quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Silves | Luís Trigacheiro é o artista convidado para o concerto comemorativo do 10º aniversário do Centro Pastoral de Pêra, dia 28 às 21h00

 A comemoração do 10º aniversário do Centro Pastoral de Pêra é já no próximo dia 28 de setembro com um Concerto Solidário, que será incrível.
Luís Trigacheiro, dono de uma voz única e poderosa, sobe ao palco do Centro Pastoral de Pêra pelas 21h00 para apresentar o seu álbum de estreia "Fado do Meu Cante".
Vai ser um espetáculo intimista, marcado pela musicalidade do cante alentejano e do fado, com as suas sonoridades tão características.
Os bilhetes têm o custo de 8,00€ e o valor irá reverter para o Centro Pastoral de Pêra.
Compre o seu ingresso em https://cmsilves.bol.pt/Comprar/Bilhetes/144817-luis_trigacheiro-aud_centro_pasto_pera/ ou reserve diretamente no Centro Pastoral de Pêra de segunda a sexta feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00 ou através do número 913 999 848.
Uma iniciativa organizada pelo Município de Silves em parceria com o Centro Pastoral de Pêra.
 
Venha celebrar este momento especial!

 

 

De acordo com a Dyntra – Dynamic Transparency Index. Câmara de Cantanhede entre as 20 mais transparentes do país


A Dyntra – Dynamic Transparency Index colocou Cantanhede entre as 20 autarquias mais transparentes de Portugal. Nesta plataforma, que avalia a transparência da informação pública de várias entidades, a autarquia cantanhedense surge no 19.º lugar, a segunda melhor posição no que diz respeito aos municípios da região de Coimbra, à frente de capitais de distrito como Porto, Viseu, Aveiro, Guarda ou Faro.
A publicação de atas das sessões de Câmara e Assembleia Municipal, a existência de um Código de Ética ou de Conduto do Município, ou a divulgação de planos municipais de áreas setoriais como a Cultura, Educação ou Proteção Civil são alguns dos indicadores em que o Município de Cantanhede merece avaliação positiva.
A participação ativa e informada dos cidadãos é determinante no desenvolvimento das comunidades, daí que se valorize a relação entre estas e a autarquia. A par disso, só disponibilizando a informação da atividade camarária se pode estabelecer uma relação de confiança com os munícipes.
Recorde-se que já no Índice de Transparência Municipal – no qual os 308 municípios são avaliados pela informação disponibilizada aos cidadãos nos seus websites -, Cantanhede surge sempre nos lugares cimeiros.
A Dyntra – Dynamic Transparency Indice é uma plataforma colaborativa, administrada pela Dyntra ivzw, uma organização internacional sem fins lucrativos com sede em Bruxelas (Bélgica), que tem como objetivos corporizar o movimento social para a transparência dinâmica e o governo aberto, desenvolvendo índices para medir a informação pública de governos, administrações públicas, partidos políticos, governantes eleitos e os diferentes atores sociais de forma dinâmica, eficiente, transparente e aberta.

Dia 29 de setembro, às 11h, na Biblioteca, da Fundação de Serralves. O FUTURO: 13 anos a proteger a vida terrestre com o cidadão

 “Alimentar uma causa” uma parceria entre a Fundação Serralves e a Universidade Católica
"O FUTURO: 13 anos a proteger a vida terrestre com o cidadão" é o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento aberto ao público que terá como oradora Conceição Almeida, coordenadora do projeto FUTURO, que se realiza a 29 de setembro, pelas 11h00, na Biblioteca, da Fundação de Serralves.
O projeto FUTURO é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar e manter florestas urbanas nativas nesta região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores. “No âmbito do projeto são plantadas espécies arbóreas e arbustivas autóctones da flora portuguesa, que em conjunto com ações concertadas, promovem o restauro ecológico das áreas florestais da AMP,” explica Conceição Almeida, do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). Ao mesmo tempo, procura-se informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas.
Procura-se envolver entidades privadas no projeto FUTURO de forma a assegurar a manutenção de áreas em restauro. É deste propósito que nasce o programa de mecenato – HECTARE.  São exemplo as entidades CASFIL Indústria de Plásticos, S.A; a Critical TechWorks; a Garcia Garcia e a Eurest.
 
A sessão “O FUTURO: 13 anos a proteger a vida terrestre com o cidadão” integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, decorre no próximo dia 29 de setembro, às 11h, na Biblioteca da Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.
 
 
*Fernanda Teixeira

Câmara de Águeda distinguida pela excelência autárquica

A Câmara Municipal de Águeda recebeu, ontem, três prémios de Excelência Autárquica, nas categorias de Desporto, Cultura e Turismo, durante o II Congresso da Cidade Social, que decorreu em Santa Maria da Feira.
“Estes prémios reconhecem o trabalho que temos feito nestas áreas, tal como em muitas outras, que são estratégicas e que são, uma vez mais, apontadas como de excelência pelos nossos pares”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que os projetos premiados estão a ser desenvolvidos pelo Município e têm “um impacto muito positivo na nossa comunidade”, seja do ponto de vista cultural, desportivo, social, turístico e económico.
A Câmara Municipal de Águeda foi triplamente premiada neste encontro da Cidade Social o que é, acrescenta Edson Santos, uma “clara demonstração do dinamismo municipal nas várias áreas de atuação” e que “nos responsabiliza a continuar a fazer cada vez mais e melhor pelos nossos cidadãos”.
Este reconhecimento público aplaude os projetos “Pedal in Águeda” (desporto), “MALA” (cultura) e AgitÁgueda (turismo) desenvolvidos pelo Município de Águeda, destacando os impactos que têm junto da comunidade local, na mudança de comportamento, na atração de novos públicos e na promoção do território.
No âmbito das ações estratégicas desenvolvidas para a promoção das modalidades desportivas ligadas à bicicleta e à mobilidade suave, o Município de Águeda criou o programa “Pedal in Águeda” que incorpora projetos específicos com ações concretas de intervenção e dirigidos a públicos diferentes: “Bicicleta vai à Escola”, “Escolas com Pedal”, “Águeda Bike 4 Kids” e “Águeda Bike Ativa”.
Este programa, que acaba de ser elogiado e premiado a nível nacional pela “Excelência Autárquica”, pretende levar os cidadãos à adoção de comportamentos que promovam o desenvolvimento sustentável do território, envolvendo a comunidade em geral, a comunidade escolar, o comércio, empresas e associações. Simultaneamente, objetiva aumentar o número de praticantes de desporto (neste caso relacionado com a bicicleta) e promover um estilo de vida ativo e saudável.

Cultura e turismo
Também pela “Excelência Autárquica” foi premiado, na área cultural, o “MALA – Projeto Educativo e Cultural do Município de Águeda”, que tem por objetivo estabelecer e consolidar laços com o público, seguindo uma estratégia a longo prazo para impulsionar e enriquecer o panorama cultural e artístico no Município. Este projeto promove uma colaboração ampla entre os serviços culturais municipais, incluindo o Centro de Artes de Águeda, a Biblioteca Municipal Manuel Alegre e as Residências Artísticas.
Desta colaboração, concertada e estratégica, resulta uma programação regular e colaborativa entre os diferentes equipamentos culturais, visando proporcionar à comunidade, de forma transversal a todos os públicos, a experimentação de diversas manifestações culturais e artísticas. Da sua estratégia programática fazem parte ações como os projetos de envolvimento comunitário, de formação e capacitação de públicos, que se pretende que sejam marcos no panorama cultural do território.
Mesmo que dispense “apresentações”, o multipremiado AgitÁgueda é reconhecido como um evento inspirador e permitiu ao Município de Águeda trazer mais um Prémio “Excelência Autárquica” do encontro da Cidade Social, neste caso na área do turismo.
O evento é uma das apostas estratégicas de promoção territorial do Município de Águeda, que proporciona a revitalização e utilização sustentável dos espaços públicos, a dinamização do comércio local e a promoção do convívio associativo local através de múltiplas atividades culturais, artísticas, desportivas e de promoção turística.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro


 

RedEscolas - All4Integrity: 4ª Edição do Programa RedEscolas Anticorrupção

 Recordamos que as inscrições para a 4ª edição do Programa RedEscolas Anticorrupção, escolas que promovem uma cultura de integridade, uma iniciativa da All4Integrity que visa promover a literacia anticorrupção junto dos alunos do 7º ao 12º ano, estão a decorrer!
Este Programa, disponível para todas as escolas, públicas e privadas, bem como para instituições de ensino regular e profissional, em Portugal e no estrangeiro, tem como objetivo envolver os jovens na criação de uma cultura de integridade e cidadania ativa.
Período de Adesão: De 9 de setembro a 25 de outubro
InscriçõesAceda aqui  
Roteiro Pedagógico: Aceda aqui
RegulamentoConsulte aqui
Convidamos todas as escolas a participar e a envolver os seus alunos nesta iniciativa transformadora. O compromisso com a integridade começa na educação, e o programa RedEscolas Anticorrupção é uma oportunidade única para capacitar os jovens com valores essenciais para o futuro.
Agradecemos desde já o vosso interesse e estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.
Ajude-nos a divulgar esta iniciativa!

A Equipa RedEscolas

Aveiro | Exposição de Vasco Branco; ATLAS recebe Rosa Alice Branco; Open Call Bienal de Cerâmica; Pennyfly apresenta-se no exterior do Hospital de Aveiro

 I – Exposição de Vasco Branco
- Roteiro irreverente de uma obra apresentado em Aveiro –
A Praça da República receberá durante um mês, de 27 de setembro a 27 de outubro, a exposição evocativa da Vida e Obra de Vasco Branco, figura ímpar da cultura e sociedade Aveirense.
Vasco Branco foi um criador multifacetado que se evidenciou no campo das artes plásticas, nomeadamente na cerâmica e pintura, no cinema e na literatura.
Esta mostra, que contou com a curadoria de Rosa Alice Branco, integra o Programa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e será inaugurada no dia 27 de setembro às 18h30.

II – ATLAS Aveiro recebe a poetisa Rosa Alice Branco
A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito da programação do ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal e integrado no Programa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, promove “Encontros de Aveiro: à conversa com Rosa Alice Branco” na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, pelas 21h30, no ATLAS Aveiro. Tem entrada livre.
Rosa Alice Branco é poeta, ensaísta, investigadora e tradutora. A par com a atividade literária, tem um doutoramento em Filosofia Contemporânea e dedica-se profissionalmente à Neuropsicologia da Perceção e à Estética, sendo dois dos seus livros de ensaio dedicados à perceção nas artes.
Enquanto curadora cultural organizou vários colóquios e festivais de poesia, dentro e fora de Portugal, e foi coeditora de revistas de filosofia e poesia.
Recorde-se que recentemente e integrado neste programa de conversas, já participaram vários escritores como Francisco Moita Flores, João Tordo, Gonçalo M. Tavares e Isabel Rio Novo.

III – Open Call – Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro
- 1 de outubro a 30 de novembro 

A 1 de outubro, terça-feira, abre o período de inscrições para a participação na décima sétima edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro que terá lugar entre 18 de outubro de 2025 e 18 de janeiro de 2026. Os artistas interessados em participar poderão efetuar a sua inscrição entre os dias 1 de outubro e 30 de novembro de 2024, em formato digital, através do formulário constante no website https://bienalceramicaaveiro.pt/. Para obter informações detalhadas, pode consultar as normas de participação em www.cm-aveiro.pt<http://www.cm-aveiro.pt/> e, igualmente, em https://bienalceramicaaveiro.pt<https://bienalceramicaaveiro.pt/>.

Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a Bienal atribui três prémios: 13.000,00 euros para o primeiro prémio; 8.000,00 euros, para o segundo; e 4.00,00 euros para o terceiro prémio. Para além destes prémios, o júri poderá atribuir Menções Honrosas. As obras premiadas, excluindo as Menções Honrosas, ficam a pertencer à CMA.

Mediante os elementos apresentados, o júri da Bienal fará uma primeira triagem das obras até ao dia 27 de janeiro de 2025, sendo comunicado aos concorrentes selecionados que devem entregar os seus trabalhos até ao dia 30 de abril de 2025.

As obras selecionadas ficarão em exposição de 18 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026 no Museu de Aveiro / Santa Joana, sendo que no dia da inauguração serão conhecidos os vencedores.

A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro visa contribuir para a produção de cerâmica artística contemporânea, através do estímulo à experimentação e à criatividade, constituindo-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica e contribuindo para uma formação didática e para o desenvolvimento de carácter cultural.

IV – Pennyfly apresenta-se no exterior do Hospital de Aveiro
- Programa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura - Prescrições Culturais -
Na sexta-feira, dia 27 de setembro, o programa Prescrições Culturais leva ao exterior do Hospital de Aveiro uma divertida e animada dupla que irá apresentar um autêntico teatro de divertimento, o designado “vaudeville”.
A iniciar às 10h30, esta peça apresentada pela Companhia Marimbombo trará, no seu curioso palco móvel, jazz, sapateado, magia, diabolo e números de cabaret.
Trata-se de um evento organizado no âmbito do Programa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

V – “Cultura Perto de Si” apresenta Corais de Aveiro em Nariz
Dia 28 de setembro, sábado, pelas 21h30, o programa Municipal “Cultura Perto de Si” apresenta “Corais de Aveiro” na igreja de São Pedro de Nariz.
Promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, o evento junta o Coral Vera Cruz e o Coral Claravallys – Associação Musical e Cultural de São Bernardo, num concerto único.
Recorde-se que “Cultura Perto de Si” é um Programa Municipal que, desde 2018, tem por missão promover, divulgar e descentralizar a cultura no Município de Aveiro, bem como, simultaneamente, criar laços entre as instituições envolvidas e a comunidade, cimentando redes de itinerância e troca de experiências culturais.
A iniciativa tem como objetivo principal descentralizar a oferta cultural promovendo a realização de espetáculos em todo o Município.
Um projeto que leva a cultura às pessoas, apresentando-a em palcos informais, com agentes das mais diversas áreas. Pretende-se derrubar barreiras no acesso à cultura, aproximando-a das comunidades, assim como gerar novos eixos de apresentação artística. Neste ano de especial importância, o “Cultura Perto de Si” integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Coimbra | 28 de setembro | 10h00 – 12h30 | ESAC, Auditório H1. Professores dos EUA proferem aula inaugural do Mestrado em Agricultura Biológica da ESAC


Bill Tracy e Cathleen McCluskey, ambos professores da Wisconsin University (Estados Unidos da América), proferirão a aula inaugural do Mestrado em Agricultura Biológica da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), que terá lugar no próximo dia 28 de setembro, das 10h00 às 12h30, no auditório H1.

O professor Bill Tracy dedica-se ao melhoramento do milho doce por via da descoberta de informações genéticas úteis para esse fim. Dirige programas de melhoramento de milho doce comercialmente úteis. No programa de melhoramento faz uso extensivo de germoplasma tropical e outros milhos não doces. Na pesquisa genética, a equipa que integra concentra-se na relação entre o desenvolvimento da planta de milho e a resistência a pragas; nos mutantes de endosperma e seus efeitos na qualidade, germinação e tolerância ao frio; e na filogenética e evolução do milho doce. Faz ainda investigação na área do melhoramento participativo e direcionada para explorações em modo de produção biológica.

A professora Cathleen McCluskey é associada honorária do Department of Plant and Agroecosystem Sciences at the University of Wisconsin-Madison. É também Diretora de Advocacia e Comunicações da Organic Seed Alliance, liderando o trabalho de advocacia legal e cultural da organização no que toca ao desenvolvimento de políticas que apoiam a agricultura biológica e os direitos dos agricultores de preservar as suas sementes. A sua pesquisa interdisciplinar foca-se em sistemas de sementes agrícolas, propriedade intelectual, concentração de mercado, gestão e diversidade de germoplasma, diversidade genética nas explorações agrícolas, acesso e transparência de dados e democratização da ciência e do conhecimento.

Esta aula está aberta a qualquer interessado na temática.

*Isabel Silva

Condições atmosféricas obrigam a alterações no Rally de Portugal Histórico

 

A terceira etapa do Rally de Portugal Histórico foi encurtada, na secção matinal, devido às condições atmosféricas adversas. Pelotão partiu de Viseu rumo a Lousada, onde disputa uma especial no Eurocircuito da Costilha, a que se segue a passagem pela classificativa de Fafe (às 12h57). Cidade minhota também o reagrupamento das equipas, antes da secção da tarde.

Depois das incursões por Lousada e Fafe, a derradeira secção da terceira etapa inclui duas subidas à Rampa de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, a partir das 19h15, antecedendo o regresso a Viseu, onde as equipas se concentram no final do dia, junto ao Hotel Montebelo.

Depois da segunda etapa, que ontem ligou a Figueira da Foz a Viseu, com passagem por Arganil, as formações belgas continuam a liderar a prova do Automóvel Club de Portugal. Ruben Maes e Yves Noelanders estão na frente da classificação, com o seu Porsche 914/6, enquanto os recordistas de vitórias no rali, Yves Deflandres e Jennifer Hugo (Porsche 911), ocupam o segundo lugar, a 23,3 pontos dos seus compatriotas.

Considerado uma das mais importantes provas de regularidade histórica da Europa, o Rally de Portugal Histórico tem equipas de nove países e um pelotão com automóveis históricos, construídos entre 1957 e 1990.
 

PROGRAMA

3ª etapa | 26 de setembro  
12h10 – SS Circuito de Lousada  
12h20 – Passagem junto à Câmara Municipal de Lousada  
12h57 – Especial de Fafe
13h00/15h00 – Reagrupamento em Fafe (Quinta do Gandião)  
19h15/20h45 – Reagrupamento em Lamego (Paraíso do Douro)  
21h00 – Rampa de Lamego  
23h00 – Chegada a Viseu (Montebelo Viseu Congress Hotel & Spa)  

4º etapa | 27 de setembro  
08h00 – Partida de Viseu (Montebelo Viseu Congress Hotel & Spa)  
13h00/14h30 – Reagrupamento em Coimbra (Estádio Universitário)  
18h30/21h00 – SS Leiria Street Circuito (Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa) e reagrupamento  
23h55 – Passagem em São Pedro de Sintra  
00h35 – Reagrupamento em Sintra (Palácio Nacional)  
01h27 – Chegada a Sintra (Hotel Vila Galé Sintra)

Ciclaveiro | BARÓMETRO DA MOBILIDADE 2024

 


O Barómetro da Mobilidade é uma iniciativa conjunta de várias associações que se baseia num inquérito, disponível online entre 22 de setembro e 15 de novembro, que dá a todos a oportunidade de dar voz aos motivos pelos quais se deslocam ou não da forma que gostam ou gostariam.

Em Portugal, existem apenas os dados recolhidos através dos Censos, bastante limitados em matéria de mobilidade, sobretudo no que se refere aos modos ativos (pedonal e ciclável).

Com este inquérito pretende-se criar rotinas de recolhas de dados que nos ajudem a analisar melhor a situação da mobilidade ativa em Portugal.

A recolha de dados é feita através de divulgação nas redes sociais pelas entidades envolvidas e por email para associados das mesmas, bem como envio de email para outras entidades que possam divulgar a iniciativa para atingir outros interessados em responder, como associações de moradores, associações de pais, associações culturais, escolas, etc.

No ano de 2023, o barómetro dedicou-se a investigar os dados da mobilidade ciclável. Todos os dados foram anonimizados e trabalhados por uma equipa multidisciplinar das associações organizadoras. Este ano de 2024, a investigação será ampliada para incluir dados sobre a mobilidade pedonal e ciclável, mas também sobre acessibilidade e transportes públicos.

Várias são as entidades envolvidas nesta iniciativa, sendo a Ciclaveiro a divulgadora da mesma na região de Aveiro. Desta forma, pedimos a vossas excelências que nos ajudem a divulgá-la na nossa Região, e consequentemente no País, pelos vários canais eletrónicos (redes sociais, email e newsletters) ou outros que julguem convenientes, tendo em mente os valores e objetivos que todos partilhamos: cidades mais ativas, seguras, verdes e sustentáveis.

Muito obrigado a todos!

EasyPark Group Portugal atinge as mais de 20 cidades no mercado nacional


  • A EasyPark é a app de gestão de estacionamento com maior cobertura mundial
  • Gerir a sessão de estacionamento é agora mais fácil e simples em 22 municípios nacionais
  • O EasyPark Group opera em Portugal desde 2021
A EasyPark é uma aplicação que simplifica a gestão de estacionamento em todo o mundo, permitindo aos utilizadores iniciar, prolongar e terminar a sua sessão de estacionamento, procurar lugares de estacionamento ou até realizar reservas em todo o mundo. A empresa entrou no mercado português em Setembro de 2021 com a ativação da cidade de Lisboa. Desde então o crescimento foi constante e sustentado, chegando às 22 cidades em Setembro.

De momento a aplicação está disponível em Lisboa, Tavira, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Loures, Lagos, Sintra, Portimão, Faro, Mafra, Albufeira, Porto Oeste, Almada, Pombal, Vila Pouca de Aguiar, Ílhavo, Póvoa de Lanhoso, Oliveira de Azeméis, Olhão, Guarda, Penafiel e Mangualde. Os acordos desenvolvidos com os municípios e empresas de gestão de estacionamento locais permitiram aumentar a oferta em Portugal, mas também construir um ecossistema cada vez maior no país para o desenvolvimento de cidades mais habitáveis e sustentáveis.

“O objetivo do EasyPark Group é tornar as cidades mais habitáveis, seja em Portugal ou no mundo. Pretendemos aumentar a qualidade da mobilidade através da inovação. Estamos orgulhosos do caminho que percorremos até ao momento em Portugal e estamos ansiosos por continuar a crescer a nossa presença no território”, afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group. “ A EasyPark promove um mercado aberto, em que qualquer aplicação que cumpra determinados critérios, como pagamentos seguros, a possibilidade de alterar a duração do estacionamento e uma visão geral clara das taxas totais de estacionamento, possa oferecer os seus serviços. Desta maneira, os condutores podem utilizar a sua aplicação preferida, independentemente do local onde vivem ou para onde se deslocam.”, conclui.

A EasyPark ajudou já condutores de 78 nacionalidades diferentes a gerir o seu estacionamento em Portugal e pretende facilitar e simplificar o processo a todos os seus utilizadores em qualquer parte do mundo.

A empresa pretende, ainda, introduzir novos serviços, tais como estacionamento em parques regulados, soluções B2B, mais integrações no automóvel e carregamento de veículos elétricos.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

O serviço Customer Care da EasyPark está disponível online aqui e por telefone +351 210 204 646, seja para utilizadores individuais ou empresas, com atendimento em português.

Sobre a EasyPark™
O EasyPark Group é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados.

O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

*Inês Fernandes

Castelo de Arnoia recebe atividades gratuitas para famílias


A Rota do Românico e o Município de Celorico de Basto promovem no dia 6 de outubro, domingo, entre as 15 e as 17 horas, um programa de atividades no Castelo de Arnoia destinado ao público infantil e às famílias.
Integrado nas comemorações do Dia Nacional dos Castelos 2024, que se assinala no dia seguinte, o programa inclui uma visita guiada ao Castelo de Arnoia, classificado como Monumento Nacional desde 1946, e diversas oficinas temáticas: elaboração de siglas em placas de argila, montagem de puzzles e construção de monumentos tridimensionais em papel.
No final das atividades, que incluem também o jogo didático “A Rota”, serão distribuídos Passaportes da Rota do Românico pelos participantes.

A inscrição neste evento é gratuita, mediante o preenchimento do respetivo formulário no sítio da internet da Rota do Românico.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação