A edição deste ano contará com diversas atividades onde se incluem vários géneros teatrais (como leituras encenadas, teatro infantil/juvenil, entre outros) e workshops. O Projecto Ler Alto, o Grupo de Teatro Penedo Grande, o grupo Ao Luar Teatro, os Sem Rede – Teatro de Improviso e Byfurcação Teatro, são os grupos participantes neste VIII Acto.
Os dois workshops estão a cargo da Beatriz Franco, destinados para um público infantil, e são de entrada GRATUITA, mediante inscrição no local.
Relembramos que o VIII Acto - Festival de Teatro potencia a experiência quer do público, quer dos diferentes tipos de agentes artísticos envolvidos (atores, encenadores e dramaturgos), aproximando os mesmos de outros contextos socioculturais e experiências estéticas, alargando os seus horizontes e aumentando o seu espírito crítico.
Os ingressos para o VIII Acto, podem ser adquiridos em
https://cmsilves.bol.pt/, através da bilheteira online BOL, e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 4 euros, para maior de 12 anos. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h30, caso haja disponibilidade de bilheteira.
Para fornecimento de informação adicional sobre as peças e sobre os workshops os interessados deverão contactar com o sector de Cultura da CMS através do telefone 282 400 856 ou email
cultura@cm-silves.pt
PROGRAMA VIII ACTO – FESTIVAL DE TEATRO
» 08 nov. (quarta-feira)
PALAVRAS FALADAS, PALAVRAS ESCUTADAS
por Projecto Ler Alto
21h30
» 09 nov. (quinta-feira)
A Marte
por Grupo de Teatro Penedo Grande
21h30
» 10 nov. (sexta-feira)
Café
por Ao Luar Teatro
21h30
» 11 nov. (sábado)
Humor À Primeira Vista
por Sem Rede – Teatro de Improviso e Byfurcação Teatro
21h30
» 12 nov. (domingo)
Era uma vez…
por Sem Rede-Teatro de Improviso e Byfurcação Teatro
10h30 e 15h30
» 12 nov. (domingo)
Workshop Teatro para Crianças
por Beatriz Franco
11h30 e 16h30
Inscrição gratuita no local
+ SOBRE PALAVRAS FALADAS, PALAVRAS ESCUTADAS | Projecto Ler Alto
Poesia de Mário Cesariny
Ler Alto apresenta um espetáculo único, onde a palavra escrita ganha vida, através da leitura encenada. Neste espetáculo serão lidos poemas de Mário Cesariny, poeta, pintor e tradutor, considerado um dos grandes mestres do Surrealismo Português.
Ouvir ler um conjunto de vozes em uníssono, num ato coral, irá despertar certamente todo os sentidos e a imaginação do público.
Leituras: Ana Santorio, Cristina Calvino José Paulo, Julieta, Isabel Silva, Merícia Estêvão, Paula Torres, Julieta e Isabel Salas.
Encenação Cristina Calvino
+ SOBRE A MARTE | Grupo de Teatro Penedo Grande
Nós amamos os animais, a natureza, os planetas, as estrelas e o universo, mas entendemos como banal aprisionar seres vivos, abandonar e matar animais e cortar árvores. Tudo isto em função da nossa existência, sem mágoa, anunciando o nosso amor pelos outros, pelos objetos de plástico que dão cor às nossas vidas. Vivemos no meio do petróleo, na nossa mobilidade, nos nossos utensílios, nos nossos cortinados, nas nossas roupas, nas nossas revistas, sonhando com uma ecológica forma de viver no nosso universo, talvez em Marte.
Encenação: António Guerreiro
Luminotecnia e Sonoplastia: Vítor Fernandes
Cenografia e Figurinos: Grupo de Teatro Penedo Grande
+ SOBRE CAFÉ | Ao Luar Teatro
No Café, Nino, o empregado de mesa, sonha com um trabalho num café onde possa fazer cocktails. Petru, que tem mulher e filhos, soma esquemas atrás de esquemas na esperança de enriquecer. Fechados no café, debatem-se com o quotidiano, recebem os inquietantes e perigosos ecos do exterior e constroem a sua própria realidade.
"Café" de Spiro Scimone, é um espetáculo cómico na sua rigorosa seriedade, levado a cena pela companhia Ao Luar teatro, com tradução de Jorge Silva Melo, onde é visível a opção de fidelidade a um dialeto, provavelmente inventado a partir do dialeto siciliano, criando diálogos onde soa uma musicalidade que contaria a banalidade dos assuntos e reforça a genialidade e comicidade de Spiro Scimone. A companhia apresenta este espetáculo dando continuidade à opção artística em experimentar e explorar autores de diferentes épocas, nacionalidades e estilos, unidos pela comédia de um texto de teatro. Spiro Scimone, nasceu em 1964 em Messina, Sicília. Estudou numa escola de teatro em Milão e, juntamente com o seu colega Francesco Sframeli, representou Beckett, Mrozek e Havel. Em 1994 escreveu a primeira peça, Nunzio, que enviou ao encenador Carlo Cecchi. Foi a partir desse encontro que começou a sua própria companhia, e a escrita de peças "não por ter necessidade de escrever", diz ele,"mas para imaginar uma partitura, um material que possa ser possuído pelo corpo, alma e a voz até obter uma língua de teatro".
Autor: Spiro Scimone; Tradução: Jorge Silva Melo; Encenação: Rui Penas; Interpretação: Daniel Romeiro e Rui Penas; Som e Luz: João Baião; Figurinos: Berta Cardoso; Cenografia: Nelson Martins, Alexandre Abreu e Rui Penas; Produção executiva: Célia Martins
+ SOBRE HUMOR À PRIMEIRA VISTA | Sem Rede – Teatro de Improviso e Byfurcação Teatro
“Humor à Primeira Vista”, é um espetáculo que celebra o amor nas suas várias vertentes. Com uma interação ativa com o público, é dele que depende o sucesso do espetáculo.
Este espetáculo de improviso explora o lado bom e o lado menos sorridente das relações entre pessoas: os medos, as inseguranças, a paixão, a sedução, são alguns dos conceitos por onde os improvisadores vão deambular em busca da cena perfeita.
”Humor à Primeira Vista” é criado a partir do testemunho do público e dos Sem Rede na sua elaboração através do teatro do improviso.
Indicado para casados, namorados, solteiros e encalhados, que aqui não há discriminação!
Para quem já encontrou, para quem busca e para quem está farto do Amor!
Ficha Técnica
Conceção: Sem Rede - Teatro de Improviso | Interpretação: Alexandra Pato, João Parreira, Ricardo Karitsis e Paulo Cintrão | Música ao Vivo: Pedro Mendonça e Pedro Pereira | Imagem: Carlos Moura | Cenografia e figurinos: Byfurcação Teatro |Produção: Byfurcação Teatro
Informações:
Classificação: M/16
Duração: 1h20m aprox.
+ SOBRE ERA UMA VEZ… | Sem Rede – Teatro de Improviso e Byfurcação Teatro
Era uma vez… assim começam todas as histórias. E estas também, mas são diferentes, pois numa história, podem viver todas elas. O capuchinho e o porquinho-da-índia juntam-se para vencer o lobo mau.
As princesas não querem mais adormecer para todo o sempre e os anões querem ser grandes. Atreves-te? Vem, ouve e participa nestas histórias. E não te esqueças, tudo começa com..: Era uma vez...
Ficha Técnica
Conceção: Sem Rede - Teatro de Improviso | Interpretação: Alexandra Pato, João Parreira, Ricardo Karitsis e Paulo Cintrão | Música Original: Nuno Cintrão | Imagem, Cenografia e figurinos: Byfurcação Teatro | Produção: Byfurcação Teatro
Informações:
Classificação: M/3
Duração: 50m aprox.
+ SOBRE WORKSHOP TEATRO PARA CRIANÇAS | Beatriz Franco
Vamos descobrir juntos o Mundo gigante e mágico que é o teatro?
Esta é uma oficina encantada para todas as crianças!
Preparem-se para explorarem a criatividade, trabalharem em grupo e tornarem-se naquilo que gostam de ser.
Vamos fazer jogos teatrais muito divertidos e improvisações super cativantes.
Venham para um experiencia muito divertida onde cada um de vós será uma estrela pronta para iluminar o palco e o artista que tens em ti.