sexta-feira, 8 de setembro de 2023
Barcelos | IPCA recebeu mais de 2 mil candidaturas na 1ª fase do acesso aos CTeSP´s
FESTIVAL ALL YOU NEED IS ART REGRESSA EM OUTUBRO COM ARTISTAS CONSAGRADOS E NOVOS TALENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Aveiro acolheu Campus Juvenil Internacional sobre alterações climáticas
40ª Meia Maratona de Viseu é já este sábado
- Será a 1ª edição noturna e inclui prova para atletas em cadeira de rodas e uma corrida para crianças
- Fernanda Ribeiro é a Madrinha da Meia Maratona e Mário Trindade Embaixador da prova adaptada
- Evento integra a programação da Feira de São Mateus
Viseu, 08 de setembro de 2023 - Está tudo a postos para a 40ª edição da Meia Maratona de Viseu, que se realiza amanhã, sábado, 09 de setembro, e com várias novidades: trata-se da 1ª edição noturna da prova e terá uma vertente mais inclusiva, já que convida à participação de atletas em cadeiras de rodas. O programa inclui ainda uma corrida para os mais novos, a Kids Race.
Às 19h00 têm início a Meia Maratona, com um percurso de 21 quilómetros, e a Minimaratona, de 10 quilómetros. Mais cedo, às 18h00, começa a Caminhada de 5 quilómetros e às 17h00, arranca a Kids Race. Como sempre, a Feira de São Mateus será o palco da partida e chegada dos participantes.
Fernanda Ribeiro é a Madrinha da Meia Maratona e Mário Trindade é o Embaixador da prova adaptada. Os clubes parceiros são: Viseu 360, Virithus Runners e Os Ribeirinhos.
Para Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, “Este será, seguramente, mais um dos momentos altos da programação da Feira de São Mateus e que traz a Viseu muitos profissionais e simpatizantes da modalidade. A Meia Maratona de Viseu é já uma prova obrigatória no calendário desportivo e este ano, a assinalar os seus 40 anos, fazemos questão de lhe conferir um carácter mais inclusivo, possibilitando a participação de atletas em cadeiras de rodas e criando, por outro lado, uma prova só para as crianças, a Kids Race. Queremos, assim, garantir que todos participem neste importante evento desportivo e é muito significativo podermos contar com dois nomes de referência do atletismo a apadrinharem a prova, como são os casos de Fernanda Ribeiro e Mário Trindade”.
Cantanhede | No próximo dia 11 de setembro. “Comunicação: Do Angariar ao Reter” é tema de ação de formação
O Pavilhão Marialvas vai receber no próximo dia 11 de setembro, a 3ª ação de formação para o desenvolvimento do CLUBE TOP. Sob o tema “Comunicação: Do Angariar ao Reter”, a iniciativa surge no âmbito de um protocolo de cooperação entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Município de Cantanhede que prevê o desenvolvimento de diversos temas de interesse para a associações desportivas do concelho de Cantanhede.
Este programa que tem por finalidade o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizados nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expetativas dos seus associados e praticantes desportivos, sejam estes de lazer, recreação ou competição.
Entre os objetivos específicos desta parceria está a melhoria da gestão dos clubes desportivos, capacitando-os para os desafios da autossustentabilidade e conferindo-lhes maior capacidade para reduzir o desperdício, para gerar e captar recursos e para os aplicar de uma forma eficaz, eficiente e efetiva.
O CLUBE TOP visa ainda a melhoria do programa desportivo, com atividades e instalações mais ajustadas aos seus atletas e à comunidade onde intervêm; mais adesões e maior envolvimento dos atletas, sócios e colaboradores; maior reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados e maior reconhecimento social na comunidade local.
Destinadas a dirigentes das associações desportivas do concelho de Cantanhede, as ações de formações têm um limite de 30 inscritos e têm lugar na sala de formação do Pavilhão Marialvas, entre as 18h00 e as 20h00.
Para dia 13 de novembro está agendada a 4.ª e última ação de formação sob o tema “Planeamento de Eventos Desportivos”.
Programação
• 11 de setembro de 2023: COMUNICAÇÃO: DO ANGARIAR AO RETER
• 13 de novembro de 2023: AÇÃO: PLANEAMENTO DE EVENTOS DESPORTIVOS
Sobre Programa Clube Top
Os clubes desportivos, na sua generalidade, deparam‐se hoje em dia com um conjunto de desafios que torna a sua intervenção cada vez mais complexa.
A crescente competitividade, o aumento das dificuldades no financiamento, a falta de disponibilidade das pessoas para participarem como colaboradores e o incremento dos padrões de exigência por parte dos atletas, sócios, adeptos e da comunidade em geral relativamente aos serviços prestados, são alguns dos fatores que condicionam o seu desempenho.
Para poderem lidar com esta turbulência e transformações têm de adotar formas de atuação inovadoras e diferenciadas, o que exige dirigentes e colaboradores mais informados, preparados e competentes, capazes de responder aos objetivos de desenvolvimento no quadro de uma intervenção eficaz.
O CLUBE TOP assume que só capacitando os clubes, investindo na formação das pessoas que lhes dão vida, no desenvolvimento e adoção de soluções inovadoras, através da identificação, estudo e replicação de boas práticas e do aperfeiçoamento de instrumentos e métodos adequadas aos desafios e necessidades com que se defrontam, poderemos ambicionar às transformações e à inovação necessárias a mais e melhor desporto.
Construído para capacitar os clubes desportivos para os desafios da autossustentabilidade, o CLUBE TOP quer contribuir para que os clubes alcancem os seus objetivos.
Carla Cruz Silva
Aveiro acolheu Campus Juvenil Internacional sobre alterações climáticas
Especialistas da Universidade de Coimbra rumam ao Japão para combater lixo marinho através de drones e IA
Proença-a-Nova | Novos desafios da educação discutidos na receção ao corpo docente
O Município de Proença-a-Nova organizou, pelo nono ano, a receção ao corpo docente do concelho no ano letivo 2023/2024, juntando professores do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, educadores dos jardins de infância do Cortiço (Proença-a-Nova) e da Carochinha (Sobreira Formosa), a 6 de setembro, no edifício dos Paços do Concelho.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, realçou o papel dos docentes e da Escola Pública “que tem a condição diferenciada de ser transversal e ser uma escola para todos”, e por esse motivo enfrenta novos desafios, nomeadamente “a chegada de pessoas oriundas de outras geografias e com outras culturas, acarreta, além do desafio que é ensinar, a circunstância de sermos uma escola pública inclusiva”. Nesse sentido, o edil anunciou que o novo quadro comunitário, nomeadamente no que diz respeito ao Plano de Combate ao Insucesso Escolar, terá uma nova parcela dedicada à integração e formação destinada ao acolhimento de emigrantes.
Relativamente ao Agrupamento de Escolas, ao Cortiço e à Carochinha, João Lobo voltou a frisar o papel dos educadores enquanto formadores da sociedade e reconheceu que Proença-a-Nova tem sido um exemplo dentro dos concelhos integrantes da CIMBB e esta condição também se deve à relação de proximidade que existe entre instituições. “A Câmara Municipal faz da educação uma prioridade e isso reflete-se também nos nossos resultados”, acrescentou o diretor do Agrupamento de Escolas, João Paulo Cunha.
O objetivo desta iniciativa é reconhecer o papel do professor e do educador na formação das crianças e jovens do concelho e, simultaneamente, apresentar algumas valências existentes na autarquia que possam ser úteis nas aulas desenvolvidas pelos docentes, estreitando parcerias que têm sido desenvolvidas ao longo do tempo.
João Lobo lembrou ainda a importância de dar a conhecer o nosso território e a nossa história aos nossos alunos. Como extra, foi oferecida uma tigelada a cada professor com um pouco da sua história e a respetiva receita, com o objetivo de perpetuar aquela que é a rainha da doçaria do concelho e que com ela promove um conjunto de outras atividades económicas características de Proença-a-Nova como a caprinocultura, a apicultura e a produção de limão.