quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Marinha Grande | ASSEMBLEIA MUNICIPAL REÚNE A 27 DE SETEMBRO


A Assembleia Municipal da Marinha Grande reúne no dia 27 de setembro, pelas 20h30, no auditório do Edifício da Resinagem, sito na Praça Stephens.

A ordem do dia é a seguinte:

1. APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL n.º 1/2024;
2. PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMO A MÉDIO/LONGO PRAZO PARA FINANCIAMENTO DA EMPREITADA “CONSTRUÇÃO DE PISCINA MUNICIPAL COBERTA DA MARINHA GRANDE” – APRECIAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL E DA MINUTA DO CONTRATO DE EMPRÉSTIMO;
3. ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA EM CUMPRIMENTO DO N.º 3, DA CLÁUSULA 16.ª DO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO REFERENTE 1.º PERÍODO DO ANO LETIVO 2023/2024 – PERÍODO DE 01/09/2023 A 31/12/2023 - AE MARINHA GRANDE NASCENTE | PROPOSTA DE ADENDA;
4. ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA EM CUMPRIMENTO DO N.º 3, DA CLÁUSULA 16.ª DO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO REFERENTE 1.º PERÍODO DO ANO LETIVO 2023/2024 – PERÍODO DE 01/09/2023 A 31/12/2023 - AE MARINHA GRANDE POENTE | PROPOSTA DE ADENDA;
5. ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA EM CUMPRIMENTO DO N.º 3, DA CLÁUSULA 16.ª DO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO REFERENTE 1.º PERÍODO DO ANO LETIVO 2023/2024 – PERÍODO DE 01/09/2023 A 31/12/2023 - AE VIEIRA DE LEIRIA | PROPOSTA DE ADENDA;
6. 3.ª ALTERAÇÃO AO MAPA DE PESSOAL 2024;
7. APROVAÇÃO PROPOSTA DE SUSPENSÃO PARCIAL DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE - ESTABELECIMENTO DE MEDIDAS PREVENTIVAS – AMPLIAÇÃO DA UNIDADE INDUSTRIAL DA MOLDETIPO – ENGENHARIA DE MOLDES E PROTÓTIPOS PARA A INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS, SA. – PARECER CCDRC;
8. APRECIAÇÃO DA ATIVIDADE MUNICIPAL E SITUAÇÃO FINANCEIRA.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Portugal acolhe Simpósio Internacional da TIMS. Especialistas internacionais visitaram moinho da Fonte de Ançã

 

O moinho da Fonte de Ançã foi um dos locais de visita dos participantes do 16.º Simpósio Internacional da TIMS – Sociedade Internacional de Molinologia, que decorre até amanhã, quinta-feira, em Portugal, sob o tema “Moinhos e Sustentabilidade no Séc. XXI - novas formas de preservação do património molinológico”.

O evento, que integra conferências a norte e a sul, percorre ainda o país através do Mill Tour “Portugal Premium Mills”, dando a conhecer um património molinológico vastíssimo, dos mais diversificados a nível mundial, no qual é referência também o moinho da Fonte de Ançã, que foi visitado esta terça-feira, 24 de setembro, por cerca de seis dezenas de especialistas, de vários países.
Na ocasião, a comitiva foi recebida pelo vice-presidente das Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, pelo presidente da Junta de Freguesia de Ançã, Cláudio Cardoso, pela presidente do Novo Rumo - Grupo de Teatro Amador de Ançã, Luísa Aguiar, e elementos da equipa, assim como pelo responsável da Patrimonium - Secção Cultural do Novo Rumo, Francisco Parreiral, tendo a oportunidade de ver o moinho em funcionamento, mas também degustar produtos típicos locais, como o famoso bolo de Ançã e o café de borra ao borralho. A visita incluiu ainda a exposição “Moinhos e Lagares”, patente no antigo Gabinete Técnico Local.

O moinho da Fonte é uma referência a nível nacional, depois da requalificação levada a cabo pelo Município de Cantanhede para preservação e valorização, e da parceria estabelecida com a Junta de Freguesia de Ançã e Grupo de Teatro Novo Rumo com vista à dinamização deste equipamento cultural do maior interesse.
Esta iniciativa é uma oportunidade única de divulgação dos moinhos portugueses a nível mundial, mas também permite dar a conhecer o que de melhor que se faz em termos de reconstrução, preservação e fruição dos moinhos tradicionais com interesse cultural, histórico, etnográfico e económico”, referiu Pedro Cardoso.
Durante a tour foram ainda visitados outros moinhos de tipologia rara, muitos deles também reconstruídos por autarquias locais.

Promover a preservação e valorização dos moinhos tradicionais, bem como dar o reconhecimento internacional e expressão mediática às instituições e projetos de estudo, preservação, reconstrução e valorização dos moinhos nacionais com rigor etnotecnológico, escala e impacto socio económico e cultural inseridos em estratégias de desenvolvimento sustentável, são os objetivos do Simpósio Internacional da TIMS.


Proença-a-Nova | Babel reforça a aposta na valorização e retenção de talento local


A Babel, multinacional tecnológica com escritório em Proença-a-Nova desde 2018, inaugurou o seu novo espaço a 24 de setembro, reforçando o compromisso com a descentralização e digitalização no interior de Portugal. Com as novas instalações, a Babel oferece agora melhores condições aos seus 50 colaboradores e especialmente na retenção de talento local e encorajando um modelo de trabalho híbrido.
Para João Lobo, presidente da Câmara Municipal, este investimento representa um “um orgulho não só para o concelho, mas também para a região. A proximidade com Instituições de Ensino Superior permite também aos jovens fixar-se no interior do país”.
Esta é a aposta da Babel em promover oportunidades de emprego qualificado e criar condições para que os profissionais da região possam desenvolver as suas carreiras sem a necessidade de se deslocarem para os grandes centros urbanos. A estratégia visa fortalecer a economia local através da valorização dos recursos humanos da região, a retenção de talento no interior e fomentar a criação de uma comunidade tecnológica sólida no interior do país.
Segundo Pedro Branco, Country Manager da Babel em Portugal, “a inauguração do nosso novo escritório em Proença-a-Nova é um passo essencial para garantir que possamos reter e atrair talento local. Acreditamos que criar condições de trabalho adequadas e modernas nas regiões do interior é fundamental para proporcionar aos profissionais qualificados a possibilidade de crescer e contribuir para o desenvolvimento do setor tecnológico em Portugal. Atualmente, o nosso escritório em Proença-a-Nova conta com cerca de 50 colaboradores, e temos como objetivo alcançar a marca de 100 profissionais nos próximos anos, reforçando assim o nosso compromisso com o talento local e o desenvolvimento da comunidade”.
A Babel continua comprometida com a transformação digital das empresas e instituições, oferecendo soluções inovadoras assentes em tecnologias exponenciais que permitem o crescimento sustentável e a modernização do tecido empresarial em todas as regiões de Portugal. Globalmente, a empresa conta com mais de 3.200 colaboradores, e em Portugal possui escritórios em Lisboa, Açores (Ilha Terceira), e Proença-a-Nova.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos


Comunicado | Boa gestão dos espaços públicos da freguesia. Junta de Esgueira repõe a verdade dos factos sobre a manutenção da Quinta do Cruzeiro

 

A Junta de Freguesia de Esgueira informa que tem toda a capacidade financeira e operacional para realizar todos os trabalhos necessários para a boa manutenção e gestão dos espaços verdes na Freguesia de Esgueira, ao contrário da informação veiculada na edição desta quarta-feira, 25 de setembro, do jornal Diário de Aveiro.
Informamos que ao longo dos últimos meses a Junta de Freguesia de Esgueira realizou várias obras de manutenção e qualificação do espaço verde da Quinta do Cruzeiro (local visado na notícia), e esclarecemos que a obra de reabilitação do sistema de rega do jardim aguarda, apenas, disponibilidade da empresa responsável pelo serviço, para dar início aos trabalhos. Esta informação foi prestada diretamente aos moradores da zona, quando questionaram, por telefone, a autarquia.
Não corresponde, por isso, à verdade dos factos as frases vindas a público na edição desta quarta-feira do jornal Diário de Aveiro, onde os moradores afirmam de forma incorreta que a Junta de Esgueira lhes disse que “não tem verba financeira para corrigir as saídas de água”.
De acordo um trabalho de cuidado planeamento, a Junta de Esgueira tem calendarizada a manutenção dos jardins e espaços verdes em toda a freguesia, com especial cuidado para as zonas de estar e de lazer, incluindo a sua qualificação.
Realizamos este trabalho com o devido planeamento e equilíbrio financeiro, cumprindo os compromissos assumidos com os cidadãos e cuidando bem do espaço público que é de todos, em especial dos esgueirenses.

Com os melhores cumprimentos,
A Presidente
Ângela Almeida 
Junta de Freguesia de Esgueira

Barcelos | 𝐍𝐨𝐯𝐨𝐬 𝐂𝐮𝐫𝐬𝐨𝐬 𝐏𝐑𝐑 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐢𝐧𝐚𝐝𝐨𝐬 à𝐬 𝐄𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚𝐬, 𝐀𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚çã𝐨 𝐏ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐒𝐞𝐭𝐨𝐫 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥

 O Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) está a desenvolver um conjunto significativo de Cursos Breves PRR integrados em Programas específicos de Formação destinados às Empresas, à Administração Pública e ao Setor Social.
Os cursos, desenvolvidos no âmbito do projeto Skills Boost 2025@IPCA – Programa Impulso Adultos, e em estreita colaboração com entidades regionais de cada setor (nomeadamente associações empresariais, municípios, empresas ou organizações do setor social), visam a qualificação dos seus quadros em diversas áreas, com especial enfoque na transformação tecnológica nas competências de gestão e estratégia. Em alguns cursos, existem ainda vagas especialmente destinadas a alumni do IPCA.
Esta semana iniciaram já seis Cursos:
Programa do Setor Social

- Comunicação Profissional e Gestão de Conflitos e Negociação
Programa do Setor Empresarial
-Introdução ao Power BI
-Excel Avançado
-Gestão de Conflitos e Negociação
Programa do Setor da Administração Pública
-Gerir o Desempenho na Administração – SIADAP 3 Dirigentes
O Plano de Formação será gradualmente implementado até ao final do ano, devendo ser estendido até 2025, face à enorme procura que tem tido, por parte dos candidatos.
Mais informação disponível em https://ipca.pt/

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Braga | Está a chegar a terceira edição dos “Dias da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa”


A Rede Europeia celebrará de 4 a 20 de Outubro de 2024 a terceira edição dos “Dias da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa

Esta edição integrará no seu programa mais de meia centena de atividades que decorrerão em 15 cidades de países como a Eslovénia, Espanha, Malta, Portugal e Sérvia.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Rede Europeia, tem periodicidade anual e dá a conhecer os valores culturais materiais e imateriais da Semana Santa fora da sua época celebrativa, para além de diversificar a oferta turística e cultural entre a população local e visitante de cada cidade.
Precisamente porque na Semana Santa e Páscoa as pessoas querem disfrutar, nas suas cidades das suas próprias tradições, os “Dias da Rede,” são uma ocasião excecional para conhecer um extraordinário legado em distintos lugares da Europa fora da sua época habitual.

Da programação constam visitas guiadas temáticas e visitas gratuitas a museus, visitas a ateliers de arte sacra e de criação artística contemporânea com demonstrações, concertos, degustação de gastronomia típica, projeção de vídeos, programas educativos para estudantes, representações teatrais, exposições, entre outros.

O Presidente da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Sergio Velasco, através de uma apresentação virtual, convidou todos os interessados “a conhecerem as tradições e a diversidade de manifestações que decorrem em vários lugares da Europa”, referindo que estas atividades permitem “tanto aos cidadãos das cidades que integram a Rede, como aos seus visitantes, aprofundar mais a sua cultura”.

Sergio Velasco lembrou que, desde a sua criação, a Rede Europeia “fixou como objetivo promover, difundir e preservar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as celebrações da Semana Santa e Páscoa”.

O Presidente também referiu que “acreditamos numa Europa com um legado partilhado, por isso unimos forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo e divulgação do património e das tradições através do trabalho científico e de investigação, além de promovermos o desenvolvimento turístico sustentável”.

Concluiu dizendo que “sem dúvida, que a iniciativa dos “Dias da Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa, é uma ocasião para descobrir um imenso património cultural, o passado e presente da nossa história, por forma a alcançar um futuro em que as tradições que nos acompanham continuem vivas”.

O programa completo pode ser consultado em http://www.holyweekeurope.com/dias-de-la-red/.

Mais sobre a Rede Europeia:
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa criada em 2019 é uma organização que trabalha em prol da difusão das tradições relacionadas com a Semana Santa e Páscoa salvaguardando, deste modo, o seu rico património. Um dos seus objectivos primordiais é contribuir para um maior conhecimento dos valores de um rico legado, ainda vivo em grande parte da Europa. Um legado que combina notáveis diferenças locais, com uma ampla difusão como elemento comum de muitas regiões.

Mais informação em www.holyweekeurope.com

*Abel Rocha
Departamento de Comunicação e Imagem
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga

CANTANHEDE | AFONSO CRUZ REPRESENTA PORTUGAL NO CAMPEONATO DAS NAÇÕES


O Jovem piloto Afonso Cruz, vai representar Portugal no Campeonato das Nações, alinhando pela primeira vez, na classe principal, apesar da sua tenra idade.
Apenas com 17 anos, Afonso Cruz, filho do consagrado piloto Luis Ferreira, ambos oriundos da freguesia de S. Caetano, no concelho de Cantanhede, estará de 25 a 29 do corrente, em França, nomeadamente, no circuito francês de Carole localizado a cerca de 20 minutos de Paris, considerado por muitos, como um dos ‘berços’ da modalidade.
Afonso Cruz, irá estar aos comandos de uma KTM 450 SMR, competindo com os melhores pilotos do mundo desta especialidade.

O jovem piloto Afonso Cruz, disputa neste momento os campeonatos nacionais das modalidades de enduro e supermoto, onde em ambas modalidades, ocupa os lugares do pódio, dai a sua chamada para representar o seu país.
Recorda-se que o piloto Afonso Cruz, já no ano transato, disputou a prova, mas como júnior, em Itália, tendo obtido ótimos resultados na sua classe.

Afonso Cruz, em mais uma presença internacional, nomeadamente na disputa do Campeonato das Nações, aproveitou o momento para agradecer à F M P Federação Portuguesa de Motociclismo e aos seus principais patrocinadores recordando que sem o seu contributo e apoio, não seria possível, concretizar a sua presença nestas modalidades e em particular, nesta competição internacional, referindo também o contributo do seu pai Luis Ferreira, que tem sido o grande mentor da sua carreira.

Com o apoio:
Ige Construcion
Águas do Caramulo
Sociedade Columbófila de Cantanhede
Cruborg
Tuttipromo
Intermarché de Oliveira de Frades
Ginásio Fit 3070
Papel Outlet
Extinlândia
Scorpion bar
Junta de freguesia de São Caetano
Publicant
Portelabike loja de bicicletas KTM

Mestrados da Católica Porto Business School entre os melhores do mundo nos QS Business Master’s Rankings 2025

 Os resultados dos QS Business Master’s Rankings 2025 acabaram de ser anunciados e a Católica Porto Business School permanece nos rankings dos melhores mestrados do mundo, em Gestão, Finanças e Marketing
Os QS Business Master’s Rankings estão entre os rankings internacionais mais prestigiados no mundo, avaliando programas de mestrado com base em cinco critérios: empregabilidade, resultados dos alumni, retorno sobre o investimento, liderança de pensamento, e diversidade dos estudantes e do corpo docente.
 
Este ano, os mestrados da Católica Porto Business School destacaram-se nos indicadores “Diversidade”, tanto em termos de género, como de nacionalidades dos estudantes e do corpo docente, e “Value for Money”, atestando que os alumni têm um dos melhores retornos sobre o investimento, e recuperam rapidamente o custo do programa, em parte devido aos salários competitivos que obtêm à entrada no mercado de trabalho.
 
Nas palavras de João Pinto, Diretor da Católica Porto Business School, "os nossos Mestrados em Gestão, Finanças e Marketing já tinham sido reconhecidos, sendo que esta nova inclusão reforça a nossa qualidade de ensino e o compromisso em preparar os líderes do futuro."
 
Já para Paulo Alves, Vice-Diretor e Diretor-Adjunto para os mestrados, "estes rankings são mais um sinal de qualidade da nossa oferta formativa ao nível dos mestrados. Um sinal que se junta ao muito restrito Triple Crown (tripla acreditação EQUIS, AMBA e AACSB) que ostentamos com responsabilidade.  A inclusão dos nossos mestrados neste ranking prova que estamos no caminho certo, especialmente na criação de ligações entre os nossos alunos e as empresas, uma área onde somos líderes desde a fundação da nossa Escola."
 
A inclusão nos QS Business Master’s Rankings é mais uma prova do compromisso da Católica Porto Business School em proporcionar aos seus estudantes uma educação de excelência e com impacto global.

*Fernanda Teixeira 

 

𝑻𝒓𝒆𝒊𝒏𝒐 𝒅𝒆 𝑶𝒃𝒔𝒆𝒓𝒗𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒂 𝑺𝒆𝒍𝒆𝒄̧𝒂̃𝒐 𝑹𝒆𝒈𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝑷𝒂𝒕𝒊𝒏𝒂𝒈𝒆𝒎 𝑨𝒓𝒕𝒊𝒔𝒕𝒊𝒄𝒂

 

Realizou-se no passado sábado, 21 de setembro, nesta cidade, em instalações gentilmente cedidas pelo Município de Cantanhede, o treino de observação de patinagem artística da seleção regional da AP Coimbra.
Para estes trabalhos foram selecionados 4 atletas da Secção de Patinagem da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nomeadamente Dara Marques, Eduardo Cunha, João Pedro Alegre e Maria Filipa Fernandes, sendo esta convocatória um reconhecimento mais do que merecido, fruto do esforço, dedicação e superação constantes ao longo de uma época marcada por inúmeros desafios.
É ainda com grande satisfação que vemos o atleta André Mendes da ASSSCC, do outro lado, a dar este importante passo na sua carreira.
A sua nomeação como selecionador é o reflexo do seu talento, dedicação e da paixão que sempre demonstrou pelo desporto.
A ASSSCC assim como todos os seus colegas e amigos celebram esta conquista e desejam-lhe o maior sucesso neste novo desafio, contando sempre com o nosso apoio e admiração.

Cantanhede | Inauguração agendada para 29 de setembro. Museu de Arte e do Colecionismo quer ser uma referência nacional e internacional

 
Cantanhede passa a dispor, a partir do próximo domingo, 29 de setembro, de um equipamento cultural único na região. Trata-se do MACC – Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede, que nasce a partir da doação ao Município de Cantanhede pelo médico, político e humanista, Cândido Ferreira, de um acervo constituído por centenas de milhar de peças reunidas em cerca de 100 coleções.
O MACC está organizado em sete grandes áreas de colecionismo, designadamente pintura, mobiliário e artes decorativas portuguesas, arqueologia de todas as civilizações, artesanato do mundo, história do dinheiro, história postal, temas de bibliografia e afins e colecionismo dito popular.
Instalado no centro da cidade, na sequência da reabilitação e adaptação da Casa do Capitão Mor, antiga Casa Municipal da Cultura, à qual surge agora justaposto um novo módulo construtivo implantado na área antes ocupada pelas antigas instalações da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, este equipamento cultural aposta forte nas funções cultural, patrimonial e educativa, que não podem deixar de fazer parte de equipamentos coletivos desta natureza.
Estruturado a partir do programa museológico do professor doutor Fernando António Baptista Pereira e da museografia assinada pelo Atelier P0-6, o MACC procurará celebrar a Arte e o gosto colecionista mediante estratégias expositivas muito originais, alternando salas-arquivo e outros dispositivos de arquivo/vitrine dedicadas à História do Dinheiro (Numismática e Circulação Fiduciária), à História Postal (Filatelia e Postais) e, ainda, às outras coleções (rótulos, relógios, canecas, caixas de fósforos, brinquedos, pins, aparelhos de rádio, etc.) com salas dedicadas a ambientes de colecionadores dedicados à Pintura, à Escultura e às Artes Decorativas dos séculos XIX e XX.
Completam o programa funcional do MACC uma galeria de exposições temporárias aberta ao intercâmbio de produções internas com produções internacionais, um jardim futuramente destinado a feiras do colecionismo, que vão procurar fazer de Cantanhede a capital do colecionismo em Portugal, e uma cafetaria/doçaria.
Reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade e consistência das suas coleções, Cândido Ferreira, falecido há pouco mais de um ano, sempre afirmou ter sido o seu “espírito inquieto” que o levou a juntar objetos. Daí que a doação do seu vasto espólio mais não é do que a devolução “aos seus legítimos proprietários, que são o nosso povo e os povos com quem nos cruzamos ao longo de uma História de que Portugal só pode orgulhar-se”.
O MACC nasce, desta forma, de uma virtuosa conjugação de vontades. Por um lado, de um colecionador privado que abdica da propriedade de um acervo para disponibilizar ao público, por outro o Município de Cantanhede, que disponibiliza os seus recursos humanos, técnicos e financeiros, para assumir responsabilidades sobre o destino desse mesmo acervo.

Voto de louvor e reconhecimento a Cândido Ferreira
Recorde-se, a propósito, que a Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, em 7 de abril de 2019, a atribuição de um voto de louvor e reconhecimento a Cândido Ferreira, tendo em conta o inestimável benefício que o seu gesto de benemerência representa para o concelho, ao nível da oferta de serviços culturais e do reforço da atratividade do território, sem esquecer os méritos que evidenciou, quer profissionalmente, como médico na sua área de especialização, mas também como ensaísta e romancista ou ainda como político muito empenhado na defesa de importantes causas sociais.
Natural de Febres, Cândido Manuel Pereira Monteiro Ferreira, faleceu a 21 de março de 2023, aos 74 anos. Teve uma carreira de referência na Medicina, área na qual se licenciou, em 1973, pela Universidade de Coimbra. Especialista em Nefrologia, destacou-se ainda pela atividade político-partidária, mas também enquanto escritor de romances, contos, crónicas e ensaios, sendo membro da Associação Portuguesa de Escritores, a convite da Direção.

Aveiro | Reunião de Câmara – 24 de setembro de 2024


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada ontem, terça-feira, dia 24 de setembro de 2024, nos Paços do Concelho.

1. Protocolo de Cooperação com a Associação Musical das Beiras

O Executivo Municipal deliberou aprovar o Protocolo de Cooperação a celebrar entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Associação Musical das Beiras / Orquestra Filarmonia das Beiras, fundada em 1995, uma instituição cultural sem fins lucrativos.
Constitui objeto do presente Protocolo de Cooperação o apoio institucional, logístico e financeiro da CMA no montante anual de 50.000€, para a realização das atividades da Associação Musical das Beiras, nomeadamente, as que decorrerão no Município de Aveiro: atividades e eventos de cariz cultural e formativo, onde se incluem concertos; ações de atração de novos públicos envolvendo diferentes tipos de música; formação orientada para as escolas do primeiro ciclo do ensino básico; espetáculos teatrais com música; óperas; grupos de câmara.
Neste Protocolo, tal como divulgado publicamente a 04 de setembro, é cedido o requalificado Centro Cívico de Aradas, que passará, a partir do dia 1 de outubro de 2024, a denominar-se “Casa de Música” e é parte integrante do “Quarteirão de Artes e Cultura de Aveiro”, sendo referenciado na sua localização por “Aradas – Aveiro”.
A obra de requalificação do edifício “Casa de Música”, realizada pela CMA entre 2022/2024 com um investimento de cerca de um milhão de euros, permitiu a renovação e qualificação de todas as infraestruturas, a readaptação de espaços funcionais, o melhoramento das condições de acessibilidade, com o objetivo de dar uma nova vida a um espaço destinado à realização de atividades culturais.
A Orquestra Filarmonia das Beiras desempenha um importante papel pedagógico na comunidade. Colabora intensivamente com escolas de música e jovens músicos, organizando anualmente cursos internacionais de direção de orquestra e de música vocal, bem como estágios internacionais de orquestra sinfónica. Atualmente, a OFB é composta por 31 músicos e é dirigida pelo maestro Jan Wierzba.

2. Câmara vai entregar 66 habitações a famílias necessitadas

O Executivo Municipal deliberou aprovar o relatório provisório para entrega de 66 habitações, propriedade da Câmara de Aveiro, em regime de arrendamento apoiado, que obteve 618 candidaturas, das quais, 85% foram consideradas válidas (527).

Segue-se agora o período formal de audição dos interessados, após a apreciação da qual o Executivo Municipal fará a aprovação da lista definitiva com a atribuição das habitações em causa.

Dos dados totais em análise, é possível concluir que 68% das candidaturas (385) se prenderam com a procura de uma renda mais acessível e apenas 11% (68), devido a más condições habitacionais. Outro dos dados relevantes tem que ver com a tipologia de famílias candidatas, já que 55% dos cidadãos correspondem a famílias unitárias (179) ou monoparentais (164).

Em termos profissionais, apenas 31% dos candidatos se encontram em situação de desemprego (193). Relativamente à principal fonte de rendimento, 50% dos cidadãos em causa afirma que o salário é a sua principal receita (312) e 2% não tem qualquer rendimento (11).

De referir ainda que, das 527 candidaturas consideradas válidas, 20% estão em situação de alojamento precário (126), 41% residem em Aveiro há menos de cinco anos e 26% são cidadãos estrangeiros.

Na gestão da CMA a área da Habitação Social é uma prioridade política importante, que assumimos com uma abordagem total e integrada nas suas várias dimensões, prosseguindo com o trabalho realizados nos anteriores mandatos (2013/2017 e 2017/2021), concretizando investimentos relevantes que se encontram em diferentes fases e fazendo diariamente o acompanhamento técnico dos Inquilinos da CMA com ações e programas que aumentam o seu nível de integração social e de qualidade de vida.

3. Contrato de Comodato a celebrar com as Florinhas do Vouga

O Executivo Municipal deliberou autorizar a celebração do Contrato de Comodato com a IPSS Florinhas do Vouga para o desenvolvimento do projeto “Apartamentos Partilhados”. Este acordo surge no âmbito da intenção manifestada pela IPSS Florinhas do Vouga que veio solicitar a continuidade da parceria com a Câmara de Aveiro, de forma a permitir que os utentes continuassem a usufruir de apoio e do balanço positivo do projeto.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) constituiu-se parceiro no projeto “Apartamentos Partilhados”, através da cedência de dois apartamentos para habitação, para pessoas que se encontrem em situação de sem abrigo.

Ainda no seguimento da aprovação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2025-2030, entende a CMA ser pertinente e primordial a continuidade da parceria com o projeto Apartamentos Partilhados, de forma a contribuir para a implementação da ENIPSSA, por se considerar a única resposta de alojamento de emergência existente no Concelho.

4. Acordo de Parceria com a Associação Calioásis

O Executivo Municipal deliberou aprovar o Acordo de Parceria a celebrar com a Associação Calioásis – Centro de Bem-Estar para Pessoas Afetadas pelo Cancro, no âmbito da candidatura ao Programa Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto.

Este acordo prevê um apoio financeiro global ao Projeto “CaliSense”, no valor de 15.000€ a pagar em três tranches de 5000€, até 2026.

Com esta parceria, a CMA procura contribuir para a melhoria do bem-estar de, pelo menos, 10 crianças, entre os 3 e os 18 anos, em tratamento oncológico e respetivas famílias, residentes no Município de Aveiro.

5. Atribuição de apoio no âmbito do Fundo de Apoio a Famílias
O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a famílias residentes em Aveiro, num total de três agregados e sete cidadãos, no valor global de 2.460€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.
Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2024 uma verba total orçamentada de 150.000€.

6. Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – isenção de taxas

O Executivo Municipal deliberou isentar a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do pagamento da taxa licença especial de acabamentos, pelo período de 18 meses, no valor de 372,09€, atento à importância do trabalho desenvolvido pela referida Associação e ao relevante objetivo de legalização das suas instalações.

7. PMAA - Atribuição de Apoio ao Centro Social e Paroquial da Vera Cruz – “Festival da Interculturalidade”

O Executivo Municipal aprovou atribuir um apoio financeiro no montante de 1.250€ para a realização da ação pontual "Festival da Interculturalidade 24", promovido pelo Centro Social e Paroquial da Vera Cruz (Casa da Vera Cruz). Foi também aprovada a minuta do Protocolo de Cooperação Financeira para Apoio à Ação Pontual a realizar, no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA).
O “Festival da Interculturalidade” visa promover comportamentos de respeito e união entre as pessoas de diversas nacionalidades e tem por objeto uma ação de sensibilização para combater comportamentos discriminatórios e promover a diversidade cultural do concelho de Aveiro.

8.Contrato de permuta de Terreno entre o Município de Aveiro e Armazéns Reis – Materiais de Construção, S.A.

O Executivo Municipal deliberou aprovar o Contrato de Permuta de Terrenos entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e os Armazéns Reis – Materiais de Construção, S.A. que permitiram a construção do novo arruamento de interligação da nova rotunda de Mamodeiro com a Rua da Cafelada, em Mamodeiro.

Assim, a CMA entrega à empresa três parcelas nas imediações dos Armazéns Reis, com a área total de 2.720,80 m2 e o valor 87.636,97€, em contrapartida, a empresa Armazéns Reis entrega à CMA cinco parcelas de terreno com a área global de 974,40 m2 e o valor de 26.016,48€ (onde já está edificado o referido arruamento) além de 61.620,49€, correspondente à diferença de áreas e valores dos respetivos terrenos. As parcelas permutadas irão ainda ser parte da ampliação desta unidade comercial.

Este novo arruamento servirá de acesso à ampliação da Área de Atividades Económicas – Aveiro Sul (ZI Mamodeiro) possibilitando a requalificação desta parte do território do Município, melhorando as condições viárias e a qualidade dos espaços como fator de atração para a instalação de mais e melhores empresas, bem como o crescimento das já existentes.

A via de ligação da Rotunda da EN 235 à Calefada – Mamodeiro, concluída em dezembro de 2021, teve como objetivo o aumento significativo da segurança automóvel e pedonal, dos acessos locais aos Armazéns Reis, terminando, assim, com a ligação existente, perigosa e ilegal, à estrada nacional.

9.Procedimento de contratação de financiamento de médio e longo prazo

O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta de adjudicação para contratualização de financiamento bancário, no valor de 19.350.000€, com a Caixa económica Montepio Geral, Caixa económica Bancária, S.A., com um prazo de 20 anos.

O contrato prevê que o reembolso seja realizado em prestações trimestrais, com taxa de juro variável, indexada à Euribor a 3 meses do spread de 0,239% e pagamento de juros também a três meses.

A opção da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) pela aquisição deste serviço de financiamento, tem em vista a construção do novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto e a requalificação e beneficiação do Estádio Municipal de Aveiro / Mário Duarte.

Nos últimos dez anos concretizámos a recuperação financeira da CMA, conquistámos a sua solidez financeira e a autonomia de gestão, assim como a possibilidade de recorrer ao instrumento do financiamento bancário, como nova fonte de financiamento do investimento.

Com o valor da média da receita corrente líquida dos três exercícios anteriores (2021, 2022 e 2023), fixado em 73.766.737€ e o valor da dívida total relevante indicado, foi possível alcançar no exercício económico de 2023 um rácio de 0,95, apresentando assim, em 10 anos, uma recuperação financeira notável da CMA, a qual passou de um rácio de 3,4 registado em 2013, para o que se projeta desde já para o final de 2024, de 0,8.

No novo e atual Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2030, constata-se que os equipamentos desportivos construídos de raiz, não são elegíveis a financiamento, nem a reabilitação estrutural de equipamentos desportivos existentes, e é cada vez mais provável que a plena e regular circulação financeira do Portugal 2030 com as entidades titulares de projetos, não vai estar a funcionar em 2024, exigindo esforço financeiro acrescido para que a CMA continue um ritmo forte de investimento.

A aposta na utilização desta nova fonte de financiamento do investimento, que queremos assumir no quadro do Orçamento CMA em execução e muito em especial no Orçamento CMA de 2025 (e seguintes), exige a devida e atempada tramitação dos atos administrativos e políticos, que culminam com o visto do Tribunal de Contas.

O processo segue para apreciação e votação em sede de Assembleia Municipal.

10. 5.ª revisão orçamental 2024

O Executivo Municipal deliberou aprovar e submeter à apreciação e votação da Assembleia Municipal o ajustamento dos cronogramas financeiros de vários projetos de investimento, face ao que foi considerado na elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024 e cumprindo a recomendação do Tribunal de Contas, sobre esta matéria, e criando condições formais para o lançamento de concursos públicos de várias obras da Câmara Municipal de Aveiro nas próximas semanas.

O processo segue para apreciação e votação em sede de Assembleia Municipal.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro