quarta-feira, 12 de junho de 2024
Cultura e Sustentabilidade do 3. trimestre de Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura
SECÇÃO DE COLUMBÓFILIA VOLTA A PROMOVER CONVIVO COM LEILÃO DE BORRACHOS
Foram muitos os associados e amigos da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que no 10 de Junho – Dia de Portugal e das Comunidades, compareceram ao já tradicional “leilão” de borrachos que a Secção de Columbofilia da Sociedade Columbófila promove para angariação de fundos.
O convívio columbófilo, começou logo pela manhã com a recepção dos borrachos que se preparavam para receber novo “dono”, no Mercado Municipal, gentilmente cedido pelo Municipio de Cantanhede, seguindo-se um almoço tradicional, que proporcionou a cerca de uma centena de columbófilos um excelente momento para convivo e troca de opiniões sobre aquela modalidade.
Os participantes para além de terem tido a oportunidade de conviverem e trocarem experiências e vivencias do seu desporto favorito, tiveram igualmente a possibilidade de conhecer mais em pormenor a columbofilia local.
Após realizado o referido almoço, os “arrematadores” não deram tréguas aos columbófilos presentes, que responderam afirmativamente e em bom ritmo à chamada, proporcionando momentos de disputa, mas sobretudo de boa disposição, tornando o ambiente propício ao “negócio”.
Já para o final e depois de “leiloados” cerca de 80 pombos, foi servido uma merenda a todos os presentes. No final Lusitano Espinhal, Presidente da secção da Sociedade Columbófila, e associado n. 3, agradeceu a todos os associados que se empenharam na organização do evento, ao Municipio de Cantanhede e aos amigos columbófilos presentes que com as suas “arrematações”, reconfortaram os cofres da Secção de columbofilia.
Castelo de Paiva | Evento com música, gastronomia e actividades culturais. VIII COUTO MINEIRO EM FESTA NO MONTE DE S. DOMINGOS
BANDA EUROPA ACTUA NO SÁBADO À NOITE
A exemplo de anos anteriores a aposta será forte, e numa iniciativa desenvolvida pela União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, realiza-se nos dias 14, 15 e 16 de Junho, junto ao Santuário de S. Domingos da Serra, na Raiva, o grande evento “ COUTO MINEIRO EM FESTA 2024 “, uma jornada festiva que contempla um programa diversificado, que apresenta demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, actividades culturais e recreativas, associativismo e muita animação musical.
O programa desta 8ª edição, volta a contemplar três dias de actividades, arrancando no dia 14, com a actuação do Agrupamento Musical LMC pelas 21h30 horas, sendo que, no dia 15, ao início da tarde está marcada a abertura geral do certame com a participação do Côro dos Mineiros do Pejão, e a ronda para entrega de certificados de presença pelos expositores, seguindo-se um concerto com a Banda dos Mineiros do Pejão, e uma exibição do Grupo “ Os Amigos do Douro “, com a noite de Sábado a ser preenchida com o grande concerto do Agrupamento Musical “ BANDA EUROPA “, às 22 horas, protagonizando um animado arraial popular.
Na manhã de Domingo, dia 16, logo pela manhã, às 9h30, haverá uma Caminhada Solidária a reverter para a Liga Portuguesa contra o Cancro, seguindo-se uma aula de Ginástica Funcional e durante a tarde Insufláveis e Pinturas Faciais para os mais novos, com actuação da PT Dance Academy e do Rancho Infantil da Centro Social do Couto Mineiro do Pejão e do Grupo de Hip Hop da Casa do Povo da Raiva, havendo ainda a registar a actuação da Festa Total com Ricardo Ramalho, até ao final da tarde.
Na perspectiva do presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Martins, o grande objectivo deste evento, está orientado para a demonstração daquilo que esta zona do concelho tem de melhor, ao nível cultural e associativo, bem como potenciar momentos de grande alegria e confraternização, num local emblemático do município, que costuma atrair muitos visitantes.
O autarca do Couto Mineiro do Pejão acredita que a iniciativa se traduzirá num grande sucesso, uma vez que estão reunidas as condições, para se concretizar um grande evento, evidenciando a importância da realização deste certame para projectar este território, bem como os espaços da gastronomia e vinhos, do fumeiro regional e da doçaria tradicional, para além da aposta forte na animação musical que volta a ser uma constante nestes três dias de actividades no Monte de S. Domingos da Serra.
Na cerimónia de abertura do certame, ao lado dos autarcas locais e dirigentes associativos, está prevista a presença de responsáveis do Executivo Municipal de Castelo de Paiva, e da Assembleia Municipal, bem como outros elementos das Juntas de Freguesia do concelho.
*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
Marinha Grande | CANDIDATURAS ABERTAS PARA ÉPOCA DESPORTIVA 2024/2025
Praia de Monsaraz é a primeira no Lago Alqueva que permite identificação das cores das bandeiras de praia aos daltónicos
A BYMS celebra o espírito de união com o lançamento do jersey o "12º jogador"
Marinha Grande | INSIDE JOVEM – MY JOB OCUPA JOVENS NAS FÉRIAS
O Município da Marinha Grande vai realizar a segunda edição do Projeto INSIDE JOVEM – MY JOB, que visa a ocupação de jovens dos 16 aos 19 anos, que frequentem o ensino secundário, durante o mês de julho, nas várias unidades orgânicas da Câmara Municipal e em empresas do concelho.
Aveiro | Palestra com o astronauta Marcos Pontes
Universidade de Coimbra | Estudo da UC avalia presença de vírus e bactérias em macroalgas e halófitas da costa continental portuguesa
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a Faculdade de Farmácia (FFUC), avaliou a presença de vírus e bactérias em macroalgas e halófitas da costa continental portuguesa, dada a crescente associação destes produtos a novas tendências gastronómicas saudáveis.
Reconhecendo o interesse pela sua inclusão em receitas culinárias como alimentos não processados, e de modo a avaliar possíveis efeitos adversos devido ao seu consumo em Portugal, foi publicado um estudo na revista científica Food Control que avaliou a presença de Norovirus e Salmonella, agentes patogénicos responsáveis por infeções graves e com possível transmissão através da ingestão de alimentos contaminados, em cerca de 50 amostras recolhidas desde Vila do Conde até Cascais.
«Este estudo mostrou a grande qualidade das águas costeiras portuguesas no que diz respeito à presença de Norovirus e Salmonella em macroalgas. No entanto, a bactéria Salmonella foi detetada numa halófita recolhida numa das praias amostradas, o que realça a importância da população não apanhar espécimes em meio natural para uso culinário», destaca Elsa Teresa Rodrigues, investigadora do Departamento de Ciências da Vida (DCV) e do Centro de Ecologia Funcional (CFE), e coordenadora deste estudo.
De acordo com esta investigação, as informações sobre os potenciais perigos microbiológicos em macroalgas e halófitas comestíveis são escassas, e os métodos normalizados para deteção de Norovírus em vegetais não foram ainda validados para este tipo de produtos alimentares.
Assim, explica a investigadora, «o método normalizado internacionalmente NF EN ISO 15216-2 foi aplicado em 57 amostras, tendo sido validado para 72% das amostras. Os resultados mostram que o método é adequado para macroalgas verdes e vermelhas, bem como para halófitas, mas que tem de ser otimizado para macroalgas castanhas. A presença de Salmonella foi ainda avaliada em 46 amostras usando o método internacional ISO/FDIS 6579, e foi detetada numa halófita», conclui.
Em 2020, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) reconheceu o possível impacto negativo das alterações climáticas na qualidade dos produtos usados para consumo humano, nomeadamente na magnitude de algumas doenças com origem alimentar, incluindo as causadas por Norovírus e a Salmonella.
O artigo científico “Portuguese macroalgae and halophytes for human consumption: minimal risk of Norovirus and Salmonella infection” pode ser consultado aqui.
Mosteiro de Cête acolhe o quarteto de cordas da Orquestra da Costa Atlântica
Cantanhede | Mostra inaugurada no dia 10 de junho. Exposição Luís de Camões (c. 1524-2024) 500 anos de nascimento patente Biblioteca Municipal
Cerca de centena e meia de pessoa estiveram presentes na passada segunda-feira, dia 10 de junho, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, para a inauguração da exposição Luís de Camões (c.1524-2024) 500 anos de nascimento – Esculturas | Fotografias | Pinturas pelos Artistas Locais.
A sessão contou com a presença dos artistas que participam na mostra, para além de muitos outros convidados, com natural destaque para Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal. O responsável pelo pelouro da Cultura enalteceu a iniciativa que envolveu 50 Artistas Locais, “que aceitaram desafio lançado pela Biblioteca Municipal para prepararem uma mostra coletiva de homenagem a Luís de Camões, o mais célebre dos escritores portugueses e o maior poeta português, cuja escrita também nos convoca à reflexão, pois oferece-nos uma leitura do sentido da história e da memória.” Pedro Cardoso elogiou “a qualidade verdadeiramente excecional dos trabalhos expostos, que testemunham o elevado nível dos Artistas Locais.”Criada com o propósito de assinalar 500 anos do nascimento do poeta Luís de Camões, a exposição é constituída por 50 trabalhos de tipologia artística diversa e estará patente durante o mês de junho neste equipamento local.
“É com a arte e com o talento dos artistas locais que marcamos esta efeméride em que celebramos Camões, a Língua Portuguesa e os Portugueses, a nossa cultura, a nossa memória histórica coletiva, a nossa identidade” – referiu o edil.
De forma assinalar a data de nascimento de um dos maiores vultos da literatura portuguesa, a Biblioteca Municipal endereçou um convite aos Artistas Locais para se associarem a esta efeméride, criando uma peça artística cuja inspiração tivesse por base um soneto de Camões. Deste apelo resultaram trabalhos em várias áreas, designadamente Escultura, Fotografia, Ilustração Digital e Pintura. Os/As artistas representados/as nesta exposição são: Aida Dias, Albertino Pereira Coelho, Alexandra Dique, Ana Carvalho, Ana Carolina Oliveira, Ana Sofia Grilo, Carla Ferreira, Carlos de Jesus Garcia, Catarina Gralheiro, Célia Heleno, Cató Ilude, Christine F. Luz, Cláudia Salgado, Dina Lopes, Dora Gaudêncio, Duarte Henriques, Fátima Lopes, Fátima Lourenço, Fátima Maia, Fátima Negrão, Filomena Neves, Isabel Maia, Isidro Dias, João Garcia, Jorge de Oliveira, Jorge Guerra, Leonor Parreiral, Lucas Gomes, Luís Carvalho, Luís Cutelo, Maria da Conceição Martins, Maria da Glória Patrão, Maria do Rosário Nunes, Maria Inês Nogueira, Maria Padilha, Maria Pinto, Mário Marques, Mide Plácido, Miguel Gentil, Natália Procopovich, Paula Azeiteiro, Paulo Gouveia, Paulo Póvoa, Rafael Pereira, Rosa Ribeiro, Silva Pessoa, Sílvia Pereira, Sofia Moniz, Stéphane Losse e Tomé Simões.
Esta exposição é uma justa homenagem realizada pelas mãos dos Artistas Locais do concelho de Cantanhede, em sintonia com o Município de Cantanhede através da sua Biblioteca Municipal, a Luís de Camões, considerado o maior Poeta português, no ano em que se assinalam os 500 anos do seu nascimento.
Luís de Camões é considerado uma das figuras mais importantes da literatura portuguesa. A sua vasta obra abrange os géneros épico, dramático e lírico. A sua obra mais conhecida - Os Lusíadas - poema épico publicado em 1572, narra a descoberta do caminho marítimo para a Índia, por Vasco da Gama e muitos feitos heroicos dos portugueses, desde a fundação da nação.
Cantanhede | Sessão evoca serões de veraneio organizados por António de Lima Fragoso. V Concerto das Janelas Abertas regressa à Pocariça a 15 de junho
É já no próximo sábado, 15 de junho, data próxima do dia de nascimento (17 de junho de 1897) de António de Lima Fragoso, que se realiza o V Concerto das Janelas Abertas, no largo com o mesmo nome do músico e compositor, na Pocariça.
O propósito da iniciativa, com início às 19h59, é a reconstituição dos serões de veraneio em que a família Fragoso, juntamente com os amigos do Conservatório Nacional, passava horas criando e interpretando música. Como o calor de julho e agosto era forte, abriam-se as janelas do andar de cima e só depois começavam a tocar. A alegria era muita e a música tocada agradava aos transeuntes.
Trata-se de uma extraordinária iniciativa que alia a história, a relevância de uma figura incontornável do panorama cultural concelhio, nacional e internacional (considere-se a integração da Associação António Fragoso e por inerência do ilustre António Fragoso no Centro Europeu de Música), com a expressão artística veiculada por exímios instrumentistas e formações musicais.
A presente edição apresenta um repertório exclusivamente fragosiano, continuando a surpreender também pela integração de inéditos, como é o caso de Coro dos Peregrinos, interpretado pelo grupo Pro Musica Antiqua da AAF.
A este tema juntam-se Noturno em Ré Bemol Maior, por Luís Filipe Pereira (piano); Pensés extatiques, por Júlio Gonçalves (piano); Morena, pelo grupo Pro Musica Antiqua; Danças | Valsa Ingénua, Dança Popular, Inquietude, Canção e Dança Portuguesa, por Bernardo Santos (piano); Sete Prelúdios Margarida Prates (piano), que assumirá também a apresentação comentada de todo o programa; Sonata para Piano, por António Oliveira (piano); Cantares, pelo grupo Pro Musica Antiqua; Três peças do Sé. XVIII, Três Mazurkas, arranjos para trio de sopros de Mafalda Carvalho (flauta), Bruna Carvalho (fagote) e Samuel Marques (clarinete) solistas da Orquestra Clássica do Centro; Trio Opus 2, pelo trio de Câmara - Vasco Dantas (piano), Álvaro Pereira (violino) e Tiago Anjinho (violoncelo).
A presente edição contará com a presença de uma vasta equipa da RTP, que assegurará a gravação integral do concerto para posterior exibição nos diversos canais da estação pública de televisão.
Este será mais um grande momento e uma extraordinária oportunidade para reafirmar a importância do legado artístico e musical desta figura marcante da história da música nacional, que figura em lugar de destaque no salão nobre dos Paços do Concelho.
Proença-a-Nova | Campos de Férias “Jovens Seguros” recebem inscrições de participantes do concelho
A Associação Jovens Seguros volta a promover sete campos de férias no concelho de Proença-a-Nova, mais concretamente nas instalações do Centro Social Cultural Desportivo e Recreativo do Malhadal, entre os dias 29 de junho e 31 de agosto.
No âmbito da parceria com o Município, estão disponíveis de forma totalmente gratuita cinco vagas, por turno, para jovens do concelho, com idades compreendidas entre os oito e os 17 anos. Os campos realizam-se nas seguintes datas: 29 de junho a 6 de julho, 6 a 13 de julho, 20 a 27 de julho, 10 a 17 de agosto, 17 a 24 de agosto e o último de 24 a 31 de agosto.
Durante uma semana, os jovens participantes – provenientes de vários pontos de país – vão realizar atividades culturais e desportivas nesta região, destacando-se as visitas às praias fluviais do Malhadal, Aldeia Ruiva e Fróia, e a piscina pública de São Pedro do Esteval, para além de outros locais na região. Vão ser dinamizadas atividades como canoagem, tiro com arco, caminhada aquática, torneios desportivos, escalada ou insufláveis, ‘pool party’, entre muitas outras.
Esta parceria entre o Município e a Jovens Seguros já se realiza há vários anos, permitindo que os jovens do concelho usufruam de uma vivência diferente do concelho a partir de experiências novas. Preencha a ficha de inscrição, disponível aqui, e entregue-a preenchida presencialmente no Gabinete de Ação Social do Município ou envie por email para accaosocial@cm-proencanova.pt.
Comunicação, Turismo e Eventos
Barcelos | Cursos de Verão do IPCA: 2ª Fase
Universidade de Coimbra promove prémio “Founding Inspiring Futures” destinado a mulheres ligadas à área das TIC
O Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai promover o prémio “Fouding Inspiring Futures” (FIF 2024), no âmbito do projeto “Inspira-Balance”, dedicado à promoção do equilíbrio de género na informática.
De modo a promover o talento feminino e a importância da diversidade e da inclusão das mulheres no ramo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o projeto “Inspira- Balance”, com o apoio da Universidade de Coimbra e financiamento do First Foundation Project, promovido pela Feedzai Lda., vai dinamizar esta iniciativa nacional de reconhecimento, visibilidade, e premiação de projetos criados e liderados por mulheres nas TIC, ativas quer na academia, quer no tecido empresarial, em Portugal.
No FIF 2024 serão premiados o total de seis projetos (três desenvolvidos em
contexto académico e três desenvolvidos em contexto empresarial). As premiadas
receberão um vale FNAC no valor de 500 (1.º prémio), 250 (2.º prémio) e 150 euros (3.º prémio). As candidaturas estão abertas até dia 2 de julho aqui.
Para participar é necessário submeter o formulário de inscrição e de consentimento, um vídeo até dois minutos a explicar o projeto e uma memória descritiva até mil palavras. Para mais informações sobre o concurso, consultar este link.
*Sara
Machado
Assessora
de Imprensa
Universidade
de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia