terça-feira, 3 de setembro de 2024

Marinha Grande | 2.º Encontro Municipal de Educação - programa atualizado

 O Município da Marinha Grande realiza o “2º Encontro Municipal de Educação - (Re)Inventar o futuro em Educação”, nos dias 5 e 6 de setembro de 2024, no Teatro Stephens, reunindo oradores conceituados a nível nacional para debater temas transversais à educação, ação social e às famílias.
A iniciativa, cuja participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia e à lotação da sala, é organizada em parceria com o Centro de Formação Leirimar, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente e o Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.
O Encontro é dirigido a educadores, docentes e famílias. Perante o desígnio que é lançado pela Agenda 2030, nomeadamente ao envolver todos os agentes na nobre missão associada ao ODS4 - garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, entende-se que qualquer território deverá encorajar hoje, mais do que nunca, o diálogo entre os diversos atores educativos.
As inscrições gratuitas devem ser formuladas até ao dia 3 de setembro, através do link
O programa do evento é o seguinte:
2.º ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO | 2024
(Re)Inventar o futuro em Educação
 
5 SETEMBRO | Casa da Cultura Teatro Stephens
9H00 – Receção aos participantes
 
09H45 - SESSÃO DE ABERTURA
Aurélio Ferreira| Presidente da Câmara Municipal
Paulo Batista dos Santos |Secretário Intermunicipal CIM Região de Leiria
Pedro Dantas da Cunha | Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa
 
11H00 – CONFERÊNCIA | (RE)INVENTAR O FUTURO EM EDUCAÇÃO
Carlos Fiolhais |Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra
 
12H00 – Pausa para almoço
 
14H30 – PARENTALIDADE CONSCIENTE
Mariana Pimentel | Investigadora na Equipa dos Anos Incríveis na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
 
15H30 – Pausa para café
 
16H00 – INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL
Fernando Luís Santos | Programa Escolas2030 |Fundação Aga Khan
Dina Soares | Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes
 
6 DE SETEMBRO | Casa da Cultura Teatro Stephens
 
09H30 – CONFERÊNCIA | SENTIR, IMAGINAR E CRIAR
Eduardo Sá| Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e ISPA
 
10H30 – Pausa para café
 
11H00 – TERRITÓRIO(S) EDUCATIVO(S) INOVADOR(ES)
Agrupamento de Escolas Vieira de Leiria
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente
 
12H30 – SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Entrega de Lembranças aos Docentes Aposentados
Ana Alves Monteiro | Vice-presidente e Vereadora da Educação
 
14H30 – VISITA A ESPAÇOS CULTURAIS
- Visita imersiva à Casa-Museu Afonso Lopes Vieira
- Visita guiada ao Edifício Cosmos Azul Mar
 
Organização
Município da Marinha Grande
 
Parcerias
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria
Centro de Formação Leirimar.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | Tomada de Posse da Diretora da nova Escola do IPCA

 Carolina Vila-Chã é a primeira Diretora da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos (ESDBESB), a nova Escola do IPCA, que integra a licenciatura em Desporto.
A funcionar em Guimarães, na Rua de Vila Flôr, esta a criação da ESDBESB representa um marco de inovação no panorama nacional e internacional, ao integrar na mesma unidade orgânica diferentes áreas do conhecimento. A coexistência da área das ciências do desporto e dos sistemas biomédicos, num ambiente comum, permitirá potenciar uma atmosfera de aprendizagem única, em que a partilha de conhecimento e diferentes perspetivas sobre os desafios do mundo real serão elementos-chave para a criação de soluções inovadoras na área do desporto, e do exercício físico e bem-estar ao longo de todo ciclo de vida das pessoas.
Na tomada de posse que decorreu esta manhã, no Campus, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, felicitou a nova diretora, confiante de que a Escola surge num momento em que as áreas do desporto e da saúde ganham um protagonismo renovado, tanto em termos de políticas públicas como de interesse social. “Estamos certos de que a Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos do IPCA se tornará um espaço de excelência, inovação e investigação, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento e para a formação de profissionais que farão a diferença na sociedade”. Maria José Fernandes lembrou, ainda, que este será provavelmente o seu “último projeto estruturante, que nasce por uma vontade própria do IPCA de responder aquilo que a região precisa”, já que, até agora, não havia no distrito oferta de ensino superior na área do desporto.
A nova Diretora assumiu o desafio de liderar uma eEscola que promete ser um centro de referência na formação de profissionais altamente qualificados. Na sua intervenção, Carolina Vila-Chã destacou a importância do “crescimento da instituição e do seu impacto na comunidade, agora através das áreas da atividade física, do desporto e do bem-estar, em que os mais recentes avanços tecnológicos serão um importante aliado na formação de profissionais cada vez mais qualificados, capazes de desenvolver e dinamizar intervenções com real impacto na comunidade e, mais importante, na qualidade de vida das pessoas”.   
Nesta fase inicial de atividades da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, os desafios serão inúmeros, desde a criação de ambientes e infraestruturas adequados à formação de qualidade de futuros profissionais da área da atividade física e do desporto, até à criação, a curto prazo, de novos cursos que correspondam às necessidades reais da região. A Escola será também a primeira a arrancar fora do Campus do IPCA, pelo que a Diretora revelou que haverá um especial cuidado no acompanhamento dos estudantes para que se sintam integrados no espírito académico e no espírito do IPCA.
 
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Projeto do Município de Cantanhede visa a defesa ambiental da Praia da Tocha. “Guardiões da Areia” participam no concurso “Amar a Praia 2024”

 

O projeto denominado “Guardiões da Areia”, promovido pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais do Município de Cantanhede junto dos Agrupamentos Escola do concelho (Lima de Faria, Marquês de Marialva e Gândara-Mar) e Escola Técnico Profissional de Cantanhede, no âmbito da candidatura Bandeira Azul está a participar no concurso “Amar a Praia 2024 – 4.ª edição – Torna-te o campeão da tua praia!”.

Promovida pelo programa Bandeira Azul, esta iniciativa pretende destacar as melhores práticas de municípios e concessionários de praia nas áreas “Água”, “Resíduos” e “Energia”, e dar voz aos banhistas, que podem votar no que de melhor se faz nas suas praias.
No caso dos “Guardiões da Areia”, projeto que tem como epicentro a Praia da Tocha e no qual estão envolvidos cerca de três dezenas de alunos, decorreram já diversas atividades, entre as quais uma ação de controlo e remoção de espécies exóticas invasoras, antecedida de uma sessão de sensibilização, uma recolha de lixo na praia e um workshop de criação de peças de arte com parte do lixo recolhido.
Paralelamente decorreram outras iniciativas, nomeadamente a recolha de toalhas de praia usadas que foram transformadas em sacos reutilizáveis e a criação de cartazes com informações relevantes sobre espécies de flora e/ou fauna importantes da Praia da Tocha.
Em síntese, os “Guardiões da Areia” consistem na capacitação de jovens do concelho de Cantanhede, com o objetivo de os empoderar enquanto líderes na defesa ambiental da Praia da Tocha. Por outro lado, pretende-se promover uma participação ativa da população.
Quem quiser participar na votação do concurso “Amar a Praia 2024 – 4.ª edição – Torna-te o campeão da tua praia!” poderá fazê-lo através do link https://shre.ink/DmOe.

Inquérito à satisfação dos residentes na região Centro 2024

 
73% DOS RESIDENTES NA REGIÃO CENTRO ESTÃO SATISFEITOS COM A SUA VIDA
O grau de satisfação dos residentes na região Centro aumentou em 2024, com 73% dos residentes na região Centro globalmente satisfeitos com a sua vida (67,5% em 2023). Esta é uma das conclusões da 10.ª edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., no âmbito da monitorização do Barómetro Centro de Portugal.

Esta edição do inquérito mostra que, em 2024, 11,1% dos residentes estão “muito satisfeitos”, 61,9% “satisfeitos”, 20,5% “não muito satisfeitos” e 6,5% “nada satisfeitos”. Face ao ano anterior, destaca-se o aumento da quota dos indivíduos “muito satisfeitos” e dos “satisfeitos” e a diminuição das quotas dos “não muito satisfeitos” e “nada satisfeitos”.

Em 2024, a percentagem de residentes satisfeitos na Região Centro aproximou-se à média dos cidadãos europeus (86%), obtida pelo Eurobarómetro (inquérito realizado à escala europeia), invertendo a tendência de divergência que se tinha vindo a verificar desde julho de 2021. Assistiu-se também a uma aproximação do nível de satisfação dos residentes no Centro à média nacional (77%).

Tal como nas vagas anteriores, verificou-se que os homens estão mais satisfeitos do que as mulheres, os mais jovens estão globalmente mais satisfeitos do que os mais velhos, os ativos mais satisfeitos do que os inativos e que o grau de satisfação é tendencialmente maior nas profissões mais qualificadas. Na recolha deste ano, os quadros superiores, os quadros médios e os profissionais liberais revelaram-se os mais satisfeitos com a sua vida. Os mais insatisfeitos eram os trabalhadores não qualificados e os operários especializados.

O grau de satisfação tem também propensão a aumentar quanto mais elevadas forem as habilitações escolares dos inquiridos. Nesta edição, os indivíduos com licenciatura ou mestrado/pós-graduação/doutoramento eram os mais satisfeitos e os residentes analfabetos, que apenas sabem ler e escrever ou que concluíram o 1.º ciclo do ensino básico os mais insatisfeitos.

Entre os principais motivos de satisfação destacam-se a qualidade de vida/ter um nível de vida estável, a vida familiar e ter saúde. No que respeita aos motivos de insatisfação, as dificuldades financeiras/custo de vida elevado, os problemas de saúde e as remunerações e reformas baixas foram os três principais fatores de insatisfação apontados pelos inquiridos.

Nesta edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, foi novamente pedido aos jovens, entre os 21 e os 34 anos, que indicassem os três principais fatores que valorizam num território para nele viverem. O fator preponderante identificado pelos jovens para se fixarem num território foi a segurança (20,3%), seguida da proximidade à família e amigos (17,3%). Seguiram-se o acesso a saúde e educação (15,6%), o custo de vida acessível (15,3%) e o acesso a um emprego digno e devidamente remunerado (12,3%). Com menor relevância surgiram fatores como a facilidade de deslocação/mobilidade, a oferta cultural e de espaços de lazer, a conetividade digital e, por último, um ambiente favorável ao empreendedorismo e inovação.

Para informações adicionais, consultar o estudo “Resultados do Inquérito à Satisfação dos Residentes na Região Centro 2024” ou o Barómetro Centro de Portugal em www.ccdrc.pt.

*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação