quinta-feira, 7 de setembro de 2023
SECÇÃO DE BALLET DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA VAI RETOMAR AS ACTIVIDADES LECTIVAS
“Pão de Forma” desafia jovens empreendedores de Viseu Dão Lafões
|
|
Cantanhede | Iniciativa de promoção da Literacia Ambiental. II Encontro Educ@rteNatureza decorreu na Pocariça
Mais de três dezenas de pessoas participaram na segunda edição do Encontro Educ@rteNatureza – O Tronco, que decorreu ontem, 6 de setembro, no salão da Associação Musical da Pocariça. Desenvolvido pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em parceria com a Universidade Aberta, pelo Centro Local de Aprendizagem de Cantanhede, e o Município de Cantanhede, o projeto visa promover a literacia ambiental, dando valor aos espaços naturais na construção de narrativas e recuperação de memórias sobre elementos patrimoniais das comunidades, com recurso a tecnologias digitais.
Na abertura dos trabalhos esteve o presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, que agradeceu à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra “o facto de ter vindo à Pocariça dinamizar esta ação pedagógica sobre uma temática cada vez mais importante e atual”, tendo enaltecido a direção da Associação Musical da Pocariça “pela disponibilidade e interesse com que acolheu a iniciativa. Os jovens são a chave para a resolução dos problemas relacionados com as alterações climáticas”, afirmou o autarca, que se congratulou “por o concelho de Cantanhede receber o Educ@rteNatureza, pois trata-se de um projeto que abre horizontes em torno das questões ambientais, nomeadamente para preparação das gerações vindouras”.
Na sessão estiveram, ainda, Maria Andrade Campos, presidente da Associação Musical da Pocariça, e Teresa Pessoa, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
A moderação da ação esteve a cargo de Teresa Pessoa, ficando reservada para José Manuel Muñoz Rodríguez, professor da Universidad de Salamanca, a apresentação inicial sob o tema “A Linguagem Educativa dos Espaços”, a que se seguiu a Ricardo Almeida que apresentou o Programa Scratch, plataforma de programação visual que permite criar os seus próprios jogos interativos, histórias animadas e animações.
Com uma interface intuitiva e baseada em blocos de código coloridos, o Scratch torna a programação acessível e divertida para todos, independentemente da idade ou nível de experiência.
O momento que antecedeu a pausa para café teve um belíssimo momento musical com dois temas “Oblivion” e “Libertango”, de Astor Piazzolla, brilhantemente interpretados pelo Ensemble de Clarinetes da Associação Musical da Pocariça. Paralelamente, decorreu um mercadinho de produtos regionais locais com o objetivo de promover um conceito de preservação de técnicas de produção tradicionais de produtos produzidos no concelho de Cantanhede.
A manhã encerrou com uma preleção “Potencialidades e Contributos da Educação Ambiental Face às Necessidades do Meio Rural, por Raul Tapia Martín, da Fundación Tormes-EB, a que se seguiu um debate sobre a temática.
Da parte de tarde, os participantes efetuaram um périplo nos caminhos rurais, culminando com a paragem na Fonte Velha, na Pocariça, para uma abordagem sob o tema “Vem descobrir Plantas Invasoras”. O percurso foi selecionado por Elisabete Marchante, técnica do Centro Ecológico Funcional e serviu para dar a conhecer, no terreno, algumas das espécies de plantas invasoras.
Seguidamente, os participantes degustaram um acepipe criado e preparado pelo Chef Jorge Fernandes, coadjuvado por duas alunas da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC), sob o tema “A camarinheira e o seu habitat”.
“Desencantar
o Olhar: Ilustrações da Natureza” foi o tema do ateliê de
pintura promovido pela artista plástica Sofia Arez e que visou
promover, através da tela, a literacia ambiental, dando voz
e valor aos espaços que nos cercam através da escuta e escrita de
histórias naturais, memórias e valor patrimonial das comunidades.
Recorde-se que o projeto Educ@arteNatureza tem como principal despertar o público em geral, mas particularmente os profissionais da educação, designadamente professores e educadores de infância para temáticas que se relacionem com a preservação do meio ambiente, propondo desta forma ações específicas e experiências práticas relacionadas com educação ambiental que ocorram em contexto da natureza.
Esta iniciativa está acreditada enquanto duas ações de formação de curta duração (despacho n.º 5741/2015), pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.
Dia Mundial da Alfabetização
Porta-Voz da Região Centro
DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO PÚBLICA
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Duplica intenção de comprar tecnologia neste Regresso às Aulas
- Este ano, a intenção de comprar tecnologia aumenta para 73%, o dobro do registado em 2022 (37%).
- Além do material essencial (91%), a intenção de compra é maior em vestuário (87%) e equipamento para educação física (83%).
- 84% tencionam adquirir material escolar em lojas físicas. Os híper e supermercados são os estabelecimentos preferidos.
Estabelecido protocolo com o Clube Automóvel do Centro. Rally Cantanhede Marquês de Marialva 2023 realiza-se em novembro
Carla Cruz Silva
MUSEU DE ARTE SACRA DA COVILHÃ | EXPOSIÇÃO “FORMAS E CORES DE TERRA”
SOCIEDADE COLUMBÓFILA PREPARA CTL - CLUBE DE TEMPOS LIVRES PARA RECEBER CRIANÇAS DURANTE ACTIVIDADES LECTIVAS
A exemplo dos anos anteriores, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está a preparar o CTL - Clube de Tempos Livres, para neste ano lectivo receber, mais uma vez, as crianças ao início da manhã e após terminarem as suas actividades curriculares lectivas nas escolas da cidade.
O CTL - Clube de Tempos Livres, vocacionado para receber crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, é um espaço na sede social, gentilmente cedido pelo Município de Cantanhede, agradável e onde as crianças se sentem bem e com o qual se identificam ao longo da sua permanência, pretendendo também, ser um espaço entre a escola e a família, visando fundamentalmente, criar um ambiente acolhedor e estimulante, promovendo estratégias e desenvolvendo actividades adequadas ás idades e características de cada criança que o frequente, respeitando sempre a identidade social, afectiva e cultural de cada uma delas.
Para além de enquadrar as referidas crianças após as aulas, as técnicas do CTL, procuram diariamente valorizar a autonomia de cada criança, a sua personalidade, incentivando igualmente, a sua capacidade de envolvimento com as restantes crianças e com o meio envolvente de forma a aumentar a sua auto-estima e autonomia, potenciando um clima de compreensão e respeito pelas outras crianças.
Pretende-se igualmente, com as actividades desenvolvidas no CTL - Clube de Tempos Livres, possibilitar às crianças diversas vivências através da participação colectiva em trabalhos de grupo, que sensibilizem as crianças para datas importantes, valorizando hábitos, tradições e costumes já esquecidos, tendo sempre presente a motivação para o sucesso educativo e escolar.
Para além de efectuarem os trabalhos de casa, a criança tem ainda a oportunidade para participar em actividades lúdicas - pedagógicas e educativas.
Para além do enquadramento das crianças no CTL - Clube de Tempos Livres, a Sociedade Columbófila, proporciona às famílias o acompanhamento das mesmas, nas actividades complementares educativas que se realizam nas instalações desportivas da cidade.
As inscrições que já se encontram a decorrer, poderão ser formalizadas nos serviços administrativos da Associação de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense, na sua sede social, a funcionar na rua Luis de Camões, nº 19 A, no Pavilhão Marialvas, durante os horários de expediente, local onde os interessados poderão obter todas as informações complementares, ou ainda, através dos telefones 231 423186 ou 963784373.