quinta-feira, 13 de julho de 2023
Águeda galardoada com três eco-freguesias
Região de Aveiro: Nova Operadora BUSWAY arranca a 1 de Agosto Caixa de entrada
Sexta edição do evento “ Rios Ibéricos realiza-se em Castelo de Paiva e Penafiel. Duatlo e Triatlo vão cativar adeptos
Portalegre | UCC de Nisa realiza sessão de formação sobre Saúde dos Idosos
Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “PLESIOSSAURO DE SÃO PEDRO DE MOEL” PATENTE NOS COSMOS
Reguengos de Monsaraz | Exposição de pintura “Costa a Costa” de Fiona Power na vila medieval de Monsaraz
Ovar | Espetáculo comunitário leva 85 vareiros a palco. Sabão Potassa estreia sábado e promete deixar toda a gente D’ Alma Lavada
Afinal de contas, o que é ser vareiro? De onde vem a garra que os impele a chegar mais longe e mais além? Que almas são estas, que se lavam com o tempo? Este é o ponto de partida de Sabão Potassa que vai desafiar o público a regressar ao tempo em que os pisos de madeira eram lavados com sabão e a resgatar as estórias e os protagonistas icónicos do concelho de Ovar. Os ofícios, as tradições, os lugares especiais, o modo de vida, são, assim, o mote para esta criação artística sobre a memória coletiva do concelho.
Se as histórias que vão ganhar vida em palco têm ADN vareiro, o mesmo acontece com quem as encarna. O elenco do Sol D’Alma junta-se à comunidade ovarense. Dos avós aos netos, várias gerações vão estar em palco para celebrar a Terra que é de cada um e de todos.A Câmara Municipal de Ovar continua, assim, a apostar nas associações culturais do concelho e no envolvimento direto do público em práticas artísticas, numa estratégia que procura esbater barreiras culturais e trabalhar o sentimento de pertença de participantes e espectadores pelo território. Ao mesmo tempo, entende-se que este tipo de projetos é também uma forma de desenvolver competências diversas nos participantes, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem, em contexto informal e de salutar convívio, e contribuindo para um verdadeiro sentido de comunidade.Com a dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro, a peça de teatro Sabão Potassa - Estórias D’ Alma Lavada é o culminar de um trabalho de vários meses. Tudo começou com a recolha de testemunhos de individualidades do concelho que resultaram num conjunto de crónicas com o mesmo nome, transmitidas na Rádio Antena Vareira FM. Esse foi também o material criativo para a construção do espetáculo prestes a estrear. As histórias sobem, agora, ao palco já alteradas, adaptadas, deformadas, misturadas, minimizadas ou, pelo contrário, exageradas. Vozes individuais que agora ganham uma dimensão coletiva, transformando-se numa homenagem singular à gente vareira.
Integrado no projeto Tardes Comunitárias. Biblioteca Municipal acolheu sessão sobre o músico António Lima Fragoso
Mais de 30
pessoas assistiram esta quarta-feira, dia 12 de julho, a mais uma
sessão das Tardes Comunitárias, dedicada ao músico e pianista
António Lima Fragoso.
A
iniciativa agradou aos participantes, que assistiram com enorme
interesse à apresentação multimédia realizada por José Leandro
Andrade Campos, um dos palestrantes. Na mesa esteve igualmente
Eduardo Fragoso, presidente da Associação António Fragoso (AAF) e
sobrinho do homenageado.
Já Eduardo Fragoso partilhou com a assistência alguns dos projetos desenvolvidos pela Associação a que preside e aspetos relacionados com a vida e obra de António Fragoso.
A AAF é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 2009, que tem como principais objetivos o estudo, a revisão, a edição e a ampla difusão das obras musicais e literárias (estas ainda inéditas e também de grande valia) deixadas por António Fragoso.
Tardes Comunitárias
Todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, decorrem ações deste projeto do Município de Cantanhede, que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes.
Por outro lado, tem previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.
Os interessados podem comparecer livremente, formalizando a sua inscrição no início de cada sessão ou na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, através do número 231 410 123 ou do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt .
COMPLEXO DAS PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES ENCERRADO ENTRE 12 DE AGOSTO E 03 DE SETEMBRO
RUA D. MARIA TERESA ROMA EM PÊRA COM CORTE DE TRÂNSITO NOS DIAS 28, 29 e 30 DE JULHO, 04, 05 e 06 DE AGOSTO e 19 e 20 DE AGOSTO
Parceria entre a Câmara Municipal e o ACES Tâmega II. Parceria entre a Câmara Municipal e o ACES Tâmega II “Diabetes em movimento” arranca em Outubro e contempla Concelho de Castelo de Paiva
Cantanhede | Pela adoção das melhores práticas e de medidas de apoio. Câmara recebe selo de mérito pelo apoio aos cuidadores informais
Liga MEO Surf: Waikiki Junior Award premeia nova geração do surf nacional
Universidade de Coimbra promove XI Congresso Nacional de Geologia
O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a Sociedade Geológica de Portugal (SGP), vai dinamizar, de 16 a 20 de julho, o XI Congresso Nacional de Geologia (CNG).
O evento, que vai decorrer no DCT e já tem três centenas de inscritos, pretende reunir a comunidade geocientífica nacional, promovendo a apresentação de trabalhos nas mais diversas áreas das Geociências, mas também tem como objetivo ser ponto de criação de sinergias e reforço de colaborações entre os diferentes protagonistas e instituições nacionais que conduzem a produção, divulgação e aplicação de conhecimento nesta área do saber.Esta XI edição procura ainda destacar o papel das Geociências na concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo assim para a resolução de oito Desafios Globais Minerais e inovação tecnológica, designadamente “materiais e economia circular”; “riscos naturais e alterações climáticas”; “acesso e qualidade da água”; “descarbonização e fontes de energia”; “saúde e qualificação ambiental; “segurança e sustentabilidade urbana; e “geodiversidade e geoconservação”.
Nos cinco dias de Congresso irão decorrer 20 sessões científicas sobre os mais variados temas relacionados com as Geociências, que contam com a participação de diversos especialistas da área, 200 apresentações orais e 150 posters, e ainda saídas de campo, cursos e workshops.
Para mais detalhes e informações sobre o XI CNG pode aceder à página do evento.
Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia