segunda-feira, 4 de março de 2024
Participação de Viseu Dão Lafões superou as expetativas na BTL
Bloco reforça compromisso com a luta contra a exploração de caulinos em Soure Norte
MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A REPAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA DAS CORTES AOS GREGÓRIOS (Imagens)
Marinha Grande | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 18ª EDIÇÃO DA CRIATIV(A)RTE
LVIII CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS
2.ª
Fase Grupo Manutenção Sul
C.J.BOA
VIAGEM - 63 X ASSSCC/FLATLANTIC - 66
Dia
02 de MARÇO de 2024 – 18h00
Pavilhão
Municipal de Angra do Heroísmo – Terceira - Açores
01 - Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
12 – Sofia Conceição
14 – Sarah Bennett
15 – Ana Ferreira
16 – Inês Varandas
28 – Inês Anastácio
Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Gonçalo Melo
Marinha Grande | “GREEN HOPE” RETRATADA EM EXPOSIÇÃO DE PINTURA
Na Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida. INOVA-EM promoveu ação de sensibilização sobre biorresíduos
A INOVA-EM promoveu, recentemente, uma ação de formação sobre o processo de separação de biorresíduos, na Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha.
Nesta sessão, dirigida a cerca de 45 elementos desta IPSS, foram simulados cenários de separação do material orgânico, enfatizando-se a importância da valorização orgânica dos restos, oriundos da preparação dos alimentos, e das sobras de comida.Ministrada por um colaborador da empresa municipal, esta ação permitiu também dar a conhecer todo o seu processo de tratamento e transformação, sem aditivos químicos, para posterior utilização na agricultura e jardinagem.Foram ainda inventariados os problemas ambientais, como a emissão de gases de efeito de estufa oriundos de matérias decompostas, sem controle, bem como os efeitos do inadequado reencaminhamento desses resíduos para aterros sanitários, que conduz à ocupação de espaços valiosos e provoca a contaminação do solo e das águas subterrâneas.O presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, destaca “a importância desta ação para atingir as metas ambiciosas que prosseguimos neste desafio da separação e reciclagem dos biorresíduos na origem ou por recolha seletiva, assim como o empenho da Associação Progresso e Vida no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e à economia circular, sendo uma IPSS exemplar nesta matéria”.
Recordando o colapso da Ponte Hintze Ribeiro. AFVTER ASSINALA NO SÁBADO 23º ANIVERSÁRIO DA TRAGÉDIA
Completam-se hoje vinte e três anos relativos à derrocada da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os Rios, um acontecimento trágico que tirou a vida a 59 pessoas, maioritariamente gente de Castelo de Paiva, que de autocarro, regressava de uma excursão a Trás-dos-Montes, às Amendoeiras em Flor.
Em dia de forte temporal, ao princípio de noite de 4 de Março de 2001, o país soube, perturbado, que o tabuleiro da ponte centenária Hintze Ribeiro tinha ruído, arrastando para as águas barrentas e tumultuosas do Rio Douro, em modo de cheio, um autocarro da empresa Asa Douro, onde seguiam 53 passageiros, e também três automóveis, com seis pessoas, não havendo sobreviventes da tragédia.
Neste dia, em que mais uma vez se recorda um dos maiores desastres rodoviários de Portugal, num tempo que não apaga a memória, nem a dor que se viveu em Castelo de Paiva, a Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios, em parceria com a edilidade local e JF de Sardoura, promove hoje ao final da tarde, as cerimónias do 23º Aniversário da Tragédia de Entre-os-Rios.
O programa que assinala esta data, contempla uma cerimónia evocativa destes 23 anos da tragédia da ponte, contando com a presença do presidente da autarquia, José Rocha, e responsáveis da AFVTER, e destaca uma missa em memórias das vítimas da Ponte Hintze Ribeiro, na Igreja Paroquial de Souselo, em Cinfães, pelas 18h00 com a bênção de 59 flores, seguido de colocação de coroa de flores no cemitério local.
Depois, pelas 19h30 horas, em Santa Maria de Sardoura, junto da antiga Ponte Hintze Ribeiro e ao Monumento ‘Anjo de Portugal’, escultura dourada de grande envergadura, localizada por baixo do memorial que perpetua o nome das vítimas deste fatídico acontecimento em Castelo de Paiva, haverá uma nova cerimónia de homenagem, com o lançamento de 59 flores ao Rio Douro, que será realizada desde o tabuleiro da Ponte Hintze Ribeiro.
Recorde-se que o Presidente da República esteve de visita a Castelo de Paiva em 2017, onde veio participar nas cerimónias do 16º aniversário da queda da Ponte Hintze Ribeiro.
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Coimbra | Estudo internacional liderado pela UC propõe nova explicação para a elevada taxa de cesarianas na China
Um estudo
internacional liderado por Gonçalo Santos, investigador do Centro de
Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de
Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC),
publicado
na
prestigiada revista
Modern China, propõe
uma nova explicação para a elevada taxa de cesarianas na China.
*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia
MAIS DE 200 PESSOAS PARTICIPARAM NA MASS TRAINING EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Apresentação da 32.ª Expofacic foi o ponto alto da presença de Cantanhede na Bolsa de Turismo de Lisboa
Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco, Pedro Abrunhosa, Xutos & Pontapés e Tony Carreira são 5 dos artistas que integram o cartaz musical da 32.ª edição da Expofacic, que decorre em Cantanhede entre 25 de julho e 4 de agosto. A estes nomes junta-se o do locutor e humorista Fernando Alvim.
O anúncio foi feito na última sexta-feira, 1 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior feira nacional do setor, e na qual o Município de Cantanhede participou em parceria com a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra. A sessão contou com a presença de Fernando Alvim, que apelou a uma visita ao certame, do qual se declarou um admirador confesso.
Na ocasião, foi também revelada uma campanha com vista à criação de um espaço de memórias daquela que é considerada a maior feira-festa do país e na qual a população do concelho desempenhará um papel ativo.A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, acredita que a Expofacic de 2024 proporcionará, mais uma vez, 11 dias inesquecíveis, só possível mercê da dedicação de "uma equipa empenhada e dedicada, que abraça este desafio com um notável entusiasmo. Dentro de um rigor orçamental do qual não abdicamos, tentamos definir um cartaz musical eclético, que agrade aos mais novos e aos mais velhos", justificou.Além dos grandes concertos, “que são de facto determinantes na crescente atratividade que o evento desperta”, a autarca destacou a importância das outras valências da Expofacic, “como a feira de atividades económicas, a gastronomia e as exposições temáticas”.
"A Expofacic conta com 500 espaços expositivos, onde as empresas podem estabelecer um contacto mais próximo com os clientes, mas também o movimento associativo tem a oportunidade de dinamizar as mais de quatro dezenas de tasquinhas", detalhou.
Sobre a presença do Município de Cantanhede na BTL, Helena Teodósio agradeceu a colaboração dos agentes económicos do setor – a restauração a hotelaria e as empresas de produção de vinhos vocacionadas para o enoturismo –, no âmbito de uma parceria que tem vindo a ser “cada vez mais efetiva”.
Já o vice-presidente da Câmara Municipal e presidente INOVA-EM, Pedro Cardoso, adianta que a edição deste ano traz muitas novidades, "tendo sempre em conta que temos que proporcionar, cada vez mais, boas condições e, sobretudo, experiências marcantes às centenas de milhares de pessoas que nos visitam". A par disso, garantiu, "mesmo no que diz respeito ao cartaz musical, vão ser revelados a partir de agora novos nomes todos os meses".
"Sendo o mais relevante e popular evento de Cantanhede, a Expofacic quer continuar a crescer cultural, social e economicamente, mas também imprimir uma dinâmica de riqueza e emprego", considerou, adiantando que "uma das mais maiores virtudes da Expofacic, ao longo dos anos, tem sido o sentimento de pertença que desperta junto da comunidade".
Depois de anunciar os primeiros 6 nomes da 32.ª Expofacic, Pedro Cardoso, mostrou-se convicto de que, entre 25 de julho e 4 de agosto, todos os caminhos vão dar à Expofacic, evento que conta anualmente com mais de 400 mil visitantes, "um número 11 vezes maior que a população do concelho, o que espelha bem o impacto que tem não apenas no Município, mas também na região Centro".
A presença de Cantanhede na BTL ficou também marcada pela apresentação do Festival Internacional de Dixieland, que se realiza a 1 e 2 de junho, e que este ano conta com quatro bandas nacionais e uma internacional: Dixies Gringos com Chuck Wansley, Xaral’s Dixie, Jabardixie Jazz Band, Camissas Negras, e os Strombi Jazz Band, de Espanha.
Os Dixie Gringos levaram, de resto, um aperitivo do que será o evento, no stand da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.
Nos dois dias do Dixieland realizam-se cerca de 20 concertos diurnos, descentralizados pelo concelho, culminando o programa com a realização de uma street parade.
A promoção turística de Cantanhede na BTL contou também com a apresentação de dois novos vídeos promocionais e um momento de degustação de produtos locais. As entidades que cooperaram com a Câmara Municipal nessa ação foram a Junta de Freguesia de Ançã, a ETPC – Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, a Adega de Cantanhede e outras empresas do setor dos vinhos, designadamente a Quinta de Baixo, a Idálio Estanislau Wines, a Quinta do Pingão e a Quinta do Vale D'Igreja.
*Carla Cruz Silva
Resolução do Conselho de Ministros determina entrega dos Terrenos da Antiga Lota à Câmara de Aveiro
COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE JOÃO DE DEUS DECORREM NOS DIAS 08 E 09 DE MARÇO DE 2024
Universidade de Coimbra lança versão em português da aplicação FITCount para monitorizar interações planta-polinizador
Portalegre | 35 dadores de sangue em Alpalhão
*José Rui Marmelo Rabaça