sexta-feira, 26 de julho de 2024

Compromisso para a construção da Casa das Seleções na Marinha Grande

 A Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e a candidatura liderada por Domingos Castro à Federação Portuguesa de Atletismo reuniram  nesta sexta-feira, 26 de julho, para conversar sobre a construção da Casa das Seleções nesta localidade do centro do País. 
Aurélio Ferreira, presidente do município, enalteceu o compromisso: “Faz todo o sentido ter esta infraestrutura no na Marinha Grande”. Domingos Castro destacou que este dia “pode ficar para a história do futuro do atletismo nacional”.
Numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho da Marinha Grande, a candidatura de Domingos Castro ao próximo ato eleitoral da Federação Portuguesa de Atletismo e a edilidade da Marinha Grande, representada pelo seu presidente Aurélio Ferreira, comprometeram-se na construção, neste concelho, da Casa das Seleções, objetivo considerado prioritário pelo candidato Domingos Castro para o desenvolvimento do atletismo nas suas mais diversas disciplinas.
“Estou muito contente pela obtenção deste compromisso. A Marinha Grande sempre foi a ‘casa’ de muitos atletas de elite ao longo dos anos, que por aqui passaram para preparar as suas provas. Por isso, considero que faz todo o sentido ter esta infraestrutura na Marinha Grande”, sublinhou na ocasião Aurélio Ferreira, líder do executivo deste concelho. 
Já Domingos Castro estava visivelmente emocionado: “É com muito orgulho que nos comprometemos, se ganharmos as eleições como desejamos, a ter na Marinha Grande a nossa Casa das Seleções operacional o mais depressa que for possível. Esta data, simbólica porque marca o arranque de mais uns Jogos Olímpicos, pode ficar para a história como uma das mais importantes para o futuro do atletismo nacional.”

A Casa das Seleções projetada trata-se de um moderno centro de estágio aberto para todas as seleções nacionais e regionais de atletismo, de todas as disciplinas, com meios para alojar, em simultâneo, diversos atletas durante os seus estágios de preparação para as mais diversas provas, contando com equipamentos e meios humanos para todas as necessidades. O município da Marinha Grande tem proporcionado, ao longo dos tempos, condições ímpares para a prática do atletismo a centenas de atletas de elite.

A candidatura de Domingos Castro tem como mote ‘Movimento de Mudança’ e assenta nos tópicos Mais Proximidade, Mais Financiamento, Mais Apoio, Mais Rigor Financeiro, Mais Qualidades nas Competições, Mais Formação e Mais Apoio.

Com Domingos Castro concorrem à Direção Paulo Guerra, Sara Moreira, Rui Ferreira, Sérgio Guedes e Joaquim Santos (vice-presidentes); e ainda Pedro Oliveira, Albertina Machado, Francis Obikwelu, Carla Sacramento, Carla Tavares (vogais).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | SESSÕES DE LEITURA INFANTIL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

 A Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebe, nos dias 7 e 28 de agosto, às 15h30, a iniciativa “Histórias à 4.ª”, dinamizada por Margarida Esperança, que decorre na Sala Infantil e consiste numa sessão de leitura interativa.
No mês de agosto, a Biblioteca marca encontro com a leitura, sempre com histórias diferentes, às quartas-feiras, porque a biblioteca é um lugar mágico, de livros e histórias e um lugar onde se podem fazer bons amigos. Convidam-se as famílias a partilhar uma dessas histórias, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande. 

Pretende-se despertar o interesse e gosto das crianças pela leitura. Para além disso, são realizadas visitas guiadas às instalações da Biblioteca Municipal, para explicar a funcionalidade de cada espaço e, deste modo, criar-se uma maior aproximação dos jovens leitores.

A participação é gratuita mas requer marcação prévia, através do telefone 244573322 ou do email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Dia 27 de julho, às 8h45, na Escola de Enfermagem (Porto). Universidade Católica debate Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença Inflamatória Intestinal

 As pessoas com diagnóstico de Doença Inflamatória Intestinal e suas famílias deparam-se com complexas exigências na gestão diária das suas vidas. A doença afeta, predominantemente, jovens e provoca fortes limitações na vida pessoal, social, profissional e nas relações interpessoais. É neste contexto que se desenvolve o 1º Seminário de Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença Intestinal Inflamatória, no dia 27 de julho, com o objetivo de promover o diálogo entre vários atores que intervêm no tratamento, na investigação, nos cuidados de gestão da saúde, da doença e da formação dos enfermeiros.
Os cuidados de Enfermagem dirigidos às necessidades das pessoas com Doença Inflamatória Intestinal (DII), encontram hoje desafios que exigem uma reflexão partilhada sobre diferentes domínios como a formação, a investigação, as políticas e a práxis. Tanto a Doença de Crohn como a Colite Ulcerativa requerem cuidados de enfermagem essenciais para garantir uma qualidade de vida adequada e o controlo dos sintomas da doença.
 
No evento vão participar Cândida Cruz (Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino), de Clarisse Maia (enfermeira da Unidade Local de Saúde São João no Porto), de Samuel Fernandes (médico gastroenterologista na Unidade Local de Saúde de Santa Maria em Lisboa), entre muitos outros. Haverá várias mesas redondas sobre: Adesão ao regime terapêutico e switch na administração da terapêutica; Inovação no tratamento da DII; Consultas de Enfermagem à Pessoa com Doença Inflamatória Intestinal; Cuidando da Mente e do Corpo na DII, entre outros temas.
 
Para debater estes e outros aspetos a Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa no Porto, realiza dia 27 de julho, a partir das 8h45, o 1º Seminário de Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença Intestinal Inflamatória, com o objetivo de promover o diálogo entre vários atores que intervêm no tratamento, na investigação, nos cuidados de gestão da saúde e da doença e da formação dos enfermeiros.
\\

*RAQUEL BELO
Communication Consultant

Marina Grande | DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE ASSINALADO NA PRAIA VELHA

 O Município da Marina Grande e o Conselho Municipal da Juventude vão assinalar o Dia Internacional da Juventude, a 10 de agosto, com atividades  que decorrerão na Praia Velha, em São Pedro de Moel, cuja participação é gratuita e para as quais se convidam todos os jovens interessados. 
O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999. A partir de então, tem-se assinalado esta data a nível mundial, tendo em conta o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental. No âmbito da celebração, este ano as Nações Unidas escolheram o tema «Dos cliques ao progresso: Percursos digitais dos jovens para o desenvolvimento sustentável».
O programa é o seguinte:

10 agosto
Praia Velha – Arena do Desporto | Old Beach
10h00 / 17h00 – Atividades desportivas
18h00 / 21h00 – Sunset com Dj Mariana Carvalho
18h00 / 22h00 – Voo Cativo – Balão Ar Quente

Organização: Município da Marinha Grande e Conselho Municipal da Juventude
Apoio: IPDJ, FNAJ, Old Beach, MG Volei Clube
*Gabinete de Comunicação e Imagem

MUNICÍPIO DE SILVES ADQUIRIU NOVA VIATURA ELÉTRICA PARA A RECOLHA DE BIORRESÍDUOS

 O Município de Silves adquiriu uma nova viatura elétrica para a recolha seletiva de biorresíduos na União de Freguesias de Algoz e Tunes. O investimento ascendeu a 89 mil euros, tendo comparticipação financeira do Fundo Ambiental.
A recolha seletiva de biorresíduos já é realizada nas freguesias de Silves, Armação de Pêra e na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra.
 
O investimento integra-se na estratégia municipal da gestão sustentável dos recursos, promoção da economia circular e melhoria da qualidade do ambiente, implementando a reciclagem e valorização dos biorresíduos e a redução da deposição em aterro.

Durante a época balnear. Animação de Verão com espetáculos nas praias do concelho de Cantanhede

 
A Animação de Verão de 2024 está a decorrer aos sábados à noite na Praia da Tocha e aos domingos à tarde nas praias fluviais de Olhos da Fervença e Sete Fontes e na piscina natural de Ançã.
O programa estende-se até15 de setembro, com funcionamento ininterrupto da Biblioteca de Praia também durante esse período, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, na Praia da Tocha.
A biblioteca oferece uma variedade de livros que convidam tanto os moradores como turistas a desfrutarem de momentos de lazer e aprendizagem junto ao mar.
A iniciativa é do Município de Cantanhede em colaboração com a Junta de Freguesia e a Associação de Moradores da Praia da Tocha.
A Animação de Verão de 2024, que envolve sobretudo projetos musicais concelhios, inclui uma variedade de eventos destinados a todas as idades que têm como objetivo não só animar as praias e espaços naturais da região, mas também promover a convivência entre as pessoas e ainda valorizar o património local.
O programa oferece uma vasta gama de eventos culturais e musicais, destacando-se o festival CATRAIA, que acontece de 22 a 25 de agosto, também na Praia da Tocha, com música ao vivo e performances artísticas.

PROGRAMA
Sábado - 27 julho
Ama Folk
22h00 - Praia da Tocha

Domingo - 28 julho
Quarteto Taboeira
15h00 - Sete Fontes
16h00 - Olhos da Fervença
Gaiteiras da Ama
16h00 - Ançã

Sábado - 3 agosto
Pancinhas
22h00 - Praia da Tocha

Domingo - 4 agosto
Gaiteiros À Bairrada
15h00 - Sete Fontes
16h00 - Ançã
Plano V
16h00 - Olhos da Fervença

Sábado - 10 agosto
Lusco Fusco Festa Temática Nadador Salvador
16h00 - Praia da Tocha

Domingo - 11 agosto
Laranjazz
15h00 - Ançã
16h00 - Olhos da Fervença
Arm Trio
16h00 - Sete Fontes

Quarta - 14 agosto
Lusco Fusco Anos 80 / 90
19h00 - Praia da Tocha

Sábado - 17 agosto
Cristiano Neves & Tiago Baptista
22h00 - Praia da Tocha

Domingo - 18 agosto
Gaiteiras da Ama
15h00 - Sete Fontes
16h00 - Olhos da Fervença
Cristiano Neves & Tiago Baptista
16h00 - Ançã

Qui. a Dom. - 22 a 25 agosto
Catraia
Praia da Tocha

Domingo - 25 agosto
Bombos Só Pedra
15h00 - Ançã
16h00 - Olhos da Fervença
Plano V
16h00 - Sete Fontes

Sábado - 31 agosto
Ganda Tuna e Rancho Folclórico 1º De Maio Da Tocha
22h00 - Praia da Tocha

Sábado - 7 setembro
Arm Trio
22h00 - Praia da Tocha

Sábado - 14 setembro
Hangover Band com Banda Filarmónica Da Pocariça
22h00 - Praia da Tocha

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA NA CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA

 A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, inaugura a exposição “Há um sol esplendente nas coisas”, da autoria de Carlos Ventura Martins, no dia 3 de agosto, pelas 21h00.
O autor vai expor algumas das fotografias que realizou em meses de pandemia, que foram para si, simultaneamente, de encontro com o mundo e o desejo de quebrar o isolamento e de reencontro com a natureza e a paisagem que sempre o atraíram e nortearam o seu gosto.

Carlos Ventura Martins nasceu em Lisboa. Concluiu estudos em Ciências Históricas e Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade Lisboa.
Jornalista de profissão, colaborou no Diário de Lisboa e exerceu atividade nos seguintes órgãos de comunicação social: A Província de Angola, Revista Notícia, Jornal Novo, de que foi fundador, ANOP - Agência Noticiosa Portuguesa, RTP - Radiotelevisão Portuguesa, Editorialista e Revista Focus. Foi Diretor Geral de Publicações do Grupo Editorial Impala.

Foi adjunto de imprensa do Primeiro Ministro do XI Governo Constitucional e assessor de imprensa do Presidente da República Mário Soares, nos seus dois mandatos(1986- 1996). Expôs em vários espaços culturais e recebeu algumas distinções.

A exposição fica patente até ao dia 16 de agosto, podendo ser visitáveis em horário a anunciar oportunamente.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Museus de Aveiro levam exposições às freguesias nos meses de verão; CMA promove espetáculos no Hospital de Aveiro; IV Romaria à Moda Antiga é já este sábado; Campanha de Vacinação Antirrábica 2024


I – Museus de Aveiro levam exposições às freguesias do Município durante os meses de verão
Entre julho, agosto e setembro, as freguesias vão receber exposições de diversas temáticas. Uma iniciativa inserida no programa Cultura Perto de Si, da Capital Portuguesa da Cultura.

Aveiro, 26 de julho de 2024 – A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024), promove um ciclo de exposições itinerantes dos Museus de Aveiro pelas freguesias do concelho. Personalidades da história de Aveiro; o sal; cerâmica; e obras de jovens criadores do Município são algumas das propostas desta iniciativa, que decorre ao longo dos meses de julho, agosto e setembro. A entrada é gratuita.
O ciclo de exposições itinerantes decorre do programa Cultura Perto de Si, de Aveiro 2024, que tem como objetivo derrubar barreiras no acesso à cultura, aproximando-a das comunidades, assim como gerar novos eixos de apresentação artística, estimular hábitos de consumo cultural e fortalecer a coesão territorial.
“Assente em quatro das temáticas que compõem o ADN do território – património, cerâmica, arte contemporânea e viagem e aventura –, o ciclo de exposições itinerantes dos Museus de Aveiro estimula a visita a vários espaços do Município e desafia à exploração de temas associados ao passado e à História de Aveiro”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
A Junta de Freguesia de Cacia recebe a exposição Uma Princesa em Aveiro, que conta, através de uma seleção de obras de arte, a vida de uma das personalidades mais marcantes da Cidade de Aveiro, a Princesa Santa Joana. A exibição, patente até 20 de setembro, que estimula a visita ao Museu de Aveiro / Santa Joana e a exploração de novos temas associados à História da Cidade.
Era uma Vez em Aveiro… estará em Aradas até 27 de setembro e dá a conhecer a organização social da Vila de Aveiro nos séc. XV e XVI. Personagens retiradas dos vários grupos sociais – a realeza, o clero, a nobreza, a burguesia e o povo – ilustram as atividades e profissões que caracterizavam a sociedade desta época.
Santa Joana e Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz terão Gente que fez Aveiro nas suas juntas de freguesia entre os meses de julho, agosto e setembro. A exposição centra-se em personalidades que marcaram a História de Aveiro em diversas áreas: cultura, educação, plano religioso, empresarial, histórico/artístico e arquitetónico. Os 16 painéis que compõem a exibição irão alternar entre as duas freguesias: de 1 de julho a 14 de agosto, oito estarão em Santa Joana e os restantes estarão em Nariz. Os painéis trocarão de freguesias entre 16 de agosto e 27 de setembro.
Também até 27 de setembro estarão uma exposição fotográfica sobre o sal, da autoria de José Maçãs de Carvalho, no Centro Cultural de Esgueira e a exibição A Poesia da Forma. A Viagem da Palavra, na Junta de Freguesia de Oliveirinha. Criado no âmbito da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, este projeto junta a criatividade dos alunos das escolas da Região de Aveiro à de artistas que transformam os seus textos em obras de arte de cerâmica.
As obras da coleção do Concurso Aveiro Jovem Criador estarão em exibição nas juntas de freguesia de Eixo e Eirol e São Bernardo, entre 22 de julho e 27 de setembro. Esta iniciativa ocorre desde 2000 e é já uma referência nacional nas áreas de Arte Digital, Audiovisual, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura.

Consulte abaixo a programação deste ciclo de exposições itinerantes.

Consulte a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura em: https://aveiro2024.pt/pt/programa

PROGRAMA CICLO DE EXPOSIÇÕES ITINERANTES DOS MUSEUS DE AVEIRO PATRIMÓNIO
Salão Nobre da Junta de Freguesia de Cacia*
Uma Princesa em Aveiro
*Exposição patente até 20 de setembro

Junta de Freguesia de Aradas
Era uma vez em Aveiro…

Edifício da Junta de Freguesia Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
Junta de Freguesia de Santa Joana
Gente que fez Aveiro
01 de julho a 14 de agosto / 16 de agosto a 27 de setembro

Centro Cultural de Esgueira
Sal, 2024 -- de José Maçãs de Carvalho

CERÂMICA
Junta de Freguesia de Oliveirinha
A Poesia da Forma. A Viagem da Palavra

ARTE CONTEMPORÂNEA
Edifício da Junta de Freguesia de Eixo e Eirol*
Junta de Freguesia de São Bernardo*
Aveiro Jovem Criador. Arte Contemporânea em Movimento
* Exposição patente a partir de 22 de julho

Horário de Funcionamento dos espaços que acolherão as exposições:
Junta de Freguesia de Aradas: 2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ªf, 09h30 – 13h00 | 14h30 – 18h00; 4.ª f, 15h00 – 19h00
Junta de Freguesia de Cacia: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h00 | 14h00 – 18h00
Junta de Freguesia de Eixo e Eirol - Eixo: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00
Junta de Freguesia de Esgueira: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00
Junta de Freguesia de Oliveirinha: 2.ª a 6ª.f, 09h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
Junta de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz - Nariz: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h30
Junta de Freguesia de Santa Joana: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h00 | 14h00 – 18h00
Junta de Freguesia de São Bernardo: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30

Programa Prescrições Culturais, da Capital Portuguesa da Cultura
II – CMA promove espetáculos no Hospital de Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro promove três espetáculos no Hospital de Aveiro, no âmbito do programa Prescrições Culturais, integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. As apresentações terão lugar na última sexta-feira dos meses de julho, agosto e setembro, sempre às 10h30.
Destinado a utentes, familiares, visitantes e funcionários do hospital, este ciclo começa já no próximo dia 26 de julho, com “Família Plastik - Viagem a 2052”, um espetáculo com texto e encenação de Cláudia Stattmiller. Durante as férias de verão em casa da avó Rosarinho, as primas começam a pensar no futuro e a querer saber como estará o mundo quando forem adultas. Levadas por esta curiosidade, e com a ajuda da Avó, as crianças constroem uma incrível Máquina do tempo, para darem início a uma grande viagem até 2052, ano em que serão da idade dos seus pais. Rapidamente percebem que é preciso mudarmos, antes que o clima mude! Afinal, com o esforço de todos, em 2052 o mundo pode ser um lugar onde apetece mesmo viver!
No dia 30 de agosto, será apresentado “Teatro Bom Roberto”, da Red Cloud Teatro de Marionetas. Pelas mãos e palheta de Sara Henriques, os robertos elaborados por Rui Rodrigues ganham vida para a apresentação de duas das histórias mais aclamadas do reportório do Dom Roberto.
A 27 de setembro, será a vez “Pennyfly”, da Companhia Marimbondo. Esta divertida e animada dupla irá apresentar um autêntico programa de "vaudeville", no seu curioso palco móvel, que inclui jazz, sapateado, magia, diábolo e números de cabaret.

Programa de participação Prescrições Culturais – Saúde e Bem Estar
Dando seguimento ao seu Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030, a Câmara Municipal de Aveiro decidiu integrar alguns dos seus programas de participação no calendário de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, entre eles o Prescrições Culturais, ligado à saúde e bem-estar.
Sendo consensual que a participação cultural ativa contribui para a melhoria do bem-estar individual e coletivo, este programa propõe hábitos culturais e práticas artísticas em lugares onde não é evidente a sua presença. A sua concretização é garantida através de colaborações entre o sistema cultural e o setor da saúde, desde médicos a enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais desta área, cujo objetivo é integrarem a prescrição cultural como possibilidade de melhoria da saúde geral da comunidade.

III – IV Romaria à Moda Antiga é já este sábado
No dia 27 de julho (sábado), às 15h30, terá lugar a IV Romaria à Moda Antiga no Largo do Mercado Manuel Firmino. Trata-se de uma organização da Fundação INATEL, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.
Dinamizada pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia, em colaboração com o Grupo Folclórico de Argoncilhe, a Romaria à Moda Antiga é uma manifestação cultural, de património material e imaterial, que nos remete para as ancestrais peregrinações religiosas efetuadas por grupos de pessoas a uma igreja ou a um local considerado santo, com o intuito de pagarem promessas, agradecer ou pedir graças, ou simplesmente por devoção, podendo ser feita a pé ou em veículos.
A ação começa às 15h30, na Estação, com uma Romagem desde a Estação e Largo Dr. Jaime Magalhães Lima até ao Largo do Mercado Manuel Firmino, via Avenida Dr. Lourenço Peixinho
Segue-se, até às 17h30, a atuação dos grupos folcolóricos, recriações e interação com o público.

IV – Campanha de Vacinação Antirrábica 2024 decorre ao longo do mês de agosto
A campanha anual de Vacinação Antirrábica 2024, promovida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), decorrerá de 1 a 29 de agosto. Para assegurar o bem-estar dos animais de companhia, a CMA sublinha a importância da vacinação – a vacina antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade – identificação eletrónica e registo.
Para usufruírem da campanha, os donos de cães deverão dirigir-se aos locais de vacinação e fornecer os seguintes dados, exclusivamente para efeitos de preenchimento da ficha de registo SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia (microchip): nome completo, morada, Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, Número de Identificação Fiscal (NIF) e contacto telefónico. A vacinação só poderá ser realizada em cães identificados eletronicamente – isto é, que tenham microchip.
A vacina antirrábica utilizada nesta campanha confere uma imunidade de três anos. No entanto, a licença na Junta de Freguesia mantém-se obrigatória e tem de ser renovada anualmente.
As taxas a aplicar pelos serviços oficiais de vacinação antirrábica e de identificação, anualmente definidas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária, são as seguintes:

•Vacinação antirrábica (taxa única): 10,00€
• Registo do Microchip: 2,50€
• Boletim sanitário: 1,00€
Além desta campanha, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica podem ser efetuadas ao longo de todo o ano – inclusive durante o mês de agosto – no Gabinete Médico Veterinário, instalado na Divisão de Serviços Urbanos (Zona Industrial de Taboeira - Rua das Fontainhas), às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, mediante a cobrança das mesmas taxas.
Consulte abaixo as datas, os locais e os horários da campanha de vacinação antirrábica.
Calendarização da Campanha:
Glória
1 de agosto:
10h00 - Parque Estacionamento Mercado de Santiago (Glória)

Aradas
1 de agosto:
14h30 - Largo Acácio Rosa (perto da Junta de Freguesia)
29 de agosto
10h00 – Quinta do Picado (Largo da Capela)

Oliveirinha
5 de agosto:
10h00 – Largo da Capela (Quintãs)
11h00 – Largo da Capela (Costa do Valado)
13h00 – Largo da Feira (Oliveirinha)
14h30 – Largo da Fonte da Nossa Senhora da Guia (Granja)
15h30 – Largo frente Capela (Moita)

São Jacinto
6 agosto:
11h00 - Avenida Almirante Gago Coutinho (perto da Junta de Freguesia)

São Bernardo
8 de agosto
10h00 - Rua Cónego Maio, 133 (perto da Junta de Freguesia)

Santa Joana
9 de agosto:
10h00 - Av. D. Afonso V (perto da Junta de Freguesia)

Nossa Senhora de Fátima
19 de agosto:
10h30 - Rua da Igreja (Largo da Junta de Freguesia)

Nariz
19 de agosto:
12h00 – Largo da Junta de Freguesia (Largo de São Pedro)

Requeixo
19 de agosto:
15h00 - Rua do Sobral (perto do Centro Social)

Eirol
22 de agosto:
14h30 - Campo de Futebol de Eirol

Eixo
22 de agosto:
15h30 - Parque da Balsa
Azurva
22 de agosto:
16h30 - Rua Vitorino Nemésio (Azurva)

Cacia
26 de agosto:
10h30 – Av. Fernando Augusto Oliveira (perto da Junta de Freguesia)

Esgueira
27 agosto:
14h30 – Serviços Urbanos – Taboeira

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


CERTAME DEDICADO AOS VINHOS, GASTRONOMIA E ANIMAÇÃO. FREGUESIA DE SANTA MARIA DE SARDOURA VAI ACOLHER 5ª FESTA DO VINHO GASTRONOMIA E ACTIVIDADES

 
Numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia, vai decorrer no próximo fim-de-semana, de 26 a 28 de Julho, na freguesia de Santa Maria de Sardoura, a edição da Festa do Vinho, Gastronomia e Actividades, um certame que terá lugar no Largo do Fundo do Adro e que vai contar com a participação de vários expositores locais e muita animação musical, ao longo de três dias de festa.
O programa apresentado, que este ano comtemplou um colóquio, ontem realizado, sobre “ O futuro do Mundo Rural e O Vinho e o Artesanato “, foi orientado para dar a conhecer os vinhos da freguesia, a gastronomia local, a doçaria tradicional, o artesanato e aquilo que de melhor se produz neste recanto do território paivense, e vai contar com um programa aliciante, onde não vai falar muita animação musical, traduzida na apresentação de grupos de concertinas, ranchos folclóricos, grupos de bombos, concertos e os tradicionais bailaricos, potenciando uma saudável convivialidade.
A abertura oficial do certame está agendada para as 18h00 desta Sexta-Feira, dia 26, e vai ter lanche partilhado, com intervenções alusivas ao evento e o habitual périplo para a entrega dos certificados de presença aos expositores, seguindo-se a actuação do grupo Amantes do Douro e uma Aula de Zumba com Paula Carvalho, e à noite a festa continua com animação de rua, com os Bombos de Boelhe e a exibição do Côro dos Mineiros do Pejão, e do Rancho Folclórico de S. Martinho, para além da actuação do Grupo Musical “ Nova Dança “, encerrando o primeiro dia com a animação a cargo do Duo Dança Mais.
Já no Sábado, o certame abre portas com a participação de Nel Marçal e mais tarde os Cantares ao Desafio com Durval & Amigos, sendo que, a partir das 21h00 a animação de rua estará a cargo dos Bombos de Rio de Moinhos e do grupo Gaitas Daninhas, seguindo-se o grande espectáculo com o Grupo Musical Novo Show, com o encerramento da noite a merecer o registo do DJ Bruno Falcão.  

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa