segunda-feira, 27 de maio de 2024

NADADORES DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE ALCANÇARAM O 4º LUGAR COLECTIVO NO VI – TORNEIO DE CONIMBRIGA


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve a convite do Condeixa Aqua Clube na 6ª edição do Torneio de Conímbriga.
A edição de 2024 do evento contou com a presença de 180 atletas em representação de 14 clubes.

A comitiva da ASSSCC teve 8 atletas que aproveitaram as 2 sessões do evento para fazer nova avaliação das últimas semanas de treino, avaliação essa muito importante para a preparação do Campeonato Interdistrital das várias categorias que se avizinham.

Em termos coletivos a coletividade de Cantanhede ficou em 4º lugar sendo que no pódio estiveram os seguintes clubes: Clube de Natação de Leiria (3º), Clube Náutico de Alcobaça (2º) e o vencedor do torneio, o clube organizador o CAQC.

Bohdan Zaporozhets sagra-se bicampeão regional no Campeonato Regional de Natação Adaptada da ANC

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na edição do Campeonato Regional de Natação Adaptada da Associação de Natação de Coimbra.
A edição de 2024 do evento contou com a presença de 37 atletas em representação de 7 clubes.
O representante da SCC Bohdan Zaporozhets viria a sagrar-se Campeão Regional nos 100 Bruços na categoria de SB9 , repetindo o feito nos 100 Livres na categoria de S10.

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA COMPETIRAM NA PÓVOA DA LOMBA


Numa organização da equipa de Trail / Atletismo S. C. Povoense - Caracóis de Corrida, na aldeia da Póvoa da Lomba / Cantanhede, realizou-se na manhã de domingo 26 de maio o VII Trail Barracas de Pedra, com 2 distâncias competitivas de 20km, 11km e uma caminhada.
Participaram 7 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 11km, prova pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra da ADAC na vertente de Trail Sprint, tendo no sector feminino, Catarina Marques, alcançado a 3ª posição na classificação geral feminina e o1º lugar no escalão F40, Carla Henriques, 17ª feminina, 4ª F40, Sandra Ângelo, 25ª feminina, 9ª F45 e Luísa Santos, 59ª feminina, 6ª F50.

No sector masculino, José Machado, alcançou o 22º lugar na classificação geral masculino e o 5º lugar no M40, José Mendes, 67º masculino,12º M35 e Brian Ferreira, 68º masculino, 13º MSen

Coletivamente a equipa da Sociedade Columbófila alcançou a 3ª posição, entre as equipas femininas.

Destaque para o pódio coletivo e para os resultados individuais da atleta Catarina Marques na classificação geral e individual.

Com o apoio:
Streetsport Animação Turística
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Proença-a-Nova | Escola Pedro da Fonseca participa em intercâmbio através do Programa Partilha com Energia

 
A Escola Pedro da Fonseca, em Proença-a-Nova, recebeu, entre os dias 23 e 25 de maio, a 2ª parte do intercâmbio entre os alunos do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, e os alunos dos Cursos Profissionais de Comunicação e Serviço Digital e Mecatrónica Automóvel, do Agrupamento de Escolas de Constância, no âmbito do Programa Partilha com Energia.
O programa Partilha com Energia dinamiza a realização de três dias de intercâmbio entre escolas de regiões do país onde a EDP possui centrais de produção de energia. Professores e alunos do ensino secundário (entre os 15 e os 19 anos) são desafiados a definir e programar um conjunto de atividades que divulguem a sua região, as suas potencialidades, espaços e atividades. As equipas participantes assumem, com o apoio da EDP, a responsabilidade por todo o planeamento do intercâmbio, contactos e parcerias com entidades locais, gestão do orçamento e questões logísticas.
Os alunos foram recebidos na escola pelo adjunto do Diretor, Carlos Salvado, que deu as boas-vindas em nome da direção da escola e do Agrupamento. Seguiu-se a apresentação do programa e do desafio energético lançado pela EDP, liderada pelos alunos José Baltazar e Nuno Gonçalves.
À tarde, a comitiva foi recebida na Câmara Municipal pelo Prof. João Manso, Vice-Presidente do Município de Proença-a-Nova, que apresentou o concelho e as suas atrações para os dias quentes que se avizinham. Posteriormente, realizou-se um eco trilho de 4,8 km junto à praia fluvial da Fróia, onde os alunos exploraram a fauna, a paisagem e a história local, promovendo a entreajuda e a orientação apesar do calor.
O segundo dia de atividades começou com um tour turístico por Proença-a-Nova, passando pela Aldeia da Figueira, Montes da Senhora e Sobreira Formosa, onde conheceram aspetos florestais, gastronómicos e culturais do concelho.
À tarde, realizaram-se dois workshops: um sobre a tigelada de Proença-a-Nova, dinamizado por Maria João Barata, e outro sobre a produção tradicional de pão, conduzido pela Prof. Marta Teixeira. Ambos os workshops foram bastante participativos, com a confeção dos produtos finais no Restaurante Pedagógico da escola e no forno comunitário junto à Igreja Matriz de Proença-a-Nova.
Os alunos visitaram os Bombeiros Voluntários, o Seminário do Preciosíssimo Sangue e a Santa Casa da Misericórdia, onde doaram bens alimentares recolhidos durante a preparação do intercâmbio.
O último dia de atividades incluiu uma visita ao Centro de Ciência Viva da Floresta, onde aprenderam sobre a importância da gestão ambiental e a valorização da floresta como elemento central da cultura científica contemporânea.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | TRABALHO VIDREIRO DEBATIDO EM CONFERÊNCIA

 “Estudar o Trabalho Vidreiro: para uma História à Boca do Forno” foi o tema da conferência proferida pela investigadora Emília Margarida Marques, que teve lugar no passado sábado,  25 de maio, no Foyer do Museu do Vidro, na Marinha Grande.
A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e do investigador Jorge Custódio, para além do público que foi interagindo com a oradora, durante a apresentação.

O presidente da Câmara lembrou que aquela foi a última conferência do ciclo de encontros mensais de debates promovido pelo Município, que decorreu desde dezembro, no âmbito do 25.º aniversário do Museu do Vidro. Aurélio Ferreira esclareceu que o ciclo de conferências pretendeu divulgar e promover reflexões em torno do património material e imaterial vidreiro, que o Museu do Vidro preserva e divulga e que é tão importante para a identidade local.
Na sua comunicação, Emília Margarida Marques reconheceu o valor cultural, histórico e artístico dos vidreiros e explicou o âmbito do seu estudo, que documenta as técnicas e os processos que transformam a matéria bruta em obras de arte translúcidas, bem como narra as histórias de vida dos vidreiros, cujas mãos moldam e dão forma ao vidro incandescente. A apresentação percorreu alguns exemplos de investigações, em história e em antropologia, abordando a indústria, a técnica e o trabalho vidreiros, com especial foco no contexto da Marinha Grande. 

Emília Margarida Marques é investigadora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-Iscte / IN2PAST) e no Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA FSCH / IN2PAST). Tem investigado e publicado, incidindo frequentemente na indústria vidreira e nos vidreiros e/ou no contexto marinhense, sobre temas como trabalho e técnica em contexto industrial; memórias do trabalho; trabalho, consumo, reprodução social e desigualdade; usos do filme industrial nas décadas intermédias do século XX em contexto português; memórias, identidades.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Estudo revela que menos 36% de portugueses com deficiência utilizam a Internet, um resultado pior do que a média da UE

 A utilização da Internet entre os residentes da UE com dificuldades de acessibilidade é 17% inferior à dos que não a têm, revela um estudo recente da Surfshark: https://surfshark.com/research/chart/internet-usage-gap-in-people-with-disabilities-eu  

Sou a Vaiva e trabalho no centro de investigação da Surfshark. Neste centro, dedicamo-nos a investigações baseadas em dados sobre o bem-estar, a privacidade e a cibersegurança digitais, entre outros temas que ajudam as pessoas a compreender o mundo digital. 


Principais resultados:
  • Portugal ocupa o 22.º lugar entre os 25 países analisados da UE. As pessoas com limitações de atividade em Portugal utilizam a Internet 36% menos, o que indica que a diferença na utilização da Internet é inferior à média da UE de 17%. Em Portugal, 56% dos residentes com limitações de atividade utilizam a Internet regularmente, em comparação com 88% dos residentes sem essas limitações.

  • Em comparação com Espanha, que ocupa o 11.º lugar, com uma diferença de utilização da Internet (diferença percentual de utilização da Internet entre pessoas com e sem limitações de atividade) de -15,6%, Portugal tem uma diferença maior (-36,4%). Quando comparado com França, que ocupa o 7.º lugar, com uma diferença de utilização da Internet de -11,9%, Portugal tem uma diferença mais acentuada (-36,4%).

  • Em média, mais de 91% das pessoas sem limitações de atividade na UE utilizam a Internet regularmente. No entanto, menos de 76% das pessoas com diferentes deficiências utilizam a Internet. A diferença entre as pessoas com limitações de atividade e as pessoas sem excede os 15 pontos percentuais, o que representa 18,9 milhões de pessoas com deficiência que são excluídas.

  • Os países com a menor disparidade entre pessoas com e sem deficiência que acedem à Internet são a Irlanda, os Países Baixos e a Finlândia, cada um com uma diferença inferior a 10% na utilização regular da Internet. Em contrapartida, os países que apresentam a maior disparidade são a Bulgária, a Grécia e a Polónia, onde a diferença na utilização regular da Internet é de aproximadamente 40%.

  • A inclusão não é uma realidade nos países menos ricos. Existe uma forte correlação (0,94) entre a riqueza de um país (traduzida no PIB per capita) e a diferença da utilização da Internet entre pessoas com e sem limitações de atividade. 

Daniel Casas, Responsável pela Acessibilidade no Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência, afirma que "há três obstáculos principais que contribuem para esta diferença na utilização da Internet na UE. Em primeiro lugar, a inacessibilidade generalizada das plataformas digitais, com um número significativo de sites e aplicações que ainda não estão totalmente acessíveis às pessoas com deficiência. Em segundo, a falta de apoios públicos e o fator da disparidade económica desempenham um papel crucial, dado que as pessoas com deficiência têm frequentemente níveis de rendimento mais baixos, o que limita o seu acesso à Internet de alta velocidade, a tecnologias de assistência avançadas e aos mais recentes dispositivos de TIC. Em terceiro lugar, a taxa de desemprego superior entre as pessoas com deficiência não só afeta o estatuto económico, como também reduz o seu envolvimento diário com as tecnologias digitais utilizadas frequentemente no local de trabalho."

"É fundamental reconhecer o fosso digital e compreender que a verdadeira acessibilidade vai para além da simples conetividade. Os nossos conhecimentos sublinham que ter um PIB elevado nem sempre equivale a um acesso igual à Internet para as pessoas com deficiência. Embora haja ainda muito trabalho a fazer, hoje defendemos a consciencialização e o diálogo como passos essenciais para um mundo digital inclusivo para todos", afirma Lina Survila, porta-voz da Surfshark.

*Vaiva Norkunaite
Public Relations

Empreendedorismo nas Escolas 2023/2024 – Concurso Intermunicipal da CIMRL destinado ao 3.º ciclo é em Figueiró dos Vinhos

 No âmbito do projeto de “Empreendedorismo nas Escolas 2023/2024” decorre, no próximo dia 29 de maio, pelas 16h30, na Casa da Cultura, a apresentação dos projetos dos alunos do 3.º ciclo do Concurso Intermunicipal de Ideias Empreendedorismo nas Escolas 2023/2024 da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
Neste evento, participam as 10 escolas da CIMRL com os alunos vencedores das edições municipais, que agora vêm apresentar e defender os seus projetos, representando a sua escola e o seu concelho.
Esta iniciativa é promovida pela CIM Região de Leiria, em articulação com os 10 municípios que a integram e os respetivos agrupamentos de escolas. O objetivo principal passa por promover as competências empreendedoras dos alunos, num processo apoiado por técnicos da área e pela própria comunidade escolar.

Na sexta-feira, 24 de maio. Cantanhede recebe participantes da Global Week 2024 com visitas guiadas que destacam o património do concelho


Na sexta-feira, dia 24 de maio, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede acolheu cerca de 18 pessoas, de 12 nacionalidades diferentes, que estão a participar na 5ª edição da Erasmus+ Global Week, uma iniciativa organizada pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).
O vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, saudou os visitantes pela sua vinda a Cantanhede, um concelho com muito para “visitar, conhecer, saborear e vivenciar experiências marcantes”.
“Espero que a visita ao concelho seja do vosso agrado e, acima de tudo, que os vossos esforços resultem numa jornada altamente proveitosa, alcançando plenamente os principais objetivos do vosso trabalho”, frisou Pedro Cardoso.
Na sua intervenção, o autarca aproveitou para agradecer o trabalho que tem sido desenvolvido na área da Educação com o IPC, destacando-o como um parceiro estratégico forte.

No final, os participantes provenientes assistiram a um vídeo promocional do concelho, que destaca as belezas naturais, o património histórico e cultural, bem como os eventos e atrações turísticas locais.

O programa da 5ª edição da Erasmus+ Global Week, dedicado ao tema “Mobility Innovation”, visa estreitar os laços com os atuais parceiros e alargá-los a novas parcerias fora da Europa, de forma a discutir e abraçar os desafios globais no âmbito do atual e futuro programa Erasmus+, nas suas diferentes dimensões.

A calendarização encerrou na sexta-feira, em Cantanhede, com uma visita à vila histórica de Ançã onde os participantes puderam degustar o bolo de Ançã, jeropiga e café de cafeteira.

O almoço decorreu na Praia da Tocha e incluiu pratos tradicionais da região, dinamizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT). O programa abrangeu uma visita ao Museu da Pedra, uma unidade museológica criada com o objetivo de preservar as marcas de natureza antropológica, cultural e artística relacionadas com o uso do calcário extraído das jazidas existentes no concelho.

Os participantes visitaram também o CIAX - Centro de Interpretação da Arte-Xávega que pretende fomentar a compreensão das dimensões histórica, sociocultural e etnográfica de uma atividade piscatória tradicional bem representativa da Praia da Tocha.


CERIMÓNIA FINAL DA 3ª EDIÇÃO REDESCOLAS ANTICORRUPÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ALL4INTEGRITY. “REDESCOLAS ANTICORRUPÇÃO” DISTINGUE ESCOLAS QUE PROMOVEM UMA CULTURA DE INTEGRIDADE


Com o final de mais um ano letivo, termina também mais uma edição do programa RedEscolas AntiCorrupção – escolas que inspiram uma cultura de integridade - uma iniciativa da Associação All4Integrity, primeira organização criada em Portugal para promover uma cultura de integridade, transparência e justiça social. A Cerimónia Final da RedEscolas Anticorrupção, que procura celebrar o trabalho, empenho e mobilização dos alunos e Professores das 59 escolas que aderiram à 3ª edição do programa, realiza-se nos próximos dias 3 e 6 de junho, com dois eventos online.
A RedEscolas AntiCorrupção é um programa de literacia anticorrupção, desenvolvido pela All4Integrity, que promove junto dos jovens o sentido de espaço público e bem comum, assim como a confiança e empatia por instituições locais, num processo de elevação de consciências e alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal.
A Cerimónia Final contará, na sua sessão de abertura, com uma mensagem de Sua Exa. O Senhor Presidente da República e acontecerá em formato online. O evento contará com a presença de mais de 300 participantes, entre os quais diretores de escolas, alunos do 3ª ciclo e do ensino secundário e professores de diferentes áreas curriculares, que terão oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido na promoção de uma cultura de integridade. Ao longo do evento serão debatidos os principais desafios e impactos que o programa teve junto das respetivas comunidades educativas.
No final da cerimónia serão entregues os Certificados “Escola Embaixadora RedEscolas AntiCorrupção”, bem como os selos digitais correspondentes ao nível da participação e desenvolvimento do programa.
Ao longo das três edições, o programa RedEscolas AntiCorrupção já chegou a 8750 alunos(as) e 294 professores(as) de 126 escolas espalhadas por 7 países (Portugal, Irlanda do Norte, França, Moçambique, Angola, China – Macau e Brasil) de 4 continentes.
Sobre a All4Integrity:
All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira Associação, e rede global portuguesa, para a promoção
de uma cultura de integridade no país e existe para ajudar Portugal a tornar-se numa referência mundial no combate à corrupção e crimes conexos por muito inverosímil que tal possibilidade pareça atualmente. O talento, a entrega e o capital social de dezenas colaboradore(a)s, rapidamente a tornaram numa incubadora de iniciativas e programas de prevenção/combate à corrupção e da promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Exemplos disso são o programa RedEscolas AntiCorrupção: Escolas que inspiram uma cultura de integridade que em três edições conta com a participação de 8750 alunos(as) e 294 professores(as) de 126 escolas espalhadas por 7 países e 4 continentes; a iniciativa Tech4Integrity que desenvolve a investigação científica e soluções aplicadas à inovação e integridade do sistema público-privado em Portugal; a Academia com a criação de uma nova geração de programas de formação no campo da Integridade Organizacional e, mais recentemente, a Rádio Integridade+, rúbrica semanal, já no ar em 16 rádios locais e também no Spotify, que traz à conversa convidados(as) o tema específico do combate e da prevenção da corrupção. Para mais informações, visite o site oficial: All4Integrity ou envie um e-mail para redescolas@all4integrity.org

*Martim Campos 
**Andreia Valentim 

Associação Salvador Lança Petição sobre as acessibilidades em Portugal

Associação Salvador lançou uma petição pública para exigir a revisão da estrutura e do funcionamento das entidades fiscalizadoras de acessibilidade em Portugal.

A Associação salienta a urgência da criação de mecanismos de fiscalização e monitorização das políticas de acessibilidades para garantir uma vida plena para qualquer cidadão.

Assim, e acreditando no potencial de toda a sociedade enquanto agente de mudança, a Associação Salvador coloca o desafio ao país para se juntar a este movimento, por uma integração plena de todos, sem exceção.

Marinha Grande | PARTICIPE NO DIA ABERTO ÀS INSTALAÇÕES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ETAR A 30 DE MAIO

 O Município da Marinha Grande e a Águas do Centro Litoral(AdCL) convidam todos os interessados a participar na segunda sessão do Dia Aberto às instalações de abastecimento de água do lugar da Estação e à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial de Casal da Lebre, que decorre no dia 30 de maio (feriado), a partir das 10h30.
O programa da visita é o seguinte:

10h30. Visita ao Reservatório de Abastecimento de Água da Estação (Rua Vasco da Gama - Marinha Grande)

11h30 Visita à ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais da Zona Industrial de Casal da Lebre (Rua de Portugal - Marinha Grande).
A primeira visita no âmbito do Dia Aberto realizou-se no passado sábado, 25 de maio, tendo contado com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e do vereador do ambiente, João Brito.
No reservatório de abastecimento de água da Estação, a chefe da Divisão de Águas, Saneamento e Resíduos, Edite Moniz, explicou, de forma sintetizada, como é feito o abastecimento de água à Marinha Grande, desde a captação, tratamento e armazenamento, até à rede de distribuição.
A zona de abastecimento da Estação é composta por 2 furos de captação, um reservatório elevado e dois apoiados. Abastece cerca de 11 200 habitantes, pertencentes às zonas de Casal do Osso, Casal Malta, Embra, Trutas, Amieira, Pêro Neto, Marinha Pequena e Albergaria. Nesta instalação são tratados e fornecidos à população cerca de 1 400m3 de água por dia. 

Evidenciou a qualidade da água abastecida aos munícipes do concelho e esclareceu que a tonalidade acastanhada que, ocasionalmente surge em algumas zonas, está relacionada com a geologia desta zona costeira e nada tem a ver com contaminações que possam colocar em causa o abastecimento de água à população.

O Plano de Controlo de Qualidade da Água é aprovado, anualmente, pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e pela Autoridade de Saúde. Estas entidades, garantem ainda a fiscalização e controlo da correta implementação do plano assim como dos resultados de qualidade da água obtidos. O controlo de qualidade da água começa à boca dos furos de captação e vai sendo acompanhada ao longo da rede até à torneira do consumidor. Os resultados da qualidade da água são públicos e podem ser consultados na página do município.

O abastecimento de água no concelho é da exclusividade do Município da Marinha Grande. O sistema é composto por 11 furos de captação (que captam, na sua totalidade, cerca de 3.623.978 m3/ano), 13 reservatórios, 6 zonas de abastecimento, 6 estações de tratamento (para desinfeção e correção de PH) e 350 km de rede.

Nas instalações da ETAR, a coordenadora de Comunicação, Imagem e Educação Ambiental da AdCL, Lisete Oliveira,  demonstrou como é feito o tratamento das águas residuais, por via de processos naturais com recurso a microrganismos que removem a matéria orgânica, para que a água daí resultante possa ser devolvida ao meio hídrico ou reutilizada para outros fins que não o consumo humano. Em 2023, esta infra-estrutura recebeu uma média diária de 870 m3 de águas residuais, das quais 843 m3 foram reutilizadas internamente, nomeadamente na lavagem de equipamentos e rega.

Alertou, também, para os problemas que acarreta ao processo de tratamento a deposição na rede de saneamento de toalhitas (mesmo as que fazem referência a serem biodegradáveis), cotonetes, cabelos ou óleos. Cada coisa no seu lugar e o lixo não é no esgoto.

O sistema de drenagem de águas residuais domésticas do concelho é composto por cerca de 230 km de coletores e 6 estações elevatórias, sendo o tratamento assegurado pela AdCL.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

FESTAS DA CIDADE NA MARINHA GRANDE COMEÇAM NO DIA 29 DE MAIO

 As Festas da Cidade da Marinha Grande regressam ao Parque do Cerca, de 29 de maio a 2 de junho, apresentando, como habitualmente, animação cultural diversificada, atividades infantis e radicais, artesanato, divulgação de associações, comércio e empresas, áreas da Gastronomia e da Doçaria.
Este ano, o evento organizado pelo Município da Marinha Grande, cuja entrada é livre e gratuita, conta com cinco dias de animação e uma vasta programação, distribuída pelos dois palcos do evento - Palco Cidade e Palco Stephens – que acolhem os cabeças de cartaz e um vasto leque de artistas e grupos locais, envolvendo mais de 300 artistas/participantes.
As Festas da Cidade englobam, também, animação infantil, sensibilização ambiental e pedagógica e uma Fun Zone com iniciativas lúdicas e radicais, para o público mais jovem e adultos. Pela primeira vez, haverá uma área dedicada às Artes - Canto das Artes - com atividades para as famílias, jogos tradicionais, demonstrações artísticas, música, entre outras.
A tenda da área da Gastronomia, com 135 metros de comprimento, acolhe a esplanada e o Palco Stephens. No total, existem 32 tasquinhas de Gastronomia, 14 stands de Doçaria e Licores, 2 stands da área da Saúde, 1 Posto de Socorro e 2 stands da área de Ensino, dinamizados por associações/instituições do concelho, 11 stands da área Empresarial, uma área dedicada ao artesanato, uma tenda para exposição de produtos e serviços comerciais e uma área de venda ambulante.

As Festas da Cidade da Marinha Grande continuam a afirmar-se como um EcoEvento, o primeiro 
reconhecido e apoiado pela Valorlis, desde 2015, pelo compromisso de redução do impacto ambiental, através da gestão adequada dos resíduos produzidos durante o mesmo, contando com a existência de diversos locais para correta separação destes resíduos. 

Durante o evento, a Valorlis marca a sua presença com a existência de monitores de sensibilização 
ambiental, que alertam o público para as boas práticas da reciclagem, promovendo, igualmente, a Missão Especial Recyclebingo, “Reciclar é na Festas da Cidade”, criada pela Valorlis e dedicada ao certame.

Este ano, a TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande disponibiliza de forma gratuita o serviço especial de transporte para as Festas da Cidade, com viagens de 30 em 30 minutos, entre os estacionamentos do Parque Municipal de Exposições e do Estádio Municipal ao Parque da Cerca.

FESTAS DA CIDADE DA MARINHA GRANDE 2024
PROGRAMA

29 de maio . quarta-feira
Atividades culturais, música ambiente, gastronomia, doçaria, área empresarial, área da saúde, área de venda ambulante e tenda de exposição de produtos e serviços comerciais.

18h00 . Abertura do evento, com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande 

PALCO STEPHENS
18h30 . Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro
19h30 . Grupo de Cavaquinhos “Verde Pinho” da Marinha Grande
20h30 . Beatrice Constantin e Rairton Lima
00h00 . DJ's Psychosisters

PALCO CIDADE
21h30 . MadFlirt
22h30 . D.A.M.A

30 de maio . quinta-feira (feriado)
Animação infantil, atividades lúdicas e radicais, artesanato, atividades culturais, música ambiente, gastronomia, doçaria, área da saúde, área empresarial, área de venda ambulante e tenda de exposição de produtos e serviços comerciais.

CANTO DAS ARTES
Horário – 10h30- 18h00
Jogos tradicionais, Demonstrações artísticas 
10h30 . Atividades para famílias
11h30 . Terapia dos Sons “Taças Tibetanas” 
14h30 . Atelier de vidro “Vamos Experimentar o Vidro” – Associação “A Toca dos Esquilos e Pé Descalço”
16h00 . Miniconcerto acústico – João Prazeres

PALCO STEPHENS
12h00 . Animação de Rua com a Dixie Band West Notes 
14h00 . “Os Penetras” – Clube de Música da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte 
15h00 . Hip Hop – Estúdio Forma Fit
17h30 . Wazabi – Acústico 

PALCO CIDADE
19h30 . Hermosa Beach
20h30 . Song Raiders
21h30 . Sons de Cá, convidam Nuno Barroso (Além Mar)
Silvina Pereira, Vanessa Monteiro, Bia Bárbara, João Miguel Pereira, José Carlos Duarte, Gil Pinto Ribeiro, Nuno Gonçalves, Neuton Marques e Gil Reis.

31 de maio . sexta-feira
Atividades culturais, música ambiente, gastronomia, doçaria, área empresarial, área da saúde, área de venda ambulante e tenda de exposição de produtos e serviços comerciais.

PALCO STEPHENS
19h00 . Filarmónica Recreativa Amieirinhense
20h00 . Carlos Vicente 
00h00 . DJ Ac

PALCO CIDADE
21h30 . Apartirtudo convida Sara Ribeiro
22h30 . Julinho KSD 

1 de junho – sábado
Animação infantil, atividades lúdicas e radicais, artesanato, atividades culturais, música ambiente, gastronomia, doçaria, área da saúde, área empresarial, área de venda ambulante e tenda de exposição de produtos e serviços comerciais.

CANTO DAS ARTES
Horário – 14h00- 18h00
Jogos tradicionais, demonstrações artísticas, Footgolf
14h30 . Atelier Pintura com materiais da natureza - Associação “A Toca dos Esquilos e Pé Descalço”
15h30 . Construção de Barcos e Largada de barcos no Lago da Cerca  - Atividade familiar  - Associação “A Toca dos Esquilos e Pé Descalço”
18h00 . Miniconcerto – Beatrice Constantin

PALCO STEPHENS
12h30 . Animação de Rua com a Marching Band
14h30 . Bênção das Pastas – A.E. ISDOM
16h30 . Orquestra Juvenil da Marinha Grande
19h30 . Grupo de Cavaquinhos Musicordem
00h00 . DJ Nuno Fernandez

PALCO CIDADE
21h30 – Rua Direita
22h30 – Calema

2 de junho - domingo
Animação infantil, atividades lúdicas e radicais, artesanato, atividades culturais, música ambiente, gastronomia, doçaria, área da saúde, área empresarial, área de venda ambulante e tenda de exposição de produtos e serviços comerciais.

CANTO DAS ARTES
Horário – 14h00- 18h00
Jogos tradicionais, demonstrações artísticas, Footgolf
14h30 . Miniconcerto – Sérgio Bento
15h30 - “A Cadela Amarela e os vários Amigos dela” – História contada e teatralizada com marionetas de vidro – Associação “A Toca dos Esquilos e Pé Descalço”
 
PALCO STEPHENS
12h00 . Animação de Rua com a Dixie Band West Notes 
14h00 . “Cantores Sem Idade” da Projectos de Vida Sénior
15h00 . Rosales Ballet

PALCO CIDADE
10h30 . Eucaristia
16h00 . Zumba com Anabela Cantanhede
16h30 . Gualter’s Dance
17h00 . Zumba com Filipa Carvalho
18h00 . Toy

OUTRAS ATIVIDADES ANIMAÇÃO INFANTIL - ATIVIDADES LÚDICAS E RADICAIS  
30 de maio, 1 e 2 de junho 
10h00 às 19h00 
Insufláveis, equipamentos, jogos
 - Insuflável “Combo” 
- Insuflável “Pista de Obstáculos” 
- Mega Trivial de alimentação sustentável 
- Jogo de Pesca Sustentável
- Trikkers - Separação de lixos 
- Jogo da Memória 

FUN ZONE 
Dia 29 e 31 de maio, das 18h00 às 00h00
Dia 30 de maio e 2 de junho, das 14h00 às 21h00
Dia 01 de junho, das 14h00 às 00h00
 - Torre Multiatividades
- Matraquilhos Humanos 
- Bungee Run

ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
ESPAÇO VALORLIS – RECICLAGEM EM AÇÃO 
30 de maio, 1 e 2 de junho 
15h00-18h00
Presença de monitores de sensibilização ambiental que interagem com o público em geral, mobilizando-o para uma ação comprometida com base nos valores, princípios e práticas sustentáveis do evento.

MISSÃO ESPECIAL RECYCLEBINGO - “Reciclar é na Festas da Cidade”
Recycle BinGo é uma app que premeia quem recicla, e a Valorlis criou uma Missão Especial Recyclebingo dedicada ao evento: “Reciclar é na Festas da Cidade”. 

30 de maio
DIA ABERTO ÀS INSTALAÇÕES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ETAR - "VENHA DESCOBRIR O CICLO URBANO DA ÁGUA! DO ABASTECIMENTO AO SANEAMENTO."
10h30 . Visita ao Reservatório de Abastecimento de Água da Estação
11h30 . Visita à ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais da Zona Industrial de Casal da Lebre 
Ponto de encontro: Reservatório de abastecimento de água da Estação, localizado na Rua Vasco da Gama
A visita inicia no Reservatório de abastecimento de água, onde será possível visitar um furo de captação de água, um reservatório com estação de tratamento e o sistema de bombagem para outro reservatório e para a rede pública. Segue-se a visita para a ETAR, na Rua de Portugal, onde será possível observar o processo de tratamento de águas residuais domésticas desde a entrada na ETAR até ao lançamento do efluente tratado na ribeira.

Organização: Município da Marinha Grande
Patrocinador oficial: Sociedade Central de Cervejas – Sagres 
Parceiros: Associações e Entidades do Concelho 
Apoios: ADCL - Águas do Centro Litoral, Bombeiros Voluntários do Concelho, Delta Cafés, Junta de Freguesia da Marinha Grande, PSP – Polícia de Segurança Pública, SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande, Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A..

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Universidade de Coimbra avalia impacto ambiental do ciclo de vida de diferentes tecnologias de motores elétricos

 

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a avaliar o impacto ambiental do ciclo de vida de diferentes tecnologias de motores elétricos.

Até ao momento, os resultados obtidos mostram que os motores síncronos de relutância (SynRM) com eficiência IE5 (maior nível de eficiência normatizado) apresentam uma maior eficiência operacional, mas têm maiores impactos ambientais na fabricação.

«Esta questão deve-se fundamentalmente a duas possibilidades: a primeira, é a utilização de mais materiais para a redução de perdas, e a segunda, é pela utilização dos materiais específicos, como os ímanes permanentes de Neodímeo-Ferro-Boro. Para a extração e processamento de neodímio os impactos são elevados, tanto na terra como na água», revela Danilo de Souza, aluno de doutoramento do Institute of Energy and Environment (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, de Erasmus no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da FCTUC.
De acordo com o estudante internacional, «os motores síncronos de ímanes permanentes (PMSMs) apesar de serem os mais eficientes, têm um impacto ambiental mais significativo, especialmente no fabrico e eliminação, devido à extração de metais de terras raras e aos desafios da reciclagem».


Um dos principais objetivos do projeto passou por avaliar os impactos ambientais do ciclo de vida de diferentes tecnologias de motores elétricos, comparando motores de gaiola de esquilo de indução (SCIM), que representam aproximadamente 95% dos motores utilizados na indústria, com eficiência IE3 (nível mínimo de eficiência permitido), motores SynRM e PMSM, com eficiência IE5.

Desta forma, explica o investigador, «tentámos compreender os impactos ambientais destas tecnologias, desde a extração de matérias-primas, passando pela produção, pela etapa mais impactante, que é eficiência energética do uso, até à fase de fim de vida, sendo considerado o descarte ou os cenários de reciclagem. Tipicamente, analisa-se apenas a etapa de uso, acabando por se negligenciar as demais. Portanto, esta investigação acaba por contribuir para que esta questão seja ultrapassada», acredita.

Além disso, este projeto destaca ainda a necessidade de considerar os impactos ambientais na seleção de tecnologias para sistemas de acionamento de carga, reforçando a eficiência e a sustentabilidade ambiental como critérios relevantes em todas as etapas da vida dos motores elétricos.

«Isto é crucial para promover a adoção de produtos energeticamente eficientes e sustentáveis no mercado europeu, alinhando-se com as metas de eficiência energética e a redução de emissões de gases de efeito estufa», conclui.

Esta investigação contou com a participação ativa da FCTUC, tendo sido orientada por Aníbal Traça de Almeida (ISR), e apoiada pelos investigadores João Fong (ISR) e Carlos Hernandez, do Centro para a Ecologia Industrial (CIE-FCTUC).

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

ANDRÉ SANTOS ATLETA DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE PARTICIPOU NO TRAIL ANADIA CAPITAL DO ESPUMANTE


Numa organização pelo Clube Saca Trilhos Anadia, com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, da União de freguesias de Arcos e de Mogofores, da junta de freguesia da Moita, da junta de freguesia de Avelãs de Cima, realizou-se no dia 26 de maio, o Trail Anadia Capital do Espumante 2024, com 3 distâncias competitivas integradas nos diversos Circuitos Nacionais da Associação de Trail Running de Portugal e uma caminhada.
Participou nesta competição o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, André Santos na prova de Trail Curto - Nova Casa dos Leitões, cumprindo a distância de 21km, terminando no 103° masculino e 20° MSenior.

Com o apoio:
Streetsport Animação Turística
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


Marinha Grande | ANIMAÇÃO COM NINA TOC TOC, MAIOR AQUÁRIO MÓVEL DA EUROPA E MUITAS BRINCADEIRAS SEMANA DA CRIANÇA FOI UM SUCESSO

 A Semana da Criança, com o tema "Brincando e Aprendendo", promovida pelo Município da Marinha Grande, de 22 a 25 de maio, no Parque da Cerca, confirmou-se um sucesso, tendo sido participada por milhares de crianças e adultos.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, faz um balanço positivo da iniciativa, salientando que “a Semana da Criança é mais do que o conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas realizadas, tendo sido o reflexo do nosso compromisso com a educação, que reconhece a importância de proporcionar locais de aprendizagem seguros, informais e estimulantes, pelo que consideramos fundamental continuar a investir no desenvolvimento integral das nossas crianças, assegurando-lhes um futuro cheio de oportunidades”.

Aurélio Ferreira expressa o seu “profundo agradecimento a todos os que se envolveram na organização e concretização das diversas atividades, sem os quais não seria possível tornar esta semana memorável e que refletem o trabalho de parceria e em rede que temos procurado fomentar”.
Durante quatro dias, foram dinamizadas muitas atividades, entre as quais a exposição do Fluviário, o maior aquário móvel da Europa; espetáculos; jogos tradicionais; sensibilização ambiental; ações de educação emocional e alimentar; experiências práticas e imersivas; stands com gastronomia e animação.
No dia 25 de maio, para o encerramento, atuou a divertida e alegre cantora Nina Toc Toc, no seu primeiro concerto deste ano, que encantou as milhares de crianças presentes, com as suas músicas e histórias.
Para além da participação do público, entre os dias 22 e 24 de maio, a Semana da Criança contou com a visita de mais de 2100 crianças das escolas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.

A organização esteve a cargo do Município da Marinha Grande, que contou com o apoio de AE MG Grande Nascente; AE MG Poente; AE Vieira de Leiria; Águas Centro do Litoral; Associação de Futebol de Leiria; Associação Mais Heróis; Associações de Pais e Encarregados de Educação de Amieirinha, Casal Malta, Comeira, Francisco Veríssimo, Guilherme Stephens, Nery Capucho, Ordem, Pilado e Trutas; Clube de Atletismo Mónica Rosa; Clube de Karaté da Marinha Grande; Judo Clube da Marinha Grande; Junta de Freguesia da Marinha Grande; Polícia de Segurança Pública; SBR 1.º Janeiro; Super Quinas e Valorlis.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Visita ao Complexo Desportivo de São Jacinto e apresentação do projeto do Adro da Igreja local


Visita ao Complexo Desportivo de São Jacinto e apresentação do projeto do Adro da Igreja local.

Data: 26 de maio (segunda-feira)
Hora: 16h00
Local: São Jacinto

Esta segunda-feira, 26 de maio, pelas 16h00, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, visita o Complexo Desportivo de São Jacinto (piscina e pavilhão), que passou para a gestão da CMA, no quadro do Protocolo de Cooperação Especial<https://www.cm-aveiro.pt/municipio/comunicacao/noticias/noticia/protocolo-de-cooperacao-especial-entre-a-cma-e-a-junta-de-sao-jacinto> que esta Câmara firmou com a Junta de Freguesia de São Jacinto.
De seguida, pelas 17h00, será apresentado o projeto de requalificação do Adro da Igreja de São Jacinto.
Esta ação faz parte da visitas ao Município, que o Presidente da CMA realiza durante todo o mês de maio e que integram as celebrações do Feriado Municipal, que se assinalou a 12 de maio.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

OTÍLIA COSTA DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIU NA MEIA MARATONA DO DOURO VINHATEIRO

 

Numa organização da GlobalSport, realizou-se no dia 26 de maio, a 17ª Edição da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, apelidada de "A Mais Bela Corrida do Mundo" decorrendo entre as paisagens do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO.
Na distância da meia-maratona participou a atleta da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Otília Costa, completando os cerca de 21km em 2h01m18s, na 251ª posição da geral feminina e 37ª F40 entre mais de 1200 mulheres inscritas.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)