segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Cirurgia Torácica do IPO de Coimbra com nova tecnica


O IPO de Coimbra conta, desde o início de setembro, com um novo equipamento de videomediastinoscopia, tendo já realizado as primeiras cirurgias com recurso ao novo dispositivo.

O mesmo permite, a partir de agora, uma técnica aprimorada de exploração do mediastino (região mediana do tórax) que vem reforçar, sobretudo, a capacidade de estadiamento de tumores do pulmão e o diagnóstico de lesões mediastínicas.

Apesar desta técnica já ter sido realizada anteriormente na Instituição, com aparelho clássico de visualização direta, a evolução para um procedimento com aquisição de imagens de vídeo representa um acrescento muito relevante no que respeita à eficácia diagnóstica, à área de exploração mediastínica e à segurança para o doente.

A videomediastinoscopia revela-se por isso mesmo um complemento fundamental às técnicas de diagnóstico endoscópico e guiados por técnicas de imagem como a TAC, de que o IPO de Coimbra já dispunha e das quais é referência.

O IPO de Coimbra e a sua Unidade de Cirurgia Torácica têm vindo a fazer um claro investimento na modernização dos procedimentos cirúrgicos, no sentido de diminuir o grau de invasividade dos mesmos, assim como na melhoria dos resultados clínicos, na segurança dos doentes e no aumento do volume assistencial à comunidade.
Legenda: Dra. Sara Cunha, Dra. Ana Luís Garcia e Dr. Tiago Nogueira - Unidade Funcional de Cirurgia Torácica do IPO de Coimbra

*João Pereira Belo
Assessor de Imprensa
Gabinete de Comunicação

CATARINA MARQUES E GONÇALO GONÇALVES COMPETIRAM NA CIDADE DE COIMBRA


Numa co-organização da União das Freguesias de Coimbra e a Associação Desportiva 4 Estações, contando com o apoio da Câmara Municipal, realizou-se na manhã de domingo 22 de setembro a edição 2024 da Corrida Entre Parques UF Coimbra, numa competição marcada por uma corrida de atletismo em terreno misto (estrada, escadas, caminhos de terra), na distância de cerca de 7km e uma caminhada com o mesmo percurso, lúdica e sem classificações, tendo esta prova como objetivo percorrer os jardins mais emblemáticos da cidade de Coimbra, nomeadamente o Jardim da Sereia, Jardim botânico e Penedo da Saudade, com passagem pela Universidade de Coimbra, subindo as tão famosas Escadas Monumentais.
Participaram nesta competição 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 7km, tendo Catarina Marques, alcançado a 2ª posição na classificação geral feminina e o 1º lugar no escalão F40 e Gonçalo Gonçalves, alcançado o 14º lugar masculino e o 4º lugar no escalão M40.

Destaque para os lugares de pódio da geral e escalão da atleta Catarina Marques.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

"Introdução à Sustentabilidade nas Empresas – Perspetiva Financeira". UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA e FUNDAÇÃO SANTANDER


"Introdução à Sustentabilidade nas Empresas – Perspetiva Financeira"
 
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA e FUNDAÇÃO SANTANDER
lançam 1º Curso online gratuito para os participantes, um valor de mercado 150 mil euros

Com o apoio da Fundação Santander, as inscrições no curso estão disponíveis a partir de hoje exclusivamente na Open Academy, Santander Course | Introdução à Sustentabilidade nas Empresas – Perspetiva Financeira (santanderopenacademy.com), até 20 de outubro e serão gratuitas para os primeiros 1000 participantes, um valor de mercado de 150 mil euros, que visa contribuir para o aumento da literacia em Finanças da Sustentabilidade em Portugal.
 
Este 1º Curso online, da responsabilidade do Center for Sustainable Finance da CATÓLICA-LISBON em parceria com a CATÓLICA PORTO tem como objetivo dotar os participantes de conhecimento sobre a transição para a sustentabilidade e de que forma as empresas podem iniciar ou melhorar o processo de incorporação da sustentabilidade na sua estratégia, nomeadamente financeira, e potenciar oportunidades competitivas.
 
O Curso “Introdução à Sustentabilidade nas Empresas – Perspetiva Financeira”, é o primeiro de um conjunto de programas a ser desenvolvidos pelo Center for Sustainable Finance na área das Finanças da Sustentabilidade e tem como grande objetivo apoiar de forma muito abrangente Portugal e as empresas na transição para uma economia mais sustentável.
 
O Center for Sustainable Finance inaugurado no dia 22 de abril, dia da Terra, regista a feliz coincidência de anunciar o seu primeiro curso, na semana em que se comemora o Dia Nacional da Sustentabilidade (25 de setembro).
 
Lisboa, 23 de setembro de 2024 –   O Center for Sustainable Finance (CSF) da Católica Lisbon School of Business & Economics em parceria com a Católica Porto Business School lança, hoje, o 1º Curso online "Introdução à Sustentabilidade nas Empresas – Perspetiva Financeira", único em Portugal, aberto a toda a sociedade, sobre a importância da sustentabilidade nas finanças das Empresas. O curso é destinado a empresas e profissionais de todos os setores, sem necessidade de experiência prévia, e tem o apoio da Fundação Santander.
 
As inscrições já estão abertas, e são efetuadas exclusivamente na Open Academy, em  http://app.santanderopenacademy.com/program/introducao-a-sustentabilidade-das-empresas-perspetiva-financeira, plataforma do Banco Santander, até dia 20 de Outubro.
 
O Curso "Introdução à Sustentabilidade nas Empresas – Perspetiva Financeira" é gratuito para os primeiros 1000 participantes o que representa um valor de mercado de 150 mil euros, que visa contribuir para o aumento da literacia em Finanças da Sustentabilidade em Portugal.
 
Este Curso, com duas horas de duração, é o primeiro de uma série de programas educativos desenvolvidos pelo Center for Sustainable Finance na área das Finanças da Sustentabilidade, com o propósito de apoiar todos os profissionais e empresas interessadas em iniciar ou fortalecer o seu caminho de transição para uma economia mais sustentável.
O programa não só introduz conceitos fundamentais, como discute o contexto legislativo atual e aponta estratégias que potenciam a sustentabilidade como vantagem competitiva. O curso foi desenvolvido de forma a potenciar a ação prática e imediata e, assim, ajudar os participantes a iniciar o processo de integração da sustentabilidade, tanto nas suas carreiras profissionais como nos seus locais de trabalho, nomeadamente no planeamento da estratégia empresarial.
 
De acordo com o Professor António Baldaque da Silva, Diretor Executivo do Center for Sustainable Finance e Ex-Executivo Sénior da BlackRock, "este curso é um marco importante na nossa missão. A transição para uma economia mais sustentável está em curso e é urgente. Ao capacitar profissionais e empresas para esta transição, nomeadamente na sua componente financeira, estamos a contribuir para a melhoria do seu posicionamento estratégico e para o seu sucesso. Com o apoio da Fundação Santander conseguimos criar uma formação acessível a todos, que permite a quem participa encarar a transição como uma oportunidade de negócio.”
O Curso “Introdução à Sustentabilidade nas Empresas – Perspetiva Financeira” permite que empresas e seus colaboradores compreendam a transição para a sustentabilidade e o respetivo enquadramento legislativo, como os mercados financeiros estão a apoiar esta transição e de que forma as empresas podem iniciar ou aprimorar o processo de incorporação da sustentabilidade na sua estratégia – com ênfase nas oportunidades estratégicas e de financiamento.
 
Especificamente, o Curso começa por contextualizar a sustentabilidade, a sua evolução, o atual contexto legislativo e por introduzir conceitos-chave. A seguir, aprofunda dois dos principais temas da sustentabilidade – alterações climáticas e direitos humanos e laborais. Por fim, o curso centra-se nos mercados de finanças sustentáveis. Aborda os principais conceitos e discute a perspetiva de ambos os lados deste mercado: os agentes financeiros que fornecem capital e as empresas que o procuram. O curso termina com passos práticos que as empresas podem adotar para integrar a sustentabilidade no seu planeamento (financeiro) e estratégia, aumentando assim o seu posicionamento competitivo.
 
O Center for Sustainable Finance (CSF) da CATÓLICA-LISBON resulta da parceria entre a Universidade Católica Portuguesa e a Fundação Santander e é um novo centro de conhecimento científico que desenvolve investigação, formação e parcerias estratégicas, de forma a sensibilizar a sociedade portuguesa para o importante papel das finanças na construção de um mundo sustentável, e, por essa forma contribuir para ajudar Portugal a ter uma transição de sucesso. Através de uma rede de investigadores e da oferta de educação prática, o CSF visa impulsionar a transição para uma economia que promova um futuro equilibrado e próspero para esta e próximas gerações.

*Alexandra Peixinho de Abreu
Communication Director

Filmes de Oliver Stone, Rodrigo Areias e animação letã Flow completam programa do CineEco 2024

 Uma animação da Letónia, um cineconcerto português e a antestreia nacional do novo documentário do aclamado realizador norte-americano Oliver Stone completam a programação de filmes da 30.ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que acontece em Seia de 10 a 18 de outubro.
A produção letã Flow, uma animação já premiada no Festival de Annecy e exibida no Festival de Cannes, junta-se à Competição Internacional de Longas-Metragens do CineEco 2024. Esta reinterpretação contemporânea do mito da Arca de Noé, em que um gato navega numa arca repleta de animais após uma inundação catastrófica, é a segunda longa-metragem do realizador Gints Zilbalodis e foi a escolha da Letónia para concorrer à nomeação de Melhor Filme Internacional nos Óscares de 2024. Flow competirá pelo prémio de melhor longa internacional no CineEco, ao lado dos já anunciados Among the Wolves (França/Bélgica), Bottlemen (Sérvia/Eslovénia), Common Ground (EUA), Fauna (Espanha), Gerlach (Holanda), I am the River, the River is Me (Nova Zelândia), La Garde Blanche (Canadá/México), One With the Whale (EUA) e Snow Leopard (China).
 
À parte da competição, o festival abrirá, no dia 10 de outubro, com uma exibição especial em formato cineconcerto do filme A Pedra Sonha Dar Flor, realizado por Rodrigo Areias. A banda sonora ao vivo será executada por Dada Garbeck, projeto do compositor Rui Souza. O filme, filmado em Ovar e nas paisagens da laguna de Aveiro, adapta várias obras de Raul Brandão, abordando questões humanas, sociais e económicas portuguesas, oferecendo uma visão profunda e artística da realidade nacional.
 
No encerramento, a 18 de outubro, o aclamado realizador norte-americano Oliver Stone contribui com mais uma das suas provocações, Energia Nuclear Já, que será exibido pela primeira vez em Portugal na Casa Municipal da Cultura. Neste documentário, que estreou no Festival de Veneza, o realizador propõe um novo olhar sobre a tecnologia atómica, para além dos fantasmas de aniquilação da Guerra Fria, e defende a energia nuclear como uma alternativa limpa e viável à crise energética global, abordando a temática a partir de uma perspetiva contemporânea e provocadora. Inspirado no livro Bright Future: How Some Countries Have Solved Climate Change and the Rest Can Follow de Joshua S. Goldstein, o documentário promete gerar debate e reflexão.
 
Com esta programação diversificada, o CineEco 2024 promete uma edição de grande impacto, celebrando trinta edições de compromisso com o cinema ambiental e a reflexão sobre o futuro do planeta.
 

Câmara de Águeda cria Gabinete de Apoio às Vítimas do Incêndio (GAVI)


A Câmara Municipal de Águeda criou o Gabinete de Apoio às Vítimas do Incêndio (GAVI), com uma equipa multidisciplinar para prestar assistência às pessoas do concelho que ficaram afetadas pelos incêndios que deflagraram na última semana.

“Depois de um trabalho feito pelos técnicos municipais, pronto e imediato, de socorro das pessoas que perderam as suas casas nos incêndios, para que ninguém ficasse sem teto, comida e fosse rapidamente encontrada uma solução, que era a necessidade mais premente no momento, decidimos criar este gabinete para prestar um apoio mais abrangente e multidisciplinar para que estas pessoas possam voltar à normalidade, seja na recuperação das suas casas ou na assistência à reorganização das suas vidas após uma situação devastadora como é um incêndio”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
O GAVI, que funciona nas instalações da Câmara Municipal, é composto por uma equipa de vários técnicos e profissionais, para prestar aconselhamento psicológico e social, orientação jurídica e prática e apoio à reintegração.

