domingo, 30 de junho de 2024

Cantanhede | ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NO SESIMBRA NIGHT TRAIL


Teve lugar na noite de sábado 29 de junho a edição 2024 do Sesimbra Night Trail, prova que integrou 2 distâncias competitivas e uma caminhada.
Esta competição organizada pela Associação Mundo da Corrida, teve início pelas 20h, com a serra, o mar e o brilho da noite de Sesimbra a criar um cenário pitoresco para os participantes, nos vários pontos do percurso, nomeadamente na Fortaleza, na Marginal, na Ribeira do Cavalo e no Castelo de Sesimbra.
Participaram 3 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo dois atletas participado na prova de 20km pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP e um na prova de 10km, tendo na distância de 20km, Otília Costa, alcançado a 14ª posição na classificação geral feminina e o 2º lugar no escalão F40 e Nuno Almeida, que no final da corrida obteve o 42º lugar na classificação masculino e o 13º lugar no escalão M45.

Na prova de 10km, o atleta José Mendes, alcançou o 76º lugar na classificação geral masculino e o 12º lugar no escalão M35.

Destaque para o lugar de pódio da atleta Otília Costa.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Turismo Centro de Portugal lamenta desaparecimento do mestre Manuel Cargaleiro


A Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal associa-se aos votos de profundo pesar pelo desaparecimento do mestre Manuel Cargaleiro, proeminente figura da cultura nacional, que nos deixou hoje aos 97 anos.
O mestre pintor e ceramista manteve uma ligação muito forte com a Beira Baixa onde nasceu, apesar de ter vivido grande parte da sua vida em França. Exemplo maior dessa ligação é a Fundação com o seu nome, que criou em 1990, em Castelo Branco, e que posteriormente evoluiu para Museu Cargaleiro. Este museu, que exibe em permanência parte significativa de sua obra, é uma importante referência cultural e turística na região Centro de Portugal.

O mestre Manuel Cargaleiro foi homenageado em vida pela Turismo Centro de Portugal durante o 6.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, realizado em 2019, em Castelo Branco. Foi também o convidado de honra de um dos primeiros episódios do podcast “Aqui Entre Nós”, da Turismo Centro de Portugal, em que deixou um valioso testemunho sobre a sua Fundação.

A Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal transmite as mais sinceras condolências à família e amigos enlutados.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Evento decorre de 25 de julho a 04 de agosto. Ingressos para a Expofacic à venda em vários locais da cidade de Cantanhede

 
Os bilhetes para a Expofacic já se encontram à venda em vários locais da cidade de Cantanhede, acompanhando, assim, a venda online que já estava em curso através da BOL, plataforma oficial e exclusiva de venda.
Assim, quem quiser adquirir os bilhetes de forma presencial, poderá fazê-lo no Posto de Turismo, no espaço da INOVA-EM instalado na Loja do Cidadão e no Intermarché de Cantanhede, durante o horário de funcionamento dos respetivos locais. Complementarmente, a compra poderá ser feita nas lojas da FNAC e da WORTEN, ou nas bilheteiras do recinto, a partir do dia 25 de julho.
Noutro plano, a edição deste ano da Expofacic apresenta duas novidades: a “Giants Bugs - O Mundo dos Insetos Gigantes”, exposição temática com 16 insetos robotizados e ampliados, numa fusão de alta tecnologia e de beleza natural; e o Expofacic Kids, espaço que fará as delícias dos mais novos, com famosas personagens da animação Madagáscar e um circuito de insufláveis.
Entretanto, o Executivo Municipal deliberou aprovar, por unanimidade, a constituição da Comissão de Honra desta 32.ª edição do evento, que é constituída pelo presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, a presidente da Associação Empresarial de Cantanhede, Cristina Antunes, o presidente da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, os presidentes das 14 juntas de freguesia do concelho e os representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal.
Completam a lista o presidente da Direção da Ad Elo – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e o comandante do Destacamento Territorial de Cantanhede da GNR.

*DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



Presidente da República evoca Mestre Cargaleiro

Nota oficial publicada na página da Presidência da República:

"O Presidente da República manifesta o seu pesar pela morte de Mestre Cargaleiro, que hoje nos deixou. Tendo vivido em Paris desde 1957, Manuel Cargaleiro nunca deixou que o cosmopolitismo significasse desenraizamento. Prova disso é a memória das imagens e das cores da Beira Baixa na sua obra, nomeadamente a lembrança das mantas de retalhos; prova disso igualmente a empenhada presença do artista na região onde nasceu, através da Fundação e do Museu Cargaleiro.
Ceramista e pintor, mas também desenhador, gravador e escultor, Mestre Cargaleiro deixou a sua assinatura em igrejas, jardins ou estações de metro, e em inúmeras peças tão geométricas e cromáticas como as de outros artistas cosmopolitas que viveram em Portugal. Por isso, tendo estado fora décadas, continuou a sentir-se, e continuámos a senti-lo, um artista português.

De Cargaleiro disse Maria Helena Vieira da Silva que possuía a técnica perfeita, a medida certa, as cores raras; e disse Álvaro Siza Vieira que evidenciava uma alegria invulgar no panorama artístico português. Tendo-o condecorado, em 2017, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2023, com a Grã-Cruz da Ordem de Camões, o Presidente da República teve a oportunidade de homenagear essas singularidades em breve mensagem para o catálogo da última exposição que fez, texto no qual saudou, e renova agora a saudação, a sua obra jubilosa e luminosa, fiel ao passado e ao presente, a um tempo que é o nosso e que também foi o seu.

O Presidente da República nunca esquecerá o último encontro com Mestre Cargaleiro, semanas atrás, na casa deste em Lisboa, em que continuava a sonhar projetos para o futuro e a acreditar na Vida, sempre prestigiando Portugal."

*Imagem: Câmara Municipal de Gaia

EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 47 JULHO 2024


Trazemos até vos, leitores amigos do InfoADASCA a edição nº. 47 respeitante ao mês de Julho.
Continuamos com este projecto editorial, porque se justifica a sua existência e continuidade. É bem acolhido pelos dadores, amigos e até empresas.
A sua distribuição é feita pelos estabelecimentos comerciais da cidade de Aveiro, além de outra localidades fora do Concelho.
Em função das possibilidades financeiras existentes, o esforço justifica-se. O mais importante é passar a mensagem de sensibilização para a dádiva de sangue, nomeadamente junto dos jovens. De acordo com o que nos é dado saber, a ADASCA é a única associação de dadores com um projecto desta dimensão.
Temos por lema, conjugar o pensamento à acção, só assim se compreende esta consistência editorial.
Aguardamos pelas vossas sugestões, artigos de opinião, pois a sua abertura é total. Pene nisso, decida-se.

Boa leitura e até à próxima edição de Agosto.

*Joaquim Carlos
O Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1870

Apoio: http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/
- http://www.adasca.pt/node/1860
http://www.adasca.pt/como-ajudar
Site: www.adasca.pt , geral@adasca.pt

sábado, 29 de junho de 2024

Rodrigo "Fado do Fado"

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Comunicado: Voto de Pesar por António Soares Machado


Voto de Pesar por António Soares Machado
Faleceu ontem, dia 28 de Junho de 2024, o Sr. António Manuel Pinto Soares Machado, com 81 anos.
Aos seus Familiares, Amigos e Cidadãos que o têm por referência, ficam as nossas sentidas condolências, manifestando um público Voto de Pesar pelo seu falecimento.

António Soares Machado foi um Homem Bom, servidor de causas públicas e dos seus concidadãos, tendo desenvolvido ao longo da sua vida um trabalho de cidadania ativa e solidária, num exercício relevante de vida e de criação de amigos.

O Comandante Machado, como era conhecido, fica para sempre ligado ao Município e à Região de Aveiro, onde exerceu a função de Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro (foi o seu primeiro Presidente, eleito em 1976 e exercendo as funções de 1977 a 1979), tendo tido um trabalho particularmente relevante na área da Proteção Civil, destacando-se como Comandante do Corpo Ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Aveiro Velhos (durante 27 anos), e de Comandante Operacional Distrital de Aveiro do Serviço Nacional de Proteção Civil, tendo recebido reconhecimento formal no ano 2005 com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal em prata.

Por tudo isto e por toda a sua vida, em nome da Câmara Municipal de Aveiro escrevi e assino este Voto de Pesar, em honra à Vida e à Memória de António Soares Machado, decretando o dia 30 de junho de 2024, dia do seu Funeral, como dia de Luto Municipal.

Ao Sr. António Soares Machado fica a nossa sentida homenagem, o nosso profundo reconhecimento e agradecimento.

Aveiro, 29 de Junho de 2024.
José Ribau Esteves
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

IPO de Coimbra | Serviço de Patologia Clínica obtém Certificação ISO 9001


Em 2022, o Serviço de Patologia Clínica do IPO de Coimbra iniciou a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com o objetivo de obter a certificação pela Norma ISO 9001. Sob a liderança do então Diretor de Serviço, Dr. Luís Nina, foi constituído o Grupo para a Implementação da Certificação, envolvendo desde o início todos os membros do Serviço, crucial para o sucesso desta iniciativa.
O projeto contou, também, com a colaboração de vários parceiros internos, como o Gabinete Coordenador da Qualidade e Comunicação, Serviço de Instalações e Equipamentos, Serviço de Gestão de Sistemas de Informação, entre outros, e parceiros externos.
Em 5 de junho de 2024, o Serviço foi notificado da atribuição da Certificação do referencial NP EN ISO 9001:2015, certificação essa que foi entregue numa cerimonia que decorreu na Sala de Atos da nossa Instituição.
“A conquista da certificação do sistema de gestão da qualidade para o Serviço de Patologia Clínica do IPO de Coimbra reflete o compromisso inabalável com a nossa missão de segurança, oferecendo um cuidado ainda mais preciso e humano aos nossos utentes.”, de acordo com a atual Diretora do Serviço de Patologia Clínica, Dr.ª Ana Raquel Paiva.

*João Pereira Belo
Assessor de Imprensa
Gabinete de Comunicação

Certame apresenta o melhor da Sub Região de Paiva. Castelo de Paiva com três dias de festa na maior Feira do Vinho Verde de Portugal

 
Um evento repleto de animação, apetites e sabores 
Faltam poucos dias para a 25ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, em parceria com a Associação Comercial e Industrial, que volta a promover um certame de grandeza nacional, que visa valorizar a produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado desta região, a par da afamada gastronomia, da doçaria tradicional e da beleza do seu artesanato.
São esperados milhares de visitantes em Castelo de Paiva no primeiro fim de semana de Julho, numa iniciativa que, para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade produzidos em Castelo de Paiva, com destaque para os premiados que, ano após ano, são distinguidos nos concursos nacionais, vai contar com outras actividades paralelas, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e doçaria tradicional, uma demonstração do artesanato local, tudo estruturado em três dias de grande animação e convivialidade, onde não vai faltar espectáculos musicais, bailaricos, o folclore local e a música tradicional portuguesa, para além de outras atracções que enriquecem o excelente programa apresentado pela edilidade paivense.
E a festa promete, com a edilidade paivense a apresentar um programa lúdico, gizado para garantir uma saudável convivialidade nos três dias do certame, que este ano tem excelentes espectáculos musicais com agrupamentos locais, para além de artistas convidados, muita animação de rua, os Cantares ao Desafio, mostra de Folclore, entre outras actuações que vão decorrer durante o evento.
Depois da sessão solene e da cerimónia de abertura da feira, agendada para as 16 horas do dia 5 de Julho, e concretizada a habitual ronda pelas tasquinhas, restaurantes e expositores, o certame vai acolher as primeiras “provas de vinho”e as “jornadas gastronómicas ”, privilegiando-se pratos locais e as especialidades mais conhecidas da região, a par da doçaria tradicional do concelho e do fumeiro regional, para além de outras novidades.

Nesta edição dos 25 anos, o edil paivense José Rocha, mostra-se satisfeito pelo entusiasmo e boa adesão dos expositores, sublinhando esperar uma feira fantástica, a maior de sempre na sua opinião, fazendo questão de realçar a vontade e o empenhamento de todos para o engrandecimento deste evento que, na sua opinião, já é uma referência nacional, atraindo milhares de visitantes, muitos deles do estrangeiro, evidenciando-se o potencial para projectar o município de Castelo de Paiva aos mais diversos níveis.

Assim sendo, no espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedora, fica o convite do Município para três dias de grande festa orientado para o despertar de apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos vinhos de excelência da Sub-Região de Paiva, neste caso com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a vinda de milhares de visitantes a este certame, cada vez mais referenciado no panorama nacional.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Concelhia de Coimbra repudia veementemente a atribuição da medalha de ouro à ADAV

 O Bloco de Esquerda repudia veementemente a atribuição da medalha de ouro à ADAV (Associação de Defesa e Apoio da Vida), associação que se afirma contra o aborto e a eutanásia.

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra decidiu, com os votos conta dos vereadores do PS e da CDU, a atribuição da Medalha de Mérito Solidariedade Social, grau Ouro, à ADAV. Apesar da falta de consenso, a distinção honorífica será atribuída no Dia da Cidade, a 4 de julho.

A Câmara Municipal de Coimbra decide assim, em nome da cidade, distinguir uma associação assumidamente contra o aborto, em total desrespeito da Lei 16/2007, que há 17 anos descriminalizou o aborto a pedido da mulher e estabeleceu novos prazos para a exclusão de ilicitude da interrupção voluntária da gravidez.

Não podemos deixar de manifestar profunda indignação e repúdio pela atribuição desta distinção, rejeitando que Coimbra seja vinculada a uma associação que pelas suas posições anti-aborto e anti-eutanásia é incompatível com a defesa dos direitos humanos, nomeadamente no que diz respeito à Interrupção Voluntária da Gravidez e à Morte Assistida.

A Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Coimbra

Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra
Bloco de Esquerda / Coimbra

Única Escola de Negócios do Norte do País cujos programas são triplamente acreditados. Católica Porto Business School reforça acreditação internacional

 A forte ligação às empresas que estão comprometidas com o MBA Executivo, a abordagem personalizada do programa, o currículo e a qualidade dos espaços de ensino e aprendizagem, foram os principais fatores que contribuíram para que uma das três maiores entidades de acreditação de programas executivos do mundo – AMBA, Association of MBAs -, reacreditasse a Católica Porto Business School e o seu MBA Executivo. “Este reconhecimento reafirma o compromisso da nossa escola para com a excelência internacional, mas também atesta os nossos elevados padrões e qualidade,” refere João Pinto, diretor da Católica Porto Business School.
A equipa ‘Peer Review’ da AMBA fez vários louvores à Católica Porto Business School e ao programa, incluindo a forte marca e reputação, a solidez da atual direção, a atmosfera dentro da faculdade, a qualidade das suas instalações de ensino e de aprendizagem, a resposta rápida da escola ao ‘feedback’ dos ‘stakeholders’, a ligação às empresas que estão comprometidas com o MBA Executivo e a abordagem personalizada do programa,” salienta João Pinto.
Hoje são muitas as empresas nacionais e internacionais que se associaram ao Clube de Empresas do MBA Executivo e a é de cr scimento,” refere Luís Marques, diretor do MBA Executivo. “No ano em que festejamos 20 anos do seu lançamento, reforçamos colaborações, nomeadamente com a Vienna University of Economics and Business (WU), que se junta à ESADE (Espanha) e à Luiss (Itália), mas também integramos a nova unidade de Plano de Negócio e fizemos a extensão da unidade de Human & Leadership Skills,” acrescenta o responsável.
O Clube de Empresas do MBA Executivo é constituído por empresas como Grupo Alves Bandeira, amyris, AMORIM, BB Douro, Brasmar, Colep Consumer Products, Colep Packaging, edp, ElCorteInglês, Hyline, Kirchhoff, Lusíadas Saúde, Nors, Porsche – Centro Porsche Porto, Rangel, Ramirez, Schmitt+Bohn Elevadores, SOGRAPE, SONAE, SuperBock Group, The Yeatman Hotel, Vallis Capital Partners.
A AMBA foi fundada em 1967, em Londres, e o seu foco principal era fornecer acreditação a programas de MBA (Master and Business Administration). Atualmente, é uma das três principais entidades globais de acreditação em educação empresarial e posiciona-se como a autoridade mundial em programas de pós-graduação de gestão.
A Católica Porto Business School faz parte de um grupo de menos de 1% das escolas de negócios em todo o mundo acreditadas pela EQUIS (EFMD Quality Improvement System, da European Foundation for Management Development), AMBA (Association of MBAs) e AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business). Em Portugal, a Católica Porto Business School é uma das três escolas cujos programas são triplamente acreditados, sendo a única no norte do país.
________
Sobre a Católica Porto Business School (CPBS) 
A Católica Porto Business School está entre as melhores escolas de negócios do mundo, fazendo parte de um grupo muito restrito, a nível global, de 1% de escolas com distinções de acreditação EQUIS, AMBA e AACSB. Este

reconhecimento atesta a excelência de toda a atividade, incluindo Ensino, Investigação e Impacto na Sociedade. A Católica Porto Business School é uma faculdade da Universidade Católica Portuguesa reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento integral de profissionais para uma sociedade sustentável e global, assim como pela produção de conhecimento nas áreas da Gestão e da Economia. Para mais informações, visite https://catolicabs.porto.ucp.pt

*Fernanda Teixeira

Documentário “Rota de Megalitismo” vence festival internacional na África do Sul


Este é já o segundo prémio conquistado pelo filme, que dá a conhecer os extraordinários monumentos megalíticos do território de Viseu Dão Lafões.
O documentário "Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade", da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, foi galardoado com uma medalha de ouro no Festival Internacional de Filmes de Turismo de África 2024, em Joanesburgo, África do Sul. O filme conquistou o primeiro lugar na categoria "Documentários, TV e WEB - Cultura e Herança".
O documentário da CIM Viseu Dão Lafões destacou-se entre os 436 concorrentes, de 61 países, que participaram no festival sul-africano. Este é já o segundo prémio conquistado pelo documentário, que também venceu o Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR, em Portugal, na categoria “Melhor Documentário: Investigação em Turismo".
Conduzido pelo arqueólogo Pedro Sobral, "Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade" é um percurso de 20 minutos por alguns dos mais extraordinários monumentos megalíticos do país, que se encontram no território de Viseu Dão Lafões. Muitos destes monumentos são referências a nível mundial – um até é considerado a “Capela Sistina” do megalitismo. A rota integra 28 monumentos megalíticos, 13 dos quais são classificados.
“Viseu Dão Lafões possui um património megalítico notável e que é reconhecido a nível internacional, o que motivou a CIM a avançar para a produção deste filme. A elevada qualidade do documentário foi agora mais uma vez distinguida, o que é muito gratificante para a região. É uma forma importante de dar notoriedade ao destino Viseu Dão Lafões a nível global”, sublinha Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.

“É de destacar também que este filme está a ser exibido, desde este mês de junho, nos voos de longo curso da TAP, para as Américas e África, o que proporciona outra plataforma muito relevante para a divulgação do nosso território”, acrescenta.

O documentário "Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade" pode ser visualizado no canal de YouTube da CIM Viseu Dão Lafões, em https://www.youtube.com/watch?v=YCFkbVW5gPc

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Castelo de Paiva | De 5 a 7 de Julho no Ratão. EVENTO VAI NA TERCEIRA EDIÇÃO “RATONAR” EM CASTELO DE PAIVA

 
Está de volta o 𝗥𝗮𝘁𝗼𝗻𝗮𝗿 𝟮𝟬𝟮𝟰 um evento desportivo que vai na sua terceira edição, sendo um encontro de escalada e highline que se realiza nos próximos dias 5,6 e 7 de Julho, na zona de escalada do Ratão, junto ao Rio Paiva, em Bairros.
Trata-se de um evento de partilha de experiências e desafios, onde a comunidade de escaladores e praticantes de highline se junta para desfrutar de tudo o que o local tem para oferecer.

A Zona de Escalada do Ratão encontra-se preparada com cerca de 20 vias de escalada desportiva e mais de 15 linhas de bloco. Existem também pontos equipados para instalação de highlines e waterlines.

A organização convida a aparecer nesta jornada desportiva e a conhecer melhor estas modalidades que se encontram e grande desenvolvimento no concelho.

Este evento, com entrada livre, tem o apoio da FPME, Alcateia Paivense, Núcleo de Montanha de Espinho, Centro Sol Nascente e Câmara Municipal de Castelo de Paiva e conta com 10 parceiros na sua organização.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
         

Marinha Grande | EB DA PRAIA DA VIEIRA TEM NOVO ESPAÇO DE JOGO E RECREIO

O Espaço de Jogo e Recreio da Escola Básica de Praia da Vieira - Pré-escolar e 1.º Ciclo, foi inaugurado esta sexta-feira, 28 de junho, após as obras realizadas pelo Município da Marinha Grande, nas quais investiu mais de 200 mil euros.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do vereador, João brito; do presidente da Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria, Rui Rodrigues; da diretora do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Lígia Pedrosa; do representante da Junta de Freguesia, Miguel Noraldo; dos alunos, professores, funcionárias e famílias.

A abertura oficial do novo espaço foi marcado pela atuação das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo e pela realização de atividades de sensibilização rodoviária.

O presidente da Câmara considera este investimento “fundamental para complementar as condições de ensino e de lazer para as crianças, proporcionando um ambiente escolar seguro, estimulante e inclusivo, que promove a atividade física e o desenvolvimento social e cognitivo das crianças”. Aurélio Ferreira acrescenta que “estes espaços são um investimento no futuro das crianças, que têm a oportunidade de crescer, brincar e aprender, nos quais estamos a apostar em diversos estabelecimentos de ensino do concelho”.
As obras do Município contemplaram a execução de pavimentos, marcações do campo, instalação do equipamento desportivo, colocação de equipamento de jogo e recreio multifunções adequado às faixas etárias dos seus utilizadores e marcação de uma “macaca” e de jogos de motricidade e coordenação. O espaço foi desenhado de forma a funcionar como um todo, alternando e conjugando zonas de recreio ativo com zonas de recreio passivo, utilizando materiais adequados às funções definidas e salvaguardando as áreas envolventes.

Festival Que Jazz É Este? arranca este domingo em Viseu


O arranque faz-se às 16h00m com o concerto de Jorge Queijo Trio no Carmo’81. Este novo projeto do multi-instrumentista Jorge Queijo introduz nas suas performances ao vivo a tensão do rock, do punk, do free jazz e do minimalismo. Em palco juntam-se a Jorge Queijo: João Mortágua (saxofone alto) e Olivia Pinto (baixo elétrico). A partir de encontros musicais variados, Jorge Queijo desenvolveu um gosto particular por composições contemporâneas, colhendo influências de rock, thrash metal, jazz, free jazz, improvisação, minimalismo, gamelão e formas de música deep drone.

Nos dias 4 e 5 de Julho, e de 15 a 19 de Julho, entre as 10h00m e as 12h30m, no Centro de Criação Contemporânea de Viseu, irá decorrer o Laboratório de Experimentação Sonora. A inscrição é gratuita e deve ser feita em quejazzeeste.com até 30 de junho (vagas limitadas). O Laboratório de Experimentação Sonora é um espaço inclusivo e plural dirigido a todos os interessados maiores de 10 anos que ao longo de várias sessões vão experimentar, inventar, gravar, compor e interpretar material sonoro e musical relacionado com a cidade de Viseu. Sob a orientação de Beatriz Rola e Inês Luzio, dupla de criativas conhecidas pelas suas abordagens criativas e inovadoras, o trabalho desenvolvido é apresentado dia 19 de julho às 15h00m no Parque Aquilino Ribeiro em formato performance sobre uma instalação sonora que fica em permanência no Parque da Cidade até 21 de julho.

A ideia do Jazz ao Domicílio vem de edições anteriores e tem algo de saudavelmente subversivo: levar concertos às pessoas que estão impedidas de vir até eles. Hospitais, prisões, lares recebem concertos e desta forma alarga-se o acesso de todos à cultura. É no Estabelecimento Prisional de Viseu, no Hospital Psiquiátrico de Viseu e no Estabelecimento Dr. Vítor Fontes (APPACDM) que nos dias 10 e 11 de Julho acontece o Jazz ao Domicílio com o Colectivo Gira Sol Azul e Jorge Novo (Senhor Jorge), beirão de origem e fadista por paixão, prova que a expressão artística não é monopólio de especialistas e de profissionais, mas sim a necessidade de comunicarmos através dos sentidos.

Até dia 12 de Julho decorrem as inscrições para o 16.º Workshop de Jazz de Viseu que devem ser feitas em quejazzeeste.com e tem um custo de 50€ (vagas limitadas). Partindo do princípio que a improvisação é uma prática diária ligada ao nosso quotidiano, este workshop centra-se na criação de ferramentas musicais que estimulam o pensamento abstrato, criativo, coletivo e transformativo. Pretende criar um lugar de escuta, tempo e atenção para estudar a nossa imaginação. Estamos convictos de que em cada imaginação habitam peças musicais impressionantes, necessárias, inovadoras, incríveis e surpreendentes. A imaginação é um músculo que se treina. Neste workshop, orientado por Marcos Cavaleiro e João Grilo, criaremos um mapa de ferramentas, métodos e experiências para a criação musical, assente na prática da improvisação. Pensaremos sobre como se desenvolve uma linguagem musical, sobre o papel da espontaneidade, do erro, da técnica, do imprevisto e da fascinação sonora. Irá decorrer de 19 a 21 de julho, das 10h00m às 13h00m e das 14h30m às 17h30m, no Carmo’81 e a sua apresentação ao vivo é dia 21 de julho às 17h00 no Carmo’81.
Dia 13 de Julho às 21h00m haverá o concerto de Pedro Molina Quartet em parceria com o Prémio CIJ_Universidade de Aveiro 2023 na Pousada de Viseu. Pedro Molina apresenta o álbum À Procura. Do imaginário do contrabaixista espanhol Pedro Molina surge este projeto em parceria com jovens músicos da sua geração, distinguido em 2023 com o prémio para “Melhor Ensemble” no 3º Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro. À Procura é a estreia dos seus registos discográficos enquanto líder e debruça-se sobre a observação do seu próprio mundo, de quem o rodeia e das emoções que pontuam um percurso de adaptação a uma nova cidade, à cultura, ao clima e às novas vivências que proporciona. A busca – e tudo aquilo que se descobre entretanto – serão os pontos de partida para a narrativa que poderemos escutar neste concerto.

Nesse mesmo dia, às 22h30m, numa parceria inédita com o ACERT, o Que Jazz É Este? leva ao Tom de Festa em Tondela para um concerto do Colectivo Gira Sol Azul & Lura. Esta apresentação ao vivo repete dia 19 de Julho às 21h30m no Parque Aquilino Ribeiro. Composto por músicos da Gira Sol Azul, o colectivo com o mesmo nome integra músicos que residem na região de Viseu e comporta já 3 gerações de músicos que se apresentam desde 2007 nos mais diversos contextos e como suporte de vários projetos assinados pela associação. No âmbito do Que Jazz É Este?, este colectivo junta-se a um convidado especial partilhando assim o palco e repartindo com o público a energia musical advinda da experiência privilegiada que vivem. Este ano é convidada do Colectivo, Lura, voz incontornável da lusofonia que conquistou o mundo com o gigante sucesso de “Nariná” e com colaborações de peso com Cesária Évora, Bonga ou Angelique Kidjo, somando já mais de 25 anos de carreira. No ano passado, Lura deu início a um novo capítulo na sua história, com o álbum Multicolor, uma ode à diversidade e multiculturalidade, unindo Portugal e Cabo Verde através da sua voz e energia contagiantes.

Na programação de concertos deste ano temos ainda Axes ‘Hexagon’, Maë Defays, Luís Vicente Trio, Sara Serpa & André Matos, Nils Berg Cinemascope e Joaquim Rodrigues. E como não podia deixar de ser, haverá Rádio Rossio com programas da dupla Catarina Machado e Rui ‘Tigrão’ Gomes, Rádio Escola, concertos de combos de escolas profissionais da região (Combo da E. P. da Serra da Estrela e Santa Combo) e Ricardo Ramos, Raquel Castro e Rui Miguel Abreu. Temos ainda as JAM SESSIONS abertas pelos combos dos conservatórios de Coimbra e do Porto e ainda pelos Ilda.

Este ano tem assim uma programação dilatada no tempo, ao contrário dos anos anteriores: entre junho e julho, o festival integra 17 concertos para público em geral, 3 concertos ao domicílio, 3 jam sessions, 8 horas de rádio ao vivo, 18 horas de um intenso workshop de jazz para músicos e estudantes de música e 15 horas de uma oficina de experimentação sonora e musical aberta à participação da comunidade em geral.

Toda a restante Programação pode ser consultada em https://quejazzeeste.com/

Desenhado pela Gira Sol Azul, o Que Jazz É Este? é um festival eclético e diversificado que ocupa preferencialmente o espaço público e que se posiciona num lugar de procura do equilíbrio entre a novidade e o alimentar e aprofundar laços que ao longo de 12 anos têm sido estabelecidos com vários públicos.

A 12ª edição do festival Que Jazz É Este? é financiada pela Direção Geral das Artes e pelo programa Eixo Cultura do Município de Viseu e conta com vários importantes parceiros e mecenas locais e nacionais que têm contribuído para a afirmação do festival como um projeto de relevo e prestígio na região centro. De modo a incentivar a equidade no acesso ao festival, e por forma a consciencializar os públicos de que a fruição cultural deverá ser acessível mas não forçosamente gratuita, as atividades que integram o festival são de entrada livre, mas a organização apela a um pagamento não obrigatório, através de um ‘donativo consciente’.

Município de Proença-a-Nova participa na iniciativa Science Comes to Town


O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, acolheu hoje a iniciativa "Science Comes to Town", um evento que marcou o início de um ambicioso programa europeu de ciência e sociedade, previsto para 2026, o qual contou com a participação de João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
Inspirados pelo notável programa Cidade Europeia da Ciência, que decorreu durante todo o ano de 2022 em Leiden, na Holanda, a Comissão Europeia lançou o desafio "Science Comes to Town". Em 2026, a ciência chegará mesmo à região, envolvendo mais de 26+26+26 vilas e cidades em Portugal e no resto da Europa.

A rede da Ciência Viva, da qual o Centro Ciência Viva da Floresta faz parte, integra este programa, que se assemelha a uma maratona de envolvimento público com a ciência. Ao longo de 2026, serão organizadas atividades de promoção da cultura científica e tecnológica a nível local, nacional e europeu. O objetivo é unir, através da ciência, 26 cidades e vilas por todo o país, mais 26 cidades e vilas nos restantes 26 Estados-Membros da União Europeia. Para a rede Ciência Viva, esta é também uma oportunidade única para comemorar o seu 30º aniversário, que será precisamente em 2026.

Durante a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova destacou a importância deste programa para a comunidade local e a oportunidade de integrar Proença-a-Nova nesta rede europeia de cidades científicas. “A participação de Proença-a-Nova neste projeto permitirá fortalecer a nossa ligação à ciência e tecnologia, proporcionando aos nossos cidadãos uma oportunidade única de se envolverem ativamente no progresso científico”, afirmou.

O evento contou com uma ampla programação, que incluiu discussões sobre os desafios científicos europeus para a juventude, como o Concurso Europeu de Jovens Cientistas (EUCYS) e o EU TalentOn, ambos considerados marcos desta maratona científica.

O Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova reiterou o seu compromisso com o programa "Science Comes to Town", afirmando que “2026 será um ano marcante para Proença-a-Nova e para toda a Europa, celebrando os 40 anos de adesão de Portugal à União Europeia e os 30 anos da Ciência Viva. Este programa irá, sem dúvida, reforçar a nossa capacidade de enfrentar desafios comuns através da ciência, tecnologia e inovação”.

A Ciência Viva, ao coordenar esta iniciativa, convida todas as comunidades a celebrar a ciência, tecnologia e inovação, despertando a paixão pela CT&I em todos os recantos de Portugal e da Europa.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova vai ser a capital do Basquetebol a 6 e 7 de julho


Proença-a-Nova vai acolher o 5º Torneio Internacional de Basquetebol, a 6 e 7 de julho, organizado pela Associação Basquetebol Albicastrense (ABA) com o apoio do Município de Proença-a-Nova e do Agrupamento de Escolas. A competição está dividida nos escalões Mini 8, Mini 10, Mini 12, Sub 14 Masculinos e Femininos, Sub 16 Masculinos e Femininos, totalizando 23 clubes, 78 equipas e 950 participantes, dos quais 3 equipas espanholas.
De 7 a 13 de julho decorre o Campus de Verão da ABA exclusivo para atletas da formação, entre os 11 e os 17 anos e aberto a todos os jovens atletas interessados, de todos os clubes e cujas inscrições estão a decorrer através do e-mail abacbranco@gmail.com. O campus inclui excelentes condições aos atletas da modalidade, tais como: máquina de lançamento, equipamento de treino e t-shirt, seguro desportivo, treinos bi-diários, alimentação completa, piscina, praia fluvial, atividades lúdicas, monitores de tempos livres, prémios e relatório individual.
Esta parceria entre o Município de Proença-a-Nova e a Associação de Basquetebol Albicastrense iniciou-se em 2019 e a qualidade das instalações em Proença-a-Nova com acesso ao pavilhão desportivo, piscina, refeitório e alojamento tem contribuído para o sucesso deste torneio ano após ano.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro comemora o seu 20º aniversário

 No dia 1 de julho, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro abre as portas a toda a comunidade para comemorar o seu 20º aniversário. Dentro e fora de portas, a festa e a animação estão garantidas com um programa de atividades para todas as idades. Exposições, experiências e desafios: o difícil vai ser escolher.
A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro celebra 20 anos a promover a cultura científica e tecnológica, num percurso grande e marcante para os seus amigos, parceiros, colaboradores, público geral. Como forma de abraçar toda a comunidade, a Fábrica vai abrir em festa na próxima segunda-feira, oferecendo um programa de atividades interessante para todos.
Das 15h00 às 19h30, no espaço exterior envolvente à Fábrica, decorrerão várias atividades como programar robôs VexGo e Ozobots, fazer experiências com azoto líquido, construir crachás personalizados e ainda ficar “eletrizado” numa atividade de ficar com os cabelos em pé. Neste mesmo horário estarão abertas para visitas as exposições “Mãos na Massa” e “E se Mendeleev estivesse aqui?”. Os mais pequenos poderão ainda contar com insufláveis e modelagem de balões.
Às 17h00, todos estão convidados a assistir à sessão de abertura dedicada aos 20 anos da Fábrica. Este momento contará com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva; do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves; da Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno; da Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e do Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva, Pedro Pombo.

Em dia de festa, não pode faltar o momento de brindar e cantar os parabéns à Fábrica, previsto para as 18h00. Às 19h00, decorrerá a assinatura do protocolo “Centro Ciência Viva de Vouzela”.

A entrada no evento é livre, sem necessidade de inscrição prévia.

PROGRAMA:
15h00 > 19h30 - Animação infantil (insufláveis e modelagem de balões)
  - Não me toques que me eletrificas
  - Um belo crachá? É para já!
  - Olhó Robô!
  - Adorar frio?! Só com azoto!
  - Robô VexGo
  - Programa o teu robô!
  - Ozobots…sempre na linha!
  - Exposição interativa “Mãos na Massa”
  - Exposição “E se Mendeleev estivesse aqui?”
17h00 – Sessão de Abertura: 20 anos de Fábrica”
                             Artur Silva, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro
                             José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
                             Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC
                             Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva
                             Pedro Pombo, Diretor da Fábrica
18h00 – Brinde e bolo de aniversário
19h00 – Assinatura do protocolo “Centro Ciência Viva de Vouzela”

*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)

De 17 de junho até 15 de setembro. Biblioteca da Praia da Tocha está aberta ao público

 
Está em funcionamento até ao próximo dia 15 de setembro a Biblioteca da Praia da Tocha, equipamento que oferece à população local e aos veraneantes um variado leque de produtos culturais, durante o período de verão.
O imóvel, especialmente concebido para cumprir funções de índole cultural direcionadas para diferentes tipos de público, está a funcionar, uma vez mais, um polo sazonal da Biblioteca Municipal de Cantanhede, com o objetivo de proporcionar aos seus utilizadores serviços culturais e de lazer.
O espaço dispõe de excelentes condições para responder às solicitações dos utentes, nomeadamente, espaços adequados nas valências de serviço de leitura local e empréstimo domiciliário, leitura de jornais e revistas, filmes em DVD e navegação na Internet, proporcionando aos que frequentam a Praia da Tocha a possibilidade de tirarem o melhor proveito possível do tempo de lazer, acedendo gratuitamente a literatura e ao contacto diário com os meios de comunicação social.
Esta valência da Biblioteca Municipal de Cantanhede tem contribuído, desde a sua abertura, para a divulgação da Missão da Biblioteca de Leitura Pública na sociedade atual, reforçado o importante papel que possui como veículo de cultura, desenvolvimento pessoal e, também, de lazer e fomentando nos seus utentes o gosto pela leitura e o apreço pelo livro.
À semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca de Praia estará a funcionar até ao dia 15 de setembro, inclusive, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
No ano de 2023, este polo cultural registou a visita de 4.100 utilizadores, que requisitaram livros (infantis, juvenis e de adultos), usufruíram da consulta de jornais e revistas e acederam à Internet.
Este edifício da Biblioteca da Praia, moderno e funcional, foi inaugurado no dia 1 de julho de 2008, disponibilizando aos utilizadores, um significativo acervo bibliográfico constituído sobretudo por obras de ficção e várias coleções de literatura infantil e juvenil, que podem ser requisitadas pelo prazo máximo 15 dias. Para consulta no local, estão disponíveis jornais diários e diversas revistas periódicas, bem como dois computadores com ligação à internet, cuja utilização, limitada a períodos de trinta minutos, está sujeita a marcação prévia e ainda acesso à internet sem fios. Como apoio do serviço de leitura local, existe no exterior uma esplanada com cadeiras e mesas que permitem a acomodação de 15 pessoas sentadas.

PILOTO AFONSO CRUZ COMPETIU NA 3ª PROVA DO CAMPEONATO NACIONAL DE SUPERMOTO


O jovem piloto Afonso Cruz, ao comando da sua KTM 450, competiu no Campeonato Nacional de Supermoto, que se realizou no dia 9 de junho, prova que contou para a terceira ronda da competição, organizada pelo Grupo Motard Novo Milénio, no Kartódromo de Portalegre.
Nos treinos cronometrados Afonso Cruz qualificou-se na terceira posição da grelha de partida, lugar que ocupou na primeira prova, até sofrer uma queda, que o impossibilitou de manter o 3º lugar, terminando a mesma na 4ª posição.
Na segunda corrida o jovem piloto Afonso Cruz, embora diminuído fisicamente, pilotou a sua KTM 450, grande parte da corrida na segunda posição, tendo sido abalroado por outro piloto , voltando a cair o que originou perder duas posições, acabando no final, de novo na quarta posição.
Embora vivendo estes percalços, o piloto Afonso Cruz, no final das competições referiu que se tratou de um fim de semana positivo, considerando que pretende mais e que vai trabalhar para o alcançar.
No final desta competição na cidade de Portalegre o jovem piloto Afonso Cruz, segue em segundo lugar da classificação geral do Nacional de Enduro e em quarto no Nacional de Supermoto.
Deixou um agradecimento especial a todos os patrocinadores, considerando sem eles não seria possível, participar nestes campeonatos.
Com o apoio:
IGE Construcion, Cruborg , Fit 3070, Tuttipromo , Águas Caramulo, Intermarché - Oliveira de Frades, Scorpion bar, Publicant, Real Casa dos Leitões, Serri-Forja Lda, Papel Outlet, Maiskoportuno , Extinlandia, Teclandia.

Projeto LIFE Águeda apresenta boas práticas de passagens para peixes

 Encontro, que reúne decisores e especialistas, vai decorrer ao longo de dois dias, sendo um de visita a passagens construídas, nomeadamente na Presa da Carvalha e na Redonda
 
A Câmara Municipal de Águeda acolhe, nos próximos dias 1 e 2 de julho, o workshop “Passagens Naturalizadas: Desenho, Construção e Monitorização”, um encontro onde vão ser apresentadas as boas práticas implementadas na construção de passagens para peixes, com visita à passagem construída na Presa da Carvalha e na Redonda.
O evento será dividido em duas partes, uma sessão de partilha de conhecimentos e de casos de sucesso, como os implementados no concelho de Águeda, que decorrerá no primeiro dia, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a partir das 9h30; e uma outra de ordem mais prática, com a visita a locais onde estas medidas foram aplicadas.
Esta ação, que se realiza no âmbito do projeto LIFE Águeda - Ações de Conservação e Gestão para Peixes Migradores na Bacia do Vouga, pretende precisamente apresentar alguns trabalhos realizados no âmbito do Projeto LIFE Águeda e partilhar o conhecimento associado ao desenho, construção e monitorização de passagens para peixes.
No dia 1, da parte da manhã, Pedro Raposo, da Universidade de Évora, entidade coordenadora do LIFE Águeda, vai demonstrar o trabalho realizado pelo projeto e as medidas implementadas, que são referência nacional no domínio da sustentabilidade e preservação ambientais.
Seguir-se-á uma abordagem à continuidade longitudinal em rios portugueses, às passagens para peixes em Portugal e à aplicação do Índice de Continuidade Fluvial em Portugal.
Da parte da tarde, os desenvolvimentos recentes as passagens para peixes, um caso de estudo na Noruega relativo às migrações para jusante e a reabilitação do Rio Mondego para peixes migradores são os temas que serão abordados.
Para o segundo dia (2 de julho) está prevista a visita a passagens para peixes construídas nos rios Águeda (Presa da Carvalha e Redonda) e Mondego.
Refira-se que o projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga, sob a coordenação da Universidade de Évora e apoio técnico-científico do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, integra o Município de Águeda, território onde se realiza a maioria das intervenções e que pela experiência e funções associadas, assume um papel de relevo no projeto. Estão envolvidas também várias entidades parceiras, nomeadamente o Município de Mora, através da equipa responsável pelo Fluviário de Mora, a DOCAPESCA – Portos e Lotas S.A. e a AQUALOGUS – Engenharia e Ambiente, Lda.
Foto: passagem para peixes na Redonda.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro