quinta-feira, 20 de junho de 2024

Castelo de Paiva | ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE REUNIÃO ORDINÁRIA

Em cumprimento do disposto art.º 27.º da Lei 75/2013, de 12 de Setembro, na sua redação actual, e do art.º 36.º do Regimento da AM, o presidente Almiro Moreira, convocou uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, para o dia 28 de Junho, com início às 20:30 horas, a realizar no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, com a seguinte ordem de trabalhos:

Período Antes da Ordem do dia

1. Informações gerais e expediente.
2. Assuntos gerais de interesse municipal.
3. Apreciação da informação escrita da actividade da CM e da situação financeira do Município. Período de Intervenção do Público
4. Intervenção do Público. Período da Ordem do dia
5. Apreciação e deliberação - Plano Municipal de Acção Climática de Castelo de Paiva.
6. Apreciação e deliberação – Relatório de Execução Orçamental – 1.º Trimestre de 2024.
7. Informação para apreciação e conhecimento da AM:
7.1. Plano de Desenvolvimento Social - 2024-2030. 7.2. Compromissos Plurianuais – 1.º Trimestre de 2024. Período de Intervenção do Público
8. Intervenção do Público.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
       

Sessão de assinaturas de contratos 21 junho, Coimbra. 124 milhões de euros para reabilitação de 23 escolas da Região Centro


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) aprovou 23 projetos para reabilitação de escolas da Região Centro, que representam um investimento de 124 milhões de euros. Estes projetos, financiados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretendem dar continuidade aos progressos registados na última década relativamente ao abandono escolar precoce, contribuir para um ensino mais atrativo e inclusivo e promover a construção e renovação de espaços físicos alinhados com os objetivos da transição verde e digital.

A cerimónia de assinatura dos 23 contratos para a reabilitação das escolas realiza-se amanhã, dia 21 de junho, pelas 15.00 horas, no auditório da CCDR Centro, em Coimbra, com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

As escolas são dos municípios de Alvaiázere, Anadia, Arganil, Carregal do Sal, Castro Daire, Coimbra, Figueira da Foz, Ílhavo, Lousã, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Oliveira do Bairro, Pombal, Porto de Mós, Sátão, Seia, Tábua, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.


Recomeçaram os trabalhos de construção da nova Ponte da Balsa, em Eixo


Retomaram esta semana, os trabalhos de construção da nova ponte do Parque da Balsa, em Eixo, e que vai resolver um problema na gestão da rede hidrográfica municipal e de segurança de pessoas e bens no atravessamento da referida ribeira. A empreitada esteve suspensa devido à falta de condições naturais e climatéricas favoráveis, nomeadamente devido ao nível elevado do caudal da Ribeira da Horta, o que impossibilitava a boa execução da obra.
A nova ponte, um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), no valor de 260.524,22€, em execução pela empresa Arouconstroi, Engenharia e Construções S.A., vai melhorar a capacidade de escoamento do leito, contribuindo com isso para a diminuição da pressão sobre a infraestrutura, a estabilização das margens e a prevenção da sua erosão.
Recordamos, que de acordo com o definido no Protocolo de Colaboração, a Agência Portuguesa do Ambiente irá apoiar a CMA na realização da obra, com devido acompanhamento técnico para a sua boa execução, além de uma comparticipação financeira no valor de 125.000€.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Rede AGRI-DEM_SOLO promove a partilha de boas práticas para melhorar a qualidade do solo


Duas ações de demonstração da Rede AGRI-DEM_SOLO tiveram lugar nas últimas semanas com o intuito de incentivar a discussão e a troca de experiências na adoção de boas práticas para a melhoria da saúde do solo. São Pedro de Alva (Penacova) e Quintã de Pero Martins (Figueira de Castelo Rodrigo) foram as localidades anfitriãs das iniciativas que juntaram produtores agrícolas e florestais, em contexto “real”, a par de especialistas do setor.
A localidade de São Pedro de Alva, no concelho de Penacova, acolheu, a 31 de maio, a ação de demonstração “Medidas de Gestão Sustentável do Solo em Áreas de Regeneração Natural de Medronheiro e em Pomares”. A iniciativa teve como parceiros a Escola Superior Agrária de Coimbra (em representação do CCRES – Centro de Competências dos Recursos Silvestres) e a empresa Medronhalva. Já no dia 7 de junho, em Quintã de Pero Martins (Figueira de Castelo Rodrigo), realizou-se a ação “Boas práticas em solos florestais em povoamento de sobreiro”, evento este coordenado pelo Colab Forestwise.
A Rede AGRI-DEM_SOLO - Rede de Explorações de Demonstração em Inovação e Boas Práticas de Gestão do Solo - é uma iniciativa da Rede Nacional PAC que conta com o apoio da Parceria Portuguesa para o Solo e do Grupo de Trabalho da Inovação, assim como de diversos parceiros em cada ação de demonstração realizada.
O intuito é criar uma rede de explorações agrícolas de demonstração (AGRI-DEM) para a adoção de inovação e boas práticas no setor agrícola e florestal, nomeadamente na melhoria da saúde do solo, através do intercâmbio de conhecimentos e aprendizagem entre pares e com os atores de inovação. As demonstrações deverão ser feitas em contexto real, em explorações agrícolas, agroflorestais e florestais sustentáveis em termos económicos e ambientais. Com o apoio de especialistas, técnicos e investigadores, as ações de demonstração podem ser espaços de co-criação, adoção de inovação, resolução de problemas, sensibilização e fortalecimento de colaborações.

Condições e benefícios de adesão à Rede AGRI-DEM_SOLO
Em primeiro lugar, deverão ter sido identificadas ameaças à saúde do solo na exploração que conduziram à adoção de medidas de gestão sustentável do solo que concorrem para pelo menos dois dos seguintes objetivos específicos: prevenir a salinização dos solos e restaurar solos salinizados, manter e aumentar os teores de carbono orgânico do solo, prevenir a poluição do solo e restaurar solos contaminados, prevenir a erosão e restaurar solos erodidos e melhorar a estrutura do solo e a qualidade do habitat para a biota do solo e para as culturas.
A exploração candidata deve ser identificada por um Centro de Competências do setor ou, na sua ausência, um CoLab ou uma Associação de Produtores. O reconhecimento da exploração é feito, depois, pela Rede Nacional PAC. Uma vez integrada na Rede, o responsável da exploração e a entidade proponente estabelecem uma parceria com outros atores de inovação - especialistas do solo, entidades de I&D, técnicos do SAAF, agroindústria, entidades públicas - para a realização da ação de demonstração.
A Rede AGRI-DEM_SOLO surge no âmbito da Rede AGRI-DEM prevista no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC 23.27) como sendo uma das atividades a desenvolver pela
Rede Nacional PAC. A Rede AGRI-DEM tem como objetivo a implementação de uma rede de explorações de demonstração para “promover a troca de conhecimento, a aprendizagem cruzada entre atores e a adoção eficiente da inovação no setor agrícola, através da demonstração de tecnologia e inovação no contexto de uma exploração agrícola sustentável, a troca de conhecimentos e de boas práticas de agricultor para agricultor e outros atores de inovação”.

Notícias relacionadas:
-Ação de Demonstração abordou regeneração natural de Medronheiro
-Ação de demonstração do projeto SoiLife1st
-Quinta da Covela acolheu primeira ação da Rede-AGRI-DEM_SOLO sobre Viticultura Regenerativa

Marinha Grande | INVESTIMENTO DE 100 MIL EUROS PARA REQUALIFICAR INTERSEÇÃO DE RUAS NA ORDEM

 O Município da Marinha Grande está a executar a requalificação da interseção da Rua Catarina Eufémia com a Rua dos Eucaliptos, no lugar da Ordem, através de um investimento de cerca de 100 mil euros.
A solução de reorganização do tráfego nesta interseção permite aumentar o nível de segurança rodoviária, criar um espaço de estadia e lazer à população local e melhorar as condições de recolha de resíduos sólidos urbanos e de recolha seletiva com a instalação de contentores enterrados de maior capacidade.

As principais ações em curso são: demolição de construções devolutas; remoção de calçada miúda; remoção de lancil existente e de sinais verticais de sinalização; fresagem de pavimento betuminoso existente; assentamento de calçada miúda em passeios; execução de mini rotunda em calçada grossa de granito; execução de faixa de rodagem em mistura betuminosa; instalação de mobiliário urbano e contentores de resíduos sólidos urbanos; arranjo de espaços exteriores; definição de passagens para peões; e colocação de sinalização vertical e horizontal.

A área de intervenção desenvolve-se entre a interseção da Rua Catarina Eufémia com a Rua dos Eucaliptos, até ao cruzamento entre esta última e a Rua do Brasil e a Rua de Moçambique, numa extensão total aproximada de 155 metros.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | Igreja da Misericórdia recebe Exposição "Outros Mundos e Kalasha" de Ana Abrão

 Com inauguração marcada para o dia 5 de julho às 18h00 na Igreja da Misericórdia, em Silves, a exposição "Outros Mundos e Kalasha" pode ser visitada até ao dia 31 de dezembro de 2024.

Esta é uma oportunidade única de explorar a diversidade e a beleza humana através das lente da talentosa fotógrafa e exploradora, Ana Abrão.
Ana Abrão, com seu olhar sensível e curioso, viaja pelo mundo captando a essência das pessoas e as suas tradições. A exposição "Outros Mundos e Kalasha" surgiu após o lançamento dos seus dois livros. O primeiro, "Outros Mundos", é o fruto de um ano de imersão na cultura asiática, enquanto "Kalasha" revela o quotidiano dos Kalash, uma comunidade politeísta nas montanhas do norte do Paquistão.

A mostra inclui fotografias dos livros e outras obras, agrupadas por temas culturais e étnicos específicos, proporcionando uma experiência visual enriquecedora e educativa. Este evento é uma celebração da diversidade humana e um convite à reflexão sobre a complexidade das sociedades e culturas que formam o mundo.
 
Não perca esta oportunidade única de viajar através da fotografia e conhecer mundos distantes, todos reunidos num único espaço em Silves. A presença da artista na inauguração proporcionará momentos únicos sobre as histórias por trás das imagens.
 
Deixe-se inspirar por "Outros Mundos e Kalasha".
 
Esperamos por si!
 
+ sobre Ana Abrão
Ana Abrão, luso-brasileira a residir em Portugal há 23 anos, licenciou-se em Psicologia e fez o doutoramento em Psicologia/IT, na Universidade Federal de Uberlândia, no Brasil, tendo exercido funções docentes no ensino superior ao longo de vários anos. Viria depois a trocar o ensino pela fotografia profissional e, mais recentemente, passou a dedicar-se integralmente a projetos independentes de fotografia documental e à escrita.
 
Autora dos livros “Outros Mundos – Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia” e "Kalasha - Fotografias e histórias do povo Kalash, uma minoria animista das montanhas do Paquistão", tendo ambos os livros recebidos, juntos, cinco prémios internacionais de diferentes entidades de fotografia.
 
Atualmente representa Portugal nos concursos internacionais de fotografia, tendo recebido vários prémios expressivos. Participa com frequência em salões de fotografia como membro de júris nacionais e internacionais.
 
Tem o reconhecimento “Excellence" em arte fotográfica pela Photographic Society of America (PSA), além de “Artist” e “Excellence” pela associação europeia International Federation of Photographic Art (FIAP). É representante da Photographic Society of America em Portugal e curadora da comunidade de fotógrafos Olhares.com. Recebeu recentemente os prémios PORTUGAL'S TOP 10 Portrait Photographers 2023 e WORLD TOP 10 Women Photographers 2023 pela entidade OneEyeland.
 
A sua exposição de fotografias “Outros Mundos”, patrocinada pela Fundação Oriente, de Lisboa, onde decorreu a primeira exibição, está itinerante por diversas galerias do país.

 

 

Marinha Grande | PRAIA DA VIEIRA RECEBE FESTA DA SARDINHA

 A Praia da Vieira, situada no concelho da Marinha Grande, será o palco da Festa da Sardinha, nos dias 28, 29 e 30 de junho. O Largo dos Pescadores vai acolher esta festa popular, prometendo três dias de muita animação, gastronomia, espetáculos e atividades para toda a família.
A Festa da Sardinha é uma excelente oportunidade para desfrutar de boa comida, música ao vivo e atividades variadas, com o propósito de animar a população e turistas e divulgar esta localidade e as suas tradições.
A organização está a cargo do Município da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria. Participam as seguintes associações: ADPV - Associação para o Desenvolvimento Sócio Cultural da Praia da Vieira; CRPI – Comissão Reformados, Pensionistas e Idosos de Vieira de Leiria; IDV – Industrial Desportivo Vieirense; Jardim dos Pequeninos Associação de Promoção Social; C.R.C.J.C.A. – Centro Recreativo e Cultural Juventude Casal D’Anja; e G.D.C.A.C. – Grupo Desportivo Casa Águia Competição.
O programa da Festa da Sardinha é o seguinte: 

Dias 28, 29 e 30 de junho de 2024
Largo dos Pescadores | Praia da Vieira
 
28 de junho - Sexta-feira
19h00 – Abertura da Gastronomia
21h30 - Concerto de Song Raiders
 
29 de junho - Sábado
12h00 - Abertura da gastronomia
12h00 - Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
14h00 - Zumba com Silvia Areias - CRPI
16h00 - Ginástica sénior adaptada com Mariana Pedra - CRPI
21h30 - Concerto de Rouxinol Faduncho
23h00 – Dj AC
 
30 de junho - Domingo
11h00 - Abertura da gastronomia
11h00 - Concerto Infantojuvenil - Con(S)entido, com convidado Ruben Rodrigues - Associação de Promoção Social - Jardim dos Pequeninos
13h00 - Concerto de Catarina & Tatiana.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Amanhã, 18h - Inauguração da Feira do Livro de Aveiro

 Data: 21 de junho (sexta-feira)
Hora: 18h00
Local: Rossio

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) abre ao público, esta sexta-feira, 21 de junho, pelas 18h00, a 48.ª edição da Feira do Livro de Aveiro, na praça do Rossio e no Mercado José Estevão. Um momento que contará com a presença e participação do Presidente da CMA, Ribau Esteves e das autoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.
Programa:

18:00h - Visita guiada à Exposição Uma aventura, com a presença de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães [CIAHR - Rossio]

18.15h - Visita aos stands da Feira (Praça do Rossio)

18.45h - Sessão de abertura com Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães (Mercado José Estêvão)

21.30h - Espetáculo: "Os Lusíadas como nunca os ouviu" (Mercado José Estêvão).

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE “DO PILADO AO MARCO REAL"

 No próximo dia 30 de junho, pelas 09h00, é organizada mais uma etapa do percurso pertencente à Grande Rota da Marinha Grande, com ligação “Do Pilado ao Marco Real”, que terá a extensão de 10 km e a duração de 3 horas, por piso arenoso e alcatroado, com grau de dificuldade moderado.
Os participantes deverão estar às 09h00, junto ao Arquivo Municipal da Marinha Grande, para serem transportados em autocarro disponibilizado pela Câmara Municipal até ao início do percurso.
Ao longo do itinerário, será possível testemunhar a natureza, com recursos hídricos naturais e artificiais, bem como apreciar diversos pontos de interesse como o lavadouro do Pilado ou o Marco Real do Fagundo.
O passeio é organizado pelo Município da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia da Marinha Grande. A participação é gratuita.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Festejos de São João decorrem esta sexta-feira, 21 de junho. Mais de meio milhar de marchantes desfilam na Praia da Tocha

 
Oito grupos representativos de associações locais vão festejar os Santos Populares com as tradicionais marchas da Praia da Tocha, já esta sexta-feira, 21 de junho, a partir das 21h30. O evento é organizado mais uma vez pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha, marcando o início da agenda de animação cultural e recreativa da presente época balnear na Praia da Tocha.
Os grupos de Fontinha, Sepins, Tocha, Arrôtas, Cantanhede, Vilamar, Murtede e Febres vão desfilar no âmbito dos festejos em honra de São João, uma tradição popular fortemente enraizada na comunidade e que atrai muitos visitantes de toda a região.
O percurso dos marchantes começa a partir de dois pontos diferentes: um a partir do Mercado, subindo a Rua de São João e passando pela Avenida Doutor Silva Pereira; o outro a partir Rua da Arte Xávega, junto à Capela, rumando também em direção à Avenida Doutor Silva Pereira.
Da Rua dos Pescadores de Nossa Senhora da Tocha até ao Largo de S. João será realizado um percurso comum, com uma primeira apresentação no Largo da Fonte e a apresentação final no Largo de São João.
Na edição deste ano, 576 marchantes vão animar os desfiles, com coreografias que evocam temas tão diversos como Arrôtas em Flor (Marcha das Arrôtas), Santos Populares (Marcha de Cantanhede), Febres, Terra de Ouro (Marcha de Febres), Fontinha Encanta e a Marcha Dança! (Marcha da Fontinha), Conto Mágico (Marcha de Sepins), Tradições da Minha Aldeia (Marcha da Tocha), É Peixe do Nosso Mar (Marcha de Vilamar) e o 50 Anos do 25 de Abril (Marcha de Murtede).
Refira-se que estes mesmos grupos vão desfilar em Cantanhede, na Praça Marquês de Marialva, no próximo dia 30 de junho, às 21h00, no âmbito das festas em honra de São Pedro.
Além dos desfiles de Cantanhede e Praia da Tocha, decorrem outros no concelho de Cantanhede, designadamente em Febres e Cantanhede (22 de junho, em honra de São de João), Pocariça (23 de junho), Vilamar (28 de junho) e Murtede (29 de junho).
As Marchas Populares são uma inequívoca expressão de alegria, reafirmando o sentido de comunidade pelo envolvimento e dinamismo que lhes estão inerentes.


Reguengos de Monsaraz | Estrutura Residencial para Idosos de Perolivas vai ser inaugurada pela ministra Maria do Rosário Ramalho

 A Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviço Domiciliário de Perolivas vai ser inaugurada amanhã, dia 21 de junho, às 17h30, pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Ramalho. Esta obra do Município de Reguengos de Monsaraz iniciou-se neste mandato autárquico liderado pelo Partido Social Democrata, foi executada em 16 meses e representou um investimento de cerca de 1,32 milhões de euros, comparticipado em 1,02 milhões de euros pelo FEDER.
A Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviço Domiciliário de Perolivas tem sete quartos duplos, um quarto triplo e três individuais, receção, sala de reuniões, gabinete administrativo, gabinete da direção, instalações sanitárias comuns, sala de pessoal, cozinha, lavandaria, sala de refeições, sala de atividades para os utentes, gabinete de enfermagem e área de banhos assistidos. O edifício tem capacidade para 20 residentes e 12 utentes no centro de dia e o serviço de apoio domiciliário poderá efetuar o tratamento de roupas de 13 pessoas e servir refeições a 72 beneficiários.
O investimento comparticipado pelo FEDER incluiu a empreitada, os equipamentos para a cozinha e o mobiliário para todos os espaços, enquanto a autarquia decidiu adquirir com fundos próprios e sem apoios os equipamentos para a lavandaria e para a climatização, no valor de 50 mil euros.
 
Durante a cerimónia de inauguração da Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviço Domiciliário de Perolivas vai ser homenageada a família que doou uma parte do terreno para a construção da infraestrutura, com a atribuição à sala de convívio da designação de Sala Matilde Lopes Rosado. Nesta ocasião, a câmara municipal vai entregar as chaves deste equipamento social à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Perolivas, entidade que vai ficar responsável pela sua gestão e assegurar os licenciamentos para que posteriormente possa entrar em funcionamento.
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | IPCA Summer Schools R&D | Bolsas

Este verão, o IPCA vai voltar a realizar as Summer Schools R&D nas suas áreas científicas e centros de investigação. 2Ai, ID+, CICF, Gestão e Turismo têm em concurso bolsas de investigação para promover o desenvolvimento de atividades de I&D presenciais para jovens investigadores.
O plano de formação destas Escolas de Verão divide-se entre duas componentes: formação e investigação. A componente de formação basear-se-á em cursos temáticos presenciais de curta duração, lecionados por investigadores integrados e colaboradores dos centros de investigação do IPCA. Neste âmbito, os investigadores participarão ainda nos Research Challenge SAPs a realizar com a RUN-EU no IPCA na terceira semana de julho, onde ocorrerá um Simpósio Internacional de Investigação, juntando mais de 120 jovens investigadores.
As cinco Summer Schools R&D são dirigidas a estudantes das seguintes áreas científicas: Eng. Eletrónica e de Computadores, Engenharia Informática e áreas afins; Design e áreas afins; Contabilidade, Fiscalidade e Gestão e áreas afins; Marketing e Turismo e áreas afins.
As bolsas são remuneradas e têm a duração de 3 meses, com início previsto para julho de 2024.
Candidaturas e mais informação disponível no site: https://ipca.pt/

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

BIBLIOTECA DA MARINHA GRANDE RECEBEU MAIS DE 2000 CRIANÇAS NAS SESSÕES DE LEITURA

 A Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebeu mais de 2000 crianças nas sessões da “Hora do Conto”, ao longo do ano letivo 2023/2024. A iniciativa, que visa incentivar a leitura e o gosto pelos livros, vai continuar durante as férias de verão, para famílias, grupos de crianças ou centros de tempos livres, mediante marcação prévia.
Foram muitos os dias por onde passaram 2086 crianças, algumas provenientes de outros concelhos, para escutar variadas histórias, que tiveram lugar na Sala Infanto-juvenil, durante o ano letivo.
As sessões dinamizadas pela colaboradora da Biblioteca Municipal, Margarida Esperança, proporcionaram momentos de alegria e aprendizagens a crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, que assistiram à leitura e à interpretação de contos clássicos, histórias modernas e narrativas interativas, que captaram o seu entusiasmo e imaginação.
Durante os meses de verão, a “Hora do Conto” vai continuar, mediante marcação prévia, através do telefone +351 244 573 322 ou email  biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt . A participação é gratuita.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | ESPAÇO DE JOGO E RECREIO DA EB DA PRAIA DA VIEIRA VAI SER INAUGURADO

 O Município da Marinha Grande vai inaugurar o Espaço de Jogo e Recreio da Escola Básica de Praia da Vieira - Pré-escolar e 1.º Ciclo, no dia 18 de junho (sexta-feira), pelas 10h00, na sequência da realização de um investimento superior a 200 mil euros.
O momento será marcado pela abertura oficial do espaço e pela dinamização de atividades lúdicas e de sensibilização rodoviária.
A obra contemplou trabalhos de execução de pavimentos, marcações do campo, instalação do equipamento desportivo, colocação de equipamento de jogo e recreio multifunções adequado às faixas etárias dos seus utilizadores e marcação de uma “macaca” e de jogos de motricidade e coordenação.
O espaço foi desenhado de forma a funcionar como um todo, alternando e conjugando zonas de recreio ativo com zonas de recreio passivo, utilizando materiais adequados às funções definidas e salvaguardando as áreas envolventes.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

MUNICÍPIO DE SILVES ABRE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE RECRUTAMENTO

 O Município de Silves informa que foi publicado na II Série, nº 116 (parte H), de 18 de junho de 2024, o aviso (extrato) referente à abertura de Procedimento Concursal, com vista ao preenchimento dos seguintes postos de trabalho previstos e não ocupados do mapa de pessoal para o corrente ano, nomeadamente:
» 16  postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Técnico para várias Unidades Orgânicas:
 
Os eventuais interessados no procedimento concursal podem entregar as respetivas candidaturas até ao dia 01 de julho de 2024, devendo formalizá-las obrigatoriamente, dentro do prazo estabelecido para o efeito, através da plataforma eletrónica disponível em: https://recrutamento.cm-silves.pt/processos-ativos (selecionar o procedimento concursal – clicar em Submeter Candidatura – Preencher o formulário com os dados solicitados e submeter).
 
Mais se informa que todas as comunicações e notificações referente ao Procedimento Concursal será realizada através do e-mail fornecido pelo candidato aquando da apresentação da candidatura.
 
Para mais informações, entre em contacto, através do email: concursos.drh@cm-silves.pt ou telefone:  282 440 819.

 

SESSÃO PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O ESTACIONAMENTO NO ANTIGO CAMPO DAS GAIVOTAS, EM ARMAÇÃO DE PÊRA

Terá lugar no dia 24 de junho (2.ª feira), pelas 17h30, na Lota de Armação de Pêra, uma sessão pública de esclarecimento sobre a possibilidade de livre estacionamento de veículos no antigo campo das gaivotas, nas imediações da praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, durante o período de verão.
 
O Município de Silves convida toda a população e interessados a participar nesta sessão, que se pretende esclarecedora da situação atual.
 

Utentes do Lar e da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede. Seniores visitaram a Biblioteca Municipal

 
Mais de duas dezenas de Idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede e Utentes da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), da mesma Instituição, realizaram uma visita guiada à Biblioteca Municipal, no dia 18 de junho.
Os visitantes, acompanhados por familiares e técnicas da Instituição, visitaram a exposição Luís de Camões (c. 1524 - 2024) – 500 anos de nascimento – Escultura, Fotografias, Pinturas pelos Artistas Locais, patente na Biblioteca Municipal durante o mês de junho.
Durante a visita, os participantes puderam apreciar os trabalhos de arte expostos, relacionados com a obra lírica do homenageado, e ouvirem uma explicação sobre a vida e a obra de Luís Vaz de Camões, considerado unanimemente como o maior Poeta português.
A exposição Luís de Camões (c.1524-2024) 500 anos de nascimento - Esculturas, Fotografias, Pinturas é constituída por trabalhos de 50 Artistas Locais. O objetivo da mostra foi assinalar os 500 anos do nascimento de Camões, em associação com os Artistas do concelho.
Deste convite resultaram trabalhos de Escultura, Fotografia, Ilustração Digital e Pintura. Os/As artistas representados/as são Aida Dias, Albertino Pereira Coelho, Alexandra Dique, Ana Carvalho, Ana Carolina Oliveira, Ana Sofia Grilo, Carla Ferreira, Carlos de Jesus Garcia, Catarina Gralheiro, Célia Heleno, Cató Ilude, Christine F. Luz, Cláudia Salgado, Dina Lopes, Dora Gaudêncio, Duarte Henriques, Fátima Lopes, Fátima Lourenço, Fátima Maia, Fátima Negrão, Filomena Neves, Isabel Maia, Isidro Dias, João Garcia, Jorge de Oliveira, Jorge Guerra, Leonor Parreiral, Lucas Gomes, Luís Carvalho, Luís Cutelo, Maria da Conceição Martins, Maria da Glória Patrão, Maria do Rosário Nunes, Maria Inês Nogueira, Maria Padilha, Maria Pinto, Mário Marques, Mide Plácido, Miguel Gentil, Natália Procopovich, Paula Azeiteiro, Paulo Gouveia, Paulo Póvoa, Rafael Pereira, Rosa Ribeiro, Silva Pessoa, Sílvia Pereira, Sofia Moniz, Stéphane Losse e Tomé Simões.
Estão previstas mais duas visitas de Instituições de Idosos do concelho: no dia 20, de utentes da Associação Cívica dos Amigos da Pocariça e, no dia 21, de um segundo grupo de utentes da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede.


Aveiro 2024: Centro de Congressos de Aveiro recebe Conferência “Cultura e Identidade”


O Presidente da CMA, José Ribau Esteves, e o Secretário de Estado da Educação, Alexandre Homem-Cristo, irão participar na Conferência ‘Cultura e Identidade’, no próximo dia 3 de julho, a partir das 15h00, no Centro de Congressos de Aveiro. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), com a colaboração do Grupo Impresa Publishing e integra a programação do 3.º trimestre de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. Cristina Freitas, a jornalista da SIC Notícias, será a anfitriã da Conferência que contará com o discurso de abertura pelo Presidente da CMA.
“Inclusão & Cidadania” é o tema da primeira mesa redonda que contará com as intervenções de Teresa Grancho, Vereadora da CMA e Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Aveiro e de José Pina, Coordenador do Aveiro 2024.
Às 16h20 teremos o programa “Bloco Central” do Jornal Expresso com as participações do jornalista do Expresso, Paulo Baldaia, o comentador da SIC, Pedro Marques Lopes e de Pedro Siza Vieira, Comentador do Expresso e antigo Ministro, nos XXI e XXII Governos Constitucionais.
Pelas 17h00 será realizada a Mesa Redonda ”Educação & Mobilidade Social” com Rui Costa, Diretor de Recursos e Projetos Especiais da Fundação Serralves, Mónica Vieira, Coordenadora da Iniciativa Educação, da Fundação Francisco Manuel dos Santos e de Maria Castello Branco, Analista Política da SIC Notícias.
O encerramento ficará a cargo de Alexandre Homem-Cristo, Secretário de Estado da Educação.
A Conferência é de entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia aqui<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/eventos/inscricao-conferencia-cultura-e-identidade> ou através do seguinte endereço: https://www.aveiro2024.pt/pt/programa/cultura-e-identidade/
Consulte a programação completa de Aveiro 2024 aqui<https://aveiro2024.pt/pt/programa/>.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Aveiro recebe alguns dos maiores nomes da dança em espetáculo da Companhia Nacional de Bailado

 Data: 21 de junho (sexta-feira)
Hora: 21h30
Local: Teatro Aveirense

Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura apresenta um programa de espetáculos da Companhia Nacional de Bailado com alguns dos maiores nomes da dança contemporânea, no próximo dia 21 de junho, às 21h30, no Teatro Aveirense.
Neste programa, Vasco Wellenkamp, uma das maiores referências da dança contemporânea portuguesa, revisita a sua obra Sinfonia dos Salmos, sobre música de Igor Stravinsky e criada originalmente para o Ballet Gulbenkian em 1992.
A esta peça juntam-se Upspring, de Hofesh Shechter, uma obra que passa agora a fazer parte do repertório da Companhia; e Minus 16, de 1999, uma das mais marcantes peças de Ohad Naharin.


Consulte a programação de Aveiro 2024 em: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Viseu Dão Lafões é onde apetece estar. Região aposta na presença em grandes eventos


Participação inédita no festival NOS Alive é um dos principais destaques da Campanha de Verão 2024 da CIM Viseu Dão Lafões, complementados com outras ativações e iniciativas paralelas.
Participar em eventos que mobilizam milhares de pessoas e convidá-las a visitar e conhecer o território. Esta é a estratégia que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões delineou para a Campanha de Verão 2024, apresentada publicamente hoje, em Mangualde, e que tem como mote “Viseu Dão Lafões, é onde apetece estar!”.

As principais apostas promocionais passam por uma presença inédita, com um stand próprio no NOS Alive, o maior festival de verão, em Algés, entre outras iniciativas que vão marcar os meses mais quentes na região.

A apresentação da campanha, no Palácio dos Condes de Anadia, contou, entre outros, com a presença do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, do Presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, e do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.

NOS Alive 2024 em estreia

A CIM Viseu Dão Lafões participa pela primeira vez no maior festival de verão do país. O NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés, foi visitado em 2022 por mais de 210.000 pessoas, entre os quais 20 mil estrangeiros, de 90 nacionalidades diferentes. A CIM vai aproveitar esta oportunidade para divulgar as ofertas da região junto de todos estes visitantes.

“A presença no NOS Alive, com um stand próprio, estrategicamente localizado, será fundamental para dar a conhecer e divulgar o território. Este ano, apostamos em participar em eventos onde as pessoas estão e o NOS Alive é estratégico nesse sentido. A nossa presença consistirá numa comunicação forte e apelativa do nosso mote, ‘Viseu Dão Lafões, é onde apetece estar!’, que ficará no ouvido de todos os visitantes”, sublinha Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.

O stand, localizado na Rua do Fado, será um palco privilegiado para a ativação da marca Viseu Dão Lafões, através de uma decoração impactante, alusiva às principais valências turísticas do território, e da oferta de brindes alusivos à campanha. Esta ativação será feita através de um jogo que permitirá aos visitantes usufruir de uma experiência diferenciadora. Além disso, será gerada uma dinâmica promocional nas redes sociais da CIM, que consistirá na oferta de bilhetes diários para o festival. Desta forma, pretende-se incentivar a visita ao stand e a partilha nas redes sociais dos visitantes.

De lembrar também que o NOS Alive foi o festival português com maior exposição mediática em 2023, com 4.694 notícias e mais de 35 horas de exposição nas televisões e rádios nacionais, segundo o Ranking Cision da Maratona dos Festivais de Verão.

Segunda edição do Pé Ante Pé

Com a Campanha de Verão, inicia-se também a segunda edição do “Pé Ante Pé”, uma iniciativa promovida pela CIM Viseu Dão Lafões que visa valorizar e promover o turismo de natureza na região.

A iniciativa consiste na organização de 14 percursos pedestres, a realizar nos 14 municípios do território da Comunidade Intermunicipal. Desta forma, os participantes são incentivados a descobrir, gratuitamente, os recursos naturais, culturais e paisagísticos da região.

A edição de 2024 inicia-se com um percurso pela Grande Rota da Transumância, a 29 de junho, em Castro Daire, e termina a 17 de novembro, com uma caminhada pela GR48 Orla do Mondego, em Carregal do Sal. Todos os percursos serão divulgados através das plataformas digitais da CIM Viseu Dão Lafões e as inscrições deverão ser realizadas diretamente nos canais de comunicação dos municípios.

A CIM Viseu Dão Lafões fará toda a divulgação e comunicação dos diferentes percursos, através das suas plataformas digitais, e entregará a cada município um kit de oferta, composto por uma mochila e t-shirt, que serão distribuídos pelos participantes.

“As ações promocionais pensadas para a Campanha de Verão 2024 têm como eixo estratégico o objetivo de desafiar os visitantes nacionais e estrangeiros a explorarem a região de Viseu Dão Lafões, no coração de Portugal. O nosso território tem uma oferta rica e uma herança histórica única, com vinhos de excelência e uma gastronomia distintiva. Desde a cidade jardim, à Rota dos Vinhos do Dão, ao Termalismo e aos percursos pedestres, Viseu Dão Lafões é onde apetece estar neste verão, como, também vão poder comprovar aqueles que se deslocarem ao NOS Alive”, considera Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

Lançamento da App Visit Viseu Dão Lafões

Outra novidade da Campanha Verão 2024 é uma aplicação móvel que visa potenciar o website Visit Viseu Dão Lafões, uma das ferramentas de comunicação da CIM Viseu Dão Lafões.

A app, ainda em desenvolvimento, será 100% dedicada ao turista e à divulgação turística do território, com um acesso rápido e facilitado que incluirá toda a oferta turística presente no site, bem como algumas ações e eventos que sejam realizados no território pelos municípios. Desenhada com foco nas necessidades dos utilizadores, a app possibilitará aos utilizadores uma experiência de viagem conveniente e agradável.

Press Trip na Região Viseu Dão Lafões

Ainda no âmbito da Campanha de Verão 2024, será realizada uma visita de jornalistas na região Viseu Dão Lafões, destinada a profissionais da área das viagens, para que conheçam e divulguem o território. Esta iniciativa irá abranger a exploração da Ecopista do Vouga e incluirá no seu programa a visita a quintas de enoturismo e experiências termais.

Declarações

Segundo o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, "para esta campanha de verão, a CIM Viseu Dão Lafões volta a apostar na divulgação do melhor que a região tem para oferecer, dos percursos pedestres ao património, sem esquecer a gastronomia e a nossa fantástica diversidade cultural. Este ano destaca-se a presença no festival NOS Alive, um evento que atrai cada vez mais visitantes internacionais. Esta estratégia vem refletir a nossa vontade de ir ao encontro de novos públicos e transformar a nossa região num território cada vez mais reconhecido, dentro e fora de Portugal."

Para o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, “agradeço à CIM Viseu Dão Lafões por ter escolhido Mangualde para esta iniciativa. Hoje é um dia importante, porque estamos a dar o pontapé de saída para uma campanha que vai valorizar ainda mais os nossos territórios, em que vamos ter a oportunidade de apresentar os nossos produtos, o nosso património e a cultura que tanto nos distingue. Nesta comunidade temos a particularidade de trabalharmos bem, sempre em conjunto, articulados e com um único objetivo que é valorizar todos os territórios de Viseu Dão Lafões".

De acordo com o Presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, “ a estratégia hoje apresentada pela CIM está alinhada com a estratégia da Turismo do Centro, que tem a missão de congregar todas as marcas de turismo regionais, em articulação com as sub-regiões. O que aqui vimos hoje está alinhado com a nossa estratégia por várias razões, nomeadamente a digitalização da experiência turística, a aposta no turismo de natureza, turismo ativo ou turismo cultural, mas também a divulgação da região nos grandes eventos. Podem sempre contar com a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal para este alinhamento de estratégias e para trabalharmos em conjunto”.

O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, acrescentou: "Fruto do trabalho que temos vindo a realizar, em parceria com os municípios, de divulgação e promoção do território, Viseu Dão Lafões tem vindo a crescer de forma sustentada enquanto destino turístico. Os números de 2022 e de 2023 assim o comprovam, com os primeiros meses de 2024 a reforçar esta tendência".

"Com esta campanha de verão, pretendemos manter esta dinâmica de crescimento sustentado, indo ao encontro dos potenciais visitantes e através deste contacto direto dar a conhecer o que torna o Coração de Portugal num destino ímpar. A nossa presença pioneira no Festival NOS Alive, bem como a segunda edição do 'Pé Ante Pé', com ativação em todos os municípios de Viseu Dão Lafões, são um reflexo desta aposta de uma cada vez maior proximidade com o nosso público", concluiu.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Filipe Santos
Assessoria de Imprensa