“Esta é mais uma resposta que o Município proporciona aos cidadãos, com uma equipa onde estão as nossas assistentes sociais e psicólogas, com um conjunto de soluções para que ninguém fique sem o apoio de que precisa neste momento difícil das suas vidas”, continuou Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social do Município.

Este gabinete conta com a colaboração da delegação de Águeda da Ordem dos Advogados, que irá auxiliar na orientação sobre como lidar com questões legais, como seguros, compensações por danos materiais e questões judiciais relacionadas ao incêndio.

Prestará apoio também no processo de reconstrução, nomeadamente em como solicitar apoio financeiro, e em reaver documentos perdidos.

Foi igualmente contactada a Ordem dos Médicos Veterinários para apoiar o que for necessário e solicitado pelas pessoas afetadas pelo incêndio.

De referir que, até ao momento, foram identificadas 9 habitações próprias e permanentes que ficaram destruídas pelo incêndio e “todas as pessoas têm resposta habitacional”, assegurou Jorge Almeida, salientando que, nesta fase, essa era a prioridade.

Com o GAVI, o Município de Águeda concentrada de meios e recursos para responder às necessidades da população afetada, recolher a informação necessária e direcionar para que se possa avançar com os apoios públicos a estas famílias e empresas que vierem a ser definidos.

Para mais informações, contactar pelo e-mail gavi@cm-agueda.pt e os números 234 610 070 / 961 954 488.




*Gabinete de Comunicação e Imagem


Ana Sofia Pinheiro

Babel inaugura novo escritório em Proença-a-Nova e reforça a aposta na valorização e retenção de talento local 

 

Lisboa, 24 de setembro de 2024: A Babel, multinacional tecnológica presente em 10 países, inaugurou o seu novo escritório em Proença-a-Nova, reforçando o compromisso com a descentralização e digitalização no interior de Portugal. Com as novas instalações, a Babel, que já dispunha de um espaço na região, oferece agora melhores condições aos seus colaboradores. O novo escritório, mais amplo e moderno, apoia as ambições da empresa, especialmente na retenção de talento local e encorajando um modelo de trabalho híbrido. Globalmente, a Babel conta com mais de 3.200 colaboradores, e em Portugal possui escritórios em Lisboa, Açores (Ilha Terceira), e Proença-a-Nova. 
A modernização do espaço de Proença-a-Nova reflete a aposta da Babel em promover oportunidades de emprego qualificado e criar condições para que os profissionais da região possam desenvolver as suas carreiras sem a necessidade de se deslocarem para os grandes centros urbanos. Esta estratégia visa fortalecer a economia local através da valorização dos recursos humanos da região, a retenção de talento no interior e fomentar a criação de uma comunidade tecnológica sólida no interior do país. 
Segundo Pedro Branco, Country Manager da Babel em Portugal, “A inauguração do nosso novo escritório em Proença-a-Nova é um passo essencial para garantir que possamos reter e atrair talento local. Acreditamos que criar condições de trabalho adequadas e modernas nas regiões do interior é fundamental para proporcionar aos profissionais qualificados a possibilidade de crescer e contribuir para o desenvolvimento do setor tecnológico em Portugal. Atualmente, o nosso escritório em Proença-a-Nova conta com cerca de 50 colaboradores, e temos como objetivo alcançar a marca de 100 profissionais nos próximos anos, reforçando assim o nosso compromisso com o talento local e o desenvolvimento da comunidade”. 
A Babel continua comprometida com a transformação digital das empresas e instituições, oferecendo soluções inovadoras assentes em tecnologias exponenciais que permitem o crescimento sustentável e a modernização do tecido empresarial em todas as regiões de Portugal. 


Sobre a Babel:
A Babel é uma multinacional tecnológica de origem espanhola especializada em soluções de transformação digital. A empresa tem como missão tornar-se numa referência na prestação de serviços dirigidos a grandes empresas e organismos públicos, caracterizados pela qualidade no serviço, a confiança dos seus clientes e o compromisso dos seus profissionais. Atualmente, encontra-se entre as 10 principais consultoras tecnológicas de capital espanhol, conta com mais de 3.200 profissionais e faturou no último exercício 180 milhões de euros. Este ano prevê superar os 220 milhões de euros de volume de negócios.
A multinacional conta com um modelo societário diferencial, com profissionais fortemente vinculados ao grupo. A transparência e a comunicação são elementos que a diferenciam da concorrência. Garantir aos colaboradores uma carreira profissional a longo prazo, na qual se valorizam os méritos individuais, é uma das suas missões. www.babelgroup.com

*Ricardo Candeias 



27 de setembro | 09h00 | Auditório CUF Descobertas Hospital CUF Descobertas organiza evento "Desafios em Patologia da Tiroide"


Lisboa, 23 de setembro de 2024 – O Auditório do Hospital CUF Descobertas recebe, no próximo dia 27 de setembro, o evento "Desafios em Patologia da Tiroide", organizado pela Unidade da Tiroide deste hospital.

Dirigido à classe médica, o encontro promete abordar os temas mais atuais e também mais desafiantes relacionados com a patologia da tiroide.
O programa, que se estende das 09h00 às 17h30, está estruturado em duas sessões principais. Da parte da manhã, o foco será nos “Desafios em patologia tiroideia benigna” e nas várias temáticas relacionadas, nomeadamente fármacos, genética, doença aguda, emergências tiroideias e terapêuticas minimamente invasivas na patologia nodular benigna da tiroide. Já durante a tarde, o evento incidirá sobre os “Desafios em patologia tiroideia maligna” que trará a debate vários temas de interesse como “Carcinomas da tiroide de baixo risco: Vigiar? Operar? I131?”; “Carcinomas medulares da tiroide: Genética, diagnóstico e tratamento dos casos avançados”; “Carcinomas pouco diferenciados ou anaplásicos: Da biologia molecular ao tratamento dirigido”; e “Linfadenectomias quando e como”.

De acordo com Inês Sapinho, Coordenadora da Unidade da Tiroide do Hospital CUF Descobertas, “o objetivo é abordar algumas patologias benignas e malignas que nos colocam desafios diagnósticos e/ou terapêuticos”.

Na patologia benigna “vamos discutir a interação de alguns fármacos com a função tiroideia, dando realce aos medicamentos utilizados atualmente no tratamento de vários cancros, e abordaremos também as alterações da função tiroide na doença aguda que motivam tantos pedidos de consultadoria e, ainda, as emergências tiroideias que merecem ser revisitadas."

A patologia maligna terá igualmente “um grande relevo” neste evento, considerando a responsável que essa é mesmo “o nosso principal desafio”. Como sublinha Inês Sapinho, “nas últimas décadas, apesar de diagnosticarmos cada vez mais carcinomas diferenciados da tiroide, sobretudo os de baixo risco, a mortalidade não tem aumentado e as recomendações internacionais são cada vez menos interventivas. Vamos discutir as várias opções terapêuticas."

Por fim, “será dado um destaque especial aos avanços recentes no tratamento de carcinomas menos diferenciados, um tema atual muito pertinente, pois existe um grande desenvolvimento, com fármacos dirigidos às alterações moleculares detetadas”.

O evento conta com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Endócrina (SPCENDO) e da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).


*Alexandra Sobreira
**Ana Tiago
Account Executive

Centro de Portugal brilha em feira de turismo de natureza em Espanha


    Turismo Centro de Portugal foi o destino internacional convidado na 7.ª edição da Naturcyl - Feira de Ecoturismo de Castela e Leão, realizada este fim de semana em Segóvia.
    A Turismo Centro de Portugal (TCP) foi uma das entidades com maior destaque na Naturcyl - Feira de Ecoturismo de Castela e Leão, que decorreu durante três dias, de 20 a 22 de setembro, no Real Sítio de San Ildefonso, Segóvia, Espanha.
    O Centro de Portugal foi o destino internacional convidado da feira, o que motivou grande interesse por parte dos visitantes, que acorreram ao stand da região para conhecer a vasta oferta turística do território.
    A TCP esteve representada na feira pela sua vice-presidente, Anabela Freitas, por Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da TCP, e por outros técnicos da entidade.
    A 7.ª edição da Naturcyl teve como tema "Reservas da Biosfera, soluções locais para problemas globais" e contou com um programa diversificado, que incluiu conferências, workshops temáticos e atividades paralelas. Desde o seu início, em 2018, o evento tem-se consolidado como um fórum essencial para a troca de ideias e oportunidades de negócios entre profissionais e entusiastas do ecoturismo e do meio rural.
    O stand da TCP, com 27m2, teve como principal objetivo divulgar e promover o riquíssimo património da região no turismo de natureza, nomeadamente as quatro Reservas da Biosfera da UNESCO da região – Reserva Transfronteiriça da Meseta Ibérica, Reserva Transfronteiriça do Tejo, Reserva das Berlengas e Reserva do Paul do Boquilobo. Outros destaques da participação do Centro de Portugal foram o projeto Starlight Aldeias do Xisto, focado no astroturismo, e a promoção dos Geoparques Mundiais da UNESCO (Estrela, Naturtejo, Oeste e Arouca), bem como de outras áreas protegidas.

    Além da promoção da região no stand, o Centro de Portugal foi divulgado em palestras e apresentações que aconteceram nos primeiros dias. Na sexta-feira, Sílvia Ribau apresentou o “Programa Regional de Ecoturismo da Região Centro de Portugal”, em que deu a conhecer a estratégia para o desenvolvimento do ecoturismo e outras iniciativas no território. No sábado, Carla Basílio, técnica da TCP, expôs a “Estratégia de Desenvolvimento Turístico da Região Centro de Portugal”, em que elencou as principais diretrizes e projetos em curso da entidade.

    Anabela Freitas faz um balanço muito positivo da participação na feira. “O Centro de Portugal foi um dos protagonistas da Naturcyl 2024. O facto de ser o destino internacional convidado trouxe uma visibilidade acrescida para a nossa região, confirmada pelo interesse dos visitantes e por uma extensa cobertura dos meios de comunicação espanhóis, o que confirma o impacto positivo da presença. Estamos confiantes que esta participação vai resultar em mais notoriedade para o destino Centro de Portugal em Espanha e, como consequência, em mais visitas aos nossos territórios”, sublinha.

    Sobre a Turismo Centro de Portugal:
    A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

    *Adriana Rodrigues
    Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
    Turismo Centro de Portugal

    **Luís Miguel Nunes
    Consultor de comunicação


Barcelos | Ministro da Educação no acolhimento do IPCA

 O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai receber a presença do Ministro da Educação, Fernando Alexandre, e da Secretária de Estado da Ciência e Inovação, Ana Paiva, no próximo dia 30 de setembro, na Sessão Institucional de acolhimento aos novos estudantes, no Campus, em Barcelos.

O “Dia i”, de Integração, é dirigido a todos os novos estudantes de licenciatura e de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e contará também com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, e do Presidente da Associação Académica do IPCA, João Salazar.
 
As atividades iniciam às 9h30, na Tenda Académica, com o levantamento dos KITs de boas-vindas. A sessão institucional está marcada para as 11 horas, seguida das atividades de integração dirigidas aos estudantes CTeSP.
 
Arraial Académico
Feitas as apresentações e formalidades, a tarde do “Dia i” será de grande animação, com o Arraial Académico. As Tunas do IPCA vão dar música durante o almoço e, a partir das 15 horas, será a vez dos dj’s Meninos do Rio, que vão atuar pela primeira vez no IPCA.
Ao final do dia, o programa será idêntico para integrar os novos estudantes em regime pós-laboral, com encontro marcado a partir das 17 horas, na Tenda Académica.
 
No dia seguinte, 1 de outubro, vai decorrer o Welcome IPCA CTeSP, nas cidades onde o IPCA está presente: Barcelos, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende e Vila Verde (o programa será divulgado em breve). Neste dia, os novos estudantes CTeSP poderão ficar a conhecer os espaços letivos e de lazer dos vários polos e também os respetivos diretores e colegas de curso.
 
Recorde-se que os estudantes de licenciatura iniciaram as atividades de integração nos dias 11 e 12 de setembro, que marcaram o início do Welcome IPCA, e que lhes permitiu ter, ainda antes das aulas começarem, contacto com os diretores de curso, com os colegas e com o Campus.
 
*
Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

FINAL 10ª EDIÇÃO APPS FOR GOOD: Reveladas as 14 soluções tecnológicas vencedoras

 Lisboa, 30 de setembro 2024 – No ano em que se celebra a décima edição do projeto em Portugal, a final do programa Apps for Good (AFG) apresentou as 14 soluções vencedoras da competição, oriundas de escolas de todo o país. O encontro, que se realizou no dia 18 de setembro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, contou com 23 parceiros do CDI Portugal, entre os quais, a Synopsys, a Galp, a Microsoft e o .PT, entre outras empresas e instituições de renome, bem como, com 28 membros do júri, especialistas em diferentes áreas, que contribuíram ativamente para a atribuição de todos os prémios. O Apps for Good é um programa educativo tecnológico, que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações que realcem o potencial da tecnologia na transformação das suas comunidades, que, até ao momento, já alcançou a 28.411 alunos, 1.856 Professores, 165 Experts e através do qual já foram desenvolvidas mais de 3.000 soluções.
 
No pódio do ensino secundário, liderou a equipa da Escola Secundária de Tondela com a solução “Healthcare Support Center”, que contempla um sistema de monitorização e de suporte remoto médico, em tempo real 24horas por dia / 7 dias por semana. Do Arquipélago dos Açores, foi a vez da equipa da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico de levar o primeiro prémio do ensino básico com a solução “reAgir”, que possibilita aos reformados mostrarem as suas habilidades e conviverem com jovens ou outros reformados.
 
Os prémios especiais também contaram com propostas inovadoras, onde o papel crucial das raparigas no universo da tecnologia não foi esquecido. Desde logo com o Prémio Jovem Aluna.PT, atribuído a Raquel Bettencourt pelo seu contributo no desenvolvimento da solução “reAgir”, da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico. Já o Prémio Melhor App 2.0, categoria criada para equipas da edição anterior que voltaram agora à competição e que deram a conhecer novas soluções ou apresentaram novos desenvolvimentos nas suas soluções, a grande vencedora foi a “Park Everywhere”, que participou na 9ª Edição do Apps for Good com a Oikos Unity, da Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, para tornar o estacionamento mais simples e acessível.
 
Destacou-se o poder da tecnologia na resolução de problemas do quotidiano de extrema relevância com o Prémio Tecnológico, cuja vitória foi para a solução “Healthcare Support Center”, da Escola Secundária de Tondela, solução vencedora do ensino secundário. Com o Prémio do público, a galardoada foi a “Brainy School” da Escola Básica de 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento GouveiaMadeira, que mostra a data dos momentos de avaliação e o mapa da escola com os vários serviços/edifícios.
 
Os prémios por categoria representaram também um dos momentos mais marcantes do dia com a atribuição de 4 distinções: “Electronics for All”, categoria dedicada a soluções ligadas à vertente da eletrónica, criada este ano, em parceria com a Synopsys, para assinalar a 10ª edição do Apps for Good em Portugal; Climate&Energy”, com o apoio da Galp, “Melhor App em Estabelecimento Prisional” e a “Melhor App das Comunidades Portuguesas”. Na primeira categoria, da Escola Secundária Infante D. Henrique, do Porto, sagrou-se vencedor o projeto “Semáforo de Poluição”, que consiste na construção de um protótipo baseado em sensores de baixo custo para efetuar a medição dos níveis de poluentes atmosféricos e sonoros no exterior. Na segunda categoria, a “raZI”, da Escola Secundária da Maia, alcançou o primeiro lugar do pódio com um protótipo que mede diferentes parâmetros físico-químicos de massas de água e envia os dados para uma aplicação móvel, e é alimentado por um painel solar, tornando-o energeticamente independente.
 
Na categoria de “Melhor App em Estabelecimento Prisional”, venceu o projeto Consola 4 Live, uma consola de acesso para atender às necessidades de pessoas com diferentes tipos de limitações físicas ou cognitivas, da Escola Secundária Nuno Álvares, em Castelo Branco. Já na categoria “Melhor App das Comunidades Portuguesas”, a solução vencedora foi a “Crescemos Juntas”, da Escola Portuguesa de Moçambique, que consiste numa app informativa sobre a gravidez precoce, uma realidade muito significativa em Moçambique, com 46% das mulheres a terem filhos antes dos 18 anos.
 
Para João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, “é extraordinário poder testemunhar o progresso do Apps for Good ao longo destes 10 anos e as oportunidades que tem vindo a proporcionar a tantos alunos em Portugal desde a implementação da primeira solução tecnológica até à atribuição de todos estes prémios a jovens de todo o país. Para nós, o programa representa mais do que a vertente do negócio, o nosso foco e missão passam pela inovação do modelo educativo, incentivando as escolas a adotar metodologias de ensino mais práticas e aproximadas da realidade, e de possibilitar a todos os alunos uma experiência educativa e pedagógica transformadora, que lhes permita ganhar a confiança e as competências essenciais para que uma ideia se transforme num produto para o bem da sociedade”.
 
O Apps for Good, durante estes 10 anos, tem trabalhado para poder oferecer aos jovens dos dias de hoje ferramentas úteis para o seu futuro, algo que caracteriza o CDI Portugal desde a sua fundação.
 
*Gabriela Ruiz
Senior Account Executive

Universidade de Coimbra | Investigadores da UC estudam a diversidade de larvas de peixes nas Reservas da Biosfera dos Açores

 
Partindo de um projeto focado nas reservas da Biosfera de Portugal, uma equipa de investigadores do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) dedicou-se a explorar a diversidade de larvas de peixe costeiras na região dos Açores.
Até então, existia uma ausência significativa de conhecimento sobre estas larvas, levando à necessidade de um aprofundamento do tema. O projeto “Fish larvae in the Azores islands - structure, dynamics and biodiversity in Northeast Atlantic UNESCO biosphere reserves”, financiado pela Fundação PADI (EUA), centrou-se especificamente nas quatro ilhas dos Açores classificadas como Reservas da Biosfera: Corvo, Flores, Graciosa e São Jorge.

Com o objetivo de obter um conhecimento mais profundo sobre as comunidades de larvas de peixe existentes junto à costa destas ilhas, os investigadores da FCTUC realizaram dois anos de investigação intensiva. «Identificámos 38 espécies diferentes, pertencentes a 27 famílias distintas e notamos uma maior abundância de espécies nas ilhas do Corvo e das Flores, embora as variações observadas possam ter sido influenciadas pelos diferentes anos de amostragem», revela Filipe Martinho, investigador do Centro de Ecologia Funcional (CFE) e coordenador do projeto.
«Foi um grande desafio, uma vez que muitas das espécies identificadas eram desconhecidas e, portanto, o projeto integrou análises de ADN para ajudar na determinação das espécies», refere a bióloga Milene Guerreiro, acrescentando que as condições meteorológicas também se mostraram desafiadoras.
De acordo com a equipa de investigadores, algumas destas larvas, com tamanhos reduzidos de apenas 3 milímetros, foram muito difíceis de identificar devido à escassez de guias de investigação. «Estes organismos foram recolhidos através de uma rede puxada por uma embarcação, concentrando as amostras de água do mar. A identificação é feita tanto visualmente, com ajuda de uma lupa, como através de análises de ADN, o que permitiu registar a presença de larvas de peixes que não estavam ainda referenciadas naquelas ilhas», explica Ana Lígia Primo. Entre as espécies analisadas encontram-se o Carapau-Negrão, o Sarrajão, Peixe Galo e o Mero.

«Este projeto não só contribuiu para o conhecimento da biodiversidade marinha, como também vem ajudar a complementar os guias sobre as larvas de peixe, dando a conhecer uma parte da vida marinha que passa despercebida para a maioria das pessoas. A investigação representa um avanço significativo no conhecimento das larvas de peixe, mas também na proteção das Reservas da Biosfera nos Açores», finalizam.

Para além de Filipe Martinho, Ana Lígia Primo e Milene Guerreiro, participaram nesta investigação Miguel Pardal, Filipe Costa, Manuel Rodrigues, investigadores do DCV, e ainda Ana Veríssimo, investigadora do CIBIO & BIOPOLIS.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Projeto europeu RADIANT lança APP gratuita para a promoção da sustentabilidade e diversificação alimentar

 Fortalecer o diálogo entre produtores, consumidores e investigadores sobre o cultivo e o consumo de culturas subutilizadas na Europa, nomeadamente leguminosas, cereais e produtos hortícolas, é o grande objetivo da nova aplicação gratuita RADIANT APP, disponível para iPhone e Android. Liderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto, o projeto RADIANT - Realização de Cadeias de Valor Dinâmicas para Culturas Subutilizadas abrange 29 entidades, públicas e privadas, de 12 países europeus, e conta ainda com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Com uma duração prevista de 4 anos, o RADIANT é um projeto de investigação financiado pela Comissão Europeia através do programa Horizonte 2020 que procura valorizar variedades tradicionais e promover, no nosso sistema agroalimentar, ‘Cadeias de Valor Dinâmicas’ (CDVs), mais sustentáveis e com maiores níveis de agrobiodiversidade. O projeto tem ainda como objetivo identificar soluções para aumentar o cultivo destas culturas e reforçar a sua integração em cadeias de valor rentáveis e resilientes.
 
Neste sentido, acaba de ser lançada a RADIANT APP, disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos da Apple e do Google, estando pronta a ser utilizada por todos os interessados em promover um futuro mais sustentável e diversificado. Com a aposta nesta aplicação a equipa de investigação do projeto dá um passo significativo na promoção da sustentabilidade e diversificação alimentar, esperando que esta ferramenta ajude a sensibilizar e capacitar a comunidade global para os benefícios das culturas subutilizadas.
 
Além dos serviços de marketplace e fórum (espaço de diálogo), a nova aplicação - RADIANT APP - disponibiliza um conjunto de funcionalidades com informações detalhadas, dados sobre benefícios nutricionais, receitas, modos de cultivo e uso eficiente de recursos; notificações e atualizações de notícias sobre boas práticas, eventos e resultados de investigação científica; mas também integra recursos educativos, como materiais para promover a sustentabilidade ambiental e a saúde humana nas escolas.
 
O RADIANT explora variedades tradicionais que promovem a sustentabilidade ambiental e a saúde humana, combinando a neutralidade climática e a resiliência do sistema agrícola através da redução da emissão de gases de efeito de estufa,” refere Marta Vasconcelos, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e líder do projeto de investigação europeu RADIANT. “O grande objetivo desta nova aplicação que estamos a lançar
a nível europeu é o de potenciar a comunicação entre produtores e consumidores, para que haja uma maior sensibilização para cultivar e consumir mais culturas subutilizadas, como as leguminosas, os cereais e os hortícolas,” acrescenta a Docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.
 
Em Portugal, são duas as explorações agrícolas que integram este projeto: a BioFontinhas, localizada nos Açores (Portugal), e o Freixo do Meio (Alentejo). Estas são duas das 20 explorações agrícolas piloto, designadas por “explorações AURORA”, locais de teste que promovem práticas orgânicas e sustentáveis. “Pretendemos demonstrar transições bem-sucedidas para sistemas inclusivos de agrobiodiversidade, melhorando a competitividade de culturas subdesenvolvidas e testando práticas agrícolas sustentáveis,” explica a investigadora. Alguns exemplos incluem lentilhas, ervilhas, diferentes variedades de feijão, árvores de frutos tradicionais e milho painço. “Estas culturas são valiosas devido ao seu elevado valor nutritivo, à resistência a ambientes hostis e a solos pobres, e à utilização eficiente da água,” explica Marta Vasconcelos.
 
Ao longo de dois anos de projeto europeu, os investigadores do RADIANT têm, através de diferentes ações, procurado sensibilizar a comunidade e entidades governamentais para os benefícios dos alimentos tradicionais, destacando a sua valorização nutricional, abordando preocupações relacionadas com a sobrepopulação mundial e a possível escassez de alimentos. As culturas subutilizadas, frequentemente negligenciadas, têm um uso limitado em diferentes contextos geográficos, sociais e económicos criando sistemas agrícolas cada vez mais sustentáveis e diversificando dietas.

*Fernanda Teixeira

Aveiro | Arranque do Ano Letivo 2024/2025; Aberto ao público novo estacionamento junto à Unidade de Saúde de Eixo

 I – Arranque do Ano Letivo 2024/2025
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro saúda todos os Docentes, Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, demais Técnicos e Alunos, que iniciaram, na última semana, mais um ano letivo nos Estabelecimentos de Ensino do Município de Aveiro, desejando um ano repleto de boas concretizações, sucessos e de tranquilidade, para que todo o processo decorra com toda a normalidade sempre com o foco na valorização e capacitação do nosso património principal que são as nossas Crianças e os nossos Jovens.
Neste arranque de ano letivo uma palavra muito especial para as Famílias, para que sejam um parceiro sempre ativo neste processo fundamental de Educação, e que possam dar o seu contributo positivo e ativo, seja a título individual ou através das várias Associações de Pais do Município.
O Ano Letivo 2024/2025 fica marcado pela entrada em funcionamento da nova Escola de Eixo, construída no recinto da Escola Básica Integrada de Eixo (EB 2,3), com capacidade para oito turmas do 1º Ciclo. Em fase de conclusão está a construção da nova placa desportiva que irá dar resposta a todos os Alunos desde o pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade, numa intervenção que inclui também a pintura da Escola sede do Agrupamento e do Pavilhão Desportivo.
Ao nível da qualificação de instalações escolares o destaque vai para a conclusão das obras na Escola do 1º Ciclo de Santiago, que permitiram a substituição da cobertura de alguns blocos que continham telhas de fibrocimento, o revestimento de paredes e seu isolamento bem como a construção do recreio coberto e sua ampliação face ao existente. Numa segunda fase será realizada uma intervenção no interior dos edifícios, dando dessa forma mais e melhores condições de trabalho para os Profissionais da Educação e respetivos Alunos.
No âmbito da concretização da Carta Educativa do Município de Aveiro continuam em execução, e a bom ritmo, as obras de remodelação e ampliação da Escolas dos Areais e da Escola das Barrocas. Para breve está previsto o lançamento de concurso para a conclusão da obra da Escola do Solposto, a qual sofreu um percalço por falência do primeiro empreiteiro.
De igual modo encontram-se em fase avançada os projetos de remodelação e ampliação da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de São Bernardo, das Escolas do 1º Ciclo de Sarrazola, Leirinhas e Alumieira e da Escola Artística do Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, bem como da nova Escola Secundária Homem Cristo, estando também em curso o projeto da nova Escola e Jardim de Infância de Esgueira (a integrar o Complexo Escolar da Jaime Magalhães Lima).

Neste arranque de ano letivo a Câmara Municipal de Aveiro cuidou de vários aspetos relacionados com a manutenção dos edifícios e com a segurança junto dos Estabelecimentos de Ensino, com o reforço de sinalização vertical e horizontal, com especial destaque para a Escola Secundária Jaime Magalhães Lima – Esgueira, com a colocação de duas almofadas de acalmia de velocidade e a colocação de novas passadeiras. Uma nota de realce para a obra de qualificação urbana da zona envolvente da Escola Básica de 2º e 3º Ciclo Rio Novo do Príncipe, em Cacia, que se encontra na reta final e qualifica de forma muito relevante este importante espaço urbano.
Todos os serviços e complementos educativos para Alunos e respetivas Famílias encontram-se a funcionar e ao dispor, desde o fornecimento de refeições escolares, transportes escolares (incluindo o transporte especial para Crianças com Necessidades de Saúde Especiais), as Atividades de Animação e Apoio à Família, as Atividades de Enriquecimento Curricular, entre outros, os quais continuam a ser geridos através da plataforma SIGA, facilitando a interação entre os beneficiários e os respetivos prestadores dos vários serviços.
Ao nível dos transportes, salientamos a manutenção do transporte especial das Crianças dos lugares de Nariz, Póvoa do Valado e Requeixo para o Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, na sequência da decisão tomada aquando da sua inauguração no ano letivo transato.
Queremos exortar os Alunos, em especial os do 2º e 3º Ciclo e do Secundário, a utilizarem os transportes públicos municipais Aveirobus, de forma a darem contributo para a sua rentabilização social, financeira e ambiental, e aproveitando o facto do passe ser gratuito.
O Ano Letivo 2024/2025 é o quinto em que a Câmara Municipal de Aveiro executa as novas competências que assumiu no âmbito do pacote de Descentralização na área da Educação, dando seguimento ao trabalho muito positivo que, em equipa com os Parceiros, temos vindo a concretizar em benefício da Comunidade Educativa do Município de Aveiro.
Sendo a Educação a principal prioridade da Câmara Municipal de Aveiro, relembramos que se encontra em fase de consulta pública, até ao dia 5 de outubro, o Plano Estratégico Educativo do Município de Aveiro, convidando todos os interessados a participar de forma ativa neste processo.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, o Vereador do Pelouro da Educação, os Vereadores em exercício de funções a tempo inteiro, toda a Equipa da Divisão de Educação e de outras Unidades Orgânicas que participam mais diretamente na gestão da Comunidade Educativa, desejam a Todos um excelente Ano Letivo 2024/2025, demonstrando toda a disponibilidade para continuar o trabalho de equipa de gestão com todos os Parceiros Educativos, com especial destaque para os nossos Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Docentes.

II – Aberto ao público novo estacionamento junto
à Unidade de Saúde de Eixo

Está aberto desde a manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, um novo espaço de estacionamento público na Rua Monsenhor João Gaspar, que tem como principal finalidade o apoio no acesso dos utentes à Unidade de Saúde Familiar de Eixo.

O espaço de estacionamento foi cedido, pelo prazo de cinco anos e de forma gratuita pela Associação de Melhoramentos de Eixo à Câmara Municipal de Aveiro, que investiu nas devidas obras de qualificação e adaptação do terreno à sua nova função de parqueamento automóvel.

Da requalificação recente da USF de Eixo resultou um acréscimo considerável de pessoas e consequentemente a necessidade de criar novas bolsas de estacionamento. Com o objetivo de responder a esse propósito, este novo parque vem contribuir para a melhoria da circulação viária e pedonal na zona.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE REUNIÃO ORDINÁRIA

 Em cumprimento do disposto art.º 27.º da Lei 75/2013, de 12 de Setembro, na sua redação actual, e do art.º 36.º do Regimento da AM, o presidente Almiro Moreira, convocou uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, para o dia 30 de Setembro, com início às 20:30 horas, a realizar no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, com a seguinte ordem de trabalhos:

Período Antes da Ordem do dia


1. Informações gerais e expediente.
2. Actas:
2.1. Acta da sessão ordinária de 22 de Abril de 2024.
2.2. Acta da sessão ordinária de 28 de Junho de 2024.
2.3. Acta da sessão ordinária de 22 de Julho de 2024.
3. Assuntos gerais de interesse municipal.
4. Apreciação da informação escrita da actividade da CM e da situação financeira do Município. Período de Intervenção do Público
5. Intervenção do Público. Período da Ordem do dia
6. Apreciação e deliberação - Alteração Orçamental ao PPI – Plano Plurianual de Investimentos para o ano de 2025 - Repartição de Encargos Plurianuais.
7. Obras Municipais - Repartição de Encargos Plurianuais - Apreciação e deliberação.
7.1. Arranjo Urbanístico da Rua Strecht Vasconcelos, Rua Dr. João Salema e Arruamentos envolventes.
7.2. Pavimentação de Arruamentos no concelho de Castelo de Paiva.
8. Regulamentos Municipais - Apreciação e deliberação.
8.1. Alteração do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.
8.2. Regulamento de Funcionamento da Casa de Acolhimento de Emergência “Paiva Incluiu”.
9. Apreciação e deliberação – Reconhecimento de relevante interesse público da “Construção de novo acesso (via), entre a Rua Além Ribeiro e a EN222”.
10. Informação para apreciação e conhecimento da AM:
10.1 Compromissos Plurianuais – 2.º Trimestre de 2024.
Período de Intervenção do Público
11. Intervenção do Público.

Marinha Grande | ESPAÇO VERDE REABILITADO NAS TRUTAS

 O Município da Marinha Grande está a beneficiar e a introduzir novas valências num espaço verde na Rua 43, no lugar das Trutas, através de um investimento superior a 50 mil euros.
A intervenção contempla a execução de um espaço de jogo e recreio com equipamentos homologados e piso sintético “insitu”; e a definição de uma área de estadia equipada com bancos de jardim.
Vai ser executado um parque de merendas que promova o encontro e a realização de jogos, festas e celebrações em comunidade. Serão instaladas mesas e mobiliário inclusivo, para que uma cadeira de rodas possa circular.
A obra inclui ainda a formalização de um campo polidesportivo, através da marcação de um campo de jogos, sobre o piso natural existente e a instalação de balizas, fixas e harmonizadas com as normas de segurança aplicáveis, que permita a realização de jogos nesta zona. Serão consolidados acessos que sejam inclusivos e melhorados os espaços verdes.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | APRESENTAÇÃO DE LIVRO DE GABRIEL ROLDÃO


O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, recebe a apresentação do livro “Dois Portões de Ferro Forjado na Marinha Grande e outros Textos”, de Gabriel Roldão, no próximo dia 28 de setembro, às 18h00, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
A iniciativa é promovida pelo Município da Marinha Grande, com o apoio da Livraria Livros & Companhia.

Os estudos que se editam neste livro foram inicialmente publicados, em 2014, primeiro em Cadernos de Estudos Leirienses (13 textos) e, depois, em Anais Leirienses – estudos & documentos (2 textos). Embora de temática diversa, têm todos entre si elos comuns: o território da Marinha Grande e suas gentes, a indústria vidreira e o Pinhal de Leiria, sua história, virtualidades e problemas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

UMA CAMPANHA EDUCACIONAL MUNDIAL

 Mais de oito milhões de voluntários estão a realizar uma campanha mundial em setembro, oferecendo, gratuitamente, um curso interativo de educação bíblica.
As Testemunhas de Jeová, conhecidas pela sua pregação de casa em casa, também organizam anualmente campanhas especiais de sensibilização para a forma como as Escrituras (A Bíblia) abordam as preocupações do público. No ano passado, a sua organização, sem fins lucrativos, relatou uma média de mais de sete milhões de estudos bíblicos por mês.
“Muitas pessoas ficam agradavelmente surpreendidas ao aprender como um livro antigo pode oferecer soluções para os problemas do dia-a-dia e respostas para as questões mais importantes da vida, como qual é o propósito da vida e o que o futuro trará”, disse Amílcar Pinto, porta-voz das Testemunhas de Jeová para a região centro.
A brochura de três lições intitulada “Seja Feliz Para Sempre!”, vem a ser oferecida durante a campanha e aborda os seguintes temas:

  • Como é que a Bíblia o pode ajudar?
  • A Bíblia dá-nos esperança.
  • Será que pode acreditar na Bíblia?
O curso interativo inclui sessões de perguntas e respostas, e vídeos. O curso explica como as Escrituras ajudam a melhorar a vida das pessoas, fortalecendo os relacionamentos no seio familiar, no trabalho e na escola. As sessões semanais podem durar apenas 5 ou 10 minutos, e podem ser ministradas presencialmente no local de preferência de cada pessoa, por videoconferência ou por telefone.
“Ninguém é obrigado a continuar o curso bíblico”, disse Amílcar Pinto. “Tudo o que pedimos é que as pessoas reservem algum tempo para analisar a forma como a Bíblia ajuda a resolver os problemas atuais e oferece uma esperança que solucionará permanentemente todos os problemas no futuro”.
Para solicitar a visita das Testemunhas de Jeová e do curso interativo gratuito da Bíblia, aceda ao site jw.org > Quem Somos > Peça uma Visita.

*Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro

**Francisco Ribeiro
Assistente Porta-Voz das Testemunhas de Jeová