terça-feira, 24 de setembro de 2024

CAMPEONATO NACIONAL DE SUPERMOTO

Organizado sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), decorreu no Kartódromo da cidade de Portalegre, no passado dia 15 de setembro, a 5ª e penúltima ronda do Campeonato Nacional de Supermoto desta temporada 2024, na qual participou o jovem piloto Afonso Cruz, que pilotou a sua KTM, classificando-se para a grelha de partida desta competição, com o terceiro melhor tempo.

Afonso Cruz na corrida inicial, na primeira volta, passa na segunda posição, terminando a manga em 3º lugar.

Na segunda manga, o jovem piloto Afonso Cruz, competiu sempre em bom ritmo ocupando a terceira posição, durante a competição, terminando, igualmente em 3º lugar.



Turismo Centro de Portugal e municípios celebram Dia Mundial do Turismo com atividades na região


O tema escolhido para as celebrações deste ano é "Turismo e Paz", de forma a lembrar o papel do setor na promoção da paz e do entendimento entre povos.

A Turismo Centro de Portugal (TCP) e vários municípios da região associam-se às celebrações globais do Dia Mundial do Turismo, comemorado a 27 de setembro, com uma série de iniciativas centradas no tema deste ano, "Turismo e Paz".
A ONU Turismo – nova designação oficial da Organização Mundial do Turismo – escolheu o tema “Turismo e Paz” para lembrar o papel fundamental do setor na construção de pontes entre culturas e nações, promovendo a paz e o entendimento entre povos.

Para assinalar a data, a TCP vai oferecer gerberas brancas, símbolo de paz e pureza, a todos os visitantes dos seus postos de turismo no dia 27 de setembro. Este gesto simbólico destaca o compromisso do turismo como agente de união e harmonia, numa altura em que o mundo enfrenta desafios crescentes a este nível. Além disso, a TCP vai promover a data nas suas plataformas digitais, incluindo o site e redes sociais, ampliando o alcance das comemorações e reforçando a importância do turismo na construção de um futuro mais pacífico e inclusivo.
O Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico da TCP participa também em duas sessões de esclarecimento sobre "Empreendedorismo no Setor do Turismo", que terão lugar a 25 de setembro, em Penalva do Castelo (16h00), e a 27 de setembro, na Guarda (15h30), com o apoio dos respetivos municípios.

“O tema Turismo e Paz é especialmente relevante no contexto internacional que vivemos hoje", afirma Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal. “O turismo, mais do que qualquer outra atividade, tem a capacidade de construir pontes entre culturas e promover o entendimento, ultrapassando fronteiras, desmontando preconceitos e celebrando as diferenças. É um agente de paz essencial que contribui para a estabilidade e o progresso global”, acrescenta.

Municípios celebram o Dia Mundial do Turismo

Um pouco por toda a região Centro, os municípios aderiram ao Dia Mundial do Turismo, com uma variedade de eventos que vão acontecer durante toda a semana. As atividades incluem entradas gratuitas em museus, conferências, passeios culturais e muitas outras iniciativas que apelam à descoberta e valorização do património local.

A programação completa das comemorações está disponível no site da Turismo Centro de Portugal (em turismodocentro.pt) e nas páginas oficiais dos municípios participantes.

Assim, em Abrantes, os visitantes podem participar em demonstrações gastronómicas, passeios de barco na albufeira de Castelo do Bode e visitar museus gratuitamente. Almeida oferece entrada livre no Museu Vilar Formoso Fronteira da Paz e no Museu Histórico-Militar, além de brindes para os visitantes dos seus postos de turismo.

Arganil celebra a data com uma caminhada guiada pela vila no dia 27, e uma visita de operadores turísticos no dia 3 de outubro, promovendo o território junto dos profissionais do setor. Cantanhede assinala a data com uma conferência sobre “O Turismo Enquanto Fator Dinamizador dos Territórios: Projeto Gândara Tour Sensations”, enquanto em Coimbra o destaque vai para a conferência “O Turismo em Coimbra Acontece", no Convento São Francisco.

A Câmara da Covilhã assinala o dia 27 de setembro com ações que incluem a oferta de fotografias instantâneas, teatro de rua e a apresentação da remodelação do posto de turismo. O Festival Vapor, no Entroncamento, anima a região entre 27 e 29 de setembro, com concertos, teatro e atividades interativas para todas as idades. Já em Peniche e São Pedro do Sul, os municípios organizam percursos de limpeza costeira e trilhos ecológicos, envolvendo a comunidade em ações de sustentabilidade.

Numa iniciativa conjunta, os concelhos de Estarreja, Murtosa e Ovar promovem uma reflexão sobre o “Turismo Náutico e Marítimo na Ria, Oportunidades e Desafios “numa tertúlia agendada para dia 27. Ainda em Estarreja, são promovidas visitas gratuitas às principais atrações turísticas.

Em Figueira de Castelo Rodrigo, haverá visitas gratuitas ao Centro Interpretativo Ephraim Bueno, para conhecer a história da presença judaica no concelho, e Figueiró dos Vinhos promove o Roteiro Encenado “Figueiró dos Vinhos aos olhos de Malhoa”, que convida à descoberta do património da vila com ligação ao mestre José Malhoa.

O município da Guarda comemora a data com uma conferência na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e com uma caminhada de três quilómetros, seguida de uma sessão de yoga, nos Passadiços do Mondego. Tábua apresenta o novo portal “Tábua, O Encanto das Beiras!” e oferece uma cerveja artesanal local a todos os hóspedes que neste dia se encontrem alojados no território.

Torres Vedras organiza o Fórum Turismo de Torres Vedras, que reunirá especialistas e profissionais do setor para debater temas como o enoturismo e o nomadismo digital, enquanto Vila de Rei desafia os habitantes e visitantes a partilharem nas suas redes sociais fotos que apresentem e exibam os miradouros do território.

Vila Nova da Barquinha comemora a data com um concerto da Banda Sinfónica do Exército e um espetáculo pirotécnico, assim como com um percurso de limpeza do Trilho Panorâmico do Tejo.

No dia 25 de setembro, o Turismo de Portugal irá também distinguir empresas turísticas comprometidas com a sustentabilidade, numa cerimónia a realizar-se em Alcobaça, no âmbito do Programa Empresas Turismo 360°.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação



 

Reguengos de Monsaraz | Monsaraz recebe primeira exposição em Portugal do pintor senegalês Ibou Diagne


O pintor senegalês Ibou Diagne vai expor as suas obras pela primeira vez em Portugal, numa mostra que vai estar patente de 4 a 24 de outubro na vila medieval de Monsaraz. A exposição intitula-se “Essência e Esperança” e pode ser apreciada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h na Igreja de Santiago.

Ibou Diagne reside em Dakar e na adolescência começou a pintar sozinho, até iniciar a sua formação no atelier do artista plástico e professor de arte Daouda Ndiaye, sendo um dos seus alunos mais destacados e conseguindo alcançar um estatuto importante na arte no Senegal. Durante a sua carreira, especializou-se em pintura mural e pintura sobre porcelana, tendo apresentado as suas obras em exposições coletivas em Espanha, França e Senegal.
A pintura de Ibou Diagne, puro impressionismo africano, mostra a realidade do seu país, os seus costumes, as suas cores, as suas tradições, mas também as sombras que perseguem o Senegal, como a emigração. Nesta exposição destacam-se as pinturas sobre canoas, que o artista considera serem uma chamada de atenção para a emigração que acontece na generalidade dos países africanos.
Ibou Diagne está integrado em causas sociais, pois faz parte do conselho de administração da ONG espanhola Teranga Extremadura, e juntamente com esta lançou um projeto de formação profissional em artes plásticas para os talibés, os filhos mendigos do Senegal. A Teranga Extremadura trabalha há seis anos no Senegal, principalmente para conseguir uma vida melhor para os talibés, crianças obrigadas a mendigar nas escolas corânicas, bem como para lutar pela erradicação desse flagelo social no país. Em Espanha, a organização não governamental realiza um trabalho de sensibilização e reflexão para tornar visível a problemática da imigração e as situações que os emigrantes, sobretudo os africanos, enfrentam quando chegam ao país.




*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

A dureza do atletismo em Castelo de Paiva. 6ª edição da Rampa de S. Gens realiza-se no próximo Domingo

 
Já em tempo mais fresco, com o Outono a entrar de mansinho, a festa do atletismo vai voltar ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 16ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizando-se na manhã do próximo Domingo, dia 29, a 6ª edição da Rampa de S. Gens, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXVIII Jogos Desportivos, a levar os atletas até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura.
Com organização conjunta do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, ADC J. Clark, Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este é um desafio desportivo muito peculiar, relevando aqueles que enfrentarem a rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, mas que será deveras exigente para os participantes neste desafio, que este ano volta a atrair boa adesão de participantes, recordando-se que o “record” masculino está no registo de 4m22sg e o feminino estabelecido em 5m23sg, marcas conseguidas pelos conhecidos atletas Rui Muga e Rosa Madureira, em 2021, sendo que, os vencedores da edição do ano passado foram Tiago Pereira, da AD Marco, com 4m41, e Ana Pereira, da ADCJ Clark , com o registo de 5m53.
A Rampa de S. Gens, já contabiliza mais de meia centena de inscritos, e tem início às 10 horas, sendo uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, realizando-se nesta edição a habitual caminhada, com mais de 600 participantes, desde a Praça de Sá, acontecendo o habitual convívio e cerimónia de entrega de prémios na zona de lazer no topo do Monte de S. Gens.
Liliana Vieira, Vereadora do Desporto da edilidade paivense, já se pronunciou sobre esta realização da Rampa de S. Gens, louvando os seus promotores ( CM, GDCCP e ADCCJ Clark ) e o envolvimento da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, desejando que, a dureza que apresenta, apesar da curta distância do trajecto definido, não seja factor impeditivo para uma boa adesão de participantes nesta prova tão especial, mas que seja também, um dia de festa para o atletismo paivense, podendo os atletas e seus acompanhantes desfrutar de um animado convívio, num sitio único com uma vista soberba e uma panorâmica deslumbrante sobre o Vale do Douro.
               Ricardo Cardoso, autarca de Santa Maria de Sardoura, saúda todos os participantes neste desafio e nesta jornada desportiva, evidenciando a alegria de ver as parecerias assumidas neste evento que, uma vez mais, vão permitir a realização de um grande convívio desportivo, aproveitando para destacar a importância deste ponto turístico do concelho, um fantástico espaço de lazer que a Junta de Freguesia quer continuar a valorizar com outras acções de interesse cultural e desportivo.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa




Arte Qualificada – Pinturas de Artistas da Lima-de-Faria patente na Biblioteca Municipal. Alunos da Secundária de Cantanhede visitam exposição de pintura

 
Alunos de uma turma do 11.º ano de Artes Visuais, da Escola Secundária de Cantanhede, estiveram na Biblioteca Municipal para uma visita guiada à exposição Arte Qualificada – Pinturas de Artistas da Lima-de-Faria, patente no átrio deste equipamento cultural até ao final de setembro.
Acompanhados de uma docente, os estudantes ficaram a conhecer os temas dos trabalhos e as técnicas empregues, através de Mário Ferreira de Almeida, artista plástico e formador responsável pela docência do grupo de formandos cujos trabalhos se encontram expostos.
Recorde-se que esta mostra é constituída por 64 composições criadas pelos formandos do Curso Qualifica 2024, da Escola Secundária de Cantanhede e pelo formador.
Os trabalhos expostos - aguarelas, acrílicos e óleos sobre telas, grafite, lápis de cor e técnicas mistas – são da autoria de Ana de Jesus, Ana Macedo, Ana Tereza Redondo, Carla Pascoal, Diogo Rocha, Filomena Neves, Helena Grilo, Maria Manuel Fael, Mário Marques, Mónica Catarino, Patrícia Salomé, Paula Porto, Sofia Amendoeira, e de Mário Ferreira de Almeida, artista plástico e professor que ministrou o curso.
O Programa Qualifica é um programa vocacionado para a qualificação de adultos, que tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação dos adultos, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos. O Qualifica assenta numa estratégia de qualificação que integra respostas educativas e formativas e instrumentos diversos que promovem a efetiva qualificação de adultos e que envolve uma rede alargada de operadores.

Ciclaveiro | Pós-evento] Kidical Mass - 22 de Setembro


Mais de uma centena de crianças e famílias voltaram a pedalar em Aveiro, por uma cidade mais verde, com menos carros e menos velocidade, pelo direito a caminhar e de pedalar para a escola ou brincar na rua sem medo!

No passado domingo, dia 22 de setembro, celebrou-se o Dia Europeu Sem Carros com muitas crianças acompanhadas das suas famílias a sair à rua e pedalar pela cidade, reclamando espaço público de qualidade para poderem brincar, andar de bicicleta e a pé, principalmente nas deslocações para a escola.

Aveiro está no mapa europeu da Kidical Mass, tendo participado, desde a primeira edição, da Kidical Mass Portugal (esta foi a sexta edição).

O movimento decorre em várias cidades do mundo e procura dar visibilidade à necessidade e urgência das crianças e adultos poderem usar os modos ativos nas suas deslocações diárias (caminhar, bicicleta, skate, trotinete, patins, etc.) exigindo a melhoria urgente da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, com um grande foco nas envolventes escolares.

A manifestação Kidical Mass Aveiro reuniu 116 pessoas (101 bicicletas de adulto e criança, sendo 3 delas cargobikes, 14 crianças transportadas em cadeirinha e 1 trotinete), acompanhada por 2 agentes da PSP em bicicleta e o apoio de dois agentes de mota que fizeram um percurso pelo centro urbano da cidade. O percurso percorreu locais emblemáticos como a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, onde as bicicletas partilham o espaço com autocarros e são obrigadas a contornar diariamente muitos carros estacionados abusivamente em segunda fila e a desviar-se de portas de carros a abrir, enfrentando riscos reais de segurança e a Avenida 25 de Abril que, apesar de ter sido contemplada com uma ciclovia segregada, começa e acaba em pontos de conflito com as vias rodoviárias e, por isso, inseguras.

Os momentos altos desta Kidical Mass aconteceram entre a área de coexistência no final da Avenida, e a entrada da rotunda das pontes para o Rossio , onde claramente só foi possível em segurança com reforços de segurança a garantir a passagem. A entrada da rotunda para o Rossio é um enorme ponto de conflito, o trânsito intenso mesmo num dia em que se deveria celebrar o Dia Europeu Sem Carros, é claramente um motivo de preocupação e de reivindicação dessa manifestação. Outro ponto crítico encontra-se entre o Rossio e a rotunda das Salinas, que demonstra que a falta de infraestrutura como ciclovias, mas também a ligação das existentes, impede a circulação das crianças de forma segura, mais uma vez com um intenso tráfego automóvel.

A forte adesão a esta Kidical Mass em Aveiro demonstra que Aveiro está atenta e consciente do que deve ser uma cidade desenhada para o dia a dia de quem mora e quer morar na cidade, para uma geração que está a crescer e que quer usufruir dos espaços públicos de socialização e brincadeiras com vizinhos e amigos, que se quer sentar à sombra de uma árvore a caminho de casa e quer ter a possibilidade de ir para a escola a pé ou de bicicleta sem ter medo. Uma geração que reivindica uma cidade com “espaço para esta geração”.

A Ciclaveiro e todas as pessoas que se empenharam na tarefa de organização e mobilização estão orgulhosas da comunidade local que se envolve e participa nesta manifestação, de forma consistente, por uma cidade mais respirável, mais segura e mais humana. 

Não vamos parar de pedalar e de fazer crescer esta comunidade e, por isso, voltaremos a sair à rua em maio de 2025, com mais uma Kidical Mass para continuar a reivindicar o direito ao espaço seguro na rua para todos! 

Um agradecimento especial ao CASULO, que dinamizou as oficinas de pintura de cartazes com as reivindicações das crianças e que coloriram as bicicletas, às ciclopatrulhas do comando distrital de Aveiro da PSP que, mais uma vez, marcaram presença e tornaram o percurso mais seguro e confortável e que compreendem o que está em causa, às famílias e às entidades que participaram e ajudaram na mobilização e divulgação desta massa crítica.

A Ciclaveiro irá continuar o seu trabalho de sensibilização e mobilização desta comunidade que quer poder deslocar-se de forma mais eficiente, económica, saudável e feliz! 

*Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ONG Ambiental
Casa da Bicicleta - Rua Almirante Cândido dos Reis, nº. 12 - 3800-096 Aveiro
https://www.ciclaveiro.pt / https://www.casadabicicleta.pt


MARINHA GRANDE RECEBE COMTIVA CHINESA DE HENAN

 A Marinha Grande recebeu uma comitiva chinesa da Província de Henan, na segunda-feira, 23 de setembro, com o objetivo de conhecerem a realidade económica da região, as principais indústrias e as instituições do sistema científico e tecnológico que lhes dão suporte.
A comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; pelos vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito; pelo 1.º secretário da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Paulo Santos; pela presidente da Junta da Marinha Grande, Maria Neves; tendo-se juntado, posteriormente, o presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes.
A delegação visitante, que está a fazer um périplo por Portugal, Croácia e Montenegro, é liderada pelo vice-presidente da Província de Henan, Dai Bohua; e integra outros elementos desse comité; bem como o vice-presidente da Universidade de Henan, Yang Mengya.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurelio Ferreira, destacou a importância de receber a comitiva internacional, pelo “impacto positivo da cooperação entre Portugal e China” e por permitir “fortalecer as relações empresariais, culturais, educativas e institucionais entre territórios”.
Aurélio Ferreira afirmou que “estamos disponíveis para estabelecer parcerias com a Província de Henan, promovendo o crescimento conjunto, reforçando a Marinha Grande no panorama internacional e criando oportunidades para novos projetos e colaborações”.
O presidente lembrou ainda que a Marinha Grande “é um concelho tecnológico, industrial, onde o dinamismo, a inovação e o intercâmbio de conhecimento têm contribuído para o desenvolvimento sustentável da região”.

O vice-presidente de Henan, Dai Bohua, recordou que a província tem uma população de 100 milhões de habitantes. Afirmou que “estas trocas demonstram que há um progresso de ambas as partes e trazem mais prosperidade aos dois países”, tendo demonstra o interesse em “reforçar as relações entre estes territórios”. 
A comitiva e entidades locais visitaram a empresa Gallo Vidro, uma das mais representativas do vidro de embalagem, tendo sido guiados com explicações acerca daquela unidade fabril e do setor vidreiro, pelo diretor, Henrique Monteiro, e pelo técnico Nelson Couto. Os governantes de Henan puderam observar os avanços tecnológicos e as inovações implementadas pela empresa, que tem se destacado tanto no mercado nacional, como internacional.

O dia culminou em São Pedro de Moel, com um momento cultural, uma breve visita pelo lugar e o debate de oportunidades que possam ser criadas nesta cooperação luso-chinesa.

O programa da visita do dia 23 de setembro tinha sido iniciado em Leiria, com a assinatura de um acordo de cooperação entre o Politécnico de Leiria, representado pelo seu presidente Carlos Rabadão, e a Universidade de Henan, que visa estreitar laços entre as instituições e fomentar a troca de conhecimento entre a comunidade académica.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Hospital da Lapa faz 120 anos 27 setembro “Será que o Estado confia no privado e no social?”

 Estado da Saúde em Portugal. “Será que o Estado confia no privado e no social?” conta com os testemunhos de Miguel Guimarães, António Tavares, com moderação do ex-Ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Dom Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa Emérito, juntar-se-á a Dom Manuel Linda, Bispo do Porto, para refletir sobre os hospitais e se “Ainda são locais onde se sentem gestos de humanidade”. A conversa será moderada por Carlos Soares Alves, Advogado e Doutor em Direito.
HOSPITAL DA LAPA CELEBRA 120 ANOS AO SERVIÇO DA COMUNIDADE COM PRESENÇA DA SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAUDE
 
Estima-se que no Hospital da Lapa tenham nascido mais de cem mil Bebés

Setembro é o mês de celebração do 120.º aniversário do Hospital da Lapa, que, desde 1904, abraça a cidade do Porto, o Norte de Portugal e toda a comunidade, num cuidado competente e personalizado, que se aprimora a cada novo ano. De olhos postos na inovação que o futuro e a medicina, em particular, exigem, a Irmandade da Lapa preparou um programa comemorativo especial, a decorrer de 27 a 29 de setembro, onde se destaca a realização de uma sessão solene, com as presenças de importantes figuras da Assembleia da República, do Governo, do Patriarcado e da Diocese, bem como de um grandioso concerto comemorativo, que terá lugar na Igreja da Lapa, no dia de aniversário do Hospital, a 28 de setembro.
Com uma imagem renovada, de braço dado com a tradição e o futuro, o Hospital prepara-se para anunciar o lançamento de novos serviços clínicos e de medicina interna que irão complementar a aposta realizada no último ano, nomeadamente nas áreas de obstetrícia, gastroenterologia, cardiologia, imagiologia, entre outros. Para comemorar os 120 anos o Hospital da Lapa vai lançar ainda o Cartão Lapa, que permitirá o acesso aos serviços do Hospital com condições preferenciais, podendo os seus titulares beneficiar de campanhas exclusivas.  Além do anúncio de novos serviços clínicos e do Cartão Lapa a celebração dos 120 anos do Hospital da Lapa será, também, marcada pelo debate do estado da Saúde em Portugal. “Será que o Estado confia no privado e no social?” é uma das questões que estará em cima da mesa e que contará com os testemunhos de Miguel Guimarães, médico e ex-bastonário da Ordem dos Médicos, e António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, com moderação do ex-Ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Por sua vez, Dom Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa Emérito, juntar-se-á a Dom Manuel Linda, Bispo do Porto, para refletir sobre os hospitais e se “Ainda são locais onde se sentem gestos de humanidade”. A conversa será moderada por Carlos Soares Alves, Advogado e Doutor em Direito.
Importante referir que os novos serviços implementados no Hospital da Lapa surgem no seguimento da entrada da Lapacare - uma joint-venture entre o grupo UNISANA Hospitais (detido pela Atena Equity Partners e pela 3T Portugal) e a HLine - na gestão e exploração da unidade de saúde, no âmbito do Acordo de Parceria celebrado com a Irmandade da Lapa, que conserva a propriedade do Hospital da Lapa, exatamente como quando foi fundado, em 28 de setembro de 1904.

PROGRAMA COMEMORATIVO DOS 120 ANOS DO HOSPITAL DA LAPA
27 de Setembro |14h30 | Igreja da Lapa
14h30 
Sessão Solene de Abertura
Ana Povo, Secretária de Estado da Saúde
Sebastião Feyo de Azevedo, Presidente da Assembleia Municipal do Porto
Manuela Maia Rebelo, Provedora da Irmandade da Lapa
 
15h00 - Um discurso na primeira pessoa
Hospitais – ainda são locais onde se sentem gestos de humanidade?
Oradores:
Dom Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa Emérito, Cardeal
Dom Manuel Linda, Bispo do Porto
Moderador: Carlos Soares Alves, advogado, Doutor em Direito 
 
16h00 – Mesa Redonda
Saúde em Portugal: será que o Estado confia no Privado e no Social?
Oradores:
Miguel Guimarães, Médico, Deputado, ex-Bastonário da Ordem dos Médicos
António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto
Moderador: Manuel Pizarro, Deputado,  ex-Ministro da Saúde
 
17h00  - Sessão Solene de Encerramento
José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República
Nuno Matos, Presidente da Assembleia Geral da Irmandade da Lapa
Ana Sílvia Albuquerque, Secretária da Assembleia Geral da Irmandade da Lapa
 
17h30 – Porto de Honra
 
28|Setembro 21h30
Concerto
Igreja da Lapa
Obras de Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi e Wolfgang Amadeus Mozart.  Orquestra D. Pedro IV, Filipe Veríssimo (órgão e Direção), Gabriela Peixoto (Violino I), Alexandra Camboa (Violino II), Alexandra Quinta e Costa (Soprano).  
 
29|Setembro - 12h00
Eucaristia Solene
Presidida por Sua Eminência Patriarca Emérito, Cardeal Dom Manuel Clemente

--------------------------------------
Sobre o Hospital da Lapa
O Hospital da Lapa beneficia de uma área de cerca de 8.000m2 e de 70 camas de internamento e ambulatório. A unidade conta com um bloco cirúrgico com 4 salas, aptas para vários tipos de cirurgia, e ainda com uma sala de pequena cirurgia, devidamente equipada e assistida por profissionais para apoiar a consulta externa e o ambulatório.
 
O Centro de Consultas disponível durante todo o ano, com consulta no próprio dia, conta com uma equipa de médicos de clínica geral e um corpo de enfermagem diferenciados, apoiados por equipas das várias especialidades médico-cirúrgicas, é outra das valências do Hospital da Lapa.
 
O Hospital da Lapa tem ainda capacidade para a realização de vários meios complementares de diagnóstico nas áreas da Cardiologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Cirurgia Vascular, Urologia e Imagiologia.
 
Caracterizado historicamente pelo espírito humanista dos seus médicos e enfermeiros e pela simpatia de acolhimento e de tratamento do pessoal administrativo e auxiliar, o Hospital tem procurado manter-se no pelotão da frente dos prestadores de serviços de saúde, não apenas pela modernização tecnológica incessante, mas também pela competência e pelos serviços de vanguarda que oferece em várias áreas.  

 
Cartão Lapa
Para comemorar os 120 anos o Hospital da Lapa vai lançar o cartão Lapa.  O Cartão Lapa permitirá o acesso aos serviços do Hospital com vantagens, podendo os seus titulares beneficiar de campanhas exclusivas, concebidas especialmente para esse universo de clientes.

*Susana Monteiro
Consultora de Comunicação

Roteiro promove boas práticas de Economia Circular na Região Centro

 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro) inicia amanhã, dia 25 de setembro, o Roteiro da Economia Circular na Região Centro, para promover boas práticas de economia circular desenvolvidas na região. Esta iniciativa, inserida no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro, pretende estimular a adoção de comportamentos mais sustentáveis por parte das entidades regionais, demonstrando o potencial económico e social deste novo paradigma, com novos modelos de negócio, novos serviços e novas formas de produção.

Este Roteiro abrange um conjunto de oito visitas a entidades que subscreveram, em novembro de 2023, a segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha em torno das suas principais estratégias, desafios e potencialidades.

Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, explica que «facilitar o processo regional de transição para uma economia circular tem sido uma prioridade para a CCDR Centro. A segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro foi subscrita por 100 entidades regionais, que assumiram o compromisso de implementar um total de 237 ações de economia circular até junho de 2025. Este número é revelador da importância que esta temática tem para a região Centro e é também um testemunho do nível de comprometimento dos agentes regionais nesta transição para uma economia circular».

O Roteiro da Economia Circular na Região Centro é lançado amanhã, dia 25 de setembro, pelas 14.30h, em Coimbra, nas instalações da Águas do Centro Litoral, S.A. ( ETA da Boavista), seguindo-se uma visita ao Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro ( Iparque), de acordo com o programa seguinte:

14.30h - Sessão de Abertura
14.45h - Balanço do Pacto para a Economia Circular na Região Centro
15.00h - Boas práticas de Economia Circular na Águas do Centro Litoral, S.A.
15.15h - Sessão de Encerramento

15.30h - Visita à ETA das Águas do Centro Litoral, S.A.
16.00h - Visita ao Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

Programa do Roteiro da Economia Circular na Região Centro

Região de Coimbra | 25 de setembro - 14.30h
Águas do Centro Litoral, SA e Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

Beiras e Serra da Estrela | 3 de outubro - 14.30h
RESIESTRELA - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S. A.

Oeste | 11 de outubro - 14.30h
Barafunda - Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social

Região de Leiria | 18 de outubro- 14.30h
Sirplaste - Sociedade Industrial de Recuperados de Plásticos S.A.

Viseu Dão Lafões | 23 de outubro - 10.30h
Instituto Politécnico de Viseu

Região de Aveiro | 6 de novembro - 14.30h
Região de Aveiro | 6 de novembro - 14.30h
Mistolin S.A.; MPlastic, Lda. e EcoXperience, Lda.

Médio Tejo | 13 de novembro - 14.30h
CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro

Beira Baixa | 20 de novembro - 14.30h
Roclayer–Packaging Compounds S.A.

Dados sobre a Região de Coimbra
A Região de Coimbra foi a sub-região que registou um maior número de subscritores da segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro: 31 entidades, das quais fazem parte 11 municípios, 6 entidades do sistema científico e tecnológico (incluindo 2 instituições de ensino superior), 5 empresas, 5 associações, 3 hospitais e a comunidade intermunicipal da Região de Coimbra.

Entidades da Região de Coimbra subscritoras do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro

  • AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

  • Águas do Centro Litoral, S.A.

  • ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários

  • Associação BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação

  • Associação CECOLAB - Laboratório Colaborativo para a Economia Circular

  • Associação Exploratório Infante D. Henrique

  • Câmara Municipal da Lousã

  • Câmara Municipal da Mealhada

  • Câmara Municipal de Arganil

  • Câmara Municipal de Coimbra

  • Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

  • Câmara Municipal de Miranda do Corvo

  • Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

  • Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

  • Câmara Municipal de Penacova

  • Câmara Municipal de Pombal

  • Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares

  • Casa da Esquina – Associação Cultural

  • CEC-Conselho Empresarial do Centro | Câmara de Comércio e Indústria do Centro

  • Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

  • Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

  • Conímbriga Hotel do Paço

  • CTGA - Centro Tecnológico de Gestão Ambiental, Lda.

  • Hospital Arcebispo João Crisóstomo-Cantanhede

  • Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE

  • Hotel Parque Serra da Lousã

  • INOVA - Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede, EM - SA

  • Instituto Pedro Nunes

  • Instituto Politécnico de Coimbra

  • Unidade Local de Saúde de Coimbra

  • Universidade de Coimbra

*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação

Livro sobre José Fontana levanta polémica sobre utilidade de fundações partidárias


O livro "José Fontana, o ativista" de Paulo Freitas do Amaral que será lançado no próximo dia 5 de outubro às 17h na livraria Martins em Lisboa, lançou a discussão entre republicanos sobre a real inutilidade de algumas fundações de utilidade pública que servem os interesses de alguns partidos.
A questão levantada por alguns republicanos num fórum on-line (ver link: José Fontana, o Ativista: Uma Perspectiva Inesperada da Nova Direita (estrategizando.pt)) prende-se com a inutilidade da "Fundação Res publica" fundada por José Sócrates e que substituiu a histórica "Fundação José Fontana" criada em 1978 por Mário Soares quando era primeiro ministro de um governo PS/CDS.
Além do historiador e Secretário Geral do mais recente partido em Portugal chamado "Nova Direita", Paulo Freitas do Amaral afirmar que Mário Soares escolheu e bem, o nome de José Fontana para o PS atual ser através da sua "Fundação José Fontana" uma espécie de herdeiro do trabalho realizado pelos republicanos do século XIX, alguns republicanos que irão realizar no jantar o debate no dia 3 de outubro de 2024, com o tema "Laicidade, Estado e Liberdade Religiosa: Reflexões entre a Implantação da República e o 25 de Abril", a realizar na Cooperativa dos Padeiros, também afirmam as suas dúvidas com a "insipidez" e utilidade pública desta fundações com é exemplo a nova "Fundação Res publica", assim como prometem discutir neste jantar debater o livro lançado por Paulo Freitas do Amaral.

*Paulo Freitas do Amaral
(Historiador)

Barcelos | IPCA abre Cursos de Alemão, Espanhol e Inglês

Até ao dia 6 de outubro estão abertas as candidaturas para os cursos regulares no Centro de Línguas do IPCA (CLIPCA), a decorrer no 1º semestre do ano letivo.
Os cursos de Alemão, Espanhol e Inglês vão decorrer de 25 de outubro a 25 de janeiro, com aulas realizadas em regime B-Learning.
Os interessados devem consultar o Edital que fixa os prazos de candidatura, inscrição, vagas, condições de funcionamento e emolumentos.
As candidaturas decorrem de 20 de setembro a 6 de outubro e devem ser realizadas exclusivamente online através do Formulário de Inscrição.
Mais informações em https://ipca.pt/centro-de-linguas/.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Aveiro | Noite Europeia dos Investigadores junta Ciência, Tecnologia e Arte

Na sexta-feira, 27 de setembro, a Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva, associa-se mais uma vez à celebração da Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que procura aproximar a ciência e os investigadores do público em geral. Um evento gratuito para todas as idades, que vai juntar Ciência, Tecnologia e Arte.
É já na próxima sexta-feira que a Fábrica Centro Ciência Viva será, em Aveiro, o palco daquele que é considerado o maior evento europeu de celebração da Ciência e da sua relação com a sociedade. Com entrada livre, a Noite Europeia dos Investigadores é dedicada a todos os públicos e famílias, decorre na Fábrica Centro Ciência Viva e no espaço exterior envolvente, e conta com uma programação especial das 19h00 às 24h00.
Num ambiente descontraído e informal, aberto à cidade, serão proporcionados momentos de contacto direto entre investigadores e o público participante, através de diversas atividades de comunicação e divulgação de ciência, tais como a Feira de Ciência e Tecnologia “Science@UA”, workshops, exposições e a antestreia de um espetáculo de Arte & Ciência. Desta forma, divulgar projetos de investigação, mostrar aos cidadãos quem são os nossos investigadores, o que os motiva e a importância do que fazem para a sociedade são os objetivos desta iniciativa celebrada à escala europeia em mais de 26 países.
O programa inicia às 19h00, e prolonga-se até às 24h00, com animação destinada aos mais pequenos (e não só), que inclui os sempre desafiantes Jogos do Hélder, insufláveis e uma performance de modelagem de balões muito original.
Entre as 19h00 e as 21h00, decorrerão sessões de digitalização de objetos em 3D com recurso a telemóveis, bem como do workshop Quintas Sonoras (FarmSonics) que transforma dados agrícolas em música, convertendo informações de sensores em som.
Das 21h00 às 24h00, decorre a Feira de Ciência e Tecnologia – “Science@UA”, com apresentação e demonstrações de 36 projetos de investigação inovadores desenvolvidos na Universidade de Aveiro. Nesse mesmo horário, estará aberta para visita a exposição “Mãos na Massa”.
Às 22h00, tem início no auditório da Fábrica, o Espetáculo de Arte & Ciência – Talk Show "Stem Cells Rock", um momento único que vai abordar o universo fascinante das células estaminais, num espetáculo com entrevistas, debates, humor e muita música. Com Ricardo Neves, como cientista e músico; Paulo Neto, Rodrigo Neves e João Pratas, na música; e Marta Condesso, no texto e narração. Este espetáculo destina-se a maiores de 6 anos.

Ao longo de todo o evento, das 19h00 às 24h00, no espaço exterior envolvente à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, haverá uma zona destinada a refeições ligeiras.

Todas as atividades da Noite Europeia dos Investigadores são gratuitas e não requerem inscrição prévia.

O programa detalhado do evento pode ser consultado em www.ua.pt/fabrica/nei-2024.

*Teresa Pereira

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)

...