terça-feira, 4 de junho de 2024

XIX Feira Medieval de Silves. PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA EXPOSITORES DECORRE ATÉ AO DIA 13 DE JUNHO


O período de inscrições para participação de expositores na XIX Feira Medieval de Silves decorre até ao próximo dia 13 de junho. O evento, promovido pela Câmara Municipal de Silves, realiza-se de 09 a 17 de agosto de 2024.
A inscrição deverá ser efetuada online em www.feiramedievaldesilves.pt, plataforma onde estão, também, disponíveis diversos documentos essenciais para a formalização da inscrição, como o formulário, dossiê de expositor e regulamento da Feira. Após análise das candidaturas, a organização comunicará a sua decisão por via eletrónica a partir do dia 15 de junho.

O telefone 282 440 800 (ext. 2743, 2744, 2746) e o endereço de correio eletrónico feira.medieval@cm-silves.pt são os contactos disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informação adicional sobre a iniciativa.

 

CCDR CENTRO PROMOVE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS

 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove amanhã, dia 5 de junho, na Universidade de Aveiro, a nona edição do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas. Este concurso pretende eleger o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2024” entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da região e tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e fomentar o empreendedorismo. É uma forma eficaz de incentivar a criatividade, além de proporcionar aos alunos uma oportunidade de colocar em prática os seus conhecimentos e habilidades empreendedoras.

Durante o ano letivo 2023/2024, várias escolas básicas, secundárias e profissionais promoveram diversas ações de sensibilização para o empreendedorismo, junto da população escolar, com o acompanhamento dos respetivos professores. As ações ao nível de escola culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio e posteriormente nos concursos intermunicipais, com a indispensável colaboração das Comunidades Intermunicipais. Na final regional são apresentadas as ideias de negócio que representam cada uma das Comunidades Intermunicipais do Centro.

O júri que selecionará os premiados é composto por individualidades com reconhecido mérito na promoção do empreendedorismo na região Centro. A avaliação de cada ideia de negócio apresentada terá em consideração o grau de inovação, a exequibilidade, o impacte para o território e a sua estruturação e desenvolvimento.

Programa

14h30 – Boas Vindas

14h45 – Apresentação das Ideias de Negócio

15h15– Testemunho de Empreendedor

15h30 –Apresentação das Ideias de Negócio

16h00 – Lanche

16h30 – Entrega dos Prémios

16h45 – Sessão de Encerramento

Resumo das Ideias Finalistas a concurso

Beira Baixa

Agrupamento de Escolas Amato Lusitano - Castelo Branco

Ideia de Negócio: Dispositivo de salvamento - LORATRATOR

O Dispositivo de salvamento – LORATRATOR é um sistema que permite identificar e sinalizar acidentes com veículos agrícolas. O objetivo principal é reduzir o número de mortes em acidentes. Este sistema utiliza a tecnologia LORA - protocolo de comunicação sem fios de longo alcance e de baixa potência, para dispositivos de radiofrequência, sem a necessidade de uma ligação à internet. O dispositivo é constituído por uma estação base e por um (ou mais) dispositivo acoplado ao veículo agrícola, este só envia alertas quando ocorre uma rotação (eixo z) superior a 80º, para a estação base, e posteriormente envia a geolocalização.

Beiras e Serra da Estrela

Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Lda.

Ideia de Negócio: EXTRA 300 - FallSeeds

O projeto designado por “FallSeeds” consiste em projetar e desenvolver um aeromodelo com uma comporta para libertação de sementes para reflorestação da Serra da Estrela. O projeto envolve o design e construção de um aeromodelo capaz de transportar e lançar sementes de forma controlada sobre áreas específicas da Serra da Estrela.

Oeste

Escola Secundária Josefa de Óbidos

Ideia de Negócio: Cerâmica Inclusiva

A ideia de negócio visa ajudar pessoas com deficiência, que aos 18 têm de sair da escola, de forma a dar-lhes a oportunidade de se integrarem na sociedade. O projeto consiste na abertura de um espaço onde estes jovens irão criar peças de cerâmica de forma a estarem ocupados. Cada um trabalhará as horas possíveis e de acordo com a sua condição. Para o efeito, prevê-se uma parceria com as fábricas de faianças de Caldas da Rainha.

Região de Aveiro

Escola Profissional de Aveiro | Polo Sever do Vouga

Ideia de Negócio: Pedal Turístico

Este projeto inovador apresenta uma bicicleta estática que promove a saúde e o bem-estar através do exercício físico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Cada pedalada converte energia cinética em eletricidade. A energia acumulada transforma-se em iluminação para o espaço circundante, representando o esforço físico dos participantes, alimentando um tablet que exibe informações turísticas interativas sobre o município e possui, também, uma estação de carregamento para telemóveis embutida.

Região de Leiria

Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal

Ideia de Negócio: Portable Football Arena

O projeto incorpora uma solução de seis balizas que permitem o treino dos jogadores em qualquer lugar. Pretende-se melhorar as capacidades de passe/remate, tempo de reação e precisão dos jogadores, num ambiente dinâmico onde é possível a monitorização da evolução do desempenho de cada atleta.

Viseu Dão Lafões

Escola Secundária de Tondela

Ideia de Negócio: SMART FEED PETS

O projeto prevê a criação de um alimentador inteligente de comida sólida para cães e gatos, com tecnologia IOT, integrando entre outras funcionalidades, o controlo por reconhecimento facial, controlo por voz, controlo remoto, controlo manual e leitura do microchip e temporizador.

Local: Auditório do DeCA - Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro


*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão/Divisão de Comunicação



Aveiro | Ação de sensibilização Ambiental – “O saco não tem pernas”; Semana Internacional dos Arquivos - Museum of Us


I – Ação de sensibilização Ambiental – “O saco não tem pernas”
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Veolia deram hoje início à campanha de sensibilização ambiental “O saco não tem pernas”, que tem como principal finalidade sensibilizar os Munícipes a terem os devidos cuidados e encaminhamento dos resíduos, nomeadamente na deposição dos sacos com lixo nos contentores próprios.

Todos os sacos que sejam abandonados na via pública, nomeadamente nas ruas mais centrais da nossa Cidade, onde o problema é recorrente, não será recolhido e será identificado com um autocolante da campanha “O saco não tem pernas”. O objetivo passa por sensibilizar os Cidadãos para a importância de colocar os sacos do lixo, bem atados, dentro do respetivo contentor ou ecoponto.

A CMA e a Veolia pretendem, com esta ação melhorar a limpeza urbana e gestão dos resíduos na nossa Cidade e evitar o abandono indevido de sacos com lixo nas ruas que pode causar diversos problemas ambientais e de saúde pública, afetando, também a imagem da Cidade.

Recorde-se que a CMA tem feito uma forte aposta nesta área, quer através do investimento em infraestruturas e equipamentos específicos para uma adequada deposição e recolha dos resíduos, quer na promoção da consciencialização da população e dos comerciantes sobre a importância do correto encaminhamento dos resíduos.

Este esforço foi, inclusivamente, reconhecido pela ERSAR - Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos com o Selo da Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor), referente à avaliação do serviço no ano de 2022. Um prémio atribuído apenas a seis instituições em todo o País, distinguindo a CMA entre as mais de 300 entidades gestoras existentes a nível nacional.

II – Semana Internacional dos Arquivos - Museum of Us
A Câmara Municipal de Aveiro vai assinalar Semana Internacional dos Arquivos com a realização de várias atividades de promoção dos arquivos e do Arquivo Municipal. Esta ação integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

De 7 a 9 de junho serão desenvolvidas diferentes ações, destacando-se o Projeto “Museum of Us” um repositório de memória coletiva de Aveiro, construído de forma colaborativa.
O programa da Semana Internacional dos Arquivos começa no dia 7 de junho, sexta-feira, com uma Mesa Redonda subordinada ao tema “A Evolução dos Arquivos”, com início pelas 14h30 no ATLAS Aveiro.
A moderação estará a cargo de Pedro Penteado, Diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da Direção Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas, e contará com duas intervenções: “Políticas em Arquivo” por Carlos Guardado da Silva, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; e “Preservação Digital” por José Carlos Ramalho, Professor da Universidade do Minho.
Sábado das 9h30 às 17h00 terá lugar, no ATLAS Aveiro, a Oficina “Como conservar Material Fotográfico” onde serão dadas orientações de como preservar os materiais fotográficos, salvaguardando a memória da Cidade. Trata-se de uma palestra sobre Conservação de materiais fotográficos com lugar à execução de trabalhos práticos no Arquivo Municipal. A oficina será orientada por Luís Pavão um dos maiores especialistas do país em conservação e restauro deste tipo de materiais.
Para participar nesta oficina será necessário proceder a inscrição prévia para arquivo.municipal@cm-aveiro.pt<mailto:arquivo.municipal@cm-aveiro.pt>.
A partir do dia 9 de junho, no site do Arquivo Municipal de Aveiro (arquivo.municipal@cm-aveiro.pt|<mailto:arquivo.municipal@cm-aveiro.pt|> www.cm-aveiro.pt|https:arquivo.cm-aveiro.pt<http://www.cm-aveiro.pt|https:arquivo.cm-aveiro.pt>) poderá conhecer e participar na criação o Projeto “Museum Of Us”, um Repositório de Memória Coletiva de Aveiro.

Semana Internacional dos Arquivos
O Dia Internacional dos Arquivos teve o seu início numa celebração instituída pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos.
O objetivo da Semana Internacional dos Arquivos é proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação dos Arquivos, dar a conhecer o seu contributo para o desenvolvimento das instituições e o seu papel na preservação da memória da humanidade.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

MUNICIPIO DE SILVES PUBLICA NOVO REGULAMENTO DOS PROGRAMAS MUNICIPAIS DE APOIO À REABILITAÇÃO URBANA


Procurando simplificar e facilitar o acesso aos programas de apoio à reabilitação urbana, o Município de Silves promoveu a concentração dos diferentes apoios à reabilitação urbana num único regulamento, que atualiza os valores de comparticipação financeira, integra melhorias de eficiência na tramitação dos procedimentos e reforça a sua aplicabilidade às especificidades do território, visando a promoção da coesão, atratividade e competitividade territorial.
Trata-se, assim, do regulamento n.º 614/2024, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 105, de 31 de maio, que altera os programas municipais de apoio à reabilitação urbana vigentes nas Áreas de Reabilitação Urbana do concelho de Silves para onde já foi aprovada a respetiva Operação de Reabilitação Urbana, em concreto, Silves, Alcantarilha, São Bartolomeu de Messines, Algoz e São Marcos da Serra.

As novas regras de operacionalização dos apoios à reabilitação urbana aplicam-se, para além das candidaturas ainda em apreciação, às operações urbanísticas de reabilitação urbana apoiadas financeiramente pelo Município de Silves, que ainda se encontrem em execução.

Com esta iniciativa, o Município de Silves reforça a sua estratégia de desenvolvimento, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), concretamente com o ODS 7 – Energias renováveis e acessíveis, o ODS 10 – reduzir as desigualdades, e o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, e com o propósito de tornar a reabilitação urbana mais acessível e atrativa, qualificando os aglomerados e garantindo a regeneração e vivificação dos mesmos, particularmente num contexto de escassez de habitação e de dificuldade no seu acesso.
 

“Encontro com as variedades tradicionais de Trigo e Centeio” nos campos da ESAC

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe amanhã, dia 5 de junho, a partir das 10h00, a Reunião Rede em ação – Encontro com as variedades tradicionais de Trigo e Centeio. Organizado pela ESAC e pela New Organic Planet, o encontro tem lugar, no período da manhã, no Ovil e Caldeirão desta instituição de ensino superior, e no período da tarde, no Auditório.
Este evento realiza-se no âmbito dos projetos CERTRA – Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais para uma Alimentação Sustentável em Portugal e LiveSeeding, estando previstos no seu programa a visita ao ensaio de variedades tradicionais de trigo e centeio instalado na área de Produção Agrícola Biológica da ESAC, a apresentação da origem do germoplasma e práticas culturais e ainda a avaliação das variedades em campo, através da aplicação SEEDLINKED.
A participação no evento é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do formulário disponível no link https://forms.gle/5eYKRars7XoPgi4S6.

*Pelo Gabinete de Comunicação da ESAC
Isabel Silva

No dia 03 de junho. Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede recebeu campeã olímpica Rosa Mota

 

A campeã olímpica Rosa Mota foi recebida pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, ontem, dia 03 de junho, nos Paços do Concelho.

A receção aconteceu no âmbito do convite feito pelo Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria para a atleta estar presente na cerimónia de encerramento dos “Jogos Olímpicos da Liberdade”, no Complexo Desportivo de Febres.

Rosa Mota esteve ainda na Feira Gandaresa e no Sarau Cultural que marcam o encerramento das atividades extracurriculares deste ano letivo do Agrupamento.

Helena Teodósio evidenciou a importância do desporto para a criação de regras, disciplina e valores nos mais jovens e agradeceu a presença de Rosa Mota, salientando a importância de ter uma campeã olímpica, uma atleta de renome mundial envolvida em ações de promoção do desporto junto dos mais novos.

A campeã olímpica agradeceu o convite e felicitou o trabalho que a autarquia tem vindo a fazer salientando que “vale a pena apostar no Desporto”.

A sessão contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.



A BYMS celebra o espírito de união com o lançamento do jersey o "12º jogador"

 A BYMS orgulha-se de anunciar o lançamento exclusivo do jersey "12", uma celebração viva da força coletiva que anima e vive o futebol - independentemente da popularidade da equipa.
 
Elegante, repleto de significado e destinado a capturar a imaginação de adeptos fervorosos, este jersey é uma homenagem à paixão indomável que alimenta os corações dos adeptos e jogadores.
 
Depois de ter sido criado por Miguel Soares o novo equipamento para a equipa “underdog” Torcatense, a versão simplificada deste Jersey passou a fazer parte da coleção da BYMS.  Segundo Miguel Soares ( ver história aqui), “Esta é uma equipa que desafia os gigantes com o poder verdadeiro da sua comunidade leal, e por isso fiquei muito feliz por poder criar este equpamento cheio de significado”.
 
Desenhada com um estilo que ecoa as glórias do passado e um olhar audacioso para o futuro, o número 12 é mais do que um número. Este jersey é um estandarte para os corajosos, um símbolo para os verdadeiros crentes do desporto e da vida - que sabem que, unidos, podem enfrentar qualquer adversidade.
 
Esta peça significa o despertar de uma história, o início de uma jornada e um convite a cada pessoa que vive uma paixão a vestir a sua fé e o seu apoio, não apenas nas arquibancadas, mas em todos os momento difícieis da vida.
 
Miguel Soares ,fundador da BYMS, acrescenta “Para mim é um orgulho criar um equipamento para uma equipa que me acolheu depois de ser dispnesado da 1ª liga. Isto é uma prova de que com paixão e apoio, se pode sempre superar as adversidades.”
 
Pode encontrar este jersey à venda no website da BYMS por 46€ em www.bymsbrand.com.

*Miguel Soares

Sobre a BYMS
A BYMS é uma marca portuguesa que se destaca no mundo da moda desportiva, conhecida pelo seu compromisso com a sustenabilidade, inovação e a celebração do espírito desportivo. Com cada criação, a BYMS reafirma o seu lugar como uma voz autêntica e influente na moda e no futebol.
 
 

No dia 03 de junho. Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede recebeu campeã olímpica Rosa Mota

 

A campeã olímpica Rosa Mota foi recebida pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, ontem, dia 03 de junho, nos Paços do Concelho.

A receção aconteceu no âmbito do convite feito pelo Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria para a atleta estar presente na cerimónia de encerramento dos “Jogos Olímpicos da Liberdade”, no Complexo Desportivo de Febres.

Rosa Mota esteve ainda na Feira Gandaresa e no Sarau Cultural que marcam o encerramento das atividades extracurriculares deste ano letivo do Agrupamento.

Helena Teodósio evidenciou a importância do desporto para a criação de regras, disciplina e valores nos mais jovens e agradeceu a presença de Rosa Mota, salientando a importância de ter uma campeã olímpica, uma atleta de renome mundial envolvida em ações de promoção do desporto junto dos mais novos.

A campeã olímpica agradeceu o convite e felicitou o trabalho que a autarquia tem vindo a fazer salientando que “vale a pena apostar no Desporto”.

A sessão contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.



10.º Fórum de Turismo Interno Vê Portugal começou com reuniões de negócios na Praia de Santa Cruz


Encontro prossegue hoje, com vários painéis de discussão em Torres Vedras.
Já começou a 10.ª edição do Fórum de Turismo Interno Vê Portugal! O magnífico espaço do Noah Surf House Portugal, na Praia de Santa Cruz, Torres Vedras, foi o cenário privilegiado para uma bolsa de contactos e reuniões B2B entre empresas de atividade turística.
Os operadores turísticos e as agências de viagens nacionais ficaram a conhecer a oferta turística da região Centro de Portugal, com especial incidência na sub-região Oeste, e puderam assim estabelecer oportunidades de negócio para o futuro.
Participaram nas reuniões cerca de 50 pessoas, entre buyers (da parte da procura) e suppliers (da parte da oferta), com dezenas de encontros a decorrer em simultâneo entre empreendimentos turísticos, restaurantes e empresas de animação turística regionais, além de representantes institucionais.
O Fórum Vê Portugal é uma organização anual da Turismo Centro de Portugal e decorre em Torres Vedras até à próxima quarta-feira. Os próximos dois dias serão preenchidos por vários painéis, no Teatro-Cine de Torres Vedras, que abordarão a situação atual e os desafios que se colocam ao turismo em Portugal. O tema deste ano é "Pontes para Gerar Entendimentos" -- um tema que não poderia ser mais atual no contexto internacional que se vive.
O programa completo do Fórum Vê Portugal pode ser acedido no site da Turismo Centro de Portugal, em www.turismodocentro.pt.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


 

Cantanhede | Atividades mobilizaram centenas de pessoas. Diversão e Encanto invadiram o Parque de S. Mateus na Festa da Criança e da Família

 

A Festa da Criança e da Família, realizada no sábado, dia 1 de junho, foi um evento repleto de alegria e diversão com várias atividades planeadas para proporcionar um dia inesquecível para as crianças e famílias no Parque de S. Mateus, em Cantanhede.

Centenas de crianças assistiram às atuações pontuais de grupos musicais e filarmónicas do concelho que participam no Festival Internacional de Dixieland. Com melodias animadas e ritmos contagiantes, a música animou a festa.

O programa incluiu exposições, oficinas, pinturas faciais, modelagem de balões, karaoke infantil “Pancinhas Karaoke”, insufláveis, parede de escalada e air bungee, karts, entre outras atividades desportivas.

A festa teve um “Carrinho dos Brinquedos” pela Sociedade Columbófila Cantanhedense, um ateliê Eco-Escolas, uma exposição de meios operacionais da GNR, Bombeiros e Proteção Civil, um mercadinho e aulas abertas de Pa-Kua e Krav Maga.

A componente cultural esteve, igualmente, em plano de destaque, com “As Cantigas da Minha Infância", por Cristiana e Rafa, o espetáculo musical “Volta ao Mundo”, pela Academia de Música de Cantanhede, o flashmob “Ser + FELIZ!”, uma demonstração de HIP-HOP, pela Sociedade Columbófila Cantanhedense, e as peças de teatro “O Grufalão”, pela Associação Escolíadas, e “Uma Aventura na Escola de Feitiçaria e Magia”, pela Atrapalharte (Cantanhede).

A Festa da Criança e da Família veio reforçar a importância dos momentos de lazer e de convívio familiar, oferecendo um dia repleto de memórias felizes para todos os presentes.

Este evento fortaleceu também os laços entre as pessoas, salientando a importância de manter os espaços públicos bem cuidados e acessíveis para o lazer e a diversão das famílias.

Trabalhos de pavimentação obrigam a desvio de trânsito; Festa Arte Nova de 8 a 13 de junho

 I – Trabalhos de pavimentação na Rua Conselheiro Luís de Magalhães obrigam a desvio de trânsito
Esta terça-feira, dia 4 de junho, estará vedado o acesso à Rua Conselheiro Luís Magalhães, entre as 09h00 e as 18h00, devido a obras de reforço do escoamento de águas pluviais e que vai obrigar a trabalhos de pavimentação.
A Câmara Municipal de Aveiro apela à boa compreensão dos automobilistas, pelos incómodos causados e sugere a utilização do circuito alternativo via Rua do Gravito, Rua Alberto Soares Machado e Rua Dr. Alberto Souto, em direção à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

II – Festa Arte Nova de 8 a 13 de junho

De 8 a 13 de junho, sábado a quinta-feira, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) celebra a Festa Arte Nova, cujo Dia Mundial se celebra a 10 de junho, com uma programação cultural intensa. Aveiro é Cidade Arte Nova Portuguesa de referência e por isso a CMA decidiu que o seu Museu Arte Nova terá entradas gratuitas nos cinco dias da Festa.

Aveiro tem, assim, duplo motivo para celebrar o dia 10 de junho. Se, antes de mais, é o Dia de Portugal, é também o Dia Mundial da Arte Nova. A efeméride, promovida pela Réseau Art Nouveau Network e envolvendo todos os membros da rede, comemora o espírito que preside ao movimento Arte Nova, nas suas diferentes manifestações e geografias. A partir do Museu Arte Nova e no contexto do programa Nova Arte Nova, preparamos um conjunto de atividades que evocam este dia e realçam a sua presença em Aveiro.

Do programa destaque para a realização de duas instalações: “Revisitar Mucha” de 8 a 13 de junho pelo Roteiro Arte Nova onde serão apresentados materiais publicitários relacionados com a Arte Nova em diferentes pontos da Cidade e ainda “Floratech” no dia 10 de junho no Coreto do Parque Infante D. Pedro. Trata-se de uma instalação artística imersiva do coletivo Persil Noir que despertará uma experiência estética e emocional. É uma celebração da beleza efémera das flores e da música como linguagem universal. Através da interação com as flores, os participantes poderão explorar a sua musicalidade, conectando-se com a arte.
Durante estes cinco dias serão apresentados vários espetáculos, dos quais destacamos o concerto “Paisagens Sonoras da Belle Époque” no dia 8 de junho, às 18h00 nas janelas e fachada do Museu Arte Nova. Neste recital, o espetador será convidado a percorrer as paisagens sonoras da época, experienciando sensações e obtendo impressões de obras de importantes compositores europeus como Debussy, Ravel ou Fauré. Samuel Marques e Vasyl Tsanko propõem ao público descobrir algumas das mais belas e elegantes melodias compostas na época da Arte Nova, com especial destaque para os países representados na Réseau Art Nouveau presentes em Aveiro.
No domingo, dia 9, no Rossio será apresentado o espetáculo de Novo Circo “Chá das Cinco” com sessões às 11h00 e às 15h00. Peça a cargo de “Coração nas Mãos”. Pelas 18h00 a Praça Dr. Joaquim Melo Freitas recebe o espetáculo da Companhia Maria Andrés “Frágil”, um espetáculo a solo de clown gestual e poesia que recorre às ferramentas de clown mais clássicas e as funde com novas linguagens como a poesia. À noite, 21h30, no Rossio, a nova criação de “Radar 360.º,
“iLUMiNADOS, vai reforçar o ato criativo das artes de rua com a utilização de candeeiros humanos, autónomos e espalhados por pontos estratégicos.
A 11 de junho, terça-feira, pelas 21h30, terá lugar a Gala de Ópera “Ecos da Belle Époque” no Mercado José Estevão. A “Plateia Protagonista” terá a honra de apresentar uma gala de ópera focada nas óperas do período Arte Nova. A música dos grandes compositores deste período sobe ao palco num concerto comentado e promete um excelente momento de fruição histórica e musical.
Por fim, realce para a inauguração da exposição “A transformação da Natureza” pelas 18h00 no Museu Arte Nova. Resultado do convite lançado aos parceiros da Réseau Art Nouveau Network, a exposição revela as diferentes abordagens da natureza que caracterizam cada uma das Cidades Europeias. Uma verdadeira viagem pela Europa e da perceção da Natureza no período da Arte Nova.  As Cidades apresentadas são Alcoi; Alesund; Aveiro; Bruxelas; Budapeste; Darmstadt; La Chaux-de-Fonds; Riga; Terrassa e Wiesbaden.

O programa completo da Festa Arte Nova está disponível aqui<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/eventos/festa-arte-nova-2024>.

*Simão Santana

Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nova edição leva à “cidade dos estudantes” uma masterclasse de introdução ao admirável mundo dos vinhos. Enóphilo Wine Fest regressa a Coimbra com mais de 30 produtores e 200 vinhos em prova

 22 de junho, das 15h00 às 20h00
 
Falta menos de um mês para o Enóphilo Wine Fest viajar até Coimbra e se instalar no Hotel Vila Galé para a 5.ª edição do certame na cidade e a 24.ª a nível nacional… O encontro vínico está marcado para o próximo dia 22 de junho, entre as 15h00 e as 20h00, e tem confirmada a presença de mais de 30 produtores nacionais de alta qualidade e segmento premium. Em prova vão estar cerca de 200 vinhos e a estreia, na cidade, de uma masterclasse de introdução a este admirável mundo vínico, destinada a estudantes universitários. Os bilhetes para a 5.ª edição do evento em Coimbra já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelo valor de 15 euros por pessoa, durante a pré-venda. No dia do evento, os preços sobem para os 20 euros.
Da Bairrada a Trás-os-Montes, passando pelos vinhos do Douro e Dão, o Enóphilo Wine Fest de Coimbra vai reunir um leque diversificado de vinhos dos mais conceituados produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país. O objetivo é proporcionar uma experiência vínica verdadeiramente memorável aos mais de 400 visitantes esperados, que terão, neste evento, uma oportunidade única de privar com alguns dos mais emblemáticos produtores do país e provar vinhos que se posicionam já num segmento premium do mercado.
Pela primeira vez, a organização leva à cidade dos estudantes a masterclasse “Imersão Vínica para Jovens”, tentando, desta forma, uma aproximação a novos consumidores, sensibilizando-os, simultaneamente, para a importância da apreciação e consumo moderados. A sessão é exclusiva a jovens universitários até aos 25 anos e requer inscrição prévia, através do seguinte formulário https://forms.gle/LJDAtHhk4w9cBak67, e o pagamento simbólico de 5 euros. Há apenas 12 lugares disponíveis.
Os bilhetes para o Enóphilo Wine Fest, recorde-se, têm um custo 15€, em pré-venda, e já estão disponíveis nos locais habituais e na Ticketline, em: https://ticketline.sapo.pt/evento/enophilo-wine-fest-2024-coimbra-79884. Espera-se uma participação entusiástica de apreciadores de vinho, tanto locais quanto visitantes.
 
Detalhes do evento:
•   Local: Hotel Vila Galé Coimbra
•   Data e Horário: 22 de junho, sábado, das 15h00 às 20h00
 
Lista de produtores presentes:
Val Moreira
Quinta dos Abibes
Joaquim Arnaud
Quinta de Paços
Duplo PR
Rosa da Mata / Qta da Ramalhosa
Quinta da Rabiana
Pedra Só
Casal das Aires / Somnium
Vale dos Ares / 100 Igual
Titan of Douro
Quinta do Escudial
1000 Curvas
Quinta do Paral
Montalegre
Quinta do Tamariz
Vinilourenço
Justino's
Villa Oeiras
Quinta do Infantado
Mainova
Desviso
Adega Marel
Chapeleiro
Casa Américo
Quinta da Giesta
Cizeron Wines
Guadelim
Aleixo Wines
 ----------------------------------
Sobre o Enóphilo Wine Fest
Enóphilo é uma marca registada por Luís Gradíssimo para a organização de eventos (Enóphilo Wine Fest, entre outros), formação e consultoria na área dos Vinhos. Umprojeto iniciado em 2013, que começou com um clube de vinhos, com formações de vinho, surgindo em 2015 o primeiro evento de prova, realizado em Lisboa, sob a designação de LX Wine Fest, com o objetivo de pôr em contacto produtores, enófilos e profissionais do setor. Em 2016, o evento estreou-se no Porto, enquanto Wine Fest by Wine Club Portugal. Em 2018, realiza-se a 1ª edição do evento em Coimbra, já sob a denominação de Enóphilo Wine Fest, e, em 2022, expandiu-se também para Braga. Em 2023 atingiu as 20 edições realizadas, estreando em 2024 uma nova localização – Vilamoura, Algarve.
 
Luís Gradíssimo, natural de Loulé, com formação em Engenharia Informática, mas há mais de uma década que se dedica ao vinho, tendo feito formação em Gestão (MBA e Wine Business Management), Vinhos (WSET), Gastronomia (Le Cordon Bleu) e Enogastronomia (HEG/DUGGAT). Criador e responsável da marca Enóphilo com a qual assina eventos, formação e consultoria na área do vinho, com destaque para o Enóphilo Wine Fest (Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Vilamoura) e para o Brut Experience (concurso internacional de espumantes), entre outros, como o Vinho na Vila. Formador certificado e autor da página Luís Gradíssimo - Vinho & Gastronomia (gradissimo.substack.com) e dos livros Enogastronomia (2020), Bruto: o espumante à mesa (2021) e Generoso: o vinho fortificado à mesa (2023).

*Susa Monteiro