segunda-feira, 24 de julho de 2023
5ª Edição dos Prémios ANAM. Prazo de candidaturas ao Prémio ANAM de Jornalismo encerra a 31 de julho
Câmara Municipal apresenta duas grandes exposições - “Linhas de Vento – Percursos Artísticos na Natureza” e “Amália Rodrigues na Caricatura internacional”
AgitÁgueda: balanço “extremamente positivo”, em forma de obrigado
MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE CICLO DE TEATRO AO AR LIVRE EM SÃO MARCOS DA SERRA
Cantanhede | Programação para o terceiro quadrimestre de 2023. Tardes Comunitárias regressam em setembro com leitura coletiva de livro
Carla Cruz Silva
GRUPOS DE ESCOTEIROS DO DISTRITO DE LISBOA PARTICIPAM NO 26.º ACAMPAMENTO NACIONAL DOS ESCOTEIROS DE PORTUGAL
“Envolve-te, não deixes ninguém para trás” é o mote do 26.º Acampamento Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal, que tem como objetivo a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Lisboa, 24 de julho de 2023 – Milhares de escoteiros, incluindo diversos grupos de escoteiros do distrito de Lisboa, vão participar no 26.º Acampamento Nacional (ACNAC) da Associação dos Escoteiros de Portugal, que se realiza entre os dias 13 e 19 de agosto em Faro. Trata-se de um ecoevento que pretende ser um exemplo através da adoção de práticas ambientais responsáveis, que vão desde a utilização de detergentes biodegradáveis, separação de lixo e à utilização de garrafas reutilizáveis.
A cidade de Faro vai receber milhares de escoteiros representantes de várias regiões do país, incluindo as ilhas, num encontro que pretende promover a importância da sustentabilidade no mundo atual e a importância da construção de uma sociedade mais equilibrada, recorrendo à educação ambiental como meio para sensibilizar os participantes e toda a comunidade envolvente.
Com o mote “Envolve-te, não deixes ninguém para trás”, o acampamento organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) pretende dar destaque a um conjunto de prioridades e aspirações acordadas entre a maioria dos países da Organização das Nações Unidas: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, a iniciativa visa incentivar os participantes para a importância da aplicação de práticas sustentáveis, desde a gestão de resíduos à escolha de materiais ecológicos, passando pela adoção de práticas alimentares sustentáveis. Os jovens escoteiros, para além das habituais aventuras, como desportos radicais, desportos aquáticos, corridas com carrinhos de rolamento, caminhadas, entre outros, farão também trabalho comunitário na região que acolhe este grande acampamento.
Todas as atividades, desde jogos, raids, construções, entre outras, foram pensadas de modo a garantir o respeito pelo planeta, respeitando os seus recursos e ecossistemas.
Para Ana Proença, Escoteira-Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal, “o ACNAC é uma oportunidade para os jovens escoteiros aprenderem a trabalhar em equipa, desenvolverem a sua criatividade e o seu espírito de aventura, e ainda aprofundarem a sua ligação com a natureza, contribuindo assim para a promoção da sustentabilidade, um tema que já está intrínseco à atividade e aos valores da AEP”.
“Para a edição deste ano, transformamos o nosso encontro num ecoevento, uma oportunidade para colocar em prática os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para sensibilizar para a importância da sustentabilidade ambiental e social. Contamos com uma série de parceiros e entidades que nos vão ajudar a transformar este evento num encontro sustentável e amigo do ambiente”, reforça a responsável.
“Todas as atividades foram planeadas para dar palco à educação ambiental, por considerarmos que o movimento escotista deve contribuir de forma ativa para a promoção da liderança através da diferença, reforçando a necessidade de comportamentos económica e ecologicamente responsáveis e proativos”, conclui a responsável.
A edição deste ano coincide com a celebração dos 110 anos da AEP e o objetivo é aproveitar o encontro para a alertar os jovens para a importância da construção de uma sociedade mais equilibrada, equitativa, verdadeira e justa, colocando o tema da sustentabilidade em destaque.
O ACNAC é um acampamento nacional de escoteiros, a maior e mais diversa atividade escotista em Portugal.
Sobre a Associação dos Escoteiros de Portugal
Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública. São os fundadores do Escotismo Português, representando no nosso país, o escotismo aberto a todos – independente, interconfessional e multiétnico.
Os Escoteiros de Portugal são a mais antiga organização juvenil portuguesa e contam com milhares de jovens em Grupos de Escoteiros espalhados por todo o Continente e Regiões Autónomas. Mais de 300 mil pessoas já foram escoteiras em Portugal.
Os Escoteiros de Portugal são membros fundadores da Federação Escotista de Portugal, que é composta pelas duas únicas associações escotistas nacionais reconhecidas internacionalmente e estão inseridos no maior Movimento para jovens de todo o mundo, através da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM), que congrega mais de 57 milhões de escoteiros, jovens e adultos, rapazes e raparigas, em 172 países e territórios.
Enquadram-se nas suas atividades e no método de educação não formal que utiliza, a proteção e o contacto com a natureza, a educação ambiental, a intervenção social, a cooperação para o desenvolvimento, a promoção para o voluntariado social, a educação para a paz, a cultura, o desporto, a educação para a saúde e a formação de adultos.
Mais informações sobre os Escoteiros de Portugal em www,escoteiros.pt ou através das redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin).
Universidade de Coimbra desenvolve solução inovadora de assistência a profissionais de call center
Proença-a-Nova | Município sensibiliza proprietários para aderir às AIGP’s
Braga acolhe em 2025 encontro internacional do Caminho de Santiago
Carlos Ferreira
MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE CICLO DE TEATRO AO AR LIVRE EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES