Refletir sobre o contributo das experiências de voluntariado do ensino superior é um dos objetivos da conferência de encerramento dos 20 anos da CAtólica SOlidária (CASO), um programa de Voluntariado criado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento que irá contemplar a apresentação do estudo “Impactos percebidos da experiência de voluntariado dos estudantes e alumni da UCP: Os 20 Anos da CASO”, serão realizadas duas mesas redondas sobre “Uma Universidade comprometida: Aprender com e na Comunidade” e “Voluntariado Transforma para a Vida - A Voz dos dados”, e que terminará com uma cerimónia de compromisso de mais de X estudantes. O evento decorre já a 21 de novembro, a partir das 15h30, no campus Porto da Universidade Católica Portuguesa.
“Acreditamos que o voluntariado é transformador de vidas. Os alunos muitas vezes testemunham que, através do voluntariado crescem e desenvolvem competências,” indica Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP). “Enquanto Universidade Católica a nossa missão é a de proporcionar uma formação integral aos estudantes assente em valores humanistas e cristãos”, afirma Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.
Laurinda Alves (autora, professora de Comunicação, Liderança e Ética) marcará presença na primeira mesa redonda “Uma Universidade comprometida: Aprender com e na Comunidade”, que terá como oradores - Carlos Prieto (Comillas Solidária - Universidade de Comillas), Manuel Alçada (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e Teresa Guimarães (APPACDM – Porto) -, com moderação de Filipe Martins (docente e membro da Área Transversal de Economia Social – ATES). No segundo painel, sob o tema “Voluntariado Transforma para a Vida - A Voz dos dados” serão vários os testemunhos de alunos da Católica no Porto. O A CASO - 20 anos, muitas horas de voluntariado
Ao longo dos 20 anos de atividade da CASO, totalizaram-se 1500 voluntários e 65 mil horas de voluntariado em diversas instituições: centros sociais, escolas, lares, associações de apoio à deficiência, museus, centros comunitários, entre outros. São números que revelam a dimensão e a importância do trabalho desenvolvido pela CASO e que refletem o envolvimento com a comunidade. São sinais de que “vale a pena continuar” e de que é um projeto, verdadeiramente, centrado nas pessoas.
A CASO abre uma porta para mundos completamente diferentes oferecendo aos participantes uma experiência de vida emocional, intelectual e de dinâmica que se mantém e se manterá para o resto da vida. A CASO com o envolvimento com a comunidade tem trazido uma mais-valia não só para os alunos que crescem, mas também para a sociedade e para as mais de 35 instituições parceiras com quem a Universidade Católica colabora.
A Católica Solidária - CASO – integra-se na Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e oferece, desde 2002, experiências de voluntariado, a toda a comunidade académica, sobretudo a estudantes, mas também a colaboradores docentes e não-docentes e a alumni.
A Conferência CASO – Inovar com propósito: voluntariado na e com a comunidade realiza-se a 21 de novembro na Universidade Católica Portuguesa no Porto. A entrada é livre, mas se inscrição obrigatória.
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant