segunda-feira, 11 de março de 2024
Apresentação Associação Lúcia-Lima
QUATRO CIDADES IRMÃS COMEMORARAM 36 ANOS NA MARINHA GRANDE
MARINHA GRANDE INTEGRA CONTRATO DE 105 MILHÕES DE EUROS PARA COESÃO TERRITORIAL DA CIMRL
Aveiro Jovem Criador 2024; CreArt – projeto que a CMA integra – abre candidaturas para residências artísticas
Proença-a-Nova | Troque resíduos por plantas regressa a 21 de março
Pilhas e pequenas baterias ou pequenos eletrodomésticos são os objetos que podem ser entregues no Viveiro Municipal no dia 21 de março, das 10 às 12h e das 14h às 16h, e em troca receber uma planta ou arbusto (até ao limite de cinco plantas por pessoa), em mais uma edição da campanha ambiental “Troque Resíduos por plantas”, promovida pelo Município de Proença-a-Nova.
O objetivo desta iniciativa destinada a residentes no concelho é, simultaneamente, alertar para a necessidade de reciclar objetos compostos por metais pesados (como é o caso das pilhas e das baterias que não devem ser colocados no lixo comum já que podem demorar até 500 anos a degradar-se) e promover a entrega destes produtos recebendo em troca árvores e arbustos.
Por cada 25 pilhas ou pequenas baterias (de telemóvel ou outro dispositivo idêntico), ou um pequeno eletrodoméstico que os munícipes entregarem no Viveiro Municipal, receberão uma planta à escolha, de entre as variedades disponíveis e limitadas ao stock existente: gazânia, amor-perfeito, agapanto, bergénia, alfazema e medronheiro.
*Andreia GonçalvesComunicação, Turismo e Eventos
Aveiro 2024: Ciclo de Cinema – Cultura e Identidade com uma estreia e duas curtas-metragens históricas
Silves | “LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO” SOBE AO PALCO DO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO
UC convida cidadãos de Coimbra a refletir sobre a importância das ribeiras urbanas
Câmara de Águeda atribui mais de 458 mil euros às coletividades desportivas do concelho
Verbas referem-se ao apoio municipal para as atividades que as várias associações do concelho se propõem a realizar durante a época desportiva 2023/2024.
A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, na última quinta-feira, em reunião de Executivo, mais de 458 mil euros (458 257,12 euros) a associações e atletas do concelho.
“Estes apoios financeiros são um dos aspetos, entre muitos outros, de uma parceria estratégica que mantemos com as diferentes estruturas associativas do nosso concelho, no caso concreto na área desportiva. Sem a colaboração estreita que mantemos com as nossas coletividades – e o trabalho que realizam nas várias modalidades, escalões etários, de forma competitiva e pedagógica – Águeda não teria o dinamismo que apresenta no contexto regional e nacional”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
O também Vereador do Desporto apontou que entre os apoios concedidos estão os referentes à atividade regular das estruturas associativas, desde o desporto feminino e adaptado, passando ainda pela aquisição de equipamentos e terrenos, sem esquecer o mérito desportivo (coletivo e individual). “Procuramos, em respeito integral pelo nosso Código Regulamentar e Programa de Apoio, ir ao encontro do que são as legítimas expetativas dos clubes e associações”, continuou Edson Santos, reforçando que o associativismo desempenha “um papel fundamental na dinamização das atividades e na promoção da saúde e bem-estar das nossas populações, para além de serem determinantes na formação dos nossos jovens, promissores atletas nas várias modalidades”.
Esta parceria entre o Município e as associações é uma “aposta forte e sustentada” da Câmara de Águeda, que, a par de outras políticas de promoção desportiva e de incentivo à prática de atividade física, promovem a inclusão social, a igualdade de género, o desenvolvimento de programas desportivos, para além de fortalecer a comunidade e contribuir para um aumento do número de praticantes de desporto.
Iniciativas como o “Troféu Trail Terras de Águeda”, “Caminhar pela Natureza” ou “Pedal in Águeda” são exemplos de algumas das atividades promovidas pelo Município de Águeda, que procuram mobilizar os cidadãos em torno da prática de atividade física desde a infância.
Entre as políticas desportivas que são desenvolvidas para aumentar a consciência da importância da prática da atividade física como elemento de saúde contam-se o Desporto Escolar (procurando captar os jovens cada vez mais cedo para a atividade desportiva, combatendo problemas como a obesidade infantil); o Desporto Feminino (com um grande número de praticantes federadas em várias modalidades); e o Desporto Adaptado (em várias modalidades), uma ferramenta de integração e inclusão e que torna Águeda cada vez mais uma referência também nessa área.
Os apoios concedidos, para além de incentivar a atividade regular das coletividades, reconhece o mérito desportivo dos atletas, associações desportivas ou clubes que, pela particular distinção dos resultados desportivos obtidos em cada ano, tenham conferido um especial contributo ao desenvolvimento do desporto no Município.
De salientar ainda o apoio extraordinário concedido para as iniciativas que se enquadram numa estratégica de desenvolvimento desportivo e turístico do concelho e que permitem incentivar as diferentes modalidades desportivas em Águeda, bem como a captação de visitantes ao concelho ao longo de todo o ano.
Os incentivos concedidos resultam de um Programa de Apoio, ao qual foram submetidas candidaturas por parte de 36 associações desportivas de todo o concelho e de 29 atletas individuais, que apresentaram 289 pedidos a diversas tipologias de apoios. Destes, foram aprovados os seguintes:
- 48 referentes à execução do plano de atividades;
- 1 para a execução do plano de atividades no âmbito do Desporto Adaptado;
- 22 para aquisição de material ou equipamento desportivo;
- 26 para a organização de atividades de caráter pontual (incluindo apoios extraordinários para organização de iniciativas de especial relevância para o Concelho);
- 13 para a participação em atividades de caráter pontual dentro ou fora do território continental;
- 20 para apoio a deslocações no âmbito da participação em provas ou iniciativas desportivas em território nacional;
- 4 para apoio social na área desportiva;
- 3 para a aquisição de viaturas;
- 1 para aquisição de um terreno;
- 4 apoios de Mérito Desportivo coletivo;
- 14 apoios de Mérito Desportivo individual;
- 8 para apoio à execução de obras de conservação ou construção
- 22 pedidos para atividade desportiva individual.
Ana Sofia Pinheiro
|
Quase uma centena de pessoas assistiram à sessão. Cantanhede assinalou o Dia da Mulher com tertúlia sobre “Proteção Civil no Feminino”
ATLETAS DAS SECÇÃO DE AR LIVRE DA COLUMBÓFILA EM DESTAQUE NO CORTA-MATO DISTRITAL
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach
Óptica Loisas Loisas
- Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)
NELSON HELENO COMPETIU EM ANSIÃO
LVIII CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS
Dia 09 de MARÇO de 2024 – 18h00
Pavilhão Marialvas
Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:
01 – Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
12 – Sofia Conceição
14 – Sarah Bennett
16 – Inês Varandas
28 – Inês Anastácio
Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Gonçalo Melo
Team Manager: Ana Maria Rodrigues
ALTERAÇÃO HORÁRIO E LOCAL - Convite - Semana Santa 2024 | apresentação do programa cultural e artístico
Centro Cultural | Teatro Comunitário | Floresta
Biblioteca Municipal |Apresentação de Livro | A Espia do Bolonhês
Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO DINAMIZA CONFERÊNCIA SOBRE SALVAGUARDA DE ACERVOS PATRIMONIAIS
Câmara de Águeda lança concurso para ligação do Parque Empresarial do Casarão ao IC2
Ana Sofia Pinheiro
Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova realiza exercício à Escala Total
O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova realizou na passada quarta-feira, 6 de março, um exercício à Escala Total, que testou a capacidade de resposta e exequibilidade dos procedimentos previstos no Plano de Emergência do Aeródromo, cumprindo o requisito solicitado pela ICAO - Organização da Aviação Civil Internacional.
Este exercício, realizado de dois em dois anos pelo Aeródromo, permite aos intervenientes detetar falhas e aplicar correções e ajustamentos aos processos exercitados durante o processo de atuação. Neste exercício estão evidenciados os procedimentos de coordenação e comunicação, bem como as responsabilidades e obrigações de cada entidade, de forma a assegurar a resposta rápida e coordenada de todos os intervenientes internos e externos.
Fizeram parte desta atividade a Brigada de Apoio ao Aeródromo, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Proença-a-Nova, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, a Agro-Montiar – Soc. Serviços Aéreos para Agricultura e Fogos, o Diretor do Aeródromo, a GNR – Guarda Nacional Republicana, o Instituto Nacional de Emergência Médica, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, representada pelo vereador Ricardo Pequito.
Após a execução do exercício e posterior rescaldo, os intervenientes dirigiram-se aos Paços do Concelho do Município de Proença-a-Nova, onde se realizou a Reunião Quinzenal da Comissão Sub-Regional de Proteção Civil, que durante o corrente ano será mensalmente descentralizada para outros concelhos do distrito de Castelo Branco. Este mês, a reunião decorreu em Proença-a-Nova, sendo que Oleiros receberá a reunião já no próximo mês de abril e Penamacor em maio.