terça-feira, 4 de junho de 2024
XIX Feira Medieval de Silves. PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA EXPOSITORES DECORRE ATÉ AO DIA 13 DE JUNHO
CCDR CENTRO PROMOVE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove amanhã, dia 5 de junho, na Universidade de Aveiro, a nona edição do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas. Este concurso pretende eleger o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2024” entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da região e tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e fomentar o empreendedorismo. É uma forma eficaz de incentivar a criatividade, além de proporcionar aos alunos uma oportunidade de colocar em prática os seus conhecimentos e habilidades empreendedoras.
Durante o ano letivo 2023/2024, várias escolas básicas, secundárias e profissionais promoveram diversas ações de sensibilização para o empreendedorismo, junto da população escolar, com o acompanhamento dos respetivos professores. As ações ao nível de escola culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio e posteriormente nos concursos intermunicipais, com a indispensável colaboração das Comunidades Intermunicipais. Na final regional são apresentadas as ideias de negócio que representam cada uma das Comunidades Intermunicipais do Centro.
O júri que selecionará os premiados é composto por individualidades com reconhecido mérito na promoção do empreendedorismo na região Centro. A avaliação de cada ideia de negócio apresentada terá em consideração o grau de inovação, a exequibilidade, o impacte para o território e a sua estruturação e desenvolvimento.
Programa
14h30 – Boas Vindas
14h45 – Apresentação das Ideias de Negócio
15h15– Testemunho de Empreendedor
15h30 –Apresentação das Ideias de Negócio
16h00 – Lanche
16h30 – Entrega dos Prémios
16h45 – Sessão de Encerramento
Resumo das Ideias Finalistas a concurso
Beira Baixa
Agrupamento de Escolas Amato Lusitano - Castelo Branco
Ideia de Negócio: Dispositivo de salvamento - LORATRATOR
O Dispositivo de salvamento – LORATRATOR é um sistema que permite identificar e sinalizar acidentes com veículos agrícolas. O objetivo principal é reduzir o número de mortes em acidentes. Este sistema utiliza a tecnologia LORA - protocolo de comunicação sem fios de longo alcance e de baixa potência, para dispositivos de radiofrequência, sem a necessidade de uma ligação à internet. O dispositivo é constituído por uma estação base e por um (ou mais) dispositivo acoplado ao veículo agrícola, este só envia alertas quando ocorre uma rotação (eixo z) superior a 80º, para a estação base, e posteriormente envia a geolocalização.
Beiras e Serra da Estrela
Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Lda.
Ideia de Negócio: EXTRA 300 - FallSeeds
O projeto designado por “FallSeeds” consiste em projetar e desenvolver um aeromodelo com uma comporta para libertação de sementes para reflorestação da Serra da Estrela. O projeto envolve o design e construção de um aeromodelo capaz de transportar e lançar sementes de forma controlada sobre áreas específicas da Serra da Estrela.
Oeste
Escola Secundária Josefa de Óbidos
Ideia de Negócio: Cerâmica Inclusiva
A ideia de negócio visa ajudar pessoas com deficiência, que aos 18 têm de sair da escola, de forma a dar-lhes a oportunidade de se integrarem na sociedade. O projeto consiste na abertura de um espaço onde estes jovens irão criar peças de cerâmica de forma a estarem ocupados. Cada um trabalhará as horas possíveis e de acordo com a sua condição. Para o efeito, prevê-se uma parceria com as fábricas de faianças de Caldas da Rainha.
Região de Aveiro
Escola Profissional de Aveiro | Polo Sever do Vouga
Ideia de Negócio: Pedal Turístico
Este projeto inovador apresenta uma bicicleta estática que promove a saúde e o bem-estar através do exercício físico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Cada pedalada converte energia cinética em eletricidade. A energia acumulada transforma-se em iluminação para o espaço circundante, representando o esforço físico dos participantes, alimentando um tablet que exibe informações turísticas interativas sobre o município e possui, também, uma estação de carregamento para telemóveis embutida.
Região de Leiria
Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal
Ideia de Negócio: Portable Football Arena
O projeto incorpora uma solução de seis balizas que permitem o treino dos jogadores em qualquer lugar. Pretende-se melhorar as capacidades de passe/remate, tempo de reação e precisão dos jogadores, num ambiente dinâmico onde é possível a monitorização da evolução do desempenho de cada atleta.
Viseu Dão Lafões
Escola Secundária de Tondela
Ideia de Negócio: SMART FEED PETS
O projeto prevê a criação de um alimentador inteligente de comida sólida para cães e gatos, com tecnologia IOT, integrando entre outras funcionalidades, o controlo por reconhecimento facial, controlo por voz, controlo remoto, controlo manual e leitura do microchip e temporizador.
Local: Auditório do DeCA - Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro
Chefe de Divisão/Divisão de Comunicação
Aveiro | Ação de sensibilização Ambiental – “O saco não tem pernas”; Semana Internacional dos Arquivos - Museum of Us
MUNICIPIO DE SILVES PUBLICA NOVO REGULAMENTO DOS PROGRAMAS MUNICIPAIS DE APOIO À REABILITAÇÃO URBANA
“Encontro com as variedades tradicionais de Trigo e Centeio” nos campos da ESAC
No dia 03 de junho. Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede recebeu campeã olímpica Rosa Mota
A campeã olímpica Rosa Mota foi recebida pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, ontem, dia 03 de junho, nos Paços do Concelho.
A receção aconteceu no âmbito do convite feito pelo Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria para a atleta estar presente na cerimónia de encerramento dos “Jogos Olímpicos da Liberdade”, no Complexo Desportivo de Febres.
Rosa Mota esteve ainda na Feira Gandaresa e no Sarau Cultural que marcam o encerramento das atividades extracurriculares deste ano letivo do Agrupamento.
Helena Teodósio evidenciou a importância do desporto para a criação de regras, disciplina e valores nos mais jovens e agradeceu a presença de Rosa Mota, salientando a importância de ter uma campeã olímpica, uma atleta de renome mundial envolvida em ações de promoção do desporto junto dos mais novos.
A campeã olímpica agradeceu o convite e felicitou o trabalho que a autarquia tem vindo a fazer salientando que “vale a pena apostar no Desporto”.
A sessão contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.
A BYMS celebra o espírito de união com o lançamento do jersey o "12º jogador"
No dia 03 de junho. Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede recebeu campeã olímpica Rosa Mota
A campeã olímpica Rosa Mota foi recebida pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, ontem, dia 03 de junho, nos Paços do Concelho.
A receção aconteceu no âmbito do convite feito pelo Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria para a atleta estar presente na cerimónia de encerramento dos “Jogos Olímpicos da Liberdade”, no Complexo Desportivo de Febres. Rosa Mota esteve ainda na Feira Gandaresa e no Sarau Cultural que marcam o encerramento das atividades extracurriculares deste ano letivo do Agrupamento.
Helena Teodósio evidenciou a importância do desporto para a criação de regras, disciplina e valores nos mais jovens e agradeceu a presença de Rosa Mota, salientando a importância de ter uma campeã olímpica, uma atleta de renome mundial envolvida em ações de promoção do desporto junto dos mais novos.
A campeã olímpica agradeceu o convite e felicitou o trabalho que a autarquia tem vindo a fazer salientando que “vale a pena apostar no Desporto”.
A sessão contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.
10.º Fórum de Turismo Interno Vê Portugal começou com reuniões de negócios na Praia de Santa Cruz
Cantanhede | Atividades mobilizaram centenas de pessoas. Diversão e Encanto invadiram o Parque de S. Mateus na Festa da Criança e da Família
A Festa da Criança e da Família, realizada no sábado, dia 1 de junho, foi um evento repleto de alegria e diversão com várias atividades planeadas para proporcionar um dia inesquecível para as crianças e famílias no Parque de S. Mateus, em Cantanhede.
Centenas de crianças assistiram às atuações pontuais de grupos musicais e filarmónicas do concelho que participam no Festival Internacional de Dixieland. Com melodias animadas e ritmos contagiantes, a música animou a festa.
O programa incluiu exposições, oficinas, pinturas faciais, modelagem de balões, karaoke infantil “Pancinhas Karaoke”, insufláveis, parede de escalada e air bungee, karts, entre outras atividades desportivas.
A festa teve um “Carrinho dos Brinquedos” pela Sociedade Columbófila Cantanhedense, um ateliê Eco-Escolas, uma exposição de meios operacionais da GNR, Bombeiros e Proteção Civil, um mercadinho e aulas abertas de Pa-Kua e Krav Maga.
A componente cultural esteve, igualmente, em plano de destaque, com “As Cantigas da Minha Infância", por Cristiana e Rafa, o espetáculo musical “Volta ao Mundo”, pela Academia de Música de Cantanhede, o flashmob “Ser + FELIZ!”, uma demonstração de HIP-HOP, pela Sociedade Columbófila Cantanhedense, e as peças de teatro “O Grufalão”, pela Associação Escolíadas, e “Uma Aventura na Escola de Feitiçaria e Magia”, pela Atrapalharte (Cantanhede).
A Festa da Criança e da Família veio reforçar a importância dos momentos de lazer e de convívio familiar, oferecendo um dia repleto de memórias felizes para todos os presentes.
Este evento fortaleceu também os laços entre as pessoas, salientando a importância de manter os espaços públicos bem cuidados e acessíveis para o lazer e a diversão das famílias.
Trabalhos de pavimentação obrigam a desvio de trânsito; Festa Arte Nova de 8 a 13 de junho
Nova edição leva à “cidade dos estudantes” uma masterclasse de introdução ao admirável mundo dos vinhos. Enóphilo Wine Fest regressa a Coimbra com mais de 30 produtores e 200 vinhos em prova