segunda-feira, 17 de junho de 2024

GLEX Summit: A “Davos da exploração” começa amanhã em Angra do Heroísmo

 Após a inspiradora GLEX Ignition no Porto, a elite da exploração mundial viaja com destino à cidade de Angra do Heroísmo, na ilha da Terceira, para a GLEX Summit 2024, que decorre amanhã (terça-feira) e quarta-feira. A quinta edição da iniciativa volta a reunir alguns dos mais renomados exploradores e cientistas do planeta, como Fabien Cousteau, Lee Berger, Britney Schmidt e Tess Caswell, com o objetivo de discutir o poder e o futuro da exploração, desde o fundo dos oceanos até às novas missões espaciais. O almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, encerra a cimeira.
É já amanhã (terça-feira), que começa a tão aguardada quinta edição da GLEX Summit 2024. À cidade de Angra do Heroísmo já chegaram mais de quatro dezenas de exploradores – muitos deles, autênticas lendas vivas nas suas áreas. Esta é a segunda edição consecutiva da GLEX Summit na Terceira, uma escolha que se justifica pelo valor histórico da ilha, com mais de 500 anos, e uma crescente importância geoestratégica no centro do Atlântico.
A Terceira, uma ilha fortificada que começou a ser povoada em 1450, foi local de paragem de várias rotas comerciais e transatlânticas nos séculos XVI e XVIII e está associada a vários marcos históricos de Portugal. E a icónica viagem pelo mundo do naturalista Charles Darwin, que começou em Davenport no dia 27 de dezembro de 1831, também passou pela ilha, em 1836.
O programa da cimeira arranca às 9h30, com a sessão “Stargazers & Trailblazers”, que reúne alguns dos maiores apaixonados pela exploração espacial e das profundezas do mar e da terra. Fabien Cousteau, aquanauta e conservacionista oceânico, vai partilhar a sua experiência na exploração subaquática. Sammy Ramsey, entomologista e conservacionista, vai partilhar as suas investigações sobre espécies de insetos e a sua importância para o ecossistema. Martina Capriotti, bióloga, vai explorar a intersecção entre biologia marinha e mudanças climáticas. Jess Phoenix, vulcanóloga, vai falar sobre os riscos naturais e como eles afetam as comunidades. Andrea Presotto, professora associada e diretora de programa em Sistemas de Informações Geográficas, vai trazer a sua perspetiva sobre a gestão de dados geoespaciais.

A segunda sessão do dia, “From the Front Lines” dá destaque aos exploradores que, em situações de conflito, superaram todas as expectativas dando seguimento à sua investigação e aos seus objetivos. Morad Tahbaz, empresário e conservacionista, vai discutir os desafios enfrentados na conservação em regiões de conflito. Ihor Poshyvailo, ativista cultural e curador de arte, vai falar sobre a preservação do património cultural durante a guerra. Aziz Abu Sarah, ativista da paz e jornalista, vai partilhar a sua experiência em promover a paz através do turismo socialmente consciente. Kim Passy-Yoseph, diretora de operações da MEJDI Tours, vai defender como as viagens responsáveis podem contribuir para a paz e a compreensão entre culturas.

O dia termina com uma sessão especial com a SOE'24 - Space, Ocean and Earth Insights, promovida pela INESC TEC, que terá como tema “Women in Exploration: Breaking Boundaries”Ana Pires, investigadora do INESC TEC e Comandante da missão CAMões, vai discutir as suas experiências em robótica e sistemas autónomos. Yvette Gonzalez, consultora de estratégia espacial, VAI falar sobre o papel das mulheres na estratégia e política espacial. Tess Caswell, chefe de testes de operações de EVA de exploração da NASA, vai partilhar os desafios e inovações nas operações extraveiculares. Beatriz Flamini, atleta e montanhista extrema, vai falar sobre a sua experiência em condições extremas, enquanto Sabrina Thompson, engenheira aeroespacial, vai falar sobre a engenharia e design de naves espaciais. Kirstin Schulz, investigadora polar, vai trazer a sua perspetiva em oceanografia física. Fatma Kaplan, cientista e empreendedora, vai revelar as mais recentes inovações na biotecnologia, enquanto Nicole Mann, astronauta da NASA, vai partilhar a sua experiência como a primeira mulher nativo-americana no espaço.
O segundo dia de palestras no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, quarta-feira, dia 19 de junho, começa às 9h30, com um painel dedicado ao tema “Infinite Horizons”: focando-se nas formas mais ambiciosas e inovadoras de exploração, esta sessão vai abordar o projeto TITAN e a expedição "Darwin200", para além de discutir o impacto de eventos trágicos, como a implosão do submersível TITAN, e como essas lições são aplicadas para futuras explorações.

Os segredos da natureza e as origens da humanidade dão o mote à segunda sessão do dia, com um painel designado “Beyond the Veil”Lvcas Fiat, designer naturalista, vai discutir a beleza e complexidade do design na natureza, enquanto Juan Pablo Culasso, engenheiro bioacústico, vai falar sobre a importância do som na identificação de espécies e conservação. Justin Fornal, explorador e maratonista aquático, vai partilhar as suas experiências em expedições extremas, enquanto Lee Berger, paleoantropólogo, vai discutir as mais recentes descobertas sobre as origens humanas.
“The Magic of Exploration”, a derradeira sessão da GLEX Summit 2024 é dedicada à magia da exploração e aos encantos da natureza. Brendan Hall, documentarista, vai debater a narração de histórias através do cinema. Karim Ilya, fotógrafo e realizador, vai falar sobre a documentação de espécies em risco de extinção. Rebecca Hui, designer e fundadora do Roots Studio, vai discutir como o design pode preservar culturas indígenas, ao passo que Joe Rohde, conhecido arquiteto e designer da Disney, vai partilhar a sua visão sobre a criação de mundos imaginários baseados na exploração.
A cerimónia de encerramento será conduzida pelo Almirante Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, encerrando oficialmente a GLEX Summit 2024.
A GLEX Summit promete levar os participantes numa viagem inesquecível através de descobertas vanguardistas, missões científicas e tecnologias de ponta que têm impulsionado a humanidade para novas fronteiras do conhecimento. Os Açores, com a sua localização estratégica no meio do Atlântico, são o cenário perfeito para discutir temas que moldam o futuro da exploração.
A GLEX Summit é organizada pela portuguesa Expanding, com a chancela e a curadoria do nova-iorquino The Explorers Club, garantindo uma cimeira de nível internacional.
A GLEX Ignition no Porto
A GLEX Ignition, que decorreu a 15 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, abriu com chave de ouro, celebrando a cidade onde nasceu o Infante D. Henrique, “O Navegador”. Este evento inaugural contou com a presença de figuras de destaque e discutiu temas como o futuro das estações espaciais e o regresso à Lua, estabelecendo o tom para a cimeira principal

*Marco Barbosa


REVIVA A HISTÓRIA EM SILVES COM O PERCURSO HISTÓRICO "100 ANOS DEPOIS – 1924 – SILVES, CRÓNICA DA MORTE DE UM OPERÁRIO CORTICEIRO”

  

O Município de Silves convida-o para uma viagem no tempo na cidade de Silves, no próximo dia 22 de junho às 18h30, na Praça do Município. O Percurso Histórico “Silves, Crónica da Morte de um Operário Corticeiro”, marca 100 anos de uma das greves mais emblemáticas e significativas da história local.

Em 1924, a cidade de Silves foi palco de uma intensa luta dos operários corticeiros. Durante 40 dias, de 1 de maio a 10 de junho, os corticeiros silvenses entraram em greve em busca de melhores condições de vida, enfrentando miséria e fome. Este percurso não apenas narra os eventos da greve, mas também a trágica história de Francisco dos Santos Gonçalves, um operário que perdeu a vida, e dos confrontos que feriram homens, mulheres e crianças.
O percurso ligará a antiga sede da Associação de Classe dos Operários Corticeiros ao local dos eventos sangrentos, destacando episódios significativos da resistência operária e solidariedade entre camaradas de diferentes profissões.
Não perca esta oportunidade única de mergulhar nos eventos que moldaram a história da classe operária em Silves. Venha conhecer, aprender e refletir sobre o nosso passado.
A iniciativa decorre no âmbito da programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril - Silves Abril Presente, Liberdade Sempre!

MILHARES DE VISITANTES EM QUATRO DIAS DE FESTEJOS. GRANDES FESTAS DE S. JOÃO VÃO ANIMAR CASTELO DE PAIVA TONY CARREIRA É A GRANDE ATRACÇÃO DESTE ANO

 

Já se sente o ambiente festivo dos Santos Populares, e as grandiosas Festas de S. João de Castelo de Paiva deste ano vão arrancar na manhã do dia 21, com a realização das Marchas Infantis, e durante a tarde as Marchas Séniores, representativas de todas as IPSS localizadas no concelho, com a autarquia paivense a apresentar um programa bem atractivo para o espaço do Largo do Conde, bem no “coração” da urbe paivense, naquele que será o início de quatro dias de grande animação e folguedo.

Esta iniciativa festiva, da responsabilidade da edilidade paivense, é um evento que arrasta milhares de visitantes ao concelho, sendo que as Festas de S. João, este ano apresentam um atractivo único e fantástico, garantida que está a presença de TONY CARREIRA como “cabeça de cartaz”, são o verdadeiro “prelúdio” para o grande momento que será a Feira do Vinho Verde, uma aposta ganha da Câmara Municipal e cuja 25ª edição tem lugar já no primeiro fim de semana de Julho.

Por terras de Paiva, a tradição ainda se mantém a preceito e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões à solta, de loucura e de folguedo, num ambiente único e de convivialidade que, nesta terra duriense, até dá direito a Feriado Municipal.

Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, dos bailaricos, das marchas populares, dos concertos musicais, e do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.

Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não vão faltar os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso que vai privilegiar os próximos dias, de 21 a 24 de Junho.

A música popular, as bandas de música, os grupos musicais e as marchas populares são participações que estão asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “comes e bebes”, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribui gratuitamente à população, na tarde de 24 de Junho.

As festas, promovidas pela Câmara Municipal, depois de realizadas as Marchas Infantis, na manhã do dia 21, no espaço do Largo do Conde, em Sobrado, integrando cerca de 1000 crianças, oriundas das escolas, jardins-de-infância e IPSS’s do concelho, prosseguem durante a tarde com as Marchas dos Idosos, orientadas para os utentes das diversas IPSS do concelho, sendo que a primeira noite será preenchida com um concerto da Banda Nova Dança e iniciativa S. João DJ Party.

No dia 22, Sábado, volta a musica em força para um grande bailarico de S. João na noite paivense, com o espectáculo da Banda Novo Show e a S. João DJ Party .

Mas o momento mais esperado é no dia 23, realizando-se sempre com grande entusiasmo e adesão, sendo que, a noite que orienta para uma grande folia e será preenchida com o desfile das Marchas Populares, que voltam a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Fonte, Frutuária e Vale da Rua, as quatro marchas que vão desfilar na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense, que as acolhe sempre com grande entusiasmo e carinho.

Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há cinco décadas.

Depois do desfile das Marchas Populares, a animação da noite mais importante do S. João vai contemplar uma sessão de fogo de artifício e um grande concerto do consagrado artista TONY CARREIRA AO VIVO seguindo-se a actuação de DJ’s Residentes noite fora, em véspera de Feriado Municipal.

Já na Segunda-Feira, dia 24, Feriado Municipal, a tarde será preenchida com o sempre apreciado concerto musical com filarmónicas locais, protagonizado desta vez pela Banda dos Mineiros do Pejão que vai actuar até ao fim da tarde, seguindo-se às 16 horas, a habitual Festa da Sardinha Assada, no espaço de lazer da Quinta do Pinheiro, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes que, neste dia festivo, rumam até terras de Paiva, com tempo para um momento de dança com bailarico popular com o Duo HD.

Como sempre, em tempo de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo, sendo que a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, daí o convite do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, a sugerir dias de animação constante, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer as suas festas, a sua beleza e potencialidades turísticas que o concelho apresenta.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Silves | NOITE DE TRIBUTO A ZECA AFONSO COM LUÍS GALRITO

 Dia 22 de junho, às 21h30, o Largo da Igreja em São Marcos da Serra, recebe uma viagem musical emocionante com Luís Galrito, que prestará homenagem ao lendário poeta, cantor e compositor José Afonso.
O concerto “Luís Galrito canta Zeca”, organizado pelo Município de Silves promete uma noite de música, poesia e memórias, sendo um espetáculo interdisciplinar que celebra não só a obra de Zeca Afonso mas também o espírito de liberdade e mudança que marcou o movimento do 25 de Abril.
Através de uma combinação única de música, palavra cantada e imagens, Luís Galrito convida-nos a refletir sobre a importância histórica e cultural daqueles que lutaram por um Portugal mais justo e democrático.
Não perca esta oportunidade de reviver o legado de uma das figuras mais emblemáticas da música portuguesa num ambiente acolhedor e inspirador.
A iniciativa decorre no âmbito da programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril - Silves Abril Presente, Liberdade Sempre!

 

Marinha Grande | ESCOLA PÁTIO DA INÊS VENCE TORNEIO VÍCTOR PINA

 Cerca de 300 alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho participaram no Torneio de Futebol Interescolas Victor Pina, que decorreu no passado sábado, 15 de junho, no Estádio Municipal da Marinha Grande, com organização do Município.

A iniciativa teve como objetivo aliar o desporto ao convívio e o intercâmbio entre os diversos estabelecimentos de ensino públicos e privados do 1.º ciclo do concelho.
O evento contou com a presença do vereador do desporto, João Brito; de representantes das escolas e de muitas famílias que deram o seu apoio aos atletas. Na concretização do Torneio, o Município da Marinha Grande teve o apoio da Associação de Futebol de Leiria (AFL) e do Núcleo de Árbitros da Marinha Grande.

A classificação do Torneio Interescolas Victor Pina 2024 foi a seguinte:
1. Escola Pátio da Inês
2. EB Guilherme Stephens
3. LIS - Leiria International School
4. EB Comeira.

Ao longo do Torneio Interescolas Victor Pina, foram mostrados vários cartões brancos a alunos com comportamentos reveladores de fair-play, como Guilherme, Vicente, Sara Martins, Diogo Lino e Santiago, bem como ao treinador e encarregado de educação, Eurico Carlos. A ajuda aos árbitros em decisões vantajosas para a equipa adversária, elogios à equipa adversária e animar um colega magoado, são alguns dos exemplos de atitudes que se sucederam, merecedoras do cartão branco, como forma de reconhecimento.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Parque de estacionamento público de Armação de Pêra (silo) reabre no dia 1 de julho

 O Município de Silves criou as necessárias condições em tempo útil para a reabertura do parque de estacionamento público de Armação de Pêra (silo) em 15 de junho do corrente, conforme sempre aconteceu nos últimos anos.
Porém, o abandono do compromisso no dia 14 do corrente (!) por parte da empresa de segurança, a quem tinha sido adjudicada a prestação de serviços (procedimento por Consulta Prévia), leva a que a reabertura do espaço só possa ocorrer no dia 1 de julho.
 
Sabendo do complexo problema do estacionamento público em Armação de Pêra, nomeadamente no período do Verão, apelamos à máxima compreensão de todos os utilizadores do silo, face à situação que nos foi criada.

Rodrigo Silva em 2º Lugar no Torneio Nadador Completo da ANC

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede, esteve presente nos dias 15 e 16 de junho na edição de 2024 do Torneio Nadador Completo da Associação de Natação de Coimbra.

As piscinas municipais Rui Abreu na União de freguesias de Eiras/Pedrulha, foram o palco da competição que envolveu 87 atletas em representação de 10 clubes.

A classificação individual desta competição resultou do somatório de pontos obtidos pelos atletas nas 5 provas individuais que os mesmo nadaram ao longo das 2 sessões, nomeadamente os 100 metros das 4 técnicas de nado e os 200 estilos.

Assim, o destaque da comitiva da SCC que contou com a presença de 9 atletas vai para Rodrigo Silva que viria a obter a 2ª posição no escalão de juvenil A


PRONTO PARA A AÇÃO ESTE VERÃO? JUNTE-SE AO PROGRAMA OTL EM SILVES

 Este verão, o Município de Silves oferece aos jovens dos 13 aos 17 anos uma oportunidade única com o Programa de Ocupação de Tempos Livres – Verão 2024 (OTL). O programa não só preenche os dias de verão com atividades divertidas e educativas, mas também abre as portas para experiências práticas em contexto de trabalho na Câmara Municipal de Silves.
O programa OTL vai decorrer de 1 de julho a 2 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, em diversos locais, incluindo espaços educativos.
 
A iniciativa oferece as seguintes atividades:
» Biblioteca Municipal: descubra o mundo dos livros e participe em atividades de leitura (4 vagas disponíveis)
» Arqueologia: explore a história local e participe em projetos especiais (2 vagas disponíveis)
» Casa Museu João de Deus (S.B. Messines): oferece uma visão sobre a apresentação do patrimônio cultural (3 vagas disponíveis, nas semanas de 1 a 5 e de 8 a 12)
» Quinta Pedagógica de Silves: aprenda tudo sobre a vida na quinta com atividades práticas (2 vagas disponíveis, nas semanas de 1 a 5 | 8 a 12 | 15 a 19 | e de 22 a 26 de julho)
» Jardins-de-Infância: participe em atividades educativas e recreativas (vagas condicionadas à inscrição dos alunos na Componente de Apoio à Família, apenas no mês de julho)
Jardim-de-Infância de Silves n.º 1
Jardim-de-Infância de Silves n.º 2 (Enxerim)
Jardim-de-Infância de São Bartolomeu de Messines
Jardim-de-Infância de São Marcos da Serra
Jardim-de-Infância de Tunes
Jardim-de-Infância de Alcantarilha
Jardim-de-Infância de Algoz
Jardim-de-Infância de Pêra
Jardim-de-Infância de Armação de Pêra
 
Vantagens do Programa OTL em Silves:
Experiência Profissional: ganhar experiência prática vai destacar o teu currículo no mercado de trabalho
Desenvolvimento de Habilidades: trabalhar em equipa, desenvolver a comunicação e responsabilidade
Rede de Contatos: conhecer jovens com interesses semelhantes
Impacto Comunitário: contribuir positivamente para a comunidade local
 
Extras do Programa:
» Transporte gratuito para a Quinta Pedagógica (partida do parque do antigo Lidl às 08h30 e chegada ao mesmo local às 17h30);
» Seguro de acidentes pessoais
» Bolsa de participação e certificado de conclusão
» Inscrições: abertas até 24 de junho! Através do preenchimento de formulário próprio (disponível nesta página), formulário esse que deverá ser enviado para o Setor de Juventude da CMS através do endereço de correio eletrónico juventude@cm-silves.pt.
Para mais informações consulte as normas de participação em vigor.
Os jovens selecionados serão contactados pelo sector de Juventude do Município, devendo, após este contacto, apresentar os seguintes documentos:
» Fotocópia do documento de Identificação válido, com fotografia e assinatura (Cartão de Cidadão, B.I., Passaporte ou equivalente); ou fotocópia do cartão com Número de Identificação Fiscal (para quem não apresente Cartão de Cidadão);
» Declaração do encarregado de educação a autorizar a participação do seu educando no programa, caso este seja menor de idade;
» Declaração de autorização do uso da imagem fotográfica para divulgação do programa.
Em caso de desistência é obrigatória a comunicação à Câmara Municipal de Silves através do telefone 282 440 800 (ext. 2650) ou 282 440 831 ou do endereço de correio eletrónico juventude@cm-silves.pt, contactos estes também disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais.
 
Aproveite esta oportunidade para fazer algo significativo neste verão, adicionando experiência valiosa ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Venha descobrir como fazer a diferença no seu futuro e no da sua comunidade com o Programa OTL!

No momento em que se joga o Europeu de futebol e se aproximam os jogos Olímpicos. Católica lança nova Pós-Graduação em Psicologia do Desporto e da Performance


Um desportista ou performer, independentemente da modalidade ou arte performativa, tem de desenvolver sólidas competências psicológicas para superar todos os desafios. O foco, a determinação e o planeamento podem ser a chave, se suportados em profissionais preparados. É com base nesta premissa que nasce a nova Pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Performance, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, dirigida especificamente a psicólogos. A 21 de junho realiza-se uma aula aberta online com a presença de Joana Cerqueira (Psicóloga do Futebol Clube do Porto), Sérgio M. Vaz (Psicólogo do Sport Lisboa e Benfica) e Carlos Fernandes (Psicólogo do Desporto e Performance e um dos coordenadores da nova Pós-graduação).
“A Pós-Graduação em Psicologia do Desporto e da Performance foi desenhada para desenvolver conhecimentos e competências específicas nos psicólogos, tornando-os mais capazes de realizar intervenção psicológica com os diferentes agentes - atletas, performers, treinadores, entre outros - destes contextos”, salienta Catarina Morais, uma das coordenadoras da nova Pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Performance e docente da Faculdade de Educação e Psicologia. Carlos Fernandes, psicólogo do Desporto e também coordenador da nova formação, explica que “os Psicólogos do Desporto e da Performance trabalham com o objetivo central de desenvolver de forma integral o indivíduo, procurando melhorar o seu rendimento, bem-estar e competências psicológicas que se apresentem como relevantes para a obtenção de sucesso no contexto desportivo e/ou de performance,” acrescentando que “estes contextos exigem dos psicólogos competências de intervenção específicas.”
Esta nova aposta permite um elevado aprofundamento das temáticas e experiências trazidas pelos profissionais. Destinada exclusivamente a psicólogos, esta Pós-Graduação privilegia o trabalho realizado presencialmente, o qual assentará, sobretudo, em metodologias experienciais, para que, através de uma forte componente prática, os formandos possam desenvolver competências de atuação nestes contextos. Esta componente decorrerá em regime intensivo (sábados completos), com o “propósito de criar condições para a realização de exercícios de prática simulada e incrementar a experiência emocional associada às tarefas, como forma de potenciar a aprendizagem e retenção dos conhecimentos”, refere Catarina Morais.

Esta Pós-Graduação conta com um corpo docente com uma vasta experiência de intervenção em contextos de Desporto e Performance, apresentando ainda, como elemento diferenciador, o investimento no desenvolvimento de competências de intervenção nos próprios psicólogos, através de uma metodologia que convida o formando ao seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo-lhe potenciar a sua capacidade de tomada de decisão, critério e coerência na intervenção.

A 21 de junho, a partir das 12h30, realiza-se uma aula aberta online sob o tema “O que nunca ninguém me disse sobre a psicologia do desporto e performance”, com a presença de Joana Cerqueira (Psicóloga do Futebol Clube do Porto) e Sérgio M. Vaz (Psicólogo do Sport Lisboa e Benfica) e Carlos Fernandes (Psicólogo do Desporto e Performance e um dos coordenadores da nova Pós-graduação). Um evento aberto ao público, mas sujeito a inscrição.

*Fernanda Teixeira

Cantanhede | Reconstituição dos serões de veraneio da família de António de Lima Fragoso. V Concerto das Janelas Abertas reuniu mais de 400 pessoas na Pocariça

 

Mais de 400 pessoas assistiram no último sábado, dia 15 de junho, ao V Concerto das Janelas Abertas, no largo António de Lima Fragoso, na Pocariça. Trata-se de uma reconstituição dos serões de veraneio em que a família Fragoso, juntamente com os amigos do Conservatório Nacional, passava horas criando e interpretando música.

Como o calor de julho e agosto era forte, abriam-se as janelas do andar de cima e só depois começavam a tocar. A alegria era muita e a música tocada agradava aos transeuntes.

O espetáculo contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, do presidente da Assembleia Municipal, João Moura, e ainda do presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.

No concerto esteve ainda a presidente da direção da Orquestra Clássica do Centro, Emília Martins, e a professora e ex-ministra da Educação e Ciência, Margarida Mano.

Este foi mais um grande momento e uma extraordinária oportunidade para reafirmar a importância do legado artístico e musical desta figura marcante da história da música nacional”, referiu na sua intervenção a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

A iniciativa alia a história, a relevância de uma figura incontornável do panorama cultural concelhio, nacional e internacional (considere-se a integração da Associação António Fragoso e por inerência do ilustre António Fragoso no Centro Europeu de Música), com a expressão artística veiculada por exímios instrumentistas e formações musicais.

A edição deste ano apresentou um repertório exclusivamente fragosiano, integrando inéditos como foi o caso de Coro dos Peregrinos, interpretado pelo grupo Pro Musica Antiqua da AAF, e o tema Inquietude, interpretado por Bernardo Santos, ao piano.

A este tema juntou-se Noturno em Ré Bemol Maior, por Luís Filipe Pereira (piano); Pensés extatiques, por Júlio Gonçalves (piano); Morena, pelo grupo Pro Musica Antiqua; Danças | Valsa Ingénua, Dança Popular, Canção e Dança Portuguesa, por Bernardo Santos (piano); Sete Prelúdios Margarida Prates (piano), que assumirá também a apresentação comentada de todo o programa; Sonata para Piano, por António Oliveira (piano); Cantares, pelo grupo Pro Musica Antiqua; Três peças do Sé. XVIII, Três Mazurkas, arranjos para trio de sopros de Mafalda Carvalho (flauta), Bruna Carvalho (fagote) e Samuel Marques (clarinete) solistas da Orquestra Clássica do Centro; Trio Opus 2, pelo trio de Câmara - Vasco Dantas (piano), Álvaro Pereira (violino) e Tiago Anjinho (violoncelo).

A edição de 2024 contou ainda com a presença de uma vasta equipa da RTP, que assegurou a gravação integral do concerto para exibição nos diversos canais da estação pública de televisão.

O concerto das Janelas Abertas é um evento anual organizado pela Associação António Fragoso (AAF) na Pocariça, com o apoio de diversas entidades.

Fundada em janeiro de 2009, a AAF é uma instituição cultural sem fins lucrativos que tem como principais objetivos o estudo, a revisão, a edição e a ampla difusão das obras musicais e literárias deixadas por António Fragoso.



RUI MASSENA APRESENTOU NOVO ÁLBUM NA MARINHA GRANDE

 O conceituado maestro, compositor e pianista Rui Massena apresentou o seu quarto álbum de originais, no Teatro Stephens, na Marinha Grande, no passado sábado, 15 de junho, num concerto intimista que não deixou o público indiferente.
O novo disco foi tocado, ao vivo, pela primeira vez, na capital do vidro, ainda antes da estreia nacional do novo disco, marcada para os dias 20 e 25 de junho, para a Casa da Música, no Porto, e para o centro Cultural de Belém, em Lisboa, respetivamente.

As suas mais recentes composições, foram interpretadas num trio de piano, viola de arco e violoncelo. Licenciado em Direção de Orquestra, Rui Massena trabalhou profissionalmente como Maestro desde os vinte e sete anos, altura em que assumiu a Direção Artística e a função de Maestro titular da Orquestra Clássica da Madeira, cargo que manteve durante 12 anos. 
Atualmente, o músico continua a trabalhar como maestro, compositor, produtor e performer, com base no seu estúdio, junto à praia da Granja, na criativa cidade do Porto. Dirige e toca a sua música ao vivo em salas de concerto por todo o mundo.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

FAZUNCHAR AFIRMA FIGUEIRÓ DOS VINHOS COMO UMA REFERÊNCIA NA ARTE URBANA NACIONAL

 DE 10 A 18 DE AGOSTO, RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, CONCERTOS, WORKSHOPS, VISITAS E EXPOSIÇÕES
 
Os destaques da programação
 
FAZUNCHAR, festival promovido pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, irá decorrer este ano entre 10 e 18 de agosto cujo principal objetivo é promover a arte e cultura no concelho.
 
Figueiró dos Vinhos é uma referência no panorama da Arte Urbana Nacional, como galeria de arte viva a céu aberto, que em muito contribui para o desenvolvimento da região.
É um festival multidisciplinar que celebra a arte nas suas mais diferentes formas, promovendo a integração do público e dos artistas numa comunhão com o meio envolvente, e que recebe da parte dos residentes um carinho e sentimento de pertença muito grande.
 
Residências artísticas, concertos, workshops, visitas e exposições continuam a fazer parte da diversidade cultural apresentada pelo Fazunchar.
 
Na programação da edição do Fazunchar deste ano destacamos vários momentos.
 
O primeiro é a Oficina Thrásos, oficina de exploração artística multidisciplinar (escultura/ pintura) de Ricardo Romero onde vão ser trabalhados conceitos de criação artística, bem como de ocupação em espaço público. Partindo da peça escultórica Phobos (que significa medo), a Oficina Thrásos (que significa audácia) pretende numa primeira fase consciencializar os participantes para o poder de comunicação da arte urbana para defender direitos básicos ambientais e animais. Será a partir de um conceito discutido e trabalhado em conjunto com os participantes que serão criadas uma série de personagens tridimensionais (escala reduzida) e que, na presença da peça escultórica Phobos, ajudarão a decidir em grupo que tipo de intervenção será alvo a peça escultórica durante o festival.
 
O outro que destacamos é a Oficina de Serigrafia aberta a toda a comunidade com Dois Demónios (coletivo criativo composto pelos ilustradores e designers gráficos André e Laura). Com as suas coleções irreverentes que ganham vida em peças têxteis, Dois Demónios trazem a magia da serigrafia, de uma maneira acessível e divertida. Neste workshop, aprenderão os fundamentos da serigrafia, utilizando materiais simples e facilmente encontrados em casa. A atividade é projetada para ser manual e criativa, permitindo que cada participante explore a sua imaginação enquanto aprende uma nova habilidade artística. Cada participante sai do workshop com uma peça única e personalizada, criada por ele!
 
Para além destas Oficinas, temos dois tipos de Visitas Guiadas que irão decorrer no Fazunchar.
A visita pela “Rota de Arte Urbana na Vila de Figueiró” feita a pé num deambular pelo centro histórico em que mostra um roteiro que tem vindo a crescer devido ao acréscimo de pinturas de ano para ano. Nesta visita são revelados os artistas que passaram pelo Fazunchar, através das pinturas que vão deixando no festival. São contadas histórias e momentos relacionados com a sua passagem pelo festival, e até mesmo algumas confidências.
 
A outra visita, “A Rota dos Fregueses”, é de autocarro. Começa de manhã, com uma paragem para almoço e retoma à tarde. É uma visita que leva os visitantes ao interior profundo do concelho, às freguesias e mostra aldeias pitorescas, onde a água e os ribeiros ganham corpo, locais onde também as pinturas foram chegando, e onde os habitantes mais solitários encontraram companhia durante uma semana cheia de partilhas. É nas freguesias que se criam mais rapidamente os laços, afetos e os momentos de partilha entre os que lá moram e os artistas. (O nome “Rota dos Fregueses” está relacionado com os comerciantes que existiam outrora e é uma alusão à rota que faziam para vender as suas fazendas e tecidos, umas vezes a pé, outras em burro).
 
Para finalizar, destacamos a Roda de Conversa com os Artistas. Os artistas falam da sua experiência e passagem pelo festival. Partilham a sua experiência desde o momento em que começaram a pensar no que iriam fazer no Fazunchar. O que leram, o que pesquisaram e o que foram descobrindo sobre Figueiró e o impacto que isso trouxe para o que executaram. São cerca de 60 a 90 minutos de conversa, onde o espetador tem a liberdade para colocar questões e para conhecer um pouco mais do que foi essa semana de criação. Questões relacionadas com a arte na atualidade e o que ela nos pode oferecer, são alguns dos temas abordados.
 
redesenhando mundos
 
Este ano pretende dar-se continuidade ao trabalho desenvolvido, projetando-o para o futuro, incluindo novas disciplinas como a dança, a escultura ou a animação que poderão ajudar no objetivo de fazer evoluir e continuar a projetar Figueiró dos Vinhos no mapa da arte, enquanto palco de atividade artística e cultural.
 
A arte urbana é uma poderosa ferramenta de promoção e desenvolvimento turístico, na transformação social, urbanística e económica de um qualquer território, para além de corporizar o sentimento de pertença da comunidade.
 
Pretendemos trazer à tona aquilo que é a Identidade Local com as manifestações artísticas, mantendo viva e não esquecendo a passagem por Figueiró dos pintores Henrique Pinto e José Malhoa e dos escultores Simões de Almeida Tio e Sobrinho. Todo o movimento naturalista presente no trabalho destes artistas continuará a ser a linha condutora de todas as disciplinas presentes no festival com o foco central na comunidade.
 
Esta nova edição do Festival, agora com um diferente ponto de vista, pretende renovar o interesse, revivendo-o noutro sentido: alargando o imaginário, aguçando a sensibilidade, experimentando novos pontos de vista, com um olhar pessoal e coletivo, criando um espaço de recolhimento e evasão, um lugar de criatividade onde nos refugiamos na intimidade do nosso imaginário num intercâmbio intergeracional, usando fragmentos da herança cultural local e reencontrando a admiração pela beleza do que nos rodeia.
 
FAZUNCHAR significa FAZER
 
O nome FAZUNCHAR significa Fazer. Pertence a um dialeto local, o laínte, usado outrora no território pelos comerciantes para que não fossem entendidos.
 
E é o que se pretende, fazer, redesenhar mundos com a curadoria de Ricardo Romero.
 
O festival contará com a presença de artistas portugueses e estrangeiros, assim como com diversas residências artísticas: Inesa Markava, Pedro Coquenão (Batida) e Sílvia Santos.
 
No primeiro dia do festival, dia 10 de agosto, terá lugar a inauguração de uma exposição de pintura, resultado da residência da edição anterior, da autoria do pintor Martinho Costa, que terá lugar no Museu e Centro de Artes. De seguida, haverá uma visita guiada pela Rota de Arte Urbana na Vila – esta visita será só para os artistas e não para o público.
 
Durante a semana, poderão ser contempladas pinturas murais pelo concelho da autoria de Fred Battle_Zoerism (FR), Manolo Mesa (ES), Regg Salgado (PT) e Mariana Santos (PT), para além de uma Open Call.
 
A envolvência da comunidade, neste caso as crianças e jovens do concelho também terão uma palavra ativa no festival. Tendo uma primeira oficina em julho, cujo culminar terá lugar no dia 14 de agosto na Oficina Thrásos, de pintura/ escultura com Ricardo Romero.
 
No arranque do fim de semana, na tarde de sexta-feira dia 16 de agosto, haverá uma visita guiada pela Rota de Arte Urbana na Vila. Nessa noite será apresentado o resultado da residência artística de Pedro Coquenão (Batida) e uma Visita Dançada com Inesa Markava. E para terminar a noite um DJ Set de djs locais.
 
Na manhã e tarde de sábado dia 17 de agosto, haverá a Visita “A Rota dos Fregueses” e a deslocação será feita num autocarro do município mediante inscrição prévia. No início da noite teremos a Roda de Conversa Com os Artistas, de seguida o concerto de Mimicat, vencedora do Festival da Canção em 2023, e ainda os Beatbombers, dupla constituída por DJ Ride e Stereossauro. A noite terminará com os DJs An Alpha Betos.
 
O festival termina no dia 18 de agosto, domingo, com um Picnic Comunitário que envolve todos em espírito de festa e união, fortalecendo assim os laços entre os membros da comunidade, seguindo-se da Oficina de Serigrafia para crianças com Dois Demónios.

*Raquel Lains

III FESTIVAL DO ARROZ DE MARISCO DA PRAIA DA VIEIRA

 O Município da Marinha Grande e a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria promovem a terceira edição do Festival do Arroz de Marisco da Praia da Vieira, nos dias 21, 22 e 23 de junho. 
O evento gastronómico pretende apostar, também, na componente cultural, apresentando um cartaz diversificado. Com o compromisso de melhorar e subir a fasquia a cada ano, a organização convida todos quantos estejam interessados em deslocar-se até à Praia da Vieira, deliciando-se com esta iguaria muito conhecida e participando nos eventos de animação cultural.

O Arroz de Marisco da Praia da Vieira foi eleito uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”, vencendo na categoria de marisco, em setembro de 2011. Este prato diferencia-se dos restantes por ser servido diretamente do lume num tacho de barro, ainda a fervilhar. A lagosta, os camarões grandes e as amêijoas, conferem-lhe um sabor único a mar, muito bem acolitados com pimento, coentros e arroz carolino.

Relativamente ao funcionamento do festival, o mesmo conta com oito restaurantes aderentes: Lismar, Flor do Lis, Cabral, O Mirante, Barrote, O Búzio, Naufrágil e Solemar. Entre os dias 21 a 23 de junho, por cada dose de arroz de marisco consumida, os clientes ficam habilitados a alguns prémios: uma noite com pequeno almoço no Hotel Cristal Vieira Praia & SPA, uma noite no hotel Estrela do Mar com oferta de jantar no restaurante Solemar, um passeio de barco no rio Lis e um jantar para duas pessoas num dos restaurantes aderentes. Após receber a sua senha, o cliente deverá depositá-la na tômbola presente no Espaço Museu Culturavieira, efetivando assim a sua participação no festival.

O programa de animação do III Festival do Arroz de Marisco é o seguinte:

22 de junho
10h30  - Circuito de Arte Urbana - Saída do Centro Interpretativo da Arte Xávega
15h30  - "Hora do Conto" - Centro Interpretativo da Arte Xávega
16h00 - Rancho Folclórico “Peixeiras da Vieira” - Largo dos Pescadores
21,30h - Espetáculo Musical - Augusto Canário - Largo dos Pescadores 

23 de junho
A partir das 10h00 - "Voo Cativo de Balão de Ar Quente” - Areal da Praia da Vieira, junto à Esplanada Âncora (A atividade só se realiza se estiverem reunidas as condições climatéricas necessárias à sua execução em segurança)
10h30  - Circuito de Arte Urbana - Saída do Centro Interpretativo da Arte Xávega
15h30  - "Hora do Conto" - Centro Interpretativo da Arte Xávega
18h00 - Espetáculo Musical - Banda "Os Cachopos” - Largo dos Pescadores.

Durante o Festival do Arroz de Marisco, o Largo dos Pecadores terá, também, mostras de artesanato ao vivo e barraquinhas com associações locais.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Cientista da UC estuda a evolução estrutural de aglomerados quirais de moléculas chave no meio interestelar

 

Sérgio Domingos, professor e investigador no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), está a estudar a evolução da energia de ionização e das preferências de encaixe molecular com o crescimento gradual de aglomerados de moléculas quirais.
Esta investigação, publicada na revista Nature Communications, teve como objetivo estudar a formação de clusters (agregados) moleculares da molécula tetraheliceno (quatro anéis de benzeno fundidos num arranjo em forma de hélice), que pertence a uma classe muito relevante no domínio da astrofísica molecular (astroquímica), os Polycyclic Aromatic Hydrocarbons (PAHs).

Os PAHs são considerados moléculas de interesse no âmbito de investigações sobre a composição química no meio interestelar, pelas evidências da sua presença encontradas em espectros de absorção de gases interestelares perto de objetos astronómicos.

«O tetraheliceno é particularmente interessante dentro desta classe de moléculas, porque introduz uma nova dimensão a este problema, por ser uma molécula quiral, um trato que moléculas fundamentais na biologia humana partilham, como aminoácidos, proteínas e o ADN», revela o Sérgio Domingos, acrescentando que, «no caso do tetraheliceno, que tal como o nome indica, tem uma geometria em forma de hélice, pode existir em duas formas, designadas por P e M, dependendo do sentido da curvatura da hélice».

Como explica o físico, este tipo de moléculas existe tipicamente em duas formas (enantiómeros) que são a imagem no espelho uma da outra, tal como as nossas mãos.
«Da mesma forma que temos encaixes “perfeitos” de mão esquerda, luva esquerda, a nível molecular, esse encaixe de duas ou mais moléculas quirais pode gerar preferências na abundância relativa desses tipos quirais à escala de pequenas partículas, o que, por sua vez, pode ter tido impacto na maneira como a matéria orgânica evoluiu desde os primórdios da evolução da vida na Terra», elucida.

Neste trabalho, que decorreu nas instalações do SOLEIL, em Paris, os investigadores conduziram medições de espectroscopia de fotoeletrões com o objetivo de estudar a amostra de tetraheliceno na forma gasosa, dentro de uma câmara de alto vácuo.

«Com esta técnica, detetámos agregados de iões de tetraheliceno até ao heptamero, isto é, sete moléculas ligadas através de ligações não-covalentes. Assim, foi possível concluir que a energia necessária para ionizar o agregado é cada vez menor com o crescimento do mesmo, ou seja, é necessário menos energia para ionizar o cluster de sete moléculas, do que para ionizar a molécula sozinha», conta.

De acordo com o investigador da FCTUC, esta observação despoletou um trabalho de análise e modelação computacional que envolveu cientistas de vários países (Alemanha, Espanha, França e Portugal), permitindo obter modelos estruturais teóricos que confirmam essa tendência observada na energia de ionização e desvendando uma tendência clara para a formação de agregados com moléculas do mesmo tipo quiral (com o mesmo enantiómero). Estes resultados têm implicações fundamentais na maneira como se olha para a formação de clusters no meio interestelar, à escala de pequenos grãos.

«As condições experimentais em que medimos estas propriedades moleculares assemelham-se ao ambiente encontrado nalgumas regiões interestelares de interesse, e por isso, os resultados deste estudo permitem-nos, cuidadosamente, começar a especular sobre se esta tendência a formar agregados de uma só quiralidade à escala de pequenas partículas no espaço pode ter catapultado uma preferência na quiralidade da matéria biológica no nosso planeta», conclui.

O artigo científico “Evolution of the ionisation energy with the stepwise growth of chiral clusters of [4]helicene” está disponível aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPOU COM 11 ATLETAS NOS TESTES DE INICIAÇÃO E ESPECIALIDADE


Decorreu nos passados dias 15 e 16 de junho, no Pavilhão Municipal da Lousã os testes de iniciação e disciplina promovidos pela Associação de Patinagem de Coimbra.

A Secção de Patinagem Artística da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou com 11 dos seus atletas em 13 provas distintas. Os atletas nomeadamente, Gabriela Lourenço, Maria Inês Bento, Pedro Branco, Letícia Noronha, Joana Curto, Paulo Batista, Júlia Vieira, Francisca Alves, Mara Branco e Dara Marques e Eduardo Cunha, realizaram excelentes provas, excedendo todas as expectativas, conseguindo assim obter resultados bastante positivos, nomeadamente Maria Inês Bento - Nível 2 Iniciação, Gabriela Lourenço - Nível 2 Iniciação, Pedro Branco - Nível 2 Iniciação, Letícia Noronha - Nível 4 Iniciação, Joana Curto - Nível 4 Iniciação, Paulo Batista - Nível 4 Iniciação, Júlia Vieira - Nível 5 Iniciação e Nível 1 Patinagem Livre Eduardo Cunha - N1 Solo Dance, Francisca Alves - Nível 2 Patinagem Livre, Mara Branco - Nível 2 Patinagem Livre, Dara Marques e Eduardo Cunha - N3 Pares Artísticos, Dara Marques - N4 Solo Dance, primeira atleta da ASSSCC na competição Solo Dance.



ANA MACHADO E NELSON HELENO VENCERAM O 4º TRAIL ROTA DOS BESOUROS


Com partida e chegada ao Campo de Futebol do Sepins, teve lugar na manhã de domingo 16 de junho, o 4º Trail Rota dos Besouros, organizado pela Rota dos Besouros - Associação Desportiva e Cultural com duas provas competitivas de 19km e 14km e uma caminhada.

Participaram 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de Trail Sprint de 14km, tendo Ana Teresa Machado, alcançado a1ª posição na classificação geral feminina e o 1º lugar no escalão FSen e Nelson Almeida, alcançou igualmente o 1º lugar masculino e o 1º lugar no escalão de MSen.

Destaque para as vitórias na geral e escalão dos atletas Ana Teresa Machado e Nelson Almeida.

Com o apoio:

Fisioterapeuta Ana Taraio

Luisa Cabeleireiro

Mariana Andrade Martins Nutricionista

Óptica Loisas Loisas - Zeiss

Fisiobaía - Terapias diferenciadas

Streetsport Animação Turística

Fisio André Viegas

NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)