sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Águeda | Obra de reabilitação de Bairro em Vale Domingos adjudicada


A empreitada, que tem um prazo de execução de cerca de um ano e meio, integra a Estratégia Local de Habitação de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda adjudicou, esta quinta-feira, em reunião do Executivo Municipal, a empreitada para a reabilitação de 30 apartamentos no Bairro de Vale Domingos, na União das Freguesias de Águeda e Borralha, por um preço base de 2 136 159,41 euros (acrescidos de IVA), à empresa António Lopes Pina Unipessoal, Lda.
Este projeto, que integra a Estratégia Local de Habitação (ELH) do concelho de Águeda, diz respeito à reabilitação de 30 apartamentos devolutos (14 de tipologia T2, 12 de tipologia T3 e 4 de tipologia T4), todos com dois pisos e logradouro na parte exterior da parcela e tem um prazo de execução de 545 dias (cerca de um ano e meio).
A empreitada destina-se a melhorar as condições de habitabilidade dos apartamentos, no que respeita à condição física, climatização e eficiência energética dos edifícios, assim como na garantia de acessibilidade generalizada para pessoas com mobilidade reduzida, tanto internamente nos apartamentos como no acesso da via pública às habitações.
A obra deverá ser executada por fases, sendo que na primeira serão requalificados três T2, três T3 e um T4, que servirão de suporte para o realojamento temporário das famílias que terão de sair das suas casas durante as respetivas obras.
Refira-se que esta é uma das empreitadas que integra a ELH do Concelho de Águeda e que foi submetida, com um conjunto de outros projetos, a candidaturas ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito, financiado a 100% no âmbito do PRR. Nesta fase, foram submetidas candidaturas para a construção e reabilitação de 125 habitações em todo o concelho, que representam um investimento global de 14,8 milhões de euros.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Iniciativa municipal desperta boa adesão de participantes. Câmara Municipal leva idosos e reformados a visitar a cidade de Viseu

 
VIAGENS REALIZAM-SE NA ÚLTIMA SEMANA DE AGOSTO
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover durante a última semana de Agosto, o habitual “Passeio dos Idosos”, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.
O passeio deste ano terá como destino a cidade de Viseu, na região Centro, território Dão -Lafões, bem como uma paragem no regresso, num espaço acolhedor que vai potenciar um animado convívio da família sénior paivense.
O almoço de confraternização vai ter lugar numa das áreas do Parque e Mata do Fontelo, onde os Seniores Paivenses vão ter possibilidade de visitar este lugar emblemático da cidade do Viriato, carregado de história, e com mais de dez hectares de espaço verde, um belo local para relaxar, caminhar, passear e desfrutar aqui um dia em saudável convivialidade.
A paragem na cidade de Viseu, vai permitir aos seniores paivenses, poderem visitar a histórica Feira de S. Mateus, uma feira franca anual que se realiza na cidade desde 2016, e que todos os anos arrasta milhares de visitantes, com destaque para os seus grandes concertos musicais.
Recorde-se que  “Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar á população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sociocultural e de ocupação dos tempos livres, sendo que o  “Passeio dos Idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesias, já conta mais de três décadas de existência, e ao  longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.
Os passeios estão programados para a última semana de Agosto, sendo que, no dia 26 viajam os idosos das freguesias de S. Martinho, Sardoura e Fornos, depois a 28 seguem os participantes das Freguesias de Bairros, Sobrado e Real, ficando agendada para o dia 30, a viagem dos seniores das freguesias do Couto Mineiro (Raiva, Pedorido e S. Pedro do Paraíso).
Como habitualmente, esta jornada de convívio dos idosos de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada pela própria edilidade, e também com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que, destaca-se a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, sendo que, as inscrições estão abertas até ao dia 16 de Agosto nas Juntas de Freguesia do concelho.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
      

Águeda | Jovens dedicam férias a vigiar a floresta do concelho


Voluntariado inicia na próxima segunda-feira e prolonga-se até dia 22 de agosto

Têm entre 14 a 19 anos, de diferentes freguesias de Águeda e uma até de um concelho limítrofe. No total, são 13 jovens que vão vigiar, já a partir de segunda-feira, as áreas florestais do concelho de Águeda no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, desenvolvido em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPDJ).
Esta semana, alguns destes jovens – os primeiros sete a participarem na atividade - foram recebidos no Salão Nobre, para uma ação simbólica de boas-vindas a esta “experiência” de voluntariado, onde lhes foram entregues os kits de “vigilante” e conheceram as forças de segurança com quem vão “trabalhar”: a GNR e os Guardas Florestais.
O Guarda Principal Ricardo Costa e o Agente Florestal Pedro Silva começaram por explicar o modo de funcionamento do programa e, sumariamente, o que devem fazer nas ações de vigilância que vão ser realizadas. Sem rodeios, disseram: “não corram riscos, apontem o que veem, tirem fotos se conseguirem e falem connosco”, declararam, salientando a importância deste tipo de voluntariado.
“Estejam atentos, a vossa ação é muito importante, pelo alerta de potencial fogo florestal, mas também pelo avistamento de depósito de lixos, entre outras situações, e principalmente pelo contacto com as populações, pela sensibilização e prevenção que fazem. É importante para as pessoas e vai ser bom para vocês também”, disse o Guarda Costa.
Na mochila, entregue a cada um, levam luvas e rolo de sacos (para recolha de algum lixo que encontrem), duas t-shirts identificativas de que são voluntários (que é importante que levem sempre vestida para que as pessoas reconheçam quem são), boné e cantil de água. Receberam ainda material de sensibilização para entregarem aos habitantes das zonas que forem vigiar, sobre vários temas: queimas e queimadas, limpeza dos terrenos e a importância do corte dos ramos de árvores que estejam a pender para a via pública.
Margarida, de 19 anos, é a “veterana” deste grupo de oito voluntários que vão percorrer a floresta. E não nos referimos a este “estatuto” por ser a mais “velha” dos vigilantes, mas porque é já o terceiro ano consecutivo que a jovem faz este trabalho voluntário nas férias em Águeda. O Guarda Costa também a reconheceu: “estás aqui de novo?”, foi a questão, seguido de um cumprimento de validação.
Aluna de biotecnologia na Universidade de Aveiro, diz que resolveu repetir a experiência porque gostou “bastante de conhecer novos sítios e do contacto com as pessoas, principalmente com os mais velhos”.
Deste grupo inicial fazem ainda parte a Beatriz, a Matilde, a Lídia, a Ana, o Rodrigo e o Francisco. Todos ansiosos por começarem a vigilância. Acreditam que vai ser uma “experiência enriquecedora” e que lhes vai permitir “conhecer novos lugares e pessoas”.
Alguns dos jovens já participaram em outras ações de voluntariado, em instituições de solidariedade social, por exemplo, e quiseram “agarrar” a oportunidade de ter uma nova experiência.
Este programa, que tem a duração de 15 dias, tem como objetivo promover práticas no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, sensibilizar a comunidade para o papel da floresta na qualidade de vida, prevenir os incêndios florestais, mobilizar os jovens para a criação de valores e práticas ambientais, e promover uma cultura de responsabilidade e participação ativa na prevenção e na solução dos problemas ambientais.
“O valor da floresta” é o tema da ação deste ano, que visa promover ações de vigilância, a pé ou de bicicleta, bem como sensibilizar a população naquela que é a época do ano mais crítica para a ocorrência de incêndios rurais, fomentando o sentido de cuidar e valorizar a floresta.
Deste modo, os jovens vão apoiar na monitorização e vigilância fixa e móvel, referenciando os locais onde haja resíduos abandonados para posterior recolha pelos serviços camarários, sendo que o patrulhamento será feito em percursos florestais definidos pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Águeda.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Silves | INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA NA ESTRADA DOS AMENDOAIS (TUNES) NA MANHÃ DO DIA 5 DE AGOSTO

O Município de Silves informa que no próximo dia 5 de agosto o fornecimento de água na zona da estrada dos Amendoais (em Tunes) será interrompido, entre as 8h30 e as 13h00. A interrupção é motivada pela execução de ligações da rede pública de abastecimento de água, no âmbito da empreitada de repavimentação da Estrada dos Amendoais.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
...

Aveiro celebrou tradição e modernidade com apresentação de nova imagem do Museu de Aveiro / Santa Joana


Aveiro, 2 de agosto de 2024 – A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresentou a nova imagem do Museu de Aveiro / Santa Joana, no dia em que fez nove anos que assumiu a sua gestão. Numa sessão pública realizada no Claustro Antigo do Museu, que teve o Presidente da CMA, José Ribau Esteves, como anfitrião e que contou com a presença o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, conheceu-se uma imagem que junta tradição e modernidade, inspirada na história Princesa Santa Joana, Padroeira da Cidade.

“No âmbito da comemoração dos dez anos de gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana, pela CMA, introduzimos um conjunto de reformas e alterações fundamentais, fizemos crescer o Museu em visitantes – o valor médio anual passou de um 39.000 para 64.000, mais 64% -, em atividades, em parcerias, em espólio, em acessibilidade ao seu acervo documental, entre muitas outras benfeitorias. E entendemos que era tempo de modernizar a imagem do Museu e do seu elemento central, que é a Princesa Santa Joana. Inspirados num painel colorido da Princesa Santa Joana, da autoria do ceramista aveirense José Augusto, que apela muito bem aos valores de vida da Princesa Santa Joana, como o despojamento, a descentralização, a juventude, a solidariedade e a partilha, que apelam às cores da vida, sendo por isso um instrumento educativo e inspirador de valores, mais acessível e mobilizador. Mudam-se os tempos, mantém-se a devoção e cresce o valor cultural desta História.”, afirma Ribau Esteves.

A nova imagem gráfica, desenvolvida pela agência Super.Brand Consultants, é o reflexo de um design contemporâneo, que conecta esta memória e passado histórico, com o presente vibrante da Cidade. A imagem destaca elementos icónicos da história da Princesa Santa Joana, como os três florões, referentes aos casamentos reais por si recusados e uma coroa de espinhos, simbolizando sua devoção espiritual – cuja santidade conduziu à sua beatificação em 1693.

O percurso de visita do Museu de Aveiro inclui também o túmulo da Princesa Santa Joana – recebido em 1472 –, a sumptuosa Igreja de Jesus, o claustro e a exposição permanente, proporcionando uma experiência rica em história e cultura.

Fundado em 1461 e instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, o Museu de Aveiro é um dos mais antigos conventos de Aveiro e alberga um dos mais valiosos patrimónios de arte religiosa em Portugal, com destaque para o período barroco.
Assinalando os 552 anos da chegada da princesa Santa Joana a Aveiro vinda de Lisboa, este é mais um momento significativo num ano em que a cidade de Aveiro é reconhecida como a Capital Portuguesa da Cultura.

Para mais informações sobre o Museu de Aveiro / Santa Joana, consulte o site: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/museus-de-aveiro/museu-de-aveiro-santa-joana

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE. CAMPANHA DE VERÃO 2024


Deixe-se levar pelo coração
O Sangue é necessário todos os dias. O Sangue não se fabrica artificialmente. Certamente que todos sabemos disso. Então o que fazer? O Sangue corre nas suas veias. Nas minhas também, só que, como já recebi transfusão quando fui operado ao coração, passei para o estatuto de ex-dador o que me impede de continuar a fazer a minha dádiva. Fico triste. Contudo, são as regras que passaram a existir depois de 1980.

É saudável? Dê Sangue! Ninguém faz a sua doação sem ser avaliado por um médico, a que chamamos triagem clínica. Ajude os outros… Não fique indiferente. Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Todos dependemos cada vez mais uns dos outros, não estou a fazer chantagem emocional.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro acedendo ao site http://www.adasca.pt/como-dar-sangue .

Apoio: http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/
Boletim edição nº. 48 de Agosto pode ser lido através do link http://www.adasca.pt/node/1876 na versão online em PDF
http://www.adasca.pt/como-ajudar
Site: www.adasca.pt , geral@adasca.pt


Cantanhede | Presidentes de câmara da região e bispo de Coimbra também marcaram presença Primeiro-ministro Luís Montenegro visitou a Expofacic


O primeiro-ministro Luís Montenegro esteve esta quinta-feira, 1 de agosto, na Expofacic, onde durante cerca de duas horas contactou com autarcas, empresários e representantes de empresas e instituições.
Acompanhado pela esposa, o chefe do Governo foi recebido por Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, João Moura, presidente da Assembleia Municipal, e Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia e presidente da INOVA-EM, entre outras entidades.

Em conversa com os anfitriões, Luís Montenegro manifestou-se “surpreendido com o crescimento da Expofacic e com a sua vitalidade, quer na feira de atividades económicas, quer nas outras vertentes, nomeadamente ao nível sociocultural, com a forte participação das forças vivas locais”.
Na data de inauguração do cerame, em 25 de julho, o primeiro-ministro estava a terminar a visita oficial a Angola e apesar da agenda bastante preenchida antes de entrar de férias fez “questão de vir a Cantanhede visitar esta grande realização do Município”.
Particularmente agradada com a presença de Luís Montenegro estava Helena Teodósio, “não só porque é sempre um gosto receber um amigo neste ambiente de celebração e de festa, mas também porque representa o reconhecimento da importância económica e sociocultural da Expofacic como um dos maiores eventos do país a esse nível”.
A presença do chefe do Governo no certame suscitou uma onde de simpatia à sua passagem e foram muitos os que fizeram questão de o cumprimentar.
No stand institucional do Município, Luís Montenegro teve oportunidade de ficar a conhecer uma síntese de algumas das mais relevantes dinâmicas que decorrem no concelho de Cantanhede em domínios como o desenvolvimento económico, a cultura, a coesão social e o turismo, entre outras.
Depois, além de a passagem pelos setores temáticos do recinto, o ponto alto da visita foi o encontro com autarcas no espaço dinamizado pelas juntas de freguesia, à volta da mesa posta com algumas das especialidades gastronómicas do concelho e os vinhos de Cantanhede.
Também ontem, 1 de agosto, estiveram de visita à Expofacic o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, os presidentes das câmaras municipais que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra – cujo Conselho Intermunicipal reuniu durante a tarde no salão nobre dos Paços do Concelho -, e uma delegação do Partido Comunista Português, liderada por Vladimiro Vale.
Para hoje, 2 de agosto, está confirmada a vinda do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, sendo de assinalar ainda que, além da presença do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, em 25 de julho, na inauguração, também visitou o certame o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, este em 27 de julho.

JÁ SE COZEM PEÇAS CERÂMICAS NUM FORNO A HIDROGÉNIO NO CTCV

No dia 31 de julho, a equipa do Laboratório Hipocarbónico do CTCV, assinalou os primeiros testes de cozedura de produtos cerâmicos, com misturas de Hidrogénio e gás natural.
Trata-se de um estudo pioneiro para a indústria cerâmica nacional, impulsionado pela necessidade de acompanhar e propor soluções que visem a transição energética e a neutralidade carbónica desta indústria.
Os primeiros resultados mostram-se promissores e a adoção desta fonte energética está a corresponder às espectativas. Serão realizados futuramente mais ensaios com misturas variáveis de fontes de energia.
Com o enorme desafio da descarbonização que se coloca às indústrias intensivas em energia, a introdução de gases renováveis, como o hidrogénio verde, é uma abordagem disruptiva à atual matriz energética destas indústrias.
Estes ensaios irão permitir testar, à escala laboratorial a utilização de energias renováveis para que a indústria no futuro possa minimizar os riscos aquando da realização de investimentos tecnológicos com vista à descarbonização.
Este é um passo importante para o objetivo de tornar esta indústria mais sustentável, explorando alternativas energéticas que reduzam as emissões de carbono e contribuam para a descarbonização do setor. Os resultados destes ensaios serão avaliados de forma comparativa com os obtidos usando apenas gás natural e eletricidade.
Os ensaios decorrem num forno hibrido (gás e eletricidade), desenvolvido e instalado no Laboratório Hipocarbónico do CTCV, com o apoio do parceiro Induzir - Efficiency in Firing, tendo o parceiro PRF - Gas Solutions desenvolvido e instalado o sistema de mistura de gases.
Estão em análise várias dimensões do processo de cozedura, tais como as características técnicas dos produtos, nomeadamente a qualidade, durabilidade e aparência dos produtos finais; a eficiência energética, como medição e avaliação comparativa do consumo de energia durante o processo de cozedura; e as emissões de gases associadas, como análise das emissões de carbono e outros poluentes, resultantes do processo de combustão (gás natural e misturas de Hidrogénio e gás natural).
Estes desenvolvimentos são realizados no âmbito da Agenda Ecoceramica e Cristalaria de Portugal, cofinanciada pelo PRR.
No CTCV estamos continuamente motivados para desenvolver soluções que permitam à indústria uma atuação mais inovadora, mais sustentável, em linha com a evolução tecnológica emergente e na resposta aos desafios impostos pelos mercados e pelas políticas europeias.

*Nuno Nossa

Universidade de Coimbra integra projeto europeu que pretende utilizar a robótica para dar segunda vida a sapatos usados

 
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integra o projeto europeu REMAIN - Robotic REMAnufacturing of deformable INdustrial Products, que pretende dar uma segunda vida aos produtos manufaturados, principalmente os da indústria do calçado, que gera uma enorme quantidade de resíduos descartados de forma inadequada.
«Este projeto consiste no desenvolvimento de novas ferramentas que permitam detetar danos em produtos usados e de um sistema multirobô capaz de desmontá-los e prepará-los para a sua reintrodução nas cadeias de produção. Para tal, será também avaliada a refabricação dos produtos atuais, oferecendo critérios de melhoria relacionados com a conceção dos produtos e os sistemas de fabrico, que serão incluídos num Guia de Eco design», explica Hélder Araujo, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e coordenador do projeto na FCTUC.

«Trata-se de viabilizar o reparo do produto como alternativa à compra de um novo ou ao descarte de usados, de forma técnica e economicamente viável», revela o também investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), acrescentando que o objetivo é também contribuir para a sustentabilidade ambiental, cumprindo assim os requisitos estabelecidos pela União Europeia nesta matéria.

O projeto REMAIN faz parte do Interreg Sudoe, o Programa de Cooperação Territorial do Espaço Sudoeste Europeu, que apoia o desenvolvimento regional através do cofinanciamento de projetos transnacionais através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
De acordo com o consórcio, «a área SUDOE é composta por muitas pequenas e médias empresas com baixo nível tecnológico que produzem diferentes produtos de uso corrente e com um ciclo de vida curto, principalmente devido ao baixo custo, dificuldades de reparação/renovação, gerando assim uma grande quantidade de desperdício. Desta forma, pretende-se introduzir a remanufactura como parte do modelo de negócio», conclui.

O projeto é liderado pelo INESCOP, centro tecnológico do calçado, e fazem parte do consórcio a Federação Espanhola das Indústrias do Calçado (FICE), a Câmara de Comércio AIDA-CCI (Portugal); as universidades de Alicante, de Clermont Auvergne INP, de Coimbra e de Saragoça, bem com as empresas Automatic Control Numerical SL e SMA-RTY (França) e Associação Social Proyecto Lázaro España.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Católica Porto Business School será a anfitriã da 18a edição da Global Brand Conference em 2025

É a segunda vez que a Católica Porto Business School organizará esta conferência. A Global Brand Conference é organizada pelo Special Interest Group (SIG) em Brand, Identity and Corporate Reputation da Academy of Marketing e é reconhecida como uma das principais conferências académicas internacionais de branding.
A iniciativa irá ter lugar no Porto, na Católica Porto Business School e decorre de 7 a 9 de maio de 2025. O tema da conferência será centrado no propósito das marcas: “Brand Purpose: Towards a deeper understanding of the construct, its antecedents, co-creation process, and outcomes”.

Joana César Machado, docente da Católica Porto Business School nas áreas de branding e marketing e chair do SIG que organiza anualmente a Global Brand Conference, refere que “2013 foi a primeira vez que trouxemos esta conferência internacional à Católica Porto Business School, a conferência foi um grande sucesso e foi muito relevante para a projeção internacional da Escola. Em 2025 teremos a oportunidade de organizar esta conferência novamente e com um tema que é muito relevante e atual.” A docente relembra ainda que “apesar do crescente interesse pelo tema do propósito da marca, os estudos empíricos sobre este tema ainda são muito escassos e falta clareza no que respeita à conceptualização e operacionalização do propósito da marca. Assim, acreditamos que esta conferência irá contribuir para a partilha de estudos e para o desenvolvimento de conhecimento sobre o propósito da marca e outros temas relevantes que marcam o branding, na atualidade.”

Para João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, a organização destas conferências internacionais "é uma prova do forte posicionamento que a nossa business school tem em várias áreas de atuação – também no Branding - e na ligação entre academia, seja através de docentesou investigadores, e organizações públicas e privadas de todo o mundo.”

Durante os 3 dias da conferência, haverá ainda oportunidade para abordar outros tópicos relevantes sobre Marcas, Identidade e Reputação Corporativa.

Durante os próximos meses, serão anunciados mais detalhes. A primeira fase, para submissões de artigos já decorre. Para saber mais sobre a conferência, visite o site do evento em gbc2025porto.org.

*RAQUEL BELO
Communication Consultant

Proença-a-Nova | Município de Proença-a-Nova investe na mobilidade elétrica

 
O concelho de Proença-a-Nova acaba de ativar mais dois postos de carregamento de carros elétricos: um localizado no Terminal Rodoviário e outro na Estrada dos Maxiais em Sobreira Formosa
Integrados na rede MOBI.E desde 1 de agosto, os equipamentos instalados são de acesso público com 2 tomadas, cada uma com potência de até 20kW e permite o carregamento de 2 viaturas em simultâneo.
Estes dois novos postos de carregamento de carros elétricos juntam-se aos já existentes: Amoras Country House Hotel, Intermarché Contact e Parque Urbano Comendador João Martins, mais concretamente na Rua Dr. Acúrcio Gil Castanheira.
A expansão da rede pública de carregamento é uma prioridade na estratégia do Município, contribuindo não só para a promoção da mobilidade sustentável, mas também para a atração de turistas e visitantes, tornando-se um destino mais atraente, e adaptado às necessidades atuais de mobilidade elétrica.
Além disso, este investimento promove a região como um ponto de referência para a mobilidade elétrica e a prova disso é a integração do concelho no Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, recebendo há quatro anos uma das sete provas do calendário oficial – o EcoRally.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos