições culturais e comitivas, num total de cerca de 60 agentes culturais.

Com uma agenda centrada na criatividade e resiliência da cultura tradicional e da sua internacionalização no mundo, a reunião deste restrito grupo de países do Sul da Europa focou-se também na importância do conhecimento e respeito pela diversidade da identidade cultural como fator de valorização humana e equilíbrio social entre os povos.
O momento alto do evento acabaria por ser a II Gala CIOFF® Portugal, que decorreu no auditório do Convento de São Francisco, em Coimbra, um espaço icónico de valorização, divulgação e internacionalização da região Centro.
O evento reuniu, além dos participantes na CIOFF® South European Sector Meeting, representantes de todos os municípios-sede dos Festivais Internacionais CIOFF® e dos Festivais Internacionais Candidatos a Certificação CIOFF® em Portugal, comitivas dos 18 festivais, Turismo Centro de Portugal, num total de 800 participantes.



Turismo Centro de Portugal homenageou personalidades e instituições da região no jantar oficial “Vê Portugal”


Presidido pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o jantar foi um dos pontos mais altos do 9.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorre na Covilhã.
Durante o jantar oficial foram entregues também os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico e do concurso de Teses Académicas.
A Turismo Centro de Portugal homenageou ontem nove personalidades e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e notoriedade do turismo na região Centro de Portugal.
A homenagem aconteceu durante o Jantar Oficial “Vê Portugal”, que teve lugar no Hotel Dona Maria, na Covilhã, num dos momentos altos do 9.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorre nesta cidade de 29 a 31 de maio. A cerimónia foi presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Após discursos de boas-vindas, por parte de Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, foram revelados os homenageados. As homenagens foram entregues pela Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal e pela Ministra Ana Abrunhosa.
Os homenageados foram:
- Personalidade: três presidentes das Entidades Regionais de Turismo que terminam este ano os seus mandatos, nomeadamente João Fernandes (ERT Algarve), Victor Costa (ERT Lisboa) e Vítor Silva (ERT Alentejo).
- Personalidade / Reconhecimento: Alexandre Patrício Gouveia (a título póstumo).
- Sustentabilidade: Chão do Rio, Turismo de Aldeia em Travancinha, Seia.
- Hotelaria: Casa Grande de Loureiro, em Tábua.
- Restauração: Restaurante Vallécula, em Valhelhas, na Guarda,
- Marca: Água de Luso, na Mealhada.
- Eventos: Boom Festival, em Idanha-a-Nova, e Festa dos Tabuleiros, em Tomar.

Pedro Machado foi igualmente homenageado por parte dos três presidentes das ERT cessantes, uma vez que o presidente da Turismo Centro de Portugal também termina funções este ano.

Prémios José Manuel Alves e prémios de teses académicas

No decorrer do Jantar Oficial foram também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro. Os prémios recebem o nome do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, numa homenagem ao homem que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região.

O júri final desta oitava edição, composto por Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), premiou os seguintes projetos: 1.º classificado - “O Nosso Fado” (Ricardo Cunha e Romane Forgue); 2.º classificado – “Coimbra Experiences Hub” (Portugal Green Travel); 3.º classificado – “Vista da Torre” (Daniela Batista, Mark McClure e Adriana Mesquita).

O Concurso de Teses Académicas – de mestrado e de doutoramento – tem o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

Este ano, o júri final da sétima edição do concurso, composto por Alexandra Rodrigues (CCDRC) e Adriano Costa (Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda), distinguiu as seguintes Teses: Doutoramento - “A co-criação enquanto impulsionadora de experiências enogastronómicas” (Mariana Sousa e Silva Cabral de Carvalho); Mestrado - “A regeneração do património olivícola em Portugal com suporte no Turismo Criativo“ (Inês Costa Soares).

Houve ainda tempo para a atribuição dos prémios “Best of Responsible Trails”. Estes são promovidos pela A2Z Consulting e distinguem anualmente os percursos ao ar livre (walking e cycling) que se destacaram no ano anterior pelas melhores práticas, com a atribuição dos “Best of Responsible Trails”, em três categorias (Inteligente, Conservação e Comunidade).

Venceram, na categoria Comunidade, a caminhada PR 1 LRA - Rota do Vale do Lapedo, em Leiria; na categoria Conservação, a caminhada PR17 CVL - Rota das Pontes, na Covilhã; e na categoria Inteligente, a Grande Travessia Montanhas Mágicas em BTT.

O Jantar Oficial terminou com um discurso de encerramento por parte da Ministra Ana Abrunhosa.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

Liga MEO Surf: 1ª divisão do surf nacional está de volta às ondas da Ericeira

Disputa pelos títulos nacionais vai estar ao rubro no Allianz Ericeira Pro 
A 1ª divisão do surf nacional está de volta às ondas perfeitas da Praia de Ribeira D’Ilhas para disputar o Allianz Ericeira Pro, 3ª etapa da Liga MEO Surf que se realiza de 10 a 12 de Junho na Ericeira. O arranque da prova acontece no Dia de Portugal sendo que, durante três dias, a Reserva Mundial de Surf e um dos maiores anfiteatros do surf português irão ser o palco de muita ação protagonizada pelas estrelas do surf nacional.

Historial de vencedores do Allianz Ericeira Pro:
2022 – Halley Batista e Teresa Bonvalot
2021 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
2020 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
2019 – Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot
2018 – Miguel Blanco e Camilla Kemp
2017 – Tiago Pires e Carolina Mendes

Allianz Ericeira Pro 2022 em números:
– Campeões da Etapa: Halley Batista e Teresa Bonvalot;
– 842 ondas surfadas por 101 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): 9,00 de Frederico Morais;
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 17,15 pontos de Frederico Morais

Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva
“Ao acolher mais uma etapa da principal competição da modalidade, a Ericeira – distinguida como Reserva Mundial de Surf – saúda não só os atletas participantes, mas também o público presente. Fazemos votos de que, contando com a hospitalidade das nossas gentes, esta seja uma oportunidade para continuar a dar a conhecer a qualidade das ondas e, por outro lado, os muitos ativos turísticos que a Ericeira tem para oferecer: da gastronomia às tradições locais”.

O atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, e a atual campeã mundial júnior e campeã nacional em 2021, Francisca Veselko, vão envergar a licra amarela Go Chill com o estatuto de líderes do ranking. A luta pelos títulos máximos do surf português está ao rubro com Guilherme Ribeiro e Vasco Ribeiro empatados em termos de pontos no 1º lugar o mesmo acontecendo no lado feminino com Francisca Veselko e Gabriela Dinis.

Guilherme Ribeiro
“Desde o início do ano que estou com a licra amarela, por isso é um feeling que já estou habituado e é uma cor que só me dá mais confiança e vontade de vencer. Ribeira d’ilhas é um sito especial para mim, foi lá que fiz a minha primeira final na Liga e acho que é uma onde que se adequa muito bem ao meu surf. Nunca venci na Ericeira por isso a vontade de fazer um bom resultado e manter a licra amarela ainda é maior!”

O Allianz Ericeira Pro é, igualmente, a segunda de três etapas da Allianz Triple Crown, sendo que as contas para este sub-troféu da Liga MEO Surf, com a coroação a acontecer na Ribeira Grande no final do mês de Junho.

José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing
“A praia da Ribeira d’Ilhas volta a ser palco do Allianz Ericeira Pro, aquela que é a segunda etapa da Allianz Triple Crown e a terceira da Liga Meo Surf. Sei que sou suspeito, mas regressar à Ericeira é como voltar a casa. Esta praia já recebe etapas da Allianz desde o início da nossa relação com o surf e, na verdade, nunca deixa de nos surpreender. O surf que se respira aqui é diferente. Tenho a certeza que vamos assistir a três dias intensos de competição entre os melhores desportistas nacionais desta modalidade. São 10 anos de associação entre o surf, a Ericeira e a nossa marca… e não podíamos estar mais satisfeitos!”

Uma das novidades para a 3ª etapa da Liga MEO Surf, é também o regresso da distinção do melhor júnior em competição, designadamente através do Waikiki Junior Award, enriquecendo assim o vasto leque de prémios paralelos em disputa, que inclui também o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Ericeira.

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Fotos: Cartaz, Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)


EcoAventura - Uma ação pelo Ambiente; Apurados os vencedores do concurso “A Tua Ideia conta”; “Pelo Céu vai o Poeta!” 5.º Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância

 I – EcoAventura - Uma ação pelo Ambiente

Recolha seletiva de resíduos no Canal HORECA e apresentação do Plano Municipal de Combate às Alterações Climáticas entre os destaques
Com organização da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a iniciativa EcoAventura – Ação pelo Ambiente regressa de 5 a 11 de junho, ao Parque da Cidade de Aveiro, para celebrar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).
O Parque da Cidade de Aveiro (Jardim da Baixa de Santo António, Parque Infante D. Pedro, Parque dos Amores e Jardim de Santiago) será assim o espaço principal para miúdos e graúdos, num evento totalmente gratuito e que vai proporcionar a todos o acesso e o contacto com atividades de Educação Ambiental e lúdicas ao ar livre, na procura de hábitos que nos ajudem a cuidar melhor da preservação do Meio Ambiente e do nosso Planeta.
Para os mais novos, a CMA preparou uma grande diversidade de atividades, arvorismo, oficinas ambientais, música, teatro e muitas outras animações, que nos vão mostrar como é possível divertirmo-nos de forma sustentável.

Apresentação “BioAveiro – Recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos”
A edição 2023 fica marcada com o arranque da operação “BioAveiro – Recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos” no dia 5 de junho.
A recolha seletiva de biorresíduos porta-a-porta no canal HORECA no Município de Aveiro visa dar cumprimento ao estabelecido no Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública e no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) no que diz respeito à obrigatoriedade dos resíduos alimentares serem separados na origem e recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos.

Apresentação do “Plano Municipal de Ação Climática”

No dia 6, terça-feira, o destaque vai para a apresentação pública do “PMAC – Plano Municipal de Ação Climática” pelas 16h00 no ATLAS Aveiro. O PMAC constitui-se como um instrumento de gestão do território que consideramos de relevante importância, que integra um Plano de Ação com a definição das Medidas Prioritárias e as Ações-Chave e projetos a desenvolver na adaptação e mitigação das alterações climáticas.
Este é um instrumento de sensibilização, mobilização, ação e investimento, seguramente dinâmico, em relação ao qual vamos ativar um mecanismo permanente de monitorização e reformulação anual, no quadro da gestão do território com o cuidado do devido acompanhamento da evolução das alterações climáticas.

Feriado e fim de semana com diversas atividades
De todo o programa, destacamos a apresentação de “Bioaveiro – projeto de compostagem doméstica” às 11h00 do dia 8 de junho, em São Jacinto.
Serão feitas duas demonstrações do Instituto Confúcio-Universidade de Aveiro e Associação de Artes Marciais de Aveiro: 17h00 no dia 8 e 17h30 no dia 11, no jardim da Baixa de Santo António.
No dia 10 de junho, sábado, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) estará aberto a todos aqueles que o queiram visitar e saber mais sobre a fauna e flora da Ria de Aveiro, incluindo a participação em ateliers sobre a Vida neste ecossistema único. Ainda no dia 10 serão promovidas duas sessões do “Repair Café – ReparArte” no Parque Infante D. Pedro (inscrição em https://www.veolia.pt/eco-aventura-2023).
Nos dias 7 e 10 de junho, pelas 22h00, o CMIA recebe “Um passeio pelo céu (astronomia)”.
Sábado e domingo o Parque Infante D. Pedro acolhe o Mercado de Trocas, das 10h00 às 19h00 e o Teatro de marionetas “Deserto”, sempre às 16h30.
Somente no domingo, dia 11 de junho, destaca-se a visita guiada à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (inscrição prévia em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/ecoaventura) entre das 09h00 e as 14h30 e o passeio de bicicleta com saída do Parque Infante D. Pedro pelas 11h00. Inscrição em www.veolia.pt/eco-aventura-2023<http://www.veolia.pt/eco-aventura-2023>.
No mesmo dia 11, às 15h00, será apresentado o Hino do Ecocentro Municipal, no “Concerto Recicloma” no Parque Infante D. Pedro. Nos três dias (8, 10 e 11 de junho) haverá, em duas sessões (10h30 e 14h00), o espetáculo itinerante “MUSKO” no Parque da Cidade.
Para a CMA, o Ambiente é uma opção estratégica e política fundamental no desenvolvimento do Município, que tem no EcoAventura um momento muito importante de comunicação e sensibilização para as boas práticas ambientais, mas sobretudo de incentivo e edução aos mais novos, para que possamos ter gerações mais informadas, mais capazes de gerir bem os recursos e de encontrar soluções de desenvolvimento ambientalmente sustentáveis.
O programa está disponível aqui.<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/ecoaventura>

II – Apurados os vencedores do concurso “A Tua Ideia conta”
No passado dia 19 de maio, sexta-feira, teve lugar a final do concurso “A Tua Ideia conta”, onde foram conhecidos os vencedores: 6 escolas, 30 docentes e mais de 450 alunos são os números da presente edição desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Aveiro.
O primeiro prémio foi atribuído ao Projeto “Juke Solidary” da Escola Profissional de Aveiro, no valor de 250,00€. Foram ainda concedidas duas Menções Honrosas: “Eclética: Pense fora da caixa” da Escola Secundária José Estevão e “EcoEnergy” da Escola Secundária Mário Sacramento, cada um destes projetos irá receber 125,00€.
“A Tua Ideia conta”, que integra o Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA), é um concurso dirigido a alunos do Ensino Secundário e Profissional do Município de Aveiro e com o qual se pretende que os alunos, com o devido apoio, estruturem ideias em diferentes setores de atividade, de forma criativa e inovadora.
Após a apresentação dos projetos e enquanto decorria a seleção dos vencedores por parte do júri, o evento foi enriquecido com a intervenção artística de Freddy Strings que proporcionou a todos um momento de descontração e entretenimento.
Fotografias disponíveis aqui.<https://we.tl/t-hIbI5bw6cd>

III – “Pelo Céu vai o Poeta!”
5.º Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição
para a Infância
Nos próximos dias 02 e 03 de junho, integrado no programa da 47ª Feira do Livro, a Câmara Municipal de Aveiro organiza o 5.º Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância, que decorrerá no ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal.
Esta edição conta, uma vez mais, com a curadoria da Gigões & Anantes, livraria especializada nesta área e com o comissariado da Doutora Sara Reis da Silva, investigadora em literatura infantil e Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho, que destaca a importância deste evento “como fonte de prazer para os mais novos, estímulo à curiosidade/descoberta e instrumento indutor de conhecimento veiculado informalmente e de forma fruitiva”.
À semelhança do que foi possível vivenciar nas quatro edições anteriores, no presente Encontro, a escrita, a ilustração e/ou a edição de potencial de receção infantil serão equacionados por agentes nacionais e internacionais reconhecidos (académicos, escritores, ilustradores, editores, entre outros) que tratarão diversamente (em conferências, diálogos, oficinas, etc.) questões associadas à escrita, à ilustração, à edição, à educação literária, à mediação leitora, à promoção do livro, entre outros.
Teremos neste painel de especialistas nomes como Catarina Sobral, Dora Batalim Sottomayor, Cláudia Almendra, Mariana Rio, Maria Madalena Silva, Ana Pessoa, João Vaz de Carvalho, Ana Margarida Noronha e Diana Navas.
O programa conta ainda com a exposição biobibliográfica e evocação dos 100 anos do nascimento de António Manuel Couto Viana (1923-2010) patente na livraria Gigões & Anantes.
Destinado a Educadores de Infância, Docentes de diferentes níveis de ensino, Professores Bibliotecários/ equipas das Bibliotecas Escolares das escolas/agrupamentos, Animadores socioculturais, outros mediadores e amantes de literatura para a infância, o Encontro proporciona uma formação para docentes creditada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Municípios de Aveiro e Albergaria-a-Velha.
A participação no Encontro implica inscrição obrigatória em:

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Cantanhede | Organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública. Helena Teodósio participou em debate sobre “Descentralização na área da saúde”

 
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede foi uma das oradoras convidadas do evento “Descentralização na área da saúde”, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu esta segunda-feira, 29 de maio, na Culturgest, em Lisboa.
Helena Teodósio participou nesta sessão a convite do antigo ministro da Saúde e professor da Escola Nacional de Saúde Pública, Adalberto Campos Fernandes, tendo integrado o painel sobre “Perfis de Saúde, Planeamento e Intervenções em Saúde”, juntamente com os seus homólogos das câmaras de Lagos e Caldas da Rainha e do investigador em Saúde Pública, Guilherme Romana.
Na ocasião, a autarca reiterou que a participação das autarquias no processo de qualificação do Serviço Nacional de Saúde é fundamental, pois só assim é garantida uma resposta efetiva aos anseios das populações.
Helena Teodósio manifestou também o desagrado pela forma como está a ser conduzido o processo com vista à integração do Hospital Arcebispo João Crisóstomo e do do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, lamentando que o Município de Cantanhede não tenha sido auscultado antes da elaboração do estudo.
É incompreensível que apenas dois modelos de gestão sejam equacionados [no estudo], não sendo considerado o cenário de transformação das duas unidades de saúde em entidades públicas empresariais, com a necessária autonomia administrativa e financeira, até porque a gestão de ambas tem apresentado resultados positivos”, observou.
Após o debate, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses assinaram um acordo de colaboração para a definição de estratégias e políticas baseadas em evidência para a melhoria da saúde dos cidadãos.
O encerramento da sessão esteve a cargo de Fernando Araújo, diretor executivo do SNS.

Ansião | Dia Mundial do Ambiente - 5 de junho, segunda-feira

O Município de Ansião, o Agrupamento de Escolas, a ETPSICÓ e os Jovens do Conselho Municipal da Juventude, desafiam todos os ansianenses,  a vestir uma peça de roupa de cor verde ou branca, no dia 5 de junho de 2023, segunda-feira - Dia Mundial do Ambiente.

Junte-se a esta iniciativa, alertando, desta forma, para a necessidade urgente, de cuidarmos do nosso Planeta.

Contamos consigo!