sexta-feira, 7 de junho de 2024

PARCERIA DA MARINHA GRANDE E CABO VERDE FORMA JOVENS NO CENFIM

 Os 11 jovens de Cabo Verde que concluíram o curso de Operação e Programação CNC no CENFIM - Centro de Formação Profissional da Industria Metalúrgica e Metalomecânica, ao abrigo de um projeto de formação profissional na área da metalomecânica, dinamizado no âmbito da parceria entre o Município da Marinha Grande, o governo cabo-verdiano e aquela instituição de ensino, receberam os seus diplomas numa cerimónia realizada na manhã desta sexta-feira, 7 de junho, no Auditório do CENTINFE.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do presidente do IEFP de Portugal, Domingos Lopes; do presidente do IEFP de Cabo Verde, Paulo Santos; do presidente do Conselho de Administração do CENFIM, José Pedro Machado; do diretor nacional do CENFIM, Manuel Grilo; do diretor do Núcleo da Marinha Grande do CENFIM, Carlos Silva; do vice-presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Rafael Campos Pereira; entre outras entidades.
Na cerimónia, participada por cerca de 300 pessoas, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande enalteceu o resultado desta parceria, “que representa uma oportunidade única de contribuir para o desenvolvimento das capacidades técnicas e profissionais dos jovens cabo-verdianos, ao mesmo tempo que reforça os laços entre as duas comunidades”. A formação no CENFIM “permitiu promover o emprego qualificado, reforçando a competitividade das nossas indústrias e promovendo a inovação, que fica ao serviço da Marinha Grande e de Cabo Verde”.
A ocasião associou-se, também, à entrega de medalhas do 7.º CENFIM Skills e 5.º da Lusofonia, que envolveu 120 formandos dos 14 Núcleos do CENFIM, assim como de Angola, Cabo Verde e Moçambique, que concorreram a 10 profissões (construções metálicas, desenho industrial CAD, eletromecânico industrial, maquinação CNC, manutenção industrial, mecatrónica industrial, prototipagem, refrigeração e ar condicionado, robótica industrial, soltura).
O concurso CENFIM Silks foi criado pelo CENFIM em 2010, devido ao seu longo historial de participação nos Campeonatos Nacional, Europeu e Mundial das Profissões, para criar critérios internos para selecionar os melhores candidatos em cada uma das profissões.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

ALUNOS DA ESLOVÁQIUA RECEBIDOS NO MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE

 Teve lugar esta sexta-feira, 7 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Marinha Grande, a receção de uma comitiva de alunos e professores da Eslováquia, que se encontram a realizar um intercâmbio com o Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, no âmbito do projeto Erasmus+. 
Os elementos do projeto foram recebidos pela vice-presidente da Câmara, Ana Alves Monteiro, que falou sobre a importância do Erasmus+, para dar a conhecer o concelho, aos jovens de outros países e de diferentes culturas.
Cada escola participante tem, no seu programa, o desenvolvimento de abordagens relativas ao cumprimento do projeto "Environmental Sustainability Week”, para a reflexão e resolução de problemas sobre o ambiente e a sustentabilidade.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | PARABÉNS AOS VENCEDORES DO SORTEIO DO 25.º FESTIVAL DA CALDEIRADA E DO MAR!


É com grande alegria que o Município de Silves anuncia os vencedores do sorteio do 25.º Festival da Caldeirada e do Mar. Cada prémio é uma oportunidade de continuar a desfrutar das melhores experiências que Silves tem para oferecer:
1.º Prémio: Maria Teresa Fernandes, que desfrutou de uma refeição no Restaurante Hera, ganhou 4 pulseiras para entrada livre na Feira Medieval de Silves, que será realizada de 09 a 17 de agosto. Prepare-se para uma viagem na história!

2.º Prémio: José Maria Boto Machado, após uma refeição na Churrasqueira O Casarão, ganhou 4 bilhetes para uma sessão no Sunset Secret em 2024. A data da sessão será escolhida pelo vencedor, que deverá comunicar sua escolha via email ao setor de turismo da Câmara Municipal de Silves (turismo@cm-silves.pt).

3.º Prémio: António Garrido Gea, também após uma refeição na Churrasqueira O Casarão, foi premiado com 4 entradas para a peça de teatro "Reabriu a Pensão Luar do Cadoiço", que ocorrerá no Teatro Mascarenhas Gregório no dia 21 de setembro de 2024.

O Município de Silves felicita e endereça os parabéns aos felizes contemplados. Agradecemos a todos que participaram e celebraram connosco o Festival da Caldeirada e do Mar.

Continuem a acompanhar-nos para mais eventos e iniciativas emocionantes!

Feira do Livro de Aveiro 2024 com Ricardo Araújo Pereira; Novo espetáculo de dança de Catarina Miranda no Teatro Aveirense; Ações de mitigação do risco de incêndio e gestão combustível

 I – Ricardo Araújo Pereira, Manuel Alegre, Miguel Esteves Cardoso, Joana Marques e Luísa Sobral na 48ª edição da Feira do Livro de Aveiro

A iniciativa faz parte da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura

De 21 de junho a 7 de julho, a Praça do Rossio e o Mercado do Peixe, em Aveiro, recebem mais de 40 propostas multidisciplinares desde uma área de exposição e venda de livros, sessões de poesia a bordo de moliceiros, concertos, entrevistas, mesas de debate, apresentações de livros, conversas-concerto, programação infantil e dj sets. A entrada é gratuita.
Promovida pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a 48ª edição da Feira do Livro de Aveiro regressa a um dos locais mais emblemáticos da cidade, o Rossio. Depois das obras de requalificação, este novo espaço permite a reorganização dos expositores de forma a ter uma maior variedade e número de participantes, passando de 29 para 50 expositores, em relação a 2023.
Esta expansão implica uma diferente organização do espaço, permitindo a separação entre a feira e as atividades, que encontram o palco no Mercado do Peixe.
Nas palavras do presidente da CMA, José Ribau Esteves, “este é o momento certo para reinventar o evento, colocando a atenção na programação cada vez mais eclética e internacional, trazendo a Aveiro algumas das figuras mais relevantes da literatura de língua portuguesa”. O autarca acrescenta ainda que se “pretende o desenvolvimento de um evento literário e cultural que estimule o debate na cidade e convoque os cidadãos a refletir sobre o mundo em que vivemos.”
Com um universo temático focado na emigração, imigração, transnacionalidade, a arte da partida e os 500 anos de Camões, a Feira do Livro de Aveiro é o palco para o debate de alguns dos temas mais sensíveis da atualidade.
A sessão de abertura conta desde logo com a presença de Manuel Alegre. Ao longo de mais de duas semanas de programação, haverá ainda entrevistas e debates com nomes como Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Araújo Pereira, Dulce Maria Cardoso, Martim Sousas Tavares, Joana Marques, Rui Couceiro, Patrícia Reis, Isabel Rio Novo, Lauren Mendinueta e Luca Argel. Destaque ainda para a conversa “Rumo à Eternidade” entre o maior divulgador de ciência português, Carlos Fiolhais e um dos mais talentosos e promissores investigadores mundiais na área da biotecnologia e best-seller mundial, o dinamarquês Nicklas Brendborg (o mais jovem finalista do Royal Society Science Book Prize). O leque de convidados internacionais fica preenchido com nomes como Stênio Gardel (vencedor do National Book Award), Victor Vidal (vencedor do Prémio Leya 2023), Ondjaki e Tati Bernardi.
Na música, há espaço para três conversas-concerto com Ana Lua Caiano, os brasileiros Almério e Martins e Luísa Sobral, e ainda, uma escuta partilhada e comentada de algumas canções que marcaram os últimos 50 anos da democracia portuguesa por Luís Freitas Branco e Carlos Vaz Marques. A programação musical fica completa com dj sets e os espetáculos ao vivo de Samba Sem Fronteiras, Samba na Ria e “A Jigsaw”. Este último, com uma série de pequenos concertos de canções de marinheiros, de piratas, de pescadores, com artistas que há muito se dedicam a universos musicais intimamente ligados ao sentimento de partida.
A Feira do Livro de Aveiro aposta também nas Fanzines e no Universo do Fantástico. O ciclo de conversas “Bomba Zines”, com curadoria Zine City, foca-se na edição alternativa, com criadores e autores de fanzines de todo o país. Já o ciclo de conversas “Mundos Alternativos”, com curadoria da Convergência, traz autores do universo fantástico e da história especulativa como Nuno Almeida, David Soares, Luís Silva, Michel Alex e Mário Nuno Neves.
A programação fica completa com sessões de poesia a bordo dos tradicionais moliceiros, uma noite de autores aveirenses e o espaço infantil “Lilliput”, que este ano incorpora o Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância.
Todas as sessões têm entrada livre e decorrem no Mercado do Peixe, em simultâneo com o espaço de exposição e venda de livros, no Rossio. Toda a programação pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Aveiro e acompanhada através das redes sociais da Feira do Livro de Aveiro.

II – Novo espetáculo de dança de Catarina Miranda no Teatro Aveirense
Inspirada numa obra de teatro japonês clássico, a performance conta a história do fantasma de uma criança-guerreira que volta ao campo de batalha para vingar a sua própria morte. O espetáculo integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

A coreógrafa Catarina Miranda apresenta no Teatro Aveirense o seu novo espetáculo, ATSUMORI, uma peça de dança inspirada numa obra de teatro noh – uma forma clássica de teatro japonês –, com bailarinos a interagir num palco repleto de luzes e sombras. O espetáculo, uma iniciativa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, terá lugar esta sexta-feira, dia 7 de junho, às 21h30.
Esta obra de Catarina Miranda, uma das mais originais criadoras da dança contemporânea portuguesa, parte de uma peça japonesa escrita por Zeami Motokiyo no século XV, em que o fantasma de uma criança-guerreira volta ao campo de batalha para vingar a sua própria morte.
A criadora estudou esta peça em Kyoto, em 2018, e inspirou-se nela para desenvolver a sua própria narrativa, abordando a perda e o início de ciclos, bem como a atração pelo desconhecido. O quinteto de bailarinos recorre a palmas, apitos, faíscas, sussurros e chamamentos vocais, através de uma coreografia ritualista e rítmica.
O espetáculo conta com um jogo de sombras em que a luz cénica, desenvolvida por Letícia Sckrycky e Joana Mário, desempenha um papel essencial e é amplificado pela composição musical de Lechuga Zaphiro.


Consulte a programação de Aveiro 2024 em: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

III – Câmara promove ações de mitigação do risco de incêndio e gestão combustível
A Câmara Municipal de Aveiro informa que, desde o dia 28 de maio, que está a promover ações de gestão de combustível que inclui corte e remoção da vegetação nas faixas laterais de terrenos confinantes às vias Municipais de algumas localidades.
Estas ações integram-se no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de forma a evitar incêndios em terrenos cuja vegetação será elevada e junto às vias Municipais cuja consulta dos espaços pode ser efetuada nas sedes das Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal de Aveiro.
As ações de gestão de combustível são feitas na faixa lateral dos espaços florestais confinantes com as vias municipais abaixo indicadas, numa largura não inferior a 10 metros. Podem ser obtidas mais informações aqui<https://www.cm-aveiro.pt/cmaveiro/uploads/document/file/19250/edital_149_2024.pdf>.
Quintãs:
Rua do Lamarão;
Rua José Rosas.

Granja, Oliveirinha:
Rua do Raso;

Nariz:
Rua do Freixo;
Rua das Quintas,
Rua Dr. Manuel Seabra;
Rua Direita de Nariz;
Rua do Carral.

Verba:
Rua Direita de Verba.

Póvoa do Valado:
Rua do Chão Velho;
Travessa/Beco do Chão Velho;
Rua do Barreiro;
Rua Direita da Póvoa do Valado;
Rua do Chaimite.

Mamodeiro:
Rua da Cafelada;
Rua da Escola;
Estrada de acesso UMTB.

Granja, Nossa Senhora de Fátima:
Rua da Granja de Baixo.

Carregal:
Rua do Raso;
Rua das Rodas.

Taipa:
Rua do Barreiro.

Eirol:
Rua de Pero André;
Rua do Pinhal Senhora da Alumieira;
Rua do Carrajão.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “100 ANOS DE GUILHERME CORREIA” NO NÚCLEO DE ARTE CONTEMPORÂNEA

 O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugura a exposição “100 anos de Guilherme Correia”, no dia 14 de junho, pelas 10h30, que apresenta trabalhos da autoria das turmas CM1 e CM5 de Escola Básica de Casal de Malta.
“100 anos de Guilherme Correia” nasceu do desafio lançado pela curadora do Museu Joaquim Correia, aquando da participação das duas turmas numa das atividades promovidas pelo museu, em finais de outubro de 2023. Desde então, as professoras, os alunos e as suas famílias, embarcaram nesta aventura de descobrir Guilherme. 
Com ajuda do seu filho, Pedro Correia, continuaram à procura de respostas e a querer saber sempre mais sobre este grande artista marinhense. E nada melhor para nos aproximar da arte de Guilherme Correia, do que chamar artistas locais para ajudarem a descobrir novas técnicas e a desenvolver e explorar capacidades artísticas.

Ideia atrás de ideia, cada sessão do projeto “Pim, Pam, Pum… e as Artes!” permitiu experimentar e criar obras, inspiradas pelo artista. Esta exposição é o culminar de todo o caminho percorrido até aqui.

Ficha técnica:
Museologia e Museografia: CMMG 
Curadoria: Patrícia Pinho e Sílvia Silva 
Direção: Patrícia Pinho e Sílvia Silva 
Programação: CMMG
Gestão de Projeto: Patrícia Pinho e Sílvia Silva
Produção: turma 1 - 1.º ano - EB Casal de Malta: Ariana Mendes; Filipa Derelo; Francisco Gaspar; Frederico Nazaré e Inês; Geovana Miranda; Lara Suordem; Laura Pascoalinho; Maria João Barreto; Mateus Carvalho; Mateus Seco; Naísa Duarte; Pedro Sousa; Pietro Silva; Sofia Inácio; Sofia Cardoso; Tomás Bernardo; Ustym Kmet; Vasco Ventura; Yasmin Tavares. Turma 5 - 3.º ano - EB Casal de Malta: Ana Matilde Pereira; André Oliveira; Carlota Monteiro; Carolina Graça; Daniel Magalhães; Dinis Cardeira; Diogo Lourenço; Eva Maia; Inês Rodrigues; Isabella Lima; Lia Catarino; Martim Pais; Mateus Correia; Pedro Santos; Rafael Ventura; Rodrigo Martins; Santiago Beja; Tomás Nunes; Valentim Catarino; Vasco Roldão; Veronika Derkach.
Coordenação da Produção Audiovisual: CMMG
Montagem: Patrícia Pinho, Sílvia Silva e alunos das turmas CM1 e CM5 de EB Casal de Malta
Design Gráfico: CMMG
Produção Gráfica: CMMG
Apoio: Plano Nacional das Artes
Consultoria: Pedro Correia
Agradecimentos: Pedro Correia, Olinda Colaço, Vânia Colaço, Casa Museu 18 de janeiro de 1934, pais e encarregados de educação, familiares dos alunos (entrevistas), Cátia Cavaco
Público-alvo: comunidade em geral
Participação: livre e gratuita

A exposição “100 anos de Guilherme Correia” fica patente de 14 de junho a 5 de outubro de 2024, podendo ser visitada de quarta a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00 (últimas entradas às 12h30 e 15h30); e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Turismo do Centro felicita Leiria por ser o município convidado da BTL 2025


Escolha foi anunciada hoje na cerimónia anual de entrega de prémios da BTL. José Ribau Esteves é a Personalidade do Ano e o município de Coimbra recebeu uma menção honrosa.
A Turismo Centro de Portugal felicita a Câmara Municipal de Leiria, na figura do seu presidente, Gonçalo Lopes, por ser o Município Convidado da próxima edição da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, em 2025. O anúncio foi feito hoje durante a cerimónia anual de entrega de prémios da BTL.
A Turismo Centro de Portugal congratula também José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, por ter sido distinguido com o Prémio Personalidade, assim como o Município de Coimbra, que recebeu uma menção honrosa na categoria Criatividade, pelo stand que apresentou na BTL 2024.
Para Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, que esteve presente na cerimónia, "o Centro de Portugal é constituído por municípios que têm muito para oferecer aos visitantes. É o caso de Leiria que, muito justamente, vai ser um dos destaques da próxima BTL, a maior montra turística que acontece no nosso país. Felicito o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, pela distinção, que irá trazer grande notoriedade a Leiria”.
Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, salienta também as outras duas distinções do dia para a região: “Saúdo o município de Coimbra, pela menção honrosa relativa à participação na BTL deste ano, que foi criativa e inovadora. Deixo também uma saudação especial para o José Ribau Esteves, pelo merecido reconhecimento que lhe foi atribuído hoje”.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação



Castelo de Paiva | Evento com música, gastronomia e actividades culturais. VIII COUTO MINEIRO EM FESTA NO MONTE DE S. DOMINGOS


BANDA EUROPA ACTUA NO SÁBADO À NOITE

A exemplo de anos anteriores a aposta será forte, e numa iniciativa desenvolvida pela União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, realiza-se nos dias 14, 15 e 16 de Junho, junto ao Santuário de S. Domingos da Serra, na Raiva, o grande evento “ COUTO MINEIRO EM FESTA 2024 “, uma jornada festiva que contempla um programa diversificado, que apresenta demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, actividades culturais e recreativas, associativismo e muita animação musical.

O programa desta 8ª edição, volta a contemplar três dias de actividades, arrancando no dia 14, com a actuação do Agrupamento Musical LMC pelas 21h30 horas, sendo que, no dia 15, ao início da tarde está marcada a abertura geral do certame com a participação do Côro dos Mineiros do Pejão, e a ronda para entrega de certificados de presença pelos expositores, seguindo-se um concerto com  a Banda dos Mineiros do Pejão, e uma exibição do Grupo “ Os Amigos do Douro “, com a noite de Sábado a ser preenchida com o grande concerto do Agrupamento Musical “ BANDA EUROPA  “, às 22 horas, protagonizando um animado arraial popular.

Na manhã de Domingo, dia 16, logo pela manhã, às 9h30, haverá uma Caminhada Solidária a reverter para a Liga Portuguesa contra o Cancro, seguindo-se uma aula de Ginástica Funcional e durante a tarde Insufláveis e Pinturas Faciais para os mais novos, com actuação da PT Dance Academy e do Rancho Infantil da Centro Social do Couto Mineiro do Pejão e do Grupo de Hip Hop da Casa do Povo da Raiva, havendo ainda a registar a actuação da Festa Total com Ricardo Ramalho, até ao final da tarde.  

Na perspectiva do presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Martins, o grande objectivo deste evento, está orientado para a demonstração daquilo que esta zona do concelho tem de melhor, ao nível cultural e associativo, bem como potenciar momentos de grande alegria e confraternização, num local emblemático do município, que costuma atrair muitos visitantes.

O autarca do Couto Mineiro do Pejão acredita que a iniciativa se traduzirá num grande sucesso, uma vez que estão reunidas as condições, para se concretizar um grande evento, evidenciando a importância da realização deste certame para projectar este território, bem como os espaços da gastronomia e vinhos, do fumeiro regional e da doçaria tradicional, para além da aposta forte na animação musical que volta a ser uma constante nestes três dias de actividades no Monte de S. Domingos da Serra.

Na cerimónia de abertura do certame, ao lado dos autarcas locais e dirigentes associativos, está prevista a presença de responsáveis do Executivo Municipal de Castelo de Paiva, e da Assembleia Municipal, bem como outros elementos das Juntas de Freguesia do concelho.

*Carlos Oliveira

Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
               

João Martins Ensemble & Miguel Araújo apresentam concerto em Aveiro


Data: 7 de junho (sexta-feira)
Hora: 22h00
Local: Nave Multiusos Caixa UA

O cantor e compositor Miguel Araújo junta-se ao músico e arranjador João Martins para um concerto onde serão apresentados temas compostos pelo cantautor, com novos arranjos musicais, que lhes conferem uma sonoridade única e surpreendente.

O espetáculo, uma iniciativa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e do programa de comemorações dos 50 anos da Universidade de Aveiro, terá lugar esta sexta-feira, dia 7 de junho, às 22h00, na Nave Multiusos Caixa UA.

Neste concerto, Miguel Araújo deixa de lado a guitarra e a sua voz é acompanhada por uma formação pouco convencional, que dá vida às novas versões criadas por João Martins. O ensemble, liderado pelo arranjador, é composto por vozes, madeiras, metais, cordas e uma secção rítmica constituída por piano, acordeão, vibrafone, contrabaixo e bateria.

O projeto nasceu no âmbito do doutoramento de João Martins, na Universidade de Aveiro, e conta já com a edição de um álbum lançado em dezembro de 2023, gravado ao vivo na Escola de Artes e Ofícios de Ovar.

Consulte a programação de Aveiro 2024 em:

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Festa M80, Richie Campbell, António Zambujo, Sara Correia e RAYA nas Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz

 As Festas de Santo António vão decorrer de 12 a 16 de junho no centro da cidade de Reguengos de Monsaraz. As festividades em honra do padroeiro da cidade vão ter na banda sonora os concertos de Richie Campbell, António Zambujo, Sara Correia com a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, RAYA e a Festa M80. O programa integra também o desfile e atuação das tradicionais marchas populares.
A abertura oficial das Festas de Santo António vai acontecer no dia 12 de junho, às 18h, nos Paços do Concelho, seguindo-se pelas 18h15 a inauguração da exposição coletiva de fotografia “Pormenores da Nossa Terra”, que vai estar patente no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta mostra é composta por fotografias do concelho dos fotógrafos Carlos Dias, José Ramos, Francisco Alves, Marco Prim, João Infante, Pedro Perdigão, Paula Gil, Carlos Cristo e Carlos Janes.
Nos jardins da biblioteca será o Espaço Santo Antoninho, que vai estar aberto todos os dias das festividades entre as 17h30 e as 19h30 com espetáculos, um insuflável, cama elástica e pinturas faciais para as crianças. Neste espaço, no dia 12 de junho, às 18h, realiza-se o espetáculo de marionetas “O Mistério da Pedra Encantada”, pelo grupo Era Uma Vez Marionetas.
 
O RegWine Festival vai abrir ao público pelas 18h30 no Parque da Cidade. Nos restantes dias, esta feira de vinhos do Alentejo estará aberta das 18h às 22h30 com provas de vinhos gratuitas para quem adquirir o copo do certame.
Às 18h45 vai ser inaugurada a exposição de fotografia “Festas de Santo António II”, de Francisco Marcão, que vai estar patente nas ruas da cidade. As marchas populares de Santo António vão desfilar a partir das 21h e depois realizam uma atuação na Praça de Santo António.
 
Este ano haverá as marchas infantis “O Unicórnio veio Marchar”, do Palco de Sonhos, e “As Artes em Reguengos”, da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, mas também as marchas de adultos “As Cores dos Campos do Alentejo”, do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca, “A Marcha é Fado”, do Palco de Sonhos e a “Marcha da Freguesia”, da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz. As marchas do Palco de Sonhos vão ser tocadas pela Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense e as restantes estão a cargo da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.
O grupo Al-Canti é o primeiro a atuar no palco principal das festividades, às 22h, e vai interpretar modas de Cante Alentejano com um toque próprio e espírito jovem, apostando na evolução do Cante sem perder a essência da sua sonoridade. Este grupo composto por Carlos Fructuosa (voz), Júlio Suzano (voz), Miguel Garcia (voz), Nelson Conde (guitarra clássica e viola campaniça), Ricardo Furão (voz e viola campaniça) e Rui Paias (voz) vai atuar pela primeira vez com uma banda, constituída por Artur Barroso (órgão), Luís Cartaxo (baixo) e Luís Salgado (bateria).
António Zambujo vai apresentar pelas 23h30 o seu décimo álbum de estúdio, intitulado “Cidade”, que foi composto e escrito por Miguel Araújo e que integra músicas como “Dancemos Um Slow” e “Leva-me de Mim”, que espelham nas suas letras a solidão conturbada caraterística das cidades. Para além das novas músicas, neste concerto, António Zambujo vai interpretar os seus grandes êxitos “Pica do 7”, “Flagrante”, “Lambreta” e “Zorro”.
À meia-noite e meia hora haverá um espetáculo pirotécnico de fogo de artifício, seguindo-se à 1h da madrugada o baile popular de Santo António com a Banda Karisma, no Largo Almeida Garrett, onde está instalado o Palco Mundo. À mesma hora, no palco principal, estará o DJ Mikas para animar a pista de dança durante a madrugada.
No 13 de junho, dia de Santo António, pelas 10h decorre a cerimónia do içar das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a interpretação dos hinos do Município, de Portugal e da União Europeia pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. À mesma hora abre a Feira das Suculentas, no Mercado Municipal, organizada pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, com as receitas a reverterem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.
O programa prossegue pelas 10h30 na Praça da Liberdade com a chegada das imagens dos padroeiros das paróquias da Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz e meia hora depois com a celebração da Eucaristia. No Espaço Santo Antoninho, às 18h será contada a estória “A Festa dos Livros”, por Rita Sales.
O RegWine Festival terá às 18h30 uma sessão comentada sobre “O vinho da talha e os petiscos alentejanos”, por Filipe Perdiz, da Elite Vinhos, seguindo-se meia hora mais tarde uma prova de vinhos e de petiscos. As marchas populares voltam a desfilar pelas ruas da cidade a partir das 21h, com a atuação a decorrer na Praça de Santo António.
Sara Correia vai cantar a partir das 23h no palco das Festas de Santo António acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. A fadista, que foi nomeada para um Grammy Latino, vai interpretar músicas do seu terceiro disco, “Liberdade”, editado no ano passado, mas também do álbum homónimo de 2018 e “Do Coração”, de 2020.
O concerto dos reguenguenses Rafa e Beltran tem início à meia-noite e meia hora no palco principal. A fechar a noite, pelas 2h30, os Meninos da Vadiagem vão apresentar um set enérgico com uma base musical comercial que terá forte interação do público.
No dia 14 de junho, o programa das festividades tem início às 17h30 no Auditório António Marcelino da biblioteca municipal com a conferência "Da Aldeia dos Palácios à Cidade do Vinho - Uma perspetiva histórica sobre o legado vitivinícola de Reguengos de Monsaraz", pelo historiador José Calado. No Espaço Santo Antoninho decorre às 18h uma sessão de teatro intitulada “Pequenas Fábulas De La Fontaine”, pelo grupo Lua Cheia Teatro para todos.
No RegWine Festival haverá às 18h30 uma sessão comentada sobre "Harmonização de vinhos com os doces tradicionais", por Rui Veladas, enólogo da CARMIM e por Luís Rato Fonseca, chef do restaurante Monte de Palaios. Pelas 19h decorre uma prova de vinhos e de doces tradicionais.
O Palco Mundo recebe às 21h30 a atuação do grupo Harmony Cosmovision Native Music, composto por artistas indígenas originários do Equador, que vão interpretar música nativa da América do Norte e do Sul com instrumentos de sopro e percussão. Neste espetáculo de melodias étnicas folclóricas homenageiam os seus ancestrais e a natureza.
A noite de sexta-feira vai ser toda preenchida com a Festa M80, que terá a partir das 23h a atuação da Banda M80, dos DJ’s M80 Nelson Miguel e Jay Lion e de cinco animadores. Nesta festa organizada pela Rádio M80 vão ouvir-se os grandes sucessos musicais das décadas de 70, 80 e 90 do século passado, acompanhadas por meios audiovisuais dinâmicos e interativos e animação para celebrar uma experiência nostálgica para todos os participantes, inspirando-se no slogan “Se a sua vida tem uma música, ela passa nesta festa”.
No dia 15 de junho, as Festas de Santo António vão ter às 11h45 o desfile pelas ruas da cidade das fanfarras dos bombeiros voluntários de Reguengos de Monsaraz, de Arraiolos e de Mora. O Auditório António Marcelino da biblioteca municipal recebe às 17h30 a conferência "O património cultural imaterial do concelho de Reguengos de Monsaraz – Apontamentos sobre a sua literatura oral tradicional", por Lina Santos Mendonça, investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa.
 
O Espaço Santo Antoninho terá às 18h o teatro de marionetas “A Borboleta Verde”, pelo grupo Maurioneta. No RegWine Festival haverá às 18h30 uma prova de azeites, comentada por Filipa Velez, técnica do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, seguindo-se meia hora depois uma prova de vinhos.
 
A Praça de Toiros José Mestre Batista recebe às 18h30 uma corrida de toiros com os cavaleiros João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e João Ribeiro Telles. Neste espetáculo tauromáquico haverá um concurso de pegas com os grupos de forcados amadores de Monsaraz, de São Manços e Académicos de Elvas, que vão pegar toiros da Ganadaria Mata-o-Demo.
 
No Palco Mundo vai atuar às 21h30 a banda Caribbean Soul Trio, que integra três músicos profissionais originários de Cuba, que entre covers e originais, propõem uma viagem pelos sons tradicionais da República Dominicana, Venezuela, Cuba e Colômbia. Neste espetáculo com o ritmo do caribe, os músicos Pedro Viera, Dayana Bacallao e Rauly Rey’s vão fazer um tributo aos mestres da Salsa, da Bachata e do Merengue, como Gilberto Santa Rosa, Óscar de Leon, Rúben Blades e Juan Luis Guerra, mas também a Compay Segundo e a Célia Cruz.
 
