Proposta do Presidente da Assembleia Municipal de atribuição de um VOTO DE LOUVOR aos Bombeiros, pela sua atuação no combate aos incêndios do mês de Setembro, que assolaram as regiões Centro e Norte de Portugal:
" À Assembleia Municipal de Figueiró dos Vinhos, reunida em Sessão ordinária, no dia 23 de setembro de 2024, pelas 18h30, nas instalações da União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas, na localidade de Bairradas, propõe-se a aprovação de um VOTO DE LOUVOR AOS BOMBEIROS portugueses e internacionais, que participaram nas ações de combate aos incêndios florestais, ocorridos durante o corrente mês de setembro, nas regiões Centro e Norte de Portugal.
Sabemos que o lema dos Bombeiros é "VIDA POR VIDA" - e que, de facto, corresponde aos momentos dramáticos a que o País e o Mundo assistiram neste mês de setembro, quando se constatou a perda de vidas, provocadas pelos incêndios, de entre as quais se destaca, pela infelicidade subjacente, 3 Bombeiros da corporação de Vila Nova de Oliveinha, concelho de Tábua - Susana Carvalho, de 44 anos, Paulo Santos, de 38 anos e Sónia Melo, de 36 anos.
Sabiam quando partiram para a sua missão. Não sabiam que nunca regressariam com vida às suas famílias e ao convívio dos seus camaradas de luta.
Abnegação, altruísmo, sacrifício, solidariedade, coragem e espírito de missão, brio e zelo, amizade e fraternidade - quantos adjetivos são necessários para qualificar a forma de estar e de atuar dos NOSSOS BOMBEIROS?
Quantas vidas serão ainda necessárias para, quem de direito, possa garantir que, tragédias como as de 2017 "NUNCA MAIS SE REPETIRÃO?"
Para quando uma verdadeira e séria política de ordenamento da floresta e do território? Para quando a criação de uma moldura penal, verdadeiramente dissuasora do crime de
fogo-posto?
ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE FIGUEIRO DOS VINHOS
________________________________________________________
Todo o povo português tem consciência da mais-valia que constitui a existência de um quadro de Bombeiros Voluntários que auxilie as populações em momentos de tragédia e drama, como os que vivemos há poucos dias atrás.
Mas nem todos têm consciência da dificuldade e exiguidade de recursos que garantam eficiência e prontidão aos nossos Bombeiros na execução da sua árdua tarefa quotidiana.
A Assembleia Municipal de Figueiró dos Vinhos deliberou, já no corrente ano de 2024, uma Recomendação de apoio à criação de um quadro normativo, que se constitua como acervo jurídico-administrativo para a defesa do presente e do futuro de todos quantos
servem como Bombeiros Voluntários, com direitos e deveres para o Estado, Autarquias e Associações de Bombeiros Voluntários.
Até agora, nada foi feito.
Importa pois que num momento pós-traumático, e relembrando sempre 2017, os Bombeiros portugueses vislumbrem o quanto o País lhes deve gratidão e reconhecimento, através de, entre outros benefícios laborais e sociais, um carreira socio-profissional que os defenda e às suas famílias, em casos dramáticos, como os que aconteceram agora, e a que todos os Bombeiros estão sujeitos.
A um concelho do Interior, como Figueiró dos Vinhos, têm os seus órgãos autárquicos o Dever imperioso de juntar as suas vozes e petições à voz da Liga do Bombeiros Portugueses e a todas as Corporações de Bombeiros do País, que reclamam pela constituição de tal desiderato.
Não será um favor do Estado. Antes será um DEVER CÍVICO E POLÍTICO de reconhecimento ao MÉRITO de quem tanto contribui, de forma voluntária, para a segurança, estabilidade e preservação de vidas e património do coletivo nacional.
Aos Bombeiros espanhóis e pilotos de aviões de combate aos incêndios, oriundos de vários países, que nos auxiliaram neste mês de setembro, expressamos a nossa profunda gratidão pelo auxílio prestado e pela solidariedade manifestada em tempos de provação.
ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE FIGUEIRO DOS VINHOS
_________________________
A TODOS OS BOMBEIROS PORTUGUESES, ATRAVÉS DA CORPORAÇÃO DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS, QUE MUITO NOS HONRA PELA FORMA COMO LEVANTA BEM ALTO O NOME DA NOSSA TERRA, E DA LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES, PROPÕE-SE A ATRIBUIÇÃO DE UM VOTO DE LOUVOR PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS.
Que a força, a determinação e a coragem nunca lhes falte."
O Presidente da Assembleia Municipal
Dr. Carlos Manuel Simões Silva