Criatividade, Inovação e Inclusão são as palavras-chave do “Festival Enter the Void” que o IPCA está a organizar e que decorre nos dias 29 e 30 de junho, em Guimarães.
O Festival ‘Enter The Void’ é uma iniciativa de inovação pedagógica promovida pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que tem como principal objetivo criar uma comunidade criativa, inovadora e inclusiva, para explorar novas ideias e inspirar a próxima geração de criadores, designers, artistas. Pretende-se partilhar experiências, trocar ideias e estimular a inovação e a criatividade.
O Festival irá decorrer no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, e as inscrições abrem no dia 26 de junho.
O "Enter The Void" conta com a participação de André da Loba, Augusto Fraga, Bruno Aleixo, FAHR, Favo Studio, Filipe de Carvalho, Grandpa’s Lab, Marco Vale, Nuboyana PT, OOF, OUPAS, Pedro Neves, PZ e Wandson.
Os convidados são oradores e artistas premiados, nas áreas de Motion Design, Animação, Design Gráfico, Arquitetura, Música, Documentário, Ilustração, Televisão, entre outras. Vão apresentar-se em ‘talks’ (conversas informais), workshops e 'creative gatherings' destinados a elevar as competências criativas e artísticas do público presente.
Com um ambiente descontraído e informal, pretende-se, assim, criar um espaço que promova a interação entre estudantes e outros participantes com os oradores, contribuindo para a criação de novas aprendizagens e abordagens nas áreas da criatividade, inovação, entre outras.
A inovação pedagógica assume um papel de destaque nas medidas estratégicas do IPCA, que promove um modelo educativo favorável a um envolvimento ativo entre estudantes e professores. Para alcançar esse objetivo, são necessárias ações pedagógicas inovadoras, baseadas numa postura reflexiva e aberta à experimentação, estimulando os processos de aprendizagem através de abordagens colaborativas, autónomas e criativas. O Festival "Enter the Void" surge como uma plataforma física e conceptual, para estabelecer diálogos e colaborações, onde experiências e perspetivas sobre a criatividade e inovação serão partilhadas.
Esta iniciativa conta com o apoio da FASA e RUN-EU, e é realizada em colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).
A imagem gráfica do evento foi produzida pelos estudantes do curso TeSP em Ilustração e Arte Gráfica.
Ana Reis