Richie Campbell, que lançou no ano passado o quinto álbum, “Heartbreak & Other Stories”, vai interpretar a partir das 23h no palco principal das Festas de Santo António os seus êxitos, como “Do You No Wrong” e “Heaven and Slowly” do projeto “Lisboa”, mas também “Let You Go”, “Floating”, “Love Again” e “That’s How We Roll, música que foi nomeada para um Globo de Ouro. Nesta noite vão ouvir-se os ritmos do R&B, Reggae, Dancehall e Afrobeats do músico da zona da linha de Cascais, que ficou reconhecido como o primeiro fenómeno musical da internet em Portugal a ter sucesso nacional e internacional, com digressões na Europa, mas também na Jamaica e Barbados.
 
O DJ Grouse vai animar a pista de dança a partir da meia-noite e meia hora e a fechar a noite, pelas 2h30, Plastiks vai apresentar um set de house e techno. O DJ reguenguense é residente na discoteca Kremlin, em Lisboa, e na sua carreira produziu mais de uma dezena de músicas, maioritariamente editadas pela Plastik Galaxy Records.
 
No dia 16 de junho, último dia das Festas de Santo António, realiza-se às 9h30 a Caminhada em Família. No Espaço Santo Antoninho, pelas 18h, Ana Rita Janeiro vai contar as “Histórias em Caixas de Sapatos” e realizar uma oficina artística.
 
À mesma hora, a Orquestra de Foles, que é um projeto musical da Associação Gaita-de-Foles com uma formação composta por instrumentos tradicionais, como gaitas e percussões, apresenta um espetáculo de animação de rua com o rigor de uma orquestra e a irreverência dos gaiteiros. A identidade musical da Orquestra de Foles integra temas tradicionais e composições originais, com técnicas antigas e arranjos contemporâneos.
 
No RegWine Festival decorre às 18h30 uma sessão comentada sobre "Harmonização de vinhos com queijos e enchidos tradicionais", por Vasco Serra, sommelier do restaurante CAT’Espero, seguindo-se meia hora depois a prova de vinhos, de queijos e de enchidos.
 
O Coletivo Gira, que é um movimento idealizado por mulheres imigrantes em Portugal para promover a cultura afro-brasileira e a igualdade de género através da música, vai atuar às 21h30 no Palco Mundo. Neste espetáculo com roda de samba vão ser interpretados os grandes clássicos do samba, assim como o samba da nova geração e ritmos afro-brasileiros.
 
A fechar as Festas de Santo António, o palco principal recebe pelas 23h a banda espanhola RAYA, que é uma referência nas sevilhanas e nas rumbas. Neste concerto integrado na digressão “Evolution 2024”, a banda originária de Sevilha vai interpretar músicas como “El cielo que me das”, “Felices los 4”, “La plata”, “El origen de la Navidad”, “Sin pijama”, “Rocio”, “Despecha” e “Solo por las calles”.
 
As Festas de Santo António têm entrada gratuita e durante os dias das festividades haverá bares e tasquinhas.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Medalha de Mérito Municipal atribuída ao Clube Desportivo de Estarreja e ao Clube Cultural e Desportivo de Veiros

 A edição deste ano das Medalhas de Mérito Municipais reconhece o Clube Desportivo de Estarreja e o Clube Cultural e Desportivo de Veiros pelos seus percursos e pelo benefício para o engrandecimento do território estarrejense.
Pelos seus contributos o desenvolvimento e dignificação do Concelho de Estarreja, ou que pela sua ação ou percurso se tenham notabilizado, constituindo exemplo para a Comunidade, o Município atribuirá a mais importante distinção municipal na Sessão Solene do Dia do Município, agendada para dia 13 de junho, quinta-feira, às 15h00, no Cine-Teatro de Estarreja.
Na proposta, Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, realça que o Clube Desportivo de Estarreja, desde a sua fundação em 27 de novembro de 1944, “tem sido um motor vital para o desenvolvimento do desporto no Concelho de Estarreja. Ao longo de quase 8 décadas, este venerável clube tem desempenhado um papel fundamental no fomento e na promoção de diversas modalidades desportivas, moldando não só atletas, mas também cidadãos comprometidos com um estilo de vida saudável e uma comunidade unida.”
Já o Clube Cultural e Desportivo de Veiros, fundado a 19 de setembro de 1974, é referido no documento como uma entidade que “conta com uma história com quase 50 anos, emergindo como uma instituição singular que entrelaça de forma harmoniosa a cultura e o desporto, enriquecendo a vida da comunidade local de maneiras multifacetadas e significativas.”
Na cerimónia, serão ainda homenageados com Votos de Louvor os Atletas estarrejenses que se sagraram campeões nacionais na época desportiva 2022/2023, os melhores alunos do 9.º e 12.º anos (Cursos Cientifico-Humanísticos e Cursos Profissionais) no ano letivo 2022/2023, assim como os Funcionários da Câmara Municipal com 25 anos de serviço e os que passaram à situação de aposentados.
Toda a comunidade estarrejense é convidada a participar nas Cerimónias do Dia do Município de Estarreja. Pode ainda assistir à transmissão em direto nas redes sociais do Município (Facebook e Youtube).
A proposta do presidente da autarquia foi aprovada por unanimidade a 23 de maio, em reunião do executivo municipal.
O que não pode perder no Dia do Município
No dia que se celebra o feriado municipal, o Dia de Santo António (dia 13), a programação é ainda marcada pelas cerimónias religiosas que inclui uma eucaristia solene e procissão, na Praça Francisco Barbosa, a partir das 17h. Mais tarde, no Parque Municipal do Antuã, às 22h30, há um concerto com o grupo “Os Quatro e Meia”, que vão reunir num único concerto “11 anos de banda. 11 anos de músicas para nos mostrar”.
Consulte na íntegra a proposta do Município para atribuição das Medalhas de Mérito, dos Votos de Louvor a atletas, alunos e funcionários da Câmara Municipal com 25 anos de serviço e os que passaram à situação de aposentados.
 
 
*Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo
CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

PEDRO BRANCO REGRESSA À BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES COM MÚSICA E LIVROS PARA BEBÉS E CRIANÇAS


Música para Bebés e Crianças regressa este sábado, dia 8 de junho, à Biblioteca Municipal de Silves, com mais duas sessões dinamizadas por Pedro Branco com “Música e Livros” e onde a marimba será a grande estrela. A iniciativa, dirigida a crianças entre os 0 e os 5 anos, tem entrada gratuita, estando sujeita a inscrição prévia.
Contribuir para o desenvolvimento das capacidades sensoriais dos bebés e das crianças, e proporcionar uma experiência orientada com vivências artísticas e expressivas conduzidas pela música, através de melodias e movimentos, favorecendo o desenvolvimento da sua coordenação motora, cognitiva e linguística são os principais objetivos destas sessões.

Com duração aproximada de 60 minutos, cada sessão é limitada à participação de 10 bebés / crianças (acompanhadas por um adulto), de acordo com o seguinte horário:

» 15h00 para bebés dos 0 aos 2 anos

» 16h00 para crianças dos 2 aos 5 anos

O telefone 282 440 899 (chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para inscrições e fornecimento de informações adicionais.

Próximas sessões:
21.setembro
30.novembro

+ SOBRE MÚSICA PARA BEBÉS E CRIANÇAS

Desde os primeiros dias de vida que a música possui um papel importante na educação das crianças. Pelo seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado por pais e educadores. Estas sessões proporcionam uma experiência orientada com vivências artísticas e expressivas conduzidas pela música, através de melodias e movimentos, favorecendo o desenvolvimento da sua coordenação motora, cognitiva e linguística.

A música para bebés tem como objetivo ajudar a criança a desenvolver as suas capacidades sensoriais permitindo-se desafiar no meio coletivo e pessoal. Estas atividades têm como objetivo estimular a audição, ajudar a criar uma interação entre pais e filhos e interação entre crianças e instrumentos musicais promovendo assim o conhecimento dos mesmos.

+ SOBRE PEDRO BRANCO

Pedro Branco, nasceu a 1 de Outubro de 1993, tendo iniciado a sua vida musical aos 6 anos de idade na Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva de Loulé. Aprofundou os seus estudos de Percussão no Conservatório Joly Braga Santos, em Portimão, na Classe do Prof.º Vasco Ramalho, tendo seguido mais tarde para a Universidade de Évora, para concluir a sua Licenciatura em Música com o Prof. Eduardo Lopes.

Atualmente encontra-se a terminar o Mestrado em Ensino da Música em Évora, a dar aulas na Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva de Loulé, sendo o Professor responsável da Banda Escolar de Loulé e Coordenador da Escola, e tem um projeto social de Orquestra de Bombos na Aldeia de Alte com o nome de “Rufos”. Desde o ano 2015 que já realizou diversas atividades relacionadas com a Música para Bebés em diversas Escolas e Municípios.

 

PROJECTO DE COOPERAÇÃO . DE PARTIDA ! ESTEVE NA ESCOLA DA QUINTA DAS FLORES

 

Magda Silva, Vice-Presidente, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve no passado dia 5 de junho, presente na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores de Coimbra, a convite da Professora Carla Silva, de português, para apresentar aos alunos do Ensino Profissional, dos Cursos de Programador de Informática, Técnico Auxiliar de Saúde e de Jazz do 10º ano, o Projeto de Cooperação . “de Partida”, que a Sociedade Columbófila mantém em Cabo Verde e que tem como principal objetivo, através do envio de bens contribuir e atenuar as carências das famílias, mais vulneráveis da Ilha de Santiago, com especial enfoque nas crianças, jovens e idosos.

Este projecto solidário desde o ano de 2011, já concretizou o envio de 26 contentores de 20 e de 40 pés, para os municípios, do Tarrafal, S. Domingos, Santa Cruz e Ribeira Grande e para um conjunto muito significativo de Associações de âmbito social da capital cabo-verdiana, cidade da Praia.

Nesta sessão, Magda Silva teve a oportunidade de apresentar o Projeto dinamizado pela Sociedade Columbófila aos discentes e falou-lhes da importância de se fazer Voluntariado.

Foi uma sessão bastante interessante, pois os alunos colocaram questões pertinentes, demonstrando sensibilidade pelo tema apresentado.