segunda-feira, 24 de junho de 2024

Hospital de Évora com "situação crítica" de reservas de sangue apela à dádiva

O hospital de Évora lançou um apelo à dádiva de sangue para fazer face aos baixos níveis das reservas, mas a situação considerada “crítica” ainda não está a limitar a realização de tratamentos ou cirurgias.
“É uma situação crítica, mas não estamos a suspender tratamentos ou cirurgias”, afirmou hoje à agência Lusa a diretora do serviço de Imunohemoterapia do Hospital Espírito Santo de Évora (HESE), Madalina Guz.
Nas últimas semanas, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), à qual pertence o HESE, tem divulgado um apelo à dádiva, salientando que o Banco de Sangue do hospital “atingiu o limite crítico de reservas de sangue”.
Questionada pela Lusa sobre para quantos dias se estima que deem as atuais reservas de sangue e quais os grupos sanguíneos mais necessitados, a responsável escusou-se a dar pormenores acerca destas necessidades.
O hospital “precisa de todos os grupos de sangue e todos são necessários”, frisou.
Madalina Guz, que é assistente hospitalar de Imunohemoterapia no HESE, salientou que “o ‘stock’ de componentes sanguíneos tem vindo a baixar [uma vez que] os doentes estão a necessitar mais deste tipo de tratamento”, ou seja, que implica transfusões.
“O Banco de Sangue do nosso serviço tem tido alguns altos e baixos” em termos de reservas, “mas agora está a surgir esta necessidade” de recolha de mais sangue, sublinhou.
Assinalando que a população até tem respondido aos recentes apelos à dádiva, a diretora do serviço insistiu que, “mesmo assim, há muita necessidade” de sangue na imunohemoterapia.
“Nunca sabemos quando aparecem na urgência doentes graves ou politraumatizados que podem necessitar de suporte transfusional e estamos a ver que o nosso ‘stock’ precisava de mais alguma ajuda”, referiu.
Apesar de as reservas de sangue estarem mais baixas do que o normal, assinalou, o hospital de Évora está a “conseguir tratar todos os doentes”.
As colheitas de sangue no HESE funcionam de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00, havendo ainda, sobretudo aos fins de semana, brigadas nos concelhos do distrito de Évora.
As próximas estão previstas para sábado, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, e para domingo, no quartel dos Bombeiros de Borba, ambas a funcionar entre as 09:00 e as 13:00.
Podem dar sangue pessoas saudáveis com idade entre os 18 e os 65 anos (primeira dádiva até aos 60 anos) e que tenham mais de 50 quilos de peso.
Em Aveiro os interessados podem fazer a sua dádiva no Posto Fixo da ADASCA 
Aceder ao site www.adasca.pt



Feira do Livro de Aveiro foi inaugurada a 21 de junho e apresenta balanço muito positivo no primeiro fim de semana do evento

I – Feira do Livro de Aveiro foi inaugurada a 21 de junho e apresenta balanço muito positivo no primeiro fim de semana do evento
A programação prolonga-se até 7 de julho com nomes como Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Araújo Pereira, Dulce Maria Cardoso, Martim Sousas Tavares, Joana Marques, Rui Couceiro, Patrícia Reis e Luca Argel

A iniciativa faz parte da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura
“Com um universo temático focado na emigração, imigração, transnacionalidade, a arte da partida e os 500 anos de Camões, a Feira do Livro de Aveiro promove a multiplicação da boa relação entre as pessoas de diferentes culturas e proveniências para que, no fim, se chegue ao resultado que interessa que é um crescimento e valorização daquilo que é ser humano, daquilo que nos faz diferentes e aquilo que pode ser acumulado, em cada um de nós, para aumentarmos a qualidade da nossa vida e o índice da nossa felicidade” - José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), inaugurou na sexta-feira, dia 21 de junho, a 48.ª edição da Feira do Livro de Aveiro, no espaço expositivo do Rossio, que acolhe a exposição “Uma Aventura”, com curadoria de Nelson Mateus. Um evento que contou com a presença das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada que, nesta apresentação celebraram o facto de estarem de regresso a Aveiro em conjunto, algo que não acontecia desde 1986.
Ao longo dos primeiros três dias de programação da Feira do Livro de Aveiro, passaram pelo Espaço Autores no Mercado do Peixe, Afonso Reis Cabral, Carlos Vaz Marques e Luís Freitas Branco, Ondjaki, Álvaro Curia e Marta Hugon. Um dos destaques foi a Conversa-concerto com Ana Lua Caiano que, perante uma sala completamente esgotada, numa sessão apresentada por Tito Couto, comissário da Feira do Livro, falou sobre o seu percurso de sucesso, até ao momento, e pôs toda a gente a dançar.
Nas palavras do presidente da CMA, “o facto de Aveiro ser a Capital Portuguesa da Cultura em 2024 contribui para fazer a Feira do Livro subir um patamar no seu processo continuado de crescimento. Esse crescimento poderá ser verificado ao longo de toda esta edição uma vez que o novo espaço onde se insere [Rossio] permite a reorganização dos expositores de forma a ter uma maior variedade e número de participantes, passando de 29 para 50 expositores, em relação a 2023”, destacou.

Ao longo de 17 dias, a programação da Feira do Livro de Aveiro estende-se ainda ao Espaço dos Autores, localizado no Mercado do Peixe, uns dos pontos de encontro de habitantes locais e visitantes da cidade à “Praça Fan Zone”, local onde é possível assistir ao jogos do Euro 2024.
“Marcamos os nossos eventos pela ousadia e, este ano, tivemos a ousadia de juntar a Feira do Livro à “Praça Euro”, estimulando os leitores a apoiar a seleção nacional de Futebol e os apoiantes de futebol a visitar a Feira, estimulando os seus hábitos de leitura”, refere José Ribau Esteves.
A programação alargada, atual e eclética programação da Feira do Livro de Aveiro prolonga-se até dia 7 de julho sendo que, além de integrar autores nacionais e internacionais de referência, dá também destaque a autores do Município e Região de Aveiro que contribuem para que se fortalecem os alicerces da cultura na região, aldeia a aldeia, tijolo a tijolo.
No segundo fim de semana de programação, de 28 a 30 de junho, a Feira do Livro de Aveiro recebe a estreia de Almério & Martins, uma dupla de músicos que têm realizado o seu percurso de sucesso a solo e que se encontram, pela primeira vez, no Espaço Autores. No sábado, dia 29 de junho, o mesmo espaço autores recebe Patrícia Reis, Joana Marques e encerra com conversa “Rumo à Eternidade” entre o maior divulgador de ciência português, Carlos Fiolhais e um dos mais talentosos e promissores investigadores mundiais na área da biotecnologia e best-seller mundial, o dinamarquês Nicklas Brendborg (o mais jovem finalista do Royal Society Science Book Prize). No domingo, dia 30 de junho, ao longo de toda a tarde, vão passar pelo Espaço Autores no Mercado do Peixe autoras de referência como Isabel Rio Novo, Dulce Maria Cardoso e Rosa Alice Branco, entre muitos outros convidados. A programação do fim de semana termina com uma Conversa-concerto com Luísa Sobral.
De 21 de junho a 7 de julho, o Rossio e o Mercado do Peixe, em Aveiro, recebem mais de 40 propostas multidisciplinares desde uma área de exposição e venda de livros, sessões de poesia a bordo de moliceiros, concertos, entrevistas, mesas de debate, apresentações de livros, conversas-concerto, programação infantil e dj sets.
Todas as sessões são de entrada gratuita e decorrem no Mercado do Peixe, em simultâneo com o espaço de exposição e venda de livros, no Rossio. Toda a programação pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Aveiro e acompanhada através das redes sociais da Feira do Livro de Aveiro.

II – Aveiro apresentou em Madrid o plano do Município para adaptação às alterações climáticas
A Câmara Municipal de Aveiro participou no último dia 19 de junho, através da presença do Vereador João Machado, na 6.ª Edição do Foro de las Ciudades de Madrid 2024, sob o tema: “Transformações urbanas para uma nova organização social”, que se realizou no IFEMA, em Madrid, Espanha.
João Machado apresentou o tema “Adaptação às Alterações Climáticas - Transformação Digital na Gestão da Água e dos Recursos Marinhos”, dando conta das principais ações em curso e previstas no âmbito do PMAC – Plano Municipal de Ação Climática, em matéria de adaptação do território às alterações climáticas, como o Sistema de Defesa Primária do Baixo Vouga Lagunar e Ponte Açude, o Cais do Sal, a reabilitação do sistema de comportas bem como o investimento já realizado na diminuição de emissões de CO2, com o novo Ferryboat 100% Elétrico ‘Salicórnia’, a eletrificação dos barcos moliceiros nos canais urbanos, a rede de sensores para monotorização da qualidade do ar, entre outras
Neste evento, participaram as Cidades da Rede Cencyl, sendo que para além de Aveiro, estarão também representadas as cidades portuguesas da Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Almeida e as congéneres espanholas de Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, para exporem as suas diferentes iniciativas de combate aos desafios climáticos no contexto da descarbonização e neutralidade climática urbana.
Na véspera, dia 18 junho, em Salamanca, em reunião de parceiros da rede Cencyl, decorreu a cerimónia de assinatura do convénio de cooperação territorial entre as instituições locais de Castela e Leão e a Região Centro de Portugal, que aprova o organismo de cooperação territorial “Rede de Cidades CENCYL” por um período de vigência de 10 anos, até junho de 2034.
A rede tem como objetivo fomentar a cooperação e promover o desenvolvimento integral dos municípios cooperantes, tendo como eixos principais de atuação as áreas de ação climática, mitigação, adaptação e prevenção de riscos, sustentabilidade e resiliência urbana, desenvolvimento económico local e empreendedorismo, inovação e desenvolvimento.
III – Primeira Feira Nacional da Alergia em Aveiro
Nos dias 29 e 30 de junho Aveiro vai receber a 1.ª Feira Nacional da Alergia que terá lugar em diferentes espaços da Cidade: Largo do Mercado, Mercado Manuel Firmino, Casa da Cidadania e Cais da Fonte Nova.
Trata-se de uma organização da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro. Tem entrada livre e destina-se ao público em geral.
No evento vão decorrer atividades como “À conversa com o alergologista”, worskhops, laboratórios de experiências com ácaros e pólenes. Terão ainda lugar atividades físicas, espaços de convívio, música, dança, debates interativos e demonstrações culinárias saudáveis, especialmente voltadas para alérgicos, além de uma caminhada sob o tema “De braços dados com a alergia” e um peddy paper.
O programa completo pode ser consultado: https://feiradaalergia.com/ .

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | CONSTRUÇÃO DAS REDES DE SANEAMENTO E DE ÁGUAS NAS TRUTAS INICIA-SE EM JULHO


O Município da Marinha Grande vai iniciar as obras de construção das redes de saneamento doméstico e de abastecimento de água, no lugar das Trutas, no próximo mês de julho. A execução das empreitadas representa um investimento superior a 800 mil euros.
A rede de saneamento doméstico das Trutas - Fase 4 foi adjudicada por 462.581,31€, acrescidos de IVA, e visa prolongar a infraestrutura de drenagem de águas residuais, estando projetada para vir a servir um total de 1611 habitantes. Neste âmbito, serão contemplados os seguintes locais: Rua Pinheiro Grande; bairro Novo das Trutas; Rua do Pedrógão Grande; Travessa do Pedrógão Grande; Rua Douro Litoral; Rua 43; Rua dos Oleiros; Rua Álvaro Cunhal; Rua 42; Rua de Porto Mós; Rua do Olho Ferrado; Travessa do Olho Ferrado; Rua 52; Rua do Pinhal às Trutas; Rua de Ansião; Rua da Marma - Instrumento Vidreiro.

A remodelação das redes de abastecimento de água das Trutas - Fase 3, foi adjudicada por 379.850,79€, acrescidos de IVA. A empreitada prevê a substituição das condutas distribuidoras, através da utilização de materiais mais resistentes e fiáveis que permitam garantir a qualidade da água fornecida, assim como assegurar a continuidade do fornecimento de água nos níveis de pressão adequados, aumentando a qualidade do serviço prestado aos utentes. Estão abrangidos os seguintes arruamentos: Rua Pinheiro Grande; Rua de Pedrógão Grande; Travessa de Pedrógão Grande; Rua Douro Litoral; Rua 43; Rua dos Oleiros; Rua do Algarve; Rua de Alvaiázere; Rua da Estremadura; Travessa da Estremadura; Rua do Alto Alentejo; Rua do Baixo Alentejo; Rua do Alto Douro e Rua do Vale da Ribeira.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PRAIA DA VIEIRA REPETIU FESTIVAL DO ARROZ DE MARISCO COM SUCESSO

 O III Festival do Arroz de Marisco da Praia da Vieira encerrou ontem, 23 de junho, após dois dias com enfoque na gastronomia, música e cultural local. Este evento, organizado pelo Município da Marinha Grande e pela Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, celebrou uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”.
Para o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, este evento “mostra o nosso compromisso com a dinamização da economia local e o desenvolvimento e a valorização das nossas tradições e identidade”. O presidente lembra que “o Arroz de Marisco é um dos grandes embaixadores da nossa gastronomia, destacando a Praia da Vieira e todo o concelho da Marinha Grande como um dos melhores destinos turísticos gastronómicos do País”.
O Festival contou com a participação de oito restaurantes da Praia da Vieira: Lismar, Flor do Lis, Cabral, O Mirante, Barrote, O Búzio, Naufrágil e Solemar – cada um oferecendo a sua versão desta iguaria.
O evento apresentou, também, um programa diversificado de animação. No dia 22 de junho, o público teve oportunidade de conhecer o Circuito de Arte Urbana; seguiu-se a "Hora do Conto”, protagonizada por Joaquim Lourenço, do Jardim dos Pequeninos, no Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira; e a apresentação do Rancho Folclórico “Peixeiras da Vieira”, no Largo dos Pescadores. À noite, Augusto Canário encantou os presentes com o seu espetáculo musical, no Largo dos Pescadores, interpretando temas bem conhecidos do público.
No dia 23 de junho, a festa continuou com a possibilidade de participação no Circuito de Arte Urbana e na "Hora do Conto”, interpretada por Susana Silva, educadora do Jardim dos Pequeninos. O destaque do dia foi o espetáculo da Banda "Os Cachopos", que integrou o conhecido artista João Portugal, ocorrido no Largo dos Pescadores.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | Aprovado Primeiro Doutoramento a ser Outorgado pelo IPCA


Doutoramento em Engenharia da Digitalização recebe creditação de 6 Anos e é o primeiro doutoramento internacional a ser aprovado na rede da universidade europeia RUN-EU.
O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem o prazer de anunciar que o novo Programa Doutoral em Engenharia da Digitalização (PD-ED) foi creditado por um período de seis anos. Este doutoramento, primeiro no âmbito da aliança RUN-EU, é um marco importante para o IPCA e para a rede de universidades parceiras.

O PD-ED é um programa internacional desenvolvido em conjunto pelo IPCA, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Technological University of the Shannon (TUS) na Irlanda. Esta colaboração permite que os estudantes beneficiem das infraestruturas, laboratórios e grupos de investigação das três universidades, promovendo um ambiente de pesquisa diversificado e de alta qualidade.

Nas palavras da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes: “Este é mais um marco histórico para o IPCA que, depois da aprovação pela Assembleia da República, em 2023, à outorga de doutoramentos pelos Politécnicos vê concretizado este grande anseio. Somos uma instituição pública de grande qualidade e estamos na vanguarda a nível da oferta formativa que disponibilizamos, acompanhando as necessidades do mercado e da transformação digital que vivemos. É, por isso, imperativo contribuir para a formação de profissionais nestas novas áreas tão determinantes para o desenvolvimento do país e do mundo”.

Benefícios e Oportunidades

Os estudantes do PD-ED terão a oportunidade de participar em cursos breves de formação avançada e escolas de investigação internacionais oferecidas pela rede RUN-EU. O programa mantém, ainda, uma forte ligação à indústria, contando com uma rede de mais de 40 empresas em Portugal e na Irlanda. Esta colaboração industrial é essencial para o desenvolvimento de teses, estágios nos núcleos de I&D das empresas, e rotações laboratoriais internacionais, proporcionando aos doutorandos uma experiência prática e imersiva.

O doutoramento é cientificamente suportado por investigadores doutorados integrados em cinco unidades de I&D:

· 2Ai Applied Artificial Intelligence Laboratory
· IDEAM Research Institute
· Software Research Institute
· Institute of Telecommunications
· Technology Education Research Group

Compromisso com a Inovação e a Transição Digital

O PD-ED foi concebido para capacitar a indústria e as entidades públicas na adoção de tecnologias digitais emergentes, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável. As áreas de foco incluem sistemas ciberfísicos, automação, inteligência artificial, Cloud e IoT, tecnologia 5G e sistemas energéticos inteligentes. Este programa visa não apenas formar recursos humanos altamente qualificados, mas também multiplicar atividades de investigação e potencializar a transferência de conhecimento e inovação nas regiões abrangidas pela RUN-EU.

Este programa doutoral contribuirá significativamente para a estratégia europeia de transição digital e para a formação avançada de recursos humanos, consolidando o IPCA como uma instituição de referência no ensino e na investigação aplicada.

Este é o primeiro doutoramento a ser outorgado pelo IPCA, sendo que a instituição já leciona, atualmente, três doutoramentos em parceria com universidades portuguesas, nas áreas da Contabilidade, Desenvolvimento de Jogos Digitais e de Design.

Em breve serão anunciadas as condições e prazos de candidatura ao curso.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Cantanhede | “Operação Triatlo Sustentável” arranca a 27 de julho. “Guardiões da Areia” prepararam diversas atividades em defesa do ambiente


Os alunos que estão a participar no projeto denominado “Guardiões da Areia”, promovido pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais do Município de Cantanhede, no âmbito do programa Bandeira Azul 2024, subordinado ao tema “O Mar Precisa de Líderes – A tua praia é a tua causa”, programaram várias atividades a que designaram “Operação Triatlo Sustentável”.
Este triatlo compreende uma ação de controlo e remoção de espécies exóticas invasoras, que será antecedida de uma sessão de sensibilização e que se realizará no dia 27 de julho. Já para o dia 10 de agosto está agendada uma recolha de lixo na praia e a realização de um workshop para criação de peças de arte com parte do lixo recolhido e cujos melhores trabalhos serão premiados.
Paralelamente decorrerão outras iniciativas, nomeadamente a recolha de toalhas de praia usadas, com o intuito de serem transformadas em sacos reutilizáveis. O processo de recolha das toalhas já está em curso e os sacos serão produzidos por utentes de alguns lares e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho. Os sacos serão oferecidos como prémios no workshop de dia 10 de agosto, sendo que os restantes serão vendidos a preços simbólicos, com as verbas a reverter para os lares e IPSS aderentes.

Outra das iniciativas passa pela criação de cartazes com informações relevantes sobre espécies de flora e/ou fauna importantes da Praia da Tocha. Os cartazes vão ser colocados online, assim como na praia, à entrada dos passadiços.

A participação nas atividades de dia 27 de julho e 10 de agosto pressupõe inscrição prévia. O processo de inscrições decorrerá a partir de 15 de julho e será divulgado nas redes sociais do Município e das escolas envolvidas.

Recorde-se que o projeto “Guardiões da Areia” tem como objetivo envolver os jovens enquanto promotores e líderes de ações de conservação da natureza e dos recursos naturais, estando envolvidos cerca de três dezenas de alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho (Lima de Faria, Marquês de Marialva e Gândara-Mar) e da Escola Técnico Profissional de Cantanhede.

ESAC dá formação em Construção de Nichos Ecológicos Artificiais


Termina amanhã o prazo para inscrição na microcredenciação em Construção de Nichos Ecológicos Artificiais que a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) irá lecionar no próximo dia 29 de junho.

Esta microcredenciação, de um total de 8 horas (1 ECTS), compreende conteúdos teóricos sobre a importância da construção de nichos ecológicos artificiais (NEA); organismos alvo; materiais usados para a construção de NEA; e a escolha da melhor localização para instalação do NEA. Integra também uma componente prática, que consistirá na construção de um NEA.

Os interessados em realizar esta formação devem inscrever-se em inforestudante.ipc.pt, ou preencher a respetiva ficha de inscrição (disponível em https://www.esac.pt/index.php/estudar/cursos/microcredenciacoes/ e enviar a mesma para candidaturas@esac.pt.

*Pelo Gabinete de Comunicação da ESAC
Isabel Silva

Marinha Grande | PRAIAS DO CONCELHO VÃO TER GALARDÕES HASTEADOS

 
O Município da Marinha Grande vai realizar as cerimónias do hastear da Bandeira Azul, Bandeira Qualidade Ouro e Bandeira Praia Acessível, no próximo dia 26 de junho de 2023 (quarta-feira), a partir das 10h00, na Praia da Vieira, Praia Velha e São Pedro de Moel.
O programa é o seguinte:
26 de junho de 2024
10h30 | Praia da Vieira - Bandeira da Praia Acessível 
11h30 | Praia Velha - Bandeira Azul e Qualidade de Ouro
12h00 | São Pedro de Moel - Bandeira Azul e Qualidade de Ouro.

A Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), vai voltar a ser hasteada em São Pedro de Moel e na Praia Velha, na sequência da candidatura apresentada pelo Município da Marinha Grande. A Bandeira Azul é um programa internacional de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades e implica o cumprimento de critérios de qualidade de água, segurança, gestão ambiental, educação ambiental e informação.

Também nestas duas praias, vai ser hasteada a bandeira "Praia com Qualidade de Ouro", atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, para distinguir a qualidade da água, tendo como critérios: ter qualidade da água “Excelente” nas cinco últimas épocas balneares e todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear.

Para além destes galardões, vai ser hasteada a bandeira relativa à Praia Acessível, na Praia da Vieira. O galardão “Praia Acessível” visa tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar todas as pessoas, em especial as que intervenham como agentes e as que são utentes das praias como veraneantes, para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


QUARTEIRÃO CULTURAL LEVOU ARTE E CULTURA AO CENTRO DA MARINHA GRANDE

 O centro da cidade da Marinha Grande foi palco do segundo Quarteirão Cultural, que proporcionou  uma tarde repleta de música, teatro, novo circo, exposições, jogos tradicionais e animação infantil, promovida pelo Município, no passado sábado, 22 de junho.
O Jardim Stephens, Museu do Vidro, Teatro Stephens, Biblioteca e Arquivo Municipal e espaços verdes, foram o cenário perfeito para as diversas atividades culturais e artísticas, que atraíram participantes de todas as idades e contaram com a presença da vereadora, Ana Alves Monteiro, que expressa a sua satisfação pela adesão do público e pelo sucesso do programa, que consolida a Marinha Grande como um importante pólo que oferece eventos que enriquecem a oferta e a diversidade cultural.
Durante a tarde de sábado, foram proporcionados ao público, Os Jogos do Hélder (jogos tradicionais), atuação de Daniela Antunes (música), Ratatices (teatro), Monotrux de Wandré Gouveia (novo circo), concerto de Bia Maria (música), desfile da Fanfarra dos Bombeiros da Marinha Grande. Aconteceram ainda outras iniciativas paralelas, como visitas orientadas ao Arquivo Municipal, exposições variadas e a observação das Oficinas de Artesanato do Museu do Vidro.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Grandes Férias com Arte, Ciência e Desporto com inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para os programas das Grandes Férias com Arte, Ciência e Desporto na Biblioteca Municipal, no Balcão Único da Câmara Municipal ou nos serviços online do Município.
Para quem queira fazer a inscrição online basta aceder aos serviços online, fazendo a autenticação ou, caso ainda não esteja registado, fazer o registo e esperar pela confirmação via email. Após esta etapa basta aceder ao portal e escolher o menu Desporto e Juventude e aceder ao formulário Grandes Férias com Arte, Ciência e Desporto. Caso não queira fazer o registo, pode descarregar a ficha de inscrição no portal, preencher e entregar presencialmente no Balcão Único ou na receção da Biblioteca Municipal.
Este programa de férias, organizado pelo Município de Proença-a-Nova em parceria com o Centro Ciência Viva da Floresta, está disponível para crianças entre os seis e os 12 anos e que queiram ocupar os seus tempos livres com atividades lúdicas. O primeiro programa das Grandes Férias com arte, ciência e desporto arranca a 1 de julho e vai até dia 5 e as inscrições para esta primeira semana terminam na quinta-feira, dia 27 de junho. Está prevista a realização de mais 6 programas: de 8 a 12 de julho; de 15 a 19 de julho; de 22 a 26 de julho; de 29 de julho a 2 de agosto; de 2 a 6 de setembro e de 9 a 13 de setembro.
Ateliers de trabalhos manuais, atividades científicas e visionamento de filmes são algumas das propostas. Os técnicos de desporto irão acompanhar as crianças nas idas às praias fluviais e às piscinas públicas do concelho. Pode consultar as normas e os programas aqui.
Cada programa tem um custo de 25 euros para as crianças residentes ou que frequentem um estabelecimento no concelho e 40 euros para não residentes. O valor inclui transporte, almoço e seguro de acidentes pessoais e atividades. Existem ainda descontos de 20% na inscrição do 2º filho e 25% na inscrição do 3º. Para quem usufrui de subsídio escolar, o acesso é gratuito para os alunos do escalão A e 50% de desconto para os alunos do escalão B. O número máximo de participantes é de 30 e o mínimo de 10 por programa.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | ARQUIVO MUNICIPAL DINAMIZOU VISITAS ESCOLARES

 O Arquivo Municipal da Marinha Grande promoveu visitas escolares, entre abril e maio de 2024, tendo contado com a participação de cerca de 320 alunos dos 2.º e 3.º ciclos.
A iniciativa realizada em parceria com os estabelecimentos de ensino do concelho, pretendeu dar a conhecer o modo de funcionamento do Arquivo Municipal. Ao longo das visitas foram exibidos documentos únicos na construção da história da Marinha Grande e dados a conhecer a parte técnica, centro de digitalização e depósitos.
O Arquivo tem como missão a salvaguarda da documentação produzida pela Câmara no decorrer da sua atividade, assim como a valorização e divulgação de um património arquivístico fundamental para a construção da memória do concelho da Marinha Grande.


A página deste serviço municipal pode ser consultada no endereço https://arquivo.cm-mgrande.pt, sendo pesquisáveis os fundos existentes no Arquivo.

*Marinha Grande


Cientistas da UC resolvem enigma relacionado com detetores aplicados ao estudo da natureza dos neutrinos e da matéria escura


Um grupo de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) resolveu um enigma que envolvia uma propriedade do xénon e de outros gases nobres, imprescindíveis para o estudo da natureza dos neutrinos e deteção da matéria escura.

A investigação, desenvolvida por Carlos Henriques, Cristina Monteiro e Joana Teixeira, investigadores do Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys) do Departamento de Física da FCTUC, está publicada no "Journal of Cosmology and Astroparticle Physics".

«Até ao momento, o valor do rendimento de cintilação produzida na interação dos Raios-X e de eletrões no xénon não tinha sido determinada de uma forma exata. O seu valor era ambíguo e variava em quase 100%, nos diferentes estudos apresentados por grupos de investigação distintos. Para além disso, estes resultados pareciam mostrar uma dependência desse rendimento com a energia dos Raios-X e dos eletrões», explica Carlos Henriques. Cristina Monteiro complementa ainda que «esses valores eram bastante superiores aos determinados para a interação das partículas alfa, estes últimos mais consensuais, não havendo uma explicação teórica para tal diferença».

Este estudo, realizado na FCTUC, mostra inequivocamente que, afinal, o rendimento de cintilação produzido no xénon é independente da natureza da radiação incidente no gás (Raios-X, eletrões ou partículas alfa) e independente da sua energia, tal como previsto pela teoria.

«As discrepâncias encontradas em trabalhos anteriores são explicadas por incertezas nos respetivos métodos experimentais, por norma menos robustos. Os resultados deste estudo podem ser extrapolados para outros gases nobres, como o krípton e o árgon», revelam os autores, concluindo que a medição precisa deste parâmetro tem um impacto relevante na análise dos sinais obtidos nos detetores de gases nobres, utilizados nos estudos sobre a natureza dos neutrinos e na deteção da matéria escura.

O artigo científico “Understanding the xenon primary scintillation yield for cutting-edge rare event experiments” está disponível para consulta aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia