domingo, 6 de outubro de 2024

No âmbito de uma candidatura da CIM Região de Coimbra. Cantanhede integra projeto para cadastrar matrizes prediais rústicas

 

O Município Cantanhede integra uma candidatura da CIM Região de Coimbra ao projeto CadaSRTu RC – Cadastro Simplificado do Território Rústico da Região de Coimbra.
Com um montante máximo elegível de cerca de 3,2 milhões de euros, o projeto propõe-se cadastrar 50% (592.552 matrizes) das matrizes prediais rústicas do território, através de um método simplificado que possibilite de forma mais rápida obter um mapa atual do território rústico.
De acordo com a CIM Região de Coimbra “trata-se de uma operação de grande importância que tem como objetivo principal possibilitar aos proprietários identificarem e registarem, gratuitamente, as suas parcelas de terrenos rústicos e mistos”.
No que diz respeito ao concelho de Cantanhede, cujo total de matrizes é de 109.607, o objetivo é chegar aos 35% de matrizes cadastradas, isto é 38.383, até ao final de 2025.
Neste momento, a taxa de execução situa-se nos 32%, o que corresponde a 12.137 matrizes executadas.
De referir que no período anterior à candidatura em causa, foram executadas 19.113 matrizes, o que se traduz num total de 31.250 RGG’s (Representação Gráfica Georreferenciada) executadas desde o início do Balcão BUPi Municipal.
Para a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, este projeto permitirá ter “um conhecimento mais efetivo do nosso território, marcado por uma considerável mancha florestal”. “Trata-se de uma oportunidade de aumentar o conhecimento do nosso território predial rústico, saber qual o seu uso, para que se possa fazer uma gestão mais eficiente”, complementa.
Para além do Ministério da Justiça, representado pela Estrutura de Missão para a Expansão do Cadastro Simplificado (eBPUi), o projeto CadaSRTu RC conta ainda com o envolvimento do Instituto de Registo e Notariado (IRN).

AVISO À POPULAÇÃO _ PRECIPITAÇÃO E VENTO _ MEDIDAS PREVENTIVAS _ DIA 5 DE OUTUBRO 2024


1. SITUAÇÃO
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias:
- Precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, por vezes for te;
-Vento a predominar de su-sudoeste, por vezes forte na faixa costeira a norte do Caboda Roca e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h. 
Informação meteorológica em www.ipma.pt

Informação hidrológica
Atenção especial às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações, em particular nas zonas afetadas pelos incêndios e em bacias hidrográficas não regularizadas e de rápido escoamento.
Podem ainda ocorrer dificuldades de escoamento causadas por obstruções da rede pluvial e/ou de linhas de água que podem dar origem a constrangimentos locais.
Informação hidrológica em www.apambiente.pt 

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Os episódios típicos das estações de transição, com a ocorrência das primeiras chuvas, são propícios:
– À ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento;
– A ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;
– A originar instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo;
– À contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais;
– Ao arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, e nas áreas afetadas pelos incêndios rurais, que ficaram sem coberto vegetal e com cinza acumulada à superfície, que funciona como uma matéria impermeável, mais expostas e vulneráveis à precipitação, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:
– Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
– Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
– Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

ANEPC | Divisão de Comunicação e Sensibilização

Portalegre | Grupo Motard Novo Milénio conquista dadores de sangue

Uma manhã muito dinâmica envolveu todos quantos participaram em mais uma brigada da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Desta feita estivemos em parceria com o Grupo Motard Novo Milénio, por ocasião das comemorações do seu 25.º aniversário. A colheita decorreu nas instalações do kartódromo de Portalegre, sede dos motards, e contou com o apoio de uma equipa do banco de sangue do Hospital do Espírito Santo de Évora, já que a ULSAALE registou constrangimentos em termos de recursos humanos.
Tratou-se de mais uma grande jornada solidária, aliás como vem acontecendo sempre que o grupo em questão faz anos. O número de inscrições para doação chegou às 56. Feitos os exames de saúde, três dos presentes não puderam concretizar a dádiva, pelo que foram 53 as unidades de sangue total angariadas. Por curiosidade diga-se que, para ficarem mais libertos, alguns elementos do staff deram sangue no dia anterior na Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.
De realçar que 22 das doações foram de pessoas que se estrearam a estender o braço. E compareceram e deram sangue quatro emigrantes indianos, funcionários de uma unidade fabril da cidade.
Num dia tão especial, não poderia faltar uma saborosa ementa servida no almoço convívio que contou com o apoio Grupo Motard Novo Milénio.
Vale de Cavalos
A próxima colheita da ADBSP está agendada para 12 de outubro, na sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos, Alegrete. Um sábado e na parte da manhã.

Assembleia Geral da ADBSP
Aproveitamos ainda para informar que a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre vai eleger os órgãos sociais para o próximo triénio. Para tal, vai ter lugar uma Assembleia Geral no sábado 19 de outubro, pelas 17:00 horas, na sala de conferências do Hospital Doutor José Maria Grande, Portalegre.


Portalegre | 2º Encontro de Saúde Mental do Norte Alentejano


Data / Hora
Date(s) - 10 Out
Localização

A RealMente – Associação de Profissionais de Saúde do Norte Alentejano organiza este ano o 2º Encontro de Saúde Mental do Norte Alentejano. O encontro está agendado para dia 10 de Outubro, com início marcado para as 9:30, e decorrerá no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre.
O evento, que assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, tem como principal objectivo abordar temas do âmbito da Saúde Mental considerados pertinentes para as instituições e profissionais da área que trabalham no distrito de Portalegre. Pretende-se também que seja um momento de divulgação das respostas existentes no distrito, promovendo a troca de conhecimento e a criação de pontes entre as diversas instituições que trabalham no campo da saúde mental.
O programa deste ano dedicar-se-á principalmente às perturbações do desenvolvimento intelectual, à perturbação de acumulação / hoarding disorder e à Lei de Saúde Mental, contando com oradores de diferentes áreas profissionais.
O evento não é exclusivo para profissionais de saúde, estendendo-se o convite à participação a todos os profissionais que, no desempenho das suas funções, contactem com pessoas com doença mental.
A inscrição é gratuita mas obrigatória, podendo ser feita através do formulário disponível nas páginas oficiais de Instagram e Facebook da associação RealMente. Para mais informações, podem ser consultadas as referidas páginas ou enviado um e-mail para realmente.portalegre@gmail.com. O encontro conta com o apoio da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo e da Câmara Municipal de Portalegre.

anexo: Cartaz e Programa
*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça