I – Aveiro reforça relações com Oita e Arcachon nas áreas da Cultura e da Sustentabilidade Ambiental
Aveiro, 18 de julho de 2024 – O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, recebeu esta manhã, nos Paços do Concelho, a Vice-Presidente da Câmara de Oita (Japão) e o Vereador da Cultura e Relações Internacionais da Câmara de Arcachon (França), Bernard Lummeaux, para uma reunião sobre o desenvolvimento de ações e políticas comuns nas áreas da Cultura e da Sustentabilidade Ambiental e Combate às Alterações Climáticas.
“Foi uma reunião de trabalho muito importante, no quadro da estratégia de relações internacionais que temos vindo a desenvolver nos últimos anos e que passa pelo aprofundamento das relações com as Cidades irmãs ou geminadas, como Oita e Arcachon, ambas com os mesmos desafios que Aveiro”, afirmou Ribau Esteves, à saída da reunião.
Ao nível cultural, as três cidades concordaram com o desafio, lançado pela Câmara de Aveiro, de criar maisações de intercâmbio e de experiências culturais – a serem realizadas regularmente–, para reforçar os laços de amizade entre as populações de Aveiro, de Oita e de Arcachon. Um instrumento fundamental para a promoção da paz, da interculturalidade e da formação humana e cultural.
Ficou ainda definido que os Municípios vão promover a realização de atividades conjuntas, integradas na Exposição Mundial de 2025, que terá lugar em Osaka, no Japão.
As três cidades partilharam ainda os seus desafios e experiências práticas no combate às alterações climáticas e na gestão e antecipação da subida do nível médio das águas do mar, já que Aveiro, Arcachon e Oita estão localizadas nas faixas litorais dos respetivos países.
“O encontro foi mais uma oportunidade para Aveiro se afirmar no contexto internacional, promovendo a sua identidade e as suas vantagens competitivas, gerando valor para a economia local e fomentando inovação econhecimento, para poder responder da melhor forma aos desafios atuais e do futuro”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
No encontro estiveram ainda presentes, do lado francês, a Vice-Presidente da Câmara de Arcachon, ClaireMarescot; Maryse Feiereisen, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Arcachon; e do lado japonês, Hiromu Takahashi, Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de Oita; Kenzuki Matsuo, responsável de Relações Internacionais da Câmara de Oita; e YoshiyaNagata, Diretor de Planeamento da Câmara de Oita.
[fotografias do encontro aqui<https://wetransfer.com/do wnloads/7759b0765f4d6fe710def6 000b4175e720240718131328/ f8cd53/grid>]
II – Aveiro recebe espetáculo com peças de Akram Khan e Jermaine Spiveyinterpretadas por jovens bailarinos
Jovens de escolas de dança de todo o País apresentam as peças Kaash e BETWEEN OUTSIDE AND ME, num espetáculo do programa Território VII, dos Estúdios Victor Córdon, e que integra a programação da Capital Portuguesa da Cultura
Aveiro, 18 de julho de 2024 – Aveiro recebe o espetáculo da sétima edição do Território, um programa de dança contemporânea para jovens bailarinos, com peças dos coreógrafos Akram Khan e Jermaine Spivey. A apresentação terá lugar no dia 23 de julho, às 21h30, no Teatro Aveirense.
Integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, o espetáculo conta com um excerto de Kaash, uma das mais conhecidas coreografias do britânico-bangladechiano Akram Khan. A peça, que estreou em 2002 e cujo nome em hindu significa “se ao menos”, junta a dança contemporânea ao kathak (dança clássica indiana), explorando elementos do deus hindu Shiva.
A apresentação inclui também BETWEEN OUTSIDE AND ME, do coreógrafo e bailarino norte-americano Jermaine Spivey, que foi membro do Ballet Gulbenkian e que é atualmente artista associado da Opera Ballet Vlaanderen. A obra tem por objetivo retirar os bailarinos da sua zona de conforto, mental e fisicamente, através de múltiplas tarefas a serem realizadas sem descanso.
Será ainda exibido o filme Rebento, uma obra de João Sanchez, de 26 anos, que aborda o tema da repetição. O realizador venceu, em 2023, o prémio Território | Estúdios Victor Córdon, na categoria de Melhor Realizador Nacional, no festival InShadow — Lisbon ScreenDanceFestival.
Criado pelos Estúdios Victor Córdon, Território é um programa destinado a bailarinos entre os 14 e os 18 anos de escolas de dança de todo o País. Os jovens passam por um processo de seleção e de audição para integrarem o espetáculo.
A iniciativa convida, todos os anos, um coreógrafo consagrado e um emergente para partilharem as suas obras. Ao longo das várias temporadas, o programa Território já acolheu mais de 80 jovens do País, provenientes de cerca de 40 escolas de dança de mais de 30 cidades.
Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024:
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro