quinta-feira, 27 de junho de 2024

“RODA com CONTO” para miúdos e graúdos decorreu em Cantanhede

 
Decorreu no passado dia 23 de abril, na Lúcia-Lima Associação Cultural (Cadima, Cantanhede) mais uma sessão de Roda de Conversa organizada pelo coletivo “Feminismo para Tod*s” com o tema “Roda com Conto”.
No mês em que se comemora o Dia da Criança, a Roda de Conversa surge num formato diferente do habitual – um Conto. A convidada desafiada para levar a cabo esta tarefa foi a contadora de histórias Sofia Souto Moniz que "nos levou numa pequena grande viagem até ao Japão, através do conto "O Retrato da Mulher”. Uma história sobre o poder mágico do amor e de cuidar do outro, da confiança e da coragem, e de como a inteligência pode vencer a prepotência e o medo. Uma história sobre a importância de lutarmos pela nossa felicidade e harmonia com o mundo, bem como da superação das nossas limitações.”.
As mentoras do projeto sublinham que “a contadora de histórias envolveu a audiência, dos mais pequenos aos que achavam que já não eram de contos” e o conto “encorajou reflexões sobre a importância de questionar normas sociais para a conquista da justiça e liberdade, sobre a influência do poder na organização de diferentes culturas e sobre o privilégio de viver numa sociedade que se empenha no respeito pelos direitos humanos.”.
O projeto "Feminismo para Tod*s" surgiu em 2022, em Cantanhede, como um movimento social liderado por quatro amigas com o objetivo claro de promover uma sociedade mais equilibrada, justa e inclusiva. O projeto dinamiza mensalmente "Rodas de Conversa" de entrada livre em diferentes locais do concelho de Cantanhede, proporcionando um ambiente informal e acolhedor para reflexão, consciencialização, discussão e partilha de conhecimento e experiências sobre diversas temáticas relacionadas ao feminismo, igualdade de género, defesa dos direitos humanos e cidadania.

*As dinamizadoras do projecto Feminismo para Tod*s
Ana & Célia & Sofia & Tânia

Na terça-feira, 25 de junho. Cantanhede recebeu professores e alunos do Curso de Verão das universidades de Coimbra, Salamanca e do Centro de Estudos Ibéricos (CEI)

 

Professores e estudantes de mestrado e doutoramento de Portugal, Brasil e Espanha visitaram vários locais do concelho de Cantanhede, no âmbito do Curso de Verão que estão a frequentar no nosso país.

Organizado pelas universidades de Coimbra, Salamanca e pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), o curso decorre até ao próximo dia 29 de junho, em Coimbra, Guarda e Salamanca, tendo como lema “Novas Fronteiras, Outros Diálogos: Cooperação e Desenvolvimento”.

A visita ao concelho de Cantanhede começou no Biocant Park, onde Célia Simões, vereadora da Câmara Municipal de Cantanhede, fez a receção de boas-vindas à comitiva, após o que Delfina Moreira, diretora geral e administradora do parque, explicou o foco da atividade das empresas e entidades aí sedeadas, dando a conhecer algumas das pesquisas e projetos de investigação realizados ou ainda em curso.

De seguida, o grupo esteve na Casa Carlos de Oliveira, em Febres, onde foram conduzidos numa visita à exposição sobre a vida e obra daquele que é considerado um dos maiores escritores portugueses da segunda metade do século XX.
O dia terminou no Museu da Pedra, em Cantanhede, para conhecerem o acervo representativo da história e da importância cultural do calcário extraído das pedreiras localizadas a sul do concelho.

O Curso de Verão promovido pelas universidades de Coimbra, Salamanca e pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) visa “reforçar o diálogo entre instituições e investigadores de aquém e de além-fronteiras, honrando os seus compromissos com os espaços mais débeis e fronteiriços, sem abdicar de reforçar a articulação entre redes de investigação e que consolidem parcerias com instituições do espaço ibérico, tanto europeu e africano como latino-americano, onde relevam os Países de Língua Portuguesa”.

Animação Desportiva de Verão em Armação de Pêra entre 27 de junho e 15 de setembro

 O Município de Silves, através do setor de desporto, volta a promover a iniciativa ANIMAÇÃO DESPORTIVA DE VERÃO, na Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, entre 27 de junho e 15 de setembro.
Se deseja passar o seu tempo de verão a praticar desportos de praia ou a experimentar as inúmeras atividades como pilates, aeróbica localizada, zumba, volei ou yoga, temos o espaço perfeito para si.
O Município de Silves convida-o à descoberta da beleza do concelho e da Praia dos Pescadores, oferecendo um vasto programa desportivo para todos os gostos.
Venha aproveitar o verão ao máximo enquanto cuida do seu bem-estar físico e mental.
Todas as atividades são de acesso livre.
Não perca esta oportunidade de tornar o seu verão mais ativo e saudável.
Esperamos por si para celebrar o verão com energia e muita diversão!
 
Conheça o programa e horários:
Sunsets Party. Sábados. 19h00
 
Sunsets Aulas. 19h00
Dia 6 de Julho » Yoga
Dia 13 de Junho » Cycling
Dia 20 de Julho » Pilates
Dia 27 de Julho » Step
Dia 03 de Agosto » Afro Fusion
Dia 10 de Agosto » Cycling
Dia 17 de Agosto » Pilates
Dia 24 de Agosto » Step
Dia 31 de Agosto » Yoga
Dia 07 de Setembro » Cycling
 
Aulas de Fitness. Diárias. 10h15
Terças » Pilates
Quartas » Aeróbica/Localizada
Quintas » Zumba
Sextas » GAP
Sábados » Afro Fusion
Domingos » Zumba

 

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVEU IV – FESTIVAL DE ESCOLAS “OS POMBINHOS”


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, promoveu e organizou no Complexo de Piscinas Municipais de Cantanhede, no passado dia22 de junho o IV – Festival de Escolas “Os Pombinhos”.
Participaram nesta iniciativa da Secção de Natação cerca de 200 pequenos grandes nadadores, que durante esta época desportiva frequentaram semanalmente as suas aulas.
Acompanhados pelos seus professores, as crianças participantes tiveram oportunidade de “mostrar” as suas habilidades e práticas desportivas que foram aprendendo ao longo do ano.
A Escola de Natação da Sociedade Columbófila Cantanhedense, conquistou este ano o “Selo de Excelência” atribuído pela Federação Portuguesa de Natação, galardão que reconheceu a sua qualidade, com o nível máximo.
Esta distinção tratou-se de um digno reconhecimento ao trabalho que tem sido desenvolvido no ensino da modalidade, confirmados com resultados de grande relevância alcançados pelos seus atletas a nível regional e nacional.
Este processo de certificação que teve o seu início na época de 2019/2020, no qual obteve desde logo o galardão “Selo de Bronze”, atingindo o Nível máximo, que corresponde à consolidação da qualidade, sendo atribuído às entidades que cumpram os requisitos exigidos e ainda os relacionados com a passagem de alunos da Escola de Natação para a via competitiva.
Para além da avaliação de outros parâmetros, o auditor salienta “a qualidade da equipa técnica, a sua proximidade e integração no projeto da Sociedade Columbófila e a qualidade dos procedimentos na sua generalidade”, referindo ainda que “resolvidas algumas limitações de espaço, em resposta a todas as solicitações de procura, poderão melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido”.
Lurdes Silva, presidente da Sociedade Columbófila Cantanhedense na altura da atribuição, mostrou-se “visivelmente satisfeita com a atribuição do Selo de Excelência”, aproveitando a ocasião para reforçar “o importante papel da autarquia no desenvolvimento desta modalidade.
Referindo que o Município de Cantanhede, tem se mostrado inexcedível no apoio à secção de natação, referindo igualmente que parte deste sucesso, também é da autarquia”.
A certificação recentemente alcançada, está associada ao Projeto Portugal a Nadar, iniciativa da Federação Portuguesa de Natação, entidade que superintende e certifica todas as atividades ligadas à prática da natação, aferindo e monitorizando o sistema de ensino, garantindo as caraterísticas adequadas ao bom e apropriado desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da natação nas suas várias vertentes.
O galardão é o reconhecimento pela qualidade do trabalho desenvolvido por Paulo Ferreira, Coordenador Técnico da coletividade, e por toda a sua equipa, designadamente técnicos e professores, que trabalham diariamente no Complexo de Piscinas Municipais da cidade, que ano após ano tem procurado proporcionar o melhor serviço aos seus utilizadores.

Silves renova o compromisso com a Sustentabilidade ao hastear as Bandeiras Azul e Praia Acessível

 No passado dia 25 de junho, o concelho de Silves marcou mais um momento na promoção do turismo sustentável e acessível com a cerimónia de hastear da Bandeira Azul e da Bandeira Praia Acessível, realizada nas praias da região. Este evento, que teve lugar na Praias da Freguesia de Armação e U.F de Alcantarilha e Pêra, contou com a presença de várias entidades, incluindo a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, os Vereadores Luisa Conduto e Máxime Bispo, o Capitão do Porto de Portimão, Pousadas Godinho, o Diretor Regional da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, Pedro Coelho, a Delegada de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Algarve II, o Presidente da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, Roberto Cabrita, entre outros.
Além das distinções da Bandeira Azul e Praia Acessível, a Praia Grande Poente e Praia Grande Nascente foram também premiadas com o Galardão “Praia Qualidade de Ouro 2024” pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, destacando-se pela excelente qualidade da água balnear.
Estes galardões refletem não só o compromisso de Silves com a sustentabilidade e acessibilidade, garantindo que as suas praias sejam locais seguros, acessíveis e respeitosos com o ambiente, proporcionando experiências de qualidade para todos os visitantes e residentes.

Silves | Ação de desbaratização e desratização decorrerá de 01 de julho a 08 de agosto

O Município de Silves informa que, entre os dias 01 de julho a 08 de agosto, irá levar a efeito uma ação de desbaratização e desratização em todas as freguesias do concelho de Silves, de acordo com a seguinte calendarização:

» Freguesia de Armação de Pêra – 1, 2, 3, 4, 5, 8 e 9 de julho
» União de Freguesias Alcantarilha e Pêra | Pêra – 10, 11 e 12 julho
» União de Freguesias Alcantarilha e Pêra | Alcantarilha – 15, 16 e 17 julho
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Algoz – 18, 19 e 22 julho
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Tunes – 23 e 24 julho
» Freguesia de São Bartolomeu de Messines – 25, 26, 29 e 30 julho
» Freguesia de São Marcos da Serra – 31 de julho
» Freguesia de Silves – 1, 2, 5, 6, 7 e 8 agosto

Para uma maior eficácia deste tipo de ações, o Município de Silves aconselha as entidades privadas (como condomínios, proprietários de edifícios, estabelecimentos comerciais e afins) a efetuar, também, este serviço de ações de desinfestação, contribuindo, desta forma, para o reforço e salvaguarda da saúde pública e controlo e redução de exposição a pragas urbanas.

ATLETAS JUVENIS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTABELECERAM NOVO RECORD NACIONAL


Nos passados dias 21, 22 e 23 de junho, decorreram os Campeonatos Interdistritais de Juvenis, Juniores e seniores, competição que teve lugar no complexo olímpico de piscinas da cidade de Coimbra e contou com a participação de 392 atletas em representação de 42 clubes oriundos das associações distritais do Centro Norte de Portugal (Aveiro), de Coimbra e de Leiria.
A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve representada com 9 atletas.
O momento alto da participação por parte dos atletas de Cantanhede aconteceu na estafeta mista 4x50 livres, na qual Martim Pascoal, Rodrigo Silva, Leonor Cavaleiro e Anastácia Protolyuk viriam a estabelecer um novo Record Nacional Juvenil A, ao completar a estafeta com a marca de 1'49"34.
De destacar ainda os 4 pódios obtidos pelo atleta juvenil A Martim Pascoal que viria a sagrar-se Campeão Interdistrital nos 50 Livres e 50 Mariposa e Vice-campeão nos 100 Livres e 100 Mariposa.
Ainda no setor masculino e no mesmo escalão destaque pelo 3º lugar obtido por Rodrigo Silva nos 100 Bruços.
No setor feminino, destaque para o título de Campeã Interdistrital alcançado pela juvenil B Maria Fernandes nos 50 Livres, a mesma atleta viria a obter a 3ª posição nos 100 Livres.
A sua colega de equipa juvenil B Anastácia Protolyuk obteve o 2º posto nos 50 Livres e o 3º lugar nos 100 Livres, ainda no mesmo escalão destaque para a 3ª posição obtida por Leonor Silva nos 1500 Livres.
De referir ainda, os pódios obtidos em estafetas nomeadamente o título Interdistrital em juvenil nos 4x200Livres, o 2º lugar nos 4x100Livres e 3º lugar nos 4x100 Estilos.
Esta foi a última oportunidade para os atletas destes escalões obterem mínimos de participação nos Campeonatos Nacionais que terão lugar no Complexo Olímpico do Jamor em Lisboa nos dias 12,13 e 14 de julho.
Martim Pascoal, Rodrigo Silva, Leonor Cavaleiro, Anastácia Protolyuk, Leonor Silva e Maria Fernandes foram os atletas da SCC que garantiram presença nessa competição.


Universidades de Portugal e França celebram 25 anos de parceria na área da Engenharia Mecânica

 
As Universidades de Coimbra, Bretagne Sud e Aveiro celebram, nos próximos dias 4 e 5 de julho, 25 anos de parceria na área da Engenharia Mecânica. As comemorações vão decorrer em Lorient, França, mas o evento também será transmitido online.

A programação do evento inclui uma breve explicação da história destes 25 anos de colaboração, palestras científicas relacionadas com calibração de modelos de plasticidade com Inteligência Artificial, desafios na conformação virtual de chapas metálicas, entre outros. Haverá ainda uma sessão planetária de homenagem ao professor Frédéric Barlat e um painel de discussão com a participação de doutorados que realizara a sua formação científica no âmbito desta colaboração e farão a partilha das suas experiências.

«Tudo começou com uma grande amizade entre três alunos de doutoramento (Luís Menezes, Sandrine Thuiller e Pierre Yves Manach) e, este ano, comemoramos 25 anos de colaboração científica intensa e muito frutífera. Em 1999, decidimos iniciar uma colaboração entre Coimbra e Lorient, França, que rapidamente envolveu a minha equipa de investigação à época e a de Lorient», começa por recordar Luís Menezes, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A partir desta data, continua o também investigador do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processo (CEMMPRE), «concorremos a programas de cooperação bilateral, o que permitiu o financiamento da mobilidade entre as duas cidades. Rapidamente, esta colaboração se estendeu ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, onde fui orientador de doutoramento de alguns colegas», constata.

Para o docente da FCTUC, «comemorar 25 anos é um grande marco. O futuro conta com as novas gerações, cuja formação científica resultou já desta colaboração e que continua a criar e partilhar conhecimento científico», conclui.

As inscrições para participar no evento online podem ser feitas através deste email: sandrine.thuillier@univ-ubs.fr.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Castelo de Paiva | Concerto de Tony Carreira foi o ponto alto. Festejos de S. João de Castelo de Paiva atrairam milhares de visitantes

Em tempo de forte canícula, este voltou a ser um S. João fantástico e a merecer grande distinção, realizado num ambiente de alegria e muito folguedo, com a edilidade de Castelo de Paiva a contabilizar um enorme êxito com as Festas de S. João, manifestação popular que potenciou grandes momentos de saudável convivialidade e que fez o povo sair à rua durante quatro dias de festa, para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho.
Por terras de Paiva, a tradição manteve-se e a população paivense preparou-se a preceito, para comemorar com muita animação, as Festas de S. João, uma iniciativa que desde 1998, constitui um interessante “ atractivo “ e também um prelúdio para a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, a realizar já no primeiro fim de semana de Julho, um certame de dimensão nacional e reconhecida qualidade, orientado para a valorização da produção vitícola do concelho e para a consagração do melhor e mais conhecido produto agrícola de Castelo de Paiva.
Voltando a registar uma fortíssima adesão popular, as Festas São Joaninas voltaram a superar as expectativas dos responsáveis municipais e voltaram a atrair milhares de visitantes, todos em busca da diversão, da animação musical, das marchas populares, da gastronomia local e do bom vinho verde e da sardinha assada, que em terras de Paiva continua a ser oferecido à população em dia de feriado municipal.
Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não faltaram os habituais atractivos, evidenciados num programa atractivo proposto pela edilidade paivense, presidida por José Rocha, que cativou e entusiasmou a população local e os visitantes que estiveram no centro da vila.
A música popular, as bandas de música, os grupos musicais do concelho, as marchas populares apresentadas em três escalões, foram participações que estiveram asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barraquinhas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribuiu gratuitamente à população, no final da tarde do Feriado Municipal, ao mesmo tempo que os mais afoitos, não se fizeram rogados a um pezinho de dança ao som dos artistas e grupos convidados que foram desfilando pelos palcos da festa, como o grande Tony Carreira, e os agrupamentos Nova Dança, Novo Show, e o Duo HD.
A primeira enchente no Largo do Conde aconteceu com o desfile das Marchas Populares Infantis, com a participação de mais de 1000 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho, seguindo-se de tarde o desfile das Marchas Séniores, organizadas no âmbito do projecto MICAS, com a participação de mais de 250 utentes e funcionários de várias instituições de solidariedade social.
Os festejos de S. João prosseguiram com animação musical, e na véspera de Feriado Municipal, a noite orientou para a folia e folguedo, e as Marchas Populares voltaram a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as fantásticas representações da Frutuária, Vale da Rua, Gração e Fonte, as quatro marchas que tiveram oportunidade de evoluir na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense.
Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes foram aspectos que não foram deixados ao acaso, sempre envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que continuam a consagrar o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de
Castelo de Paiva acarinham há precisamente há cinco décadas.
Pela noite dentro, depois do desfile das Marchas Populares, o Largo do Conde esteve a rebentar pelas costuras para o grande concerto de Tony Carreira, seguindo-se a prestação dos DJ do S. João Party, que aguentou os resistentes até às primeiras horas do dia, não sem antes ser realizado um vistoso e fantástico espectáculo pirotécnico lançado do alto do edifício municipal.
Em dia de Feriado Municipal, o programa contemplou o sempre apreciado concerto musical, este ano protagonizado pela Banda Musical dos Mineiros do Pejão destacando-se a habitual Festa da Sardinha Assada no espaço da Quinta do Pinheiro, com bom vinho verde, e muitas centenas de quilos de boa sardinha distribuída gratuitamente a toda a população e milhares de visitantes que, neste dia festivo, rumaram até terras de Paiva, contemplando um animado bailarico com a actuação do Duo HD, terminando o programa da jornada festiva.
 Em época de Santos Populares, é o S. João que manda em Castelo de Paiva, sempre num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo e a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, com o presidente da Câmara Municipal, José Rocha a fazer um balanço bastante positivo destes três dias de festejos, realçando a boa adesão e a animação constante.









*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
  

Sport Lisboa e Benfica realiza dois jogos particulares em Águeda


Jogos vão ser disputados com o Farense e o Celta de Vigo. Bilhetes vão estar à venda a partir de 1 de julho na plataforma ticketline

O Município de Águeda vai receber, nos dias 12 e 13 de julho, no âmbito do AgitÁgueda, a equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica para a realização de dois jogos particulares no Estádio Municipal, que integra a pré-temporada dos “encarnados” e a programação desportiva deste evento.
Os jogos, marcados para as 19 horas, vão ser disputados com o Farense, no dia 12 (sexta-feira), e com o RC Celta (de Vigo), no dia 13 (sábado).

Os bilhetes vão estar à venda a partir do próximo dia 1 de julho, na plataforma digital ticketline, com preços que variam entre os 15 e os 30 euros.

Tal como o Município de Águeda já havia avançado, o programa de 2024 do AgitÁgueda vai contar com a participação do SL Benfica, que vai realizar, pela primeira vez dois jogos de pré-temporada em Águeda.

“É uma honra receber estes jogos, que colocam Águeda, uma vez mais, na rota dos grandes eventos desportivos da região e que vai certamente atrair milhares de adeptos ao nosso concelho”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro


Para assistir online a 27 de junho, às 17h00, Enfermeiros debatem o cuidado de pessoas com diabetes e afeções dos pés


Rui Pedro, enfermeiro especialista no cuidado a pessoas com diabetes, feridas e afeções dos pés, vai falar sobre “Evidências na Prestação de Cuidados a Pessoas com Diabetes e Afeções dos Pés” na próxima Católica Nursing Talk, organizada pela Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Uma sessão aberta ao público que se realiza online a 27 de junho, pelas 17h00.
Nesta Católica Nursing Talk Rui Pedro Silva, enfermeiro especialista, irá partilhar o conhecimento e casos clínicos relevantes na área do cuidado a pessoas com diabetes, feridas e afeções dos pés. Uma sessão que será moderada por Vasco Neves, enfermeiro e investigador na área das afeções do pé, em particular nas pessoas com diabetes.

Alguns dos temas a abordar serão: as últimas evidências científicas na área do cuidado de pessoas com diabetes e afeções dos pés; abordagens para o tratamento e prevenção de úlceras do pé diabético, de forma a otimizar a qualidade de vida dos pacientes e alívio do sofrimento; estratégias para promover a gestão eficaz do regime terapêutico, capacitando as pessoas para assumirem um papel ativo no controle da doença; o impacto na pessoa e família e/ou cuidados; explorando as dimensões sociais, emocionais e psicológicas da doença; e recursos disponíveis para apoiar os profissionais de enfermagem no cuidado de pessoas com diabetes.

A Católica Nursing Talk sobre “Evidências na Prestação de Cuidados a Pessoas com Diabetes e Afeções dos Pés” é aberta ao público e realiza-se online a 27 de junho, pelas 17h00.

*Fernanda Teixeira

 

PRAIAS DA MARINHA GRANDE CELEBRAM QUALIDADE DA ÁGUA E ACESSIBILIDADE


Realizaram-se esta quarta-feira, 26 de junho de 2024, as cerimónias do hastear das Bandeiras Azul, Qualidade Ouro e Praia Acessível, nas suas principais praias, que assinalam o compromisso do Município da Marinha Grande com a qualidade ambiental e a acessibilidade.
Para o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, “a atribuição destas bandeiras é o resultado da candidatura apresentada pelo Município e demonstra o nosso empenho em manter e melhorar a qualidade e a acessibilidade das nossas praias. Este reconhecimento é um motivo de orgulho e um incentivo para continuarmos a promover práticas sustentáveis e inclusivas, reforçando o concelho como um destino balnear de excelência”.
Os galardões foram hasteados na presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do vereador do ambiente, João Brito; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Maria Neves; do capitão do Porto da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo; do representante da Junta de Vieira de Leiria, Miguel Noraldo; do representante da ARH Centro, Pedro Santos; de técnicos do Município; entre outras entidades.
A primeira cerimónia ocorreu na Praia da Vieira, onde foi hasteada a Bandeira da Praia Acessível. Este galardão reconhece os esforços para tornar as praias acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada, promovendo a inclusão e sensibilização para esta causa.
Na Praia Velha, foram hasteadas a Bandeira Azul e a Bandeira Qualidade de Ouro. O evento culminou em São Pedro de Moel, com o hastear da Bandeira Azul e da Bandeira Qualidade de Ouro.

A Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), é um reconhecimento internacional de qualidade ambiental, que exige o cumprimento rigoroso de critérios relacionados com a qualidade da água, segurança, gestão e educação ambiental, além de fornecer informações relevantes aos veraneantes. A Bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, destaca a excelência da qualidade da água, baseada em análises consistentes e positivas nas últimas cinco épocas balneares.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Festival do Peixe do rio regressa a 5 e 6 de julho


A Freguesia de São Pedro do Esteval, em Proença-a-Nova, prepara-se para receber mais uma edição do Festival do Peixe do Rio, a 5 e 6 de julho, um certame que renova sucessos ano após ano.
Este festival gastronómico junta-se aos três já existentes, fechando o ciclo de promoção dos nossos produtos endógenos em cada uma das nossas freguesias. Iniciámos este objetivo há já alguns anos com o Festival da Cereja e do Limão, em Montes da Senhora, depois o Festival do Plangaio e do Maranho, em Sobreira Formosa, sem esquecer o Festival da Tigelada e a da Festa do Município na sede de concelho. São Pedro do Esteval recebe este certame, promovendo os produtos autênticos que as linhas de água nos proporcionam e que fazem parte da gastronomia do nosso concelho.

A freguesia de São Pedro do Esteval que, por gozar da localização privilegiada junto a duas linhas de água, sempre viveu em consonância com a fauna que o Rio Ocreza e a ribeira da Pracana proporcionam, principalmente o peixe do rio, onde se destaca o barbo, a boga e a enguia e o peixe do rio frito e as sopas de peixe do rio são dos pratos mais característicos desta zona do concelho.

O programa tem como cabeças de cartaz Claúdia e os Minhotos Marotos que atuam no sábado à noite. Na cozinha ao vivo destaque para Carolina Correia, vencedora do Masterchef Junior que se junta à já habitual presença de Nuno Sabino e Vítor. O festival conta ainda com as atuações dos acordeonistas Diogo da Gaita e João Carvalho, a Orquestra Viola Beiroa, Barquinha Saudosa, Mário e Companhia, Jorge Gonçalves Trio e o DJ Kadiv.

Consulte o programa do Festival do Peixe do rio no site e na página do facebook do município de Proença-a-Nova.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos