quarta-feira, 19 de junho de 2024
MARCO HORÁRIO APRESENTA LIVRO NA BIBLIOTECA DA MARINHA GRANDE
EXECUTIVO MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA REÚNE HOJE EM REUNIÃO ORDINÁRIA
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
Município de Cantanhede apoiou a requalificação. Junta de Freguesia intervenciona Rua do Carvalhal, no Bolho
A Rua do Carvalhal, no Bolho, foi requalificada no âmbito de um protocolo entre a União das Freguesias de Sepins e Bolho e a Câmara Municipal de Cantanhede.
Os trabalhos incidiram na demolição do muro existente, numa extensão de 150 metros, e na construção de um outro mais afastado da via pública, para dar lugar a um passeio pavimentado com cerca de 200 metros quadrados.A empreitada incluiu a criação de um sistema de drenagem de águas pluviais, com a colocação de caixas de visita e respetivas grelhas, assim como a execução de lancis para delimitar o passeio da estrada e ainda a aplicação de pavé.
A Câmara Municipal de Cantanhede forneceu os materiais e a União das Freguesias de Sepins e Bolho ficou responsável pela execução dos trabalhos.
A Rua do Carvalhal, uma das mais movimentadas do Bolho, começa no final do lugar de Casal e termina na rotunda do Rossio, que dá acesso, por exemplo, a Vilarinho do Bairro e Venda Nova.
Esta intervenção teve como objetivo garantir a segurança e a tranquilidade dos peões, que passaram, assim, a dispor de um corredor pedonal bem separado da faixa de circulação automóvel, reduzindo o risco de acidentes.
INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NA RUA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS (LADO NASCENTE) E NO CENTRO DE SAÚDE, EM ALCANTARILHA NO DIA 20 DE JUNHO ENTRE AS 08H30 E A 12H00
Proença-a-Nova | Lagar de Azeite em Sobreira Formosa promete dar um impulso ao desenvolvimento regional
(Re) Inaugurado a 13 de junho, o lagar de Sobeira Formosa está pronto a receber a matéria-prima da próxima campanha de azeitona. Através da candidatura ao PDR2020-10212-061683, no âmbito do projeto Bioberço da Lusitânia, a Pinhal Maior lidera um ambicioso plano de recuperação e modernização das instalações do lagar, em parceria com o Município de Proença-a-Nova, uma estrutura histórica pertencente à antiga Cooperativa de Olivicultores de Sobreira Formosa, “que enaltece o arrojo daqueles que no fim da década de 50 do século passado tiveram para edificar aquela infraestrutura”, afirma João lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
Este equipamento foi palco da Sessão Solene do Dia do Município, como forma de promover a nova vida ao antigo equipamento, numa iniciativa que promete revitalizar a economia local e regional.
A recuperação do lagar envolveu a instalação de novos equipamentos para a extração de azeite. Este projeto visa atender tanto os produtores de azeitona em modo de produção biológico quanto os que utilizam métodos tradicionais, sendo possível a sua laboração quase em simultâneo. A nova linha de produção, embalamento e rotulagem será exclusivamente dedicada ao azeite biológico, promovendo um produto de alto valor acrescentado e com crescente procura no mercado. Com marca própria, nos formatos de garrafas de um litro, o azeite será adquirido aos produtores que vão transformar a sua azeitona no lagar. O embalamento e a comercialização do azeite ficam a cargo de cada produtor, exceto o azeite biológico, que a Pinhal Maior vai ficar com as produções, embalamento e comercialização.
Além da produção de azeite, o lagar integrará uma unidade de desidratação de frutas e legumes biológicos. Esta iniciativa busca aproveitar os excedentes hortofrutícolas da central de recolha existente em Mação, prevenindo o desperdício e criando uma nova linha de produtos sustentáveis e de alta qualidade. Este é um passo inovador na região, onde a desidratação de produtos hortofrutícolas ainda é uma atividade inexistente, oferecendo uma nova oportunidade de conservação e comercialização para os agricultores locais.
Localizado na região Centro, a segunda maior área do país em termos de olival, o lagar de Sobreira Formosa beneficia de condições ideais para a produção de azeite de alta qualidade. Os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, todos inseridos na zona de Denominação de Origem Protegida (DOP) para azeites da Beira Baixa, são conhecidos por produzir azeite com baixos níveis de acidez, um atributo valorizado no mercado.
Com este projeto, a Pinhal Maior e o Município de Proença-a-Nova dão um passo significativo na valorização dos recursos locais e na promoção da economia circular, garantindo um futuro próspero para a comunidade agrícola da região.
*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e EventosESTARREJA | “Continuaremos a trabalhar para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo do nosso município”, afirma Diamantino Sabina no Dia do Município
MUNICÍPIO DE SILVES ABRE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE RECRUTAMENTO
QUARTEIRÃO CULTURAL NA MARINHA GRANDE A 22 DE JUNHO
Para assistir a 26 de junho na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Católica debate o valor da Inteligência Artificial na transformação da Alimentação e Nutrição para um Futuro Sustentável e Saudável
Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem nova geração de produtos biológicos para culturas agrícolas
Castelo de Paiva | Gastronomia, vinhos e muita música num certame único. COUTO MINEIRO EM FESTA CONTABILIZOU NOVO SUCESSO
Banda EUROPA brilhou no Sábado à noite
Voltou a ser uma aposta forte, mas foi uma aposta ganha, a 8ª edição do COUTO MINEIRO EM FESTA “, realizado junto ao Santuário de S. Domingos da Serra, na Raiva, foi a melhor de sempre e traduziu-se num rotundo sucesso, com muitos visitantes nos três dias de actividade, uma grande jornada festiva com mais de três dezenas de expositores, que contemplou um programa diversificado, que apresentou demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, actividades culturais e recreativas, associativismo e muita animação musical durante a jornada festiva.
Na cerimónia de abertura, realizada na tarde de Sábado, para além dos autarcas locais, liderados pelo presidente da UF, Joaquim Martins, marcou presença o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, o vice-presidente José António Vilela, e outros elementos do Executivo Municipal, bem como autarcas da Assembleia Municipal, dirigentes associativos e das IPSS locais.
Na sua intervenção, o presidente da edilidade José Rocha, elogiou a organização do certame, considerando que são estas iniciativas que criam dinâmicas e potenciam oportunidades de negócio, evidenciando o gosto de ver representadas neste evento as forças vivas desta União de Freguesias, a mostrar as dinâmicas e potencialidades locais, a vitalidade das associações e colectividades que continuam a realizar um trabalho meritório, sublinhando a importância de retomar iniciativas e tradições, que potenciam a confraternização popular, a recordação de bons momentos e a vivência de boas experiências. A iniciativa desenvolvida pela União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva contemplou três dias de actividades, arrancando na Sexta-Feira à noite, com a actuação do Agrupamento Musical LMC, de Castelo de Paiva, sendo que, no inicio da tarde de Sábado aconteceu a abertura geral do certame e a habitual ronda para entrega de certificados de presença pelos expositores, seguindo-se uma actuação do Côro dos Mineiros do Pejão e um concerto com a Banda dos Mineiros do Pejão, e ainda uma exibição do Grupo “ Os Amigos do Douro “, na ronda habitual pelos expositores e barraquinhas presentes. A noite de Sábado foi preenchida pelo grande concerto do Agrupamento Musical “ BANDA EUROPA “, de Oliveira de Frades, protagonizando um animado arraial popular, numa madrugada que se revelou algo fria para um tempo de Primavera. Na manhã de Domingo, aconteceu logo pela manhã uma Caminhada Solidária a reverter para a Liga Portuguesa contra o Cancro, seguindo-se uma aula de Ginástica Funcional e durante a tarde Insufláveis e Pinturas Faciais para os mais novos, com o registo da actuação do Rancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, seguindo-se uma exibição do Grupo de Hip Hop da Casa do Povo da Raiva, havendo ainda a registar, em jeito de encerramento, a actuação da Festa Total com Ricardo Ramalho, até ao final da tarde. Contemplando um programa diversificado, esta edição do Couto Mineiro em Festa, apresentou demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, atividades culturais e recreativas, feira agrícola e muita animação musical num fim de semana repleto de animação e saudável convivialidade.
*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa