domingo, 30 de junho de 2024

Cantanhede | ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NO SESIMBRA NIGHT TRAIL


Teve lugar na noite de sábado 29 de junho a edição 2024 do Sesimbra Night Trail, prova que integrou 2 distâncias competitivas e uma caminhada.
Esta competição organizada pela Associação Mundo da Corrida, teve início pelas 20h, com a serra, o mar e o brilho da noite de Sesimbra a criar um cenário pitoresco para os participantes, nos vários pontos do percurso, nomeadamente na Fortaleza, na Marginal, na Ribeira do Cavalo e no Castelo de Sesimbra.
Participaram 3 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo dois atletas participado na prova de 20km pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP e um na prova de 10km, tendo na distância de 20km, Otília Costa, alcançado a 14ª posição na classificação geral feminina e o 2º lugar no escalão F40 e Nuno Almeida, que no final da corrida obteve o 42º lugar na classificação masculino e o 13º lugar no escalão M45.

Na prova de 10km, o atleta José Mendes, alcançou o 76º lugar na classificação geral masculino e o 12º lugar no escalão M35.

Destaque para o lugar de pódio da atleta Otília Costa.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Turismo Centro de Portugal lamenta desaparecimento do mestre Manuel Cargaleiro


A Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal associa-se aos votos de profundo pesar pelo desaparecimento do mestre Manuel Cargaleiro, proeminente figura da cultura nacional, que nos deixou hoje aos 97 anos.
O mestre pintor e ceramista manteve uma ligação muito forte com a Beira Baixa onde nasceu, apesar de ter vivido grande parte da sua vida em França. Exemplo maior dessa ligação é a Fundação com o seu nome, que criou em 1990, em Castelo Branco, e que posteriormente evoluiu para Museu Cargaleiro. Este museu, que exibe em permanência parte significativa de sua obra, é uma importante referência cultural e turística na região Centro de Portugal.

O mestre Manuel Cargaleiro foi homenageado em vida pela Turismo Centro de Portugal durante o 6.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, realizado em 2019, em Castelo Branco. Foi também o convidado de honra de um dos primeiros episódios do podcast “Aqui Entre Nós”, da Turismo Centro de Portugal, em que deixou um valioso testemunho sobre a sua Fundação.

A Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal transmite as mais sinceras condolências à família e amigos enlutados.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Evento decorre de 25 de julho a 04 de agosto. Ingressos para a Expofacic à venda em vários locais da cidade de Cantanhede

 
Os bilhetes para a Expofacic já se encontram à venda em vários locais da cidade de Cantanhede, acompanhando, assim, a venda online que já estava em curso através da BOL, plataforma oficial e exclusiva de venda.
Assim, quem quiser adquirir os bilhetes de forma presencial, poderá fazê-lo no Posto de Turismo, no espaço da INOVA-EM instalado na Loja do Cidadão e no Intermarché de Cantanhede, durante o horário de funcionamento dos respetivos locais. Complementarmente, a compra poderá ser feita nas lojas da FNAC e da WORTEN, ou nas bilheteiras do recinto, a partir do dia 25 de julho.
Noutro plano, a edição deste ano da Expofacic apresenta duas novidades: a “Giants Bugs - O Mundo dos Insetos Gigantes”, exposição temática com 16 insetos robotizados e ampliados, numa fusão de alta tecnologia e de beleza natural; e o Expofacic Kids, espaço que fará as delícias dos mais novos, com famosas personagens da animação Madagáscar e um circuito de insufláveis.
Entretanto, o Executivo Municipal deliberou aprovar, por unanimidade, a constituição da Comissão de Honra desta 32.ª edição do evento, que é constituída pelo presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, a presidente da Associação Empresarial de Cantanhede, Cristina Antunes, o presidente da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, os presidentes das 14 juntas de freguesia do concelho e os representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal.
Completam a lista o presidente da Direção da Ad Elo – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e o comandante do Destacamento Territorial de Cantanhede da GNR.

*DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



Presidente da República evoca Mestre Cargaleiro

Nota oficial publicada na página da Presidência da República:

"O Presidente da República manifesta o seu pesar pela morte de Mestre Cargaleiro, que hoje nos deixou. Tendo vivido em Paris desde 1957, Manuel Cargaleiro nunca deixou que o cosmopolitismo significasse desenraizamento. Prova disso é a memória das imagens e das cores da Beira Baixa na sua obra, nomeadamente a lembrança das mantas de retalhos; prova disso igualmente a empenhada presença do artista na região onde nasceu, através da Fundação e do Museu Cargaleiro.
Ceramista e pintor, mas também desenhador, gravador e escultor, Mestre Cargaleiro deixou a sua assinatura em igrejas, jardins ou estações de metro, e em inúmeras peças tão geométricas e cromáticas como as de outros artistas cosmopolitas que viveram em Portugal. Por isso, tendo estado fora décadas, continuou a sentir-se, e continuámos a senti-lo, um artista português.

De Cargaleiro disse Maria Helena Vieira da Silva que possuía a técnica perfeita, a medida certa, as cores raras; e disse Álvaro Siza Vieira que evidenciava uma alegria invulgar no panorama artístico português. Tendo-o condecorado, em 2017, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2023, com a Grã-Cruz da Ordem de Camões, o Presidente da República teve a oportunidade de homenagear essas singularidades em breve mensagem para o catálogo da última exposição que fez, texto no qual saudou, e renova agora a saudação, a sua obra jubilosa e luminosa, fiel ao passado e ao presente, a um tempo que é o nosso e que também foi o seu.

O Presidente da República nunca esquecerá o último encontro com Mestre Cargaleiro, semanas atrás, na casa deste em Lisboa, em que continuava a sonhar projetos para o futuro e a acreditar na Vida, sempre prestigiando Portugal."

*Imagem: Câmara Municipal de Gaia

EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 47 JULHO 2024


Trazemos até vos, leitores amigos do InfoADASCA a edição nº. 47 respeitante ao mês de Julho.
Continuamos com este projecto editorial, porque se justifica a sua existência e continuidade. É bem acolhido pelos dadores, amigos e até empresas.
A sua distribuição é feita pelos estabelecimentos comerciais da cidade de Aveiro, além de outra localidades fora do Concelho.
Em função das possibilidades financeiras existentes, o esforço justifica-se. O mais importante é passar a mensagem de sensibilização para a dádiva de sangue, nomeadamente junto dos jovens. De acordo com o que nos é dado saber, a ADASCA é a única associação de dadores com um projecto desta dimensão.
Temos por lema, conjugar o pensamento à acção, só assim se compreende esta consistência editorial.
Aguardamos pelas vossas sugestões, artigos de opinião, pois a sua abertura é total. Pene nisso, decida-se.

Boa leitura e até à próxima edição de Agosto.

*Joaquim Carlos
O Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1870

Apoio: http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/
- http://www.adasca.pt/node/1860
http://www.adasca.pt/como-ajudar
Site: www.adasca.pt , geral@adasca.pt